Panorama geral dos cursos online – EAD

É preciso mostrar, através de números, que os cursos online no Brasil tem aumentado consideravelmente no país e facilitando a vida de muitas pessoas. Pense nas pessoas com deficiência e que moram longe dos grandes centro urbanos, onde, geralmente, estão localizadas a maioria das instituições de ensino. Imagine as pessoas que precisam de flexibilidade em relação a dias e horários de estudos ou, ainda, aqueles que desejam realizar um baixo investimento, se comparado a cursos presenciais, e adquirir conhecimento de qualidade. A modalidade EAD surgiu justamente com a finalidade de suprimir tais demandas, auxiliar aqueles que desejam ser mais independentes em relação aos estudos, que procuram especialização em determinadas áreas do conhecimento ou almejam se capacitar ou atualizar.

O último Censo ABED comprova tal situação. Além da evolução dos recursos tecnológicos, a nova configuração no dia a dia das pessoas e o mercado de trabalho cada vez mais exigente, contribuem para o crescimento da modalidade de cursos online no território nacional. As pesquisas, realizadas em parceria com o Ministério da Educação, indicaram que de 3,3 milhões de pessoas matriculadas no ensino superior, nos últimos tempos, um terço estavam inseridas no ensino à distância. Além do ensino superior, as pessoas buscam cursos a distância para atualizar os conhecimentos de uma determinada área, aperfeiçoar em um assunto específico ou para se capacitar. Para as finalidades mencionadas, as pesquisas ainda mostram que a modaliade de ensino EAD mais procurada é a de cursos livres. Segundo os números do resultado, de um total de 25.166 pessoas matriculadas em cursos online, 19.873 são da modalidade de cursos livres.

Os cursos online, da categoria livre, são muito procurados por serem uma “mão na roda” para muitas pessoas. Isso porque para realizá-los não é necessário ter uma formação anterior. Ou seja, qualquer pessoa pode fazer um curso livre, independente de ter formado no ensino médio, na graduação ou pós-graduação, por exemplo. Estes cursos, geralmente, estão disponíveis nas modalidades aperfeiçoamento, atualização e capacitação e oferecem conhecimento muito específico sobre determinada área. As instituições de ensino renomadas que oferecem tal modalidade oferecem certificados para que os alunos comprovem os conhecimentos adquiridos e apresentem em provas de títulos para concursos públicos, conquistem a sonhada progressão na carreira e diversas outras finalidades. Estes cursos online integram a Educação Profissional, como Educação Profissional de Nível Básico, desde a vigência das seguintes leis:  A Lei de Diretrizes e Bases – LDB – Lei 9394/96, Art.40, CNE/CNB Nº 06/2012, Art. 25 e o Decreto Presidencial 5154/2004, Artigo 3º e § 2º.

A crescente busca pelos cursos livres está fortemente ligada ao fato de que as pessoas estão, cada vez mais, procurando preparação para o mercado de trabalho, querem se destacar e se tornarem profissionais indispensáveis. Dessa forma, se você está interessado em se capacitar e conquistar uma boa vaga de emprego e tem interesse no ensino a distância, confira os 5 cursos online mais acessados em 2016.

5 cursos online de maior sucesso em 2016

Tecnologia Assistiva

O Curso Online Tecnologia Assistiva é o primeiro da lista. Foi o mais procurado e ainda tem um grande número de adeptos porque o assunto é pauta em pesquisas de várias áreas do conhecimento, noticiários e teses em todo o mundo. Você sabe o que é tecnologia assistiva? As tecnologias assistivas configuram-se em um conjunto de práticas, metodologias, recursos, materiais, produtos e planejamentos criados e desenvolvidos com o objetivo de melhorar a qualidade de vida, participação, inclusão social e autonomia das pessoas com deficiência, que possuem algum tipo de transtorno ou qualquer incapacidade. Os vários tipos de tecnologia assistiva somente existem devido a junção da expertise de profissionais que atuam em diversos ramos. A tecnologia assistiva é reconhecida por dois tipos (Recursos e Serviços) e diversas categorias:

  • Recursos: Podem variar de uma cadeira de rodas a um complexo sistema computadorizado de reconhecimento de voz, por exemplo. Estão incluídos brinquedos e roupas adaptadas, computadores, softwares e hardwares especiais, que contemplam questões de acessibilidade, dispositivos para adequação da postura sentada, recursos para mobilidade, equipamentos de comunicação alternativa, chaves e acionadores especiais, aparelhos de escuta assistida, auxílios visuais, materiais protéticos e milhares de outros itens confeccionados ou disponíveis comercialmente.
  • Serviços: São aqueles serviços prestados e destinados às pessoas com deficiência e que utilizam, obrigatoriamente, um instrumento de tecnologia assistiva para se locomover, ouvir, entre outros. Estes serviços são normalmente transdisciplinares, ou seja, envolve mais de uma área do conhecimento e profissionais diversos, como terapia ocupacional, fisioterapia, arquitetura, design, medicina, psicologia, educação e outras.

