|
PROGRAMAÇÃO Versão
1.4
Esta
é a estrutura da programação e que estará em
constante atualização. Acompanhe as novidades.
17°
CIAED - CONGRESSO
INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO A
DISTÂNCIA “A Grande
Conversação: Diferentes Formas de
Aprender, Conteúdos Variados e Tecnologias Diferenciadas -
Interação com Diversidade”
Manaus -
Amazonas - 30 de agosto a 2 de
setembro de 2011]
Para conhecer o
conteúdo dos TCs clique em seu código
Indica o apresentador
Indica representante que fará apresentação
Indica conteúdo da Apresentação Indica
versão do conteúdo do TC em outra língua
Para conhecer a
localização das salas,
clique aqui
|
30 de agosto de 2011 -
terça-feira - (1° dia)
09h00 às 12h00
1ª. parte dos 14
Mini-Cursos Pré-Congresso
13h30 às 16h30
2ª. parte dos 14
Mini-Cursos Pré-Congresso
18h30
às 22h00
[18h30 sorteio um netbook]
Sessão Plenária:
Cerimônia Oficial de Abertura
Mestre de cerimônias +
Hino Nacional com vídeo do CMM
(20minutos)
Prof. Dr. Fredric
Michael Litto -
Presidência da ABED
(15minutos)
Coronel Marinho Pereira Rezende
Filho - Comandante
Colégio Militar de Manaus - CMM (15minutos) Apresentação do Simpósio “Educação e
tecnologia do Colégio Militar de
Manaus”
Pronunciamento dos
Co-realizadores CMM - FGV Online -
SEBRAE - SENAI e SESI DN
(20
minutos)
Aldemurpe Oliveira de Barros - CNI
(SENAI, SESI E IEL)
Robson Santos Silva - CMM
Rodrigo Estrela de Freitas - SEBRAE
Stavros Panagiotis Xanthopoylos -
FGV Online
Pronunciamento especial:
Flavia Grosso -
Superintendente da SUFRAMA
(05minutos)
Mauro Lippi
-
Secretário Municipal de Educação de
Manaus - SEMED
(05minutos)
Gedeão Timóteo Amorim -
Secretário de Estado de Educação do
Amazonas - SEDUC
(05minutos)
Hélio Chaves Filho - Diretor de
Regulação e Supervisão em EAD -
Secretaria de Regulação e Supervisão
da Educação Superior (Seres) -
Ministério da Educação (MEC)
SERES/MEC
(5minutos)
Homenagem ao Colégio
Militar de Manaus 40 anos e 10 anos
de EaD (entrega do Troféu ABED,
nomes dos homenageados, vídeo
institucional do CMM + depoimento de
alunos presencial e gravados +
presença de alunos, professores
militares uniformizados e
professores civis) (15minutos)
Homenagem à UEA
Universidade do Estado do Amazonas –
10 ANOS (Troféu ABED M. M. M. Formiga) (10minutos)
Presidência de mesa:
Manuel Marcos Maciel Formiga -
ABED (05minutos)
Coquetel de
confraternização + show da Banda
do 7° Comando Aéreo Regional
+
Abertura Expo-EaD
|
31 de agosto de 2011 -
quarta-feira - (2° dia) - 08h00 às
10h30
08h00 às 10h30
Sessão Plenária
[tradução simultânea]
O Registro de aprendizagem: As novas
pesquisas de infra-estrutura
internacional
Aprendizagem (www.learningregistry.org)
é uma colaboração informal entre
diversas agencias federais nos
Estados Unidos que compartilham o
mesmo objetivo: fazer os recursos de
aprendizagem e principais
fontes de materiais,
mais fáceis de encontrar, acessar e
integrar no ambiente educacional . O
Registro de Aprendizagem tem como
objetivo fazer com que os recursos
de aprendizagem sejam facilmente
encontrados, mais acessíveis e
facilmente integrados no ambiente de
aprendizagem onde quer que eles
estejam armazenados – ao redor do
país e do mundo. A infra-estrutura
aberta irá possibilitar aos
professores,pais,escolas,governos,corporações
e instituições sem fins lucrativos
construir , ter melhor acesso e esta
mais interconectados com uma solução
personalizada de aprendizagem
necessária para uma educação do
século 21. O Registro de
Aprendizagem tem com objetivo não
somente fazer com que os recursos
sejam descobertos, mas providenciar
feedbacks e dados principais sobre
como utilizar e, finalmente,
encontrar dados efetivos. Uma
discussão de projeto, principais
conceitos, tecnologia, arquitetura,
e fornecimentos serão realizados
para possibilitar à comunidade
entender esse impacto em
aprendizagens futuras e como
projetar sua participação
Michael P. Hruska
- Problem Solutions -
EUA
Ética no âmbito da educação a
distância
Depois de um breve resumo sobre os
fatores que tornaram a Instituição
de Ensino a Distância
(independentemente do tipo) uma
opção justa para muitos, os autores
depois de definir a ética e as
razões para adoção na educação a
distância. Os autores identificaram
oito esferas de preocupação para a
ética na educação a distância ou
seja, Serviços de Apoio ao Estudante
(Administração, admissão, critérios
de elegibilidade / Calibre,
aconselhamento acadêmico, meio de
instrução); Colaboração (Centro de
apoio ao aluno, como, por que eles
são selecionados); Credibilidade (Empregabilidade
vs Educação Continuada); duplicação
de esforços (Produção material,
Lançamento de programas, Escrita
Curso); Prestação de transferência
intersistematica (Falta de interface
para transferência de finalidade);
Conhecimento(atividade acadêmica,
atividade Administrativa, Recursos,
Pesquisas, Quem faz, como é feito).
Em cada esfera, os autores também
têm descrito os aspectos que se
enquadram no âmbito de cada gama de
preocupação. O autor também enumerou
as vantagens e limitações de
facilitar a ética na Educação a
Distância além de dar um breve
resumo sobre o Futuro da Educação a
Distância com base na ética.
Ugur Demiray – Anadolu
University – Eskisehir, Turquia
A educação a distância no Exército
Brasileiro - da infra-estrutura à
pedagogia
A educação como modalidade de
inclusão. Concepção
didático-pedagógica da EAD no
Exército Brasileiro. Capacitação e
aperfeiçoamento de pessoal.
Perspectivas e possibilidades para
aprimoramento da educação por meio
de concepção multimídia. Ewertton Carneiro Pontes -
Departamento de Educação e Cultura
do Exército (DECEx)
A Educação a Distância Formal no
Brasil: Outros Desafios
Contemporâneos
Hélio Chaves Filho - Secretaria de
Regulação e Supervisão da Educação
Superior (Seres) - Ministério da
Educação (MEC) SERES/MEC
Presidência de Mesa:
Hermelina das Graças Pastor
Romiszowski - TTS RJ
10h30 às 11h00
Intervalo para café e
visita a Expo-EaD
|
11h00 às 13h00
Sessões paralelas
Salas 1, 2 e 3
Encontro Estratégico das
Mantenedoras de Instituições que
Ministram EAD
O encontro será para troca de ideias
sobre os principais pontos de atrito
entre as IES e o MEC, sua nova
estrutura e seus avaliadores com as
Instituições que ministram EAD, os
resultados das reuniões e Audiências
Públicas com a Presidência do CONAES,
a atitude do CFESS, a Frente
Parlamentar para EaD e outros que
podem ser sugeridas pelas
mantenedoras de Instituições que
ministram EAD para a pauta do
encontro. Convidamos a todos para
estar nesta sessão, que vai preparar
o grupo de Mantenedoras de
Instituições que Ministram EAD para
retomar a proposta de identificar os
problemas comuns, elaborar proposta
de estratégias, planos de ações
específicas, para fortalecer o
“grupo de mantenedores” no âmbito da
ABED, criar critérios de liderança
para este grupo e outras ações que
surgiram durante o Encontro
Estratégico das Mantenedoras de
Instituições que Ministram EAD. Sob
os auspícios da ABED, fórum eleito
pela comunidade de EAD, as
reivindicações terão eco e, nosso
objetivo maior visa garantir o
avanço tranquilo e qualitativo da
EAD no Brasil.
Coordenação: João Vianney do Valle Santos e
Fredric
Michael Litto - ABED
Sala 4
Mesa Redonda - Direito na EAD -
Promover o debate e reflexões sobre
o impacto do direito nos processos
da Educação a Distância - EaD, em
especial, nas questões relativas à
gestão do trabalho docente do
professor e do tutor, tendo em vista
os seus contextos e especificidades
metodológicas e o desconforto
causado pelos prejuízos oriundos de
passivos trabalhistas resultado dos
desencontros oriundos da falta de
regulação no âmbito dos poderes
legislativo, trabalhista e
judiciário.
João Roberto Moreira Alves - IPAE
(participação virtual) Ricardo Holz - ABE-EAD (participação
virtual) Clarice Barreto SINPRO MG
(participação virtual)
João Mattar - Anhembi Morumbi Joelma De Riz -
FAESA
Coordenação: Enilton Ferreira Rocha - WR3EAD
Sala 5
Mesa Redonda - OCW
Coordenação:
Stavros Panagiotis Xanthopoylos -
FGV Online
Sala 6
Apresentações
Gestão em EAD, redes de aprendizagem
e criatividade no uso de recursos
Web 2.0 - Esta palestra abordará a
gestão técnica, comunicacional,
pedagógica e administrativa na EAD
com foco na interação, colaboração e
estratégias eficientes que favorecem
a aprendizagem. Serão apresentados
também ambientes virtuais Web 2.0
para a criação e a gestão de redes
colaborativas de aprendizagem.
