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Como Distanciar Alunos do Ensino a Distância.



Por Claudio de Moura Castro
Fonte: Estadão

Quem acha que o velho é novo, vai dizer besteira ou fazer besteira. É o caso com o Ensino a Distância (EAD) – que é ancião. Começa no século 18 e ganha um grande impulso quando surge o selo de correio, viabilizando o ensino por correspondência. De lá para cá, o crescimento foi espantoso. Apenas para exemplificar, na década de 1930, a maior parte dos engenheiros russos eram assim formados.

Ver nele uma novidade leva a ignorar a experiência passada, com seus avanços nas técnicas de ensinar voltadas para alunos que estão distantes. É lastimável que, durante a covid-19, a escola não incorporasse o que foi aprendido pelos cursos de EAD ao cabo de dois séculos. Cometeram-se erros primários, por ignorar o que já se sabia.

Pipocam discursos veementes contra reais descalabros dos cursos superiores de EAD. De fato, não há como subestimar tais críticas. Contudo, elas ignoram que as versões presenciais tendem a ser igualmente capengas.

Inúmeras pesquisas foram realizadas, comparando o presencial com o EAD, naqueles casos em que isso é possível. Os resultados mostram que não há uma superioridade de um ou outro. Essa evidência não pode ser ignorada. O próprio Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) permite tais comparações, exibindo desempenhos muito parecidos.

Em um nível pessoal, com 15 anos, fiz o curso de Radiotécnica do Instituto Monitor. Consertei rádios e montei amplificadores. E, no que coincidiam os assuntos, aprendi no Monitor o que não entendia na escola.

Anos depois, diante do ceticismo das gentes, montei uma pesquisa substancial. Nela, foram entrevistados os graduados desses cursos, sempre baratos e populares. Descobrimos que, em menos de um ano, usando o aprendido, eles eram capazes de recuperar o valor das mensalidades pagas.

Eis que chega o Ministério da Educação (MEC) nos propondo um novo regulamento para o EAD (revisão do marco regulatório da educação a distância). Nele, peca várias vezes, ignorando o conhecimento acumulado.

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