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Prêmio Pesquisa Científica

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REGULAMENTO

Voltada a pesquisadores, educadores, dirigentes organizacionais e responsáveis por instituições de ensino (públicas e privadas em todos os níveis, empresariais e governamentais) que desenvolvam projetos de investigação científica em EaD.

O Prêmio DESTAQUE ABED 2025 é promovido pela Associação Brasileira de Educação a Distância (ABED), sob a responsabilidade da Diretoria e o apoio de Patrocinadores.

O Prêmio DESTAQUE ABED 2025 tem por finalidade incentivar e difundir iniciativas exitosas em Educação a Distância (EaD) realizadas por pessoas, grupos ou instituições. Visa, portanto, divulgar diferentes tipos de ações que contribuam de forma significativa para a formação de uma cultura inovadora na área da educação aberta, flexível e a distância, em âmbito nacional, por meio de: 

1.  Valorização de trabalhos relevantes desenvolvidos no país e relacionados à educação a distância apresentados sob a forma de pesquisa científica. 

2.  Identificação e divulgação de práticas inovadoras bem-sucedidas em educação a distância, que possam servir de referência para outros profissionais ou instituições interessadas. 

3.  A seleção dos vencedores será realizada mediante análise e avaliação dos trabalhos inscritos pelos associados, conforme os critérios definidos para cada categoria, apresentados neste regulamento.


DOS PARTICIPANTES

1.  Poderão concorrer Associados da ABED que enviem trabalhos em língua portuguesa que tenham como foco a área de educação a distância publicados ou executados até 24 de março de 2025.

2.  Não poderão concorrer funcionários da ABED e pessoas profissionalmente vinculadas aos patrocinadores deste Prêmio.


A PARTICIPAÇÃO DEVERÁ OBEDECER AOS SEGUINTES CRITÉRIOS:

Inscrição individual
O autor de trabalho individual poderá concorrer com somente em 1 (um) trabalho, seja em qual categoria for.

Em caso de trabalho inscrito que tenha mais de um autor, só será considerada a pessoa que encabeça a lista do trabalho inscrito.

Para efeitos de análise e avaliação, o trabalho inscrito será considerado como trabalho individual, e o prêmio, caso alcançado, será outorgado apenas para um único Autor. 

Inscrição Institucional
O trabalho institucional deverá ser apresentado por um representante da Instituição que se identificará com cargo/função e com um documento de anuência institucional, assinado por representante da empresa.

Candidatos do tipo de trabalho institucional podem concorrer com somente 1 (um) trabalho por categoria.


COMISSÃO JULGADORA

Criada por ato da Diretoria da ABED, será composta por 5 (cinco) membros oriundos da Diretoria e dos Conselhos da Associação. 

Para compor a Comissão Julgadora, poderão ser chamados outros associados da ABED, que sejam considerados como profissionais de reconhecida competência no campo da Educação a Distância e nas competências técnicas de cada categoria.

Não poderão compor a Comissão Julgadora aqueles profissionais que tenham trabalhos inscritos, em qualquer das categorias do Prêmio, nas categorias Individual ou Institucional.


CATEGORIAS

Prêmio DESTAQUE ABED 2025 é conferido aos trabalhos classificados em uma das categorias: Pesquisa Científica e Práticas Inovadoras.

Para trabalhos enviados na Categoria Pesquisa Científica serão consideradas as seguintes características: 

1. O objeto da pesquisa, apresentado com clareza e bem justificado, deve ressaltar a relevância do tema para a área estudada;

2. A fundamentação da investigação, deve definir a abordagem teórica usada;

3. Apresentar resenha teórica que apresente visão atualizada do conhecimento existente na área;

4. Indicar análise e interpretação dos resultados, quando couber, de modo a responder ao problema e que esteja em relação direta com a fundamentação teórica apresentada no trabalho;

5. Sugestões e recomendações relevantes sobre o tema para o campo da pesquisa;

6. Sugestões e propostas para a continuidade das pesquisas sobre o tema e sua possível utilização em trabalhos com o mesmo foco;

7. Indicações de que a pesquisa, de modo geral, apresenta contribuição importante e original para o estudo e a prática da educação a distância no País;

8. Em caso de pesquisas tecnológicas: protótipo ou endereço on-line onde a tecnologia possa observada e, se for possível, manipulada e/ou explorada pela Comissão Julgadora.


