MINI-CURSOS
Mini-cursos pré-congresso - 1ª. parte 09h00 às
12h00 e 2ª. parte 13h30 às 16h30 do dia
30 de agosto
A oportunidade de participar de cursos ministrados
por especialistas pesquisadores com foco em aspectos
nos diversos aspectos da EAD, como: tecnologia,
tutoria, ambientes educacionais, softwares, material
didático, avaliação, gestão e planejamento. Com
duração média de 6 horas, os mini-cursos são
destinados a educadores, coordenadores, gerentes de
treinamentos, pesquisadores, criadores de tecnologia
aplicada a EAD, e a todos aqueles que de alguma
forma estão envolvidos com Educação a Distância. A
reunião de especialistas com experiências em
diversos lugares e a possibilidade de troca de
informações sobre EAD com as diversas faces do
setor, tornam os mini-cursos uma atração imperdível
para aqueles que desejam atualizar seus
conhecimentos em Educação a Distância. Os
Mini-Cursos serão realizados com no mínimo 20
inscritos. Confira a lista contendo as ementas e
professores que ministrarão os Mini-Cursos
Mc 01
–
Gestão de Educação Corporativa a Distância - Das
Redes Sociais ao Satélite Bidirecional: Premissas
Teóricas e Casos Práticos
UNINORTE
Luci Ferraz de Mello - Hughes
Luciano Gamez
Objetivos:
Apresentar os fundamentos da Educação Corporativa a
Distância, com base na exposição de premissas
teóricas sobre a implantação de processos de
Universidade Corporativa e Gestão por Competências,
da Andragogia e da Educação a Distância.
Proporcionar aos gestores de Universidades
Corporativas instruções específicas sobre
planejamento e implantação de cursos e treinamentos
na modalidade a distância direcionado aos
colaboradores da empresa.
Apresentar orientações sobre como estruturar as
estratégias de interações necessárias ao
desenvolvimento de competências, considerando a
adoção e integração de várias mídias (das
ferramentas de Web 2.0 à transmissão ao vivo via
satélite).
Conteúdo:
Rápida revisão das teorias sobre Educação
Corporativa de Desenvolvimento de Competências, bem
como noções sobre aprendizagem, nas perspectivas do
Cognitivismo, Sócio Interacionismo, Conectivismo,
Andragogia, Distância Transacional, Comunidade de
Investigação, Continuum de Educação a Distância e o
Modelo dos 5 estágios; noções sobre como definir
ferramentas digitais a serem adotadas (da Web 2.0 à
transmissões ao vivo via satélite), a partir do tipo
de interações necessárias ao desenvolvimento de
competências específicas; apresentação de estudos de
caso diversos; atividade em grupo de planejamento
básico de curso corporativo no modelo a distância.
Público alvo:
Profissionais ligados às Universidades Corporativas,
bem como à área de Treinamento e Desenvolvimento de
empresas privadas e públicas; profissionais
prestadores de serviços junto à área de planejamento
de treinamento e desenvolvimento corporativo;
professores de instituições de ensino superior que
oferecem cursos de extensão e pós graduação aos
profissionais de diversas áreas do ambiente
corporativo.
Pré-requisitos para o participante:
Conhecimentos básicos sobre os processos de
planejamento e gestão de Educação Corporativa e/ou
treinamento & desenvolvimento.
Luci Ferraz de Mello
Mestre em Comunicação, sob a linha de pesquisa
Educomunicação, pela Escola de Comunicações e Artes,
da Universidade de São Paulo, estuda as práticas
educomunicativas na EAD. Especialista em Gestão de
Organizações de Terceiro Setor, pela Universidade
Presbiteriana Mackenzie, e graduada em Administração
de Empresas com ênfase em Marketing, pela EAESP -
Fundação Getúlio Vargas. Cursos de extensão em
Docência e Tutoria pela EBAPE/FGV-RJ, é
professora-tutora da Fundação Getúlio Vargas
(Programa FGV Online) e professora convidada do
curso de Gestão da Comunicação, ECA/USP (cursos
presenciais). Curso de extensão em Planejamento e
Gestão de EAD, pela FGV-SP (Programa GVNet), é
consultora pedagógica para projetos de EAD da Hughes
Telecomunicações, que trabalha o modelo de
transmissão via satélite bidirecional integrado a
outros modelos de EAD. Consultora independente para
planejamento e implementação de cursos ofertados nos
modelos presencial e à distância que façam uso
integrado de diversas tecnologias digitais.
Pesquisadora do NCE - Núcleo de Comunicação e
Educação, da USP, desenvolve estudos sobre práticas
educomunicativas ligadas à EAD. Participou do
Projeto EducomJT, do NCE/USP, e Mídias na Educação,
ligado ao MEC. Palestrante autorizada para o projeto
"Ensino Médio Presencial Mediado por Tecnologias" do
Centro de Mídias, da Secretaria de Educação do
Estado do Amazonas.
Luciano Gamez
graduado em Psicologia pela Universidade de Lisboa
(1992), mestre em Engenharia Humana pela
Universidade do Minho (1998) e doutor em Engenharia
de Produção pela Universidade Federal de Santa
Catarina (2004), na área de concentração em
Ergonomia Cognitiva. Foi bolsista do CNPq no
programa de doutorado sanduíche, tendo realizado
estágio de pesquisa doutoral na École Polytechique
de Montreal, no Québec. Gamez tem experiência em
planejamento, gestão e docência em Educação a
Distância, produção editorial impressa (livros
didáticos, manuais e cadernos de atividades) e
eletrônica (objetos de aprendizagem). É gestor de
projetos educacionais em EaD, e docente nas áreas de
Educação, com ênfase em Formação de Professores,
Planejamento, Gestão e Docência da Educação a
Distância; Psicologia da Educação, Avaliação da
Aprendizagem; Métodos e Técnicas de Ensino a
Distância. Em 2009 e 2010 foi professor convidado e
orientador de trabalhos monográficos no curso de
pós-graduação Latu Sensu Formação de Orientadores de
Aprendizagem para Educação a Distância, promovido
pelo Departamento de Ciências da Computação e
Programa de Estudos Pós-graduados em Educação e
Currículo da Pontifícia Universidade Católica de São
Paulo - PUC SP. Atualmente é Coordenador de
Qualidade do Material Didático EAD no grupo
Anhanguera Educacional. É professor autor e tutor do
curso de extensão Docência e Gestão da Educação a
Distância na Universidade Municipal de São Caetano
do Sul (USCS). É membro do conselho consultivo da
ABED - Associação Brasileira de Educação a
Distância.
MC 02 Autoria
de materiais didáticos na EAD visando a
Interatividade por Meios de TICs
UNINORTE
Kelly Fernandes – Decex
- Fundação Trompowsky
Tatiana Claro Rodrigues – Inmetro
Objetivo:
Fornecer subsídios aos profissionais da área de
educação e/ou treinamento e desenvolvimento,
responsáveis por disciplinas a distância, para a
elaboração de materiais didáticos diversos,
contemplando suporte textual (apostilas, manuais,
tutoriais etc), midiático (vídeos e podcast) e de
interfaces de ambientes virtuais de aprendizagem.