Silvia Fichmann - Sei
Soluções Educacionais Inovadoras
Moodle 2.x: A nova era dos ambientes
de aprendizagem -
Moodle, o ambiente virtual de
aprendizagem mais usado do mundo,
implementou a partir da sua versão
2.0 algumas mudanças conceituais que
revolucionam o papel das tecnologias
educacionais numa organização. Mais
de que uma gestão avançada do
processo de aprendizagem, esta nova
fase permite a concepção de
eco-sistemas de aprendizagem abertos
e inter-conectados que potencializam
um aprendizado mais rico para os
alunos e um experiência de ensino
mais consistente aos professores e
tutores. Comunity Hub, conexão com
repositórios de objetos de
aprendizagem, mobilidade, novas
ferramentas de avaliação e
colaboração são algumas das
inovações que permitem repensar as
nossas maneiras de aprender e
ensinar. Romain Mallard - Digital
SK
Regulamentação
do Ensino a Distância na Educação
Básica nos Conselhos Estaduais
Cássio Cabral Santos - CEE Paraíba
A trajetória digital em comunidades
remanescentes tradicionais: a
construção da cidadania
Francisco Roberto Ferreira dos
Santoz - UCB
Coordenação: Roberto de Fino Bentes -
Sistema FIEP
Sala 7 Apresentações Institucionais
Unopar
(30’)
A integração pedagógica do binômio
professor e tutor no fortalecimento
da aprendizagem
Elisa
Maria de Assis
Hughes
(30’)
Solução Hughes educação para
cursos presenciais com mediação
tecnológica bi-direcional Apresentação da solução e dos
benefícios que a transmissão via
satélite bi direcional (interação
total de áudio e vídeo) pode
propiciar para qualidade da educação
a distancia e da educação presencial
com mediação tecnológica e dicas
pedagógicas sobre como utilizar o
uso dessa tecnologia no dia a dia da
instituição de ensino e das áreas de
treinamento e desenvolvimento das
corporações, para desenvolvimento de
habilidades e competências
gerenciais, comportamentais e
técnicas Andre Leutz
Secretária
de Estado de Educação do Amazonas –
SEDUC/AM
(60’)
Os desafios do Centro de Mídias no
Amazonas - Apresentação
sobre a implementação do centro de
mídias de educação no Amazonas,
solução inovadora encontrada pelo
governo do Amazonas, para oferecer
ensino médio aos alunos das
comunidades rurais do interior do
estado, utilizando videoconferência
via satélite. José Augusto de Mello Neto
Coordenação: Luci Ferraz de Mello - Hughes
Sala 8 Apresentações Institucionais
Universidade Estadual do Amazonas –
UEA (60’) A Universidade do Estado do Amazonas
no contexto das Tecnologias
aplicadas à Educação: uma
retrospectiva geral -
nesta
apresentação serão tratados os
conceitos de Ensino à Distancia,
Ensino Presencial Mediado por
Tecnologia e Ensino Presencial
Modular. E como a Universidade do
Estado do Amazonas vem atuando
nestas diferentes instâncias. Carlos Eduardo Gonçalves
Serviço Nacional de
Aprendizagem Industrial –
Departamento Nacional - SENAI
DN (60’)
Educação a distância para a
Indústria brasileira -
diante dos desafios de incrementar a
preparação da força de trabalho
visando atender as demandas do
crescimento econômico brasileiro, o
Sistema Indústria apresenta seus
programas nacionais de educação a
distância voltados para a formação
profissional, a educação de jovens e
adultos e a capacitação nas áreas de
gestão e inovação.
Paula Martini
Coordenação: Ivete Palange - ABED
Sala 9
(60 minutos) Mesa Redonda - Construindo um curso
a distância de educação musical: a
experiência da UAB – UFSCar
Em anos recentes, o ensino a
distância de música tem sido
desenvolvido de forma significativa
no Brasil. Uma das principais
experiências neste sentido vem sendo
realizada desde 2007 pela
Universidade Federal de São Carlos
(UFSCar), no âmbito do projeto
Universidade Aberta do Brasil (UAB),
tendo como foco a formação de
professores de música. Nesta mesa,
serão apresentados alguns dos
desafios encontrados na construção
desse curso, incluindo questões
sobre gestão pedagógica, uso de
tecnologia específica para educação
musical, supervisão de tutoria e
ensino de instrumentos musicais em
ambientes on-line. Soluções variadas
foram necessárias para lidar com as
diferentes áreas de estudo, tanto em
aspectos ligados ao fazer da música,
como percepção e criação musical,
como em outros direcionados à
formação pedagógica dos futuros
educadores, discutindo o papel da
cultura musical na sociedade
brasileira. O momento de reflexão
sobre tais assuntos é apropriado,
pois um ciclo inicial está sendo
concluído: as primeiras turmas do
curso de Licenciatura em Educação
Musical da UAB – UFSCar estão se
aproximando da formatura.
Glauber Santiago – Universidade
Federal de São Carlos
Isamara Alves Carvalho –
Universidade Federal de São Carlos
Coordenação: Daniel Gohn – Universidade
Federal de São Carlos
Sala 9
(60 minutos) Mesa Redonda -
Impacto sociocultural da EAD no
Maranhão: Inclusão social,
Metodologia de trabalho em EAD
Fluência tecnológica dos alunos da
EAD na região. O Estado do Maranhão
é um dos que apresenta o menor
Índice de Desenvolvimento Humano (IDH)
do Brasil e dos que apresenta uma
das maiores taxas de analfabetismo
do país. A partir desta triste
realidade, e tendo em conta o vasto
território do estado (217
municípios, muitos deles sem acesso
à Internet), a forma mais apropriada
de alcançar a universalização da
educação superior no território
seria através da modalidade de
Educação a Distância. Com o apoio da
Universidade Aberta do Brasil (UAB),
a UFMA está incrementando o número
de alunos tanto de graduação como de
pós-graduação em 23 municípios do
Estado que dão cobertura a outro
importante grupo de municípios (no
entorno de uns 115 municípios do
Estado) se esforçando por
desenvolver o máximo de qualidade, a
partir da metodologia aplicada que
inclui o uso de material impresso,
vídeo conferência com
interatividade, apresentação de
vídeo-aula e objetos de
aprendizagem, Ambiente Virtual de
Aprendizagem e um efetivo trabalho
de professores capacitados, dos
tutores on-line e presenciais. Em um
Estado com uns dos índices de
inclusão digital mais baixo do país,
a EAD esta preparando futuros
profissionais que, além de suas
competências na área do conhecimento
afim, apresentam um elevado domínio
do uso das ferramentas da Web. 2.0
tanto para o desenvolvimento da
profissão como para viver na Era
Digital de inícios do Século XXI,
enfim, o Estado do Maranhão nos
últimos 4 anos registra um crescente
resultado no uso das TICs devido a
grandes potencialidades da EAD.
OBJETIVO: Mostrar para a comunidade
acadêmica da EAD que a aplicação de
uma EAD com qualidade garante a
Formação profissional com
competências tecnológicas adequadas
para o Mundo do Trabalho e para a
vida. João Batista Bottentuit Júnior –
UFMA Othon de Carvalho Bastos Filho – UAB/UFMA
Coordenação: Reinaldo Portal Domingo - UAB/UFMA
Coordenação da Sala :
Rita Maria de Lino Tarcia - UNIFESP
Sala 10
Mesa Redonda - A
importância da comunicação/interação
na Educação sem distância
A proposta desta mesa é apresentar
métodos e projetos nos quais se
integrem atividades interativas que
articulam meios tecnológicos,
participantes remotos e presenciais,
evidenciando-se como essa
interatividade contribui para a
redução da percepção de distâncias
em projetos educacionais.
“Convergências interativas na
educação sem distância” Como é
possível desenhar atividades
interativas que articulam meios
tecnológicos, participantes remotos
e presenciais. E como essa
interatividade pode contribuir para
a redução da percepção de
distâncias. Romero Tori -
Participação Virtual -
USP - SP
“Motivação,
afetividade e proximidade na EAD”
Possibilidades de interações plenas
entre todos os participantes do
processo de aprendizagem na educação
sem distancias. Maria Alice Carraturi
- UNIVESP - USP
- SP
“Didática
intercomunicativa
para uma ESD”
Case desenvolvido em curso a
distância online para a formação de
tutores do SEBRAE-SP, que
privilegiou a anulação das
distâncias entre os participantes e,
principalmente, entre eles e a
docente, por meio de ações
colaborativas e muitas interações em
um processo comunicacional
multidirecional e intenso. Adriana Clementino -
SENAC SP
Coordenação: Vani Moreira Kenski -
USP - SP
Sala 11 Mesa Redonda -
A Universidade Aberta do SUS como
estratégia para qualificação em
larga escala dos trabalhadores do
Sistema Único da Saúde - Um dos
maiores desafios está no processo
de educação permanente dos
profissionais de níveis técnico e
superior que já se encontram atuando
nos diferentes níveis de atenção à
saúde e que devem se qualificar para
atuar nas políticas estruturantes do
SUS. Somente no caso da expansão
qualificada da atenção primária à
saúde, considerando-se a Estratégia
de Saúde da Família, são cerca de
110000 profissionais de nível
superior (médicos, enfermeiros e
odontólogos). A criação da UNA-SUS
com a formação de uma rede
colaborativa envolvendo as
instituições formadoras e os
gestores com suas demandas geradas a
partir da realidade de cada região
brasileira é uma iniciativa decisiva
de enfrentamento do quadro de
qualificação dos profissionais do
SUS.
CARLOS ALBERTO PEREIRA DE OLIVEIRA -
Fórum de Coordenadores da
Coordenação Nacional da Universidade
Aberta do SUS (UNA-SUS)
Rita Maria de Lino Tarcia - UNIFESP
Coordenação:
Rita Maria de Lino Tarcia - UNIFESP
Sala 12 Apresentações Institucionais
Blackboard
(30’)
Como Integrar Tecnologia Móvel &
Redes Sociais em Iniciativas de
Aprendizagem Raquel Oliveira
Unisul Virtual
(30’) UnisulVirtual – parcerias
estratégicas e crescimento
sustentável
- Na oportunidade será abordado um
histórico da UnisulVirtual
evidenciando a estratégia de
diferenciação, alianças estratégicas
e a preocupação com o crescimento
sustentável.
Alvaro José de Souto
Linha Verde Interativa
(30’)
Acessibilidade nos Ambientes
Virtuais de Aprendizagem: Da
Informação ao Conhecimento Ottmar Teske
Comunidade Virtual de
Aprendizagem da Rede das
Instituições Católicas de Ensino
Superior - CVA Ricesu
(30’) Gestão da EaD em Rede: 10 anos da
RICESU Artieres Estevão Romeiro
Coordenação: Consuelo Fernandes
- ABED
14h30 às 16h30
Sessões Paralelas
Sala 1 Workshop 1ª. parte
[tradução
simultânea] Espanhol
Hada Graziela Juárez Jerez -
Universidad Nacional de Córdoba
- Argentina
Os ambientes virtuais como uma
oportunidade de desenvolvimento para
as Universidades
[apresentação 1]
Conclusões a partir da
gestão, da pesquisa e da avaliação
Objetivo: Refletir sobre temas
centrais para a inovação tecnológica
nas instituições de educação
superior, tomando como pontos de
partida a gestão, a análise
realizada sobre diversas pesquisas e
a avaliação de diferentes programas
e projetos em educação a distância.
Conteúdos
1. A inovação tecnológica
Modelos de inovação
Etapas da inovação
Planejamento estratégico
2. A mudança institucioinal
A profissionalização da docência
como processo de mudança
O novo paradigma organizacional
A organização como sistema
3. Tecnologia e processo educacional
Uso das TICs
Mudança curricular e
metodológica
Inovação versus
interdisciplinaridade e pesquisa
4. Tecnologia e qualidade
Normas
Apoio à equidade
Desafios para a aprendizagem
Coordenação:
Arlette
Azevedo de Paula Guibert - ABED
Sala 2
Encontro com a Comissão Nacional de
Avaliação da Educação Superior do
Ministério da Educação -
CONAES Sérgio Roberto Kieling Franco
- Presidência da CONAES
A Educação a
Distância no Contexto do SINAES -
Com a publicação dos novos
instrumentos de avaliação de cursos,
houve uma mudança de perspectiva em
vários aspectos relativos à educação
a distância. O foco central
continua na promoção da qualidade da
educação superior e na produção de
subsídios para os processos de
regulação e supervisão do MEC. A
palestra pretende constituir-se em
um espaço de discussão e de trocas
entre as instituições e atores da
EAD no Brasil com a CONAES, órgão
coordenador do SINAES.
