“Polifonia na Docência e Aprendizagem Online”
23 a 31 de maio de 2009

  Parceiros

ABED
APRESENTAÇÃO
CONVIDADOS
DELICIOUS
EQUIPE
FALE CONOSCO
FERRAMENTAS
IMAGENS
IMPRENSA
INSCRIÇÕES
LIVROS
PARCEIROS
PARTICIPANTES

POSTOS DE APOIO
PROGRAMA
TWITTER
 

 

Mantenedores ABED

 


Get a Voki now!

LIVROS

Diversos postos de apoio, no Brasil e inclusive no exterior, estarão colocando à disposição dos inscritos auditórios, e espaços para a participação no 7º SENAED

Esta lista de postos de apoio será atualizada constantemente, conforme recebermos as confirmações.

 

COMPRE - MC LIVROS

 

EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
(em Português)   (2009)

O ESTADO DA ARTE
FORMIGA, MARCOS / LITTO, FREDRIC M.
PRENTICE HALL BRASIL

Sinopse: Idealizado pela Associação Brasileira de Educação a Distância, organizado por dois especialistas no tema e composto por 60 capítulos escritos por especialistas brasileiros em EAD, este livro transmite ao leitor o conhecimento atingido pelas abordagens da educação a distância no país até o presente momento, considerando o contexto do cenário internacional de aprendizagem, tanto acadêmica quanto de treinamento corporativo.

 

COMPRE - MC LIVROS

EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
(em Português)   (2009)

PRÁTICA E FORMAÇÃO DO PROFISSIONAL REFLEXIVO
VALENTE, JOSE ARMANDO / BUSTAMENTE, SILVIA BRANCO VIDAL
AVERCAMP

Sinopse: A Educação a Distância (EaD) por meio de recursos computacionais e, em especial, da Internet sugere a necessidade de uma abordagem crítica em direção aos aspectos formativos, envolvendo a consciência da reflexão sobre a prática, como ferramenta de transformação significativa da atuação pedagógica. Este livro reúne artigos que possibilitam ao profissional de diversas áreas analisar, discutir e desenvolver questionamentos sobre a EAD na formação do profissional reflexivo, destacando o ciclo da ação - reflexão e a prática reflexiva como campos de investigação.

 

COMPRE - MC LIVROS

MODELOS PEDAGÓGICOS EM EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
(em Português)   (2009)

ET AL / BEHAR, PATRICIA ALEJANDRA
ARTMED

Sinopse: Neste livro são expostas perspectivas para o conceito de modelo pedagógico e seus elementos, focalizando a EAD, assim como propostas e experiências na área. Assim será possível subsidiar a consolidação de pilares bem-estruturados nos âmbitos epistemológicos, pedagógicos, organizacionais, tecnológicos e metodológicos, respondendo às necessidades emergentes de um perfil de aluno e professor, baseado em paradigmas educacionais.

 

COMPRE - MC LIVROS

EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA - UMA TRAJETÓRIA COLABORATIVA
(em Português)   (2008)

JOSGRILBERG, FABIO B. / SATHLER, LUCIANO / AZEVEDO, ADRIANA BARROSO DE
EDITORA METODISTA

Sinopse: A Educação a Distância (EAD) é um desafio para alunos e professores, levados a reverem suas práticas e concepções. Como atuar sem a comunicação interpessoal face a face, síncrona e no mesmo espaço? Como ser flexível e aberto às necessidades dos discentes diante da obrigação de planejar e preparar todo o curso com antecedência? Como incorporar as ferramentas e a lógica das redes sociais mediadas pela internet?

 

COMPRE - MC LIVROS

ABC DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
(em Português)   (2007)

A EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA HOJE
MAIA, CARMEM / MATTAR NETO, JOAO AUGUSTO
PRENTICE HALL BRASIL

Sinopse: A educação a distância (EaD) vem crescendo de maneira explosiva. Conseqüentemente, crescem também o número de instituições que oferecem algum tipo de curso a distância, de cursos e disciplinas ofertados, de empresas fornecedoras de serviços e insumos e de artigos e publicações sobre EaD. É nesse cenário em mudança que surge o 'ABC da educação a distância', um verdadeiro manual sobre o assunto, que traz não apenas a história da EaD no Brasil e no mundo, como também dicas e sugestões para quem quer melhorar ou mesmo implementar esse tipo de serviço. Esta obra aborda os vários modelos de EaD que vêm sendo praticados, as ferramentas disponíveis, os novos papéis do aluno, do professor e das instituições, os direitos autorais e o futuro da EaD, entre outros pontos relevantes. Elaborado com o intuito de organizar o grande volume de histórias, casos, tecnologias, ambientes, papéis e fundamentos relacionados ao tema, 'ABC da educação a distância' é, sem dúvida, fundamental para quem quer conhecer um pouco mais sobre esse tema tão importante nos dias atuais.

 

COMPRE - MC LIVROS

DESIGN INSTRUCIONAL NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA, O
(em Português)   (2007)

FRANÇA, GEORGE
ESFERA

Sinopse: A moda de discutir todos os processos cognitivos à luz somente das interfaces tecnológicas nos faz desconhecer e desconsiderar as teorias subjacentes às práticas e à eficácia da aprendizagem on-line. Comentamos muito a respeito das múltiplas e, como pensam alguns teóricos, quase miraculosas qualidades da Educação a Distância (EaD). Os meios tecnológicos freqüentemente se tornam tão importantes que os conteúdos, os significados e a funcionalidade da aprendizagem ficam quase esquecidos, tornando-se mera sombra ou nuvem passageira.

 

COMPRE - MC LIVROS

EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
(em Português)   (2007)

KEARSLEY, GREG / MOORE, MICHAEL G.
THOMSON PIONEIRA

Sinopse: Este livro é uma introdução e apresenta também uma visão de conjunto da educação a distância. Descreve e explica a natureza desse ensino e o que a pesquisa e a experiência transmitem a seu respeito. Revê as tarefas e alguns dos desafios encontrados nas organizações e no gerenciamento dos recursos necessários para transmitir o programa de educação a distância. Os autores revisaram o conjunto de tecnologias disponíveis, incluindo algumas já existentes há algum tempo, mas que ainda possuem os aspectos positivos que as tecnologias mais novas nem sempre apresentam. A obra aborda de que modo os princípios de criação dos materiais de instrução são aplicados no contexto da educação a distância, além de apresentar capítulos sobre o objetivo atual, o histórico, a teoria, a experiência internacional e alguns dos temas de políticas envolvidos na educação a distância.

 

COMPRE - MC LIVROS

EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
(em Português)   (2007)

ORIENTAÇÕES METODOLÓGICAS
CORREA, JULIANA
ARTMED

Sinopse: O cenário atual da educação à distância no Brasil apresenta uma expansão de programas e cursos de formação inicial, em serviço e continuada de profissionais de diferentes campos de trabalho. O propósito desta publicação consiste em auxiliar a articulação entre EaD, mediações tecnológicas e contextos de trabalho, tendo em vista a organização do processo de formação a ser desenvolvido e a apropriação de uma lógica de produção dos materiais didáticos necessários ao curso.

 

COMPRE - MC LIVROS

EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA ONLINE
(em Português)   (2007)

BORBA, MARCELO DE CARVALHO / MALHEIROS, ANA PAULA DOS SANTOS / ZULATTO, RUBIA BARCELOS AMARAL
AUTENTICA

Sinopse: Neste livro, os autores apresentam resultados de mais de oito anos de experiência e pesquisas em Educação a Distância (EaDonline), com exemplos de cursos ministrados para professores de Matemática. Além de cursos, outras práticas pedagógicas como comunidades virtuais de aprendizagem e o desenvolvimento de projetos de Modelagem realizados à distância são descritas.

 

COMPRE - MC LIVROS

E-LEARNING E EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
(em Português)   (2006)

MENDES, ISABEL AMELIA COSTA / SEIXAS, CARLOS ALBERTO
ATLAS

Sinopse: O crescimento constante da demanda por vagas na estrutura de ensino público gratuito em todos os níveis e a falta de estrutura física das instituições para atender mais estudantes, têm mostrado que o sistema de ensino tornou-se obsoleto por não permanecer suficientemente aberto às necessidades e expectativas de uma sociedade que vem avançando a passos rápidos. A concepção ultrapassada de que o conhecimento 'é transmitido' está sendo mudada para aquela que o estudante participa ativamente, construindo, desenvolvendo aprendizagem pela ação. Este livro descreve o desenvolvimento de um projeto que visou percorrer, documentar e aferir todos os passos necessários para que a instituição, seu capital humano e clientela possam iniciar-se no universo da educação a distância. O texto disponibiliza uma plataforma de educação a distância para uso da instituição e desenvolve um roteiro destinado aos educadores, viabilizando suas ferramentas para cursos, disciplinas e projetos educacionais que incluam em seu programa materiais virtuais e recursos de comunicação via Internet.

