|
LIVROS
Diversos
postos de
apoio, no
Brasil e
inclusive no
exterior,
estarão
colocando à
disposição
dos
inscritos
auditórios,
e espaços
para a
participação
no 7º SENAED
Esta lista
de postos de
apoio será
atualizada
constantemente,
conforme
recebermos
as
confirmações.
|
MODELOS
PEDAGÓGICOS
EM
EDUCAÇÃO
A
DISTÂNCIA
(em Português)
(2009)
ET
AL /
BEHAR,
PATRICIA
ALEJANDRA
ARTMED
Sinopse:
Neste
livro
são
expostas
perspectivas
para
o
conceito
de
modelo
pedagógico
e
seus
elementos,
focalizando
a
EAD,
assim
como
propostas
e
experiências
na
área.
Assim
será
possível
subsidiar
a
consolidação
de
pilares
bem-estruturados
nos
âmbitos
epistemológicos,
pedagógicos,
organizacionais,
tecnológicos
e
metodológicos,
respondendo
às
necessidades
emergentes
de
um
perfil
de
aluno
e
professor,
baseado
em
paradigmas
educacionais.
|
|
ABC
DA
EDUCAÇÃO
A
DISTÂNCIA
(em Português)
(2007)
A
EDUCAÇÃO
A
DISTÂNCIA
HOJE
MAIA,
CARMEM
/
MATTAR
NETO,
JOAO
AUGUSTO
PRENTICE
HALL
BRASIL
Sinopse:
A
educação
a
distância
(EaD)
vem
crescendo
de
maneira
explosiva.
Conseqüentemente,
crescem
também
o
número
de
instituições
que
oferecem
algum
tipo
de
curso
a
distância,
de
cursos
e
disciplinas
ofertados,
de
empresas
fornecedoras
de
serviços
e
insumos
e de
artigos
e
publicações
sobre
EaD.
É
nesse
cenário
em
mudança
que
surge
o
'ABC
da
educação
a
distância',
um
verdadeiro
manual
sobre
o
assunto,
que
traz
não
apenas
a
história
da
EaD
no
Brasil
e no
mundo,
como
também
dicas
e
sugestões
para
quem
quer
melhorar
ou
mesmo
implementar
esse
tipo
de
serviço.
Esta
obra
aborda
os
vários
modelos
de
EaD
que
vêm
sendo
praticados,
as
ferramentas
disponíveis,
os
novos
papéis
do
aluno,
do
professor
e
das
instituições,
os
direitos
autorais
e o
futuro
da
EaD,
entre
outros
pontos
relevantes.
Elaborado
com
o
intuito
de
organizar
o
grande
volume
de
histórias,
casos,
tecnologias,
ambientes,
papéis
e
fundamentos
relacionados
ao
tema,
'ABC
da
educação
a
distância'
é,
sem
dúvida,
fundamental
para
quem
quer
conhecer
um
pouco
mais
sobre
esse
tema
tão
importante
nos
dias
atuais.
|
|
DESIGN
INSTRUCIONAL
NA
EDUCAÇÃO
A
DISTÂNCIA,
O
(em Português)
(2007)
FRANÇA,
GEORGE
ESFERA
Sinopse:
A
moda
de
discutir
todos
os
processos
cognitivos
à
luz
somente
das
interfaces
tecnológicas
nos
faz
desconhecer
e
desconsiderar
as
teorias
subjacentes
às
práticas
e à
eficácia
da
aprendizagem
on-line.
Comentamos
muito
a
respeito
das
múltiplas
e,
como
pensam
alguns
teóricos,
quase
miraculosas
qualidades
da
Educação
a
Distância
(EaD).
Os
meios
tecnológicos
freqüentemente
se
tornam
tão
importantes
que
os
conteúdos,
os
significados
e a
funcionalidade
da
aprendizagem
ficam
quase
esquecidos,
tornando-se
mera
sombra
ou
nuvem
passageira.
|
|
EDUCAÇÃO
A
DISTÂNCIA
(em Português)
(2007)
KEARSLEY,
GREG
/
MOORE,
MICHAEL
G.
THOMSON
PIONEIRA
Sinopse:
Este
livro
é
uma
introdução
e
apresenta
também
uma
visão
de
conjunto
da
educação
a
distância.
Descreve
e
explica
a
natureza
desse
ensino
e o
que
a
pesquisa
e a
experiência
transmitem
a
seu
respeito.
Revê
as
tarefas
e
alguns
dos
desafios
encontrados
nas
organizações
e no
gerenciamento
dos
recursos
necessários
para
transmitir
o
programa
de
educação
a
distância.
Os
autores
revisaram
o
conjunto
de
tecnologias
disponíveis,
incluindo
algumas
já
existentes
há
algum
tempo,
mas
que
ainda
possuem
os
aspectos
positivos
que
as
tecnologias
mais
novas
nem
sempre
apresentam.
A
obra
aborda
de
que
modo
os
princípios
de
criação
dos
materiais
de
instrução
são
aplicados
no
contexto
da
educação
a
distância,
além
de
apresentar
capítulos
sobre
o
objetivo
atual,
o
histórico,
a
teoria,
a
experiência
internacional
e
alguns
dos
temas
de
políticas
envolvidos
na
educação
a
distância.
|
|
EDUCAÇÃO
A
DISTÂNCIA
(em Português)
(2007)
ORIENTAÇÕES
METODOLÓGICAS
CORREA,
JULIANA
ARTMED
Sinopse:
O
cenário
atual
da
educação
à
distância
no
Brasil
apresenta
uma
expansão
de
programas
e
cursos
de
formação
inicial,
em
serviço
e
continuada
de
profissionais
de
diferentes
campos
de
trabalho.
O
propósito
desta
publicação
consiste
em
auxiliar
a
articulação
entre
EaD,
mediações
tecnológicas
e
contextos
de
trabalho,
tendo
em
vista
a
organização
do
processo
de
formação
a
ser
desenvolvido
e a
apropriação
de
uma
lógica
de
produção
dos
materiais
didáticos
necessários
ao
curso.
|
|
E-LEARNING
E
EDUCAÇÃO
A
DISTÂNCIA
(em Português)
(2006)
MENDES,
ISABEL
AMELIA
COSTA
/
SEIXAS,
CARLOS
ALBERTO
ATLAS
Sinopse:
O
crescimento
constante
da
demanda
por
vagas
na
estrutura
de
ensino
público
gratuito
em
todos
os
níveis
e a
falta
de
estrutura
física
das
instituições
para
atender
mais
estudantes,
têm
mostrado
que
o
sistema
de
ensino
tornou-se
obsoleto
por
não
permanecer
suficientemente
aberto
às
necessidades
e
expectativas
de
uma
sociedade
que
vem
avançando
a
passos
rápidos.
A
concepção
ultrapassada
de
que
o
conhecimento
'é
transmitido'
está
sendo
mudada
para
aquela
que
o
estudante
participa
ativamente,
construindo,
desenvolvendo
aprendizagem
pela
ação.
Este
livro
descreve
o
desenvolvimento
de
um
projeto
que
visou
percorrer,
documentar
e
aferir
todos
os
passos
necessários
para
que
a
instituição,
seu
capital
humano
e
clientela
possam
iniciar-se
no
universo
da
educação
a
distância.
O
texto
disponibiliza
uma
plataforma
de
educação
a
distância
para
uso
da
instituição
e
desenvolve
um
roteiro
destinado
aos
educadores,
viabilizando
suas
ferramentas
para
cursos,
disciplinas
e
projetos
educacionais
que
incluam
em
seu
programa
materiais
virtuais
e
recursos
de
comunicação
via
Internet.
|
|
EDUCAÇÃO
A
DISTÂNCIA
NA
FORMAÇÃO
DE
PROFESSORES
(em Português)
(2006)
VIABILIDADES,POTENCIALIDADES
E
LIMITES
GOUVEA,
GUARACIRA
VIEIRA
&
LENT
Sinopse:
A
Educação
a
Distância
tem
sido
uma
modalidade
de
educação
muito
adotada
e
discutida
nas
últimas
décadas.
Entretanto,
a
adoção
dessa
modalidade
de
educação
em
diferentes
graus
no
ensino
superior
parece
não
ter
sido
acompanhada
das
necessárias
infra-estruturas
humana
e
tecnológica,
nem
do
desenvolvimento
de
pesquisas
que
suscitem
questões
em
torno
de
suas
viabilidades,
potencialidades
e
limites.
