Biografia de Fredric Michael Litto

Fredric Michael Litto, nascido em Nova York em 1939, é uma figura proeminente no campo da educação a distância e das tecnologias educacionais. Cidadão dos Estados Unidos e do Brasil, Litto construiu uma carreira acadêmica que abrange várias décadas e países. Ele se formou em Radio & TV pela Universidade da Califórnia, Los Angeles (UCLA), em 1960, e concluiu seu Ph.D. em Comunicações e Drama pela Universidade de Indiana, em 1969.
Antes de se mudar para o Brasil, Litto lecionou no Bowdoin College (1964-1965) e na Universidade de Kansas (1965-1971). Durante sua carreira, ele orientou mais de 35 teses de mestrado e doutorado, influenciando a formação de novos acadêmicos em todo o mundo.
Em 1989, Litto fundou e foi o Coordenador Científico da Escola do Futuro, um laboratório de pesquisa da Universidade de São Paulo (USP), dedicado à investigação de aplicações educacionais das novas tecnologias da informação e comunicação (TICs). Ele permaneceu à frente da instituição até 2006, estabelecendo parcerias inovadoras e contribuindo para o avanço da educação digital no Brasil e no mundo.
Em 1995, Fredric Michael Litto fundou a Associação Brasileira de Educação a Distância (ABED), uma organização que promove a educação a distância no Brasil. Ele foi eleito Presidente Fundador e reeleito para mandatos consecutivos, servindo como presidente até 2023. Sua liderança foi crucial para a institucionalização da educação a distância como uma modalidade respeitada e amplamente acessível no país.
Litto também é reconhecido como um mentor dedicado, tendo formado gerações de professores, pesquisadores e líderes acadêmicos. Sua influência se estende além da USP, com contribuições significativas para o debate global sobre a integração de tecnologias digitais na educação. Autor de inúmeros livros e artigos, ele foi convidado a participar de conferências internacionais e a aconselhar governos e instituições sobre políticas educacionais inovadoras.
Sua carreira brilhante foi coroada com uma série de prêmios e honrarias, incluindo o Prêmio Personalidade do Ano em Educação a Distância da Associação Brasileira de Educação a Distância (ABED) e a Medalha de Honra ao Mérito Educacional, concedida pelo Ministério da Educação do Brasil, em reconhecimento às suas contribuições excepcionais à educação no país.
Litto também atuou em diversos conselhos editoriais, incluindo revistas acadêmicas de prestígio como Open Learning (Reino Unido), International Review of Research in Open & Distance Learning (Canadá), e American Journal of Distance Education (EUA). Além disso, ele foi membro do World Bank Working Group, que estabeleceu critérios para educação a distância em comunidades rurais, isoladas e nômades em 2003-2004, e avaliador de um projeto do Commonwealth of Learning em Moçambique em 2004, patrocinado pelo Banco Mundial.
Ao longo de sua carreira, Fredric Litto teve passagens como pesquisador visitante na Japan Society for the Advancement of Science (1983) e no Departamento de Comunicações da Universidade de Stanford (1987-1988). Ele também ocupou a "Cátedra Rio Branco" no Instituto de Educação da Universidade de Londres (2007-2008). Em 2007, foi eleito para o Comitê Executivo do ICDE-International Council of Open & Distance Education, em Oslo, e mais tarde para o Conselho de Curadores para o período 2013-2016.
Litto recebeu inúmeros prêmios ao longo de sua carreira, incluindo o prestigiado Prêmio Jabuti da Associação Brasileira de Editores por seus livros sobre educação a distância em 2009 e 2011.
Em 2009, foi nomeado Educador Internacional do Ano em Tecnologia Educacional pela AECT (Associação de Comunicações e Tecnologia Educacional), e em 2014, o OpenCourseWare Consortium (MIT) o reconheceu com o Prêmio por Conquistas ao Longo da Vida. Em 2019, Litto foi admitido na Academia Brasileira de Educação, consolidando seu legado no campo educacional.
Fredric Michael Litto continua sendo uma referência no debate sobre o futuro da educação, com foco em inclusão digital e a democratização do conhecimento. Suas contribuições ajudaram a moldar a educação a distância moderna, tanto no Brasil quanto no cenário global.