Essas tecnologias se enquadram nas categorias de auxílios para a vida diária, comunicação alternativa, recursos de acessibilidade ao computador, sistemas de controle de ambiente, projetos arquitetônicos, próteses, adequação postural, auxílios de mobilidade, auxílios para cegos e surdos e adaptações em veículos.

Comunicação Alternativa

O segundo lugar dos cursos mais buscados é uma categoria da tecnologia assistiva: Curso Online Comunicação Alternativa. Existem várias maneiras de comunicar com outras pessoas, elas podem ser feitas através da fala, uma mensagem no whatsapp, redes sociais, aplicativos e muitas outras. Mas você já imaginou as dificuldades que encontraria em se relacionar, aprender e se desenvolver se você não possuísse habilidades linguísticas? Se você não sabe o que é comunicação alternativa, poderá ter uma noção se continuar acompanhando nosso artigo.

O sistema de comunicação alternativa consiste em uma forma de linguagem utilizada com pessoas que apresentam dificuldades em se comunicar verbalmente. Isso pode acontecer devido a problemas genéticos, má formação de órgãos durante a formação do embrião, traumas e outros fatores. São vários os recursos, como a prancha de comunicação alternativa, cartões de comunicação, imagens que estimulam a interação da pessoas com deficiência e outros recursos

Além de possibilitar a interação do indivíduo, a comunicação alternativa auxilia na melhoria da qualidade de vida, autoestima e é também uma oportunidade para que a pessoa manifeste suas vontades e desejos. Geralmente, o estímulo do uso do sistema de comunicação alternativa é motivado pelos profissionais de fonoaudiologia.

cursos online

Licitação

Outro conteúdo bastante buscado nas instituições que oferecem cursos EAD é o curso online Licitação. Participar de licitações exige destreza e conhecimento das regras das instituições e órgão públicos.Você sabe o que é licitação? Vamos exemplificar para que você entenda melhor. Quando decidimos comprar um produto ou contratar um determinado serviço, geralmente pesquisamos a fundo e selecionamos o de melhor qualidade e com o preço mais em conta. A decisão de compra está unicamente influenciada pelo nosso desejo, necessidade ou vontade. Ou seja, é de nossa responsabilidade escolher em qual loja comprar ou qual fornecedor contratar.

Porém, quando uma compra é realizada por organizações públicas, seja na esfera municipal, estadual ou federal, o processo não é tão simples assim. Neste caso, os serviços e produtos que serão adquiridos deverão passar por um processo licitatório, considerado vencedor o fornecedor com menor preço. No caso de empresas que vendem produtos ou prestam serviços, é essencial saber quais são os caminhos, as regras de abertura de licitação, apresentação para o processo e utilização. O curso de licitação online pode oferecer subsídio para elaboração de licitações, conhecer seus conceitos fundamentais e as leis envolvidas neste processo. O processo também não só depende do menor valor oferecido. Existem várias modalidades de licitação e você irá conferir agora.

  • Concorrência: Para participar de uma Concorrência, os fornecedores devem atentar-se à legalidade e organização dos documentos exigidos pelo edital. Elas são utilizadas para processos que envolvem licitações internacionais, concessões de direito real de uso e, também, compras e vendas imobiliárias.
  • Tomada de Preços: Este processo exige apenas a apresentação do Certificado de Registro Cadastral (CRC). A emissão do certificado garante que o fornecedor está em dia com as regularidades fiscais.
  • Convite: É utilizada em licitações que demandam certa urgência na contratação de produtos ou serviços. Por ser um processo bem mais ágil e menos burocrático, é um caminho bastante utilizado pela Administração Pública. Nesta opção, os órgãos responsáveis selecionam 3 fornecedores licitantes para que apresentem suas propostas. Vence o menor preço.
  • Leilão: É a modalidades de licitação mais popular. Podem participar empresas e pessoas físicas. O órgão em questão disponibiliza uma relação de itens, sejam estes imóveis, objetos de decoração ou equipamentos, por exemplo, e vence o processo aquele que oferecer o maior valor.
  • Concurso: Os Concursos englobam disputas que oferecem aos vencedores tanto prêmios em dinheiro quanto brindes e outros itens.
  • Pregão: Consiste na apresentação das demandas de serviços e itens pelo órgão público às empresas fornecedoras interessadas e, sem a necessidade de acompanhamento presencial, as empresas oferecem seus lances, participando ativamente do pregão eletrônico.