O
objetivo
do
livro
é
trazer
para
os
debates
educacionais
um
posicionamento
crítico
diante
dessas
práticas
educativas
realizadas
a
distância,
sobretudo,
no
que
se
refere
ao
uso
das
tecnologias
de
informação
e
comunicação,
ao
impacto
dessa
modalidade
de
educação
na
formação
dos
estudantes
e
nas
práticas
cotidianas
dos
professores.
O
projeto
de
pesquisa
que
deu
origem
a
este
livro
-
Formação
de
Professores
e
Educação
a
Distância;
produção,
utilização
e
avaliação
de
materiais
didáticos
-
foi
realizado
por
uma
equipe
de
pesquisadoras
da
Universidade
Federal
do
Estado
do
Rio
de
Janeiro/UNIRIO.
|
|
EDUCAÇÃO
CORPORATIVA
E
EDUCAÇÃO
A
DISTÂNCIA
(em Português)
(2005)
RICARDO,
ELEONORA
JORGE
QUALITYMARK
Sinopse:
A
organizadora
tem
por
objetivo
apresentar
aos
leitores
experiências
vividas
durante
a
implantação,
desenvolvimento
e
acompanhamento
de
cursos
a
distância
em
ambientes
corporativos.
O
livro
é
uma
coletânea
que
mostra
a
importância
da
educação
a
distância
e da
educação
corporativa,
além
de
apresentar
o
sucesso
e
repercussão
das
experiências
e
ferramentas
tecnológicas
utilizadas
nos
âmbitos
institucionais
e
profissionais.
|
|
FUNDAMENTOS
DA
TUTORIA
EM
EDUCAÇÃO
A
DISTÂNCIA
(em Português)
(2005)
GONZALEZ,
MATHIAS
AVERCAMP
Sinopse:
A
forma
de
oferecer
Educação
a
Distância
(EAD)
não
é
nova.
Sabe-se
que
há
mais
de
160
anos
os
ingleses
iniciaram
a
prática
de
enviar
cursos
nas
mais
diferentes
áreas,
via
correspondência
postal.
No
Brasil,
o
ensino
por
correspondência
também
já
completou
mais
de
cem
anos.
A
Educação
a
Distância
foi
ofi
cializada
no
país
por
meio
da
Lei
de
Diretrizes
e
Bases
-
LDB,
lei
9394,
de
20
de
dezembro
de
1996.
Dos
tradicionais
métodos
à
diversidade
de
cursos
atualmente
disponíveis
que
podem
se
utilizar
dos
avanços
da
tecnologia
da
informação
colocada
à
nossa
disposição
por
ferramentas
como
tele
e
videoconferências
interativas,
CDROMs,
internet
dentre
outras,
a
EAD
experimentou
um
crescimento
e
uma
efi
cácia
pedagógica
sem
precedentes
e
desponta
com
uma
possibilidade
de
se
tornar
um
meio
de
transferência
de
conhecimento,
de
(in)formação
e
inclusão
digital
e
social
de
alcance
inimaginável.
Este
livro
é um
manual,
escrito
de
forma
clara
e
didática,
que
será
extremamente
proveitoso
para
aqueles
que
pretendem
iniciar
suas
atividades
nesta
fascinante
jornada,
bem
como
para
aqueles
que
já
deram
seus
primeiros
passos.
|
|
TUTORIA
(em Português)
(2007)
APRENDIZADO
ENTRE
IGUAIS
DURAN,
DAVID
/
VIDAL,
VINYET
ARTMED
Sinopse:
A
aprendizagem
entre
iguais
é um
método
cooperativo,
através
do
qual
um
aluno
aprende
ensinando
seu
colega,
e
este,
por
sua
vez,
aprende
graças
à
ajuda
personalizada
e
permanente
que
recebe.
Trata-se,
portanto,
de
uma
estratégia
que
aproveita
pedagogicamente
as
diferenças
entre
os
alunos
e
nos
permite
ver
a
diversidade
como
um
recurso
e
não
como
um
problema.
Mediante
uma
rigorosa
explicação
dos
fundamentos
teóricos
que
sustentam
o
método,
e
uma
proposta
prática
concreta,
avaliada
em
diversas
escolas,
este
livro
oferece
aos
professores
a
possibilidade
de
aplicar
sem
dificuldade
este
importante
recurso
educativo.
|
|
ESCRITOS
SOBRE
TECNOLOGIA
EDUCACIONAL
(em Português)
(2002)
BARATO,
JARBAS
NOVELINO
SENAC
SAO
PAULO
Sinopse:
Neste
livro,
Jarbas
Novelino
Barato
examina
o
que
é
'qualidade
da
educação',
desfazendo
o
consenso
do
rótulo
e
levando
sua
análise
a
questões
fundamentais
da
educação
hoje
- o
uso
do
computador
nos
espaços
educacionais;
a
sociedade
do
conhecimento;
os
novos
meios
de
comunicação;
a
natureza
do
saber
técnico
e o
ensino
de
técnicas;
as
competências
no
âmbito
da
educação
profissional
e a
avaliação
do
'saber
fazer'
dos
trabalhadores.
|
|
EXPERIÊNCIAS
INOVADORAS
E A
TECNOLOGIA
EDUCACIONAL
(em Português)
(2000)
LAMPERT,
ERNANI
SULINA
Sinopse:
Experiências
inovadoras
e
tecnologia
educacional
destina-se
aos
professores
do
ensino
superior
e da
educação
básica,
aos
estudantes
de
licenciaturas,
bem
como
a
todos
os
que
de
uma
ou
outra
forma
se
encontram
engajados
na
luta
por
uma
educação
de
qualidade,
voltada
para
a
formação
do
cidadão
cosmopolita.
A
inovação
surge
em
função
de
um
desajuste
no
sistema,
que
gera
uma
tensão
entre
o
que
se
deseja
e o
que
se
tem
na
realidade.
A
tomada
de
consciência
de
uma
situação
problema
geralmente
impulsiona
a
inovação.
Para
que
ocorra
a
inovação,
é
necessário
um
grupo
de
pessoas
dispostas
a
levar
a
cabo
projetos
de
mudança.
0
professor
que
participa
ativamente
de
inovação
experimenta
um
crescimento
pessoal
e
profissional
maior
do
que
aquele
que
utiliza
a
prática
rotineira.
Ele
tem
a
sensação
de
dominar
mais
situações,
de
maior
segurança,
de
crescerem
idéias
e
habilidades.
A
inovação
é um
novo
construdo
educativo
intencional,
capaz
de
melhorar
a
qualidade
do
ensino.
Um
clima
de
inovação
favorece
a
inovação,
enquanto
que
a
rotina
conduz
ao
imobilismo
e á
insatisfação.
Além
de
apresentar
algumas
experiências
inovadoras
exitosas
realizadas
no
Rio
Grande
da
Sul
-
Escola
Cidadã,
Escola
Itinerante,
Projeto
Integrar-,
esta
obra
traz
ao
leitor
aportes
teóricos
sobre
temas
polêmicos
como
inovação
educacional,
tecnologia
educacional
e
educação
á
distância,
uma
possibilidade
de
democratizar
e
viabilizar
a
educação
em
todos
os
níveis
e
para
todos.
|
|
TECNOLOGIA
EDUCACIONAL
E
APRENDIZAGEM
(em Português)
(2007)
CARNEVALE,
UBIRAJARA
LIVROPRONTO
Sinopse:
Este
livro
apresenta
diversas
formas
de
se
apropriar
dos
recursos
digitais
como
ferramenta
de
ensino
e
aprendizagem.
Projetos
informatizados,
linguagem
de
programação
para
crianças,
software
livre,
software
educacional,
mapas
conceituais,
EAD,
ambientes
virtuais,
ferramentas
digitais
de
comunicação,
WebQuest,
comunidades
virtuais,
acessibilidade,
objetos
de
aprendizagem
e
games
são
assuntos
abordados
nesta
obra,
por
educadores
atuantes
na
área
de
informática
aplicada
à
Educação.
|
|
APRENDIZAGEM
EM
AÇÃO
-
LEARNING
ORGANIZATION
(em Português)
(2003)
UM
GUIA
PARA
TRANSFORMAR
SUA
EMPRESA
GARVIN,
DAVID
A.
QUALITYMARK
Sinopse:
A
maioria
dos
homens
de
negócio
dos
dias
de
hoje
compreende
o
valor
de
se
construir
uma
organização
educativa.
Ainda
assim,
atualmente
a
necessidade
de
se
aprender
é
sufocada
pela
necessidade
de
agir.
