01 de setembro
quinta-feira [3° dia]
Intervalos e visitas à Expo EaD
(12h00 - 13h30 / 15h30 - 16h00
e 18h00 - 18h30)
RE 5B2-134
SENI: UM AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM
CUSTOMIZADO A PARTIR DO MOODLE PARA ATENDIMENTO
DE UM GRANDE PÚBLICO
Elson Cardoso Siquara - SENAI-BA
Fábio Britto de Carvalho Almeida - SENAI-BA
Patrícia Freitas Braga - SENAI-BA
RE 3B2-135
SÍNTESE DO PROCESSO EVOLUTIVO DO PROJETO
PEDAGÓGICO DO CURSO DE ENGENHARIA AMBIENTAL NA
MODALIDADE EaD DA UAB-UFSCAR
Luiz Marcio Poiani - UFSCar
Marilu Pereira Serafim Parsekian - UFSCar
TC 3A1-138
PERFIL DOS ALUNOS DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO
PÚBLICA A DISTÂNCIA: O CASO DE UMA INSTITUIÇÃO
DE ENSINO SUPERIOR
Matilde Medeiros de Araújo - Universidade
Federal do Rio Grande do Norte
Lucas Ambrósio Bezerra de Oliveira -
Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Maíra Medeiros de Araújo - Universidade Federal
do Rio Grande do Norte
RE 3C2-139
EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA E O PROCESSO DE FORMAÇÃO
DO(A) PEDAGOGO(A): UM NOVO EDUCADOR MEDIATIZADO
PELAS TECNOLOGIAS E COMUNICAÇÃO.
Cássia Silene Rodrigues Pimenta Peres -
Universidade Anhaguera-Uniderp
Mirella Villa Tucunduva - Universidade
Anhaguera-Uniderp
TC 5A1-143
AS MÍDIAS COMO EIXO CONCEITUAL E CURRICULAR NA
FORMAÇÃO DOCENTE: OS DESAFIOS À PRÁTICA
Ariádine Joseane Félix Quintela - UNIVERSIDADE
FEDERAL DE RONDÔNIA
José Lucas Pedreira Bueno - UNIVERSIDADE FEDERAL
DE RONDÔNIA
RE 2B2-146
O ENSINO MÉDIO A DISTÂNCIA: UMA EXPERIÊNCIA COM
OS TRABALHADORES DA INDÚSTRIA DE MATO GROSSO
Fernanda Quixabeira Machado - SESI/MT
Hellen de Paula Bernardes - SESI/MT
Marcos Aurélio Mendes Martins - SESI/MT
Ana Cirlene Ferreira de Faria - SESI/MT
Vanessa Costa Gonçalves Silva - SESI/MT
RE 5C2-149
RELATO DO PROCESSO DE MONITORAMENTO DA FORMAÇÃO
PARA INCLUSÃO DIGITAL DO PROGRAMA TELECENTROS.BR
Gustavo Valentim - Escola do Futuro
Drica Guzzi - Escola do Futuro
Dalton Martins - Escola do Futuro
Natália Felix de Carvalho Noguchi - Escola do
Futuro
Isis Lima Soares - Escola do Futuro
Mariana Manfredi - Escola do Futuro
TC 3A1-159
A PERCEPÇÃO DO PROFESSOR SOBRE A ATUAÇÃO
PARALELA NAS MODALIDADES PRESENCIAL E A
DISTÂNCIA
Aldeane Fonseca de Sousa - Universidade Católica
de Brasília
Bernadete Moreira Pessanha Cordeiro -
Universidade Católica de Brasília
Michelle Jordão Machado - Universidade Católica
de Brasília
RE 4B2-164
PROJETO - REDE TECNOLÓGICA DE EDUCAÇÃO À
DISTÂNCIA:INSTRUMENTO DE MODERNIZAÇÃO DO PODER
JUDICIÁRIO TOCANTINENSE
Ana Beatriz de Oliveira Pretto - Escola Superior
da Magistratura Tocantinense TJTO
Maria Luiza C. P. Nascimento - Escola Superior
da Magistratura Tocantinense TJTO
Lily Sany Silva Leite - Escola Superior da
Magistratura Tocantinense TJTO
TC 2A1-183
EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA E A TV DIGITAL: UMA
ABORDAGEM DO POTENCIAL DA INTERATIVIDADE
Valquiria Santos Segurado - UNESP - BAURU
Vânia Cristina Pires Nogueira Valente - UNESP -
BAURU
RE 3A2-187
A utilização da EAD como atividade de educação
continuada para alunos de engenharia: a
experiência da PUCPR
Fabiana de Nadai Andreoli - PUCPR
Lilia Maria Marques Siqueira - PUCPR
TC 3C1-192
OS PROCESSOS EDUCATIVOS E O PAPEL DO PROFESSOR
TUTOR NA E PARA COMUNICAÇÃO E INTERAÇÃO
Nara Nörnberg - Universidade do Vale do Rio
dos Sinos
TC 3A1-197
GRADUAÇÃO A DISTÂNCIA: POR QUE O ALUNO OPTA?
Ederson Luiz Locatelli - UNISINOS
Jones Quadros da Silva - UNISINOS
RE 3B2-259
EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA E EDUCAÇÃO ESPECIAL NO
ENSINO SUPERIOR: DUAS MODALIDADES, UM CAMINHO
Adriana Amaral Flores Salles -
Uniderp-Anhanguera
Glaucimara Lopes Schneider Hova -
Uniderp-Anhanguera
Glaucinei Dutra Galvão - Uniderp-Anhanguera