[ÍNDICE]

SETOR: 3 - EDUCAÇÃO UNIVERSITÁRIA
“DIDÁTICA” NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA:QUAIS OS DESAFIOS?
A APRENDIZAGEM ONLINE APOIADA EM AVALIAÇÃO FORMATIVA E SUPORTADA PELA TECNOLOGIA.
A CORRELAÇÃO ENTRE FALTA DE INTERATIVIDADE E EVASÃO EM CURSOS A DISTÂNCIA
A ELABORAÇÃO E USO DE MULTIMÍDIA PELO PROFESSOR: DINAMIZANDO A SALA VIRTUAL NA EAD
A EXPERIÊNCIA CONTEXTUALIZADA E DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA - EAD NO MUNICÍPIO DE PALMITAL/PR
A IMPLANTAÇÃO DO ENSINO SEMIPRESENCIAL COM A METODOLOGIA DA PROBLEMATIZAÇÃO: ESTUDO DE CASO EM INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR
A LINGUAGEM TELEJORNALÍSTICA NO ENSINO A DISTÂNCIA: UM ESTUDO DE MÍDIA - EDUCAÇÃO
A METODOLOGIA DOCENTE DE UM CURSO DE EXTENSÃO A DISTÂNCIA DE PERCEPÇÃO E LEITURA MUSICAL: UMA PROPOSTA DE IMPLEMENTAÇÃO
A OPINIÃO DOS DISCENTES EM RELAÇÃO AOS AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM COMO APOIO AO ENSINO SUPERIOR PRESENCIAL
A PARTICIPAÇÃO DO CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO (CNE) NA ELABORAÇÃO DA POLÍTICA NORMATIVA DO ENSINO A DISTÂNCIA.
A SEMIÓTICA NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: RELATO DE EXPERIÊNCIA DE UTILIZAÇÃO DE SIGNOS MIDIÁTICOS NO ESPAÇO UNISULVIRTUAL DE APRENDIZAGEM
A TECNOLOGIA MAPA CONCEITUAL PARA FORMAÇÃO DE TUTORES DO CURSO A DISTÂNCIA DE ADMINISTRAÇÃO DA UFU
A TEORIA DE ROGERS INSTRUMENTALIZANDO A PRÁTICA DA DIFUSÃO DE INOVAÇÕES NO ENSINO SUPERIOR
A TUTORIA COMO FORMAÇÃO DOCENTE NA MODALIDADE DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
A UTILIZAÇÃO DE TECNOLOGIAS COLABORATIVAS NO DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES E ATITUDES EM ESTUDANTES DE CURSOS NA ÁREA TECNOLÓGICA.
A VOZ DO TUTOR SOBRE SUA PRÁTICA PEDAGÓGICA: UMA ANÁLISE A PARTIR DO CONTEXTO DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO A DISTÂNCIA DA UFU.
ADOÇÃO E DISSEMINAÇÃO DE TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS EM CURSOS PRESENCIAIS
ANÁLISE DA NOMENCLATURA EM EAD: PROFESSOR X TUTOR
ANÁLISE INTERPRETATIVA DA DISCIPLINA “ESTRATÉGIAS DIGITAIS PARA ENSINO/APRENDIZAGEM” DE PÓS - GRADUAÇÃO STRITO - SENSU SEMI - PRESENCIAL
ANDRAGOGIA E APRENDIZAGEM NA MODALIDADE DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA - CONTRIBUIÇÕES DA NEUROCIÊNCIA
APLICAÇÃO DA VISÃO DE GOVERNANÇA NA EAD: ANÁLISE EXPLORATÓRIA E PERSPECTIVAS PARA A PRÁTICA
APOIO E AVALIAÇÃO DE DISPOSITVOS DE FORMAÇÃO MEDIADOS POR AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM
APRENDIZAGEM TECNOLÓGICA E PERFORMANCE DA INOVAÇÃO EM EAD NO UEMANET
AS REDES DE CONHECIMENTO E A FORMAÇÃO DO PROFESSOR UNIVERSITÁRIO PARA EAD: INSERÇÃO SOCIAL E DIGITAL NO ESTADO DO PARANÁ
AS REDES SOCIAIS E A COMUNICAÇÃO NA EDUCAÇÃO ON-LINE
AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM NA EAD
AVALIAÇÃO DA EFETIVIDADE DO ENSINO A DISTÂNCIA EM SAÚDE SEXUAL E REPRODUTIVA COM ADEQUAÇÃO À REALIDADE CULTURAL E LINGUÍSTICA DE ESCOLARES EM MOÇAMBIQUE – ÁFRICA: UMA EXPERIÊNCIA EM DESENVOLVIMENTO
