MINI-CURSO 12
Título Planejamento, Estruturação e Gestão de Curso e Disciplina a Distância
Professores:
Janae Gonçalves Martins,
Dra janaegm@gmail.com
1. Justificativa:
Conhecer a EaD implica buscar na historicidade dos atos e fatos a compreensão das possibilidades de transformações, das dificuldades e facilidades. Significa inserir-se e integrar-se num tempo e espaço, num contexto de demandas por formação e suas influências sobre a educação presencial que conhecemos e a não-presencial, na reorganização do trabalho docente e nos processos de aprendizagem.
2. Objetivos 2.1 Objetivo Geral Refletir acerca dos conceitos de Educação a Distância e as suas implicações na prática docente, considerando os avanços tecnológicos, relevantes nessa análise.
2.2 Objetivos Específicos · Relacionar os conceitos norteadores da educação a distância com mediação pedagógica do processo ensino-aprendizagem. · Conhecer os critérios de qualidade necessários à produção do material didático impresso. · Refletir sobre as possibilidades didático-pedagógicas na utilização de ambientes virtuais de aprendizagem. · Identificar as potencialidades da videoconferência.
3 Ementa · Conceitos norteadores em educação a distância - concepção de educação a distância; mediação pedagógica em EaD: relação professor x aluno. · Redimensionamento de Tempo e Espaço na Educação a Distância recursos didáticos e suas possibilidades; avaliação em educação a distância e Planejamento.
· Produção de Material Impresso - o texto didático impresso; recursos e orientações para a produção; estratégias de produção textual; material didático digitalizado. · Possibilidades Didático-Pedagógicas na Utilização de Ambientes Virtuais de Aprendizagem - ambiente virtual de aprendizagem; princípio da autonomia; princípio da aprendizagem colaborativa e cooperativa; princípio da interação e da interatividade; comunidades virtuais de aprendizagem; ambiente virtual x comunidades virtuais de aprendizagem.
4 Metodologia · Aulas expositivas dialogadas; · Debate em pequenos e grandes grupos; · Uso de recursos audiovisuais;
·
Dinâmicas de
grupo. Janae Gonçalves Martins, Drª Fez o doutorado e mestrado no Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção (PPGEP) pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) na área de Mídia e Conhecimento. Atualmente, atua como Pesquisadora no Instituto Virtual de Estudos Avançados VIAS em Florianópolis/SC. Responsável local do Comitê Científico (Pólo ABED/SC) para o 12º Congresso Internacional de Educação a Distância/2005. Foi Coordenadora do Departamento de EaD da Universidade do Vale do Itajaí - UNIVALI/SC, de dez/2002 a jan/2005 onde gerenciou uma equipe composta por quinze profissionais doutores, doutorandos, mestres e graduandos. Atuou como Professora colaboradora do Laboratório de Ensino a Distância (LED) da UFSC, Tutora de Orientação de 38 Dissertações, participação em 69 bancas de mestrado, qualify e doutorado, 40 trabalhos publicados em eventos. Está envolvida com a área tecnológica e educação, desde 1996.
Fernando José Spanhol, M.Eng
|