ABED

APRESENTAÇÃO

AVALIAÇÃO

CIDADE

EXPOSIÇÃO

FALE CONOSCO

HOSPEDAGEM

IMAGENS

IMPRENSA

INSCRIÇÃO

LOCAL

MINI-CURSOS

PARTICIPANTES

PATROCINADORES

PROGRAMAÇÃO

TRABALHOS

PRINCIPAL

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

TRABALHOS CIENTÍFICOS v.1.1

 

Chamada de Trabalhos

 

Notas:

Para conhecer a localização das salas, clique aqui
Para conhecer o conteúdo do TC, clique em seu código

Indica o apresentador
Indica representante que fará apresentação

Indica conteúdo da Apresentação
Indica versão do conteúdo do TC em outra língua

Para  obter um exemplo de pôster clique aqui

 

 

Sessão Pôster

 

31 de agosto de 2011 - quarta-feira [2° dia]

 

Intervalos e visitas à Expo EaD
(10h30 - 11h00 / 13h00 - 14h30 e  16h30 - 17h00)

RE  5B2-003

EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: APOIO À CONSTRUÇÃO DE UM TRÂNSITO CIDADÃO.

Josefina Giacomini KIefer - Companhia de Engenharia de Tráfego - CET

 

 

TC  2A1-005

O USO DE UM AMBIENTE DE APRENDIZADO VIRTUAL NO APOIO AO ENSINO PRESENCIAL NA DISCIPLINA DE INFORMÁTICA DO INSTITUTO FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO – CAMPUS SANTA TERESA

Luis Carlos Loss Lopes - IFES

 

 

RE  4B2-025

REDE DE INOVAÇÃO COLABORATIVA AUTÔNOMA: BUSCAR A INOVAÇÃO POR MEIO DA INOVAÇÃO

Marcelo Cabeda - ABED

Ronald Acioli da Silveira - GEAP

 

 

TC  3A1-030

O Papel da EAD frente ao Desafio da Qualificação de Professores para o Ensino Superior.

Vilson Sérgio de Carvalho - Instituto AVM

 

 

RE  5B2-039

EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA PARA QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL

Caroline Amaral - EAQD Loreno Soluções em Educação e tecnologia Ltda

Elga Soster - EAQD Loreno Soluções em Educação e tecnologia Ltda

Marcelo Andrades - EAQD Loreno Soluções em Educação e tecnologia Ltda

Romulo Moura Afonso - EAQD Loreno Soluções em Educação e tecnologia Ltda

Wesley Tschiedel - EAQD Loreno Soluções em Educação e tecnologia Ltda

 

 

TC  3A1-056

REFLEXÕES SOBRE A IMPORTÂNCIA E A NECESSIDADE DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM SERVIÇO SOCIAL NA EDUCAÇÃO SUPERIOR A DISTÂNCIA NO BRASIL

Vera Lúcia Hoffmann Pieritz - Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELV

Cristiana Montibeller - Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELV

Francieli Stano Torres -  Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELV

 

 

RE  4B2-077

Trabalhando as inquietações nos cursos à distância - Perguntas que não querem calar

Ritze Pereira Ferraz da Costa - Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais

  

 

RE  4B2-087

Implantação de programa de Educação Continuada em Bioterismo no Cecal/Fiocruz

Maria Virginia Motta Brandão - Cecal/Fiocruz

  
 

 

TC  2B1-095

Contribuições da Educação a Distância a Pedagogia da Alternância

Édila Marta Miranda Lobo - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

  
 

 

TC  3A1-131

A natureza do trabalho docente e a educação a distância

Elisa Cleia Pinheiro Rodrigues Nobre - UNIVERSIDADE ANHANGUERA UNIDERP

LEANDRO HENRIQUE DE ARAÚJO LEITE - UNIVERSIDADE ANHANGUERA UNIDERP

  
 

 

RE  3B2-132

A DISCIPLINA SEMIPRESENCIAL “SISTEMAS E GESTÃO DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO” NO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO PRESENCIAL

Paulo Cristiano de Oliveira - Universidade Camilo Castelo Branco - Unicastelo

Adriana Aparecida de Lima Terçariol - Universidade Camilo Castelo Branco - Unicastelo

Adamaris Izaura Cavalcanti - Universidade Camilo Castelo Branco - Unicastelo

 

 

 

01 de setembro quinta-feira [3° dia]

 

Intervalos e visitas à Expo EaD
(12h00 - 13h30  / 15h30 - 16h00  e  18h00 - 18h30)

 

RE  5B2-134

SENI: UM AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM CUSTOMIZADO A PARTIR DO MOODLE PARA ATENDIMENTO DE UM GRANDE PÚBLICO

Elson Cardoso Siquara - SENAI-BA

Fábio Britto de Carvalho Almeida - SENAI-BA

Patrícia Freitas Braga - SENAI-BA

 

 

