Cursos online x cursos presenciais: o certificado tem o mesmo valor?

Começar a estudar por meio de cursos online pode gerar algumas dúvidas em muitas pessoas, principalmente, quando se trata de certificados. A principal delas é se aqueles recebidos em cursos a distância têm o mesmo valor dos comprovantes da modalidade presencial. Será que muda alguma coisa de uma alternativa para outra? Dá para usar o certificado da EAD em concurso público, na faculdade ou para se atualizar em determinada área?

Bom, essas questões são recorrentes e sempre levam a muitos equívocos. Primeiramente, é preciso saber o valor desse documento e porque ele é tão necessário ao realizar cursos livres e estar sempre em busca de capacitação, atualização e aperfeiçoamento na sua área de atuação ou de interesse. Nesse contexto, este artigo é justamente para te orientar quanto aos cursos online e sua certificação. Assim, você poderá compreender tudo sobre esses conceitos e ficará preparado usar seu comprovante de conclusão do curso para os mais variados objetivos. Acompanhe e atualize-se.

A importância de um certificado

Sempre quando pensamos em formação, logo vem à mente questões como o processo de aprendizado e todas as informações que serão desbravadas ao longo do tempo. Conhecimento é fundamental e sempre inspira. Nada melhor que começar a entender algo, o que é e como funciona. E, melhor que tudo isso, é receber uma ”recompensa” por todo o esforço e dedicação ao final da avaliação.

Ao se formar na faculdade, por exemplo, logo vem aquele sentimento de vitória e orgulho, afinal, é um investimento que vai muito além de fatores econômicos. O empenho físico e mental são grandes, ainda mais quando se quer assimilar o máximo do conteúdo para se tornar um expert no assunto. Mas não é só a graduação que proporciona isso. Qualquer curso, independente do tempo, deixa qualquer aluno honrado ao receber o certificado de conclusão.

É realmente isso: esse comprovante serve exatamente para coroar todo o esforço e, claro, provar que você domina determinado tema e está apto para exercer tal função. Ao realizar um curso livre sobre Administração, por exemplo, entende-se que o indivíduo já tem um bom conhecimento sobre a área e pode agregar o certificado em seu currículo, falando sobre isso até em uma entrevista de emprego. É nessa e em outras situações similares que dá para entender claramente o valor da certificação.

Sendo assim, se você realizou cursos profissionalizantes, técnicos, de graduação ou extensão, sendo a distância ou presencial, todos devem ter certificados de excelência que servem para muitas metas e tem uma importância essencial. Portanto, atente-se sempre a esse processo ao iniciar os estudos, pensando tanto na qualidade da instituição e na metodologia do curso para contar com esse documento.

O que deve constar em um certificado?

Um certificado deve estar composto de informações básicas sobre o aluno, a escola e o tipo do curso que realizou. O padrão vale para comprovantes de todas as modalidades, seja impresso ou digital. Portanto, perceba se há esses dados:

  1. Nome completo do aluno;
  2. Documento oficial de identificação (RG ou CPF);
  3. Modalidade do curso realizado (capacitação, especialização, atualização);
  4. Carga horária total do curso;
  5. Nota da avaliação final;
  6. Data de início e conclusão do curso;
  7. Nome e CNPJ da instituição/empresa que ministrou o curso;
  8. Assinatura do diretor ou responsável pela instituição;
  9. Conteúdo programático no verso do certificado;
  10. QR Code e chave de segurança que atesta a validade do documento.

Essas informações são essenciais em qualquer certificado e necessárias para provar que você aprendeu toda a metodologia dentro de determinado tempo. A nota da avaliação conta bastante, por isso, é importante conseguir um bom resultado. Como já dissemos, esse parâmetro serve para qualquer categoria. Mas, falando nisso, será que o valor do certificado de cursos online é o mesmo de um curso presencial?

Certificado de cursos online tem o mesmo valor do curso presencial?

Chegamos ao ponto principal de nosso artigo. Ao receber o certificado de cursos a distância, muitas pessoas podem ficar com o pé atrás e pensar que ele não será bem recebido pelas empresas, faculdades e outros lugares onde se faz preciso seu uso como comprovação da realização do curso. Mas, felizmente, isso não faz sentido algum. Pode ficar tranquilo que a validade do documento é exatamente a mesma.