Coordenação: João Vianney do Valle Santos
Sala 5
(60 minutos)
Mesa Redonda – EAD e o Ensino de
Idiomas - A aprendizagem de idiomas, suportada
pelas novas tecnologias, no mundo
globalizado -
No mundo contemporâneo já não
existem mais barreiras geográficas,
as diferenças estão na cultura e na
língua. O Brasil é um país que não
adotou o segundo idioma, somos “monoglotas”.
Será que estamos preparados para o
mundo globalizado? As novas
tecnologias podem contribuir para
superar essa barreira?
O que é a globalização, porque é
importante e como
estamos respondendo? A
importância da aprendizagem de
línguas em um mundo globalizado
- Competir nos mercados globais de
hoje exige um esforço concentrado
de governos, empresas,
educadores, estudantes e
trabalhadores. Será explorado, neste
debate, o sentido e o alcance da
globalização, a importância para os
indivíduos, para as instituições
e para os líderes no Brasil,
considerando o papel da aprendizagem
de línguas nos mercados globais de
hoje. Duane Sider
- Rosetta Stone
Projeto FORTE – Formação e
Tecnologias no Ensino de Línguas -
Apresentar os resultados do projeto
FORTE – Formação e Tecnologias no
Ensino de Línguas: projetoforte.com.br.
Financiado pela FAPESB, o
projeto objetiva produzir tecnologia
educacional através da formação
continuada de professores de Língua
Inglesa na Bahia.
Rodrigo Camargo Aragão -
SEC BA
MAXIMIRA CARLOTA S. ANDRÉ - UFRGS
Coordenação:
Maria Alice Carraturi - Rosetta
Stone
Sala 5
(60 minutos)
Espaço reservado para apresentação
das Forças Armadas
Coordenação:
SALA N° 7
Apresentações Institucionais
Elsevier
Editora (30' minutos)
Soluções eletrônicas Campus/Elsevier
- A apresentação tem como objetivo
mostrar as soluções online que a
Editora Elsevier oferece para o
mercado de EAD. Além
de um breve descritivo do
trabalho da Elsevier ao longo dos
seus 438 anos de tradição em
publicações científicas, os
palestrantes apresentarão
as plataformas que permitem o
acesso ao conteúdo online da
Elsevier, como também
facilitam o uso da informação
científica, auxiliando estudantes,
professores e pesquisadores a
alcançar
em seus resultados com muito
mais rapidez e eficiência. As
plataformas abordadas serão MD
Consult, eVolution e ScienceDirect.
Mariana Meyer
Jobast
(30' minutos)
Educação, Núcleos de Produtos e
Tecnologias Educacionais Núcleo de Produtos e Tecnologias
Educacionais da Jobast Educação é um
espaço de discussão e pesquisa em
educação. É fundamental entender que
a tecnologia aplicada à educação, ao
mesmo tempo em que derruba
fronteiras e aproxima os que estavam
separados, cria uma nova
mentalidade de trabalho colaborativo
e de natureza multidisciplinar,
abrindo uma dimensão que pode
ensejar uma nova forma de avaliar os
investimentos feitos no campo
educacional. Sem dúvida, as
competências que estavam adormecidas
nos processos inertes da educação
tradicional, ao longo de muitos
anos, encontram um lugar propício
para desenvolver-se em ambientes
tecnológicos de ensino. Essa
expectativa tende a desobstruir os
caminhos da curiosidade científica,
do espírito de colaboração entre os
envolvidos nos processos, da prática
da investigação e do exercício da
autonomia. Tudo isso leva à
maturidade profissional e, acima de
tudo, à possibilidade de mudança no
papel da escola e a um conceito de
aprendizagem de tipo novo, cujo
resultado final não se resume a um
instante mágico operado num lapso de
tempo, mas remete a uma construção
social gradativa, em longo prazo,
que pode ser sentida a cada momento.
Carlos Alberto Farias Jennings
UNIASSELVI (60' minutos)
UNIASSELVI EM PERSPECTIVA -
proposta pedagógica; organização
operacional; estratégias de
permanência dos acadêmicos;
estruturação dos pólos; barco pólo.
Hermínio Kloch e Janes Fidélis
Tomelin
Coordenação: Arlette Azevedo de Paula
Guibert - ABED
Sala 8 Apresentações Institucionais
FGV On Line
Capitalizando nos interesses comuns
da EAD: acadêmico, corporativo e
geral Stavros P. Xanthopoylos
Colégio Militar de Manaus -
CMM Educação básica a distância:
potencialidades e desafios
da convergência de mídias na era
digital Robson Santos Silva
Coordenação: Rita Maria de Lino Tarcia - UNIFESP
07 Salas com
apresentações de TCs, 4
apresentações de 25 minutos por Sala
- total 28 apresentações de
TCs
Para conhecer os detalhes das
apresentações, clique na imagem
a
16h30 às 17h00
Intervalo para café, visita
a Expo-EaD e Lançamento de livros:
Realidade Virtual Aplicada ao Ensino
Autor(es): Cristina Jasbinschek
Haguenauer, Gerson Gomes Cunha e
Francisco Cordeiro Filho (org.) Editora CRV
Objetos de Aprendizagem para
Educação a Distância: Recursos
Educacionais Abertos para Ambientes
Virtuais de Aprendizagem
(participantes inscritos até
19 de agosto de 2011 e efetuado o
pagamento até 22 de agosto receberão
um exemplar desta obra)
Autor: Robson Santos Silva Editora: NOVATEC
Tutoria e Interação em Educação a
Distância Autor: João Mattar Editora: Cengage Learning
Estratégias de Ensino e
Aprendizagem em EAD
Tendências e Práticas Atuais Autores:
Letícia Machado dos Santos
Editora
Editora Fast Design/BA
|
17h00 às 19h00
Sala 1 Workshop 2ª. parte
[tradução
simultânea] espanhol
Hada Graziela Juárez Jerez -
Universidad Nacional de Córdoba
- Argentina
Ambientes Virtuais como uma
oportunidade de desenvolvimento para
as Universidades
Conclusões desde perspectiva de
gestão, pesquisa e avaliação
A inovação tecnológica é destacada
como um problema central para
instituições de ensino superior.
Essa reivindicação é apoiada por
decisões adotadas através de
experiências gestacionais, análises
efetuadas e resultados obtidos em
várias pesquisas, como conclusões
contraditórias de avaliação de
programas e projetos diferenciados
na educação a distancia.
Inovação Pedagógica:
Modelos de inovação; Estágios
de inovação; Planejamento
estratégico
Mudanças institucionais:
A profissionalização de
educadores como um processo de
mudança;
O novo paradigma organizacional;
Organizações como sistemas
Tecnologias e o processo
educacional: O uso de TICs;
Mudanças curriculares e
metodológicas; Inovação;
interdisciplinaridade e pesquisa.
TIC e Qualidade:
Normas e regulamentação; Apoio
a igualdade; Desafios na
aprendizagem
Coordenação: Arlette Azevedo de Paula Guibert -
ABED
Sala 2 Dialogo com a SERES/MEC
Hélio Chaves Filho -
Diretor de Regulação e Supervisão em
Educação a Distância
Coordenação: Fernando José Espanhol -
Unitins
Sala 7
Mesa Redonda
Os desafios da produção
de conteúdo para ambientes virtuais
de aprendizagem
Roger Trimer - Pearson Education
Brasil
Andrea Filatro
Direitos Autorais na Educação a
Distância
Onde começa e acaba a autoria? Como
proteger minhas criações? Em que
situações posso estar violando
direitos autorais? Estas e muitas
dúvidas são respondidas pela lei de
direitos autorais e pelas melhores
práticas de propriedade intelectual
na educação.
Roger Trimer - Pearson Education
Brasil
Coordenação: Roger Trimer - Pearson Education
Brasil
Sala 8 Mesa Redonda - Mobile Learning e a
EAD - “Mobile
Learning: limites, desafios e
potencialidades para a Educação em
espaços formais e não formais”
- Essa mesa se justifica pela
necessidade de melhor conhecermos os
limites, os desafios e as
potencialidades do Mobile Learning
em contextos formais e não formais
de educação. Assim, a proposta dessa
mesa consiste no compartilhamento de
pesquisas e projetos de
desenvolvimento e aplicação, na
área, a fim de fornecer elementos
para reflexão e discussão entre os
participantes.
Glauber Santiago (UFSCar)
Do mp3 ao smartphone: Experiência do
curso de educação musical a
distancia da UFSCar -
O curso de Educação Musical a
distancia da UFSCar tem passado por
um percurso interessante no que se
refere à utilização das tecnologias
voltadas para a EaD e a mobilidade.
Em primeiro lugar tivemos a
experiência de reflexões sobre a
produção de audiolivros para os
alunos ouvirem em mp3 players, em
segundo lugar realizamos um
levantamento sobre a utilização de
vídeo para aparelhos de mp4 e
celulares que resultou na criação de
um produto chamado Maximinivídeo.
Seguindo-se a isso partimos para
disponibilização de ambientes
virtuais de aprendizagem para
celulares. Para finalizar esta etapa
agora investimos na produção de
softwares educacionais para
smartphones. Esta apresentação visa
apresentar e fazer uma breve
reflexão sobre este percurso.
Bruno Duarte (SENAI Nacional)
Casos de sucesso com M-learning -
"Apresentação sucinta de casos
mundiais de sucesso com M-learning”
Eliane Schlemmer (UNISINOS)
m-learning e u-learning: novas
perspectivas para a Educação -
O viver e o conviver, na atualidade,
estão cada vez mais perpassados por
diferentes tecnologias digitais, as
quais provocam mudanças
significativas na forma como nos
comunicamos, nos divertimos,
trabalhamos, aprendemos, enfim, na
forma como vivemos e convivemos. No
âmbito da educação, elas têm
provocado o surgimento de novas
possibilidades, entre elas citamos o
m-learning e o u-learning,
conceitos que serão apresentados e
discutidos, a partir de resultados
de pesquisas interdisciplinares,
desenvolvidas na área.
Coordenação: Eliane Schlemmer –
UNISINOS
Sala 10
Mesa Redonda - Encontro de Designers
Instrucionais - “DI na prática:
Projetos relevantes em Design
Instrucional” -
A proposta desta mesa é a de
apresentar projetos considerados
relevantes que foram gestados como
trabalhos acadêmicos do curso de
pós-graduação/especialização em
Design Instrucional do SENAC/SP e
que se encontram em processo de
desenvolvimento em diferenciados
níveis de escolarização e
modalidades de ensino. A diversidade
dos temas; a maturidade das
propostas; as concepções e espaços
para os quais foram planejados
mostram a importância da boa
formação desses profissionais e sua
importância no desenvolvimento de
projetos em EAD de boa qualidade.
“A Utilização das Tecnologias
Interativas de Informação e
Comunicação para Dinamizar os
Processos de Ensino-Aprendizagem”
O trabalho ora apresentado objetiva
conhecer as funcionalidades das
diversas ferramentas interativas de
informação e comunicação
possibilitando o apoio dinâmico ao
processo ensino-aprendizagem.