AVALIAÇÃO DA PRODUÇÃO ESCRITA EM DISCIPLINAS DE CIÊNCIAS EXATAS NO NÍVEL SUPERIOR
AVALIAÇÃO DE MATERIAL DIDÁTICO PARA EAD – O FEEDBACK DO ALUNO COMO FONTE DE CONSTANTE DE INFORMAÇÃO
AVALIAÇÃO DE PESSOAS NA EAD ATRAVÉS DE UM PROCESSO E UM SISTEMA DE GESTÃO DE COMPETÊNCIAS – RELATO DE EXPERIÊNCIA NA AVALIAÇÃO DE TUTORES A DISTÂNCIA NO IFES
AVALIAÇÃO DO CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS EM EAD – IFES, NA ÓTICA DO POLO DE APOIO PRESENCIAL
AVALIAÇÃO DO ENSINO A DISTÂNCIA E DA TÉCNICA DOS MAPAS CONCEITUAIS NA FORMAÇÃO EM SAÚDE SEXUAL E REPRODUTIVA: UMA PROPOSTA DE INVESTIGAÇÃO PARA OS CURSOS DE GRADUAÇÃO E POLITÉCNICO EM PORTUGAL
AVALIAÇÃO FORMATIVA NA EAD E O CONTRATO DE APRENDIZAGEM
AVALIAÇÃO NA EAD E O CONTRATO DE APRENDIZAGEM
AVALIAÇÕES METACOGNITIVAS ONLINE PARA NIVELAMENTO DE ALUNOS
CARACTERÍSTICAS DO GESTOR DO SISTEMA DE APRENDIZAGEM ABERTA E MEDIADA:
CENTRAL DE SERVIÇOS IFES – APLICANDO ITIL NO PROCESSO DE ATENDIMENTO AO USUÁRIO DA EAD
COMPETÊNCIAS DOCENTES PARA EAD: ANÁLISE DA REALIDADE DE UM CURSO DE GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO A DISTÂNCIA PELO OLHAR DOS ALUNOS
COMUNICAÇÃO E INTERAÇÃO EM UM CURSO SEMIPRESENCIAL NA ESCOLA DE BELAS ARTES DA UFRJ
COMUNIDADES VIRTUAIS INTERNACIONAIS DA UNIVERSIDADE ANHEMBI MORUMBI: EXPERIÊNCIAS DE APRENDIZAGEM RECENTES
CONDIÇÕES DE TRABALHO DO DOCENTE DA REDE PRIVADA NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA EM NÍVEL SUPERIOR
CONTRIBUIÇÕES DOS RECURSOS DISPONÍVEIS EM AMBIENTES VIRTUAIS DE ENSINO PARA A PRÁTICA AVALIATIVA
COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
CULTURA DA PARTICIPAÇÃO: UMA EXPERIENCIA BEM SUCEDIDA EM DISCIPLINA OFERECIDA A DISTANCIA NA PÓS - GRADUAÇÃO DA USP
CURSO SUPERIOR DE ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS: RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA PIONEIRA DE EAD NO IFES NA PERCEPÇÃO DO ALUNO
DESAFIOS NA GESTÃO E INOVAÇÃO DE PRODUTOS EM EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: COMO ASSEGURAR A SUSTENTABILIDADE E MELHORES PRÁTICAS DE GESTÃO NAS ORGANIZAÇÕES DE APRENDIZAGEM
DESENHO DE UM CURRÍCULO BASEADO EM COMPETÊNCIAS EM CURSOS DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: UM CAMINHO PARA UMA CONSTRUÇÃO PROBLEMATIZADORA DO CONHECIMENTO
DESENVOLVENDO HABILIDADES COGNITIVAS DE ALTO NIVEL EM EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
DESIGN INSTRUCIONAL: UM ESTUDO BASEADO NO MODELO – ILDF - INTEGRATIVE LEARNING DESIGN FRAMEWORK NA APRENDIZAGEM ONLINE
DIALOGICIDADE E UNIDADE TEMÁTICA DE APRENDIZAGEM: ELEMENTOS INOVADORES NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
DIDÁTICA E COMPETÊNCIAS DOCENTES: UM ESTUDO SOBRE TUTORIA NO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO A DISTÂNCIA DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO DO PROJETO PILOTO DA UAB.
