ABED ABED

Pós-graduações em Medicina não cumprem carga horária.


 

O estudo Demografia Médica no Brasil em 2025, apresentado, no último mês de setembro, pela Associação Brasileira de Medicina (AMB) em parceria com a Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP), revela dados preocupantes sobre a pós-graduação lato sensu (PGLS) ofertada para médicos em todo o país. Das 2.148 especializações avaliadas, em 518 os pesquisadores não identificaram o tempo de duração. O número equivale a 24,1% do total. Além disso, outros 272 cursos (16,7%) possuem carga horária menor que 360 horas, prazo mínimo exigido pela legislação. 

De acordo com a pesquisa, 41,2% das pós-graduações são na modalidade a distância, enquanto as especializações presenciais são responsáveis por 47,7% das ofertas na área médica. Mais de 90% são da iniciativa privada, e 60% estão concentrados na região Sudeste. Endocrinologia, Dermatologia, Psiquiatria e Radiologia são as especialidades com maior número de vagas.  

A partir dos resultados da Demografia, AMB e FMUSP alertam sobre o aumento dos cursos lato sensu na modalidade EaD. “Embora tecnologias digitais permitam atividades remotas adequadas a perfis ou etapas de determinados cursos, a ausência de conteúdo prático em ambiente presencial é incompatível com a boa formação médica na maioria das áreas”, concluem os pesquisadores. Eles também observam que muitas pós-graduações são ofertadas por instituições sem experiência e capacidade na área, e outras terceirizam a execução.

“O estudo pode contribuir com o debate sobre a necessidade de acreditação ou certificação de cursos de PGLS, o que requereria rever as atribuições do MEC e do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP). Em eventual nova regulamentação, instituições públicas ou da sociedade civil, com expertise em especialidades médicas, poderiam ser convocadas para avaliação abrangente que considere padrões mínimos de qualidade, corpo docente, infraestrutura, projeto pedagógico, matriz curricular, função social e resultados acadêmicos dos cursos”, sugerem os pesquisadores.


Veículo: Correio Web

Jornalista: Dino
 
Data da veiculação: 02/10/2024


 
Voltar

Associados mantenedores

WhatsApp