Pretende-se, portanto, trazer
inovações para o perfil profissional
do professor da Educação Básica,
pois os alunos necessitam utilizar
recursos inovadores e motivadores
para garantia de uma aprendizagem
significativa na escola. É
necessário dotar os professores de
ferramentas para que possam conduzir
de forma mais interessante os
conteúdos a serem trabalhados com
seus alunos. Wilmara Messa - SENAC AM
“Design Educacional e Aprendizagem
na Educação Online: Disciplina do
Inglês no Ensino Superior” Os
materiais didáticos são recursos
importantes para a viabilização do
processo educacional e o
estabelecimento dos canais de
comunicação entre alunos,
professores mediadores e professores
conteudistas. Torna-se de
fundamental importância
dimensioná-los, a partir dos
princípios da proposta pedagógica do
curso e das reais condições de
acesso do público-alvo. A
construção desses materiais é
acompanhada por uma equipe
multidisciplinar, composta por
especialistas que apóiam o professor
autor ao longo de todo o processo de
produção do curso. Esta experiência,
com foco na interação entre alunos e
professores que será apresentada
neste trabalho, no contexto do
programa UNIVESP. Elizabete Briani Macedo Gara -
MenteCapta - Educação e
Informática
“Metodologia do Projeto: A
Sintaxe Visual” O design
instrucional deste curso tem por
objetivo proporcionar a ampliação do
repertório na linguagem visual de
designers e arquitetos,
possibilitando experimentações no
campo das cores e na percepção
visual do espaço. Para as
estratégias de efetividade na
aplicação do conhecimento sobre
estilos de ensino e aprendizagem,
empregamos ferramentas de mapeamento
propostas por Howard Gardner. O
projeto de design instrucional
permite que os alunos possam
interagir com colegas no Design
Museum - Second Life® ,
realizando simulações no laboratório
de cores, realizando experiências
perceptivas em tempo real no estúdio
de texturas, no banco de luz e
outros espaços diferenciados com
recursos que esta fabulosa
ferramenta permite.
Marcia Holland -
Istituto
Europeo di Design
Coordenação: Vani Moreira Kenski -
USP - SP
06
Salas com apresentações de TCs, 4
apresentações de 30minutos por Sala
- total 28 apresentações de
TCs
Para conhecer os detalhes das
apresentações, clique na imagem
19h00 às 21h00
Assembléia Geral da ABED - Posse da
Diretoria - Gestão 2011 -
2014 , renovação de 1/3 dos
Conselhos, relatórios de atividades
2010/2011
(Acesso restrito aos associados da
ABED com a situação regularizada
junto a Associação)
|
1° de
setembro de 2011 -
quinta-feira - (3° dia)
07:00 - 12:00 manhã livre
CITY TOUR (por adesão) e PASSEIO DE
BARCO (por adesão)
13h30
às 15h30
Sala 1
Mesa-Redonda Dados da EaD
Dados do ENADE sobre EaD
[documento 1]
Dilvo Ristoff -
Debatedores -
João Vianney do Valle Santos
CensoEaD.br 2011
(participantes inscritos até
19 de agosto de 2011 e efetuado o
pagamento até 22 de agosto receberão
um exemplar desta obra)
Consuelo Fernandes - ABED Ivete Palange - ABED
Coordenação: Ivete Palange -
ABED
Sala 6
Coordenação:
Sala 7
SENAC NACIONAL
(30')
SENAC
e as Ações Nacionais de EAD -
Missão, abrangência, atendimentos,
etc. Principais programas nacionais,
dentre eles o Programa SENAC de
teleconferência, a Rede EAD de Pós
Graduação e Série Radiofônica
Sintonia SESC / SENAC.
Daniela Papelbaum
Pearson Education Brasil (60’)
Soluções Pearson - Um compromisso
com a Educação - A Pearson
Education tem um compromisso com o
ensino e o aprendizado. Ano após
ano, no mundo todo, esforça-se para
fornecer os materiais didáticos mais
adequados às necessidades de
estudantes, professores e
instituições de ensino. Hoje, no
entanto, a necessidade de aumentar o
acesso à educação e à informação e o
crescimento do e-learning e do
ensino a distância representam novos
desafios, para os quais a Pearson
Education propõe suas Soluções.
Daniela Lopes -
Gerente de Soluções - Pearson
Education Brasil e Roger Trimer -
Diretor Editorial e de Conteúdo
Pearson Education Brasil
UNINORTE (30’) Título
Apresentador
Coordenação:
Sala 9
Mesa-redonda - Qualidade na Educação
Virtual
Fernando José Spanhol – Unitins
Patricia Torres Lupion – PUC PR
Kellen Dias de Barros
- FGV On Line - “Educação liquefeita
– qualidade em EAD na sociedade
líquida”
Coordenação: Jucimara Roesler UNISUL
Virtual
08 Salas com
apresentações de TCs, 4
apresentações de 30minutos por Sala
- total 32 apresentações de
TCs
Para conhecer os detalhes das
apresentações, clique na imagem
15h30 às 16h00
Intervalo para café, visita
a Expo-EaD e Lançamento de livros:
Educação no Contexto das Novas
Tecnologias: e a Contribuição do
Laboratório de Pesquisa em
Tecnologias da Informação e da
Comunicação - LATEC/URFJ Organizadores: Cristina Jasbinschek
Haguenauer e Francisco Cordeiro
Filho (org.)
Autores presentes:
Alvaro José Rodrigues de Lima,
Luciana Guimarães Rodrigues de Lima,
Fabiana Melo Macieira Lawinscky e
João Bechara
Editora CRV
Educaçã0 a Distância: O Estado da
Arte (EAD:EDA) Volume II (participantes inscritos
até 19 de agosto de 2011 receberão
um exemplar desta obra) Organizadores Fredric Michael Litto
e Manuel Marcos Maciel Formiga Editora Pearson Education Brasil
Dialogando sobre Metodologia
Científica Ymiracy Nascimento de Souza Polak
- Bolsista DCR FUNCAP José Alves Diniz - Universidade
Técnica de Lisboa José Rogério Santana - UFC
Universidade Federal de Lisboa Editora UFC
EaD na Prática Autores: Dilermano Piva,
Ricardo Pupo, Luciano Gamez
e Saulo Oliveira Editora Elsevier Editora
Ltda.
|
16h00
às 18h00
Sala 1
Apresentações Internacionais
(tradução simultânea)
Moçambique e a Garantia de uma
Educação à Distância de Qualidade
Moçambique tem uma história na
Educação à Distância que remonta ao
tempo antes da sua independência em
1975. No tempo antes da
independência eram oferecidos cursos
por correspondência, a partir de
Portugal, para coisas práticas da
vida. Após a independência, o
Ministério da Educação adaptou a
Educação à Distância para a formação
de professores do ensino primário.
Na década de 2000 Moçambique foi
marcado, em matéria de educação à
distância, por uma série de
iniciativas desde novos programas
até a formulação de uma política e
estratégia de educação à distância.
É sobre esta última que se vai
debruçar esta apresentação com
grande enfoque para as ações em
curso no sentido de se garantir uma
educação à distância de qualidade em
Moçambique.
Antonio Franque – Moçambique
Avaliação e credenciamento da
Educação à Distancia. O caso da UNED-
Espanha
As Universidades a Distancia e
Universidades Virtuais se encontram
ante a necessidade de demonstrar a
existência da idoneidade e qualidade
exigível em sua oferta de formação e
em seu funcionamento. O
credenciamento é um reconhecimento
público como resultado de uma
avaliação realizada por um órgão
externo aplicando princípios,
critérios, parâmetros, metodologia e
instrumentos objetivos e
verificáveis. Este credenciamento
garante créditos acadêmicos e
administrativos para as instituições
universitárias, a qualidade em sua
oferta –Planos de Estudos – a
competência de suas Equipes
Docentes, e conseqüentemente, o
reconhecimento do valor dos
Certificados emitidos e a preparação
de seus formandos. O
desenvolvimento do certificado é um
processo de ajuda que promove a
qualidade das instituições
universitárias para que mantenham a
vigilância e cumpram as metas e
objetivos e que garantam
efetivamente correspondendo ao que
ofereceram e ao que a sociedade
espera delas. A Universidade
Nacional de Educação a Distancia (UNED),
na Espanha, está submetida aos
mesmos critérios de exigência e
padrões de qualidade que as
universidades públicas de ensino
presencial; lhe afeta os distintos
programas e ações que se desenvolvem
desde a ANECA (Agencia Nacional de
Qualidade e Credenciamento). Santiago Arredondo – Espanha
Representante da Colombia
Duane Sider
- Rosetta Stone - USA
O Papel dos novos métodos e
tecnologias para a aprendizagem de
línguas na era da Globalização" -
esta apresentação revisa
brevemente a importância da
comunicação através das
linguagens no novo contexto global.
Discute novos métodos, pesquisas e
tecnologias que permitem sucesso aos
estudantes de línguas na era da
globalização
Coordenação: Renato Bulcão de Moraes - UNIP
Sala 3
Mesa Redonda - Uso de
tecnologias na Gestão de EAD Janae Gonçalves - UFRA
Liamara Scortegagna - UFJF Marcio Luiz Bunte de Carvalho - UFMG
Coordenação: Alexandre Peres de Pinho - UFSC
Sala 6
Mesa Redonda – EAD no ensino do EJA
Eduardo Alves - Instituto Monitor
Ieda Gomes Melo - SESI AM
Coordenação: Ana Elisa Spaolonzi Queiroz Assis
Sala 7
Apresentações Institucionais
SEBRAE NACIONAL
(60’)
EAD Sebrae: 10 anos de inovação -
em 2011 o Sebrae comemora 10 anos do
projeto “EAD – Cursos pela internet”
com mais de dois milhões de alunos.
A intenção não é apenas apresentar
números do projeto, mas, uma
reflexão de toda evolução da gestão
dos cursos, tutoria e práticas
pedagógicas. A linguagem dos cursos,
a questão da diversidade na
construção coletiva do conhecimento,
modelos de atendimento/interação,
adequação do LMS para o público
empreendedor, a avaliação de
desempenho dos tutores a partir de
um índice de desenvolvimento
pedagógico, todos estes pontos serão
apresentados na perspectiva de um
projeto que apesar de consolidado
busca inovar sempre.
Rodrigo Estrela de Freitas - Gestor
do Projeto “EAD – cursos pela
internet” do Sebrae Nacional
VAT (30’)
A Plataforma IP.TV da VAT
S.A. - Quem é a VAT, o Que é a
Plataforma, Funcionalidades, Cases e
Repercussão
na Mídia Eduardo Giráldez - Presidente VAT-IP.TV
UNIVIRR
(30’)
SUPERAR O MODELO TRADICIONAL DE
ENSINO, LEVANDO EM CONTA AS NOVAS
TEORIAS DA APRENDIZAGEM - A
Universidade Virtual de Roraima (UNIVIRR),
instituição pública de Educação
Superior a Distância, tem como
finalidade a integração entre
ensino, pesquisa, extensão e
tecnologia, contribuindo para o
exercício da cidadania no processo
de construção do conhecimento e da
cultura participativa.