RE  3B2-135

SÍNTESE DO PROCESSO EVOLUTIVO DO PROJETO PEDAGÓGICO DO CURSO DE ENGENHARIA AMBIENTAL NA MODALIDADE EaD DA UAB-UFSCAR

Luiz Marcio Poiani - UFSCar

Marilu Pereira Serafim Parsekian - UFSCar

 

 

TC  3A1-138

PERFIL DOS ALUNOS DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA A DISTÂNCIA: O CASO DE UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR

Matilde Medeiros de Araújo - Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Lucas Ambrósio Bezerra de Oliveira - Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Maíra Medeiros de Araújo - Universidade Federal do Rio Grande do Norte

 

 

RE  3C2-139

EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA E O PROCESSO DE FORMAÇÃO DO(A) PEDAGOGO(A): UM NOVO EDUCADOR MEDIATIZADO PELAS TECNOLOGIAS E COMUNICAÇÃO.

Cássia Silene Rodrigues Pimenta Peres - Universidade Anhaguera-Uniderp

Mirella Villa Tucunduva - Universidade Anhaguera-Uniderp

 

 

TC  5A1-143

AS MÍDIAS COMO EIXO CONCEITUAL E CURRICULAR NA FORMAÇÃO DOCENTE: OS DESAFIOS À PRÁTICA

Ariádine Joseane Félix Quintela - UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDÔNIA

José Lucas Pedreira Bueno - UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDÔNIA

  

 

RE  2B2-146

O ENSINO MÉDIO A DISTÂNCIA: UMA EXPERIÊNCIA COM OS TRABALHADORES DA INDÚSTRIA DE MATO GROSSO

Fernanda Quixabeira Machado - SESI/MT

Hellen de Paula Bernardes - SESI/MT

Marcos Aurélio Mendes Martins - SESI/MT

Ana Cirlene Ferreira de Faria - SESI/MT

Vanessa Costa Gonçalves Silva - SESI/MT

  

 

RE  5C2-149

RELATO DO PROCESSO DE MONITORAMENTO DA FORMAÇÃO PARA INCLUSÃO DIGITAL DO PROGRAMA TELECENTROS.BR

Gustavo Valentim - Escola do Futuro

Drica Guzzi - Escola do Futuro

Dalton Martins - Escola do Futuro

Natália Felix de Carvalho Noguchi - Escola do Futuro

Isis Lima Soares - Escola do Futuro

Mariana Manfredi - Escola do Futuro

  
 

 

TC  3A1-159

A PERCEPÇÃO DO PROFESSOR SOBRE A ATUAÇÃO PARALELA NAS MODALIDADES PRESENCIAL E A DISTÂNCIA

Aldeane Fonseca de Sousa - Universidade Católica de Brasília

Bernadete Moreira Pessanha Cordeiro - Universidade Católica de Brasília

Michelle Jordão Machado - Universidade Católica de Brasília

  
 

 

RE  4B2-164

PROJETO - REDE TECNOLÓGICA DE EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA:INSTRUMENTO DE MODERNIZAÇÃO DO PODER JUDICIÁRIO TOCANTINENSE

Ana Beatriz de Oliveira Pretto - Escola Superior da Magistratura Tocantinense  TJTO

Maria Luiza C. P. Nascimento - Escola Superior da Magistratura Tocantinense  TJTO

Lily Sany Silva Leite - Escola Superior da Magistratura Tocantinense  TJTO

  
 

 

TC  2A1-183

EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA E A TV DIGITAL: UMA ABORDAGEM DO POTENCIAL DA INTERATIVIDADE

Valquiria Santos Segurado - UNESP - BAURU

Vânia Cristina Pires Nogueira Valente - UNESP - BAURU

  
 

 

RE  3A2-187

A utilização da EAD como atividade de educação continuada para alunos de engenharia: a experiência da PUCPR

Fabiana de Nadai Andreoli - PUCPR

Lilia Maria Marques Siqueira - PUCPR

  
 

 

TC  3C1-192

OS PROCESSOS EDUCATIVOS E O PAPEL DO PROFESSOR TUTOR NA E PARA COMUNICAÇÃO E INTERAÇÃO

Nara Nörnberg - Universidade do Vale do Rio dos Sinos

  
 

 

TC  3A1-197

GRADUAÇÃO A DISTÂNCIA: POR QUE O ALUNO OPTA?

