MINI-CURSOS
O 8º SENAED irá proporcionar o encontro com
especialistas de diversas áreas na Educação a
Distância no primeiro dia do evento.
Serão
intensas discussões e trocas de idéias que
certamente agradarão aos seus participantes, conheça
os Mini-Cursos e seu conteúdo.
Sala 5
MC1: Competência em Educação a Distância:
Integrando saberes
Lea Depresbiteris - SP
Temas
O que são competências? Que relações existem entre
competências, capacidades e habilidades? Quais os
recursos cognitivos que mobilizam as competências?
Como se estruturam as competências na educação a
distância? Como integrar os recursos cognitivos para
mobilizar competências? Que estratégias de ensino e
recursos podem tornar mais significativa a
aprendizagem na educação a distância? Como lidar com
atitudes e valores como dimensão das competências?
Estas são algumas questões que serão tratadas no
mini-curso.
Estratégias
O princípio orientador do mini - curso será o de
aulas mediadas, pelo qual se estimulará os
participantes a expressarem suas vivências,
conhecimentos e representações mentais sobre
competências. Visando á participação ativa dos
participantes, será feita uma aplicação prática dos
passos para estruturar competências para um curso na
educação a distância.
Lea Depresbiteris
Pedagoga, mestre em Tecnologia Educacional pelo
Instituto de Pesquisas Espaciais de São José dos
Campos, doutora em Ciências da Educação pela
Universidade de São Paulo e formadora de mediadores
do Programa de Enriquecimento Instrumental – PEI -
pelo Instituto Hassah Wizo Canada Research Institut
em Jerusalém. Consultora de programas educacionais e
da área de Saúde e formadora de formadores no PEI no
SENAC/SP. Autora de vários livros e artigos na área
de educação.
Sala 6
MC2: Teorias pedagógicas e a prática em
Design Instrucional
Vani Moreira Kenski - Site Educacional - SP
Designers Instrucionais que tenham formação e
competência para o desenvolvimento de cursos online
precisam possuir conhecimentos em várias áreas:
tecnológicas, pedagógicas, comunicacionais,
gerenciais etc. Neste minicurso iremos apresentar e
refletir sobre um dos aspectos mais importantes de
uma dessas áreas: a pedagógica. O foco será para o
conhecimento de teorias de ensino-aprendizagem e a
importância que possuem na prática em Design
Instrucional. Existem inúmeras teorias e abordagens
de ensino-aprendizagem válidas. Definir qual a
melhor para cada tipo diferenciado de curso é uma
das funções do DI.
Tópicos:
Entre teorias, modelos, estratégias e abordagens
pedagógicas;
Caracterização das teorias pedagógicas:
positivistas, interpretativas e críticas;
A urgência de novos horizontes teóricos em Educação;
A importância das teorias e abordagens na prática em
DI.
Vani
Moreira Kenski é Mestre e Doutora em Educação.
Licenciada em Pedagogia e Geografia. Professora do
Programa de Pós-Graduação em Educação da
Universidade de São Paulo (USP). Diretora da
Associação Brasileira de Educação a Distância
(ABED). Coordenadora do Curso de Pós-Graduação em
Design Instrucional do SENAC/SP. Pesquisadora do
CNPq na área de Tecnologia Educacional. Consultora
do SEBRAE Nacional. Diretora da SITE Educacional.
Foi Coordenadora do curso de pós-graduação (lato
sensu) em "Design Instrucional para Educação online"
da UFJF. Ex-professora da Universidade Estadual de
Campinas (Unicamp) e da Universidade de Brasília
(UnB). Membro do Conselho Editorial das revistas
Educação e Sociedade (CEDES) , Linhas Críticas
(UnB), Educação e Linguagem (UMESP) e Kairos (PUCSP).
