EaD NO BRASIL – Leis, cursos reconhecidos, diplomas/certificados, Censo EaD
• De que forma o crescimento da oferta dos cursos a distância pode contribuir com a inclusão social no Brasil?
É necessário que exista maior número de programas educacionais para pessoas de baixa renda. Atualmente ainda são poucos os cursos profissionais, que auxiliam a inclusão. Não se vê, também, programas de educação de qualidade nos presídios e em outros locais como assentamentos.
• O que é Educação a Distância?
Muitas são as definições possíveis e apresentadas, mas há um consenso mínimo em torno da ideia de que EAD é a modalidade de educação em que as atividades de ensino-aprendizagem são desenvolvidas majoritariamente (e em bom número de casos exclusivamente) sem que alunos e professores estejam presentes no mesmo lugar à mesma hora.
• Qual a diferença entre ensino a distância e educação a distância?
Educação e ensino, independentemente da modalidade adotada, são freqüentemente usados como sinônimos, porém, embora seus significados se assemelhem é preciso distingui-los.
Sem recorrer a teorias sofisticadas, uma consulta aos dicionários pode ajudar. Aurélio B. H. Ferreira, assim define educação:
"Processo de desenvolvimento da capacidade física, intelectual e moral da criança e do ser humano em geral, visando à sua melhor integração individual e social".
Já ensino é "Transmissão de conhecimentos, de informações ou de esclarecimentos úteis ou indispensáveis à educação".
Com essas definições, concorda Caldas Aulete. Educação: "Ato e efeito de educar, de desenvolver as faculdades físicas, intelectuais e morais da criança e, em geral, do ser humano" Ensino, para o mesmo autor é: "Ação de ensinar; instrução, ensinamento, educação".
Corroborando essas definições, consultamos o livro "Psicologia da Aprendizagem" do Prof. Samuel Pfromm Netto: "A educação é concebida como um conjunto de experiências pessoais ativas, dinâmicas, mutáveis por meio das quais o indivíduo seleciona, absorve e incorpora informações, relacionando-as com as que já dispõe em seu repertório e as reorganiza expressa ou utiliza para criar novas informações, orientar suas ações, Agir junto a outras pessoas ou modificar o ambiente". Para ele, "Ensino é essencialmente uma relação de ajuda ou de auxílio interpessoal, na qual alguém que dispõe de mais experiência e mais conhecimentos influencia outras pessoas de várias maneiras: leciona, orienta, mostra, explica, demonstra, exemplifica, pergunta, responde, estimula, corrige, dirige debates, supervisiona, esclarece, prepara, propõe e acompanha atividades, incentiva e guia quem aprende quanto ao uso adequado de materiais e recursos, facilita a compreensão e o desempenho adequados, fornece os preceitos ou fundamentos de uma ciência, técnica arte ou habilidade."
Sem recorrer a teorias sofisticadas, uma consulta aos dicionários pode ajudar. Aurélio B. H. Ferreira, assim define educação:
"Processo de desenvolvimento da capacidade física, intelectual e moral da criança e do ser humano em geral, visando à sua melhor integração individual e social".
Já ensino é "Transmissão de conhecimentos, de informações ou de esclarecimentos úteis ou indispensáveis à educação".
Com essas definições, concorda Caldas Aulete. Educação: "Ato e efeito de educar, de desenvolver as faculdades físicas, intelectuais e morais da criança e, em geral, do ser humano" Ensino, para o mesmo autor é: "Ação de ensinar; instrução, ensinamento, educação".
Corroborando essas definições, consultamos o livro "Psicologia da Aprendizagem" do Prof. Samuel Pfromm Netto: "A educação é concebida como um conjunto de experiências pessoais ativas, dinâmicas, mutáveis por meio das quais o indivíduo seleciona, absorve e incorpora informações, relacionando-as com as que já dispõe em seu repertório e as reorganiza expressa ou utiliza para criar novas informações, orientar suas ações, Agir junto a outras pessoas ou modificar o ambiente". Para ele, "Ensino é essencialmente uma relação de ajuda ou de auxílio interpessoal, na qual alguém que dispõe de mais experiência e mais conhecimentos influencia outras pessoas de várias maneiras: leciona, orienta, mostra, explica, demonstra, exemplifica, pergunta, responde, estimula, corrige, dirige debates, supervisiona, esclarece, prepara, propõe e acompanha atividades, incentiva e guia quem aprende quanto ao uso adequado de materiais e recursos, facilita a compreensão e o desempenho adequados, fornece os preceitos ou fundamentos de uma ciência, técnica arte ou habilidade."
