O Poder da Mídia Espontânea na Divulgação da EAD
       
Adriano Albano

 

OBJETIVOS:

Apesar do crescimento exponencial nos últimos anos no Brasil, a metodologia do Ead ainda carece de amplo conhecimento por parte da população, principalmente quanto à sua eficácia. Muitos ainda tem restrições ao modelo, por pura ignorância.

A propaganda pura e simples, não é suficiente para quebrar barreiras. É preciso incentivar a mídia espontânea, passando, cada vez mais, uma maior credibilidade ao segmento, quebrando preconceitos de toda a sociedade, incluindo aí um futuro aluno, bem como o poder público e formadores de opinião.

Diversas iniciativas estão contribuindo para a geração de mídia espontânea, sejam iniciativas isoladas, ou mesmo de entidades representativas de classe, beneficiando a todo o segmento. Um dos exemplos é o próprio Prêmio ABED / SENAI de Jornalismo, incentivando matérias relacionadas ao EaD. Diversas instituições de ensino estão promovendo suas próprias iniciativas.

Há ainda os exemplos negativos, que também prejudicam a credibilidade de todo o setor, gerando inseguranças e novos questionamentos.

Mídia espontânea também envolve, mais do que nunca, as redes sociais. A Web 2.0 está aí, para gerar muita mídia espontânea, o verdadeiro viral.

Como utilizar destes meios para divulgar positivamente o Ead? Quais são as estratégias para buscar relacionamento com stakeholders, para expandir os benefícios da metodologia? Que ações o setor pode realizar?

 

 

 

Adriano Albano assumiu a Diretoria Corporativa de Marketing e Vendas do Cesumar em Fevereiro deste ano, com o objetivo de expandir a marca - já consolidada no Noroeste do Paraná - agora, para todo o Brasil.

Foi Diretor de Marketing Corporativo do Grupo Uninter, um dos maiores Grupos Educacionais do País, sendo o responsável pela criação da marca Uninter, lançamento e consolidação no mercado nacional. Em 5 anos, esta tornou-se a marca mais lembrado do Brasil em Educação a Distância e em Pós-Graduação (Top Educação 2010), passando inclusive dos 20mil alunos em 2005, para 140mil atuais.

Com um vasta experiência na área, passou também por empresas nacionais e multinacionais, incluindo varejo e serviços, como Banco do Brasil, Rede de Farmácias Minerva, Rede de Farmácias Drogamed (por duas vezes), Grupo Sonae (Mercadorama e Big).

Formado em Design Gráfico e Design de Produtos pela PUC-PR, Pós-Graduado em Marketing e Propaganda, com MBA Executivo em Gestão Comercial pela FGV, e com extensão em Marketing Digital pela ESIC - Business & Marketing School. É também Diretor da ADVB PR – Associação dos Dirigentes e Vendas e Marketing do Brasil.