Ao
mesmo
tempo,
aqueles
que
enxergam
o
conhecimento
como
a
peça
fundamental
para
as
corporações
freqüentemente
sofrem
com
a
falta
de
perspectiva
e de
meios
necessários
para
transformar
a
teoria
abstrata
no
'mãos-a-obra'
da
implementação.
Através
de
'Aprendizagem
em
Ação',
Garvin
explica
em
detalhes
como
proceder
desde
a
formulação
da
teoria
Learning
Organization
até
a
implementação
da
prática.
|
|
ENSINAR
AS
CIÊNCIAS
E A
TECNOLOGIA
(em Português de
Portugal)
(2008)
THOUIN,
MARCEL
INSTITUTO
PIAGET
Sinopse:
Esta
obra
tem
por
objectivo
renovar
o
ensino
e a
aprendizagem
das
ciências
e da
tecnologia
no
ensino
pré
escolar
e
Básico
1.º
ciclo,
numa
direcção
que
está
de
acordo
com
as
actuais
orientações
da
didáctica
das
ciências.
Deste
modo,
todos
os
aspectos
da
didáctica,
isto
é,
os
saberes,
a
aprendizagem,
o
ensino
e a
avaliação
são
abordados
segundo
uma
operacionalidade
centrada
na
evolução
das
concepções
dos
alunos.
A
obra
apresenta
os
principais
conceitos
científicos
aos
quais
é
útil
fazer
referência,
o
mesmo
sucedendo
para
as
principais
competências
e
estratégias
que
o
ensino
das
ciências
e da
tecnologia
visa
adquirir
e
desenvolver.
Aqui
são
expostas
algumas
teorias
fundamentais,
tais
como
o
construtivismo
didáctico,
a
transposição
didáctica
e o
contrato
didáctico.
|
|
TECNOLOGIA
DA
EDUCAÇÃO
-
TECENDO
RELAÇÕES
ENTRE
IMAGINÁRIO,
CORPOREIDADE
E
EMOÇÕES
(em Português)
(2006)
PERES,
LUCIA
MARIA
VAZ
/
PORTO,
TANIA
MARIA
ESPERON
JUNQUEIRA
&
MARIN
Sinopse:
O
ganho
das
interlocuções
-
tecnologias,
educação,
imaginário,
corporeidade
e
emoções
-
encontra-se,
neste
livro,
com
a
soma
de
olhares
múltiplos
os
quais
expressam
artigos
singulares
permitindo
desocultar
as
diferentes
faces
do
processo
de
apreensão
do
mundo
que
nos
cerca.
Cada
reflexão
e/ou
experiência
evidencia
um
diálogo
com
as
sensibilidades,
imaginário,
corporeidades
e
emoções,
intermediadas
ou
não
com
as
tecnologias
da
comunicação.
|
|
DIREITOS
AUTORAIS
NA
INTERNET
E O
USO
DE
OBRAS
ALHEIAS
(em Português)
(2007)
BRANCO
JUNIOR,
SERGIO
VIEIRA
LUMEN
JURIS
- RJ
Sinopse:
Este
livro
é um
fruto
do
programa
de
mestrado
da
Universidade
do
Estado
do
Rio
de
Janeiro,
onde
foi
apresentado
pelo
autor
como
dissertação
de
conclusão
de
curso.
Trata,
afinal,
de
questão
fascinante,
que
a
todos
atinge:
o
problema
da
restritividade
da
lei
autoral
brasileira.
Nos
termos
escritos
da
nossa
lei,
de
modo
geral
não
se
permite
a
ninguém
que
faça
cópia
integral
de
obras
de
terceiros
sem
a
devida
autorização.
Se
essa
proibição
parece
difícil
de
ser
efetivada
no
chamado
?mundo
real?,
as
dificuldades
se
acentuam
quando
se
está
diante
de
sua
implementação
no
?mundo
virtual?
da
internet.
|
|
PROPRIEDADE
IMATERIAL
-
DIREITOS
AUTORAIS,
PROPRIEDADE
INDUSTRIAL
E
BENS
DE
PERSONALIDADE
(em Português)
(2006)
ABRAO,
ELIANE
Y.
SENAC
SAO
PAULO
Sinopse:
Este
livro
traz
uma
série
de
artigos
e
debates
selecionados
pela
comissão
especial
da
OAB-SP
que
cuida
das
questões
relacionadas
aos
direitos
autorais,
à
propriedade
industrial
e
aos
bens
de
personalidade.
São
textos
que
atualizam
o
leitor
sobre
os
temas
mais
polêmicos
relativos
a
direitos
de
autor
e
propriedade
industrial
- a
imitação,
pelo
concorrente,
de
um
produto;
a
pirataria
de
um
software;
a
chamada
'quebra
de
patente';
a
propaganda
comparativa
e
seu
efeito
sobre
o
consumidor;
a
reprodução,
execução
e
transmissão
de
obras
musicais,
entre
outros.
|
|
INTERNET
&
ENSINO
-
NOVOS
GÊNEROS,
OUTROS
DESAFIOS
(em Português)
(2007)
ARAUJO,
JULIO
CESAR
LUCERNA
Sinopse:
As
propriedades
do
mundo
digital
não
só
vão
demandar
ainda
muitas
investigações
como
criam,
para
os
usuários,
novas
práticas
de
linguagem
e
novos
letramentos
que
apenas
começam
a
ser
estudados.
Como
interagimos
num
chat?
Que
estilos
podemos
adotar
nos
emails?
Como
se
organiza
o
internetês?
Como
lemos
e
navegamos
por
hipertextos?
Que
novos
procedimentos
de
escrita
as
ferramentas
computacionais
viabilizam?
Como
se
produz
um
infográfico?
Nesse
sentido,
estudar
as
práticas
de
linguagem
e os
letramentos
em
ambiente
digital
é
crucial
para
o
ensino
de
línguas
e
linguagens
na
contemporaneidade
e
terá
impacto
de
médio
prazo
nas
práticas
didáticas.
Um
livro
como
este,
que
reúne
pesquisadores
brasileiros
renomados,
tanto
no
campo
das
teorias
de
gêneros
como
no
de
ensino
de
línguas,
escrevendo
sobre
todas
estas
questões
- e
ainda
sobre
muitas
outras
- de
maneira
simples
e
acessível
ao
leigo
e
especialmente
direcionada
aos
professores
de
línguas,
é
uma
grande
contribuição
para
a
compreensão
desses
fenômenos
e
para
a
incorporação
dessa
nova
realidade
ao
ensino.
|
|
LEITURA
E
ESCRITA
DE
ADOLESCENTES
NA
INTERNET
E NA
ESCOLA
(em Português)
(2005)
FREITAS,
MARIA
TEREZA
DE
ASSUNÇAO
/
COSTA,
SERGIO
ROBERTO
AUTENTICA
Sinopse:
Este
livro
traz
os
seguintes
assuntos
- Da
tecnologia
da
escrita
à
tecnologia
da
internet;
Oralidade,
escrita
e
escritura
e
novos
gêneros
(hiper)
textuais
na
internet;
A
escrita
na
internet
-
nova
forma
de
medição
e
desenvolvimento
cognitivo?;
Leitura
e
escritura
de
hipertextos
-
implicações
didático-pedagógicas
e
curriculares;
O
chat
como
produção
de
linguagem;
A
produção
discursiva
nas
salas
de
bate-papo
-
formas
e
características
processuais;
O
discurso
construído
nas
listas
de
discussão;
uma
nova
forma
de
interação
na
formação
da
subjetividade;
Por
que
nickname
escreve
mais
que
realname?;
Uma
reflexão
sobre
gêneros
do
discurso;
A
pesquisa
escolar
em
tempos
de
internet.
|
|
DESIGN
INSTRUCIONAL
CONTEXTUALIZADO
(em Português)
(2007)
EDUCAÇÃO
E
TECNOLOGIA
FILATRO,
ANDREA
SENAC
SAO
PAULO
Sinopse:
Este
livro
é
fruto
de
uma
pesquisa
de
pós-graduação
sobre
a
metodologia
integrada
à
tecnologia,
por
isso
retoma
as
correntes
pedagógicas
mais
antigas
e
aborda
a
renovação
da
prática
da
educação.
Mesmo
abordando
um
tema
específico
dentro
da
EAD,
seu
conteúdo
não
foi
elaborado
para
iniciados.
É
uma
obra
contextualizada
e
bastante
didática.