• Como funciona a Educação a Distância?
A EAD utiliza os mais diversos meios de comunicação, isolados ou combinados como, por exemplo: material impresso distribuído pelo correio, transmissão de rádio ou TV, fitas de áudio ou de vídeo, redes de computadores, sistemas de teleconferência ou videoconferência, telefone.
• Como saber se um curso feito a distância em uma universidade estrangeira terá validade no Brasil?
Todo o diploma de instituições estrangeiras deve ser validado por instituição nacional, conveniada com o MEC, que ofereça o mesmo curso, para poder ser reconhecido pelo MEC.
• Como saber se determinado curso a distância de ensino médio ou supletivo tem validade?
Verifique na Secretaria de Educação do estado onde a instituição responsável tem sede.
• Quais são os pontos positivos da Educação a distância?
São vários, começando com a possibilidade de incluir em todas as formas de educação formal e informal as pessoas (normalmente 10% da população em qualquer país) incapacitadas por deficiências físicas e mentais de freqüentar instituições convencionais de aprendizagem. Também, pessoas que moram em lugares isolados, afastados dos locais onde é possível obter novos conhecimentos e habilidades, e pessoas que por força maior (por exemplo, estar essencialmente presos em casa precisando de cuidar de crianças, pessoas enfermes ou de idade avançada) não podem se deslocar. Assim, em vez dessas pessoas "irem" até a escola, a escola vai até elas. Outros beneficiados são pessoas que trabalham para sua sustentação e não podem freqüentar aulas presenciais em horários tradicionais assim, fazendo um curso a distância via internet, eles podem participar, assincronicamente, de todas as atividades com todos os outros inscritos no curso, nos dias e horários mais convenientes. Outrossim, EAD permite que pessoas participam em cursos de graduação e pós-graduação oferecidos por instituições de grande reputação acadêmica, sem sair das suas casas no Brasil. Esses são os principais pontos positivos da EaD.
Fredric Litto - Presidente da ABED
Fredric Litto - Presidente da ABED
• Qual a importância da educação continuada?
Tendo em vista a demanda crescente de mão de obra especializada no Brasil, devido ao crescimento econômico pelo qual o país está passando, acrescido das transformações no mundo do trabalho e na sociedade, a Educação Continuada é entendida como preparação geral para o trabalho e, facultativamente, a habilitação profissional, a reciclagem dos conhecimentos profissionais ou ainda a possibilidade de conhecer uma nova área ou atividade. Também refere se ao desenvolvimento pessoal em relação à necessidade de ampliar as oportunidades de desenvolvimento ao longo de sua vida.
• Quais as vantagens de fazer um curso livre à distância?
· Flexibilidade de horário e de local
· O aluno estabelece o seu ritmo de estudo
· Valor do curso muito menor que do ensino presencial
· Capilaridade ou possibilidade de acesso em locais onde o ensino não chegava
· Muitas opções de cursos – maior diversidade de oferta
· Democratização d e acesso à educação: atende a um público maior e mais variado que os cursos presenciais
· Permite a troca de experiência e conhecimento entre os participantes
· Na maioria dos casos, qualidade metodologia educacional utilizada e do material é de boa qualidade
· Incentiva a educação permanente
· Atende aos ritmos de estudo diferenciados
· Estimula familiarização com as mais diversas tecnologias
· O aluno estabelece o seu ritmo de estudo
· Valor do curso muito menor que do ensino presencial
· Capilaridade ou possibilidade de acesso em locais onde o ensino não chegava
· Muitas opções de cursos – maior diversidade de oferta
· Democratização d e acesso à educação: atende a um público maior e mais variado que os cursos presenciais
· Permite a troca de experiência e conhecimento entre os participantes
· Na maioria dos casos, qualidade metodologia educacional utilizada e do material é de boa qualidade
· Incentiva a educação permanente
· Atende aos ritmos de estudo diferenciados
· Estimula familiarização com as mais diversas tecnologias
PROFISSIONAIS, PROFESSORES E ALUNOS DA EAD - Regulamentação, remuneração, benefícios, perfil
• Como deve ser o perfil de um aluno que se propõe a fazer um curso a distância de graduação?