 

COMPRE - MC LIVROS

EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES
(em Português)   (2006)

VIABILIDADES,POTENCIALIDADES E LIMITES
GOUVEA, GUARACIRA
VIEIRA & LENT

Sinopse: A Educação a Distância tem sido uma modalidade de educação muito adotada e discutida nas últimas décadas. Entretanto, a adoção dessa modalidade de educação em diferentes graus no ensino superior parece não ter sido acompanhada das necessárias infra-estruturas humana e tecnológica, nem do desenvolvimento de pesquisas que suscitem questões em torno de suas viabilidades, potencialidades e limites. O objetivo do livro é trazer para os debates educacionais um posicionamento crítico diante dessas práticas educativas realizadas a distância, sobretudo, no que se refere ao uso das tecnologias de informação e comunicação, ao impacto dessa modalidade de educação na formação dos estudantes e nas práticas cotidianas dos professores. O projeto de pesquisa que deu origem a este livro - Formação de Professores e Educação a Distância; produção, utilização e avaliação de materiais didáticos - foi realizado por uma equipe de pesquisadoras da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro/UNIRIO.

 

COMPRE - MC LIVROS

EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA - RESSIGNIFICANDO PRÁTICAS
(em Português)   (2005)

PRETTI, ORESTE
LIBER LIVRO

Sinopse: Este livro retrata as diversas facetas da experiência da Universidade Federal do Mato Grosso no campo da educação a distância, resconstruindo a experiência de EAD e mostrando as consequências das práticas desenvolvidas nesta instituição.

 

COMPRE - MC LIVROS

EDUCAÇÃO CORPORATIVA E EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
(em Português)   (2005)

RICARDO, ELEONORA JORGE
QUALITYMARK

Sinopse: A organizadora tem por objetivo apresentar aos leitores experiências vividas durante a implantação, desenvolvimento e acompanhamento de cursos a distância em ambientes corporativos. O livro é uma coletânea que mostra a importância da educação a distância e da educação corporativa, além de apresentar o sucesso e repercussão das experiências e ferramentas tecnológicas utilizadas nos âmbitos institucionais e profissionais.

 

COMPRE - MC LIVROS

FUNDAMENTOS DA TUTORIA EM EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
(em Português)   (2005)

GONZALEZ, MATHIAS
AVERCAMP

Sinopse: A forma de oferecer Educação a Distância (EAD) não é nova. Sabe-se que há mais de 160 anos os ingleses iniciaram a prática de enviar cursos nas mais diferentes áreas, via correspondência postal. No Brasil, o ensino por correspondência também já completou mais de cem anos. A Educação a Distância foi ofi cializada no país por meio da Lei de Diretrizes e Bases - LDB, lei 9394, de 20 de dezembro de 1996. Dos tradicionais métodos à diversidade de cursos atualmente disponíveis que podem se utilizar dos avanços da tecnologia da informação colocada à nossa disposição por ferramentas como tele e videoconferências interativas, CDROMs, internet dentre outras, a EAD experimentou um crescimento e uma efi cácia pedagógica sem precedentes e desponta com uma possibilidade de se tornar um meio de transferência de conhecimento, de (in)formação e inclusão digital e social de alcance inimaginável. Este livro é um manual, escrito de forma clara e didática, que será extremamente proveitoso para aqueles que pretendem iniciar suas atividades nesta fascinante jornada, bem como para aqueles que já deram seus primeiros passos.

 

COMPRE - MC LIVROS

 

 

TUTORIA
(em Português)   (2007)

APRENDIZADO ENTRE IGUAIS
DURAN, DAVID / VIDAL, VINYET
ARTMED

Sinopse: A aprendizagem entre iguais é um método cooperativo, através do qual um aluno aprende ensinando seu colega, e este, por sua vez, aprende graças à ajuda personalizada e permanente que recebe. Trata-se, portanto, de uma estratégia que aproveita pedagogicamente as diferenças entre os alunos e nos permite ver a diversidade como um recurso e não como um problema. Mediante uma rigorosa explicação dos fundamentos teóricos que sustentam o método, e uma proposta prática concreta, avaliada em diversas escolas, este livro oferece aos professores a possibilidade de aplicar sem dificuldade este importante recurso educativo.

 

COMPRE - MC LIVROS

EDUCAÇÃO, COMUNICAÇÃO E TECNOLOGIA EDUCACIONAL
(em Português)   (2006)

INTERFACES COM O CAMPO DA SAÚDE
MONTEIRO, SIMONE / VARGAS, ELIANE
FIOCRUZ

Sinopse: A obra reúne artigos sobre as tecnologias educacionais desenvolvidas no contexto dos desafios colocados pela Aids e demais agravos à saúde nos últimos 25 anos. Os textos aqui reunidos foram desenvolvidos por pesquisadores dedicados a análises conceituais e ao desenvolvimento de estratégias metodológicas relacionadas, direta ou indiretamente, à produção e avaliação do uso de tecnologias educacionais.

 

COMPRE - MC LIVROS

EM BUSCA DE UMA TECNOLOGIA EDUCACIONAL
(em Português)

TUBINO, MANOEL JOSE GOMES
IBRASA

Sinopse: Este trabalho do prof.Tubino, representa significativa contribuição no campo das pesquisas que visam à atualização e aperfeiçoamento dos métodos de ensino de Educação Física em nosso país.

 

COMPRE - MC LIVROS

ESCRITOS SOBRE TECNOLOGIA EDUCACIONAL
(em Português)   (2002)

BARATO, JARBAS NOVELINO
SENAC SAO PAULO

 

Sinopse: Neste livro, Jarbas Novelino Barato examina o que é 'qualidade da educação', desfazendo o consenso do rótulo e levando sua análise a questões fundamentais da educação hoje - o uso do computador nos espaços educacionais; a sociedade do conhecimento; os novos meios de comunicação; a natureza do saber técnico e o ensino de técnicas; as competências no âmbito da educação profissional e a avaliação do 'saber fazer' dos trabalhadores.

 

COMPRE - MC LIVROS

EXPERIÊNCIAS INOVADORAS E A TECNOLOGIA EDUCACIONAL
(em Português)   (2000)

LAMPERT, ERNANI
SULINA

Sinopse: Experiências inovadoras e tecnologia educacional destina-se aos professores do ensino superior e da educação básica, aos estudantes de licenciaturas, bem como a todos os que de uma ou outra forma se encontram engajados na luta por uma educação de qualidade, voltada para a formação do cidadão cosmopolita. A inovação surge em função de um desajuste no sistema, que gera uma tensão entre o que se deseja e o que se tem na realidade. A tomada de consciência de uma situação problema geralmente impulsiona a inovação. Para que ocorra a inovação, é necessário um grupo de pessoas dispostas a levar a cabo projetos de mudança. 0 professor que participa ativamente de inovação experimenta um crescimento pessoal e profissional maior do que aquele que utiliza a prática rotineira. Ele tem a sensação de dominar mais situações, de maior segurança, de crescerem idéias e habilidades. A inovação é um novo construdo educativo intencional, capaz de melhorar a qualidade do ensino. Um clima de inovação favorece a inovação, enquanto que a rotina conduz ao imobilismo e á insatisfação. Além de apresentar algumas experiências inovadoras exitosas realizadas no Rio Grande da Sul - Escola Cidadã, Escola Itinerante, Projeto Integrar-, esta obra traz ao leitor aportes teóricos sobre temas polêmicos como inovação educacional, tecnologia educacional e educação á distância, uma possibilidade de democratizar e viabilizar a educação em todos os níveis e para todos.

 

COMPRE - MC LIVROS

GESTÃO EDUCACIONAL E TECNOLOGIA
(em Português)   (2003)

ALONSO, MYRTES / VIEIRA, ALEXANDRE THOMAZ / ALMEIDA, MARIA ELIZABETH BIANCONCINI
AVERCAMP

Sinopse: O livro tem como proposta central a formação dos gestores escolares, conceito entendido de forma bastante ampla, não se restringindo apenas à figura do diretor de uma unidade escolar, embora este seja o principal agente desse processo. A preocupação central dos autores foi trabalhar a gestão educacional a partir da prática desenvolvida em nossas escolas, de modo que os elementos teóricos das três áreas de conhecimento envolvidas - Educação, Administração e Tecnologia - são apresentados sempre permeando estratos da realidade escolar.

 

COMPRE - MC LIVROS

 

TECNOLOGIA EDUCACIONAL
(em Português)   (2004)

LEITE, LIGIA SILVA
VOZES

Sinopse: O livro oferece informações que auxiliam no planejamento da utilização de tecnologias educacionais em qualquer ambiente de aprendizagem, e também subsídios para a prática desta possibilidade pedagógica em sala de aula.

