MINI-CURSO 03
O suporte afetivo na educação a distância: como
manter o aluno
Jean Marlos Pinheiro Borba
O porquê da
escolha da Afetividade?!
Nossa experiência com
EaD desde a tutoria até gerência de núcleo e elaboração de conteúdo,
tanto de sucesso e de fracassos, nos permitiu iniciar estudos sobre o
fenômeno da Afetividade na Educação, preferencialmente na EaD. A EaD tem
algumas características, dentre elas o respeito as diferenças
individuais e ao ritmo de aprendizagem de cada um, todavia nem sempre
esse fato é levado em consideração. Há pontos importantes a serem
considerados. A afetividade é uma questão essencial na elaboração cursos
a distância sejam eles em ambientes virtuais de aprendizagem ou através
de outros meios. Conhecer os alguns aspectos teóricos e epistemológicos
relacionados as diferenças conceituais e epistemológicos sobre a relação
afeto-emoção-sentimeno na EaD é relevante para qualquer profissional que
deseja conhecer e manter o vínculo de forma não apenas diretiva. O
paradigma presente reforça a diretividade na questão afetiva, é preciso
pensar noutras propostas.
Objetivo Geral:
Apresentar alguns
fundamentos que norteiam a questão afetiva na educação, destacando os
princípios importantes que devem ser valorizados no processo educativo a
distância, enfocando enfoque não diretivo.
Objetivo Específicos:
·
Apresentar as diferentes visões de homem e de abordagens teóricas em
relação a questão da afetividade na Educação, enfocando
preferencialmente a abordagem não-deretiva;
·
Ratificar a importância da afetividade do educador no processo educativo
a distância;
·
Discutir a
relação entre o suporte afetivo e os diferentes suportes tecnológicos;
·
sensibilizar
os participantes para conhecer as questões teóricas e epistemológicas
que norteiam a afetividade e o processo educativo a distância.
Carga horária: 6
Público alvo
Pessoas que trabalham
ou pretendem refletir e valorizar a questão afetiva no planejamento, na
avaliação e no acompanhamento de cursos a distância.
Programa
· 1ª Parte: Conceitos
Básicos e fundamentos teóricos básicos;
· 2ª Parte: O Papel
do Professor. A afetividade do Educador: O planejamento de objetivos
afetivos.
3ª Parte
Afetividade, novas tecnologias e EAD
4ª Parte A
contribuição do enfoque não-diretivo
·
Estratégias de ensino e aprendizagem
Exposição dialogada,
leituras e discussões de experiências dos participantes e de textos,
trabalhos em grupos e laboratório de práticas. O conteúdo será
trabalhado presencialmente podendo as discussões serem ectendidas
através de comunidade virtual.
Frase para
reflexão: Por que nossa educação é tão embrutecedora e cega, se nossas
crianças são tão ricas? Por que a humanidade teme tanto a
espontaneidade, se atitude espontânea conduz tão rapidamente ao
crescimento responsável? Por que nos falta confiança no futuro, se
forças sociais intensas e construtivas podem ser liberadas no indivíduo
através da aceitação de alguns poucos princípios básicos?
(Carl R. Rogers)
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Jean Marlos Pinheiro Borba é
Professor do Centro
de Ciências Sociais Aplicadas - CCSA lotado no Departamento de Estudos
de Administração DEA da Universidade Estadual do Maranhão UEMA. É o
atual Coordenador do Pólo da ABED no MA e Membro do Conselho de Ética e
Qualidade da ABED. Mestre em Administração; Especialista em Educação
Profissional e Novas Tecnologias em Educação. Bacharel em Ciências
Contábeis. Acadêmico de Psicologia da UFMA. Atualmente pesquisa a
questão da Afetividade e do vínculo na Educação a Distância.
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