O perfil do aluno a distância é um pouco diferente do aluno do presencial, que na maioria das vezes está acostumado a ser mais receptivo, sentar, assistir aula e anotar o conteúdo. Os cursos a distância trazem uma riqueza de oportunidades e de situações de aprendizagem que motivam o aluno e ampliam seus horizontes, mas é preciso que o aluno aceite o convite de vivenciar e participar efetivamente das diferentes situações propostas, todas elas acompanhadas de recursos fantásticos e motivadores. O essencial para quem pretende fazer um curso a distância é ter uma meta, um projeto de vida e acreditar no seu potencial, é fazer acontecer, é buscar, conversar, produzir, pesquisar e realizar descobertas que farão a diferença no perfil profissional. Em termos de faixa etária, o aluno da modalidade a distância, historicamente, tem um perfil mais velho, com média de 30 anos, já empregado no mercado de trabalho e com família, sob sua responsabilidade. No entanto, de uns anos para cá, esse perfil vem também agregando alunos mais jovens e com o binômio “mobilidade” (celulares, tablets, internet) e o advento das “Redes Sociais”, como o Facebook, Twitter, LinkedIn, e outros, a tendência é a disseminação da modalidade.
Veja algumas dicas sobre o perfil do estudante a distância:
a) Auto-organização para melhor constituir um plano de estudo;
b) Gerenciamento do tempo para:
- Saber estruturar de forma flexível o trabalho acadêmico;
- Manter acessos regulares ao ambiente virtual;
- Aprimorar sua capacidade de interação e socialização;
- Além de administrar o tempo deve gerir os prazos;
- Defenir bem seus objetivos, metas e motivar-se permanentemente para alcança-los;
- Desenvolver a autonomia para resolver situações problemas, tais como pesquisa, leituras complementares, associar teoria e prática dentre outras;
- Intimidade com as tecnologias da informação.
Veja algumas dicas sobre o perfil do estudante a distância:
a) Auto-organização para melhor constituir um plano de estudo;
b) Gerenciamento do tempo para:
- Saber estruturar de forma flexível o trabalho acadêmico;
- Manter acessos regulares ao ambiente virtual;
- Aprimorar sua capacidade de interação e socialização;
- Além de administrar o tempo deve gerir os prazos;
- Defenir bem seus objetivos, metas e motivar-se permanentemente para alcança-los;
- Desenvolver a autonomia para resolver situações problemas, tais como pesquisa, leituras complementares, associar teoria e prática dentre outras;
- Intimidade com as tecnologias da informação.
• Qual é o perfil do professor a distância?
A exigência para um professor de educação a distância é a mesma para lecionar em cursos presenciais. A diferença está na sua capacidade de utilizar os meios digitais utilizados no curso, pois o seu papel é ser um facilitador da aprendizagem, um orientador acadêmico e dinamizador da interação coletiva (no caso de cursos que se utilizem de meios que permitam tal interação).
• Existe uma regulamentação da profissão de Designer Educacional / Designer Instrucional?
Sim, a partir de 23 de janeiro de 2009, de acordo com o Ministério do Trabalho e Emprego, na regulamentação da profissão de Designer Educacional/Designer Instrucional, a descrição sumária da função é a seguinte:
"Implementam, avaliam, coordenam e planejam o desenvolvimento de projetos pedagógicos/instrucionais nas modalidades de ensino presencial e/ou a distância, aplicando metodologias e técnicas para facilitar o processo de ensino e aprendizagem. Atuam em cursos acadêmicos e/ou corporativos em todos os níveis de ensino para atender as necessidades dos alunos, acompanhando e avaliando os processos educacionais. Viabilizam o trabalho coletivo, criando e organizando mecanismos de participação em programas e projetos educacionais, facilitando o processo comunicativo entre a comunidade escolar e as associações a ela vinculadas."