 

COMPRE - MC LIVROS

TECNOLOGIA EDUCACIONAL E APRENDIZAGEM
(em Português) (2007)

CARNEVALE, UBIRAJARA
LIVROPRONTO

Sinopse: Este livro apresenta diversas formas de se apropriar dos recursos digitais como ferramenta de ensino e aprendizagem. Projetos informatizados, linguagem de programação para crianças, software livre, software educacional, mapas conceituais, EAD, ambientes virtuais, ferramentas digitais de comunicação, WebQuest, comunidades virtuais, acessibilidade, objetos de aprendizagem e games são assuntos abordados nesta obra, por educadores atuantes na área de informática aplicada à Educação.

 

COMPRE - MC LIVROS

APRENDIZAGEM EM AÇÃO - LEARNING ORGANIZATION
(em Português)   (2003)

UM GUIA PARA TRANSFORMAR SUA EMPRESA
GARVIN, DAVID A.
QUALITYMARK

Sinopse: A maioria dos homens de negócio dos dias de hoje compreende o valor de se construir uma organização educativa. Ainda assim, atualmente a necessidade de se aprender é sufocada pela necessidade de agir. Ao mesmo tempo, aqueles que enxergam o conhecimento como a peça fundamental para as corporações freqüentemente sofrem com a falta de perspectiva e de meios necessários para transformar a teoria abstrata no 'mãos-a-obra' da implementação. Através de 'Aprendizagem em Ação', Garvin explica em detalhes como proceder desde a formulação da teoria Learning Organization até a implementação da prática.

 

COMPRE - MC LIVROS

ENSINAR AS CIÊNCIAS E A TECNOLOGIA
(em Português de Portugal)   (2008)

THOUIN, MARCEL
INSTITUTO PIAGET

Sinopse: Esta obra tem por objectivo renovar o ensino e a aprendizagem das ciências e da tecnologia no ensino pré escolar e Básico 1.º ciclo, numa direcção que está de acordo com as actuais orientações da didáctica das ciências. Deste modo, todos os aspectos da didáctica, isto é, os saberes, a aprendizagem, o ensino e a avaliação são abordados segundo uma operacionalidade centrada na evolução das concepções dos alunos. A obra apresenta os principais conceitos científicos aos quais é útil fazer referência, o mesmo sucedendo para as principais competências e estratégias que o ensino das ciências e da tecnologia visa adquirir e desenvolver. Aqui são expostas algumas teorias fundamentais, tais como o construtivismo didáctico, a transposição didáctica e o contrato didáctico.

 

COMPRE - MC LIVROS

TECNOLOGIA E EDUCAÇÃO
(em Português)   (2008)

AS MÍDIAS NA PRÁTICA DOCENTE
LEITE, LIGIA SILVA / SILVA, MARCO / FILE, VALTER
WAK

Sinopse: Este livro busca refletir sobre o que os adventos da revolução pós-industrial trazem à sociedade e apontar algumas possibilidades que eles permitem ao processo de ensino e aprendizagem, além de alguns caminhos para se chegar a uma escola mais dialógica e participativa.

 

COMPRE - MC LIVROS

TECNOLOGIA DA EDUCAÇÃO - TECENDO RELAÇÕES ENTRE IMAGINÁRIO, CORPOREIDADE E EMOÇÕES
(em Português)   (2006)

PERES, LUCIA MARIA VAZ / PORTO, TANIA MARIA ESPERON
JUNQUEIRA & MARIN

Sinopse: O ganho das interlocuções - tecnologias, educação, imaginário, corporeidade e emoções - encontra-se, neste livro, com a soma de olhares múltiplos os quais expressam artigos singulares permitindo desocultar as diferentes faces do processo de apreensão do mundo que nos cerca. Cada reflexão e/ou experiência evidencia um diálogo com as sensibilidades, imaginário, corporeidades e emoções, intermediadas ou não com as tecnologias da comunicação.

 

COMPRE - MC LIVROS

TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E EDUCAÇÃO
(em Português)   (2006)

PESQUISAS E APLICAÇÕES
ARAÚJO JUNIOR, CARLOS FERNANDO / SILVEIRA, ISMAR FRANGO
ANDROSS EDITORA

Sinopse: 'Tecnologia da Informação e Educação - Pesquisas e Aplicações' traz uma seleção de artigos que discutem aspectos conceituais, metodológicos e pragmáticos da aplicação das novas tecnologias de comunicação e informação no âmbito da educação. Este livro visa a abrir um vasto leque de discussões a respeito deste fascinante novo universo, fazendo-nos repensar a prática educacional do dia-a-dia.

 

COMPRE - MC LIVROS

DIREITOS AUTORAIS NA INTERNET E O USO DE OBRAS ALHEIAS
(em Português)   (2007)

BRANCO JUNIOR, SERGIO VIEIRA
LUMEN JURIS - RJ

Sinopse: Este livro é um fruto do programa de mestrado da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, onde foi apresentado pelo autor como dissertação de conclusão de curso. Trata, afinal, de questão fascinante, que a todos atinge: o problema da restritividade da lei autoral brasileira. Nos termos escritos da nossa lei, de modo geral não se permite a ninguém que faça cópia integral de obras de terceiros sem a devida autorização. Se essa proibição parece difícil de ser efetivada no chamado ?mundo real?, as dificuldades se acentuam quando se está diante de sua implementação no ?mundo virtual? da internet.

 

COMPRE - MC LIVROS

PROPRIEDADE IMATERIAL - DIREITOS AUTORAIS, PROPRIEDADE INDUSTRIAL E BENS DE PERSONALIDADE
(em Português)   (2006)

ABRAO, ELIANE Y.
SENAC SAO PAULO

Sinopse: Este livro traz uma série de artigos e debates selecionados pela comissão especial da OAB-SP que cuida das questões relacionadas aos direitos autorais, à propriedade industrial e aos bens de personalidade. São textos que atualizam o leitor sobre os temas mais polêmicos relativos a direitos de autor e propriedade industrial - a imitação, pelo concorrente, de um produto; a pirataria de um software; a chamada 'quebra de patente'; a propaganda comparativa e seu efeito sobre o consumidor; a reprodução, execução e transmissão de obras musicais, entre outros.

 

COMPRE - MC LIVROS

QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE DIREITOS AUTORAIS
(em Português)   (2004)

GANDELMAN, HENRIQUE
SENAC NACIONAL

Sinopse: A partir de situações específicas que envolvem o direito sobre a criação de textos, imagens e outras obras intelectuais, o autor apresenta os principais pontos da Lei de Direitos Autorais por meio de perguntas e respostas.

 

COMPRE - MC LIVROS

INTERNET & ENSINO - NOVOS GÊNEROS, OUTROS DESAFIOS
(em Português)   (2007)

ARAUJO, JULIO CESAR
LUCERNA

Sinopse: As propriedades do mundo digital não só vão demandar ainda muitas investigações como criam, para os usuários, novas práticas de linguagem e novos letramentos que apenas começam a ser estudados. Como interagimos num chat? Que estilos podemos adotar nos emails? Como se organiza o internetês? Como lemos e navegamos por hipertextos? Que novos procedimentos de escrita as ferramentas computacionais viabilizam? Como se produz um infográfico? Nesse sentido, estudar as práticas de linguagem e os letramentos em ambiente digital é crucial para o ensino de línguas e linguagens na contemporaneidade e terá impacto de médio prazo nas práticas didáticas. Um livro como este, que reúne pesquisadores brasileiros renomados, tanto no campo das teorias de gêneros como no de ensino de línguas, escrevendo sobre todas estas questões - e ainda sobre muitas outras - de maneira simples e acessível ao leigo e especialmente direcionada aos professores de línguas, é uma grande contribuição para a compreensão desses fenômenos e para a incorporação dessa nova realidade ao ensino.

 

COMPRE - MC LIVROS

LEITURA E ESCRITA DE ADOLESCENTES NA INTERNET E NA ESCOLA
(em Português)   (2005)

FREITAS, MARIA TEREZA DE ASSUNÇAO / COSTA, SERGIO ROBERTO
AUTENTICA

Sinopse: Este livro traz os seguintes assuntos - Da tecnologia da escrita à tecnologia da internet; Oralidade, escrita e escritura e novos gêneros (hiper) textuais na internet; A escrita na internet - nova forma de medição e desenvolvimento cognitivo?; Leitura e escritura de hipertextos - implicações didático-pedagógicas e curriculares; O chat como produção de linguagem; A produção discursiva nas salas de bate-papo - formas e características processuais; O discurso construído nas listas de discussão; uma nova forma de interação na formação da subjetividade; Por que nickname escreve mais que realname?; Uma reflexão sobre gêneros do discurso; A pesquisa escolar em tempos de internet.