Jairo
Amilcar da Silva Araujo - Reitor
UNIVIRR
Coordenação: Ivete Palange - ABED
08 Salas com apresentações de
TCs, 4 apresentações de 30minutos
por Sala - total 32
apresentações de TCs
Para conhecer os detalhes das
apresentações, clique na imagem
18h00 às 18h30
Intervalo para café, visita
a Expo-EaD e
Lançamento de livros:
18h30 às 20h30
Sala 1 Apresentações Internacionais
[tradução simultânea]
Inovações em ensino aberto e a
distância influenciada pelo STVU/Shanghai
Open University
Chen Xin -
STVU/Shanghai Open University
Retenção em
educação a distancia, estamos
reprovando nossos alunos?
Ormond Simpson - Fellow of
the Centre for Distance Education,
University of London International
Programmes (participação
virtual).
Papel de Liderança da Turquia entre
Instituições de Educação a Distância
na Região Oriente Médio
Esta apresentação irá
mencionar
as práticas
de educação a
distância na Turquia, e
irá analisar
e discutir o papel
de liderança que
deve ser realizada
pela Turquia
na região
da Europa
Oriental, Escandinávia,
Báltico,
turcos, no
Oriente Médio, Península Arábica
e
os países da
região Norte da África.
É um
fato bem conhecido
que as
organizações internacionais
de educação
a distância
no mundo não
estão bem
organizadas e funcionais
nesta área ou
para as
instituições regionais de
educação a
distância. Para preencher esta lacuna,
será argumentado
que a Turquia
pode ter
um papel de
liderança no campo da educação
à distância na
região e
pode organizar as práticas dos
países regionais
na academia
e na prática. Com
base neste argumento, a
estrutura da
organização em potencial e
as normas de
organização
serão discutidas.
Além disso, o
esboço da constituição da associação
recomendada será
apresentado,
a qual será
regulamentada e redesenhada
de acordo
com as outras.
Ugur Demiray - Universidade de
Anadolu - Faculdade de Ciências da
Comunicação - Turquia
Inovação no Contexto da Nova
Revolução Educacional
Ronaldo Mota - MCT
Coordenação: Fredric Michael Litto -
ABED e Renato Bulcão de Moraes
Sala 2
Mesa Redonda -
EAD e Educação Profissional e
Tecnológica
Maíra Moraes - Fundação Roberto
Marinho
Glacimar
Alves de Nazaré
- Instituto
Dom Moacyr - Acre
Claudia do Valle
- IFAM
Roberto Palhares - Instituto
Monitor
Coordenação Consuelo Fernandes -
ABED
Sala 3
Mesa Redonda
- O uso da modalidade a distância
nos cursos do PARFOR
Fábio Cardosos Maimone - PARFOR -
UNISANTOS Heden Clazio Dias Gonçalves - PARFOR/UFRA Licurgo Peixoto de Brito - PARFOR /
SEDUC-PA Martha Aparecida Santana Marcondes -
PARFOR / UEL Tatitana do Socorro Charone Pacheco
- PARFOR/UFRA
Coordenação: Janae
Gonçalves – UFRA
Sala 4
Gargalos/dificuldades na criação de
um processo licitatório -
A Capacitação Coorporativa utiliza
cada vez mais soluções de EaD. Isso
também serve para as instituições
públicas que, muitas vezes, possuem
servidores pulverizados por todo
território nacional. Em raras
exceções, as instituições públicas
podem escolher a empresa prestadora
do serviço, elas devem definir o
serviço e a empresa sairá de um
processo licitatório. Mas esse
modelo de contratação nem sempre é
eficaz, e às vezes pode trazer
problemas para as empresas
contratantes. Quais os problemas e
limitações de processos licitatórios?
Como tentar garantir a contratação
da empresa correta? Serão os temas
principais abordados nessa mesa, que
Coordenação:
Aisha
Paulo Fonseca Equipe ANP.net -
Universidade Corporativa Virtual da
Polícia Federal
Sala 5
Mesa Redonda - Metodologia de
acompanhamento de desempenho de
alunos dos cursos EAD
Gianna Roque (PUC-Rio)
Maria Alice Carraturi (Rosetta Stone
SP)
Fatima Lemos (SENAI-RS)
Coordenação: José Manuel Moran - Anhanguera
Sala 6
Mesa Redonda - EAD no
Ensino-Aprendizagem de Ciência e
Matemática - Apresentar e discutir experiências,
métodos e projetos, relacionados às
áreas de educação em ciências e
matemática, enfatizando propostas
que promovam o uso pedagógico de
diferentes tecnologias educacionais,
de forma a renovar, socializar e
facilitar o desenvolvimento do
processo de ensino- aprendizagem.
Angela Maria Pizzo -
UNIP - SP
O
Uso de Tecnologias Educacionais e
EAD no Ensino de Ciências e
Matemática no Ensino Básico
Exemplos
de uso de tecnologias educacionais e
EAD no ensino de ciências e
matemática em propostas
curriculares, extra-curriculares e
projetos interdisciplinares no
Ensino Básico. Discussão do uso
desde as ferramentas mais simples
até ambientes virtuais de
aprendizagem completos.
Cristiana Mattos Assumpção -
COLBAN - SP
Gil da Costa Marques -
UNIVESP/USP - SP
Rosângela Maura Correia Bonici -
Unicsul
Coordenação: Cristiana Mattos Assumpção -
COLBAN - SP
Sala 7
Apresentações Institucionais
IBMEC ON LINE (45’)
O aluno de EAD: perfil do
aluno no Brasil e no IBMEC -
Atitudes, perspectivas e tendências. Patricia Alberton IBMEC e João
Vianney do Valle Santos
CETAM (30’)
Os desafios da formação técnica
diante das diversidades geográficas
no Estado do Amazonas - apresentação
da instituição CETAM e as
estratégias para se fazer educação a
distância no Estado no Amazonas.
MARIA DO SOCORRO SERRÃO BRASIL
Grupo Uninter (45’)
Gestão Holística da Educação a
Distância de uma IES: um modelo
referencial - O nível de
complexidade da gestão da EAD em uma
IES com um grande número de cursos e
alunos requer uma estruturação
holística que garanta e supere os
níveis de qualidade exigidos pelos
processos avaliativos oficiais e
não-oficiais. O sistema holístico de
gestão do Grupo UNINTER se destaca
por sua macro estruturação que
garante a integração dos processos
gerenciais complexos.
Benhur Etelberto Gaio
Coordenação:
Sala 8
Mesa Redonda – EAD e a Defesa
Nacional
Ewertton Carneiro Pontes - DECEx -
Exército - EAD no Exército
Brasileiro - utilização da EAD
nos ensinos tipicamente militar
(formação e capacitação) e no ensino
acadêmico (parcerias) - não há
como executar educação a distância
sem uma infraestrutura consistente e
um modelo pedagógico adequado as
características profissionais dos
integrantes do Exército Brasileiro.
Murilo Luiz Cardoso Equipe ANP.net -
Universidade Corporativa Virtual da
Polícia Federal
Adílio Martins Moura Filho Cel Int -
Diretor do ILA Instituto de
Logística da Aeronáutica Carlos Henrique dos Santos - Cap Esp
Arm - Subdivisão de Ensino a
Distância – ILA
Coordenação: Robson Santos Silva - CMM
Sala 9
Mesa Redonda - Material
Didático
Ivete Palange - ABED Alfredo Eurico Rodrigues Matta -
UNEB
Viviane Goi - Editora Saraiva
Coordenação: Greicy Kelli Spanhol Lenzi - UFSC
Sala 10
Mesa Redonda: Redes
Sociais e Educação a Distância -
Nos últimos anos, as redes sociais
têm sido intensamente incorporadas à
educação. Tanto a discussão teórica
sobre redes sociais quanto o uso de
Facebook, YouTube, Twitter, games e
mundos virtuais, dentre outras
redes, têm se colocado como desafios
para alunos, professores,
profissionais de tecnologia e
gestores de educação. Esta mesa
propõe-se a discutir o uso de redes
sociais em educação em geral, e
especificamente em educação a
distância.
Web 2.0 e Redes Sociais na Educação
- Conceitos de Web 2.0 e Redes
Sociais. Aprendizagem na web 2.0 e
em redes sociais. Algumas
plataformas e ferramentas (wikis,
Facebook, Twitter e games). Dos LMSs
aos PLEs. Senaed virtual e Jovaed.
MOOCs.
João Mattar -
Anhembi Morumbi
Redes Sociais no Ensino Básico:
Falando a linguagem da nova geração
- Com a velocidade de mudanças de
tecnologia cada vez mais acelerada,
nota-se a mesma velocidade de
mudança nas gerações de alunos que
chegam às nossas salas de aula. O
professor é desafiado a buscar novas
maneiras de se comunicar com o seu
aluno, de forma a aprimorar cada vez
mais o processo de
ensino-aprendizagem. As redes
sociais hoje são as ferramentas mais
populares entre estes jovens, e
abrem uma oportunidade única não só
de se comunicar com o seu aluno,
como também de oferecer um ensino
mais individualizado, personalizado,
autêntico e significativo. Nesta
apresentação serão mostrados
exemplos de usos de Redes Sociais
para fins educacionais no nível
básico de ensino, fazendo uso de
todo o potencial que estas novas
tecnologias oferecem.
Cristiana Mattos Assumpção - Colban
Formação de professores e rede
social online no Second Life
-
As atuais tecnologias digitais,
entre elas os ambientes virtuais de
aprendizagem, a Web 2.0, os mundos
virtuais em 3 dimensões, entre
outros, podem contribuir para
superar o limite da distância
geográfica. Isto possibilita a
construção de uma forma de trabalhar
colaborativamente, em projetos
comuns na formação de professores,
estabelecendo uma rede social online
em metaverso.
Ederson
Locatelli - UNISINOS
Convivência e Produção
Colaborativa/Coletiva/Cooperativa em
Redes Sociais -
Os desafios que nossa cultura nos
impõe para uma convivência e uma
produção efetivamente
colaborativas/coletivas/cooperativas.
Produção coletiva é, sobretudo,
fruto de negociação e articulação, o
que nem sempre ocorre nas redes
sociais. A produção efetivamente
colaborativa nas redes exige a
capacidade de nos desprendermos de
uma quase sempre posição de
julgadores e tentar compreender o
lugar do outro, o pensamento do
outro. A falta de habilidade para
conviver com posicionamentos
distintos é um entrave que
professores e alunos enfrentam nas
redes sociais, que acaba limitando a
exposição de ideias. A apresentação
explorará os resultados do uso do
YouTube como rede social no Senaed
virtual e na Jovaed.
Joelma de Riz
Redes Sociais e Tecnologias Digitais
-
conceitos
de Homo Zappiens e Capital Social.
MMORPGs (Massive Multiplayer Online
Role-Playing Games – Jogos Massivos
de Interpretação de Personagens para
Múltiplos Jogadores) e Jogos Epistêmicos. Estilos de aprendizagem
e ferramentas para a construção de
Redes Sociais Educacionais. Uso de
técnicas computacionais para o
estudo de redes sociais.