O cargo citado encaixa-se na CBO (Classificação Brasileira de Ocupação) 2394: Programadores, avaliadores e Orientadores de ensino, sendo que para esta função específica recebe o CBO 2394-35 - Designer educacional/Desenhista instrucional/Designer instrucional/Projetista instrucional.
Confira as demais extensões desta classificação abaixo (dados retirados do site Ministério do Trabalho e Emprego: Listagem da CBO):
2394-05 - Coordenador pedagógico: Auxiliar de orientação educacional, Orientador de disciplina e área de estudo, Orientador de ensino, Orientador escolar, Orientador profissional, Orientador vocacional e profissional, Professor de orientação educacional, Técnico de orientação profissional;
2394-10 - Orientador educacional: Auxiliar de orientação educacional, Orientador de disciplina e área de estudo, Orientador de ensino, Orientador escolar, Orientador profissional, Técnico de orientação profissional;
2394-15 - Pedagogo: Auxiliar de orientação pedagógica, Auxiliar de orientação pedagógica em educação fundamental de primeira a quarta séries, Coordenador de orientação pedagógica, Coordenador de serviço de orientação pedagógica;
2394-20 - Professor de técnicas e recursos audiovisuais;
2394-25 - Psicopedagogo;
2394-30 - Supervisor de ensino: Auxiliar de supervisor escolar, Auxiliar de supervisão de ensino, Supervisor educacional, Supervisor pedagógico.
"Implementam, avaliam, coordenam e planejam o desenvolvimento de projetos pedagógicos/instrucionais nas modalidades de ensino presencial e/ou a distância, aplicando metodologias e técnicas para facilitar o processo de ensino e aprendizagem. Atuam em cursos acadêmicos e/ou corporativos em todos os níveis de ensino para atender as necessidades dos alunos, acompanhando e avaliando os processos educacionais. Viabilizam o trabalho coletivo, criando e organizando mecanismos de participação em programas e projetos educacionais, facilitando o processo comunicativo entre a comunidade escolar e as associações a ela vinculadas."
O cargo citado encaixa-se na CBO (Classificação Brasileira de Ocupação) 2394: Programadores, avaliadores e Orientadores de ensino, sendo que para esta função específica recebe o CBO 2394-35 - Designer educacional/Desenhista instrucional/Designer instrucional/Projetista instrucional.
Confira as demais extensões desta classificação abaixo (dados retirados do site Ministério do Trabalho e Emprego: Listagem da CBO):
2394-05 - Coordenador pedagógico: Auxiliar de orientação educacional, Orientador de disciplina e área de estudo, Orientador de ensino, Orientador escolar, Orientador profissional, Orientador vocacional e profissional, Professor de orientação educacional, Técnico de orientação profissional;
2394-10 - Orientador educacional: Auxiliar de orientação educacional, Orientador de disciplina e área de estudo, Orientador de ensino, Orientador escolar, Orientador profissional, Técnico de orientação profissional;
2394-15 - Pedagogo: Auxiliar de orientação pedagógica, Auxiliar de orientação pedagógica em educação fundamental de primeira a quarta séries, Coordenador de orientação pedagógica, Coordenador de serviço de orientação pedagógica;
2394-20 - Professor de técnicas e recursos audiovisuais;
2394-25 - Psicopedagogo;
2394-30 - Supervisor de ensino: Auxiliar de supervisor escolar, Auxiliar de supervisão de ensino, Supervisor educacional, Supervisor pedagógico.
CURSOS EaD - Vantagens, desvantagens, como escolher um curso
• Como saber se determinado curso a distância de ensino médio ou supletivo tem validade?
Verifique na Secretaria de Educação do Estado onde a instituição responsável tem sede.