Ementa: A Educação a Distância: conceitos
subjacentes à elaboração de material didático
interativo. Características do material didático na
Educação a Distância. Orientação para elaboração de
material didático para suporte textual
(apresentação, objetivos, sumário, introdução,
desenvolvimento, encerramento e quadro-síntese).
Aplicações de vídeos e podcast na EAD. Orientação
para elaboração do material midiático (sinopse e
roteiro). Utilização das interfaces de ambientes
virtuais de aprendizagem (fórum e tarefa).
Desenvolvimento das Atividades:
Apresentação dos conceitos subjacentes à elaboração
de material didático interativo: redimensionamento
temporal e espacial; interação e interatividade; e
atores e papéis. Características do material
didático na EAD: suportes diversos (textual,
midiático e interfaces) e especificidades da
modalidade a distância.
Estrutura do material didático para suporte textual:
apresentação, objetivos, sumário, introdução,
desenvolvimento, encerramento e quadro-síntese.
Atividade prática de suporte textual.
Utilização e aplicações de vídeos e podcast na EAD.
Apresentação de diferentes tipos de vídeos para EAD.
Etapas para elaboração do material midiático:
planejamento, realização e pós-realização.
Atividade prática de material midiático.
Utilização das interfaces de ambientes virtuais de
aprendizagem (fórum e tarefa).
Público-Alvo - Acadêmico e Corporativo.
Kelly Fernandes Pereira
Mestre em Educação e Cultura Contemporânea pela
Universiade Estácio de Sá/UNESA (2010); Especialista
em Engenharia de Sistemas de Computação – UNESA;
Graduada em Rede de Computadores - UNIABEU.
Atualmente é analista de projetos em Educação a
Distância (EAD) do Departamento de Educação e
Cultura do Exército e do Treinamento da Força de
Trabalho dos 5º Jogos Mundiais Militares. Atua em
Tecnologia Aplicada nos Processos de EAD e Design
Instrucional. Tem experiência em gestão e
coordenação de cursos a distância, capacitação de
professores e ambiente virtual de aprendizagem.
Tatiana Claro dos Santos Rodrigues
Mestre em Educação e
Cultura Contemporânea pela UNESA (2009). Possui
graduação em Pedagogia pela Universidade do Estado
do Rio de Janeiro/UERJ (2001), especialização em
Supervisão Escolar pela Universidade Cândido
Mendes/UCAM (2002), especialização em Administração
e Planejamento da Educação pela Universidade do
Estado do Rio de Janeiro/UERJ (2005). Atualmente é
Analista Executiva do Inmetro, atuando no Centro de
Capacitação, na área de Educação a Distância e como
professora-colaboradora do mestrado profissional em
Metrologia e Qualidade. Orientadora de trabalhos de
conclusão de curso na Graduação em Pedagogia do
Consórcio CEDERJ - Universidade do Estado do Rio de
Janeiro.
MC
03 Gestão futurista da EaD: sustentabilidade e
gestão integrada pelos quatro modelos da EaD.
UNINORTE
Enilton Ferreira Rocha – WR3EaD
Apresentação: Já são
mais de 3 milhões de pessoas, no país, que estudam a
distância em instituições de ensino superior, cursos
técnicos e cursos livres (ABED, 2009). A meta do
Ministério de Educação é chegar a 4 milhões de
alunos no ensino superior em 2020, segundo o
secretário de Educação Superior do Ministério, Luiz
Cláudio Costa (Junho, 2011). Especialistas da
educação acreditam que 43% desses alunos estarão
matriculados no modo a distância. Esse avanço é
resultado de um esforço conjunto entre instituições
federais e privadas que acreditam na EaD como uma
opção legítima de oportunidades ao acesso a uma
educação de boa qualidade dentro e fora dos grandes
centros urbanos brasileiros.
Em contrapartida, a
gestão da educação a distância enfrenta sérias
dificuldades por conta desse avanço, tendo em vista
a velocidade com que a EaD chegou, e se instalou, em
suas várias formas e modelos. Em 2008, 1300 centros
de apoio aos alunos ( polos) foram fechados pelo
MEC. Mais recentemente, fevereiro de 2010, 10 mil
vagas foram suspensas pelo ministério. A educação a
distância tem cobrado das IES e das Universidades
Corporativas ações gerenciais muito além da questão
pedagógico-acadêmica. Para isso, faltam
profissionais qualificados, faltam diretrizes e
modelos de gestão adequados para acomodar e
gerenciar com sustentabilidade e qualidade esse
crescimento na oferta da EaD brasileira, associada
às suas conexões tecnológico-midiáticas de mediação
e aos seus desdobramentos técnicoadministrativos
decorrentes.
Nesse cenário, o Método
dos quatro Modelos de Gestão da EaD parece
ajustar-se a essa necessidade de compreender a
educação a distância como um legítimo sistema
educacional, bem como, preparar os seus gestores
para ajustar-se ao seu crescimento assustador como
uma oportunidade para o desenvolvimento do país, mas
que demanda uma ação gerencial eficiente e eficaz,
diante da sua grandeza e das suas particularidades,
tanto do ponto de vista tecnológicomidiático quanto
da sua natureza científico-educacional complexa.
Objetivo:
Desenvolver novas competências e habilidades no
âmbito da gestão integrada dos processos da EaD como
um sistema educacional, compreendendo os quatro
modelos de gestão: Modelo de Negócio e
Sustentabilidade, Modelo Educacional, Modelo
Tecnológico-Midiático e o Modelo Integrador da Visão
Sistêmica.
Estrutura de Conhecimento / Ementa:
Debate Nivelamento
Uma revisão da EaD e seus novos cenários
Significados para a sustentabilidade na EaD
Principais dificuldades na Gestão da EaD
Modelo de Administração
e Sustentabilidade
1.1. DA – Diagnóstico da Aprendizagem
1.2. Plano de Marketing e Difusão
1.3. Orçamento, Precificação e Taxa de Retorno
1.4. Capacidade Produtiva Interna e de Expansão
1.5. Gestão de Pessoas na EaD
1.6. Polos Educacionais e Convênios Institucionais
Modelo Educacional
2.1. Design Didático e seus novos contextos na EaD
2.2. O tripé da produção de conteúdo na EaD
2.3. Estilos de Aprendizagem na EaD
2.4. Modelo do Contínuo Pedagógico-Andragógico na
EaD
2.5. Sistema de Avaliação em Processo de
Aprendizagem: colaborativo, interativo e
cooperativo.
Modelo Tecnológico
3.1. Processo de Comunicação e Diálogo na EaD
3.2. Mídias Interativas Digitais em processo de
aprendizagem
3.3. Redes Sociais na EaD
3.4. Ambientes Virtuais de Aprendizagem e Conexões
3.5. Laboratório Pedagógico-Andragógico Virtual
Modelo da Visão Sistêmica
Indicadores de
Desempenho e Gestão:
Do Ensino e Aprendizagem
na EaD
4.2. Desempenho do Aluno
4.3. Desempenho do Professor
4.4. Da Equipe de Design e Produção
4.5. Da Logística e Resultados do Projeto
Sistemática de
Acompanhamento
Metodologia
Para desenvolver
competências e atender às expectativas do curso, os
participantes serão convidados ao desafio da
manipulação, reflexão crítica e intervenções pela
atividade de Estudo de Caso, com a produção de
proposta para os 4 Modelos de Gestão da EaD, com
alternativas e soluções desenvolvidas em grupos de
trabalho.