Pollyana Notargiacomo Mustaro
Coordenação: João Mattar -
Anhembi Morumbi
Sala 11
Mesa Redonda: Apresentações
IC3 - ISTE - Alfabetização Digital -
O IC3 é um programa de certificação
que mede com precisão e
confiabilidade os seus
conhecimentos, suas habilidades e a
capacidades tecnológicas em três
áreas fundamentais: hardware,
software e seus aplicativos , redes
e internet. Utiliza a metodologia de
projetos práticos com simuladores e
exames online. Atende às normas
internacionais da: CompTIA, NSSB e
ISTE. Durante o encontro serão abordados
os critérios internacionais para a
Alfabetização Digital e as
estratégias para o mapeamento de
competências digitais para públicos
migrantes e nativos digitais, além
de expostos cases de sucessos ao
redor do mundo.
Ery Clovis Petry Jardim Junior
- SENAC RS
Massa, tempo e espaço não são mais
tão importantes. E agora?!
Para onde vai a Educação?
Dércio Luiz Reis - JOBAST
Espaço reservado para apresentação
das Forças Armadas Título: Apresentador
Educação presencial distribuída: um
modelo para o atendimento a adultos
em privação de liberdade no Estado
de São Paulo -
o Estado de São Paulo possui
atualmente cerca de 170 mil homens e
mulheres em privação de liberdade.
Esta população ocupa 152 unidades
prisionais, distribuídas em
diferentes regiões geográficas do
estado. Embora presas, estas pessoas
não podem ser excluídas do direito
básico e inalienável à educação, que
configura uma das ações de
“tratamento penitenciário” previstas
pelo ordenamento jurídico brasileiro
e por tratados internacionais.
Decorrente tanto de seu contexto
penitenciário específico, quanto das
normativas nacionais e
internacionais de atendimento à
população prisional, o Estado de São
Paulo está implantando um modelo de
educação presencial distribuída,
suportada por intenso uso de
tecnologias, por meio do qual
pretende-se aprimorar as ações
educacionais desenvolvidas nos
presídios paulistas desde 1979.
Multissetorial, o modelo envolve
diversas Secretarias de Estado e
alia as potencialidades trazidas
pelas novas tecnologias ao capital
humano existente nas próprias
unidades prisionais, seguindo os
princípios do socioculturalismo e da
educação ao longo da vida.
Felipe Athayde Lins Melo
-
FUNAP - Fundação Estadual de
Amparo ao Trabalhador Preso
Coordenação: Rita Maria de Lino Tarcia - UNIFESP
Sala 12
Mesa Redonda
Criando relacionamentos: Os sucessos
e os desafios de uma metodologia
interativa e participativa de ensino
a distância
[documento]
A proposta desta mesa é discutir os
desafios e os sucessos inerentes ao
uso de métodos interativos e
participativos de ensino a distância
com dois diferentes tipos de aluno:
de graduação e de pós-graduação,
apontando melhores práticas e as
lições aprendidas.
UNISINOS: Carmem de Souza, Unidade
de Educação Continuada
Universidade Federal do Ceará:
Mauro Pequeno, Diretor do Instituto
Virtual UFC
Universidade Federal de Juiz de
Fora: Marcus David, Diretor da
Faculdade de Administração e
Ciências Contábeis
Universidade Estadual do Maranhão:
João Augusto Ramos, Diretor da
UEMANET
Coordenação:
Ana Lúcia Kazan – INEPAD
|
|
2
de setembro de 2011 -
sexta-feira (4° dia)
08h00
- 10h30
Sala 1
Workshop 1ª. parte
[tradução simultânea]
Michael P Hruska -
Problem Solutions - EUA
Sala 02
Encontro de Professores e Tutores de EaD
O Encontro de Tutores e Professores
de EaD dá continuidade ao Encontro
de Professores de EaD, realizado no
Senaed em João Pessoa. Ele partirá
de um documento produzido
colaborativamente no Senaed, que
aborda temas como docência em EaD, a
precarização do trabalho docente, o
trabalho dos tutores na UAB -
Universidade Aberto dA Brasil, a
importância da formação de
professores para EaD e questões
trabalhistas, dentre outros
assuntos. O objetivo do encontro é
debater estes e outros pontos para
aperfeiçoar a redação do documento
produzido no Senaed, para posterior
envio a representantes do governo e
instituições.
Coordenação: João Mattar - Anhembi Morumbi
Sala 05
Mesa Redonda - Educação a distância
na USP: da Concepção à Realização -
As iniciativas de Educação a
Distância (EaD) na Universidade de
São Paulo (USP) visam atender a
necessidade de acesso ao ensino
superior, preservando a qualidade
dos cursos por meio de práticas
inovadoras. A proposta inicial é a
formação de profissionais de
educação do estado que contribuam
para a melhoria do sistema
educacional público e privado. Neste
processo existe uma articulação
entre os professores autores -
eminentes especialistas em suas
áreas de atuação, os quais levam a
qualidade dos conteúdos USP para a
EaD, e entre profissionais
capacitados, com formação
multidisciplinar, responsáveis pelo
processo de transposição deste
conteúdo para o ambiente virtual.
“Estrutura e
organização da EaD na USP” - EaD
na USP: estrutura da organização
institucional. Modelo de gestão EaD
da USP por meio da articulação dos
grupos de trabalho: design
instrucional, apoio
técnico-pedagógico (helpdesk),
produção de material didático,
mídias, infra estrutura,
administração e gestão, assessoria
para tutores, assistência jurídica e
polos de apoio presencial.
Diretrizes da metodologia USP:
metamodelo pedagógico. Etapas dos
processos de gestão na criação,
produção e suporte aos cursos a
distância. Apresentação do projetos
EaD: Redefor e Univesp. Gil da Costa Marques -
UNIVESP/USP
“O Centro de Ensino e Pesquisa
Aplicada” Histórico do CEPA,
principal centro de criação,
transposição e produção de material
didático da USP, voltado para EaD,
lousas eletrônicas etc. Apresentação
da equipe multidisciplinar e dos
projetos dos quais o CEPA
participou, como a comunidade
virtual da USP, o Stoa, o e-Física
etc. Maurício Rheinlander Klein -
CEPA/USP
“O processo de criação,
transposição e produção de materiais
didáticos para EaD” Apresentação
do processo de produção, as
ferramentas e tecnologias
utilizadas, a integração das equipes
acadêmica, pedagógica e técnica, as
práticas inovadoras e o ambiente
virtual de aprendizagem dos projetos
Redefor e UNIVESP. Ivan Ramos Pagnossin -
CEPA/USP
Coordenação: Vani Moreira Kenski
- USP - SP
Sala 6
(60 minutos)
Mesa Redonda - EAD nas Escolas de
Governo
Tarcilena Polisseni Cotta Nascimento
- ENAP Olga Cristina Rocha de Freitas -
Escola de Governo do Distrito
Federal
Coordenação: Claudia Cristina Müller - ESEDH
Sala 6
(60 minutos) RBAAD - Revista Brasileira
de Aprendizagem Aberta e a Distância
Carlos Eduardo Bielschowsky - Editor
da RBAAD
Fredric Micahel Litto - Presidente
da ABED Waldomiro Loyolla - Presidente
Conselho Científico da ABED
Coordenação: Marcio Luiz Bunte de Carvalho - UFMG
Sala 08
Mesa Redonda - EAD na Justiça
Estudo técnico do Moodle 2.0
Aspectos Tecnológicos na Implantação
e Sustentação da EAD. Cuidado nas decisões
técnicas, Montagem dos Ambientes,
Autenticação manual ou serviço de
autenticação, Limites da
Personalização, Organizar para
crescer ou crescer para organizar ?
Barreiras Técnicas: A Rede de dados
e as limitações impostas pela
segurança, Limitação de velocidade
de Banda, Sustentabilidade dos
Ambientes: Alta performance ,
Até onde avançar ? AVA: Somos Moodle
ou estamos Moodle? Versão 2.x,
Criação de Plugins. Dione Almeida -
Tribunal Regional Eleitoral do Rio
Grande do Sul
Utilização
das redes sociais na EaD, caso
Facebook. José Erigleidson -
Tribunal Regional do Trabalho da 2ª
Região
Contratação e Avaliação de Cursos a
Distância -
Desenvolvimento da Educação
Corporativa no TJMS, Como definir se
o curso é presencial ou a distância?
Metodologia da EaD, Formas de
Contratação da EaD, Diferencial da
Empresa a ser contratada, Avaliação
de Resultados da EaD. Margarida Machado -
Tribunal de Justiça do Mato Grosso
do Sul
Criação do Centro de Educação a
Distância - CENTRO DE ENSINO A
DISTÂNCIA DO PODER JUDICIÁRIO DO RIO
GRANDE DO SUL E SEU PROGRAMA DE
EDUCAÇÃO CONTINUADA A DISTÂNCIA - A
consolidação do projeto de educação
a distância para os integrantes do
poder judiciário do Rio Grande do
Sul, em ambiente virtual de
aprendizagem, cooperativo e
colaborativo, apresenta-se nos
resultados dos diferentes cursos
realizados, desde o ano de 2004,
vindo ao encontro dos objetivos
estratégicos organizacionais de
“elevar a capacidade de realização
das pessoas e de promover o
conhecimento estratégico
institucional”. O programa de
educação continuada a distância do
CEAD objetiva promover a
implementação de mudanças de médio e
longo prazos, de forma duradoura e
extensiva, superadas as barreiras de
tempo e espaço, fundamentado em
conceitos pedagógicos que
privilegiam a autonomia e a
interação entre professor-aluno e
aluno-aluno. Na exploração do
espaço-núcleo existente entre o
fazer e o compreender, em
processos coletivos de aprendizagem
e contexto de desenvolvimento de
competências, viabilizam-se a
auto-realização do indivíduo e o
sucesso da organização, em uma
permanente construção do
conhecimento. Mary da Rocha Biancamano
- Tribunal de Justiça do Rio
Grande do Sul
Campus Virtual e Acordos de
Cooperação Técnica
Nilze de Sá Sampaio
- Tribunal Regional do
Trabalho da 8ª Região
Coordenação: Diogo Albuquerque Ferreira -
CNJ
Sala 10
Mesa Redonda – EaD nas
instituições de ensino superior da
Amazônia (1ª. parte)
Amazonas - UEA
Rondônia -
Roraima – UNIVIRR - Walter Leite
Junior - Pro-Reitor Pesquisa,
extensão e Inovação Tecnológica
Amapá – UNIFAP - Elda Gomes Araújo
EaD da UNIFAP
Demilto Yamaguchi da Pureza -
Universidade Federal do Amapá.
Coordenação: Robson Santos Silva - CMM
Sala 12
Mesa redonda: MBA À DISTÂNCIA:
melhores práticas -
A proposta desta mesa é compartilhar
as lições e os desafios aprendidos
na condução bem sucedida de MBAs à
distância, in-house e customizados.
Será discutida a experiência dos
participantes, suas melhores
práticas, sua metodologia, com a
participação de usuários e
professores.