DIDÁTICA PARA MODALIDADE DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
DISCIPLINA DE HISTOLOGIA NA MODALIDADE A DISTÂNCIA MINISTRADA PARA ALUNOS DEPENDENTES DE CURSOS DE GRADUAÇÃO DA ÁREA DA SAÚDE.
DOCÊNCIA ONLINE E INTERAÇÃO TUTOR - ALUNO
E - LEARNING PARA AVALIAÇÃO DA DOR AGUDA EM ADULTOS: UMA TECNOLOGIA INTERATIVA
EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA COMO FATOR INCLUSIVO NA AGRICULTURA FAMILIAR
EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA DIANTE DOS DESAFIOS DE UMA FORMAÇÃO INCLUSIVA
EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA E MOBILIDADE: PRIMEIRAS AÇÕES NA UAB - UFSCAR
EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA E SUAS RELAÇÕES COM A DISCIPLINA DE DIDÁTICA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA
EDUCAÇÃO ONLINE NO CURSO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO: CASO DE UMA UNIVERSIDADE PRIVADA
EDUCAÇÃO TEOLÓGICA A DISTÂNCIA: PERSPECTIVAS TEÓRICAS PARA ANÁLISE DA VIABILIDADE DE UMA FORMAÇÃO DE LIDERANÇA RELIGIOSA NA MODALIDADE A DISTÂNCIA.
EFEITO DA MODALIDADE DE ENSINO SOBRE O DESEMPENHO ACADÊMICO: INEXISTEM DIFERENÇAS.
ELABORAÇÃO DE MATERIAL DIDÁTICO IMPRESSO PARA EAD: ORIENTAÇÕES AOS AUTORES
ELABORAÇÃO DE MATERIAL DIDÁTICO PARA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: CONTRIBUINDO PARA O DEBATE NO CONTEXTO DA PRÁTICA DOCENTE
ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA EM EAD: O OBJETO DE APRENDIZAGEM HOTEL VIRTUAL – HOLVIR
ESPAÇO DE CONVIVÊNCIA DIGITAL VIRTUAL (ECODI) RICESU: UMA EXPERIÊNCIA EM REDE COM A TECNOLOGIA DE METAVERSO SECOND LIFE
ESTRATÉGIAS DE APRENDIZAGEM PARA A EAD: UTILIZANDO O FÓRUM DE DISCUSSÃO SOB A PERSPECTIVA DOS ESTILOS COGNITIVOS
FATORES DE USABILIDADE EM AMBIENTES DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: CONTRIBUIÇÕES AO DESENHO DIDÁTICO DE CURSOS ONLINE
FORMAÇÃO DO DOCENTE E A CONSOLIDAÇÃO DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NO ENSINO SUPERIOR
FORMAÇÃO DOCENTE PARA A MODALIDADE DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
FORMAÇÃO DOS ORIENTADORES ACADÊMICOS/TUTORES E SUAS FORMAS DE ATUAÇÃO NOS CURSOS OFERECIDOS PELA UFG
GENÉTICA HUMANA NA MODALIDADE A DISTÂNCIA MINISTRADA PARA ALUNOS DEPENDENTES DE CURSOS REGULARES DE GRADUAÇÃO. RELATO DE EXPERIÊNCIA.