O
design
instrucional
contextualizado
é
uma
proposta
construtivista
de
um
movimento
amplo
que
procura
nos
paradigmas
educacionais
as
melhores
práticas
para
ampliar
o
poder
de
participação
do
aluno
durante
o
curso.
Ele
auxilia
o
educador
na
metodologia
de
desenvolvimento
com
programas
de
cursos
e
objetos
de
linguagem
que
possibilita
um
conteúdo
mais
atraente.
|
|
DESIGN
INSTRUCIONAL
NA
PRÁTICA
(em Português)
(2008)
FILATRO,
ANDREA
PRENTICE
HALL
BRASIL
Sinopse:
O
notável
crescimento
da
educação
a
distância
nos
últimos
anos
trouxe
um
desafio
para
todos
os
envolvidos
nessa
revolução
-
planejar,
desenvolver
e
implementar
cursos
voltados
especificamente
para
o
aprendizado
eletrônico.
Esse
desafio
torna-se
mais
complexo
por
exigir
o
desenvolvimento
e a
aplicação
de
competências
totalmente
diferentes
das
requeridas
pelo
modelo
presencial
tradicional
-
competências
estas
regidas
pela
área
de
design
instrucional.
'Design
instrucional'
tem
como
objetivo
ajudar
o
leitor
a
entender
o
que
é
design
instrucional
e
seu
papel
na
elaboração
de
um
curso
on-line.
Para
tanto,
apresenta
o
processo
do
design
instrucional
passo
a
passo
e
mostra
como
ele
trabalha
para
unir
educação,
tecnologia,
comunicação
e
gestão
em
um
único
campo
do
conhecimento.
Além
disso,
a
fim
de
ser
um
verdadeiro
guia,
este
livro
destaca
todos
os
aspectos
do
design
instrucional
em
um
curso
on-line.
Assim,
tópicos
como
construção
de
roteiros
e
storyboards,
design
de
conteúdos
multimídia,
design
de
interação
e
design
de
ambiente
virtual
ganham
vida
por
meio
de
exemplos
práticos
e
dicas
valiosas.
|
|
CONSTRUINDO
O
SEU
SECOND
LIFE
(em Português)
(2008)
TAPLEY,
REBECCA
ALTA
BOOKS
Sinopse:
Neste
livro,
Rebecca
Tapley,
'Mera
Luan'
no
SL,
mostra
como
construir
tudo,
desde
os
corpos
aos
brincos,
carros,
castelos,
para
uma
melhor
aparência,
função
e
usabilidade.
Temas
do
mundo
real,
como
planejamento
urbano,
teoria
das
cores,
experiência
do
usuário,
design
de
interiores
e
paisagismo
são
associados
às
condições
do
SL.
Aprenda
a
distinguir
a
melhor
pele
e o
melhor
cabelo,
a
vestimenta,
a
arquitetura
e a
construção,
a
propriedade
à
venda
e
muito
mais.
Além
disso,
as
idéias
e
observações
de
Rebecca
sobre
etiqueta,
posturas,
costumes
e
outras
sutis
realidades
sócio-culturais
o
ajudarão
a
percorrer
seu
caminho
neste
mundo
novo
e,
por
vezes,
confuso.
|
|
DOMINANDO
O
SECOND
LIFE
(em Português)
(2008)
TUDO
QUE
VOCÊ
PRECISA
SABER
PARA
ENTRAR
RALHA,
CLAUDIO
BRASPORT
Sinopse:
Qualquer
pessoa
que
esteja
atenta
aos
meios
de
comunicação
já
ouviu
falar
em 'Second
Life',
um
fenômeno
que
vem
atraindo
usuários
do
mundo
inteiro,
as
principais
empresas
do
mercado
e
sendo
considerado
a
evolução
da
Web.
Além
de
não
ser
necessário
pagar
para
criar
uma
conta
básica,
ainda
é
possível
ganhar
dinheiro
real
convertendo
a
moeda
do
jogo
em
dólares
americanos,
possibilidade
que
tem
levado
muitos
profissionais
a
montarem
empresas
focadas
em
prestação
de
serviços
e
criação
de
conteúdo
como
roupas,
construções,
formas
de
avatar
e
scripts.
Para
ajudá-lo
a
usar
o
seu
tempo
da
melhor
forma
possível,
'Dominando
o
Second
Life'
tem
por
objetivo
ajudá-lo
com
algumas
dicas
necessárias
para
entrar
a
este
mundo
virtual.
|
|
SECOND
LIFE
-
GUIA
DE
VIAGEM
(em Português)
(2007)
DAMIANI,
EDGARD
B.
NOVATEC
Sinopse:
O
que
é o
Second
Life?
A
resposta
é
simples
- o
que
você
quiser!
Sala
de
bate-papo,
mensageiro
instantâneo,
sistema
de
relacionamentos,
museu,
casa
de
shows,
expositor
de
produtos,
RPG
on-line...
A
lista
de
possibilidades
do
Second
Life
é
infinita.
Sendo
um
universo
3D
praticamente
irrestrito,
você
faz
dele
tudo
aquilo
que
sua
imaginação
permitir.
No
entanto,
não
é
simplesmente
instalar
o
programa
e
sair
fazendo
acrobacias.
Existem
muitos
detalhes
que
podem
frustrar
os
avatares
de
primeira
viagem.
Assim
como
costumamos
planejar
viagens
para
locais
distantes
e
desconhecidos,
esta
deve
ser
a
postura
diante
do
Second
Life
- é
uma
viagem
a um
país
distante,
com
regras
e
costumes
distintos.
Este
livro,
portanto,
pretende
servir
como
um
guia
de
viagem
indispensável
aos
turistas
e -
por
que
não?
- a
todos
aqueles
que
pretendem
se
naturalizar
e
fincar
raízes,
mostrando
-
Como
interagir
com
seu
avatar,
controlá-lo,
mudar
sua
aparência
e
muito
mais.
Como
interagir
com
outros
avatares,
iniciando
conversas,
fazendo
amizades
e
organizando
eventos.
Como
interagir
com
os
cenários,
usar
e
criar
objetos.
Como
criar
scripts
com
a
LSL,
a
linguagem
de
programação
do
Second
Life.
Como
conseguir
um
emprego
ou
montar
seu
próprio
negócio
e
ganhar
dólares
Linden,
o
dinheiro
do
Second
Life
que
pode
ser
trocado
por
dinheiro
real.
Como
estender
sua
vida
acadêmica
para
o
universo
Second
Life.
Alguns
dos
lugares
mais
interessantes
para
se
visitar.
Coisas
que
você
não
pode
deixar
de
fazer.
O
Second
Life
é a
nova
revolução
da
internet,
inaugurando
de
fato
a
era
da
Internet
3D.
|
|
SECOND
LIFE
- O
GUIA
OFICIAL
(em Português)
(2007)
VARIOS
AUTORES
EDIOURO
(RJ)
Sinopse:
Representação
virtual
do
mundo
que
conhecemos,
o
'Second
life'
é
uma
terra
feita
de
bytes
em
constante
evolução,
criada
para
permitir
a
felicidade
de
quem
entra
nesse
universo.
Esse
livro
é um
guia
exclusivo
que
oferece
dicas,
análises
e
informações
sobre
a
vida
nesse
mundo
em
3D,
habitado
por
mais
de 8
milhões
de
pessoas.
|
|
SECOND
LIFE
E
WEB
2.0
NA
EDUCAÇÃO
(em Português)
(2007)
O
POTENCIAL
REVOLUCIONÁRIO
DAS
NOVAS
TECNOLOGIAS
VALENTE,
CARLOS
/
MATTAR
NETO,
JOAO
AUGUSTO
NOVATEC
Sinopse:
Este
livro
explora
o
potencial
pedagógico
das
ferramentas
disponíveis
na
Web
2.0
e
particularmente
do
Second
Life,
além
de
traçar
um
panorama
da
Educação
a
Distância.
O
ambiente
virtual
3D
mais
popular
do
momento
é
apresentado
em
detalhes,
e
são
mapeadas
as
experiências
educacionais
que
têm
sido
realizadas
com
ele,
no
Brasil
e no
mundo.
Os
autores
apresentam
ainda
as
experiências
criativas
e
inovadoras
que
têm
realizado
tanto
com
as
ferramentas
da
Web
2.0
quanto
com
o
Second
Life.