Foi Diretora da ANPAE e Coordenadora do GT Educação
e Comunicação da ANPED. Pesquisa as relações entre
educação, comunicação e tecnologias inovadoras. Atua
na produção e desenvolvimento de cursos e projetos
pedagógicos realizados a distância, online, para os
mais diferenciados níveis e modalidades educacionais
em escolas, empresas, instituições públicas,
privadas e do terceiro setor. Autora dos livros:
Tecnologias e Ensino Presencial e a Distância e
Educação e Tecnologias o novo ritmo da informação,
ambos publicados pela Editora Papirus, além de
outras publicações em que trata de suas pesquisas e
experiências profissionais
Sala 4
MC3: Implantando uma Universidade Virtual de
Sucesso
Marcos Resende Vieira - WebAula - MG
• Contexto
do e-learning no Mundo e no Brasil;
• Pilares necessários para implantação de uma
Universidade Virtual (LMS, datacenter, fábrica
de conteúdos, cursos de catálogo, equipe de gestão,
tutores, monitores, relatórios, estatísticas, estudo
do SOI (saving of investment);
• O e-learning como ferramenta estratégica para as
empresas (retenção do Capital Intelectual);
• Integração do e-learning com sistemas da empresa;
• O papel do Gestor e-learning;
• Planos de divulgação do Projeto e-learning
(apresentação de cases);
• Modelos de Contratação (Saas x In Loco);
• Modelos Comerciais que o mercado pratica;
• Fornecedores atuantes no mercado e-learning;
• Dicas para acompanhamento e atualização constante
da Universidade Corporativa;
• Exercícios e Debate final
Marcos
Resende Vieira - Cientista da Computação,
Vice Presidente de e-learning da SUCESU-MG, Diretor
Executivo da webAula S/A e Diretor da ABED.
Idealizou e coordenou o I, II e III Encontro SUCESU
de Convergência Educacional, Coordenador do Grupo
Nacional dos Fornecedores de Produtos e Serviços
para Educação a Distância. Atua em diversos projetos
de inclusão Digital levando conhecimento a mais de
300.000 alunos das classes “C” e “D”.
Sala 3
MC4: Texto Impresso, Tablet, Hipermídia : uma
Metamorfose Ambulante
Ivete Palange - SP
Na educação a distância o material didático é o
mediador da comunicação entre os atores do processo.
O sabor ou saber do material didático pode ser o de
um fast food ou de uma refeição especialmente
preparada. As narrativas, personagens, navegação
propiciam o tipo de digestão e as relações de prazer
em conhecer ou indisposição geral. O aprimoramento
do paladar para preparar ou selecionar ingredientes
para os materiais didáticos nesta viagem
gastronômica terá como escalas: planejar (materiais
impressos), roteirizar ( hipermídias),selecionar e
avaliar (materiais didáticos).
Exige-se para o embarque a apresentação de
passaporte com vistos aprovados de interesse no tema
e disposição para o diálogo.
Ivete
Palange
Educadora, com formação em Psicologia e
especialização em Comunicação Social pela USP. Tem
experiência em projetos educacionais a distância,
por correspondência e online, para diversos
públicos. Produziu materiais didáticos impressos,
elaborou roteiros e acompanhou a produção de
programas de vídeo, portais e multimídias para
dezenas de cursos a distância. Trabalhou na área de
educação a distância e de materiais didáticos em
instituições de formação profissional como CENAFOR,
FDE e SENAI e foi docente em diversas faculdades em
São Paulo. Atualmente desenvolve projetos
educacionais para a ABED.
Avaliação da Aprendizagem: Vivências em EAD
Consuelo Fernandes - SP
O princípio orientador do mini curso é aprender a
fazer fazendo, ou seja, uma alternativa educacional
que acontece dentro da dinâmica ação-reflexão-ação.
Nessa dinâmica, uma situação-problema que se refira
à avaliação da aprendizagem em EAD será apresentada
ao participante que deverá: (a) analisá-la tendo
como base o repertório pessoal de experiências
avaliativas, (b) propor uma solução que possa
contribuir para sua solução, (c) analisar a solução
com base em critérios técnicos que serão
disponibilizados, (d) discutir com a docente e os
demais participantes, os resultados da análise feita
e (f) contribuir para a composição de um marco
teórico que oriente futuras decisões no âmbito da
avaliação da aprendizagem em EAD.