• Como escolher um curso a distância?
Confira as orientações da ABED para escolha de cursos a distância neste link: https://www.abed.org.br/site/pt/universo_ead/orientacoes_cursos/
• Quais são as informações básicas necessárias antes de se optar por determinado curso ou instituição?
Informações que devem ser fornecidas pela instituição responsável:
- ementa, descrição ou currículo do curso;
- descrição dos pré-requisitos exigidos;
- apresentação dos professores, de preferência com mini-currículo;
- estrutura de suporte, orientação e/ou apoio oferecida;
- preço;
- no caso de cursos que conferem titulação, referência do instrumento legal (credenciamento e autorização do MEC ou do Conselho Estadual de Educação) no qual se baseia sua regularidade.
- ementa, descrição ou currículo do curso;
- descrição dos pré-requisitos exigidos;
- apresentação dos professores, de preferência com mini-currículo;
- estrutura de suporte, orientação e/ou apoio oferecida;
- preço;
- no caso de cursos que conferem titulação, referência do instrumento legal (credenciamento e autorização do MEC ou do Conselho Estadual de Educação) no qual se baseia sua regularidade.
OFERECENDO CURSOS EM EaD - Credenciamentos, investimentos, certificados
• Qual é o investimento necessário para a implantação da EaD numa instituição? O que é necessário incluir neste investimento?
O investimento depende, em sua maior parte, da abordagem técnico-metodológica adotada pela instituição. Entretanto, os custos de tecnologia tem apresentado uma significativa retração nos últimos tempos. A maior preocupação que se deve apresentar é com a efetiva capacitação dos recursos humanos, acadêmicos e técnicos, uma vez que a EaD requer métodos e técnicas especiais.
• Quais os tipos de modalidades de ensino?
O ensino pode ser ministrado nas seguintes modalidades:
a) Presencial: quando exige a presença do aluno em, pelo o menos, 75% das aulas e em todas as avaliações;
b) Semipresencial: quando combina ensino presencial com parte de ensino e de outras atividades que podem ser realizadas a distância;
c) A distância: quando a relação professor-aluno não é presencial, e o processo de ensino ocorre utilizando os vários meios de comunicação: material impresso, televisão, internet, etc.
a) Presencial: quando exige a presença do aluno em, pelo o menos, 75% das aulas e em todas as avaliações;
b) Semipresencial: quando combina ensino presencial com parte de ensino e de outras atividades que podem ser realizadas a distância;
c) A distância: quando a relação professor-aluno não é presencial, e o processo de ensino ocorre utilizando os vários meios de comunicação: material impresso, televisão, internet, etc.
• Sou professor e gostaria de oferecer um certificado aos meus alunos. Se eu me associar a ABED poderei emitir estes certificados?
Não. É importante salientar que a ABED é uma associação científica sem fins lucrativos e não tem competência jurídica para validar, fornecer ou autenticar instituições, profissionais em EaD, tutores, docentes ou mesmo os cursos de EaD. Ser um de nossos associados traz muitas vantagens. Assim como as escolas presenciais que tem cursos livres e fornecem seus certificados, escolas on-line também o fazem no mesmo formato, ou seja, sem qualquer tutoria do Estado em qualquer esfera (Federal, Estadual ou Municipal). O certificado pode ser considerado como mais um instrumento de comprovação/acreditação da sociedade, do mercado de trabalho para com o aluno que fez o seu curso. Quanto melhor for a sua escola, mais reconhecida ela será e mais disputado será o seu "certificado".
• Existem empresas de cursos que eu possa apenas vender meus cursos e eu utilizar o meu site para poder captar os alunos?
