A Cátedra Fredric Litto em inteligência artificial na UFRJ
Por Ronaldo Mota
Neste mês, estou iniciando minhas atividades enquanto Titular da Cátedra em Inteligência Artificial (IA) na Universidade Federal do Rio de Janeiro/UFRJ no Colégio Brasileiro de Altos Estudos (CBAE/UFRJ). Juntamente com uma rede de especialistas em IA e de relevantes parcerias, promoveremos, ao longo dos próximos anos, seminários, disciplinas, minicursos e outras atividades. Manteremos a todos informados e, desde já, sintam-se convidados a participar.
O Programa de Cátedras do CBAE/UFRJ prevê a escolha de um Patrono para representar, nomear e guiar a Cátedra. Para esta Cátedra, o Patrono escolhido foi o Prof. Fredric Michael Litto. Prof. Litto foi Professor Emérito da Escola de Comunicação e Artes/ECA da USP e fundador da Escola do Futuro da USP. Nascido em Nova Iorque em 1939 e falecido o ano passado, era Bacharel em Rádio e Televisão pela UCLA (Universidade de Califórnia, Los Angeles) em 1960, Ph.D. em Comunicações pela Universidade de Indiana em 1969, e Livre Docente pela Universidade de São Paulo em 1977. Litto também era meu confrade na Academia Brasileira de Educação, tendo se dedicado, nos últimos anos, ao ensino e pesquisa ao campo de "Comunicação Mediada por Computadores".
O nosso projeto aprovado para a Cátedra, previsto inicialmente para dois anos (2025/2026), podendo ser prorrogado indefinidamente, versa sobre investigar em que medida, nesta “competição” entre humanos e máquinas, as habilidades metacognitivas podem representar um diferencial positivo, em múltiplos contextos. Este tema tem sido assunto recorrente, instigante e extremamente contemporâneo, especialmente com o advento das novas gerações de inteligência artificial.
Para leitura completa do projeto clique aqui.