Estrutura Metodológica:
abertura, exposição teórica, debate, oficina:
estudo de caso - equipes de trabalho.
Publico alvo: Diretores
Acadêmicos, gestores de RH e universidades
corporativas, professores, tutores, coordenadores
acadêmicos de cursos a distância, gestores de
projetos da educação corporativa a distância,
pedagogos e profissionais da área de Comunicação,
gestão de pessoas e tecnologia.
Vagas:
Número máximo de 32 participantes.
Requisitos mínimos do aluno:
Manipulação do pacote Office. Navegação pela
Internet. Capacidade de trabalho em equipe.
Enilton Ferreira Rocha é graduado em
Administração. Atualmente é Professor na
Pós-Graduação do Centro Universitário Newton Paiva -
BH, membro do Conselho Editor da Revista Acadêmica Senac On-line, membro do corpo de Consultores.
Pareceristas Ad Hoc, da Editora da Universidade
Federal de Rondônia – EDUFRO. Especialização em
Docência para o Ensino Superior, Sistemas de
Informação e Administração Financeira. Especialista
em EaD. Tem experiência na área de Educação, com
desenvolvimento e implantação de projetos de
Educação a Distância e Sistemas de Informação.
Coordenou durante cinco anos o Polo Belo Horizonte
da Associação Brasileira de Educação a Distância.
Foi membro do Conselho Superior e do Conselho de
Ética da Faculdade São Camilo-MG. Consultor do
SENAC_MG, da Universidade FUMEC, da UNIFOR e da
UCVALE. Foi professor do Centro Universitário Newton
Paiva, nas disciplinas de Banco de Dados e Análise
de Sistemas, a distância, e da Faculdade São Camilo
Minas Gerais. Autor de vários artigos sobre a
Educação a Distância (Educação Acadêmica e
Corporativa) e o Método Andragógico para EAD.
Coautor no E-book: "O papel do tutor na EaD e a sua
remuneração" - Coletânia do I Encontro Nacional de
Tutores da EAD - julho, 2006". Autor no 2° volume do
livro EAD-EDA Educação a Distância: o Estado da
Arte, com lançamento previsto no 17º CIAED/2011.
Principais Projetos: Veredas - Formação de
Professores da Rede Pública, a distância (Sistema de
Gestão), Janelas para a Cidadania (e_learning nas
penitenciárias de Minas), Pós-Graduação em Gestão
Fiscal, a distância (38 prefeituras de Minas, SP e
RJ), Curso de Administração, a distância (SENAC
MINAS) e a implantação do Núcleo de EaD do Centro
Universitário Newton Paiva. SENAC_TEC, 2008 -
Seminário Mineiro de Educação Tecnológica e
Profissional (Coordenação e Projeto). Consultoria em
EaD na Universi dade de Fortaleza – UNIFOR,
2010/2011. Implantação do E_Learning na UCVALE - PR;
ENPED, 2010 - 1o Encontro Nacional de Professores da
EaD (Coordenação e Projeto) Participei, como
palestrante, de vários seminários nacionais e
congressos internacionais da ABED e do e_Learning
Brasil - SP. Palestrante no JOVAED - ABED, 2011.
Mc 04 - Redes Sociais online: conceitos e recursos potencializando a EAD
Sala
12
Ederson Luiz Locatelli - UNISINOS
Ao falar de redes sociais na educação online,
faz-se necessário uma retomada dos principais
conceitos de EaD, o qual pode significar Ensino a
distância
e/ou Educação a Distância,
bem como uma reflexão sobre os diferentes momentos
que as constituíram enquanto modalidade educacional.
Essa modalidade surgiu com particularidades, de
forma a permitir o acesso à educação a um número
maior de pessoas, democratizando o ensino e rompendo
com a linearidade situada pelo tempo e o espaço.
Para Kenski
(2008, p. 76) “o espaço e o tempo definem a
distância em que se vai realizar a ação educativa.”
Assim, é fundamental conhecer seu processo
evolutivo, não esquecendo que a educação a distância
não é algo novo e tampouco teve sua origem nas
tecnologias digitais conhecidas atualmente. Os
grandes momentos foram: 1) Surgimento da Imprensa;
2) Novas mídias: difusão do rádio e TV, e 3) O
surgimento da Internet. Sendo assim, a EaD pode ser
efetivada pelo uso de diferentes meios
(correspondência postal ou eletrônica, rádio,
televisão, telefone, fax, computador, internet
etc.). Baseando-se tanto na noção de distância
física entre o aluno e o professor, como
flexibilidade do tempo e na localização do aluno em
qualquer espaço. Entretanto, muitos desconhecem as
possibilidades de comunicação e interação que estes
recursos oferecem para potencializar os processos de
ensino e aprendizagem online. Levando em
consideração o contexto da Web 2.0, que tem como
fundamento a participação, a construção coletiva e
colaborativa, a interação mútua, entre outros
conceitos, as redes sociais são estabelecidas e
potencializam espaços de construção do conhecimento
online. Por esses motivos, profissionais de diversas
áreas, professores e pesquisadores tem estudado para
avaliarem de que forma as redes sociais online, em
espaços interativos e colaborativos, podem,
efetivamente, tornarem-se espaços de aprendizagem.
Objetivos:
-
Conhecer os principais momentos históricos da EAD.
-
Apresentar e refletir sobre a paradigma atual da
EAD.
-
Proporcionar a experiência e o conhecimento das
redes sociais online;
-
Discutir os principais conceitos que fundamentam as
redes sociais;
-
Desenvolver atividades nas redes sociais
proporcionando conhecimentos a respeito dos
processos de aprendizagem online;
Programa:
-
Histórico da EAD;
-
Novas formas de pensar e aprender
-
Geração homo zappiens e a aprendizagem
-
Web 2.0
-
Cooperação, colaboração e interação
-
Rede e redes sociais online
-
Ambiente Virtual de Aprendizagem Moodle
-
Construção de texto coletivo: Google Docs
-
Redes Sociais online: Facebook e twitter
-
Apresentações: Prezi, Slideshow e slideshare
-
Mundos Digitais Virtuais 3D: Second Life
Texto para motivar o pessoal a participar do curso:
“Onde quer que haja vida, vemos rede.”
A EAD, bem como, as redes sociais online, têm sido
potencializadas com o fenômeno da internet, contudo
elas não são de hoje. Diferentes áreas do
conhecimento vem utilizando o termo rede e a
população em geral tem utilizado rede social
nominando os espaços de relacionamento online. Por
isso convidamos a participar do mini-curso para
juntos discutirmos os principais momentos da EAD, os
conceitos que fundamentam as redes sociais online e,
também experienciar os diversos recursos disponíveis
na web e de que forma estes podem potencializar as
práticas pedagógicas na educação a distância.