Sim, existem empresas que tem plataformas e que você trabalha como "revendedor". Esse é um modelo de negócio, por exemplo, da WebAula, Cursos 24 horas, e dezenas de outras, a grande maioria é tratada como "canal" (de venda, no caso). Nesse modelo, você fica sendo uma "ponte" de captação entre o seu site e o do parceiro (porque toda a transação é feita por lá); no fundo, o cliente passa a ser dele, não seu. É por conta disso que há uma proliferação de escolas on-line também, já que todo o esforço comercial de um parceiro simplesmente acaba como um número no site do produtor de conteúdos/cursos. Agora, para você abrir um negócio desses há uma série de requisitos, nada que não seja possível e tranquilo de fazer, só que precisa de um bom planejamento e uma forte dose de segmentação e (bom) investimento. Se você optar por fazer "cursinhos" vai ter dificuldades pois o mercado está cada vez mais "parecido" nesse sentido, só a marca aí é que pode fazer a grande diferença.
• Além do MEC, quais outras instituições estão aptas a credenciar os cursos de EaD?
Os Conselhos Estaduais de Educação tem competência para o credenciamento de instituições superiores públicas, estaduais e municipais, além do credenciamento para o ensino básico.
• Eu já tenho uma escola de treinamentos e quero oferecer cursos EaD. Preciso pagar alguma taxa para ser autorizado ou obter licença para ministrar esta modalidade de curso?
Se você já possui uma empresa do ramo de ensino, a legislação é a mesma, tanto para a modalidade presencial como a distância. Por isso mesmo, é provável que você já possua os devidos registros e autorizações para oferecer o serviço de ensino. Não há tutoria do MEC sobre esse tipo de atividade, exceto a parte legal que já deve estar em ordem neste caso.
• A expansão do setor de cursos preparatórios para concurso a distância tem sido muito expressiva. Por este motivo, é vantajoso investir nessa área?
Sim. Considerando que as pessoas que se preparam para um concurso são adultos, e que em geral já estão inseridas no mercado de trabalho e já possuem a formação exigida pelo concurso, sem dúvida que os cursos preparatórios a distância podem ser muito vantajosos, pois oferecem ao aluno, de forma tranquila, o mesmo conteúdo e atendimento por meio de professores tutores. Cada vez mais pessoas buscam cursos livres a distância, e o curso preparatório de concurso possui este mesmo olhar por parte dos alunos. O segredo, com certeza, fica na tutoria para atendimento de dúvidas.
• Como oferecer certificados de forma segura?
Você tem que ter transparência sobre a sua certificação com seus alunos, ou seja, deixar claro para eles como ela funciona - o que pode ser inclusive um instrumento de marketing para seus cursos. Você já se deu conta que, provavelmente, nunca soube como são guardados os seus certificados escolares, os respectivos processos envolvidos e tudo mais? É assim mesmo, pouca gente sabe - e daí para a fraude é um passo.
Resumindo: se quem compra um curso seu sabe que seu certificado é controlado, numerado, que por exemplo, tem um QR gerado para cada um, que isso pode ser consultado remotamente para comprovar que aquilo realmente existe, garanto que você ficará à frente do que hoje é ofertado. Isso vale para cursos regulamentados ou não. A fraude pode ser evitada se você emitir, além do QR um número aleatório, longo, e correspondente unitariamente para uma dupla checagem remota - seja pelo aluno ou pelo contratante. Isso exige um pouco de investimento, mas vale a pena. Também você deve incluir algum serviço de Trusted (como o Certisign Digicert ou outro) para provar que você é quem você diz que é. Feito isso, acho que você terá um ótimo processo. Se quiser ir além, estabeleça notas para o aluno e assiduidade (sim, ela pode existir remotamente) demonstradas também nessa mesma página individual. No fim das contas você terá, sob a ótica de um sistema, um cadastro total do aluno que será parcialmente compartilhado com quem tiver o QR code e/ou um código para acessar o registro remoto dele para consulta - para checar se ele está falando a verdade.