 

COMPRE - MC LIVROS

DESIGN INSTRUCIONAL CONTEXTUALIZADO
(em Português)   (2007)

EDUCAÇÃO E TECNOLOGIA
FILATRO, ANDREA
SENAC SAO PAULO

Sinopse: Este livro é fruto de uma pesquisa de pós-graduação sobre a metodologia integrada à tecnologia, por isso retoma as correntes pedagógicas mais antigas e aborda a renovação da prática da educação. Mesmo abordando um tema específico dentro da EAD, seu conteúdo não foi elaborado para iniciados. É uma obra contextualizada e bastante didática. O design instrucional contextualizado é uma proposta construtivista de um movimento amplo que procura nos paradigmas educacionais as melhores práticas para ampliar o poder de participação do aluno durante o curso. Ele auxilia o educador na metodologia de desenvolvimento com programas de cursos e objetos de linguagem que possibilita um conteúdo mais atraente.

 

COMPRE - MC LIVROS

DESIGN INSTRUCIONAL NA PRÁTICA
(em Português)   (2008)

FILATRO, ANDREA
PRENTICE HALL BRASIL

Sinopse: O notável crescimento da educação a distância nos últimos anos trouxe um desafio para todos os envolvidos nessa revolução - planejar, desenvolver e implementar cursos voltados especificamente para o aprendizado eletrônico. Esse desafio torna-se mais complexo por exigir o desenvolvimento e a aplicação de competências totalmente diferentes das requeridas pelo modelo presencial tradicional - competências estas regidas pela área de design instrucional. 'Design instrucional' tem como objetivo ajudar o leitor a entender o que é design instrucional e seu papel na elaboração de um curso on-line. Para tanto, apresenta o processo do design instrucional passo a passo e mostra como ele trabalha para unir educação, tecnologia, comunicação e gestão em um único campo do conhecimento. Além disso, a fim de ser um verdadeiro guia, este livro destaca todos os aspectos do design instrucional em um curso on-line. Assim, tópicos como construção de roteiros e storyboards, design de conteúdos multimídia, design de interação e design de ambiente virtual ganham vida por meio de exemplos práticos e dicas valiosas.

 

COMPRE - MC LIVROS

BASTIDORES DO SECOND LIFE, OS
(em Português)   (2008)

NOTÍCIA DE UM NOVO MUNDO
AU, WAGNER JAMES
MATRIX EDITORA

Sinopse: 'Os bastidores do Second Life' é um livro para todos aqueles que já estão nesse universo, para aqueles que querem conhecê-los um pouco melhor e para qualquer pessoa que se interesse por novas tecnologias, tendências de negócios ou para os que sonham com um mundo novo.

 

COMPRE - MC LIVROS

CONSTRUINDO O SEU SECOND LIFE
(em Português)   (2008)

TAPLEY, REBECCA
ALTA BOOKS

Sinopse: Neste livro, Rebecca Tapley, 'Mera Luan' no SL, mostra como construir tudo, desde os corpos aos brincos, carros, castelos, para uma melhor aparência, função e usabilidade. Temas do mundo real, como planejamento urbano, teoria das cores, experiência do usuário, design de interiores e paisagismo são associados às condições do SL. Aprenda a distinguir a melhor pele e o melhor cabelo, a vestimenta, a arquitetura e a construção, a propriedade à venda e muito mais. Além disso, as idéias e observações de Rebecca sobre etiqueta, posturas, costumes e outras sutis realidades sócio-culturais o ajudarão a percorrer seu caminho neste mundo novo e, por vezes, confuso.

 

COMPRE - MC LIVROS

DOMINANDO O SECOND LIFE
(em Português)   (2008)

TUDO QUE VOCÊ PRECISA SABER PARA ENTRAR
RALHA, CLAUDIO
BRASPORT

Sinopse: Qualquer pessoa que esteja atenta aos meios de comunicação já ouviu falar em 'Second Life', um fenômeno que vem atraindo usuários do mundo inteiro, as principais empresas do mercado e sendo considerado a evolução da Web. Além de não ser necessário pagar para criar uma conta básica, ainda é possível ganhar dinheiro real convertendo a moeda do jogo em dólares americanos, possibilidade que tem levado muitos profissionais a montarem empresas focadas em prestação de serviços e criação de conteúdo como roupas, construções, formas de avatar e scripts. Para ajudá-lo a usar o seu tempo da melhor forma possível, 'Dominando o Second Life' tem por objetivo ajudá-lo com algumas dicas necessárias para entrar a este mundo virtual.

 

COMPRE - MC LIVROS

SECOND LIFE - GUIA DE VIAGEM
(em Português)   (2007)

DAMIANI, EDGARD B.
NOVATEC

Sinopse: O que é o Second Life? A resposta é simples - o que você quiser! Sala de bate-papo, mensageiro instantâneo, sistema de relacionamentos, museu, casa de shows, expositor de produtos, RPG on-line... A lista de possibilidades do Second Life é infinita. Sendo um universo 3D praticamente irrestrito, você faz dele tudo aquilo que sua imaginação permitir. No entanto, não é simplesmente instalar o programa e sair fazendo acrobacias. Existem muitos detalhes que podem frustrar os avatares de primeira viagem. Assim como costumamos planejar viagens para locais distantes e desconhecidos, esta deve ser a postura diante do Second Life - é uma viagem a um país distante, com regras e costumes distintos. Este livro, portanto, pretende servir como um guia de viagem indispensável aos turistas e - por que não? - a todos aqueles que pretendem se naturalizar e fincar raízes, mostrando - Como interagir com seu avatar, controlá-lo, mudar sua aparência e muito mais. Como interagir com outros avatares, iniciando conversas, fazendo amizades e organizando eventos. Como interagir com os cenários, usar e criar objetos. Como criar scripts com a LSL, a linguagem de programação do Second Life. Como conseguir um emprego ou montar seu próprio negócio e ganhar dólares Linden, o dinheiro do Second Life que pode ser trocado por dinheiro real. Como estender sua vida acadêmica para o universo Second Life. Alguns dos lugares mais interessantes para se visitar. Coisas que você não pode deixar de fazer. O Second Life é a nova revolução da internet, inaugurando de fato a era da Internet 3D.

 

COMPRE - MC LIVROS

SECOND LIFE - O GUIA OFICIAL
(em Português)   (2007)

VARIOS AUTORES
EDIOURO (RJ)

Sinopse: Representação virtual do mundo que conhecemos, o 'Second life' é uma terra feita de bytes em constante evolução, criada para permitir a felicidade de quem entra nesse universo. Esse livro é um guia exclusivo que oferece dicas, análises e informações sobre a vida nesse mundo em 3D, habitado por mais de 8 milhões de pessoas.

 

COMPRE - MC LIVROS

SECOND LIFE E WEB 2.0 NA EDUCAÇÃO
(em Português)   (2007)

O POTENCIAL REVOLUCIONÁRIO DAS NOVAS TECNOLOGIAS
VALENTE, CARLOS / MATTAR NETO, JOAO AUGUSTO
NOVATEC

Sinopse: Este livro explora o potencial pedagógico das ferramentas disponíveis na Web 2.0 e particularmente do Second Life, além de traçar um panorama da Educação a Distância. O ambiente virtual 3D mais popular do momento é apresentado em detalhes, e são mapeadas as experiências educacionais que têm sido realizadas com ele, no Brasil e no mundo. Os autores apresentam ainda as experiências criativas e inovadoras que têm realizado tanto com as ferramentas da Web 2.0 quanto com o Second Life. O livro, amplamente ilustrado, apresenta ainda uma bibliografia selecionada e comentada, e uma lista extensa de sites.

 

COMPRE - MC LIVROS

SECOND LIFE PARA EMPREENDEDORES
(em Português)   (2007)

FERRAZ, PAULO
NOVATEC

Sinopse: 'Second life para empreendedores' foi elaborado com o propósito de fomentar o empreendedorismo virtual e ajudar as pessoas a compreenderem melhor a revolução que está acontecendo na internet. Com uma abordagem bastante objetiva, o livro mostra as melhores idéias para você aproveitar ao máximo o potencial da Web 2.0 com os universos virtuais em 3D (metaversos) como o Second Life. Paulo Ferraz traz informações sobre a economia Linden e considerações sobre a publicidade e o marketing virtual, sem deixar de apresentar aspectos jurídicos sobre o metaverso e valiosas dicas dos negócios mais promissores no Second Life. Com este livro, você compreenderá melhor o fenômeno que vem movimentando a economia virtual e receberá a orientação necessária para fazer bons negócios no metaverso.