MC 05
Metodologia Spider: planejamento e gestão da
educação a distância flexível
Sala 05
Gley Fabiano Cardoso Xavier
Benefícios em participar deste mini-curso
. Conhecerá conceitos e contextos importantes na
tomada de decisão de projetos de EaD ou de
implantação de Tecnologia Educacional;
. Perceberá a importância e a necessidade de um
planejamento estratégico antes de iniciar projetos
de cursos virtuais;
. Conhecerá e praticará, por meio de um exemplo
simples, a metodologia Spider criada para o
planejamento e gestão de cursos presenciais ou
virtuais que tenham grande uso de conteúdos e
ferramentas digitais, virtuais e interativas;
. Receberá indicações de itens importantes a serem
vistos antes de planejar/desenvolver qualquer curso
virtual ou presencial que tenha grande uso de
conteúdos e ferramentas digitais, virtuais e
interativas;
Objetivo
Apresentar e exercitar a metodologia Spider composta
de 05 fases como ferramenta para o planejamento e a
gestão de cursos virtuais e presenciais que tenham
grande uso de conteúdos e tecnologias digitais,
virtuais e interativas.
Público-alvo
Professores, coordenadores de cursos, gerentes de
treinamentos ou profissionais que participem ou
sejam responsáveis pela gestão de projetos
educacionais.
Pré-requisitos
Conhecimentos básicos sobre educação com preferência
que participem ou tenham participado na gestão de
projetos educacionais.
Conteúdo
Fundamentos de EaD
· Taxonomia dos métodos de Ensino:
presencial, a distância, distribuído e e-learning. -
A convergência entre
educação virtual e presencial
· Sistemas de EaD
Planejamento Estratégico Educacional
Metodologia Spider
· Conceituação e contexto
· Focos de um projeto educacional:
pedagógico, tecnológico, mercadológico e
operacional;
· Fases: planejamento, produção,
implementação, operação e avaliação
· Modelagem das atividades de aprendizagem
e programas de aprendizagem
· Tópicos importantes na produção de
conteúdos e na gestão dos profissionais envolvidos
em um projeto EaD;
Gley Fabiano Cardoso Xavier
Mestre em Engenharia de Computação pelo Instituto de
Pesquisas Tecnologias (IPT). Especialista em Gestão
da Educação Tecnológica pelo Centro Universitário
SENAC, Coordenador de Pós-graduação lato sensu da
área de Comunicação, Artes e Design do Centro
Universitário SENAC, Professor da Faculdade de
Computação e Informática da Faculdade Armando
Álvares Penteado, Componente do Conselho de
Qualidade da Associação Brasileira de educação a
Distância (ABED). Componente do Conselho Consultivo
do Programa de Formação de Profissionais para
Educação a Distância e Flexível da Associação
Brasileira de educação a Distância (ABED); Autor do
livro Lógica de Programação da Editora SENAC-SP e da
Metodologia Spider para planejamento e gestão de
cursos a distância (em prelo); Sócio-diretor da MX
Consultores Associados Ltda., especializada em
planejamento estratégico e gestão da Tecnologia
educacional e projetos de EaD.
MC 06 As TIC como ferramentas de divulgação
científica: atores, ferramentas e resultados
Sala
06
Guilherme A. Marson - Instituto de
Química, Universidade de São Paulo
O curso versa sobre o uso das
Tecnologias da Informação e do Conhecimento na
divulgação de ciências. Tendo o caso do portal de
Química Nova Interativa (http://qnint.sbq.org.br),
o curso explora como diferentes atores usam as TIC
para potencializar a disseminação de conteúdos
existentes, criar novos conteúdos, e
viabilizar iniciativas envolvendo o sistema público
de ensino. Será adotado um foco prático operativo
com ênfase nas lições aprendidas para
superar obstáculos na implementação e manutenção do
portal. Serão abordadas desde questões referentes à
articulação dos diferentes atores do processo, até
questões de direito autoral e aquelas que tangenciam
a tecnologia de informação.
MC 07
Softwares de apoio à pesquisa qualitativa:
possibilidades e limitações
Sala 07
Alzino Furtado de Mendonça
Ricardo A. G. Teixeira
Histórico do uso de softwares em pesquisas
científicas. Evolução dos softwares de análise
qualitativa. Os desafios da pesquisa mista
(quanti-qualitativa). O uso de softwares de
análise qualitativa: limites e possibilidades.
Explorando as funções do software NVivo:
processamento de textos, imagens, sons e vídeos;
análise de dados não numéricos e não estruturados
(gestão de dados, gestão de ideias, pesquisa de
dados, modelação visual e relato). Conhecendo a
proposta do WebQDA: análise qualitativa em ambiente
web colaborativo distribuído.
PÚBLICO ALVO:
Pesquisadores em geral, mestrandos, doutorandos,
professores da educação básica e ensino superior,
acadêmicos de graduação e pós-graduação.
OBJETIVO GERAL:
Discutir limites e possibilidades do uso de
softwares de apoio à pesquisa qualitativa.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
-
Discutir o uso de softwares de apoio a
pesquisas nas abordagens quantitativa e qualitativa.
-
Avaliar limites e possibilidades de uso de
softwares de análise de dados não numéricos e
não estruturados (textos, imagens, sons e vídeos) na
realização de pesquisas.
-
Demonstrar algumas funcionalidades dos softwares
NVivo e WebQDA.
CONTEÚDO
PROGRAMÁTICO/SEQUÊNCIA DIDÁTICA
1.
As abordagens quantitativa e qualitativa em
pesquisa
1.1.
Histórico das pesquisas quantitativas e qualitativas
1.2.
Uso de
software como apoio à pesquisa
quantitativa
1.3.
Uso de
software como apoio à pesquisa
qualitativa
1.4.
A integração das abordagens quantitativa e
qualitativa em pesquisas
1.5.
NVivo:
software de análise de dados não
numéricos e não estruturados
1.6.
WebQDA: integração entre as pesquisas mistas em
ambiente web, colaborativo e distribuído
2.
Explorando as funcionalidades do NVivo 8
2.1.
Fontes
.2.
Categorias e codificações / atributos de categorias
2.3.
Casos e atributos
2.4.
Organização da informação e exploração dos dados
2.5.
Visualização (modelos e gráficos) e relatórios
2.6.
Possibilidades e limitações
3.
Conhecendo a proposta do WebQDA
3.1.
Possibilidades e limitações
METODOLOGIA:
No primeiro momento, o mini curso será ministrado
com base em exposição oral dialogada, com apoio de
apresentação em PowerPoint. No segundo momento, será
feita uma demonstração prática do uso do NVivo e
WebQDA no apoio à realização de pesquisas
qualitativas, explorando as funcionalidades básicas
para análise de dados não numéricos e não
estruturados (processamento de textos, imagens, sons
e vídeos).
Conteúdo Programático/Sequência Didática), serão
exploradas as funcionalidades de dois dos principais
softwares de análise qualitativa disponíveis no
mercado: o NVIVO e o WEBQDA.
O NVivo e o WebQDA são programas informáticos
destinados à investigação qualitativa geral e
proporcionam inúmeras vantagens em relação à
investigação sem o recurso de um software ou ao uso
de outros programas não específicos, tais como um
processador de texto ou uma planilha eletrônica.