Consuelo
Fernandes
Especialista em Educação a
distância e em avaliação educacional, mestre em
Tecnologia da Educação pelo INPE (1977), com foco em
Pesquisa e Avaliação Educacional, graduada em
Pedagogia pela Universidade Católica de Petrópolis
(1971). Atua há mais de 30 anos em Educação a
distância (tradicional e e-learning), tendo
coordenado e desenvolvido projetos de curso no
âmbito da Educação Profissional, elaborado recursos
didáticos impressos, multimídia e para ambientes
virtuais e atuado como docente em programas de
pós-graduação lato sensu e como consultora na área
de EAD em instituições nacionais e internacionais.
Sala 2
MC5: M-Learning: Um Workshop Curso Prático
Martin Restrepo - Editacuja - SP
Aprender sem distância ou fronteiras; aprender in
loco e na “palma da mão”, aprender conectando
pessoas, idéias, recursos transmidiais. Aprender sem
limites de tempo e espaço. Isto é o mobile
learning, que está revolucionando a educação.
Este curso apresentará na prática as suas
especificidades, convidando os participantes a
desenvolverem objetos e experiências de aprendizagem
móvel. Tecnologia: WILDKNOWLEDGE Wildknowledge é uma
comunidade para o m-Learning interativo e in loco
formada por 4 aplicativos (Wildkey, WildForm,
WildMap e WildImage) que permitem a qualquer usuário
desenvolver seus próprios conteúdos transmidiáticos,
para acesso em celulares, laptops e smartphones.
Observação:
os participantes deverão levar seu próprio notebook
para as atividades práticas. É desejável, também,
possuir um smartphone/ tablet, do tipo iPad, iPhone,
iPod Touch, Android ou similares para testes.
Martín
Restrepo é Sócio-fundador e Diretor de
Tecnologia Educacional da Editacuja. É Diretor Geral
e Co-fundador do MobileMonday São Paulo. Foi Diretor
de Operações e Assessor de Projetos Produtivos do
TecnoParque Colômbia – SENA.
Sala 1
MC6: Gestão em EAD: Planejamento, Estudo de
Viabilidade e Implementação
Marta de Campos Maia - FGV - SP
Detalhar todas as etapas de planejamento de um
Programa de Educação a Distancia. Discutir os
aspectos envolvidos na escolha de um sistema de
gerenciamento de aprendizagem, assim como as
tecnologias e infra-estrutura necessárias. Analisar
e discutir novas abordagens e aplicações de
metodologia, estratégias instrucionais e
motivacionais, na elaboração de conteúdos e na
implementação da EAD. Analisar os fatores de
críticos de sucesso relacionados à gestão e
manutenção, tais como: estudo de viabilidade do
projeto, custo de manutenção, atualização, evasão e
equipe multidisciplinar.
Marta de Campos Maia
Possui graduação em Administração de Empresas pela
Fundação Armando Álvares Penteado e doutorado em
Administração de Empresas pela Fundação Getulio
Vargas (FGV-EAESP). É Professora da FGV-EAESP de
disciplinas da área de Tecnologia de Informação na
graduação e na pós-graduação. Leciona também
disciplinas da área de Tecnologia de Informação no
INSPER, em cursos de MBA das Faculdades Integradas
Antonio Eufrásio de Toledo (Presidente Prudente -
SP), Fundação de Ensino Eurípedes Soares da Rocha
(Marília SP), e no GVPEC da FGV-EAESP. É conselheira
da Associação Brasileira de Educação a Distância.
