MINI-CURSO 11
Comunicação e
linguagem na construção de conteúdos para cursos on-line
Maria Isabel Porazza
Mendes SENAC SP Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial São Paulo
Nívia Maseri de Moraes - SENAC SP Serviço Nacional de Aprendizagem
Comercial São Paulo
Objetivos:
o
Refletir sobre as relações existentes entre diferentes linguagens
utilizadas para expressar conteúdos diversos e os próprios conteúdos;
o
Compreender a necessidade de trabalhar com diferentes linguagens em
cursos on-line;
o
Analisar diversas linguagens (narrativas) que possam ser utilizadas em
cursos on-line;
o
Construir conteúdos para cursos on-line utilizando diferentes
linguagens.
Breve descrição
O objetivo principal
deste mini-curso é a construção de conteúdos para cursos on-line por
meio de diferentes linguagens de comunicação (histórias em quadrinhos,
vídeos, novelas, quizzes, entre outros). Sendo assim, este trabalho será
iniciado com a sensibilização dos participantes com relação à
necessidade do estudo de outras linguagens (narrativas) que forneçam
condições mais eficazes para estabelecer um processo de comunicação
entre os alunos em geral e o tutor. Assim, um ambiente de aprendizagem
efetivo é facilitado.
Para alcançar tal
objetivo, serão organizadas várias atividades para aplicação dos
conceitos apresentados onde se espera que os alunos possam compreender
com clareza a importância desse tema.
A oficina é bastante
prática e dinâmica permitindo que os professores tenham oportunidades de
compreender os conceitos mais importantes da comunicação e da linguagem
na construção dos conteúdos on-line.
Maria Isabel Porazza
Mendes
Doutoranda no Programa de Ensino e História da Ciência na UNICAMP
(Instituto de Geociências Departamento de Geociências Aplicadas à
Educação) com trabalho de pesquisa em Educação a Distância e História da
Ciência. Mestre em Geociências aplicadas à Educação, pelo Instituto de
Geociências da Unicamp e especialista em Novas Tecnologias Aplicadas à
Educação pela Universidade São Francisco. Graduada em Matemática e com
experiência de 20 anos de docência em escolas particulares e públicas de
São Paulo. Atualmente, coordenadora pedagógica do Núcleo de Educação a
Distância do Senac São Paulo.
Nivia Maseri de Moraes
Mestranda em Psicologia, graduada em
Administração de Empresas e em Pedagogia com especialização em
Tecnologia Educacional. Atua há mais de cinco anos em projetos de
Educação a Distância, tendo participado na elaboração dos primeiros
cursos de graduação on-line ofertados no país. Atualmente, compõe a
equipe de coordenação pedagógica do Núcleo de Educação a Distância do
Senac São Paulo.
FECHAR |