Resumindo: se quem compra um curso seu sabe que seu certificado é controlado, numerado, que por exemplo, tem um QR gerado para cada um, que isso pode ser consultado remotamente para comprovar que aquilo realmente existe, garanto que você ficará à frente do que hoje é ofertado. Isso vale para cursos regulamentados ou não. A fraude pode ser evitada se você emitir, além do QR um número aleatório, longo, e correspondente unitariamente para uma dupla checagem remota - seja pelo aluno ou pelo contratante. Isso exige um pouco de investimento, mas vale a pena. Também você deve incluir algum serviço de Trusted (como o Certisign Digicert ou outro) para provar que você é quem você diz que é. Feito isso, acho que você terá um ótimo processo. Se quiser ir além, estabeleça notas para o aluno e assiduidade (sim, ela pode existir remotamente) demonstradas também nessa mesma página individual. No fim das contas você terá, sob a ótica de um sistema, um cadastro total do aluno que será parcialmente compartilhado com quem tiver o QR code e/ou um código para acessar o registro remoto dele para consulta - para checar se ele está falando a verdade.
EaD NA PRÁTICA
• Qual a função da EaD no Processo de Ensino-aprendizagem?
EaD é uma modalidade que pode ser aproveitada por pessoas que não podem facilmente assistir aulas presenciais devido a necessidades especiais, distanciamento de instituições de ensino, empregos muito envolventes e responsabilidades familiares. EaD não é para todo mundo - quem depende de um professor ao seu lado, elogiando o seu trabalho ou cobrando tarefas devidas, não serve para estudar via EaD. Mas para quem tem alta motivação para os estudos, forte autodisciplina e muito proatividade, é perfeito para EaD, e com isso pode usufruir dos seus benefícios.
• Qual a diferença entre Ensino Presencial e Educação a Distância?
O ensino presencial é uma atividade síncrona que exige a presença de professores e alunos em um mesmo ambiente em dia e horário pré-definido.
A Educação a distância é a modalidade de educação em que as atividades de ensino-aprendizagem são desenvolvidas majoritariamente (e em bom número de casos exclusivamente) sem que alunos e professores estejam presentes no mesmo lugar à mesma hora. Surgiu com o objetivo de oferecer educação e treinamento àqueles que não possuem acesso a escolas e universidades, baseado no desejo de estender a oportunidade de auto-aperfeiçoamento a todos que quisessem aprender e satisfazer suas mais variadas ambições. No Brasil, o Ministério da Educação não faz distinção entre alunos formados a distância ou presencial, o mesmo acontece com as empresas na contratação de seus funcionários.
A Educação a distância é a modalidade de educação em que as atividades de ensino-aprendizagem são desenvolvidas majoritariamente (e em bom número de casos exclusivamente) sem que alunos e professores estejam presentes no mesmo lugar à mesma hora. Surgiu com o objetivo de oferecer educação e treinamento àqueles que não possuem acesso a escolas e universidades, baseado no desejo de estender a oportunidade de auto-aperfeiçoamento a todos que quisessem aprender e satisfazer suas mais variadas ambições. No Brasil, o Ministério da Educação não faz distinção entre alunos formados a distância ou presencial, o mesmo acontece com as empresas na contratação de seus funcionários.
• É possível, por exemplo, introduzir um curso EaD na área da Enfermagem ou Engenharia de maneira que a qualidade do seu conteúdo e aprendizagem seja confiável?
Sim, a educação mediada por tecnologia, a nossa EaD, pode ser adotada, mesmo que parcialmente em qualquer área do saber. Por exemplo, no caso citado de Enfermagem, é possível que o aluno primeiro aprenda pela EaD todas as técnicas de movimentação de um paciente numa UTI. É certo que logo a seguir haverá a necessidade de que o aluno vá para a UTI e, com a supervisão do professor, realize aquelas ações que aprendeu. A mesma coisa ocorre a Engenharia, onde um aluno pode estudar as teorias e técnicas, e mesmo realize seus exercícios teóricos, através da EaD e depois vá física e presencialmente a um laboratório para praticar toda a teoria que aprendeu remotamente.
Sobre a ABED
• O que é a ABED?