O
livro,
amplamente
ilustrado,
apresenta
ainda
uma
bibliografia
selecionada
e
comentada,
e
uma
lista
extensa
de
sites.
|
|
SECOND
LIFE
PARA
EMPREENDEDORES
(em Português)
(2007)
FERRAZ,
PAULO
NOVATEC
Sinopse:
'Second
life
para
empreendedores'
foi
elaborado
com
o
propósito
de
fomentar
o
empreendedorismo
virtual
e
ajudar
as
pessoas
a
compreenderem
melhor
a
revolução
que
está
acontecendo
na
internet.
Com
uma
abordagem
bastante
objetiva,
o
livro
mostra
as
melhores
idéias
para
você
aproveitar
ao
máximo
o
potencial
da
Web
2.0
com
os
universos
virtuais
em
3D
(metaversos)
como
o
Second
Life.
Paulo
Ferraz
traz
informações
sobre
a
economia
Linden
e
considerações
sobre
a
publicidade
e o
marketing
virtual,
sem
deixar
de
apresentar
aspectos
jurídicos
sobre
o
metaverso
e
valiosas
dicas
dos
negócios
mais
promissores
no
Second
Life.
Com
este
livro,
você
compreenderá
melhor
o
fenômeno
que
vem
movimentando
a
economia
virtual
e
receberá
a
orientação
necessária
para
fazer
bons
negócios
no
metaverso.
|
|
LINGUAGEM
E
EDUCAÇÃO
(em Português)
(2007)
ARAUJO,
JULIO
CESAR
AUTENTICA
Sinopse:
Este
livro
traz
os
seguintes
temas
-
Primeira
parte
-
Práticas
discursivas
e
ensino
- A
intertextualidade
intersuportes;
A
produção
escrita
na
escola;
Leitura
e
(hiper)texto;
A
leitura
de
hipertextos;
A
notícia
no
jornal
escolar;
O
conceito
de
pergunta
nas
teorias
e
abordagens
lingüísticas;
Segunda
parte
-
Literatura
e
ensino
-
Pirlimpsiquice
-
jogo
de
vozes
em
palco
dialógico;
O
perfume
da
Fulô
do
Mato
assuense
- o
romantismo
na
obra
de
Renato
Caldas;
Os
filhos
da
carochinha
-
contando
e
recontando
histórias;
Terceira
parte
-
Práticas
pedagógicas
e
legislação
educacional
-
Ensino
de
leitura
e
escrita;
A
prática
e a
teoria;
Estratégias
de
indagação
em
aulas
de
Matemática;
Estudantes
no
Ensino
Médio
e a
sua
relação
com
as
aulas
de
Português;
A
Educação
Infantil
na
LDB.
|
|
CULTURA,
MÍDIA
E
EDUCAÇÃO
(em Português)
(2008)
ABORDAGENS
TRANSDISCIPLINARES
DOLGHIE,
JACQUELINE
Z. /
FONTELES,
HEINRICH
A. /
CAMPOS,
BRENO
M.
LIVROPRONTO
Sinopse:
'Cultura,
Mídia
e
Educação
-
abordagens
transdisciplinares'
é
uma
obra
cuja
intenção
principal
é a
de
manter
aberto
o
diálogo,
mesmo
que
à
distância,
com
todos
aqueles
ligados
à
educação.
Os
três
capítulos
apresentados
são
unidades
autônomas
de
análise
do
campo
educacional
e
procuram
colaborar,
a
partir
de
outras
áreas
do
conhecimento,
para
a
construção
e
reforma
do
pensamento.
O
primeiro
capítulo,
mais
teórico,
parte
do
reconhecimento
do
campo
da
educação,
como
um
locus
de
conflito
e
lutas
permanentes
nas
apropriações
dos
discursos
e
práticas
pedagógicas;
o
segundo
capítulo
reflete
acerca
dos
horizontes
midiáticos
que
se
lançam
à
escola
e
repensa
o
lugar
dos
meios
de
comunicação
na
escola;
o
terceiro
capítulo,
em
forma
de
ensaio,
discute
a
urgência
de
uma
educação
para
alteridade.
|
|
MÍDIA
E
EDUCAÇÃO
(em Português)
(2008)
MELO,
JOSE
MARQUES
DE /
TOSTA,
SANDRA
PEREIRA
AUTENTICA
Sinopse:
Este
livro
contribui
para
a
compreensão
conceitual
e
empírica
de
como
pensar
uma
educação
midiática
e
uma
mídia
educativa.
Os
autores
tratam
ainda
dos
precursores
da
mídia-educação
no
Brasil,
da
legislação
sobre
o
magistério
e do
papel
social
da
educação
e da
mídia,
instrumentos
fundamentais
de
transformação,
mobilização
e
informação.
Além
disso,
oferecem
uma
biblioteca
multimídia
comentada
sobre
livros,
revistas,
sites
e
filmes
e
uma
relação
de
ONGs
do
Brasil
que
desenvolvem
projetos
de
educomídia.
|
|
NOÇÕES
DE
CULTURA
CIENTÍFICA
E
TECNOLÓGICA
(em Português de
Portugal)
(2008)
THOUIN,
MARCEL
INSTITUTO
PIAGET
Sinopse:
Cada
um
dos
capítulos
desta
obra
possui
um
conjunto
de
conceitos
científicos
que
permitem
ao
leitor
adquirir
uma
cultura
científica
de
base.
O
livro
apresenta,
para
os
principais
conceitos
abordados,
as
correspondentes
concepções
mais
expandidas
entre
o
grande
público.
'Noções
de
cultura
científica
e
tecnológica'
destina-se
a
estudantes
e
professores,
tal
como
para
qualquer
leitor
que
pretenda
familiarizar-se
com
o
universo
das
ciências
e
das
tecnologias.
|
|
EDUCAÇÃO
ONLINE
(em Português)
(2003)
TEORIAS,
PRÁTICAS,
LEGISLAÇÃO
E
FORMAÇÃO
CORPORATIVA
SILVA,
MARCO
LOYOLA
Sinopse:
A
educação
online
conquista
mais
e
mais
adesões.
A
despeito
da
vasta
exclusão
social/digital
e da
carência
de
investimentos
no
setor,
cresce
proporcionalmente
a
demanda
por
publicações
arejadas,
capazes
de
fazer
jus
às
potencialidades
da
Internet
e às
exigências
de
qualidade
em
educação
cidadã.
O
livro
coletivo
Educação
online;
teorias,
práticas,
legislação
e
formação
corporativa
pretende
atender
a
essa
demanda.
Reúne
autores
de
instituições
educacionais
e
empresariais
do
país
que
trazem
contribuições
atualíssimas
destiladas
na
pesquisa
e na
prática
docente
atentas
ao
espírito
do
nosso
tempo.
Cada
autor
expõe
experiências,
reflexões,
preocupações
e
alertas,
mostrando
o
que
deu
certo
no
setor
e
revelando
o
que
vai
dar
errado
se
determinadas
precauções
não
forem
tomadas.
Seus
textos
estão
divididos
em
quatro
partes;
Fundamentos
da
aprendizagem
online,
ambientes
virtuais
de
aprendizagem,
legislação
específica
e
formação
corporativa.
|
|
SALA
DE
AULA
INTERATIVA
(em Português)
(2000)
SILVA,
MARCO
QUARTET
EDITORA
Sinopse:
Marcos
Silva
nos
oferece,
com
este
volume,
o
exame
mais
apurado
e
extensivo
desse
conceito
em
língua
portuguesa,
passando
em
revista
as
formulações
mais
importantes
do
problema,
sistematizando-as
e
extraindo
delas
a
sua
própria
síntese.
Mas
não
se
trata
apenas
de
uma
discussão
semântica
destinada
a
satisfazer
uma
demanda
erudita
de
aprimoramento
e
atualização
vocabular.
Para
o
autor,
a
discussão
atual
da
interatividade
condensa
um
debate
muito
maior,
que
diz
respeito
às
novas
estratégias
de
organização
e
funcionamento
das
mídias
de
massa,
bem
como
também
à
redefinição
dos
papéis
que
passam
agora
a
jogar
nessa
nova
cartografia
todos
os
agentes
do
processo
de
comunicação.
|
|
TELEVISÃO
DIGITAL
INTERATIVA
(em Português)
(2007)
REFLEXÕES,
SISTEMAS
E
PADRÕES
BRENNAND,
EDNA
/
LEMOS,
GUIDO
EDITORA
HORIZONTE
Sinopse:
Discorrer
sobre
televisão
digital
interativa
não
é
tratar
apenas
de
convergência
de
dados
ou
de
questões
técnicas.
O
tema
é
bem
mais
abrangente
e
envolve
a
problemática
sócio-econômica-cultural,
que
permeia
todo
o
processo
de
mudança
do
padrão
analógico
para
o
digital.
