Vantagens do EaD: que competências os alunos podem ganhar?

Entenda o que é o Ensino a Distância e quais as vantagens do EaD. Saiba quais competências podem ser desenvolvidas pelos alunos.

Artigo produzido pela equipe do Responde Aí.

Nos últimos anos, o número de alunos em cursos com Ensino a Distância (EaD) quintuplicou. Desde 2020, o aumento desse setor foi de 428%, passando — com folga — a modalidade de ensino presencial. E cada vez mais pessoas têm procurado universidades com o modelo remoto. 

Parte desse movimento é causada pela necessidade de conciliar trabalho e estudo. Nos últimos anos, sobretudo em instituições privadas de ensino, o número de estudantes com a chamada “dupla jornada” também cresceu. E uma das vantagens do EaD está no fato de que as aulas possibilitam administrar melhor o tempo.

No entanto, essa não é a única razão pela qual alunos buscam o EaD. Para entender melhor a importância do Ensino a Distância e por que ele tem sido tão procurado pelos universitários, basta continuar lendo!

O que é Ensino a Distância?

O Ensino a Distância, também chamado de EaD, é uma modalidade de ensino que se baseia no uso da tecnologia para passar conhecimento. Nela, os alunos não precisam estar fisicamente presentes em sala de aula para aprender.

Os modelos de EaD podem variar conforme a instituição de ensino. Em algumas, as aulas são remotas, mas acontecem de maneira online e simultânea, em um horário específico; em outras, as aulas ficam gravadas em uma plataforma de ensino virtual, na qual os alunos podem assisti-las a qualquer momento.

O principal objetivo do Ensino a Distância é possibilitar a educação de maneira mais ampla, atingindo um número cada vez maior de estudantes. Evidentemente, essa modalidade apresenta desafios próprios — como o treinamento de professores, a evasão de alunos e a criação de novas técnicas de ensino. 

No entanto, ela também apresenta uma série de vantagens, para a Instituição de Ensino Superior (IES) e para os estudantes.

Quais as principais características do EaD?

Dentre as principais características da modalidade de Ensino a Distância, podemos citar:

  • O uso de tecnologia para a transmissão de aulas;
  • Horários flexíveis de aula;
  • Materiais didáticos e bibliotecas disponibilizados virtualmente;
  • Fóruns e tutores online para auxiliar alunos e possibilitar a comunicação;
  • Menor custo para os estudantes e para a IES.

Dessa maneira, a modalidade EaD é caracterizada principalmente por possibilitar uma melhor adaptação dos estudos à vida pessoal de cada estudante. Por isso, ela vem ganhando cada vez mais relevância no mercado e se tornando a escolha de diferentes alunos.

Quais são as principais vantagens do EaD?

A modalidade EaD é pensada para auxiliar estudantes com diferentes históricos. Por isso, ela apresenta vantagens que possibilitam uma maior adesão de alunos e uma melhor adaptação à sala de aula. Abaixo, listamos as 3 principais. Confira!

1. Horário flexível

Esta é, de longe, a maior vantagem do EaD, e a razão pela qual sua popularidade continua aumentando. Com os horários flexíveis, é possível conciliar a universidade com outras tarefas igualmente importantes — a casa, o trabalho, filhos, ou mesmo outro curso de graduação.

Dessa maneira, alunos EaD podem trabalhar e estudar ao mesmo tempo, ou optar por assistir às aulas nos horários em que eles absorvem melhor o conteúdo — o que nem sempre significa “de manhã cedo”.

2. Menor custo de permanência

Outra vantagem do EaD é o fato de que, porque o aluno não precisa se locomover até a universidade, permanecer nela acaba sendo mais barato. Em casa, o estudante não tem gastos com passagens de transporte (às vezes, mais de uma) e também não precisa se preocupar com refeições ao longo do dia.

Isso faz com que a faculdade EaD seja mais barata e simplesmente mais fácil de manter. E, no conforto de casa, o aluno também aprende melhor. 

3. Maior mobilidade

Por ser pensada a partir do uso de tecnologias, as aulas EaD também proporcionam maior mobilidade aos estudantes. Afinal, é possível assisti-las de qualquer lugar com uma internet.

Isso faz com que os estudos possam acontecer em casa, no trabalho, na biblioteca ou mesmo em trânsito — no ônibus ou no trem. Assim, o tempo dos estudantes é otimizado, o que promove um maior avanço nas disciplinas.

Como o EaD prepara os estudantes para o mercado de trabalho?

Outra característica muito observada por estudantes que buscam pelo EaD é o fato de que ele prepara os alunos para o mercado de trabalho. Para saber como, confira os tópicos abaixo:

1. Estimula a autonomia

Com as disciplinas do Ensino a Distância acontecendo de forma remota, é necessário que o estudante desenvolva a sua autonomia para buscar conteúdos, fazer tarefas, assistir a aulas etc. 

Assim, antes de buscar a ajuda de outras pessoas — o que pode demandar mais tempo —, ele é levado a tentar resolver seus problemas sozinho e de forma proativa.

2. Promove uma maior adaptação ao ambiente digital

Tudo no ensino EaD é feito através da internet. Por isso, os estudantes que se adaptam com facilidade a essa modalidade também estarão adaptados ao ambiente digital de forma mais ampla. E isso chama a atenção do mercado, que não precisa se preocupar em treinar funcionários para esse fim.

3. Desenvolve a otimização do tempo

Se as aulas e tarefas EaD são pensadas para serem adaptáveis a diferentes rotinas, isso significa também que é papel do aluno otimizar o seu tempo e fazer com que suas responsabilidades funcionem conjuntamente. No mercado, isso significa uma maior habilidade de determinar o que pode ou não ser feito, e em quanto tempo.

4. Estimula a autogestão

Com as aulas a distância, o aluno precisa aprender a se autogerir. Isso significa aprender a estabelecer prioridades e prazos, determinar o que deve ser feito e concluir tarefas de forma autônoma. No trabalho, isso se reflete em uma maior capacidade de liderança e uma menor necessidade de supervisão.

5. Melhora a capacidade de comunicação

Uma vantagem pouco explorada do EaD é a melhora na capacidade de comunicação dos alunos. Mas pense: em um contexto em que o tom e as expressões faciais deixam de existir, é preciso criar novas maneiras de expor pensamentos e dúvidas

Assim, os estudantes desenvolvem sua capacidade de comunicação — sobretudo assíncrona — com mais naturalidade, e se tornam mais preparados para fazer o mesmo no mercado de trabalho.

Fonte das imagens: Freepik