Crianças de dois anos no Ciberespaço:
Interatividade Possível?
Nanci Martins de Paula
A pesquisa teve por objetivo investigar a introdução
das crianças de dois anos no ciberespaço,
acompanhadas pelas suas professoras mediadoras,
colegas e esta pesquisadora, num encontro virtual,
interativo, utilizando a rede mundial de
computadores (Internet) a partir da base informática
nas atividades da escola de educação infantil.
Contempla, pois, o ato educativo dessas crianças
atendendo às demandas, identificando as
possibilidades, vivenciando os processos
participativos e interativos com os recursos
tecnológicos da informática na sociedade da
informação e da comunicação com mediação do adulto,
na perspectiva de uma construção coletiva solidária,
em comunidades de aprendizagem em rede. Está
ancorada em teóricos da história da educação,
filosofia da linguagem, psicologia, comunicação, da
sociedade da informação, comunicação e do
conhecimento, da sociologia e da economia política,
corroborando com estudiosos da educação e pedagogia.
Inova o campo do conhecimento da educação ao
introduzir os encontros virtuais no ciberespaço,
como ato educativo, no contexto da educação
infantil, classe do maternal. Descreve e analisa o
momento da entrada das crianças no mundo virtual, o
encantamento e a realidade nas expressões do ser
humano, assim como o significado dessa faceta da
imersão social para os educadores do mundo
contemporâneo. Os resultados deste estudo demonstram
que o artefato informático aliado a uma pedagogia
com fundamentos sócio-históricos, constituiu-se em
instrumento mediador, favorecendo a interatividade
das crianças no ciberespaço com o outro, cabendo ao
homem dar sentido ao uso desse aparato tecnológico.
Abre possibilidades para novos estudos, além de
suscitar debates da área temática e dos cruzamentos
dos domínios do conhecimento trabalhados.
|