Na
esfera
social
pensar
numa
TV
aberta,
de
qualidade
e
com
a
concepção
pessoas
primeiro
(people
first)
deveria
ser
uma
meta
não
apenas
na
Europa,
já
que
esta
mídia
se
coloca
como
uma
ferramenta
revolucionária
no
apoio
à
aprendizagem
social.
'Televisão
digital
interativa
-
reflexões,
sistemas
e
padrões'
vem
ampliar
e
democratizar
o
debate
sobre
a TV
digital,
com
informações
sobre
o
que
é TV
digital,
suas
implicações
culturais,
econômicas
e
técnicas,
e
apresenta
ainda
o
modelo
internacional
de
TV
digital,
sobretudo
o
europeu.
|
|
APRENDIZAGEM
EM
AMBIENTES
VIRTUAIS
E
EDUCAÇÃO
À
DISTÂNCIA
(em Português)
(2009)
SILVA,
ANGELA
CARRANCHO
DA
MEDIAÇAO
EDITORA
Sinopse:
Este
livro
vem
contribuir
com
o
esforço
das
políticas
públicas
em
educação
de
se
implantar
no
Brasil
um
sistema
de
aprendizagem
que
melhor
se
utilize
de
ambientes
virtuais
nas
escolas,
universidade
e em
cursos
de
educação
a
distância.
Educadores
de
várias
partes
do
mundo
trazem
suas
experiências
e
conhecimentos
em
termos
de
propostas
e
projetos
educacionais
que
contemplem
com
seriedade
e
qualidade
a
utilização
Tecnologias
de
Comunicação
(TICs)
em
todos
os
segmentos
do
ensino.
|
|
MENTE,
CÉREBRO
E
COGNIÇÃO
(em Português)
(2008)
TEIXEIRA,
JOAO
DE
FERNANDES
VOZES
Sinopse:
O
livro
é
uma
apresentação
dos
problemas,
correntes
e
principais
conceitos
da
filosofia
da
mente
contemporânea.
Começa
por
uma
exposição
do
problema
mente-cérebro
e,
em
seguida,
expõe
o
estado
atual
do
materialismo
e do
dualismo.
Em
seguida
aborda
a
questão
das
mentes
artificiais
e do
estudo
da
consciência
à
luz
da
neurociência
atual
com
suas
técnicas
recentes
de
neuroimagem.
|
|
ASPECTOS
COGNITIVOS
E
INSTITUCIONAIS
DA
LEITURA
(em Português)
(2008)
TOMITCH,
LEDA
MARIA
BRAGA
EDUSC
Sinopse:
Este
livro
apresenta
trabalhos
de
pesquisadores
brasileiros
sobre
questões
relativas
tanto
ao
processo
quanto
ao
ensino
da
compreensão
escrita.
Os
estudos
incluídos
neste
volume
tem
como
fio
condutor
a
visão
de
leitura
como
um
processo
cognitivo
complexo,
e
não
apenas
como
um
produto
final
a
ser
analisado,
abordando
tantos
aspectos
teóricos,
relacionados
ao
processamento
de
textos,
quanto
aplicações
práticas
para
a
sala
de
aula
de
leitura,
em
contextos
de
língua
estrangeira
(L2)
e de
língua
materna
(L1).
Acreditamos
que
o
livro
seja
de
relevância
para
pesquisadores,
professores
e
alunos
de
pós-graduação
interessados
em
estudos
teóricos
e
práticos
na
área
de
leitura
tanto
de
L1
quanto
de
L2.
|
|
COMUNICAÇÃO
E
COGNIÇÃO
(em Português)
(2008)
DRIGO,
MARIA
OGECIA
SULINA
Sinopse:
ste
livro
oferece
ao
leitor
uma
abordagem
diferenciada
da
cognição
na
mente
humana.
Além
de
apresentar
um
panorama
do
desenvolvimento
e
das
principais
tendências
das
ciências
cognitivas,
a
autora
foge
das
abordagens
tradicionais,
porque
discute
questões
ligadas
à
subjetividade,
à
noção
de
representação,
aos
tipos
de
raciocínio
enfatizando
a
semiose
na
mente
humana,
como
um
processo
auto-organizativo
e,
portanto,
fazendo
uma
interface
entre
estruturas
dissipativas
de
Ilya
Prigogine,
pertinentes
para
explicar
a
cognição
com
a
semiótica
de
Charles
Sanders
Peirce,
à
luz
da
teoria
do
continuum,
ou
sinequismo.
|
|
DESIGN
EMOCIONAL
-
POR
QUE
ADORAMOS
(em Português)
(2008)
(OU
DETESTAMOS)
OS
OBJETOS
DO
DIA-A-DIA
NORMAN,
DONALD
A. /
DEIRO,
ANA
ROCCO
Sinopse:
Partindo
do
princípio
dos
três
tipos
de
design
- o
visceral,
o
comportamental
e o
reflexivo
-, o
Donald
A.
Norman
define
o
que
é o
'Design
emocional'
-
que
intitula
o
livro
-,
estética
que
nos
repulsa
ou
atrai
a
determinado
produto.
Utilizando
exemplos
que
fazem
parte
do
dia-a-dia
da
maioria
das
pessoas,
como
a
interação
com
computadores,
a
produção
e o
uso
de
fotografias
e os
objetos
comprados
em
viagens,
o
autor
explora
a
grande
dúvida
que
aflige
as
pessoas
-
saber
se
as
coisas
bonitas
realmente
funcionam
melhor
do
que
as
feias.
|
|
DIÁLOGO
-
COMUNICAÇÃO
E
REDES
DE
CONVIVÊNCIA
(em Português)
(2008)
BOHM,
DAVID
PALAS
ATHENA
Sinopse:
'Diálogo
-
Comunicação
e
redes
de
convivência'
foi
composto
a
partir
da
edição
de
seminários
promovidos
por
David
Bohm.
Com
texto
simples,
claro,
fluente
e
pleno
de
oralidade,
o
autor
se
dirige
diretamente
a
quem
o
lê,
numa
postura
informal
que
faz
o
leitor
se
sentir
atraído
e
acolhido.
Não
é
outra,
aliás,
a
intenção
fundamental
do
diálogo
-
buscar
o
companheirismo
e o
compartilhamento
de
significados.
Para
Bohm,
"diálogo"
significa
bem
mais
do
que
o
simples
pingue-pongue
de
opiniões,
argumentos
e
pontos
de
vista
que
habitualmente
ocorrem
entre
dois
ou
mais
interlocutores.
|
|
NEUROCIÊNCIAS
COGNITIVAS,
AS
(em Português)
(2008)
FIORI,
NICOLE
VOZES
Sinopse:
Voltado
às
necessidades
específicas
de
estudantes
de
graduação
e
pós-graduação,
este
manual
concentra
a
sua
atenção
à
organização
do
sistema
nervoso,
a
fim
de
facilitar
a
compreensão
dos
modelos
de
funcionamento
cognitivo
(percepção,
memória,
linguagem,
atenção).
Apresenta
também
os
princípios
dos
métodos
de
imageria
cerebral,
pontuando
as
diferenças
da
organização
do
cérebro
masculino
e do
feminino,
e
finaliza
com
uma
abordagem
da
temática
atualmente
muito
discutida
a
relação
entre
emoção
e
cognição.
|
|
NEUROPSICOLOGIA
(em Português)
(2008)
TEORIA
E
PRÁTICA
COSENZA,
RAMON
MOREIRA
/
FUENTES,
DANIEL
/
MALLOY-DINIZ,
LEANDRO
FERNANDES
ARTMED
Sinopse:
Nos
dias
de
hoje,
a
Neuropsicologia
figura
entre
as
principais
disciplinas
das
Neurociências,
consistindo
em
um
importante
recurso
clínico
e
fonte
de
conhecimentos
sobre
as
bases
neurobiológicas
do
comportamento
e da
cognição
Este
livro
fornece
uma
introdução
aos
principais
conceitos
teóricos
e
metodológicos
da
área,
possibilitando
ao
leitor
conhecer
as
aplicações
desta
disciplina
ao
diagnóstico
e
tratamento
de
vários
transtornos
neurológicos
e
psiquiátricos.
Descreve
a
evolução
da
Neuropsicologia
no
cenário
brasileiro,
com
contribuições
de
pesquisadores
de
importantes
centros
de
pesquisa
e
atendimento
de
diferentes
Universidades
e
Hospitais
do
Brasil
e do
exterior.
|
|
PSICOLOGIA
COGNITIVA
(em Português)
(2008)
STERNBERG,
ROBERT
J.