OS TRABALHOS, NO ATO DA INSCRIÇÃO, TERÃO DE INCLUIR OS SEGUINTES ANEXOS:

1. Relatório abordando os itens descritos na respectiva categoria que se inscreveu (Tópicos acima de 1 a 8);

2. Link de um vídeo público que aborde em no máximo 05 minutos os principais aspectos e relevância do trabalho contemplado em um roteiro básico de introdução, desenvolvimento e conclusão;

3. Link de um drive com acesso à comissão do concurso de anexos do trabalho. Ressalta-se que estes anexos não deverão ser essenciais para a avaliação do trabalho, mas sim para informações adicionais.


O RELATÓRIO SOLICITADO AOS INSCRITOS NAS CATEGORIAS PESQUISA CIENTÍFICA E PRÁTICA INOVADORA DEVERÃO SEGUIR A PADRONIZAÇÃO:

1. Não exceder a 10 laudas e devem obedecer às novas normas ortográficas da Língua Portuguesa;

2. A página deverá ser configurada em formato A4, utilizando os seguintes parâmetros: margem superior 3,0 cm, inferior 2,0 cm, lateral esquerda 3,0 cm e lateral direita 3,0 cm;

3. Devem estar com texto na fonte Arial, corpo 12, com entrelinhas de 1,5, alinhado à esquerda, recuo para parágrafo de 1,5 e com inserção do número da página no lado direito superior; gravados em arquivo em um dos padrões: Word (extensão .doc), Acrobat (extensão .pdf - sem bloqueio), RichText/ Write (extensão .rtf) ou Writer (extensão .odt).


A ESTRUTURA DA PRIMEIRA PÁGINA É:

a. Título centralizado, usando letra maiúscula com corpo 16 e em negrito. Palavras estrangeiras deverão ser grafadas em itálico;

b. Após o espaço de duas linhas, identificar: o local e a data de envio do Trabalho (mm/aaaa) em corpo 12;

c. Após o espaço de três linhas, colocar o nome do primeiro autor em corpo 12 centralizado;

d. Em seguida (ao lado do nome do autor e separado por um hífen), colocar o nome da instituição a que estiver ligado e o endereço eletrônico (e-mail), usando letra corpo 10;

e. Fazer o mesmo para os demais autores, deixando uma linha em branco entre cada um deles;

f. Após o espaço de uma linha, identificar o Trabalho de acordo com a sua Categoria;

g. Após o espaço de cinco linhas, colocar o título "RESUMO" em português com fonte Arial, corpo 12 centralizado em negrito e abaixo o texto do resumo em português, Arial 12 itálico justificado, espaço simples com no máximo 200 palavras. Após o espaço de uma linha, as palavras-chave em Arial 12 negrito separadas por ponto e vírgula;

h. Após o resumo, deixar espaço de três linhas e iniciar o texto do trabalho, preferencialmente insira uma quebra de página;

i. O texto deve seguir a fonte Arial, corpo 12, com entrelinhas de 1,5, alinhado à esquerda, recuo para parágrafo de 1,5 e com inserção do número da página no lado direito superior;

j. A formatação do trabalho deve compreender os itens descritos em cada categoria;

k. Citações e referências bibliográficas: as citações deverão ser inseridas no corpo do texto, incluindo o sobrenome do autor da fonte, a data de publicação e o número de página (se for o caso), conforme normas da ABNT. As referências bibliográficas completas do(s) autor(es) citado(s) deverão ser apresentadas em ordem alfabética, no final do texto, de acordo com as normas da ABNT;

l. As notas de rodapé, sendo indispensáveis, devem ser colocadas no final do Trabalho, antes das referências bibliográficas;

m. Os títulos das seções internas devem estar em negrito e alinhados à esquerda;

n. Os subtítulos devem ter recuo para parágrafo de 1,5 em relação aos títulos;

o. As figuras e tabelas devem ter legendas.


AVALIAÇÃO

1. A avaliação final de cada trabalho será indicada por notas que podem variar entre 0 (zero) e 10 (dez);

2. Esta avaliação final será resultante da média ponderada das notas que cada avaliador atribuirá ao respectivo trabalho.