 

COMPRE - MC LIVROS

LINGUAGEM E EDUCAÇÃO
(em Português)   (2007)

ARAUJO, JULIO CESAR
AUTENTICA

Sinopse: Este livro traz os seguintes temas - Primeira parte - Práticas discursivas e ensino - A intertextualidade intersuportes; A produção escrita na escola; Leitura e (hiper)texto; A leitura de hipertextos; A notícia no jornal escolar; O conceito de pergunta nas teorias e abordagens lingüísticas; Segunda parte - Literatura e ensino - Pirlimpsiquice - jogo de vozes em palco dialógico; O perfume da Fulô do Mato assuense - o romantismo na obra de Renato Caldas; Os filhos da carochinha - contando e recontando histórias; Terceira parte - Práticas pedagógicas e legislação educacional - Ensino de leitura e escrita; A prática e a teoria; Estratégias de indagação em aulas de Matemática; Estudantes no Ensino Médio e a sua relação com as aulas de Português; A Educação Infantil na LDB.

 

COMPRE - MC LIVROS

CULTURA, MÍDIA E EDUCAÇÃO
(em Português)   (2008)

ABORDAGENS TRANSDISCIPLINARES
DOLGHIE, JACQUELINE Z. / FONTELES, HEINRICH A. / CAMPOS, BRENO M.
LIVROPRONTO

Sinopse: 'Cultura, Mídia e Educação - abordagens transdisciplinares' é uma obra cuja intenção principal é a de manter aberto o diálogo, mesmo que à distância, com todos aqueles ligados à educação. Os três capítulos apresentados são unidades autônomas de análise do campo educacional e procuram colaborar, a partir de outras áreas do conhecimento, para a construção e reforma do pensamento. O primeiro capítulo, mais teórico, parte do reconhecimento do campo da educação, como um locus de conflito e lutas permanentes nas apropriações dos discursos e práticas pedagógicas; o segundo capítulo reflete acerca dos horizontes midiáticos que se lançam à escola e repensa o lugar dos meios de comunicação na escola; o terceiro capítulo, em forma de ensaio, discute a urgência de uma educação para alteridade.

 

COMPRE - MC LIVROS

MÍDIA E EDUCAÇÃO
(em Português)   (2008)

MELO, JOSE MARQUES DE / TOSTA, SANDRA PEREIRA
AUTENTICA

Sinopse: Este livro contribui para a compreensão conceitual e empírica de como pensar uma educação midiática e uma mídia educativa. Os autores tratam ainda dos precursores da mídia-educação no Brasil, da legislação sobre o magistério e do papel social da educação e da mídia, instrumentos fundamentais de transformação, mobilização e informação. Além disso, oferecem uma biblioteca multimídia comentada sobre livros, revistas, sites e filmes e uma relação de ONGs do Brasil que desenvolvem projetos de educomídia.

 

COMPRE - MC LIVROS

EXPLORAR A HISTÓRIA DAS CIÊNCIAS E DAS TÉCNICAS
(em Português de Portugal)  (2008)

THOUIN, MARCEL
INSTITUTO PIAGET

Sinopse: Neste livro, a história das ciências e das tecnologias é apresentada de acordo com vários temas agrupados nas disciplinas - Física, Química, Astronomia, Ciências da Terra, Biologia e Tecnologia. A obra é destinada a professores, animadores, estudantes de educação e a todos os leitores que tenham o desejo de se familiarizar com a história das ciências e das técnicas.

 

COMPRE - MC LIVROS

NOÇÕES DE CULTURA CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA
(em Português de Portugal)  (2008)

THOUIN, MARCEL
INSTITUTO PIAGET

Sinopse: Cada um dos capítulos desta obra possui um conjunto de conceitos científicos que permitem ao leitor adquirir uma cultura científica de base. O livro apresenta, para os principais conceitos abordados, as correspondentes concepções mais expandidas entre o grande público. 'Noções de cultura científica e tecnológica' destina-se a estudantes e professores, tal como para qualquer leitor que pretenda familiarizar-se com o universo das ciências e das tecnologias.

 

COMPRE - MC LIVROS

RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS CIENTÍFICOS E TECNOLÓGICOS
(em Português de Portugal)  (2008)

THOUIN, MARCEL
INSTITUTO PIAGET

Sinopse: A obra foi concebida para que todas as crianças se possam iniciar às ciências e à tecnologia. Neste livro encontram-se mais de 400 problemas, experiências e actividades.

 

COMPRE - MC LIVROS

ALFABETIZAÇÃO TECNOLÓGICA DO PROFESSOR
(em Português) (2001)

LEITE, LIGIA SILVA / SAMPAIO, MARISA NARCIZO
VOZES

Sinopse: Este trabalho apresenta o conceito de alfabetização tecnológica do professor tentanto encontrar caminhos que contribuam para a reflexão crítica dos educadores a respeito das tecnologias no sentido de revitalizar sua prática pedagógica.

 

COMPRE - MC LIVROS

EDUCAÇÃO ONLINE
(em Português)   (2003)

TEORIAS, PRÁTICAS, LEGISLAÇÃO E FORMAÇÃO CORPORATIVA
SILVA, MARCO
LOYOLA

Sinopse: A educação online conquista mais e mais adesões. A despeito da vasta exclusão social/digital e da carência de investimentos no setor, cresce proporcionalmente a demanda por publicações arejadas, capazes de fazer jus às potencialidades da Internet e às exigências de qualidade em educação cidadã. O livro coletivo Educação online; teorias, práticas, legislação e formação corporativa pretende atender a essa demanda. Reúne autores de instituições educacionais e empresariais do país que trazem contribuições atualíssimas destiladas na pesquisa e na prática docente atentas ao espírito do nosso tempo. Cada autor expõe experiências, reflexões, preocupações e alertas, mostrando o que deu certo no setor e revelando o que vai dar errado se determinadas precauções não forem tomadas. Seus textos estão divididos em quatro partes; Fundamentos da aprendizagem online, ambientes virtuais de aprendizagem, legislação específica e formação corporativa.

 

COMPRE - MC LIVROS

SALA DE AULA INTERATIVA
(em Português)   (2000)

SILVA, MARCO
QUARTET EDITORA

Sinopse: Marcos Silva nos oferece, com este volume, o exame mais apurado e extensivo desse conceito em língua portuguesa, passando em revista as formulações mais importantes do problema, sistematizando-as e extraindo delas a sua própria síntese. Mas não se trata apenas de uma discussão semântica destinada a satisfazer uma demanda erudita de aprimoramento e atualização vocabular. Para o autor, a discussão atual da interatividade condensa um debate muito maior, que diz respeito às novas estratégias de organização e funcionamento das mídias de massa, bem como também à redefinição dos papéis que passam agora a jogar nessa nova cartografia todos os agentes do processo de comunicação.

 

COMPRE - MC LIVROS

TELEVISÃO DIGITAL INTERATIVA
(em Português)   (2007)

REFLEXÕES, SISTEMAS E PADRÕES
BRENNAND, EDNA / LEMOS, GUIDO
EDITORA HORIZONTE

Sinopse: Discorrer sobre televisão digital interativa não é tratar apenas de convergência de dados ou de questões técnicas. O tema é bem mais abrangente e envolve a problemática sócio-econômica-cultural, que permeia todo o processo de mudança do padrão analógico para o digital. Na esfera social pensar numa TV aberta, de qualidade e com a concepção pessoas primeiro (people first) deveria ser uma meta não apenas na Europa, já que esta mídia se coloca como uma ferramenta revolucionária no apoio à aprendizagem social. 'Televisão digital interativa - reflexões, sistemas e padrões' vem ampliar e democratizar o debate sobre a TV digital, com informações sobre o que é TV digital, suas implicações culturais, econômicas e técnicas, e apresenta ainda o modelo internacional de TV digital, sobretudo o europeu.

 

COMPRE - MC LIVROS

TV DIGITAL INTERATIVA
 (em Português)   (2005)

CONCEITOS, DESAFIOS E PERSPECTIVAS PARA O BRASIL
MONTEZ, CARLOS / BECKER, VALDECIR
UFSC

Sinopse: A obra procura explicar as diferenças entre a TV analógica, tal como a conhecemos hoje, e o funcionamento da TV Digital Interativa. É um livro que tem a proposta de responder a questões simples, básicas, garantindo um entendimento dessa nova tecnologia, além de proporcionar ao leitor uma idéia clara da opção do governo federal de garantir a inclusão digital por meio dessa nova tecnologia.

 

COMPRE - MC LIVROS

APRENDIZAGEM EM AMBIENTES VIRTUAIS E EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA
(em Português)   (2009)

SILVA, ANGELA CARRANCHO DA
MEDIAÇAO EDITORA

Sinopse: Este livro vem contribuir com o esforço das políticas públicas em educação de se implantar no Brasil um sistema de aprendizagem que melhor se utilize de ambientes virtuais nas escolas, universidade e em cursos de educação a distância. Educadores de várias partes do mundo trazem suas experiências e conhecimentos em termos de propostas e projetos educacionais que contemplem com seriedade e qualidade a utilização Tecnologias de Comunicação (TICs) em todos os segmentos do ensino.