ARTMED
Sinopse:
A
nova
edição
dessa
obra
mundialmente
consagrada,
agora
em
sua
4ª
edição,
totalmente
atualizada,
abrange
neurociência
cognitiva,
atenção
e
consciência,
percepção,
memória,
representação
do
conhecimento,
linguagem,
resolução
de
problemas
e
criatividade,
tomada
de
decisão
e
raciocínio,
desenvolvimento
cognitivo
e
inteligência.
Resumos,
temas
centrais,
questões
para
revisão
e
reflexão
ao
fim
de
cada
capítulo
vão
ajudá-lo
a
passar
mais
tempo
estudando
informações
importantes
e
menos
tempo
tentando
descobrir
o
que
você
precisa
saber.
|
|
CÉREBRO
DO
FUTURO,
O
(em Português)
(2007)
A
REVOLUÇÃO
DO
LADO
DIREITO
DO
CÉREBRO
PINK,
DANIEL
CAMPUS
Sinopse:
O
mundo
em
breve
não
será
mais
o
mesmo
-
com
a
era
da
informação
e a
otimização
dos
processos
operacionais
e
científicos,
o
diferencial
das
pessoas
estará
em
qualidades
como
a
capacidade
de
inventar,
ser
criativo,
ter
empatia
e
criar
significados.
O
lado
artístico,
associado
ao
lado
direito
do
cérebro,
será
em
breve
muito
mais
valorizado
que
o
lado
esquerdo.
Isso
mudará
radicalmente
a
realidade
para
quem
procura
sucesso
pessoal
e
profissional
para
o
futuro.
Este
livro
explica
as
origens
dessa
mudança
e
revela
as
seis
principais
características
necessárias
para
atingir
o
sucesso
nessa
nova
realidade,
oferecendo
exercícios
desenvolvidos
por
especialistas
para
ajudar
as
pessoas
a
cultivar
essas
habilidades.
|
|
ALÉM
DO
E-LEARNING
(em Português)
(2008)
ROSENBERG,
MARC
JEFFREY
QUALITYMARK
Sinopse:
'Além
do
e-learnig'
acompanha
os
mesmos
passos
do
primeiro
livro
e
vai
mais
além,
mostrando
que
e-learning
não
é só
treinamento.
Com
a
experiência
que
adquiriu
em
18
anos
no
CEO
da
AT&T,
'Além
do
e-learning'
oferece
um
esquema
que
integra
treinamento,
e-learning,
gestão
do
conhecimento,
suporte
e
avanço
tecnológico
no
caminho
da
melhoria
do
aprendizado
organizacional
e
conseqüente
melhora
do
desempenho
da
empresa.
A
este
modelo
integrado
de
aprendizagem
o
autor
denomina
'Blended
learning'.
|
|
APRENDENDO
INTELIGÊNCIA
(em Português)
(2008)
MANUAL
DE
INSTRUÇÕES
PARA
O
CÉREBRO
DE
ALUNOS
PIAZZI,
PIERLUIGI
ALEPH
Sinopse:
Durante
muito
tempo
acreditou-se
que
a
inteligência
fosse
uma
característica
inata
do
ser
humano.
Porém,
os
avanços
da
neurociência
têm
demonstrado
que
inteligência,
talento
e
vocação
são
atributos
que
podem
ser
adquiridos
com
facilidade
e um
pouco
de
esforço.
Neste
livro,
dedicado
aos
estudantes
de
todos
os
níveis,
Pierluigi
Piazzi,
o
Prof.
Pier,
ensina
como
usar
a
inteligência
para
se
tornar
uma
pessoa
mais
inteligente.
'Aprendendo
Inteligência'
apresenta
um
panorama
do
que
há
de
incorreto
nas
escolas
e na
maneira
como
os
alunos
encaram
os
estudos,
além
de
demonstrar,
de
forma
simples,
como
os
erros
mais
comuns
podem
ser
evitados.
Também
oferece
dicas
de
como
aproveitar
melhor
o
tempo.
|
|
CARTOGRAFIA
COGNITIVA
(em Português)
(2008)
MAPAS
DO
CONHECIMENTO
PARA
PESQUISA,
APRENDIZAGEM
OKADA,
ALEXANDRA
KCM
Sinopse:
A
'Cartografia
Cognitiva'
representa
mapas
do
conhecimento
para
pesquisa,
aprendizagem
e
formação
docente.
Os
vinte
capitulos
deste
livro
estão
agrupados
em 5
partes
-
fundamentos,
pesquisa,
aprendizagem,
formação
docente,
ética
e
mapeamento.
O
livro
também
aborda
5
softwares
de
mapeamento
com
download
gratuito
-
'Nestor
Web
Cartographer',
'Freemind',
'Cmap
Tools',
'Compendium'
e 'CHIC'.
Nesta
obra
o
leitor
encontrará
uma
cobertura
de
temas
e
dados
de
pesquisas
através
de
discussões
teóricas,
estudos
de
casos
com
estratégias
e
exemplos
de
mapeamentos;
Bibliografia
englobando
mais
de
470
referências;
Glossário
com
mais
de
110
conceitos-chave;
Fórum
de
discussão
com
mais
de
70
perguntas;
lista
de
mapas
com
mais
de
80
ilustrações
e um
índice
remissivo
com
com
mais
de
150
termos
que
integram
os
capítulos.
|
|
COMPUTADORES
E
LINGUAGENS
NAS
AULAS
DE
(em Português)
(2008)
GIORDAN,
MARCELO
UNIJUI
Sinopse:
'Computadores
e
Linguagens
nas
Aulas
de
Ciências'
sintetiza
os
principais
estudos
sobre
elaboração
de
significados
e
interações
discursivas
em
situações
de
uso
do
computador
realizados
nos
últimos
10
anos,
desde
uma
perspectiva
sóciocultural.
Os
principais
fundamentos
e
princípios
da
ação
mediada,
uma
construção
teórico-metodológica
desenvolvida
por
James
Wertsch
a
partir
das
contribuições
de
Lev
Vigotski,
Mikhail
Bakhtin
e
outros
estudiosos,
são
os
alicerces
das
importantes
investigações
sobre
conceitos
e
procedimentos
de
análise
que
permitem
interpretar
diversas
situações
de
ensino
e
aprendizagem
na
presença
do
computador.
O
autor
finaliza
a
obra
apresentando
um
modelo
de
organização
de
ensino
com
potencial
para
a
formação
inicial
e
continuada
de
professores
de
Ciências.
|
|
COMUNICAÇÃO
E
TECNOLOGIA
NO
ENSINO
DE
(em Português)
(2008)
RAPAPORT,
RUTH
IBPEX
Sinopse:
Esta
obra
traz
um
panorama
da
história
da
comunicação
humana,
mostrando
as
suas
funções,
as
diversas
formas
que
pode
adquirir,
além
de
trazer
o
conceito
de
tecnologia
e
explicar
como
ocorreu
seu
surgimento
e
sua
evolução.
A
autora
demonstra
como
esses
itens
são
inter-relacionados
na
transmissão
de
conhecimento,
aplicando
todos
esses
saberes
ao
ensino
de
línguas.
Apresenta
ainda
diversas
metodologias
utilizadas
para
esse
fim
e
exemplifica
como
a
tecnologia
pode
auxiliar
o
professor
a
alcançar
seus
objetivos.
Atividades
práticas
e
indicações
culturais
estão
presentes
ao
final
de
cada
capítulo,
para
que
o
leitor
possa
aprofundar
ainda
mais
seu
aprendizado
e
aprimorar
sua
forma
de
transmiti-lo.
|
|
DESIGN
INSTRUCIONAL
NA
PRÁTICA
(em Português)
(2008)
FILATRO,
ANDREA
PRENTICE
HALL
BRASIL
Sinopse:
O
notável
crescimento
da
educação
a
distância
nos
últimos
anos
trouxe
um
desafio
para
todos
os
envolvidos
nessa
revolução
-
planejar,
desenvolver
e
implementar
cursos
voltados
especificamente
para
o
aprendizado
eletrônico.
Esse
desafio
torna-se
mais
complexo
por
exigir
o
desenvolvimento
e a
aplicação
de
competências
totalmente
diferentes
das
requeridas
pelo
modelo
presencial
tradicional
-
competências
estas
regidas
pela
área
de
design
instrucional.