Carmem de Souza - UNISINOS
Mari Kimiko - FGV ONLINE Carlos Longo - IBMEC
Martha Mangueira- BB
Stavros Xanthopoylos - FGV ONLINE
Coordenação:
David Forli – INEPAD
05 salas para apresentações de TCs,
5 apresentações de 30minutos por
sala – total 25 apresentações de TCs
Para conhecer os detalhes das
apresentações, clique na imagem
10h30 - 11h00
Intervalo para café e visita a
expo-ead
|
11h00
- 13h00
Sala 1
Mesa Redonda EaD na Área da Saúde -
a mesa visa discutir a
apropriação da modalidade nas
organizações, tendo em vista que a
EAD já é considerada como uma das
principais estratégias para a
explicitação e compartilhamento de
saberes, assim como para o
aprimoramento e consolidação
dos processos de trabalho por meio
do consenso entre os agentes do
processo educativo. Destaca-se
como elementos que contribuem para a
viabilidade técnico-pedagógica, o
material didático como mediador
entre o aluno e o aporte
teórico-metodológico e a
incorporação tecnológica, colocada
como facilitadora da comunicação e
interação humana. Entretanto, como
apropriar os conhecimentos
recém-construídos no campo da
prática, sem promover a ruptura de
ações já organizadas, gerando ganho
de valor para as organizações?
Apropriação da EAD em processos
institucionais/organizações de
educação em saúde
Elomar Christina Vieira Castilio
Barilli
Apropriação politico-institucional/organizacional
(dentro da abordagem das
organizações que aprende)
Lúcia Dupret
Apropriação das tecnologias
educacionais
Mauricio De Seta
Apropriação do material didático
como mediador aluno-profissional/construção
do conhecimento
Henriette Santos
Coordenação:
Elomar Christina Vieira Castilio
Barilli - FIOCRUZ
Sala 2
Mesa
Redonda: Educação com
Mediação Tecnológica
Walter Leite Junior -
Almir Coelho Sobrinho - Secretaria
de Ciência e Tecnologia Francisco Solon Lula de Oliveira -
Letícia Machado dos Santos - SEC BA
Adriano Breunig - Secretaria de
Ciência e Tecnologia José Augusto de Melo Neto –SEDUCAM
Eduardo Giráldez - IP.TV/VAT S.A.
Coordenação: José Augusto de Melo Neto –SEDUCAM
Sala 3
Mesa Redonda:
O sistema e-Tec Brasil
Esta sessão especial propõe reunir
pesquisadores e integrantes do Forum
de Educação profissional Técnica na
modalidade a Distância para discutir
políticas e linhas de
pesquisa e fazer o lançamento
do Currículo Referência do
Sistema e-Tec Brasil.
Madson Teles de Souza/IFTO Paulo Dutra/UFRPE Francisco Houseman Maia/IDMAC
Walter Ruben Iriondo Otero/UFPEL
Coordenação: Araci
Hack Catapan/UFSC
Sala 4
Mesa Redonda:
Formação de Tutores e Docentes
A proposta desta mesa é apresentar
experiências diferenciadas na
formação de tutores e docentes, em
universidades públicas e privadas, e
em escolas de governo. Discutir como
diferentes formatos de capacitação
presenciais, virtuais e mistas, em
ações formativas integradas,
oportunizando um mapa de
oportunidades na formação de tutores
e docentes, apoiado por vários meios
tecnológicos.
Claudia Cristina Muller -
Universidade Estadual de Ponta
Grossa (UEPG)
Docência, Tutoria e Coordenação -
Integração Necessária, Formação
Permanente: Experiência do NUTEC/UEPG
O Programa de Formação
Continuada 2011 do NUTEAD / UEPG foi
organizado para: (i) docentes
(pesquisadores e formadores), (ii)
tutores, (iii) coordenadores de
Curso, (iv) coordenadores de Tutoria
e (v) coordenadores de Polo, com 150
h de capacitação, sendo 70%
presencial e 30% a distância para
cada grupo. Contou com 560 tutores e
docentes, além da equipe
técnica-pedagógica e administrativa
do NUTEAD / UEPG. Foram
oportunizadas conferências,
dinâmicas de grupo, práticas de
laboratório, curso intensivo de
Mídia Training, atividades no
ambiente virtual de aprendizagem (AVA),
Grupos de Trabalho (GTs) e Seminário
para apresentação do resultado dos
GTs, além de peças de teatro.
Utilizou-se o AVA como repositório,
para desenvolvimento de atividades,
interação, fóruns, pesquisas
elaboradas no Google Docs e linkadas,
etc. O programa de formação
contemplou os seguintes temas:
Fundamentos e Políticas em EaD e o
Sistema UAB, Como aprimorar ações de
apoio ao aluno da EaD, Formação de
tutores com ênfase na
interatividade, Do conteúdo à ação:
o design de atividades em EaD,
O aluno da EaD no Sistema UAB,
Comunicação, Interatividade e
tutoria em EaD, Novas tecnologias e
produção de material didático em EaD,
Mídias e ambientes virtuais,
Relações Humanas e EaD, Prática
tutorial no sistema UAB, Gestão
pedagógica e administrativa de polos
da UAB, Repositórios, referatórios e
recursos educacionais abertos,
Ambiente virtual Moodle:
gerenciamento e ferramentas no
Sistema UAB, Avaliação em EaD e o
Sistema UAB. Alguns produtos foram
gerados a partir deste Programa de
Formação: fascículo sobre Formação
de Tutores, pesquisa do perfil dos
alunos do sistema EaD na UEPG,
pesquisa sobre o nível de
conhecimento de informática;
pesquisa sobre estilos de
aprendizagem, etc. Os Grupos de
Trabalho foram divididos por temas
de interesse e atuação, sendo: GT
Estratégias de Tutoria, GT Recursos
Multimídia na Educação, GT Avaliação
em EaD , GT Produção de material
didático com ênfase no design
de atividades e GT Gestão de Polos.
Uma questão importante para o êxito
do Programa de Formação foi a
avaliação e o monitoramento
constante para a correção de rota e
as reuniões constantes para
redefinições e atendimento às
necessidades de capacitação de cada
um dos grupos. Decidiu-se, para este
Programa de Formação, ações
diferenciadas de formação, ousando,
criando, lembrando que os
profissionais não nascem prontos,
eles nascem “não-prontos e vão se
fazendo”, vão se construindo e se
aperfeiçoando.
Jucimara Roesler – Unisul Virtual
Qualidade da Docência na EaD
Nesta apresentação pretende-se
discutir o caminho percorrido em
busca da qualidade nos programas de
Educação a Distância, com foco no
desempenho dos professores que atuam
na docência a distância.
Apresenta-se que a busca pela
qualidade não é um fator isolado,
devendo estar presente em cada
processo, valorizando-se
especialmente os talentos humanos.
Neste cenário, aborda-se o papel
desenvolvido pelo Docente para o bom
funcionamento da metodologia de
Educação a Distância. Descrevem-se
as estratégias para avançar em
qualidade na Educação a Distância,
representada por ações permanentes
de capacitação dos docentes,
seguidas pela assessoria pedagógica
em todas as suas atividades e que
culmina no processo de alocação
destes docentes nas disciplinas
ofertadas com base nos indicadores
de desempenho obtidos durante este
processo. Por fim, discutem-se as
perspectivas de formação continuada
em serviço dos docentes visando a
prevenção e correção das
dificuldades identificadas ao longo
do acompanhamento pedagógico.
Selma Maria de Medeiros -
Escola de Governo do Rio Grande do
Norte
Tutoria em Cursos Estruturados na
Plataforma Moodle
O projeto do curso Tutoria no
ambiente Moodle foi desenvolvido na
Escola de Governo do Rio Grande do
Norte, por intermédio da plataforma
Moodle da EGRN. Com as acentuadas
transformações tecnológicas em
curso, no mundo contemporâneo, novas
oportunidades e desafios se colocam
para o campo da formação de
servidores públicos. Coerente com
seu Projeto Político Pedagógico, a
Escola de Governo do Rio Grande do
Norte – EGRN investe há vários anos
em novas possibilidades ofertadas
pela educação a distância. Essas
novas estratégias de
ensino-aprendizagem se valem de
inúmeras ferramentas e procedimentos
– tradicionais conjugados com os
mais recentes – porém sempre tendo
na base a ideia de que educar
permanece sendo um ato intencional
que se concretiza numa relação entre
pessoas. Educar com tecnologias pode
tornar o processo de ensino e
aprendizagem mais dinâmico,
flexível, contextualizado,
empreendedor e inovador. Neste
sentido, a escola de Governo vem
buscando capacitar os servidores em
programas de Educação a Distância de
forma a disseminar as ações por todo
o estado, atendendo a pequenos
grupos com cursos sobre tutoria e
educação a distância. O curso
Tutoria no ambiente Moodle se
desenvolve em ambiente próprio da
Escola de Governo e com tutoria
através de servidores já capacitados
pelo programa de Educação a
Distância.
Luciene Iahn - Fundação de Educação
Superior do Paraná (FESP)
Capacitação Docente: Ação Constante
na FESP-PR
Nesta apresentação pretende-se
demonstrar como ocorre a capacitação
docente na Fundação de Estudos
Sociais do Paraná – FESP implantada
a partir da adoção de um ambiente
virtual de aprendizagem – AVA em
complementação ao ensino presencial
levando-se em conta que a
instituição já utilizava este
ambiente somente para as disciplinas
oferecidas na modalidade de EaD.
Ocorre um trabalho intenso e
gradativo na busca de uma mudança
cultural na instituição,
considerando sua tradição, o perfil
do corpo docente e discente.Com a
adoção voluntária dos professores no
uso do AVA percebeu-se uma melhor
integração de todos os participantes
e uma melhora na qualidade do
ensino, além de fortalecer o
reconhecimento de melhores práticas
educacionais a distância, como as
disciplinas que ocorrem na
modalidade de EaD.O AVA, Ambiente
Virtual de Aprendizagem da FESP,
tornou-se uma realidade na
instituição e uma ferramenta
tecnológica educacional
imprescindível para a realização de
boa parte das disciplinas
presenciais nos diferentes cursos
que a instituição possui e tem
contribuído muito para o crescimento
e oferta de novas disciplinas em EaD,
além de facilitar a prática docente.
Hoje a FESP conta com boa parte do
seu corpo docente empenhado em
desenvolver melhorias na sua prática
pedagógica e no uso do AVA.
Coordenação:
Roberto de Fino Bentes -
Sistema FIEP
Sala 5
Mesa Redonda: Sistema Universidade
Aberta do Brasil (UAB)
João Carlos Teatine – Diretor de
Educação a Distância
Coordenação de Aperfeiçoamento de
Pessoal em Nível Superior, do
Ministério da Educação (CAPES/MEC)
Coordenação:
Sala 06
Mesa Redonda:
Estratégias Andragógicas para Cursos
a Distância
A proposta desta mesa é
discutir a aplicação de conceitos
fundamentais da Andragogia em cursos
de Educação a Distância, com
exemplos e propostas de metodologias
ou abordagens didáticas que visem
criar experiências de aprendizagem
pelas quais os adultos são apoiados
no sentido de uma transição de
aprendizes dependentes para
aprendizes autodirigidos,
aproveitando as possibilidades
abertas pela Convergência Digital.
