O impulso do e-Learning corporativo no Brasil
O mercado corporativo brasileiro se rendeu as inovações e facilidades que provem do e-learning. Com o uso cada vez mais difundido da Internet, as empresas perceberam que os cursos virtuais são uma maneira eficiente de capacitar seus funcionários. Em termos gerais, o ritmo de crescimento da capacitação virtual no Brasil, que começou bastante tímido em meados dos anos 90, hoje está muito acelerado. Não obstante, o desempenho desta modalidade apresenta uma melhor performance entre as organizações de grande porte, que entre as instituições de ensino. Uma circunstancia que se deriva das numerosas dificuldades sociais que tem enfrentado com o avanço da informática, num país onde grande parte da população sofre de exclusão digital.
Desta maneira começa um extenso informe sobre a atualidade do e-learning no Brasil, publicado pela revista Melhor, onde afirma que a formação online corporativa local esta crescendo num ritmo de 40% ao ano, principalmente graças as vantagens que propõe, como economia de tempo e dinheiro para as empresas. Uma evolução que deriva em um volume de negócios de 2,7 bilhões de reais para o ano de 2010.
"Há uma maior oferta de cursos virtuais e o mercado corporativo é o grande responsável por este crescimento', destacou Carlos Longo, diretor da FGV Online.
Qual é o motivo de tamanha fascinação pelos cursos online? Perguntou a revista Melhor. "Sua receptividade tem aumentado por ser uma alternativa que reduz custos" analisa Márcia Deotto, gerente de educação do Ibmec, uma instituição dedicada a formação profissional. "Se trata de uma vantagem muito considerada num pais de dimensões continentais como o nosso. "Não é por acaso que as grandes corporações que tem atuação em vários estados do Brasil que estão mais entusiasmados com o e-learning", comenta.
Para Hugo Nisembaum, representante comercial da AXG no Brasil e sócio da Learning Agency, uma provedora local líder em soluções de webconference: " o mercado do e-learning brasileiro esta experimentando um crescimento significativo por alguns motivos:
• Maiores opções de soluções a valores acessíveis, permitindo estabelecer uma relação mais equilibrada entre o orçamento destinado a ferramentas e conteúdos.
• Maior compreensão por parte das áreas de Recursos Humanos sobre suas possibilidades de aplicação.
• Existem projetos implantados que servem de referencia a novas iniciativas.
• Empresas de porte médio começam a considerar a possibilidade de adotar projetos de e-learning.
"Estas razões abrem um leque muito interessante para empresas e profissionais, completou".
Fonte: E-learning América Latina