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Apresentação

 

São Paulo, 19 de setembro de 2003.

Quando o brasileiro se orgulha da cultura nacional de especialização em improvisações e “jeitinhos”, há um sentimento de culpa e de vergonha implícito na manifestação. Todas as pessoas educadas sabem que qualquer atividade que merece seu tempo ou dinheiro deve ser bem planejada, realizada e concluída conforme as expectativas despertadas no início. O termo “qualidade” é hoje quase um chavão, de tão recorrente e reivindicado nos últimos anos. O “10º Congresso Internacional da ABED”, em 2003, focalizou a questão da qualidade em aprendizagem a distância, partindo do pressuposto de que “qualidade” não é algo abstrato e subjetivo, mas, sim, a busca constante da obtenção das metas originalmente estabelecidas.
                                                                                                                                                                      Prof. Fredric M. Litto

O “11º Congresso Internacional” se dirigirá à questão de como fazer esta verificação - a avaliação. Esperamos ter expostas, por brasileiros e estrangeiros especializados em avaliação em educação em geral e em EAD especificamente, informações indicando as filosofias, os métodos, as técnicas mais utilizados hoje. Tanto as abordagens quantitativas quanto as qualitativas interessam às instituições brasileiras que atualmente ministram cursos a distância ou que pretendem fazer isso no futuro. Relatórios de experiências bem sucedidas, e “avisos aos navegantes” sobre perigos variados ao entrar nessa atividade, serão bem-vindos no 11º Congresso.

O sistema de “entrega” de um curso a distância, sua eficácia na aprendizagem do aluno, a infra-estrutura tecnológica e humana empregada, e o seu custo-benefício, todos esses aspectos - e muito mais, podem ser o alvo de um escrutínio sistemático. Avaliações bem feitas são a garantia de controle contra as conseqüências inesperadas que freqüentemente são o resultado de improvisações e “jeitinhos”. E todos os atores no cenário de um programa de EAD -  alunos, professores, equipe de produção e apoio, administradores, patrocinadores/mantenedores e agências reguladoras -  merecem ter os benefícios que um aprimorado trabalho de avaliação proporciona. Entre outros especialistas, a ABED está convidando para falar no “11º Congresso Internacional”: Michael Scriven, da Claremont University (EUA), Marlene Scaramalia e Carl Bereiter, da University of Toronto (Canadá), Eva Kampitz, da New England Accrediting Association (EUA) e Teresa Penna-Firme, da PUC-RJ. E se o crescimento anual de 20% no número de trabalhos científicos recebidos para apresentação continuar no mesmo ritmo, teremos um mínimo de 190 trabalhos submetidos à apreciação em 2004, numa clara demonstração de que a aprendizagem a distância no Brasil está amadurecendo, consolidando-se e se expandindo.

Em nome da Diretoria da ABED, convoco todos aqueles interessados profissionalmente na EAD a planejar sua participação extensiva no 11º Congresso, pois, ao tudo indica, tanto pelo local baiano - tão inspirador, quanto pela riqueza de discussão que o tema provoca e permite, promete ser um evento memorável.

Fredric M. Litto
Presidente da ABED