'Design
instrucional'
tem
como
objetivo
ajudar
o
leitor
a
entender
o
que
é
design
instrucional
e
seu
papel
na
elaboração
de
um
curso
on-line.
Para
tanto,
apresenta
o
processo
do
design
instrucional
passo
a
passo
e
mostra
como
ele
trabalha
para
unir
educação,
tecnologia,
comunicação
e
gestão
em
um
único
campo
do
conhecimento.
Além
disso,
a
fim
de
ser
um
verdadeiro
guia,
este
livro
destaca
todos
os
aspectos
do
design
instrucional
em
um
curso
on-line.
Assim,
tópicos
como
construção
de
roteiros
e
storyboards,
design
de
conteúdos
multimídia,
design
de
interação
e
design
de
ambiente
virtual
ganham
vida
por
meio
de
exemplos
práticos
e
dicas
valiosas.
|
|
INTERFACES
DIGITAIS
NA
EDUCAÇÃO
(em Português)
(2008)
ALUCINAÇÕES
CONSENTIDAS
PASSARELLI,
BRASILINA
SENAC
SAO
PAULO
Sinopse:
Este
livro
constitui-se
em
investigação
acerca
de
comunidades
virtuais
de
aprendizagem
para
alunos
do
ensino
médio;
professores
do
ensino
fundamental
e
médio;
alunos
de
graduação
e de
pós-graduação.
Direcionado
para
profissionais
da
ciência
da
informação,
da
comunicação
e da
educação
dedicados
a
novas
formas
de
aprender
e de
ensinar
na
sociedade
do
conhecimento
no
que
tange
à
educação
formal,
aberta
e a
distância.
Este
é o
primeiro
livro
da
parceria
firmada
entre
o
Senac
São
Paulo
e a
Escola
do
Futuro
da
Universidade
de
São
Paulo
(EF/USP).
|
|
WEBQUEST
-
UMA
METODOLOGIA
PARA
A
PESQUISA
ESCOLAR
POR
MEIO
DA
INTERNET
(em Português)
(2008)
SILVA,
KARINE
XAVIER
SOARES
EDGARD
BLUCHER
Sinopse:
Esta
pesquisa
teve
como
objetivo
analisar
o
uso
da
Internet
como
recurso
pedagógico
para
a
realização
de
pesquisas
escolares,
orientada
por
WebQuest,
em
uma
escola
pública
do
Distrito
Federal.
Trata-se
de
uma
pesquisa-ação
que
implementou
uma
WebQuest
a
fim
de
orientar
tais
pesquisas.
Foi
desenvolvida
em
uma
turma
de
23
alunos
de
terceira
série
do
ensino
fundamental
de
uma
escola
pública
de
Taguatinga
que
faz
uso
da
Internet
em
sala
de
aula.
Os
alunos
realizaram
pesquisa
sobre
alimentação
saudável
com
o
auxílio
de
uma
WebQuest,
elaborada
pela
pesquisadora
e
explorada
pelos
alunos
no
laboratório
de
informática
da
escola.
Todas
as
sessões
foram
observadas
sistematicamente
pela
pesquisadora,
registradas
em
um
diário
de
campo
e
posteriormente
analisadas.
Após
a
implementação
da
referida
ferramenta,
entrevistou-se
os
estudantes,
usuários
da
WebQuest,
através
da
metodologia
de
grupo
focal,
e a
professora
responsável
pelo
laboratório
de
informática,
com
a
entrevista
individual
semi-estruturada.
|
|
AMBIENTES
VIRTUAIS
DE
APRENDIZAGEM
EM
(em Português)
(2007)
PEREIRA,
ALICE
CYBIS
CIENCIA
MODERNA
Sinopse:
O
intenso
ritmo
do
mundo
globalizado
e a
complexidade
crescente
de
tarefas
que
envolvem
informação
e
tecnologia
fazem
com
que
o
processo
educativo
não
possa
ser
considerado
uma
atividade
trivial.
Atualmente,
o
foco
educativo
deixou
de
ser
exclusividade
de
uma
faixa
etária
que
freqüenta
escolas
e
universidades.
A
esse
público
juntam-se
todos
os
indivíduos
que
necessitam
estar
continuamente
atualizados
no
competitivo
mercado
de
trabalho
e/ou
ativos
na
sociedade.
O
desenvolvimento
de
Ambientes
Virtuais
de
Aprendizagem
(AVAs)
tem
sido
uma
opção
tecnológica
cada
vez
mais
utilizada
para
atender
esta
demanda.
Destaca-se
a
importância
de
um
entendimento
mais
crítico
sobre
o
conceito
que
orienta
o
desenvolvimento
ou o
uso
desses
ambientes,
assim
como,
o
tipo
de
estrutura
humana
e
tecnológica
que
oferece
suporte
ao
processo
ensino-aprendizagem.
'AVA
em
diferentes
contextos'
traz
enfoques
bastante
diferenciados
de
concepção
e
aplicabilidade
destes
ambientes,
pois
tratamos
de
grupos
de
pessoas
com
necessidades
específicas.
Não
somos
todos
iguais,
assim
como
as
áreas
de
conhecimento
também
não
o
são.
Desta
forma,
temos
muito
a
pesquisar
para
que
o
processo
ensino-aprendizagem
seja
mediado
por
plataformas
AVAs,
adequadas
a
seu
público-alvo
e ao
domínio
de
conhecimento
a
ser
tratado.
|
|
ALUNO
VIRTUAL,
O
(em Português)
(2005)
UM
GUIA
PARA
TRABALHAR
COM
ESTUDANTES
ON-LINE
PALLOFF,
RENA
M. /
PRATT,
KEITH
ARTMED
Sinopse:
'O
aluno
virtual'
é um
texto
indicado
para
os
educadores
que
trabalham
on-line
com
alunos
do
nível
superior
e em
ambientes
de
treinamento.
Os
autores
oferecem
uma
visão
geral
das
questões
fundamentais
da
aprendizagem
on-line,
apresentando
um
guia
prático
para
trabalhar
em
tal
ambiente.
O
livro
cobre
uma
ampla
gama
de
assuntos,
incluindo
estilos
de
aprendizagem,
questões
multiculturais,
avaliação,
retenção
e
problemas
instigantes,
como
as
questões
do
plágio
e da
cópia
indevida
(cola).
|
|
COMÉRCIO
ELETRÔNICO
(em Português)
(2001)
TEIXEIRA
FILHO,
JAYME
SENAC
RIO
Sinopse:
Este
livro,
construído
a
partir
de
visões
de
profissionais
experientes
e
considerando
as
diversas
transformações
do
mundo
dos
negócios,
tem
como
objetivo
oferecer
oportunidades
profissionais
e
empresariais
no
'e-business',
orientando
o
leitor
sobre
novos
conceitos,
modelos
e
tecnologias.
|
|
COMUNIDADES
VIRTUAIS
(em Português)
(2002)
TEIXEIRA
FILHO,
JAYME
SENAC
RIO
Sinopse:
Este
livro
é um
guia
prático
para
aqueles
que
desejam
iniciar
uma
comunidade
virtual
ou,
simplesmente,
tirar
maior
proveito
das
comunidades
de
que
participam.
Apresenta
conceitos,
métodos,
técnicas,
ferramentas,
artigos,
publicações
e
websites
úteis
sobre
comunidades
virtuais
e
seu
impacto
nos
negócios.
|
|
GERENCIANDO
CONHECIMENTO
(em Português)
(2000)
TEIXEIRA
FILHO,
JAYME
SENAC
RIO
Sinopse:
Gestão
do
Conhecimento
é
uma
forma
de
olhar
a
organização,
em
busca
de
pontos
em
que
o
conhecimento
possa
ser
usado
como
vantagem
competitiva.
Conhecimento
este,
oriundo
da
experiência,
da
análise,
da
pesquisa,
do
estudo,
da
inovação,
da
criatividade.
Conhecimento
sobre
o
mercado,
a
concorrência,
os
clientes,
os
processos
de
negócio,
a
tecnologia
e
tudo
que
possa
trazer
vantagem
competitiva
para
a
organização.
Neste
livro,
o
autor
apresenta
todos
os
aspectos
do
processo
de
Gestão
do
Conhecimento
nas
empresas,
de
forma
clara
e
ilustrada
com
exemplos
práticos
tirados
da
realidade
de
diversas
organizações
brasileiras
e do
exterior.
O
livro
traz
ainda
um
CD-ROM
com
descrições
do
que
está
sendo
feito
nesta
área. |
|
|
|
|
|
|
|
|