 

COMPRE - MC LIVROS

AVALIAÇÃO EDUCACIONAL
(em Português)   (2009)

CAMINHANDO PELA CONTRAMÃO
FREITAS, LUIZ CARLOS DE / SORDI, MARA REGINA LEMAS DE / MALAVASI, MARIA MARCIA SIGRIST
VOZES

Sinopse: Esta obra coloca formas alternativas para se lidar com os processos de avaliação em três níveis simultaneamente - a avaliação de sistemas (ou de redes), a avaliação institucional e a avaliação do professor em sala de aula.

 

COMPRE - MC LIVROS

MENTE, CÉREBRO E COGNIÇÃO
(em Português)   (2008)

TEIXEIRA, JOAO DE FERNANDES
VOZES

Sinopse: O livro é uma apresentação dos problemas, correntes e principais conceitos da filosofia da mente contemporânea. Começa por uma exposição do problema mente-cérebro e, em seguida, expõe o estado atual do materialismo e do dualismo. Em seguida aborda a questão das mentes artificiais e do estudo da consciência à luz da neurociência atual com suas técnicas recentes de neuroimagem.


 

COMPRE - MC LIVROS

 

APRENDENDO A TERAPIA COGNITIVO-COMPORTAMENTAL
(em Português)   (2008)

THASE, MICHAEL E. / WRIGHT, JESSE H. / BASCO, MONICA R.
ARTMED

Sinopse: Esta é uma introdução para a aplicação da terapia cognitiva aos problemas emocionais. O texto e as ilustrações guiam o leitor através da formulação de caso, de estratégias e habilidades necessárias para se tornar um terapeuta cognitivo competente. Os vídeos que acompanham o livro ilustram as características-chave da TCC (Terapia Cognitivo-Comportamental).

 

COMPRE - MC LIVROS

APRENDIZAGEM, LINGUAGEM E PENSAMENTO
VOL. 1
(em Português)   (2008)

VALLE, LUIZA ELENA LEITE RIBEIRO DO / / ASSUNÇAO JUNIOR, FRANCISCO
WAK

Sinopse: 'Aprendizagem, Linguagem e Pensamento' são aspectos interligados que representam a diferença essencial entre o ser humano e todas as outras espécies. A linguagem nos permite transmitir idéias, comunicar sentimentos e informações, especializando o comportamento por meio da aprendizagem. A Neuropsicologia aplicada à aprendizagem, à inclusão ou à reabilitação da leitura e escrita é tema essencial no desenvolvimento do pensamento e no relacionamento social.

 

COMPRE - MC LIVROS

ASPECTOS COGNITIVOS E INSTITUCIONAIS DA LEITURA
(em Português)   (2008)

TOMITCH, LEDA MARIA BRAGA
EDUSC

Sinopse: Este livro apresenta trabalhos de pesquisadores brasileiros sobre questões relativas tanto ao processo quanto ao ensino da compreensão escrita. Os estudos incluídos neste volume tem como fio condutor a visão de leitura como um processo cognitivo complexo, e não apenas como um produto final a ser analisado, abordando tantos aspectos teóricos, relacionados ao processamento de textos, quanto aplicações práticas para a sala de aula de leitura, em contextos de língua estrangeira (L2) e de língua materna (L1). Acreditamos que o livro seja de relevância para pesquisadores, professores e alunos de pós-graduação interessados em estudos teóricos e práticos na área de leitura tanto de L1 quanto de L2.

 

COMPRE - MC LIVROS

COMUNICAÇÃO E COGNIÇÃO
(em Português)   (2008)

DRIGO, MARIA OGECIA
SULINA

Sinopse: ste livro oferece ao leitor uma abordagem diferenciada da cognição na mente humana. Além de apresentar um panorama do desenvolvimento e das principais tendências das ciências cognitivas, a autora foge das abordagens tradicionais, porque discute questões ligadas à subjetividade, à noção de representação, aos tipos de raciocínio enfatizando a semiose na mente humana, como um processo auto-organizativo e, portanto, fazendo uma interface entre estruturas dissipativas de Ilya Prigogine, pertinentes para explicar a cognição com a semiótica de Charles Sanders Peirce, à luz da teoria do continuum, ou sinequismo.

 

COMPRE - MC LIVROS

DE CABEÇA ABERTA - CONHECENDO O CÉREBRO
(em Português)   (2008)

PARA ENTENDER A PERSONALIDADE HUMANA
JOHNSON, STEVEN / ALFARO, DIEGO
JORGE ZAHAR

Sinopse: Em 'De cabeça aberta', Johnson experimenta os conhecimentos em si próprio. Ele participa de uma bateria de testes de atenção, aprende a controlar um videogame alterando suas ondas cerebrais e submete seu cérebro a um exame de ressonância magnética funcional. Tudo em busca de uma resposta para uma das questões mais antigas da humanidade - quem sou eu?

 

COMPRE - MC LIVROS

DESIGN EMOCIONAL - POR QUE ADORAMOS
(em Português)   (2008)

(OU DETESTAMOS) OS OBJETOS DO DIA-A-DIA
NORMAN, DONALD A. / DEIRO, ANA
ROCCO

Sinopse: Partindo do princípio dos três tipos de design - o visceral, o comportamental e o reflexivo -, o Donald A. Norman define o que é o 'Design emocional' - que intitula o livro -, estética que nos repulsa ou atrai a determinado produto. Utilizando exemplos que fazem parte do dia-a-dia da maioria das pessoas, como a interação com computadores, a produção e o uso de fotografias e os objetos comprados em viagens, o autor explora a grande dúvida que aflige as pessoas - saber se as coisas bonitas realmente funcionam melhor do que as feias.

 

COMPRE - MC LIVROS

DIÁLOGO - COMUNICAÇÃO E REDES DE CONVIVÊNCIA
(em Português)   (2008)

BOHM, DAVID
PALAS ATHENA

Sinopse: 'Diálogo - Comunicação e redes de convivência' foi composto a partir da edição de seminários promovidos por David Bohm. Com texto simples, claro, fluente e pleno de oralidade, o autor se dirige diretamente a quem o lê, numa postura informal que faz o leitor se sentir atraído e acolhido. Não é outra, aliás, a intenção fundamental do diálogo - buscar o companheirismo e o compartilhamento de significados. Para Bohm, "diálogo" significa bem mais do que o simples pingue-pongue de opiniões, argumentos e pontos de vista que habitualmente ocorrem entre dois ou mais interlocutores.

 

COMPRE - MC LIVROS

DO QUE É FEITO O PENSAMENTO
(em Português)   (2008)

A LÍNGUA COMO JANELA PARA A NATUREZA HUMANA
PINKER, STEVEN / RAVAGNANI, FERNANDA
COMPANHIA DAS LETRAS

Sinopse: Combinando alguns de seus livros anteriores como 'O instinto da linguagem' (1994) e 'Como a mente funciona' (1997), Steven Pinker encontra na linguagem uma janela para uma possível explicação da natureza humana.

 

COMPRE - MC LIVROS

NEUROCIÊNCIAS COGNITIVAS, AS
(em Português)   (2008)

FIORI, NICOLE
VOZES

Sinopse: Voltado às necessidades específicas de estudantes de graduação e pós-graduação, este manual concentra a sua atenção à organização do sistema nervoso, a fim de facilitar a compreensão dos modelos de funcionamento cognitivo (percepção, memória, linguagem, atenção). Apresenta também os princípios dos métodos de imageria cerebral, pontuando as diferenças da organização do cérebro masculino e do feminino, e finaliza com uma abordagem da temática atualmente muito discutida a relação entre emoção e cognição.

 

COMPRE - MC LIVROS

NEUROPSICOLOGIA
(em Português)   (2008)

TEORIA E PRÁTICA
COSENZA, RAMON MOREIRA / FUENTES, DANIEL / MALLOY-DINIZ, LEANDRO FERNANDES
ARTMED

Sinopse: Nos dias de hoje, a Neuropsicologia figura entre as principais disciplinas das Neurociências, consistindo em um importante recurso clínico e fonte de conhecimentos sobre as bases neurobiológicas do comportamento e da cognição Este livro fornece uma introdução aos principais conceitos teóricos e metodológicos da área, possibilitando ao leitor conhecer as aplicações desta disciplina ao diagnóstico e tratamento de vários transtornos neurológicos e psiquiátricos. Descreve a evolução da Neuropsicologia no cenário brasileiro, com contribuições de pesquisadores de importantes centros de pesquisa e atendimento de diferentes Universidades e Hospitais do Brasil e do exterior.

