APRESENTAÇÃO
A
Grande Conversação: Diferentes Formas de Aprender,
Conteúdos Variados e Tecnologias Diferenciadas -
Interação com Diversidade
Em 2009, John
Daniel, Asha Kanwar e Stamenka Uvalic-Trumbic,
publicaram um estudo seminal mostrando que era
possível “quebrar o triângulo de ferro do ensino
superior: acesso, custo e qualidade.”
Isto é, até agora, quando uma instituição tentava
enfatizar um dos vetores do triângulo, obtinha
conseqüências negativas nos outros dois. Mas hoje,
com os recursos digitais disponíveis, adicionados
aos conceitos de “abertura”, é possível aproveitar
bem economias de escala, e quebrar o constrangimento
do “triângulo de ferro”. Mas existe um outro
triângulo de interações, relacionado à aprendizagem
a distância, e que merece estudo continuado: o
reconhecimento de que existem várias formas de
aprender; que conteúdos para aprendizagem podem ser
apresentados e examinados numa grande variedade de
abordagens; e que as tecnologias à disposição da EAD
são tão ricas e diversificadas, que podemos afirmar
que a interação desses três vetores abre
possibilidades infinitas para a educação.
Longe de ver a EAD como algo simplório, padronizado
e rotineiro, a visão do triângulo de flexibilidade
(tipo de aprendizagem, conteúdo variado e
tecnologias diversificadas) nos permite exercer
nossa criatividade cada vez mais, alterando os
ingredientes, as “dosagens” sempre à procura de cada
vez maior eficiência.
Este 17º Congresso da ABED será uma oportunidade
para brasileiros e outros participantes trocarem
idéias e experiências com relação ao planejamento,
implantação e operação de programas de EAD na
instituição de ensino, ou na entidade corporativa ou
governamental.
Fredric
Michael Litto
Presidente da ABED
|