ABED

  Agradecimentos

  Apresentação

  Cidade

  Fale Conosco

  Encontros

  Evento On-Line

  Exposição

  Hospedagem

  Imagens

  Inscrições

  Localização

  Mini-Cursos

  Parceiros

  Programação

  Trabalhos

  Últimas

  Principal

 


Encontros

 



 

Antecedendo o 11º Congresso, será realizada, no dia 7 de setembro, terça-feira, no horário das 9 às 17 horas, a 4ª. Reunião do “CPD - Comitê Permanente de Dirigentes de Instituições de Educação a Distância”. Tendo como objetivo a qualidade na educação a distância, a ABED tomou a iniciativa de criar o referido Comitê como um fórum permanente de discussão, a exemplo do que ocorre nas reuniões de dirigentes do International Council for Distance and Open Education - ICDE, com a finalidade de discutir os problemas da Educação a Distância e propor soluções. O planejamento das reuniões prevê duas palestras introdutórias com a finalidade de levantar opiniões, idéias e dificuldades sobre um tema proposto. Segue-se uma discussão dos pontos levantados, coordenadas por debatedores convidados. Finda esta etapa da reunião, os participantes formam grupos que discutirão sugestões e propostas visando colaborar para a solução dos problemas levantados. A colaboração desses grupos é discutida em plenário e as propostas, consolidadas, dão origem a um documento que é encaminhado às autoridades competentes. A primeira reunião do CPD aconteceu no dia 01 de setembro de 2002, por ocasião do IX Congresso Internacional de Educação a Distância, com a participação de 30 dirigentes. Foram apresentados dois trabalhos: "A legislação da EAD", pelo Dr. João Roberto Alves, Presidente do Instituto de Pesquisas Avançadas em Educação - IPAE e a experiência da implantação de E-Learning na fábrica FIAT em Betim, Minas Gerais pelo Sr. Alexandre Motta, Coordenador do Projeto Fiat EaD. A segunda reunião ocorreu por ocasião do Seminário Nacional da ABED, em Belo Horizonte, Minas Gerais, em 13 de abril de 2003. 35 participantes discutiram o tema Universidades Corporativas a partir das apresentações de duas experiências: a formação profissional e a educação empresarial na visão do SENAI Nacional , pela Profa. Regina Torres e a experiência da Universidade dos Correios - UNICO, sob a responsabilidade de Vera Lúcia do Amaral. A terceira reunião antecedeu o X Congresso Internacional de Educação a Distância, no dia 30 de setembro de 2003, na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. O tema foi "Momento atual da Educação a Distância no Brasil". Introduziram o assunto: Elizabeth Guedes do IBMEC, que apresentou o panorama histórico da Educação a Distância no Brasil e traçou cenários para 2004 e 2005 e o Secretário de Educação a Distância do MEC - João Carlos Teatini S. Clímaco que falou sobre as "Perspectivas do MEC para a Educação Universitária". Considerando o planejamento da quarta reunião, que deverá tratar do ensino superior

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 


A ABED promove no 11º Congresso, a terceira reunião que teve início em junho de 2003, em São Paulo,

Essa iniciativa visa reunir os fornecedores de tecnologia para EAD, para discutir o problemas e oportunidades da área e dar continuidade à formação de uma "Comunidade de Prática" dos profissionais que fornecem tecnologia e serviços, discutir ações para avançar na adoção do Ensino a Distância do fórum permanente, não comercial, não competitivo, para a troca de idéias e experiências e propiciar parcerias entre colegas que realizam atividades similares ou complementares.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 


 

 

Universidades Corporativas estão sendo criadas em todos os cantos do Brasil e por empresas de todos os tamanhos e de todos os setores produtivos. Por se tratar de um fenômeno recente e incipiente, cada instituição está desenvolvendo o seu trabalho de forma isolada, tanto nos aspectos pedagógicos quanto nos aspectos tecnológicos. O resultado é um cenário nacional de Universidades Corporativas, sem muita ordem e com progresso comprometido devido à falta de sinergia e colaboração.

A  ABED, quer desenvolver uma “Comunidade de Prática” dos profissionais que estão desenvolvendo e operando Universidades Corporativas no país. A idéia é estabelecer um fórum permanente, não comercial, não competitivo, para a troca de idéias e experiências e propiciar parcerias entre colegas que realizam atividades similares ou complementares. O primeiro encontro ocorreu em dezembro de 2002 na FIESP em São Paulo. Neste evento, serão discutidos problemas e oportunidades da área.