Embora estes
programas tenham particularidades, em ambos, o
investigador/pesquisador pode editar, visualizar,
interligar e organizar documentos. Pode criar
categorias, codificar, controlar, filtrar, fazer
buscas e questionar os dados com o objetivo de
responder às suas questões de pesquisa. Uma das
diferenças entre o NVivo e o WebQDA (Web Qualitative
Data Analysis) é que este é um software de análise
de dados qualitativos que funciona na web através de
um ambiente colaborativo e distribuído (www.webqda.com). Apesar da existência
de alguns pacotes de software que tratam de dados
não numéricos e não estruturados (textos, imagem,
som e vídeo), nenhum deles permite ser utilizado por
vários investigadores num ambiente de trabalho
colaborativo e distribuído como a Internet pode
oferecer. Além disso, o WebQDA está orientado para
ser utilizado tanto no contexto acadêmico como no
meio empresarial, por profissionais que necessitem
de analisar dados qualitativos individualmente ou
colaborativamente, de forma síncrona ou assíncrona.
PRÉ REQUISITOS PARA OS
ALUNOS:
A princípio, pessoas interessadas no uso de
softwares de apoio à realização de pesquisas
qualitativas. Preferencialmente, pessoas que estejam
envolvidas (ou pretendam estar...) com a realização
de pesquisas pessoais ou institucionais).
O curso apresenta, entre ouras, as seguintes
interfaces com a área de Educação a Distância: Em
primeiro lugar, os softwares de análise qualitativa
de dados se distinguem dos demais por possibilitar
que diferentes pesquisadores, em diferentes
localidades, possam compartilhar, simultaneamente,
um mesmo ambiente de desenvolvimento de pesquisa, ou
seja, possibilita que pesquisadores possam
desenvolver um projeto comum de pesquisa, cada um
podendo acompanhar os passos dos demais, além de ter
acesso aos dados de campo e às análises que vão
sendo desenvolvidas no ambiente. Como afirmam
Souza, Costa e Moreira (2010), apesar de existirem
alguns pacotes de software que tratam de dados não
numéricos e não estruturados em análise qualitativa
(textos, imagem, vídeo, entre outros), nenhum deles
pode ser utilizado por vários investigadores num
ambiente de trabalho colaborativo e distribuído como
a Internet pode oferecer. O domínio das
funcionalidades de softwares desta natureza
potencializa a atividade de pesquisa e aumenta,
significativamente, a “produtividade” do pesquisador
individual e de grupos de pesquisadores. Em segundo
lugar, um software de apoio à pesquisa qualitativa
se constitui em ferramenta de valor inestimável aos
associados da ABED que estejam desenvolvendo ou
pretendam desenvolver pesquisa na área de EAD, área
em que predominam as pesquisas de cunho qualitativo.
Todo o trabalho de coleta, tratamento e análise dos
dados de pesquisa, antes desenvolvido manualmente,
pode ser processado com o uso destes softwares,
agilizando o tempo de realização da pesquisa e
oportunizando ao pesquisador novos insights,
pela facilidade com que os dados podem ser agrupados
e reagrupados. Além disso, é pouco provável que esse
tipo de curso seja encontrado no âmbito de
instituições universitárias ou mesmo corporativas, o
que torna a oferta do minicurso pela ABED em uma
oportunidade única para seus associados.
Porque participar ? Você que está realizando pesquisa em EAD
ou pretende realizar, já ouvir falar de softwares de
análise de dados não numéricos e não estruturados
(textos, imagens, sons e vídeos) na realização de
pesquisas? Que tal conhecer um pouco das
funcionalidades do NVIVO e WebQDA? Com estes
softwares, finalmente, você não precisa mais
processar manualmente ou em planilhas isoladas seus
dados de pesquisa. E ainda: com eles, você pode
explorar de forma inédita sua criatividade na
produção de conhecimentos. Este mini curso
interessa a pesquisadores
em geral, mestrandos, doutorandos, professores da
educação básica e ensino superior, acadêmicos de
graduação e pós-graduação.
Alzino Furtado de Mendonça
Doutorado em Educação (UFG/FE, 2009), Mestrado em
Educação (UFG, 1992), Especialista em Informática
Aplicada à Educação (UNICAMP, 1989). Especialsta em
Educação Continuada e a Distância (UnB, 2000).
Licenciado em Pedagogia, Habilitação em Orientação
Educacional (UCG, 1976). Experiência profissional em
Educação Fundamental e Superior, como gestor
educacional. Experiência como docente na área de
Educação a Distância, Educação e Tecnologias da
Informação e Comunicação e Docência Online.
Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência
e Tecnologia de Goiás. Endereço para acessar o
Curriculum Lattes completo:
http://lattes.cnpq.br/3001295666802598
Ricardo A. G. Teixeira
é Licenciado em Matemática e Pedagogia e Bacharel em
Administração. Tem Pós-Graduação lato sensu em
Administração Escolar e em Educação Matemática;
Mestrado e Doutorado em Educação. É professor desde
1988, atuando nas redes públicas federal, estadual e
municipal e privada no Ensino Fundamental, Médio e
Superior, com experiência na área de Educação
Matemática, Educação inclusiva e Tecnologias da
Informação e Comunicação - TICs. Atualmente é
professor adjunto da Faculdade de Educação da
Universidade Federal de Goiás FE/UFG e Assessor no
Núcleo de Acessibilidade da UFG. É professor nas
Faculdades ALFA nos cursos de graduação, MBA e
especialização ligados às áreas de Administração,
Economia, Engenharia Civil, Pedagogia e Psicologia.
Na mesma instituição é professor do Programa de
Mestrado em Desenvolvimento Regional MDR
(Metodologia e Pesquisa). Na ALFA, foi Gerente do
Núcleo de Asseguração da Qualidade e da área
Matricial de Matemática, do Núcleo de
Acessibilidade, do Núcleo de Estágio; Presidente da
Comissão do Vestibular e da Comissão Própria de
Avaliação - CPA. Foi professor do Instituto de
Matemática e Estatística IME/UFG, da PUC-GO, UEG e
outras IES em Goiás. Endereço para acessar o
Curriculum Lattes completo:
http://lattes.cnpq.br/0272312162765846.
MC
08 -
Ferramentas de Autoria e Publicação com Tablets e Smartphones
Sala 08
Bruno Silveira Duarte
– SENAI DN
Serão apresentadas ferramentas que o docente pode
utilizar para criação e edição simplificada de áudio
e vídeo, desenho e animações, realidade aumentada,
jogos, quizzes, formulários, árvores de decisão,
conteúdo geoposicionado, livros digitais, cloud
computing, compartilhamento, integração e
transferência de conteúdo entre plataformas e para
redes sociais, bem como perspectivas e tendências
para o uso de tablets, criação de Operadoras Móveis
Virtuais (MVNO) para acesso a Internet e modelos de
negócio para mobile learning. O curso estará
direcionado para o sistema operacional da Apple, mas
também apresentará algumas informações sobre
Android. Serão utilizados aplicativos gratuitos e
também pagos, acessíveis a partir da Apple Store e
de outras fontes e empresas.