Ederson Luiz Locatelli - UNISINOS

Jones Quadros da Silva - UNISINOS
 

 

RE  3B2-259

EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA E EDUCAÇÃO ESPECIAL NO ENSINO SUPERIOR: DUAS MODALIDADES, UM CAMINHO

Adriana Amaral Flores Salles - Uniderp-Anhanguera

Glaucimara Lopes Schneider Hova - Uniderp-Anhanguera

Glaucinei Dutra Galvão - Uniderp-Anhanguera

 

 

 

 

02 de setembro  - sexta-feira [4° dia]

 

Intervalos e visitas à Expo EaD
(10h00 - 10h30 e 12h30 - 14h00)

 

TC  3C1-035

CONSTRUINDO REFERENCIAIS DE QUALIDADE PARA UMA GESTÃO EFICAZ NO SISTEMA UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL: O AMBIENTE VIRTUAL DE ENSINO-APRENDIZAGEM E A CAPACITAÇÃO DOS COORDENADORES DE POLO DE APOIO PRESENCIAL

Júlio César da Costa Ribas - UFSC (PGEGC) / IF-SC

Bruno César de Melo Moreira - UFSC/(CPGA

Araci Hack Catapan - UFSC/(PGEGC)

 

 

TC  3A1-085

EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA E APRENDIZAGEM COOPERATIVA: INCOMPATIBILIDADE OU POSSIBILIDADE?

Jacqueline Leire Roepke Capellaro - Centro Universitário Leonardo da Vinci UNIASSELVI

Kátia Solange Coelho - UNIASSELVI

  
 

 

RE  5B2-147

FORMAÇÃO ON-LINE DE PROFESSORES PARA APRENDIZAGEM POR MEIO DE PROJETOS

Teresa Cristina Jordão - Universidade de São Paulo

Mary Grace Pereira Andrioli - Universidade de São Paulo

Claudia Stippe Rodrigues - Instituto Paramitas

Rubem Paulo Torri Saldanha - Intel Educação

  
 

 

 TC  3B1-209

RELAÇÕES DE GÊNERO E EaD: AS MEMÓRIAS ESCOLARES DO PÚBLICO FEMININO DO CURSO DE LICENCIATURA EM INFORMÁTICA DO INSTITUTO FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO

Maria José de Resende Ferreira - Ifes

Edna Graça Scopel - Ifes

Jonathan Toczek - Ifes

  
 

 

RE  2C2-210

ESTRATÉGIAS DE JOGOS NA EAD: UMA PROPOSTA PARA AS DISCIPLINAS DE SOCIOLOGIA E FILOSOFIA DO ENSINO MÉDIO ARTICULADO SESI SENAI – DEPARTAMENTO REGIONAL DE GOIÁS.

Ariana Ramos Massensini - SENAI - Departamento Regional de Goiás

Celso Pinto Soares Júnior - SESI - Departamento Regional de Goiás

Joseane Sousa Silva - SESI - Departamento Regional de Goiás

  
 

 

TC  3A1-222

O PROJETO FACEL DE SUSTENTABILIDADE: O USO DA TECNOLOGIA EM PROJETO DE EDUCAÇÃO PARA A SUSTENTABILIDADE

Alessandra de Paula - Fatec Internacional

Ivonete Ferreira Haiduke - FACEL

Robson Seleme - Universidade Federal do Paraná

  
 

 

TC  5B1-225

APRENDIZAGEM EM COMUNIDADES VIRTUAIS: COLABORAÇÃO E REFLEXÃO CRÍTICA

Maria Cristina Lima Paniago Lopes - Universidade Católica Dom Bosco (UCDB)

Maysa de Oliveira Brum Bueno - Universidade Católica Dom Bosco (UCDB)

  
 

 

RE  5C2-238

A DIVERSIDADE DE MÍDIAS NA PRODUÇÃO DE CURSOS A DISTÂNCIA

Dayane Assis de Freitas - Senai

Fernanda Pagani Tessinari - Senai

Joelma De Riz

 

 

TC  3B1-242

Educação on-line na pós-graduação stricto sensu: um sonho possível?

Vanessa Itacaramby Pardim - Uninove

  
 

 

TC  3A1-257

CURSOS SUPERIORES DE TECNOLOGIA: A IMPLANTAÇÃO E A GESTÃO NA MODALIDADE A DISTÃNCIA

Fernando da Silva Pereira - Centro Universitário Hermínio Ometto – UNIARARAS

  
 

 

TC  5B1-258

O PROCESSO DE INCLUSÃO DIGITAL DE PESSOAS EM SOFRIMENTO PSÍQUICO NA INTERFACE COM ESCRITA EM BLOG

Ivanise Gomes de Souza Bittencourt - Universidade Federal de Alagoas - UFAL

Deise Juliana Francisco - Universidade Federal de Alagoas - UFAL

  
 

 

TC  2A1-262

APLICABILIDADES DOS SOFTWARES EDUCATIVOS NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

Elizabete Lyra Paganini - Ifes-Vitória

  
 

 

RE  4B2-264

FORMAÇÃO DE MULTIPLICADORES PARA PROCESSOS CORPORATIVOS DE CAPACITAÇÃO NA MODALIDADE A DISTÂNCIA

Tatiana Claro - Inmetro

Kelly Fernandes Pereira - DECEx

  
 

 

TC  5C1-268

NÃO EXISTE PROFESSOR NA MODALIDADE EAD. UM MITO A SER QUEBRADO

Celso Pinto Soares Junior - SESI – Departamento Regional de Goiás

Ariana Ramos Massensini - SESI/SENAI – Departamento Regional de Goiás