Atuou como Professora em cursos de MBA na área de
Negócios na Instituição Toledo de Ensino - ITE
(Bauru SP), Faculdade Prudente de Moraes - FPM
(Itu-SP), Unitoledo (Araçatuba-SP) e Fundação Paula
Souza (São Paulo). Foi Coordenadora Geral e
Vice-Coordenadora dos cursos a distância da
FGV-EAESP, (entre 2003 e 2008) e Coordenadora de
cursos e disciplinas cursos de Extensão e de
Pós-Graduação na área de Negócios, (GVnext, GVpme,
GVmed) da FGV-EAESP. Criou cursos de pós-graduação
(Especialização) a distância na FGV-EAESP, tais
como: Programa de Qualificação para Profissionais da
Construção Civil, Programa Excelência em Gestão para
Profissionais da Justiça, Programa de Qualificação
para Auditores Fiscais da Receita Federal e Programa
de Qualificação em Administração de Empresas. Além
dos cursos de especialização, foi responsável pela
criação dos cursos de aperfeiçoamento como o
Programa Executivo Júnior, criado para formar o
Corpo de Estagiários do Banco Real ABN AMRO
proveniente da parceria com a Universidade Zumbi dos
Palmares e o curso Educação a Distância: Estratégia
e Gestão. Trabalha como Consultora de Empresas e de
Instituições de Ensino desde 1998.
Trabalhou como
consultora da GV Consult, na área de Tecnologia de
Informação e de Educação a e treinamento
especializada em programas de educação corporativa,
já tendo desenvolvido e implementado projetos e
programas a distância de MBA corporativos e de
capacitação gerencial para empresas como: Sindicato
da Construção Civil, Associação Nacional dos
Servidores da Justiça do Trabalho, Sindicato dos
Auditores-Fiscais da Receita Federal, Banco ABN,
Microsoft, HP Brasil, VCP Papéis e Celulose, Jornal
DCI, Jornal Valor Econômico, BI-One Consultoria em
Informática, Futurekids, FIAP, Grupo IUNI, além de
uma consultoria internacional para a Virginia
Economic Development Partnership (VEDP). Para
Instituições de Ensino elaborou projetos,
implementou e coordenou programas de graduação,
pós-graduação e extensão universitária para a
FGV-EAESP. Participou dos projetos de Credenciamento
a distância da FGV-EAESP e do projeto de Renovação
do Reconhecimento do curso de graduação em
Administração da FGV-EAESP.
Sala 8
MC7: Espaços de Convivência Digitais Virtuais e a
Cultura da “Virtualidade Real”: Quais as
Contribuições para a EaD?
Eliane Schlemmer - Unisinos - RS
Gaia Moretti (virtualmente)
Luciana Backes (virtualmente)
Apresentação
As relações humanas se configuram cada vez mais
na convivência digital virtual, tanto dentro, quanto
fora das organizações, em diferentes e diversos
contextos, como educacional, empresarial, político,
social, entre outros. A plasticidade e a
permeabilidade das bordas não é mais somente um
discurso, ocorre efetivamente. Antigas e aparentes
dicotomias passam a ser compreendidas no âmbito da
complementariedade: local e o global; individual e
social; nacional e internacional; objetivo e
subjetivo;... Neste contexto, desenvolvemos
pesquisas para que possamos melhor compreender e
refletir sobre os processos de ensinar e aprender
por meio dos diferentes espaços digitais virtuais
que configuram a convivência digital virtual, que
neste caso requer uma prática pedagógica que utilize
o potencial das tecnologias e que busque superar
limitações. O que acontece hoje na cultura
contemporânea? Nas organizacões? (entendendo as
instituições educacionais também como organizações)?
O que muda nos processos de aprendizagem, no
compartilhamento de valores, normas, regras, dentro
de uma organização? A cultura contemporânea está
lentamente mudando na direção de uma cultura “quase
– digital”, talvez pudéssemos considerá-la
emergente. Para tanto, é preciso entender as
necessidades percebidas no viver e conviver
contemporâneo, complexo e globalizado, assim como
abrir espaços para outros aspectos, ainda não
percebidos, que representam elementos importantes
para o desenvolvimento de uma economia e sociedade
sempre mais envolvidas em processos digitais.
