Artigos
Link para o sistema de submissão de artigos "JEMS"
https://jems3.sbc.org.br/ciaed2025
(faça seu cadastro completo no Jems e indique um endereço de e-mail que você acesse com frequência, pois você receberá as mensagens da sua submissão nesse endereço, e também um telefone atualizado para contato, caso seja necessário)
1 Congresso
O 30o Congresso Internacional ABED de Educação a Distância (CIAED), organizado pela Associação Brasileira de Educação a Distância (ABED), ocorrerá de 07 a 10 de maio de 2025 em Curitiba - PR, Brasil.Pesquisadores, gestores e outros profissionais que atuam em educação a distância podem submeter trabalhos que apresentem resultados de suas pesquisas em português, inglês ou espanhol.
2 Artigos
Serão aceitos trabalhos inéditos, produzidos de acordo com as normas para trabalhos do CIAED, que tratem de assuntos relevantes ao universo da educação a distância.
Os artigos poderão ser submetidos em três diferentes formatos, incluindo figuras, tabelas, elementos pré-textuais, textuais e pós-textuais.
Artigo Completo (de seis a doze páginas)Contribuições inéditas de investigação científica, com resultados conclusivos e significativos.
Artigo Resumido (de três a cinco páginas)
Ensaios, resultados parciais de pesquisas e estudos, propostas inovadoras e/ou outros conteúdos relevantes, atuais e inovadores ao universo da educação a distância.
Pôsteres (até duas páginas)
Comunicações sintéticas de projetos em andamento, resultados parciais de estudos e pesquisas e outros conteúdos inovadores relacionados à educação a distância.
3 Orientações
Um autor só pode submeter um total de 3 (três) artigos, independente da trilha, mesmo como co-autor.São aceitos no máximo 6 (seis) autores por artigo.
Tanto no título quanto no corpo da versão inicial do artigo, não devem ser mencionados os nomes dos autores, instituições às quais estejam vinculados, agradecimentos ou quaisquer outras informações que possam favorecer a identificação da autoria. Todas as informações omitidas quando da submissão dos artigo, incluindo eventuais agradecimentos às pessoas que contribuíram de alguma forma com o trabalho (não autores) e creditagem de patrocínios, apoios, agências de fomento e outros, deverão ser incluídas apenas na versão final do artigo. No lugar de cada informação omitida coloque a seguinte expressão, delimitada pelos sinais “<” e “>”:
Os trabalhos aprovados receberão 1 (uma) senha para desconto de 50% na taxa de inscrição do apresentador do trabalho no Congresso.
Os artigos completos e resumidos aprovados serão apresentados na forma oral em sessões técnicas. Os pôsteres aprovados serão apresentados em sessões de pôsteres.
Os autores de cada artigo selecionado terão um prazo de duas semanas, após a comunicação de aceite, para providenciar a versão final do artigo, com os ajustes que lhes forem solicitados, além de comprovar a inscrição no evento de pelo menos um dos autores. Somente entrarão na programação os trabalhos que cumprirem esses requisitos.
Todos os trabalhos aprovados (artigos completos, artigos resumidos e pôsteres) e efetivamente apresentados pelos autores durante o evento, serão publicados online nos Anais do 30º Congresso Internacional ABED de Educação a Distância, com acesso aberto e DOI.
O artigo será alocado em uma sessão técnica ou de pôster em dia e horário estabelecido pela Comissão Organizadora. Não haverá possibilidade de mudanças de dias e horários a pedido dos autores. Estes devem se programar para estar presentes no evento entre 8 e 10 de maio de 2025, quando as sessões técnicas e de pôsteres ocorrerão.
4 Trilhas
Os artigos serão avaliados e apresentados em trilhas separadas. Cada trilha terá um comitê, que realizará as avaliações e seleções dos artigos. Cada artigo deverá ser indicado para uma única trilha por seus autores. As trilhas 1 a 5 aceitam apenas artigos completos (entre 6 e 12 páginas) e resumidos (entre 3 e 5 páginas). A trilha 6 aceita apenas artigos para pôsteres (até 2 páginas). O comitê científico poderá, se julgar necessário e por critérios próprios, alterar a trilha à qual o artigo será submetido. Os temas centrais dos artigos devem ser relacionados ao universo da EaD.Trilha 1 - Conceitos e Teoria
Aspectos Teóricos e Conceituais
Trilha 2 - Metodologias
Métodos, técnicas, abordagens, design e práticas de ensino
Trilha 3 - Tecnologias e Mídias
Meios de comunicação, novas tecnologias e suas possibilidades educacionais
Trilha 4 - Gestão
Inovação e outras questões relacionadas à administração e gestão
Trilha 5 - Currículo e Políticas
Currículo, políticas públicas e regulamentação, em níveis nacional e internacional
Trilha 6 - Artigo Pôster
Comunicações sintéticas (duas páginas) sobre projetos em andamento.
Trilha 7 - Internacional
Artigos escritos em inglês e espanhol.
​
5 Critérios de Avaliação
Critério | Descrição do Critério | Peso |
---|---|---|
Contribuição | O artigo traz reconhecida contribuição para a área de EaD? | 1,5 |
Redação | O artigo está bem redigido, incluindo ortografia e gramática? | 1,5 |
Resumo | O resumo expressa concisamente: o objetivo do trabalho, a metodologia utilizada, os resultados alcançados e as conclusões? | 1 |
Estrutura | O artigo está estruturado de acordo com os elementos constitutivos do processo de investigação científica (objetivo do trabalho, metodologia utilizada, resultados alcançados e conclusões)? | 2 |
Metodologia | A estratégia de pesquisa e/ou a metodologia estão explícitas e são coerentes com os objetivos do trabalho? | 2 |
Conclusão | As Conclusões/Considerações Finais são claras e coerentes? | 1 |
Referências | As referências são coerentes com o tema do artigo e com a área da EaD, e atualizadas? | 1 |
6 Cronograma
Submissão de artigos - (trilhas 1 a 5) | até 19/01/2025 |
Submissão de artigos - (trilha 6) | até 16/02/2025 |
Paper Submission - (track 7) | up to March 16th |
Divulgação dos resultados | 17/02/2025 |
Entrega da versão corrigida/final do artigo | 09/03/2025 |
Inscrição no CIAED de pelo menos 1 autor do artigo | até 09/03/2025 |
Apresentação dos artigos no CIAED | 08 a 10/05/2025 |