GESTÃO DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: ORIGENS E DESAFIOS
GESTÃO DE CURSOS DE CAPACITAÇÃO EM EAD: POTENCIALIDADE DAS FERRAMENTAS DE PESQUISA E AVALIAÇÃO
IDENTIFICAÇÃO E ANÁLISE DOS FATORES QUE DIFICULTAM A ATUAÇÃO DO DOCENTE NA MODALIDADE EAD NO ENSINO SUPERIOR
IMPLANTAÇÃO DE DISCIPLINAS SEMIPRESENCIAIS: QUALIDADE, CUSTO E INOVAÇÃO
IMPLEMENTAÇÕES REALIZADAS NOS CURSOS DE GRADUAÇÃO NA MODALIDADE A DISTÂNCIA A PARTIR DA AUTOAVALIAÇÃO
INDICADORES E REFERENCIAIS DE QUALIDADE DE CURSOS DE GRADUAÇAO EM EAD: COMPARATIVO E INFORMAÇOES DO MEC E DO IHEP
INTERAÇÃO ENTRE PROFESSOR - ALUNO - ARTEFATO - CONHECIMENTO NOS AVEAS: UMA PROPOSTA DE APLICAÇÃO DA TEORIA DA ATIVIDADE
INTERAÇÕES DISCURSIVAS EM UM FÓRUM ON-LINE
LINGUAGEM DIALÓGICA INSTRUCIONAL: A (RE)CONSTRUÇÃO DA LINGUAGEM PARA CURSOS ONLINE
MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA EM CURSO SUPERIORES DE COMPUTAÇÃO E INFORMÁTICA A DISTÂNCIA: AS ESTRATÉGIAS DE ENSINO UTILIZADAS POR DOCENTES ONLINE
NARRATIVAS DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA EM FORMAÇÃO À DISTÂNCIA
NOVO PARADIGMA TECNOLÓGICO APLICADO AO ENSINO À DISTÂNCIA: CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA UM ESTUDO DE CASO
O APRENDER E O ENSINAR EM EAD POR MEIO DE ROTAS DE APRENDIZAGEM
O ENSINO DE ESTATÍSTICA NO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO OFERECIDO NA MODALIDADE À DISTÂNCIA: AVALIAÇÃO DE UMA EXPERIÊNCIA
O ESTUDANTE DA EAD EM BUSCA DE LAÇOS: “TEM ALGUÉM AÍ?”
O FEEDBACK COMO RECURSO PARA A MOTIVAÇÃO E AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
O LABORATÓRIO DE ENSINO DE MATEMÁTICA NA FORMAÇÃO DOCENTE E A EDUCAÇÂO A DISTÂNCIA
O PERFIL PROFISSIONAL DO PROFESSOR DE ENSINO SUPERIOR NA EAD E SUAS PERSPECTIVAS, A PARTIR DA ANÁLISE DOS PROFISSIONAIS QUE ATUAM EM UMA INSTITUIÇÃO DE IPATINGA: UMA PESQUISA EM CONSTRUÇÃO
O PROBLEMA DA EVASÃO NOS CURSOS DE EAD
O PROFESSOR DE EAD: UM PERFIL
O PROJETO INSTRUCIONAL EM EAD
O TRABALHO COLETIVO, COOPERATIVO E SOLIDÁRIO EM EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: UM PRINCÍPIO PEDAGÓGICO E UM FATOR DESENCADEADOR DO BEM - ESTAR DOS PROFESSORES.
O USO DE ARTIGOS CIENTÍFICOS E A VISÃO DOS ALUNOS DA LICENCIATURA EM QUÍMICA A RESPEITO DE EAD: UMA ATIVIDADE NO MOODLE
O USO DE CORPORA ELETRÔNICO E DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA COMO APOIO A AULAS PRESENCIAIS DE LÍNGUA INGLESA
O USO DE PROTÓTIPOS PEDAGÓGICOS PARA IMPLANTAÇÃO DAS DISCIPLINAS ONLINE EM CURSOS DE GRADUAÇÃO
O USO DO GÊNERO NOIR NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
OBJETOS DE APRENDIZAGEM E REALIDADE VIRTUAL NO ENSINO DE GEOMETRIA DESCRITIVA
OBJETOS EDUCACIONAIS COMO RECURSOS DIDÁTICOS COMPLEMENTARES
OBSTÁCULOS NA CONDUÇÃO DE ENSINO ONLINE NA ÁREA DE TECNOLOGIA
OS DESAFIOS DAS FORMAS DE “ACESSO” NA EAD: UM ESTUDO DE CASO DA CIDADE DE TAPAUÁ - AM
OS ESPAÇOS DE REFLEXÃO E FORMAÇÃO DOCENTE EM EAD NO ENSINO SUPERIOR
PANORAMA DA EDUCAÇÃO SUPERIOR A DISTÂNCIA NO BRASIL: UM ESTUDO EXPLORATÓRIO
PERCEPÇÕES SOBRE O EMPREENDEDORISMO DE ALUNOS DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA DE UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR DO NOROESTE DO PARANÁ