A Associação Brasileira de Educação a Distância - ABED, é uma sociedade científica, sem fins lucrativos, criada em 21 de junho de 1995 por um grupo de educadores interessados em novas tecnologias de aprendizagem e em educação a distância, que tem por objetivos:
- estimular a prática e o desenvolvimento de projetos em educação a distância em todas as suas formas;
- incentivar a prática da mais alta qualidade de serviços para alunos, professores, instituições e empresas que utilizam a educação a distância;
- apoiar a "indústria do conhecimento" do país procurando reduzir as desigualdades causadas pelo isolamento e pela distância dos grandes centros urbanos;
- promover o aproveitamento de "mídias" diferentes na realização de educação a distância;
- fomentar o espírito de abertura, de criatividade, inovação, de credibilidade e de experimentação na prática da educação a distância.
- estimular a prática e o desenvolvimento de projetos em educação a distância em todas as suas formas;
- incentivar a prática da mais alta qualidade de serviços para alunos, professores, instituições e empresas que utilizam a educação a distância;
- apoiar a "indústria do conhecimento" do país procurando reduzir as desigualdades causadas pelo isolamento e pela distância dos grandes centros urbanos;
- promover o aproveitamento de "mídias" diferentes na realização de educação a distância;
- fomentar o espírito de abertura, de criatividade, inovação, de credibilidade e de experimentação na prática da educação a distância.
• O que é o Congresso anual da ABED? Como participar?
Todo o ano a ABED realiza o Congresso Internacional ABED de Educação a Distância, voltado para profissionais envolvidos com Educação a Distância. Para apresentar trabalhos no Congresso não é necessário ser associado a ABED, porém, associados possuem um desconto de 50% sobre o preço vigente. Para participar do Congresso é só preencher a ficha de inscrição que está no site e efetuar o pagamento dentro da data estipulada.
• A ABED fornece cursos a distância?
Não, a ABED não é uma escola, é uma associação científica sem fins lucrativos que agrega profissionais, estudantes e empresas que estão, de alguma forma, envolvidos com educação a distância.
• A ABED autentica, valida, indica cursos ou instituições?
Não, a ABED não tem competência jurídica para validar, autenticar, e indicar cursos ou instituições. A Associação pode apenas divulgar a lista de cursos a distância dos quais tem conhecimento, ou divulgar a lista de cursos a distância autorizados e reconhecidos pelo MEC.
• Quais as vantagens de ser um associado da ABED?
Os associados ABED contam cm uma vasta lista de benefícios, dentre eles:
- *Uso do logotipo "Somos associados";
- Participar de votações, como da diretoria, entre outras;
- *Ter seu nome/instituição no site ABED;
- Participar de comissões, grupos de trabalhos e estudos;
- Descontos em eventos e cursos;
- Participar de núcleos regionais ou internacionais.
*Benefício disponível a uma categoria específica de associado.
Confira a lista completa de benefícios e categorias de Associados ABED em: https://www.abed.org.br/site/pt/associados/categorias_do_associado_abed/
- *Uso do logotipo "Somos associados";
- Participar de votações, como da diretoria, entre outras;
- *Ter seu nome/instituição no site ABED;
- Participar de comissões, grupos de trabalhos e estudos;
- Descontos em eventos e cursos;
- Participar de núcleos regionais ou internacionais.
*Benefício disponível a uma categoria específica de associado.
Confira a lista completa de benefícios e categorias de Associados ABED em: https://www.abed.org.br/site/pt/associados/categorias_do_associado_abed/
• Como se associar?
Para se associar à ABED basta clicar no link "ASSOCIE-SE" do site da ABED, preencher todos os campos do formulário e efetuar o pagamento.
• Qual a contribuição da ABED para a valorização e respeito pela EaD no Brasil?
O trabalho vem sendo feito através de diversos mecanismos. Inicialmente, mesmo antes da fundação da ABED, já eram organizados pelo Instituto de Pesquisas e Administração da Educação, os Encontros Nacionais de EaD e mais tarde os Congressos Brasileiros de EaD. Com a constituição da Associação, naturalmente os eventos passaram a ser organizados pela ABED. Anualmente é feito um Congresso Internacional onde são mostradas experiências e projetos exitosos em várias partes do mundo. A ABED tem sido convidada a participar de programas governamentais mas há ainda muito a se fazer para que o governo valorize a EAD. A sociedade civil e as instituições já fazem esse reconhecimento.