Portanto, nesse mini-curso, vamos articular alguns
conhecimentos construídos em projetos desenvolvidos
no Brasil, Itália e França, para que possamos
dialogar sobre as práticas pedagógicas que são
desenvolvidas por meio dos espaços digitais
virtuais, a fim de que possam, efetivamente, se
constituir enquanto "Espaços de Convivência Digitais
Virtuais, no âmbito da Cultura da “Virtualidade
Real”, bem como sobre as contribuições desse
contexto para a EaD" Recursos necessários para
ministrar o curso: Computadores com acesso a
internet (banda larga) Projetor Metaverso Second
Life e Metaverso Eduverse instalados e FUNCIONANDO
nos computadores Recurso de audio e vídeo
Eliane Schlemmer
(Violet Ladybird) é doutora em
Informática na Educação, pela Universidade Federal
do Rio Grande do Sul – UFRGS, onde desenvolveu a
Tese “AVA: Um Ambiente de Convivência Interacionista
Sistêmico para Comunidades Virtuais na Cultura da
Aprendizagem”. É mestre em Psicologia também pela
UFRGS, onde desenvolveu a Dissertação “A
Representação do Espaço Cibernético pela Criança, na
Utilização de um Ambiente Virtual” é Bacharel em
Informática: ênfase em análise de Sistemas pela
Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS.
Atualmente é professora-pesquisadora do Programa de
Pós-Graduação em Educação e do curso de Graduação em
Pedagogia, na UNISINOS. É bolsista produtividade do
CNPq, consultora em EaD para a UNISINOS,
coordenadora do Grupo de Pesquisa Educação Digital -
GP e-du UNISINOS/CNPq (www.unisinos.br/pesquisa/educacao-digital),
membro do Comitê Gestor da Rede de Instituições
Católicas de Ensino Superior – RICESU
(www.ricesu.com.br). É Business Partner da companhia
italiana IANUS Consulting and Development (Roma –
Itália). É conceptora e desenvolvedora de softwares
e ambientes educacionais, incluindo o Ambiente
Virtual de Aprendizagem – AVA-UNISINOS (http://ava.unisinos.br),
o Mundo Virtual AWSINOS (Active Worlds), a Ilha
UNISINOS e Ilha RICESU (Second Life), a Agente
Comunicativo MARIÁ – (http://www.inf.unisinos.br/~cromoslab/maria/
- desenvolvido em parceria com o Programa de
Pós-Graduação em Computação Aplicada), o Espaço de
Convivência Digital Virtual – ECODI UNISINOS (um
ambiente híbrido que integra a tecnologia de AVAs,
Mundos Virtuais e Agente Comunicativo), e do
Ambiente Virtual de Aprendizagem para dispositívos
móveis - COMTEXT (Competências em Contexto -
desenvolvido em parceria com o Programa de
Pós-Graduação em Administração e com o Programa de
Pós-Graduação em Comptação Aplicada). Principais
áreas de atuação - pesquisa, desenvolvimento,
docência, assessoria e consultoria nas áreas da:
Educação: Informática na Educação, Educação Digital
(ED), Novas modalidades em Educação (Educação online
e suas derivações: e-learning, b-learning,
m-learning, p-learning, u-learning), Ambientes
Virtuais de Aprendizagem, Metaversos (Mundos
Digitais Virtuais em 3 dimensões – Immersive
Learning – i-learning), Comunidades Virtuais de
Aprendizagem e de Prática e Metodologia de Projetos.
Atua desde 1989 nessa área, principalmente com a
aprendizagem com o uso de tecnologias digitais e
formação de professores para o uso de tecnologias
digitais, com experiência em Educação Infantil,
Ensino Fundamental, Ensino Médio, Ensino Superior
incluindo Pós-Graduação – em nível de
especialização, mestrado e doutorado e em
assessoria, consultoria e capacitação.