OBS: É desejável que os participantes tenham acesso
à Internet por meio de um iphone, ipad ou ipod touch
durante o minicurso.
Requisitos:
projetor multimídia, computador e Internet wireless.
Ferramentas de Criação e Publicação com Tablets
e Smartphones
Apresentação
Para onde vai a tecnologia educacional e como os
dispositivos móveis despontam no cenário? M-learning:
Tablet ou smartphone? O que se faz com um
smartphone, com um tablet, e o que
vale a pena continuar fazendo no computador? O que
um tablet tem de especial? E um smartphone?
Qual é o melhor dispositivo ou o melhor sistema
operacional? Como tirar o melhor de um dispositivo
móvel? Como esses dispositivos podem ser
incorporados ao processo educativo? Qual é o futuro
das tecnologias educacionais e como se encaixam os
dispositivos móveis? Como esses dispositivos podem
melhorar o dia-a-dia na sala de aula ou em outros
ambientes? Como criar, acessar, gerir e disseminar
conteúdos com tablets e smartphones?
No minicurso “Ferramentas de Autoria e Publicação
com Tablets e Smartphones” serão
apresentadas possibilidades de uso desses
dispositivos no cenário de inovação com tecnologias
educacionais, bem como alguns casos e modelos de
negócio possíveis para M-learning. Na parte prática
do curso serão apresentados aplicativos, com foco no
iPad,
que o docente pode utilizar para criação, acesso e
edição simplificada de textos, áudio e vídeo,
animações, apresentações, formulários, árvores de
decisão, conteúdo geoposicionado, livros digitais,
compartilhamento, integração e transferência de
conteúdo entre dispositivos e para redes sociais, de
modo a despertar as possibilidades de uso na
educação e no cotidiano.
Objetivo:
O minicurso objetiva contribuir para a formação de
consciência crítica de quem pretende inserir o
m-learning na estratégia de educação, sendo docente,
técnico ou gestor, a partir da reflexão sobre
tendências para o uso de tecnologias educacionais
inovadoras. Com relação às capacidades técnicas que
pretende desenvolver, com foco na utilização do iPad,
ao final do curso o participante deverá ser capaz
de:
- Realizar operações básicas;
- Trabalhar com textos;
- Trabalhar com planilhas;
- Trabalhar com apresentações;
- Editar imagens;
- Roteirizar, criar e publicar histórias em
quadrinho;
- Roteirizar, criar, editar e publicar vídeos;
- Criar e publicar animações simples;
- Publicar e gerenciar conteúdos para blogs e redes
sociais;
- Fazer transferência e sincronização de arquivos
entre equipamentos;
- Encontrar e baixar aplicativos;
- Utilizar Ferramentas Google;
- Baixar livros e periódicos digitais;
- Organizar comunidades em Redes Sociais para
disseminação de conteúdos;
- Disseminar conteúdos geoposicionados.
Metodologia:
O mini-curso terá momentos expositivos, com uso de
recursos didáticos multimídia, e atividades
práticas. Serão utilizados aplicativos gratuitos e
também pagos, acessíveis a partir da Apple Store e
de outras fontes e empresas.
Público alvo:
Pessoas interessadas em promover inovações no
processo educativo, em M-learning e na criação,
gestão e disseminação de conteúdos com Ipad. É
recomendado que os participantes tenham um iphone,
ipad ou ipod touch, conexão 3G e conta válida na
Apple Store e nas principais redes sociais, durante
o minicurso, para acesso à Internet, download de
aplicativos, publicação de conteúdos e, de modo
geral, desenvolvimento de experiências.
Bruno S. Duarte é
Bacharel em Comunicação Social (UNIP, 2003),
Especialista em Educação a Distância (FINOM, 2008) e
Mestrando em Gestão do Conhecimento e da Tecnologia
da Informação (UCB, 2011). Atualmente atua na área
de Tecnologias Educacionais do Departamento Nacional
do SENAI. Foi Gerente Geral de Produção de Conteúdos
do Centro de Educação a Distância da Universidade de
Brasília – UnB; Consultor do Ministério da Educação
na Implantação da Escola Técnica Aberta do Brasil –
E-tec Brasil; Consultor de Empresa Privada na
implantação de cursos de graduação e credenciamento
de várias Instituições de Ensino Superior.
rbduarte@dn.senai.b
O foco
prático nos produtos da Apple é dado em função da
duração do mini-curso.
MC 09
- Mídia Design Instrucional
[apresentação]
Sala
09
Liamara Scortegagna – UFJF
Eduardo Barrére – UFJF
Com a incorporação das Novas Tecnologias de
Informação e Comunicação – NTICs na educação,
faz-se necessária um ação de planejamento e a
implementação de novas estratégias e metodologias no
processo de ensino e aprendizagem, principalmente
quando nos referimos à modalidade de Educação a
Distância – EAD.
Na EAD o desenvolvimento de materiais didáticos e o
uso de metodologias que fortalecem o processo de
ensino e aprendizagem, decorrem do Design
Instrucional – DI que, representa item fundamental
na organização e sucesso de um curso nesta
modalidade de ensino. O DI na EAD objetiva o
planejamento, a produção e a 0rganização de textos,
imagens e sons, produzindo materiais didáticos em
diferentes modalidades, mídias e contextos. A
incorporação de “novas mídias” no processo de ensino
e aprendizagem à distância representa poderosos
recursos de apoio a este processo e estão provocando
um novo movimento dentro da teoria e
prática do design instrucional, denominado de Mídia
Design Instrucional. Esta nova área engloba o
profissional de design instrucional com capacitação
para a gestão, planejamento, desenvolvimento e
avaliação do DI em diversas mídias e não apenas nas
já tradicionais mídias impressas e digitais. Este
mini curso objetiva capacitar os profissionais da
área de EAD para analisar as características das
novas mídias existentes ou emergentes e o
seu uso em ambientes instrucionais, planejando,
selecionando, criando e/ou modificando modelos
apropriados de design para projetos
interdisciplinares em EAD, buscando melhorar as
habilidades, atitudes e conhecimentos referentes à
área.
sumário de tópicos a serem abordados com texto
explicativo:
- Introdução à mídia design instrucional
- Desafios e potencialidades de mídia design
instrucional
- Mídias e aplicação do design instrucional
- Estudo de caso
- Planejamento de design instrucional e aplicações
em mídias
Público alvo:
Coordenadores, docentes e tutores de cursos na
modalidade EAD e profissionais das diversas áreas
com interesse no aperfeiçoamento do planejamento e
desenvolvimento de cursos e materiais didáticos
utilizando técnicas de Design instrucional e sua
aplicação em diversas mídias.
Número máximo de participantes com especificação e
justificativa de prérequisitos: 30 pessoas -
Conhecimento básico em Informática/Internet/Web e
Educação a Distância.
Uma justificativa apresentando a razão por que o
curso é interessante e deve atrair a atenção do
público alvo:
A combinação do design instrucional com as
potencialidades das novas mídias promove a
realização de projetos educacionais
interdisciplinares na educação a distância muito
mais desafiadores, dentro de uma nova cultura do
design instrucional que, apoiada no desenvolvimento
tecnológico, permite o planejamento e a consequente
geração de projetos efetivamente inovadores.
