ABED ABED

Educação a distância ao alcance de todos

A cada ano, o ensino à distância alcança diferentes segmentos da sociedade brasileira. Das grandes às micro e pequenas empresas, de crianças a idosos e também de profissionais de multinacionais a pessoas que vivem em situação de risco. É a inclusão digital sem limite. Esse fortalecimento da educação à distância tem gerado uma potencialização simples e eficaz do acesso ao conhecimento de qualidade e à informação. Como isso acontece?

A inclusão digital se dá de diversas formas. Uma delas é através dos Centros Vocacionais Tecnológicos criados pelos governos estaduais e federal. Os CVTs são unidades de ensino e profissionalização, inseridos em comunidades de baixo índice de desenvolvimento humano, direcionados para a capacitação tecnológica da população. Proporcionam formação profissional básica, experimentação científica, investigação da realidade e prestação de serviços especializados, levando-se em conta as particularidades de cada região. Este ano, os CVTs tiveram um aumento de 193%, chegando à marca de mais de 153 instalados no País.

O comportamento humano está mudando. O tempo que as pessoas dedicam à web já ultrapassou a TV, demonstrando uma clara tendência do mercado. Toda essa mudança sugere uma revolução intelectual, e o ensino à distância vai complementar essa transformação. As ações que o ensino presencial não conseguiu em décadas e décadas de implantação agora são viáveis através do e-learning, forte aliado para levar a informação a qualquer parte do País.

Hoje temos um cenário desconfortável na educação brasileira. Desvio de verbas, professores muitas vezes sem qualificação adequada e materiais precários ou inexistentes. Mas com o e-learning isso não acontece. Onde tiver possibilidade de instalação de um computador, o ensino de qualidade vai chegar de forma eficaz e padronizada. É uma maneira de democratizar a informação.

Hoje, só não faz educação à distância quem não quer ou quem ainda não tem conhecimento dessa ferramenta de aprendizado. O avanço da tecnologia (banda larga) e o barateamento do computador tornaram possível o maior acesso ao e-learning. Por ser um país de dimensões continentais, o Brasil deve usar a educação à distância porque precisa e não porque é moda. É a forma mais eficaz de unificar o conhecimento.

 

Autor: Marcos Resende 


Fonte: WebAula
Voltar

Associados mantenedores

WhatsApp