Primeiramente, em seu certificado não estará especificado se provém de cursos EAD ou presenciais. Desde que sejam cursos livres, se enquadram na mesma categoria e estão amparados pelas mesmas recomendações da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Ou seja, por serem opções consideradas não-formais e com carga horária variada, não precisam ter o reconhecimento do Ministério da Educação.

Segundo a legislação vigente no Brasil, os cursos livres podem ser oferecidos a todas as pessoas que desejam se profissionalizar e capacitar em diversas áreas, como incentivo para que busquem alternativas de aperfeiçoamento. Assim, as instituições têm o aval da lei para ministrarem metodologias diversas, com planos versáteis e flexíveis, incentivando a sociedade a estudar por meio de cursos profissionalizantes que podem ser transmitidos tanto em uma sala de aula presencial quanto remotamente, seguindo a base do ensino a distância.

Nesse aspecto, por estarem ”no mesmo barco”, o certificado de ambas versões servirão para os mesmos objetivos. Você pode apresentar comprovantes de cursos EAD que realizou da mesma forma que aqueles do curso presencial. Ah, mas se questionarem esse detalhe? Bom, essa é uma situação que mostra que tal pessoa/local está desatualizado quanto à legislação educacional atual.

Em todo caso, vale usar as informações que explanamos para explicar que o valor do certificado não muda conforme a modalidade de ensino, logo, precisa ser aceito independente dessa característica. Use a lei a seu favor e mostre que está por dentro do assunto para exigir seus direitos.

certificados-cursos-online

Onde posso usar um certificado?

Já que um certificado de cursos online não muda nada em relação ao dos cursos presenciais, em quais situações ele deve ser utilizado? As metas variam de pessoa para pessoa, mas, basicamente, você pode apresentar ambas versões em:

  1. Entrevistas de emprego: você pode adicionar os cursos a distância que realizou em seu currículo e até destacá-los na entrevista de emprego, falando naturalmente sobre o processo de aprendizagem e a certificação.
  2. Concursos públicos: desde que no edital do concurso conste que comprovantes de cursos livres são aceitos, tanto faz se o certificado é de uma opção presencial ou online. No entanto, você precisa se atentar apenas às regras quanto a modalidade do curso, já que cada Edital possui uma especificidade.
  3. Atividades complementares: muitas universidades, independente do curso, exigem que o aluno realize atividades complementares além a metodologia padrão. A carga horária é variável e essas horas podem ser usadas em vários processos acadêmicos, como palestras, workshops, congressos e cursos livres. No último caso, também aconselhamos aos alunos que verifiquem na Instituição que pretendem apresentar o certificado EAD se aquela modalidade de curso é aceita.
  4. Atualização e especialização: se você já trabalha em uma área específica e a empresa está exigindo que você realize um curso de atualização, há a possibilidade de fazer cursos online e, assim, se certificar. Desde que você escolha uma instituição de qualidade e uma boa carga horária, ficará por dentro do assunto e ainda terá um ótimo comprovante. Isso vale também para se especializar em vários ramos que já tenham ligação e complementem sua função. Se você é um professor, por exemplo, pode fazer cursos EAD para aprender e se especializar na educação especial inclusiva, por exemplo, que vai muito além da metologia convencional.

Por que o ensino a distância é uma boa alternativa?

Agora que você já sabe que não há distinção de um certificado proveniente de cursos EAD e presenciais, vale a pena saber mais sobre os cursos a distância e por que estão cada vez mais populares. Não dá para negar que esse método de ensino tem ganhado muita força no Brasil, e os números oficiais provam isso.