Recurso materiais, computacionais e audiovisuais
necessários: Projetor multimídia, acesso à internet
(preferencialmente wireless), sala de aula com
possibilidade de desenvolvimento de trabalho em
grupos.
MC 10
- Planejamento de situações de
aprendizagem para ambientes virtuais
UNINORTE
Ligia Cristina Bada Rubim – SENAC SP
Otacília da Paz Pereira – SENAC SP
Ementa com objetivos e metodologia -
Planejar situações virtuais de aprendizagem, com a
definição de objetivos, contextualização temática,
recursos digitais, atividades e avaliação.
Breve exposição metodológica do planejamento pelas
professoras. Os participantes trabalharão em
pequenos grupos no computador, produzindo um
planejamento de aula para ambiente virtual de
aprendizagem.
Ao final da oficina, haverá a apresentação do
trabalho desenvolvido pelos grupos.
Publico alvo: Professores (até 20 participantes)
Otacília da Paz Pereira - Bacharel
em Letras pela USP. Mestre em Tecnologias da
Inteligência e Design Digital, pela PUCSP.
Coordenadora pedagógica do desenvolvimento de cursos
a distância do Senac São Paulo.
Ligia Cristina Bada Rubim -
Licenciada em Pedagogia, pela UFES. Doutora em
Educação: Currículo, pela PUCSP. Coordenadora
pedagógica do desenvolvimento de cursos a distância
do Senac São Paulo.
Mc
11 –
Práticas de Tutoria em Ambientes Virtuais de
Aprendizagem
Sala 13
Rita Maria Lino Tarcia
Sílvia Maria Coelho Costa
Conteúdos
1) Informática na Educação:
- Legislação, Referencias de
Qualidade;
- Fundamentos e histórico as EaD /
perfil de aprendizagem
- Cadeia produtiva / proposta
pedagógica
2) Possibilidades dos ambientes virtuais de
aprendizagem:
- Cursos, disciplinas, projetos
educativos
- Práticas pedagógicas relacionadas
com a EaD
3) Práticas da tutoria:
- Diferentes possibilidades dessa
prática
- Perfil do tutor
- Competências relacionadas à
tutoria (conhecimentos, habilidades e atitudes)
- Rotina e uso de ferramentas e
funcionalidades
- Estudo de caso
Metodologia
O mini curso será desenvolvido em cinco etapas a
saber:
1) Exposição oral dialogada por meio da qual será
feita a apresentação e a integração dos
participantes.
2) Discussão coletiva orientada pelo instrutor sobre
aspectos teóricos da temática.
3) Prática educativa – AVA - Ambiente Virtual de
Aprendizagem para apresentações e análise das
funcionalidades.
4) Atividades em pequenos grupos para análise e
discussão de casos práticos referentes a ação do
tutor no encaminhamento dos cursos e aprendizagem
dos alunos.
5) Síntese coletiva da análise dos casos e
encerramento do mini curso a partir da troca de
experiências dos participantes.
Objetivos
1) Contextualizar a inserção da informática na
educação e suas implicações para as práticas
pedagógicas inclusive na tutoria
2) Reconhecer as especificidades da prática da
tutoria assim como as competências a elas
relacionadas.
3) Desenvolver competências gerais e específicas da
prática da tutoria
Referências
1. Carlini AL, Tarcia, RML. 20% a distância e
agora?. São Paulo; 2010.
2. Nunes I.B. Noções de educação a distância.
Educação a distância, Ined/Cead. Brasília: UnB;
1994.
3. Palloff RM, Pratt K. O aluno virtual: um guia
para trabalhar com estudantes on-line; trad.
Vinícius Figueira. Porto Alegre: Artmed; 2004.
4 - Pallof RM, Pratt K, Construindo Comunidades de
Aprendizagem no Ciberespaço estratégias eficientes
para salas de aula on-line, Porto Alegre: Artmed;
2002.
5 -
http://lua.pops.rnp.br:8001/servlet/SBReadResourceServlet?rid=1130519541070_654685369_738&partName=htmltext
Mc
12 –Inovação
Educacional na Prática: 5 Demonstrações, simples e
integradas, das novas tecnologias que terão o maior
impacto na educação nos próximos anos e que todos os
professores podem usar
Sala
10
André Gomes Genesini
- Educamos Online
Cristiana Mattos Assumpção - Colégio
Bandeirantes
Abstract: Nos anos mais recentes
a proliferação de novas tecnologias cresceu
exponencialmente. este crescimento resultam dois
desafios principais: decidir em quais tecnologias
investir e como integra-las, de maneira simples e
eficiente, ao currículo. As tecnologias que terão
maior impacto no futuro próximo, de acordo com o
Horizon Report, são: realidade aumentada, uso de
celulares no ensino, tablets, livros eletrônicos,
Web 2.0 (facebook e twitter), além de mundos e
objetos 3D. Os gestores e educadores tem se
perguntado como integrar essas tecnologias ao
currículo de maneira simples. Esse mini-curso mostra
como essas technologias podem ser integradas de
maneira simples e complementar, através de 5
demonstrações ao vivo do uso combinado e
complementar destas tecnologias.
Introdução:
O iPad é o maior fenômeno de vendas de todos os
tempos, superando o DVD player em numeros [3], mais
de cem mil telefones android são ativados por dia
[5], cinquenta anos de TV mundial equivalem a dois
meses de upload no you tube. A televisão levou 13
anos para atingir 50 milhões de pessoas, enquanto
que o facebook atingiu 100 milhões em 9 meses. A
principal característica destas tecnologias é a
mobilidade e a interação. Os jovens interagem com
entusiasmo nessas tecnologias e esta na hora de
trazer parte desta motivação para o currículo. O
mundo esta mudando rapidamente e a educação não pode
ficar para trás. Porém, como saber quais tecnologias
adotar e quais vão se tornar padrão de uso nas
melhores escolas e universidades do mundo?
Novas tecnologias surgem a cada ano e muitas tem
crescido exponencialmente. As que terão maior
impacto na educação em um futuro próximo, segundo o
Horizon Report, são: realidade aumentada,
smartphones, tablets, facebook, twitter, livros
eletrônicos, mundos 3D e conteúdos abertos.
As tecnologias vão ser
demonstradas em seis atividades complementares e
colaborativas, ao vivo, que demonstram o uso
combinado destas tecnologias. As demonstrações usam
software gratuito ou de baixo custo, aproveitando o
poder da nuvem, dos tablets e dos celulares, de modo
que todos os professores e gestores possam aplicar
estas demonstrações em suas instituições de ensino.
Programa:
As tecnologias e demonstrações apresentadas neste
mini-curso, apesar de sofisticadas, usam softwares
livre ou de baixo custo, para que possam ser
aplicadas por todos em suas instituições de ensino.
As atividades programadas são as seguintes:
1.
Criando uma Exibição Virtual usando Realidade
Aumentada em celulares através de softwares
gratuitos
2.
A Revolução dos tablets: como utiliza-los na sala de
aula para melhorar a aprendizagem, dando poder ao
professor e estimulando a colaboração e a pesquisa
entre alunos.
3.