Princípios andragógicos
fundamentais aplicados à EAD -
A convergência digital abre novas
possibilidades para dar forma e
moldar as experiências de
aprendizagem de adultos,
especialmente no conhecimento prévio
de suas necessidades, das vivências
anteriores que teve e na inovação
possível quanto às orientações para
a aprendizagem que precisam ser
urgentemente adotadas pelas
instituições educacionais e
programas organizacionais de
capacitação.
Luciano Sathler - ABED /
Universidade Anhanguera - Uniderp
Aprendizagem do adulto –
desafio para o docente EAD -
No ensino superior, o processo de
ensino e aprendizagem pressupõe a
capacidade didático-pedagógica dos
docentes em suas atividades
cotidianas. Na EAD, além desse
desafio há a mediação tecnológica
impactando ou alterando essa
relação. Como pensar ações docentes
efetivas para garantir ao publico
adulto uma aprendizagem
significativa mediada por suporte
tecnológico?
Adriana Barroso de
Azevedo - Universidade Metodista de
São Paulo
Rodada de conversações
Cada participante tem a
possibilidade de se sentar junto aos
coordenadores da mesa e apresentar
suas idéias, apontar contradições,
inquietações e sugestões de
temáticas a serem aprofundadas em
futuros eventos que permitam abordar
a relação andragogia e EAD.
Coordenação:
Luciano Sathler - ABED /
Universidade Anhanguera - Uniderp
Sala 07 Mesa Redonda: Movimentos para EAD
Representante da Frente Parlamentar
da Educação Profissional e Ensino a
Distância
Luiz Gomes – ANATED Associação
Nacional dos Tutores da Educação a
Distância
Marta Kratz – ANAED Associação
Nacional de Educação a Distância -
A Importante participação dos Pólos
de Apoio Presencial No projeto de
EAD
Ricardo Holz – ABE EAD Associação
Brasileira dos Estudantes de
Educação a Distância
Coordenação:
Rita Maria de Lino Tarcia – ABED
Sala 8
Mesa Redonda: Perspectivas de
Convergência, Interatividade e
Mobilidade no Espaço Educacional -
Educação Formal, Informal e
Corporativa
Gilmar Mazurkievicz – UNC
Juscimara Roesler – UNISUL Margarete Lazzaris Kleis – Delinea
Coordenação:
Larissa Kleis Pereira – Delinea
Sala 9
Mesa Redonda: Encontro das
Universidades Corporativas
Consuelo Aparecida Sielski Santos
- Universidade Corporativa dos
Correios O que é a UniCorreios, EAD na
UniCorreios, O caso das Redes
Virtuais, Os desafios em EAD.
Clayton Tadeu Mota Damasceno Equipe
ANP.net - Universidade Corporativa
Virtual da Polícia Federal
Gilson
Vasconcelos Dobbin - Designer
Instrucional – Câmara dos Deputados
Coordenação:
Luci Ferraz de Mello - Hughes
Sala 10
Mesa Redonda: Instituições de ensino
superior da Amazônia (2ª. parte)
Pará
Tocantins - Maria Rita de Cássia P.
Labanca – Unitins
Acre
Amazonas – UFAM - EaD na UFAM:
trajetória e visão de futuro -
Gabriel Albuquerque - Diretor
Executivo/Coordenador UAB - Centro
de Educação a Distância – CED -
Universidade Federal do Amazonas
- A Universidade Federal do Amazonas
vem implementando ações em EaD ao
longo da última década. Com a
criação de projetos como PROLIC,
PNAP, PROFMAT e do Sistema
Universidade Aberta do Brasil,
surgiram novas demandas: ampliação
da formação de professores para
atuar na modalidade a distância,
virtualização de disciplinas da
modalidade presencial, discussão
sobre material didático próprio para
EaD, capacitação de tutores
(presenciais e a distância) e de
servidores além do estabelecimento
de vínculos produtivos entre
graduação, pós-graduação e extensão.
Diante da ampla complexidade desse
quadro, pretende-se discutir
brevemente a trajetória da EaD na
UFAM a partir de 2005 como também as
perspectivas institucionais para
essa modalidade.
Coordenação: Robson Santos Silva -
CMM
Sala 11
Mesa Redonda: Apresentações
A inclusão digital nas aldeias
indígenas (etnias Arara e Gavião)
Os desafios das TIC: uma realidade
na Amazônia brasileira dentro das
comunidades indígenas de Rondônia Apresentaremos as realidades das
comunidades indígenas de Rondônia
quanto a inclusão digital das TIC
nas escolas das aldeias; Apontaremos
quais as dificuldades para a
implantação das salas de telecentros
nestas comunidades; Mostraremos a
maneira como a é feita a capacitação
dos docentes indígenas e a motivação
dos mesmos quanto ao uso das TIC em
suas comunidades.
Lidiane Szerwinsk Camargos
Neide Borges Pedrosa - UFRO Suzana das Candeias Biazatti - UFRO Ana Paula Leite Cardiliquio - UFRO Mislane Santiago Coelho - UFRO
O Ensino Baseado em Plataforma
Tecnológica como Alternativa para a
Formação na Amazônia Carlos Alberto Farias Jennings - JOBAST
Curso de Especialização em Docência
para a Educação Profissional - A
experiência do Senac Nacional -
as mudanças no mundo do trabalho são
cada vez mais rápidas e constantes.
A formação de trabalhadores que
estejam aptos a atuar nesse cenário
requer concepções metodológicas que
convirjam para essa realidade. O
docente da educação profissional é
carente de programas de licenciatura
direcionados para esse fim. Sentindo
essa necessidade o Senac elabora um
programa de especialização
direcionado aos docentes de
educação profissional,
prioritariamente, mas não de forma
exclusiva, totalizando quase sete
mil docentes de seu quadro em todo o
território nacional. O curso é feito
a distância, baseado em competências
e concebido a partir da própria
prática docente. Contempla os
aspectos de planejamento, mediação e
avaliação da aprendizagem
distribuída em três eixos
fundamentais: Pesquisa e Produção,
Experimentação, e, por fim,
Cooperação e Sistematização. Daniela Papelbaum - SENAC
Departamento Nacional
Políticas e Práticas de Gestão
Pública em Programas Governamentais
de Educação
Francisco Roberto Ferreira dos
Santos - UNESCO
Coordenação:
Francisco Roberto Ferreira dos
Santos - UNESCO
Sala 12 Mesa Redonda: Design de material
didático para EAD
A proposta desta mesa é a de
apresentar alguns procedimentos de
design para a produção de sistemas e
conteúdos digitais educacionais a
serem utilizados em EAD, assim como
alguns exemplos de material
produzido.
O Panteon Escolar e outras produções
da Rede Anísio Teixeira -
Apresentação do sistema educacional
Panteon Escolar e suas
possibilidades para a EAD.
Apresentação de outras soluções e
materiais EAD do Instituto Anísio
Teixeira - IAT.
Yuri Bastos Wanderley - IAT BA
Apresentação de Materiais didáticos
para a EAD de sua autoria -
Apresentação de material didático
audiovisual para EAD e suas
aplicações. José Cláudio Rocha - SEDUC BA
Design Pedagógico
Sócio-Construtivista para materiais
didáticos digitais EAD
- Apresentação de resumo de estratégia
e metodologia de construção de
material didático digital, e
exemplos destes materiais.
Alfredo Eurico Rodrigues Mata - UNEB
TICs e EaD nas IES Públicas no
Estado da Bahia - Movidas pelo
cenário atual de oferta de EaD no
âmbito do sistema UAB e encorajadas
a inserir as TICs nos currículos dos
cursos de licenciatura no ensino
superior, as IES públicas vivem um
momento de mudanças importantes.
Buscamos avaliar essa questão.
Rodrigo Camargo Aragão – IAT BA
Coordenação:
Greicy Kelli Spanhol Lenzi – UFSC
14h30
às 17h00
Sessão Plenária
Mudanças Estruturais para
e-UNIVERSITY A aprendizagem online não é uma
novidade para várias universidades
públicas, que há tempos já
implementaram o eLearning, embora
sem estratégia de TI na maioria
delas. Diferentes plataformas de
aprendizagem foram adquiridas por
diferentes departamentos e nenhuma
abordagem sistemática foi
estabelecida para dar apoio para o
desenvolvimento do curso e da
tutoria, e para atualizações e
armazenamento dos arquivos
eletrônicos. Embora os sistemas de
gestão de aprendizagem
contemporâneos tenham tido algumas
funções administrativas
incorporadas, essas informações não
foram integradas aos outros sistemas
administrativos das universidades. A
necessidade de trabalhar em soluções
integradas, oferecendo a maioria dos
serviços da universidade em uma
interface única, tornou-se óbvia.
Finalmente elaboramos as mudanças
que surgem da existência da web 2.0.
Nesta parte discutiremos também
algumas propostas referentes ao
futuro da universidade publica.
Wolfram Laaser -
FernUniversität em Hagen/ZMI –
Alemanha
Normas para a qualidade de educação em ambientes virtuais
As universidades devem buscar
qualidade tanto no cumprimento dos
processos, nas áreas de inovação
tecnológica, quanto nos projetos
educacionais que oferecem. Com
essa finalidade é necessário que
sejam fixadas normas que expressem
os requisitos mínimos para
categorizar suas ofertas
educacionais em níveis
aceitáveis de qualidade. Essas
normas deverão ser elaboradas e
coordenadas na própria instituição,
nos níveis governamentais e nos
organismos externos de avaliação.
Devem ser suficientemente flexíveis
e equitativas para que sejam
implementadas nas instituições de
nível superior com estrutura e
funcionamento heterogêneos e não
discriminar outras modalidades
em aspectos comuns do processo
educacional. Hada Graziela Juárez Jerez -
Universidad Nacional de Córdoba
- Argentina
Inovação
& Transformação da Educação
[documento] A
definição do sucesso para sua
instituição exige uma visão
significativa, entendimento,
capacidade receptiva de mudança, e
confiança para implementar. Hoje, a
educação está enfrentando desafios
como nunca antes – limitação de
recursos, populações estudantis como
no Brasil, e a qualidade de acesso a
educação – para citar apenas alguns.
Mas não vamos fechar nossos olhos
para as oportunidades na educação
que estão sendo conduzidas como um
resultado desses desafios: salas de
aula virtuais e blended,
colaboração através de meios
sociais, conversas globais em tempo
real, acesso a uma mídia rica,
avanços tecnológicos de uso amigável
e muito mais. Como educadores e
inovadores, nós podemos melhorar o
potencial humano proporcionando a
mais inovadora tecnologia para o
ensino e a aprendizagem para tornar
a aprendizagem mais acessível para
todos. Centrando-se nas
oportunidades, e trabalhando juntos,
poderemos elevar e maximizar o
sucesso educativo e institucional. John A. Baker - Desire2Learn
Incorporated
Relato do
Encontro de Professores e Tutores de
EaD / CONAES / SERES-MEC
João Mattar - Anhembi Morumbi
Sessão oficial de encerramento do
17° CIAED CMM ABED SORTEIOS - netbooks/tablets/HD este
e outros.
Coordenação:
João Mattar - Anhembi Morumbi
|
|
|
|
|
|