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Apresentação


Nos últimos anos, observamos um crescimento exponencial da oferta de cursos na modalidade EAD.

Ao longo de 2023, iniciaram-se debates sobre os cursos de modalidade a distância, em especial as Licenciaturas e Pedagogia. Culminando, no segundo semestre de 2023, com a publicação, pelo Ministério da Educação (MEC), da Portaria de número 2.041/2023. Esta suspendeu por 90 dias a autorização de cursos superiores e o credenciamento de instituições de ensino à distância (EaD).

E no tocante ao projeto de resolução que define as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação Inicial em Nível Superior de Profissionais do Magistério da Educação Escolar Básica (cursos de licenciatura, cursos de formação pedagógica para graduados não licenciados e cursos de segunda licenciatura), que em seu art. 1º Ficam instituídas, por meio da presente Resolução, as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação Inicial em Nível Superior de Profissionais do Magistério para a Educação Escolar Básica (cursos de licenciatura, cursos de formação pedagógica para graduados não licenciados e cursos de segunda licenciatura), definindo fundamentos, princípios, base comum nacional, perfil do egresso, estrutura e currículo a serem observados nas políticas, na gestão e nos programas e cursos de formação, bem como no planejamento, nos processos de avaliação e de regulação das instituições de educação superior (IES) que as ofertam.

Nesse sentido, o Conselho Nacional de Educação lançou um edital de chamamento para consulta pública acerca de proposta para Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação Inicial em Nível Superior de Profissionais do Magistério da Educação Escolar Básica (cursos de licenciatura, cursos de formação pedagógica para graduados não licenciados e cursos de segunda licenciatura) e a ABED contribuiu de forma assertiva enviando suas contribuições ao CNE- Conselho Nacional de Educação, pois compreendemos que o panorama educacional brasileiro, a constante evolução das políticas e diretrizes para a formação de profissionais do magistério desempenha um papel crucial na construção de uma base sólida para a Educação Escolar Básica. Nesse contexto, destaca-se a recente Resolução que apresenta as Diretrizes Curriculares Nacionais para Formação Inicial em Nível Superior de Profissionais do Magistério, abrangendo licenciatura, formação pedagógica para graduados não licenciados e segunda licenciatura.

A ABED considera que as contribuições das instituições de Ensino Superior e professores de todo o Brasil prestam para a Educação na modalidade de educação híbrida, a distância e mediada por tecnologia são de extrema importância e valiosas, por viabilizarem a formação inicial e o desenvolvimento profissional de milhares de professores, a qualquer tempo e lugar.

Discutir a forma pela qual a EaD vem se desenvolvendo é muito importante, uma vez que a modalidade de ensino vem crescendo de forma acelerada e consideramos que essa discussão se torna ainda mais significativa, se considerarmos que grande parte dos estudantes matriculados em cursos de graduação à distância estudam para formação de professores para a Educação Básica, e dessa forma consideramos que a EaD deve destacar-se em prol da qualidade dos cursos ofertados e pelo atendimento ao estudante promovendo a aprendizagem significativa, pois forma futuros educadores e tem, portanto, uma atribuição crucial na difusão de uma educação socialmente empenhada com a transformação social e educacional em seus múltiplos aspectos.

Para contribuir com o debate nacional, a ABED promove o Seminário Nacional de Educação a Distância (SENAED) 2024, visando entender o papel da educação híbrida, a distância e mediada por tecnologia na promoção de uma formação de professores contemporânea. Desejamos ser espaço para contribuição e promoção de formas adequadas e efetivas de experiências de aprendizagem para estudantes e professores.

Dentro de sua programação propomos uma imersão sobre a realidade da Educação Básica, Educação Profissional e Tecnológica e a formação de professores.

O SENAED 2024 surge como um evento de convergência para líderes, especialistas e profissionais comprometidos com a melhoria do ensino no Brasil, oferecendo uma plataforma única para a discussão de desafios, oportunidades e soluções no contexto da educação híbrida, a distância e mediada por tecnologia. Participe deste evento tão necessário e transformador!

Venha debater conosco e compartilhar as melhores práticas com a comunidade!
 
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