Como criar, de maneira eficiente e econômica, livros
digitais e materiais pedagógicos digitais para
tablets (de todas as marcas, preços e modelos), que
encantam os alunos e estimulam o aprendizado, com
qualidade similar às melhores publicações
internacionais.
4.
Realidade Aumentada usando Google Sketch, Google
Earth e Web Cams.
5.
Uso do facebook e twitter para apoio, colaboração e
integração das atividades anteriores.
O debate vai continuar online depois do mini-curso
no facebook e no twitter. Os participantes serão
convidados a integrar uma comunidade de prática já
existente para divulgar seus resultados na aplicação
destas tecnologias e ver como outras instituições as
estão aplicando.
Dra. Cristiana Mattos Assumpção participou do
Advisory Board do Horizon Report K12 Edition, nos
anos de 2010 e 2011. André Genesini é sócio da
Educamos Online, uma empresa especializada no uso de
tecnologias educacionais. Juntos eles vão demonstrar
as novas tecnologias que estão sendo adotadas pelas
melhores escolas e universidades do mundo. São 5
demonstrações praticas e complementares de como
essas tecnologias podem ser integradas ao currículo
de colégios e universidades. As demonstrações são
sofisticadas, porém, se baseiam em softwares livres
ou de baixo custo, para que possam ser utilizadas
por todos.
Referências
[1] Johnson, L., Levine, A., Smith, R., & Stone, S.
(2010). The 2010 Horizon Report. Austin, Texas: The
New Media Consortium.
[2] Johnson, L., Smith, R., Levine, A., and Haywood,
K., (2010). 2010 Horizon Report: K-12 Edition.
Austin, Texas: The New Media Consortium.
Online articles accessed in January 2011:
[3] Tablet Market:
http://mashable.com/2011/01/19/tablet-market/
[4] Apple Reveals no New Details on Business without
Steve Jobs: http://mashable.com/2011/01/18/apple-reveals-no-new-details-on-business-without-steve-jobs/
[5] Android Surpasses iPhone: http://mashable.com/2011/01/13/android-surpasses-iphon/
[6] iPod Touch Sales: http://mashable.com/2011/01/18/ipod-touch-sales/
[7] Facebook Surpasses Yahoo as Third Most
Trafficked Site on the Web: http://www.mediabuyerplanner.com/entry/72854/facebook-surpasses-yahoo-as-third-most-trafficked-site-on-the-web/?utm_source=mbp&utm_medium=email&utm_content=textlink&utm_campaign=newsletter
accessed on April 6, 2011
[8] Third-Generation Kindle Now the Bestselling
Product of All Time on Amazon Worldwide:
http://phx.corporate-ir.net/phoenix.zhtml?c=176060&p=irol-newsArticle&ID=1510745&highlight
accessed on April 6, 2011
[9] Picasso: see a virtual exhibit in you smartphone:
http://educamosonline.com.br/blog/?p=469 accessed on
March 27th, 2011
MC 13
- Autorização de Curso em EAD: uma
questão de gestão.
Sala 11
Céri Amaral - Faculdade Internacional
Signorelli
Objetivo:
Preparar a IES para receber a Comissão do MEC na
solicitação de autorização de curso a distância.
Metodologia:
A partir do novo Instrumento de
Avaliação, far-se-á a análise das dimensões e
respectivas categorias de análise, destacando-se as
implicações no planejamento da Instituição.
Cada participante realizará a sua
análise em instrumento individual, para que possa
avaliar seus pontos fortes e fracos e instaurar as
possíveis melhorias.
Programa:
1.
Dimensão 1 : Organização didático-pedagógica
·
Projeto pedagógico do curso
·
Materiais educacionais
·
Interação em EAD
·
Avaliação em EAD, Avaliação do Corpo
Docente/Tutoria, Avaliação dos Materiais
Educacionais
2.
Dimensão 2: Corpo Social – Docentes e Tutores
·
Administração acadêmica
·
Perfil dos docentes
·
Corpo de tutores
·
Condições de trabalho
3.
Dimensão 3: Instalações físicas
·
Instalações gerais
·
Biblioteca
4.
Análise final dos participantes
Duração:
6 horas
A quem se destina:
gestores, educadores, coordenadores de EAD,
profissionais envolvidos com educação a distância ou
que queiram trabalhar.
Céri Amaral é diretora do Centro de Educação a Distância da
Faculdade Internacional Signorelli. Doutora em
Educação pela UFRJ, na área de Políticas Públicas,
Mestre em Educação pela UFRJ, Especialista em
Educação a Distância – FIJ, Especialista em Gestão
de Recursos Humanos – PUC-Rio, Especialista em
Educação Infantil – PUC-Rio, Graduação em
Letras-UFRJ e em Pedagogia – USU.
MC 14
- Produção de objetos de aprendizagem
simples e eficazes.
Sala 1
Wolfram Laaser
Objetivos: Conhecer diferentes formas de mini
objetos de aprendizagem, compreender o
desenvolvimento de mini objetos em base de "design
patterns"; compreender as vantagens e desvantagens
do uso de mini objetos.
Conteúdo: Apresentação dos participantes
Exemplos de objetos de aprendizagem simples (Flash,
Java Applets, podcast, vodcast); Descrição por
metadatas (Dublin Core, Merlot, LOM, OBAA); Exemplos
da Universidade de Guadalajara (Trabalho prático de
reutilização e classificação); Apresentação do
trabalho de grupo; Vantagens e desvantagens de
objetos de aprendizagem (Trabalho em Grupo);
Apresentação do trabalho de grupo.
Pré-requisitos para os participantes: Para os
que puderem, levar breves vídeos instrucionais,
textos de estudos de casos, exercícios interativos.
Subscrever-se "glogster".
Wolfram
Laaser foi Diretor Acadêmico (Akademischer
Direktor) na FernUniversität em Hagen até 2008
Coordenador de sessões didáticas e Diretor acadêmico
no Centro de educação a distancia na FernUniversität
Hagen (desde Set. 2005 membro da ZMI (Centro de
Tecnologia da Informação e Mídia), Alemanha PhD. Em
Economia na Universidade Técnica Berlin (1974)
Leitor temporário nas Universidades de Paderborn
(1985-87) e Frankfurt (1981) Cursos Online na UNED,
Espanha 2003/2004 (Mestrado em Educação a distancia)
Cursos Online (Multimedia em Educação a Distancia,
Economia do eLearning) Universidade de Joensuu,
Finlandia 2005/2006 (IMPDET Multidisciplinar
Internacional PhD Programa em tecnologia
educacional) Seminários Virtuais (Mestre em educação
a distancia) PROED, Universidade de Cordoba,
Argentina 2007-2011 Curso Virtual “Desenho e Gestão
de Materiais Eletrônicos, Programa de Mestrado em
Ciência da Computação , Universidade de Alcala,
Espanha 2007-2010 Consultor ELBEP (Eliminando as
barreiras lingüísticas nas prisões européias através
da tecnologia da educação aberta e a distancia) EU
Grundtvig Projeto 2008/2009 Membro da Comissão
Internacional, Reformando Ensino Superior a
Distancia em Portugal, 2009 Consultor WWEDU, Wels,
Áustria
|