Educação Especial Inclusiva

O curso online Educação Especial Inclusiva é disponibilizado para que os alunos da área da educação e demais interessados se especializem e adquiram conhecimento sobre o tema. O projeto de educação especial inclusiva é instituído por lei, nesse sentido, a educação especial inclusiva é uma obrigação do Estado e um direito de todos. Nos cursos, os alunos estudam a fundo os conceitos envolvidos na educação especial e educação inclusiva.

Este conceito trata da educação de todas as crianças, sem fazer nenhum distanção, ainda, levando em consideração suas especificidades, independentemente de sua condição física ou mental. Assim, as diferenças deixam de ser tratadas como problemas. Dessa maneira, as crianças que não possuem deficiências ou transtornos enxergam o outro apenas com um olhar de diversidade.

A educação especial e a educação inclusiva são recentes no país e ainda devem ser muito testadas e observadas. É um grande desafio para as instituições públicas que almejam oferecer uma educação de qualidade. Como adequar um ensino padronizado e universal às diferentes demandas e dificuldades de cada aluno? Que tipo de adaptações devem ser feitas não somente no material pedagógico como também na infraestrutura física, tecnológica e na capacitação dos profissionais envolvidos? Qual abordagem deve ser dada para envolver os demais alunos, os pais, os professores e funcionários com o objetivo não somente de ensinar, mas de acolher esses alunos na totalidade de suas necessidades?

O desafio das escolas e das instituições reguladoras do ensino vai muito além de simplesmente “aceitar” esses alunos ou de recursos financeiros que envolvem todas as adaptações necessárias. Mais que mudanças físicas ou de contratações e capacitações, é uma mudança de cultura. A direção deve ser parceira tanto dos pais quanto dos profissionais. Os pais devem confiar na direção e nos professores, dialogando e participando ativamente da vida escolar dos filhos, atentos às principais dificuldade que sintam, apoiando a criança em todas as suas necessidades e respeitando os limites de cada um. As pessoas que trabalham com educação não podem deixar de lado a busca por atualização nesta área e capacitação.

Transtornos Globais do Desenvolvimento (TGD)

O quinto lugar em nossa lista de cursos também aparece relacionado à área da Educação. O Curso online Transtornos Globais do Desenvolvimento (TGD) abrange aspectos importantes para o entendimento sobre o que é transtornos global do desenvolvimento ou como é comumente conhecido, Transtorno do Espectro Autista. As características desses transtornos estão ligadas a problemas no desenvolvimento de funções que são básicas para a interação humana, como socialização, as diversas formas de comunicação, entre outras. Os sintomas costumam aparecer na primeira infância e podem ser percebidos antes dos três anos de idade. Esses transtornos são um conjunto de algumas categorias:

  • Autismo;
  • Síndrome de Asperger;
  • Síndrome de Rett;
  • Síndrome de Heller ou Transtorno Desintegrativo da Infância.

Os transtornos globais do desenvolvimento fazem com que a pessoa que tem algum desses transtornos acabe com dificuldade de compreensão das formas de linguagem. Também é difícil se relacionar com indivíduos ou objetos. Eventos sociais são outro desafio. Além disso, mudanças na rotina ou no ambiente em que a família está não são sentidas de maneira fácil. Quem tem algum Transtorno Global do Desenvolvimento ainda pode ter uma relação não usual com brinquedos e apresentar padrões de repetição em movimentos corporais.

Aprofunde mais nos estudos

Como dissemos, os cursos online vieram para ficar e aqueles que garantem a sua especialização na área, possuem mais chance no mercado de trabalho. Além disso, asseguram que uma educação de qualidade seja feita com um menor investimento, mais segurança, flexibilidade em relação ao tempo de dedicação aos estudos e facilidade de acesso, já que, em algumas instituições os materiais ficam disponibilizados online todos os dias da semana.

Continue acompanhando nosso blog para ficar por dentro de todas as novidades no mundo da educação a distância. Se tiver alguma dúvida, insira o seu comentário abaixo. E não se esqueça: conhecimento é tudo!

Facebook Comments