 

COMPRE - MC LIVROS

PSICOLOGIA COGNITIVA
(em Português)   (2008)

STERNBERG, ROBERT J.
ARTMED

Sinopse: A nova edição dessa obra mundialmente consagrada, agora em sua 4ª edição, totalmente atualizada, abrange neurociência cognitiva, atenção e consciência, percepção, memória, representação do conhecimento, linguagem, resolução de problemas e criatividade, tomada de decisão e raciocínio, desenvolvimento cognitivo e inteligência. Resumos, temas centrais, questões para revisão e reflexão ao fim de cada capítulo vão ajudá-lo a passar mais tempo estudando informações importantes e menos tempo tentando descobrir o que você precisa saber.

 

COMPRE - MC LIVROS

TEMAS INTERDISCIPLINARES NA EDUCAÇÃO
VOL. 2
(em Português)   (2008)

VALLE, LUIZA ELENA LEITE RIBEIRO DO / BOMBONATTO, QUEZIA / MALUF, MARIA IRENE
WAK

Sinopse: 'Temas Interdisciplinares na Educação' integra conhecimentos para esclarecer e orientar recursos de aperfeiçoamento tão necessários para auxiliar especialistas, pais e interessados em Educação. A interdisciplinaridade é um instrumento essencial para promover a atuação conjunta de diversos campos do saber, especialmente útil quando são aplicados na vida escolar e familiar, implementando os resultados educacionais.

 

COMPRE - MC LIVROS

BLOCOS LÓGICOS
(em Português)   (2007)

150 EXERCÍCIOS PARA FLEXIBILIZAR O RACIOCÍNIO
SIMONS, URSULA MARIANNE
VOZES

Sinopse: Este livro foi desenvolvido especialmente para pais e educadores que se interessam em ampliar o potencial de raciocínio da criança e do adolescente, por meio de exercícios lúdicos. A partir do instinto de curiosidade que toda criança tem, pode-se trabalhar essas atividades, aliás é justamente ele, o estímulo principal para promover não apenas a clareza de raciocínio, mas também a criatividade.

 

COMPRE - MC LIVROS

CÉREBRO DO FUTURO, O
(em Português)   (2007)

A REVOLUÇÃO DO LADO DIREITO DO CÉREBRO
PINK, DANIEL
CAMPUS

Sinopse: O mundo em breve não será mais o mesmo - com a era da informação e a otimização dos processos operacionais e científicos, o diferencial das pessoas estará em qualidades como a capacidade de inventar, ser criativo, ter empatia e criar significados. O lado artístico, associado ao lado direito do cérebro, será em breve muito mais valorizado que o lado esquerdo. Isso mudará radicalmente a realidade para quem procura sucesso pessoal e profissional para o futuro. Este livro explica as origens dessa mudança e revela as seis principais características necessárias para atingir o sucesso nessa nova realidade, oferecendo exercícios desenvolvidos por especialistas para ajudar as pessoas a cultivar essas habilidades.

 

COMPRE - MC LIVROS

ALÉM DO E-LEARNING
(em Português)   (2008)

ROSENBERG, MARC JEFFREY
QUALITYMARK

Sinopse: 'Além do e-learnig' acompanha os mesmos passos do primeiro livro e vai mais além, mostrando que e-learning não é só treinamento. Com a experiência que adquiriu em 18 anos no CEO da AT&T, 'Além do e-learning' oferece um esquema que integra treinamento, e-learning, gestão do conhecimento, suporte e avanço tecnológico no caminho da melhoria do aprendizado organizacional e conseqüente melhora do desempenho da empresa. A este modelo integrado de aprendizagem o autor denomina 'Blended learning'.

 

COMPRE - MC LIVROS

APRENDENDO INTELIGÊNCIA
(em Português)   (2008)

MANUAL DE INSTRUÇÕES PARA O CÉREBRO DE ALUNOS
PIAZZI, PIERLUIGI
ALEPH

Sinopse: Durante muito tempo acreditou-se que a inteligência fosse uma característica inata do ser humano. Porém, os avanços da neurociência têm demonstrado que inteligência, talento e vocação são atributos que podem ser adquiridos com facilidade e um pouco de esforço. Neste livro, dedicado aos estudantes de todos os níveis, Pierluigi Piazzi, o Prof. Pier, ensina como usar a inteligência para se tornar uma pessoa mais inteligente. 'Aprendendo Inteligência' apresenta um panorama do que há de incorreto nas escolas e na maneira como os alunos encaram os estudos, além de demonstrar, de forma simples, como os erros mais comuns podem ser evitados. Também oferece dicas de como aproveitar melhor o tempo.

 

COMPRE - MC LIVROS

APRENDIZAGEM NA ERA DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS
(em Português)   (2008)

VALENTE, JOSSE ARMANDO / BARANAUSKAS, M.CECILIA C. / MAZZONE, JAURES
CORTEZ

Sinopse: As pesquisas são todas fundamentadas em conceitos de educação, de cognição, do compromisso entre universidade, desenvolvimento e mundo da produção capitalista. Buscaram-se teorias na área da psicologia, da sociologia, da epistemologia, da tecnologia digital integrando-se num roteiro metodológico do construcionismo. As três partes em que foi dividido o livro permitem ao leitor uma visão do problema apresentado trazendo uma ligação entre a tecnologia e educação raramente abordada fora do eixo escola e tecnologia.

 

COMPRE - MC LIVROS

CARTOGRAFIA COGNITIVA
(em Português)   (2008)

MAPAS DO CONHECIMENTO PARA PESQUISA, APRENDIZAGEM
OKADA, ALEXANDRA
KCM

Sinopse: A 'Cartografia Cognitiva' representa mapas do conhecimento para pesquisa, aprendizagem e formação docente. Os vinte capitulos deste livro estão agrupados em 5 partes - fundamentos, pesquisa, aprendizagem, formação docente, ética e mapeamento. O livro também aborda 5 softwares de mapeamento com download gratuito - 'Nestor Web Cartographer', 'Freemind', 'Cmap Tools', 'Compendium' e 'CHIC'. Nesta obra o leitor encontrará uma cobertura de temas e dados de pesquisas através de discussões teóricas, estudos de casos com estratégias e exemplos de mapeamentos; Bibliografia englobando mais de 470 referências; Glossário com mais de 110 conceitos-chave; Fórum de discussão com mais de 70 perguntas; lista de mapas com mais de 80 ilustrações e um índice remissivo com com mais de 150 termos que integram os capítulos.

 

COMPRE - MC LIVROS

COMPUTADORES E LINGUAGENS NAS AULAS DE
(em Português)   (2008)

GIORDAN, MARCELO
UNIJUI

Sinopse: 'Computadores e Linguagens nas Aulas de Ciências' sintetiza os principais estudos sobre elaboração de significados e interações discursivas em situações de uso do computador realizados nos últimos 10 anos, desde uma perspectiva sóciocultural. Os principais fundamentos e princípios da ação mediada, uma construção teórico-metodológica desenvolvida por James Wertsch a partir das contribuições de Lev Vigotski, Mikhail Bakhtin e outros estudiosos, são os alicerces das importantes investigações sobre conceitos e procedimentos de análise que permitem interpretar diversas situações de ensino e aprendizagem na presença do computador. O autor finaliza a obra apresentando um modelo de organização de ensino com potencial para a formação inicial e continuada de professores de Ciências.

 

COMPRE - MC LIVROS

COMUNICAÇÃO E TECNOLOGIA NO ENSINO DE
(em Português)   (2008)

RAPAPORT, RUTH
IBPEX

Sinopse: Esta obra traz um panorama da história da comunicação humana, mostrando as suas funções, as diversas formas que pode adquirir, além de trazer o conceito de tecnologia e explicar como ocorreu seu surgimento e sua evolução. A autora demonstra como esses itens são inter-relacionados na transmissão de conhecimento, aplicando todos esses saberes ao ensino de línguas. Apresenta ainda diversas metodologias utilizadas para esse fim e exemplifica como a tecnologia pode auxiliar o professor a alcançar seus objetivos. Atividades práticas e indicações culturais estão presentes ao final de cada capítulo, para que o leitor possa aprofundar ainda mais seu aprendizado e aprimorar sua forma de transmiti-lo.

 

COMPRE - MC LIVROS

DESIGN INSTRUCIONAL NA PRÁTICA
(em Português)   (2008)

FILATRO, ANDREA
PRENTICE HALL BRASIL

Sinopse: O notável crescimento da educação a distância nos últimos anos trouxe um desafio para todos os envolvidos nessa revolução - planejar, desenvolver e implementar cursos voltados especificamente para o aprendizado eletrônico. Esse desafio torna-se mais complexo por exigir o desenvolvimento e a aplicação de competências totalmente diferentes das requeridas pelo modelo presencial tradicional - competências estas regidas pela área de design instrucional. 'Design instrucional' tem como objetivo ajudar o leitor a entender o que é design instrucional e seu papel na elaboração de um curso on-line. Para tanto, apresenta o processo do design instrucional passo a passo e mostra como ele trabalha para unir educação, tecnologia, comunicação e gestão em um único campo do conhecimento. Além disso, a fim de ser um verdadeiro guia, este livro destaca todos os aspectos do design instrucional em um curso on-line. Assim, tópicos como construção de roteiros e storyboards, design de conteúdos multimídia, design de interação e design de ambiente virtual ganham vida por meio de exemplos práticos e dicas valiosas.