O último censo que nós, da  ABEDAssociação Brasileira de Ensino a Distância, disponibilizamos, mostrou resultados interessantes sobre esse padrão, com dados qualitativos que surpreendem. Nessa base, é importante saber que:

  1. Os cursos a distância estão presentes em todas as regiões do país, sendo a região sudeste a que mais investe na modalidade, com uma concentração de mais de 40% das instituições. A localização, porém, não influencia em seus estudos: mesmo que você more no Amazonas, pode realizar um cursos online em uma escola de Minas Gerais tranquilamente, só é preciso ter conexão com a internet para isso;
  2. 53% dos alunos que investem na EAD são mulheres;
  3. Quase 50% dos estudantes estão na faixa de 31 a 40 anos;
  4. 70% das instituições contam com alunos que estudam e trabalham, ou seja, grande parte busca capacitação com objetivos bem específicos, como os motivos já citados anteriormente;
  5. O número de pessoas estudando por meio de cursos livres online ultrapassou 3 milhões, um aumento de mais de 1 milhão em relação a 2014;
  6. A maioria dos atuantes na EAD são tutores e professores, que apresentam metologias direcionadas e atualizadas por meio de ambientes virtuais de aprendizagem, usando softwares intuitivos e gerenciados pela própria instituição;
  7. O poder do ensino a distância é tão latente e necessário que os cursos presenciais se inspiram e investem em grande parte de seus recursos, destacando o ensino híbrido, forte tendência para o futuro em todas as escolas e modalidades.

Visto tantas métricas interessantes e animadoras, vale a pena se atentar na ascensão da EAD, sobretudo quando se trata dos cursos a distância. Como informado, o número de alunos nessa categoria aumentou consideravelmente, justamente porque apresentam vantagens específicas que vão muito além do ensino tradicional na sala de aula. E, já que o certificado não muda nada de um tipo para outro, pode ser muito proveitoso investir nos cursos online livres.

Por que investir em cursos online com certificado?

Os benefícios em começar a estudar com cursos online encantam e inspiram diversas pessoas a seguir nesse conceito, independente de seus objetivos. A primeira coisa que chama atenção nessa categoria é a flexibilidade, tão valorizada no nosso cotidiano. Com cada vez mais atividades diárias que ocupam tempo, é preciso pensar em soluções otimizadas em vários aspectos, como a qualificação.

Nisso, a possibilidade de estudar em casa por meio do computador ou do smartphone, no horário em que achar mais conveniente, é uma grande vantagem. Você pode delimitar o tempo necessário para fazer o curso e escolher a melhor carga horária. Dentre as instituições que oferecem cursos profissionalizantes, grande parte possui alternativas para todas as necessidades, geralmente com duração mínima de 5 horas e máxima passando até de 300 horas.

Se você busca um entendimento completo e quer ser avaliado de acordo com seu conhecimento, pode fazer a prova e receber o certificado do curso, de acordo com as carga horárias determinadas pela instituição ou pelo aluno. Nesses casos, o comprovante tem preços distintos que precisam estar à mostra no portal da instituição, com total transparência para que o aluno escolha a melhor opção.

E já que estamos falando de tempo, é primordial pensar que, ao fazer cursos profissionalizantes a distância, você não precisa se locomover para chegar a uma escola e nem precisar frequentar uma sala de aula todos os dias. Quem vive em cidades grandes sabe que, inclusive em horários de pico, é maçante pegar transporte público ou enfrentar um congestionamento. Além disso, algumas instituições de ensino se concentram apenas nas capitais, dificultando o acesso à educação das pessoas que moram em cidades interioranas.

E quanto ao preço, será que os cursos online têm melhores condições? Sim, pode acreditar. Justamente por dispensar o espaço e infraestrutura física, fundamental para o aprendizado dos alunos, as instituições que vendem cursos livres EAD podem facilitar quanto ao valor dos planos. Há muitas opções que compensam bastante, como aquelas em que você pode pagar um preço único e ter acesso prolongado à plataforma e todos seus cursos.

O ideal é fazer sempre uma boa pesquisa e ter sempre em mente que a qualidade é o que conta. Como se trata de suas metas pessoais e profissionais, não dá para contar com qualquer coisa, não é? Independente da origem do certificado, você precisa entender seu valor e importância e, assim, fazer escolhas essenciais de acordo com seus planos.

Matricule-se em uma boa instituição – de preferência que seja parceira da ABED -, tire todas as suas dúvidas e atente-se a todos os detalhes. A partir daí, você pode estudar tranquilamente, aprender muito e, claro, conquistar o certificado que tanto deseja.

Esperamos que tenha gostado do artigo. Comente e compartilhe em suas redes sociais. Até mais.

Facebook Comments