PERFIL DOS ALUNOS DA PRIMEIRA TURMA DE ALUNOS DO CURSO DE LICENCIATURA EM QUÍMICA EM EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA DA UFRN
PRÁTICAS E PROCESSOS DE MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA EM EAD
PROCESSO ON LINE DE AVALIAÇÃO DE DISCIPLINAS E CURSOS PARA APOIO À GESTÃO NA UFSC/UAB
PROCESSO SELETIVO ACADÊMICO COMO INSTRUMENTO DE GESTÃO EM EAD
PROFESSORES E ESTRATÉGIAS PEDAGÓGICAS: INTERAÇÕES VIRTUAIS E PRESENCIAIS EM UM CURSO DE MESTRADO EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA
PROGRAMA EDUCACIONAL DE RESISTÊNCIA AS DROGAS E A VIOLÊNCIA (PROERD): UMA SOLUÇÃO PARA O COMBATE AO USO DE DROGAS NO MUNICÍPIO DE SANTARÉM À LUZ DA TRANSDISCIPLINARIDADE
PROINICIAR VIRTUAL: UM ESPAÇO DE INTERAÇÃO DESTINADO AOS ALUNOS QUE INGRESSAM ATRAVÉS DO SISTEMA DE RESERVA DE VAGAS NA UERJ
PROJETO SOL - ESTRATÉGIA DE UTILIZAÇÃO DE FERRAMENTAS DE SUPORTE ON LINE PARA OTIMIZAÇÃO E INTEGRAÇÃO DOS PROCESSOS DE APRENDIZAGEM E ENSINO EM MÓDULOS SEMIPRESENCIAIS NA GRADUAÇÃO
RÁDIO WEB: UMA INOVAÇÃO PARA A TUTORIA NO PROCESSO ENSINO - APRENDIZAGEM EM EAD
REFLEXÕES E APONTAMENTOS SOBRE O PAPEL DA AULA NA EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA
REFLEXÕES SOBRE A EXPANSÃO UNIVERSITÁRIA ATRAVÉS DOS PROGRAMAS UAB E REUNI, NO USO DA MODALIDADE EDUCACIONAL A DISTÂNCIA
REFLEXÕES SOBRE A OBSERVAÇÃO DA PRÁTICA DA AVALIAÇÃO E SUA RELAÇÃO COM A TECNOLOGIA NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
RELATO DE EXPERIÊNCIA DE NOVA METODOLOGIA DE ENSINO NO FÓRUM DE DISCUSSÃO
REVISÃO DE LITERATURA - A PARTICIPAÇÃO DE PROFESSORES DE ENSINO SUPERIOR NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: INCENTIVOS E BARREIRAS
SECOND LIFE, O NOVO MUNDO VIRTUAL E SUAS POSSIBILIDADES DE APRENDIZAGEM E ENSINO
SEMI-PRESENCIALIDADE NO ENSINO SUPERIOR: ALGUNS RESULTADOS DESSA MODALIDADE NA FGF
TECNOLOGIAS DA COMUNICAÇÃO E DA INFORMAÇÃO: NOVOS DESAFIOS PARA O EDUCADOR
T-LEARNING FOR SOCIAL INCLUSION: MAIN EVIDENCES FROM BEACON
TUTOR PRESENCIAL DE CURSOS SUPERIORES A DISTÂNCIA: EXIGÊNCIAS DE FORMAÇÃO PARA UM NOVO PERFIL DE PROFESSOR
TUTORIA NA FORMAÇÃO DOCENTE
TUTORIA: AVALIAÇÃO DO PAPEL DO PROFESSOR NO AMBIENTE VIRTUAL
UM RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE O USO DO SOFTWARE DE GESTÃO DE PROJETOS DOTPROJECT NA PRODUÇÃO DE MATERIAIS MULTIMÍDIA PARA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA – EAD
UMA ABORDAGEM DIFERENCIADA NAS AULAS DE GEOMETRIA DO CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA À DISTÂNCIA DA UFPEL
UMA ANÁLISE DO FORMATO DO ESTÁGIO NAS LICENCIATURAS A DISTÂNCIA DA UFRN
UMA ANÁLISE SOBRE POLÍTICAS PÚBLICAS EM EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NO BRASIL (2002 - 2008)
UMA BREVE VISÃO SOBRE FÓRUNS ON - LINE APLICADOS NA EDUCAÇÃO MUSICAL A DISTÂNCIA
UMA EXPERIÊNCIA DE CONSTRUÇÃO DE PROFESSOR COLETIVO EM EAD
VENCENDO RESISTÊNCIAS NA EAD:UMA EXPERIÊNCIA FORMATIVA NO ENSINO SUPERIOR
XISOA - UM PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO DE SOFTWARE BASEADO EM EXTREME PROGRAMMING COMO ALTERNATIVA PARA A CONSTRUÇÃO DE OBJETOS DE APRENDIZAGEM
YOUTUBE NA EDUCAÇÃO: O USO DE VÍDEOS EM EAD