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A TV digital, aliada ao ensino à distância, trará benefícios para a educação brasileira?


A implementação da TV digital para atividades de EAD traz benefícios pela sofisticação de sua interatividade. Trazer, em uma mesma tela, informações secundárias que complementem o conteúdo será a principal ferramenta. As pessoas têm estilos diferentes de aprender, e essa metodologia vai permitir maior personalização da aprendizagem.

O processo não será rápido, pois é algo ainda novo que não possui padrão aceito universalmente. Serão várias décadas até se obter o modelo ideal. Vale lembrar que a população não quer tecnologia, mas sim os benefícios que ela pode trazer. Quanto mais conteúdo tiver, mais vai atingir as diversas classes.

O fator econômico, no entanto, é um obstáculo para sua implementação em larga escala. A grande maioria da população vai levar tempo para arcar com os custos da tecnologia, que requer equipamentos especiais ou conversores.

Nessa construção, cabe às universidades brasileiras a criação de bom conteúdo, que justifique o investimento da população. Para as instituições, os gastos também serão altos, já que, geralmente, os professores utilizam apenas giz e quadro negro para lecionar presencialmente. Cursos dados pela TV envolvem custos com produção e uma vasta equipe de profissionais altamente qualificados. Junto com essa equipe técnica, os docentes terão o trabalho de fornecer total apoio pedagógico para garantir que o aluno atinja os melhores resultados.

A implantação da TV Digital no Brasil abrirá novas oportunidades para o ensino, devido,principalmente, aos seus recursos de interatividade, sua alta qualidade de definição de imagem e de som, o aumento do número de canais em um mesmo espectro de transmissão, o que permite que se possa assistir até a quatro programas diferentes ao mesmo tempo, além de outras funcionalidades hoje disponíveis apenas a quem usa a internet.

Entretanto, ainda não é tempo para se deslumbrar com o uso imediato dessa nova tecnologia em Educação. Pouco adiantam os recursos tecnológicos se o modelo educacional é antigo e não se tem modelos de programas e processos inovadores e mais adequados para serem utilizados com esse recurso.

Talvez o ponto mais importante para a implantação da TV Digital em Educação, seja a abertura imediata de espaços para a discussão do tema dentro da programação das emissoras. Outra possibilidade seria a realização de eventos para apresentação de modelos de programas educacionais já adaptados à essa nova realidade. Poderiam surgir também linhas especiais de financiamentos para projetos de pesquisa e desenvolvimento de programas educativos com qualidade pedagógica e comunicacional.

Todas as soluções, no entanto, precisam ser desenvolvidas em paralelo à formação de educomunicadores, que possam garantir o interesse, o entretenimento e a qualidade da formação educacional desse novo tele-usuário, não mais apenas espectador, da tv digital. 


Fonte: Revista Aprender
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