 

COMPRE - MC LIVROS

EDUCAÇÃO E NOVAS TECNOLOGIAS
(em Português)   (2008)

BRITO, GLAUCIA DA SILVA / PURIFICAÇAO, IVONELIA DA
IBPEX

Sinopse: As autoras abordam o alcance e os limites da tecnologia relacionada ao universo educacional, bem como a necessidade de redefinição das práticas pedagógicas a partir da inserção das novas tecnologias nas escolas.

 

COMPRE - MC LIVROS

FURO NA PAREDE, O
(em Português)   (2008)

SISTEMAS AUTO-ORGANIZADOS EM EDUCAÇÃO
MITRA, SUGATA / BARROS, PEDRO
SENAC SAO PAULO

Sinopse: Desafiando a crença comum de que barreiras lingüísticas, tecnológicas e socioeconômicas precisam ser superadas antes do aprendizado em si, e não em meio ao processo, esse livro apresenta uma proposta pedagógica para crianças.

 

COMPRE - MC LIVROS

INTERFACES DIGITAIS NA EDUCAÇÃO
(em Português)   (2008)

ALUCINAÇÕES CONSENTIDAS
PASSARELLI, BRASILINA
SENAC SAO PAULO

Sinopse: Este livro constitui-se em investigação acerca de comunidades virtuais de aprendizagem para alunos do ensino médio; professores do ensino fundamental e médio; alunos de graduação e de pós-graduação. Direcionado para profissionais da ciência da informação, da comunicação e da educação dedicados a novas formas de aprender e de ensinar na sociedade do conhecimento no que tange à educação formal, aberta e a distância. Este é o primeiro livro da parceria firmada entre o Senac São Paulo e a Escola do Futuro da Universidade de São Paulo (EF/USP).

 

COMPRE - MC LIVROS

WEBQUEST - UM DESAFIO PARA O PROFESSOR!
(em Português)   (2008)

BARBOSA, LISBETE MADSEN / ABAR, CELINA A. A. P.
AVERCAMP

Sinopse: Nestes novos tempos, os professores precisam simplesmente ser professores. Essa é a principal mensagem deste livro sobre WebQuest, uma solução simples e poderosa de uso da rede mundial de computadores em aventuras de aprendizagem. As autoras sugerem que os professores utilizem o saber para aproveitar, de modo inteligente, a riqueza de informações disponíveis na Web.

 

COMPRE - MC LIVROS

WEBQUEST - UMA METODOLOGIA PARA A PESQUISA ESCOLAR POR MEIO DA INTERNET
(em Português)   (2008)

SILVA, KARINE XAVIER SOARES
EDGARD BLUCHER

Sinopse: Esta pesquisa teve como objetivo analisar o uso da Internet como recurso pedagógico para a realização de pesquisas escolares, orientada por WebQuest, em uma escola pública do Distrito Federal. Trata-se de uma pesquisa-ação que implementou uma WebQuest a fim de orientar tais pesquisas. Foi desenvolvida em uma turma de 23 alunos de terceira série do ensino fundamental de uma escola pública de Taguatinga que faz uso da Internet em sala de aula. Os alunos realizaram pesquisa sobre alimentação saudável com o auxílio de uma WebQuest, elaborada pela pesquisadora e explorada pelos alunos no laboratório de informática da escola. Todas as sessões foram observadas sistematicamente pela pesquisadora, registradas em um diário de campo e posteriormente analisadas. Após a implementação da referida ferramenta, entrevistou-se os estudantes, usuários da WebQuest, através da metodologia de grupo focal, e a professora responsável pelo laboratório de informática, com a entrevista individual semi-estruturada.

 

COMPRE - MC LIVROS

AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM EM
(em Português)   (2007)

PEREIRA, ALICE CYBIS
CIENCIA MODERNA

Sinopse: O intenso ritmo do mundo globalizado e a complexidade crescente de tarefas que envolvem informação e tecnologia fazem com que o processo educativo não possa ser considerado uma atividade trivial. Atualmente, o foco educativo deixou de ser exclusividade de uma faixa etária que freqüenta escolas e universidades. A esse público juntam-se todos os indivíduos que necessitam estar continuamente atualizados no competitivo mercado de trabalho e/ou ativos na sociedade. O desenvolvimento de Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVAs) tem sido uma opção tecnológica cada vez mais utilizada para atender esta demanda. Destaca-se a importância de um entendimento mais crítico sobre o conceito que orienta o desenvolvimento ou o uso desses ambientes, assim como, o tipo de estrutura humana e tecnológica que oferece suporte ao processo ensino-aprendizagem. 'AVA em diferentes contextos' traz enfoques bastante diferenciados de concepção e aplicabilidade destes ambientes, pois tratamos de grupos de pessoas com necessidades específicas. Não somos todos iguais, assim como as áreas de conhecimento também não o são. Desta forma, temos muito a pesquisar para que o processo ensino-aprendizagem seja mediado por plataformas AVAs, adequadas a seu público-alvo e ao domínio de conhecimento a ser tratado.

 

COMPRE - MC LIVROS

AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM
(em Português) (2005)

BARBOSA, ROMMEL MELGAÇO
ARTMED

Sinopse: A criação e o uso de ambientes virtuais de aprendizagem têm crescido muito no Brasil nestes últimos anos. Têm sido cada vez mais utilizadas ferramentas como chats, listas de discussão e fóruns para o auxílio em cursos presenciais e a distância, bem como para a criação e gerenciamento de comunidades virtuais.

 

COMPRE - MC LIVROS

EDUCAÇÃO PRESENCIAL E VIRTUAL
(em Português)   (2006)

FARIA, ELAINE TURK
EDIPUCRS - PUC RS

Sinopse: Apresenta relatos de estudos e pesquisas realizadas sobre a Educação a Distância (EAD) e a utilização de recursos multimidiáticos nos espaços educacionais, sejam eles escolares ou empresariais.

 

COMPRE - MC LIVROS

ALUNO VIRTUAL, O
(em Português)   (2005)

UM GUIA PARA TRABALHAR COM ESTUDANTES ON-LINE
PALLOFF, RENA M. / PRATT, KEITH
ARTMED

Sinopse: 'O aluno virtual' é um texto indicado para os educadores que trabalham on-line com alunos do nível superior e em ambientes de treinamento. Os autores oferecem uma visão geral das questões fundamentais da aprendizagem on-line, apresentando um guia prático para trabalhar em tal ambiente. O livro cobre uma ampla gama de assuntos, incluindo estilos de aprendizagem, questões multiculturais, avaliação, retenção e problemas instigantes, como as questões do plágio e da cópia indevida (cola).

 

COMPRE - MC LIVROS

COMÉRCIO ELETRÔNICO
(em Português)   (2001)

TEIXEIRA FILHO, JAYME
SENAC RIO

Sinopse: Este livro, construído a partir de visões de profissionais experientes e considerando as diversas transformações do mundo dos negócios, tem como objetivo oferecer oportunidades profissionais e empresariais no 'e-business', orientando o leitor sobre novos conceitos, modelos e tecnologias.

 

COMPRE - MC LIVROS

COMUNIDADES VIRTUAIS
(em Português)   (2002)

TEIXEIRA FILHO, JAYME
SENAC RIO

Sinopse: Este livro é um guia prático para aqueles que desejam iniciar uma comunidade virtual ou, simplesmente, tirar maior proveito das comunidades de que participam. Apresenta conceitos, métodos, técnicas, ferramentas, artigos, publicações e websites úteis sobre comunidades virtuais e seu impacto nos negócios.

 

COMPRE - MC LIVROS

GERENCIANDO CONHECIMENTO
(em Português)   (2000)

TEIXEIRA FILHO, JAYME
SENAC RIO

Sinopse: Gestão do Conhecimento é uma forma de olhar a organização, em busca de pontos em que o conhecimento possa ser usado como vantagem competitiva. Conhecimento este, oriundo da experiência, da análise, da pesquisa, do estudo, da inovação, da criatividade. Conhecimento sobre o mercado, a concorrência, os clientes, os processos de negócio, a tecnologia e tudo que possa trazer vantagem competitiva para a organização. Neste livro, o autor apresenta todos os aspectos do processo de Gestão do Conhecimento nas empresas, de forma clara e ilustrada com exemplos práticos tirados da realidade de diversas organizações brasileiras e do exterior. O livro traz ainda um CD-ROM com descrições do que está sendo feito nesta área.