Administração: Tecnologias de Informação, Gestão da
Informação e da Interação, e-Learning, Comunidades
Virtuais de Prática e Metodologia de Projetos. Atua
desde 1997, com experiência no Ensino Superior, em
assessoria, consultoria e capacitação. Ciência da
Computação: concepção e desenvolvimento de
tecnologias (Ambiente Virtual de Aprendizagem - AVAs,
Mundos Digitais Virtuais em 3D - MDV3D e Agentes
Comunicativos). Atuou como docente em cursos de
graduação em Administração de Empresas, em Ciências
Contábeis, em Informática – Análise de Sistemas e em
Pedagogia. Em cursos de Pós-Graduação, em nível de
especialização, mestrado e doutorado. O Currículo
lattes completo encontra-se disponível no endereço
Curriculum Lattes -
http://lattes.cnpq.br/5391034042353187
elianes@unisinos.br/elianeschlemmer@gmail.com
Blog GP e-du UNISINOS/CNPq –
WWW.unisinos.br/pesquisa/educacao-digital Wiki GP
e-du - http://gpedu.wikispaces.com/Inicio Twitter GP
e-du – http://twitter.com/gpedu Moodle GP e-du –
http://www.moodle.unisinos.br/course/view.php?id=296
Programa de Pós-Graduação em Educação na Ilha
UNISINOS, no Second Life -
http://tinyurl.com/slurl-ilha-unisinos
Gaia Moretti
(Meenow Agrawal)
é doutora em Ciências da
Comunicação e Organizações Complexas pela Libera
Università Maria Ss. Assunta – LUMSA, Roma, Itália,
onde desenvolveu a Tese “A simulação como
instrumento de produção de conhecimento. Comunidades
de aprendizagem e de prática nos mundos virtuais”,
em colaboração com a Universidade do Vale do Rio dos
Sinos – UNISINOS. É mestre em Filosofia (Teorias e
Técnicas do Conhecimento) pela Universidade Sapienza
de Roma, onde desenvolveu uma dissertação com o
título “Filosofia dos sistemas e gestão dos recursos
humanos”. É membro do Grupo de Pesquisa Educação
Digital - GP e-du UNISINOS/CNPq
(www.unisinos.br/pesquisa/educacao-digital), e do
Laboratório de Educação, Comunicação e
Sociabilidades – LABECOS da UniFor (Fortaleza);
colabora com as pesquisas do Centro de Pesquisa em
Responsabilidade social, Eventos e Comunicação –
CRESEC da LUMSA de Roma. É Gerente da área de
Planeamento Europeu e Relações Internacionais na
companhia italiana IANUS Consulting and Development.
Actualmente é professora no Instituto Superior de
Comunicação Empresarial – ISCEM de Lisboa, Portugal,
onde é também Gerente das Relações Internacionais.
Como docente atua nos cursos de Licenciatura em
Gestão de Marketing, com a disciplina “Inovação e
Desenvolvimento de Novos Produtos”, e nos cursos de
mestrado em Comunicação Empresarial e de Marketing
Estratégico, com as disciplinas de “Webmarketing” e
“Comunicação Empresarial e Novas Tecnologias”.
Principais áreas de atuação - pesquisa,
desenvolvimento, docência, assessoria e consultoria
nas áreas da: Educação e Formação: e-learning,
blended learning, Comunidades Virtuais de
Aprendizagem e de Prática, Planeamento Europeu de
projectos de educação e formação (docente e
estudante). Management Consulting: Gestão dos
Recursos Humanos, Metodologia de Projectos,
Networking Management, Networking Animation.
Ciências da Organização: Organizações Complexas,
Comunicação Interna, Externa e Internacional;
Processos Organizacionais, Economia do Conhecimento,
Team Building, Cultura Organizacional. Ciências da
Comunicação: Sociologia da Comunicação, Processos
Culturais, Media e Comunicação, Cultura Digital.
Atuou como docente em cursos de formação empresarial
(team building, animação e feedback de treinamento),
e em cursos de Graduação em Filosofia, Sociologia e
Ciências da Comunicação. moretti.gaia@gmail.com /g.moretti@lumsa.it
www.ianusnet.it www.lumsa.it
www.iscem.pt
Luciana Backes
(Luci Bebb)é Doutoranda em Educação
(UNISINOS) e Sciences de l'éducation (Université
Lumière Lyon 2), Bolsista do Programa Colégio
Doutoral Franco-Brasileiro CAPES, Mestre em Educação
(UNISINOS), Especialista em Informática na Educação
(UFRGS) e Pedagoga (UNISINOS). Membro do Grupo de
Pesquisa GP e-du UNISINOS/CNPq e Membro do Grupo de
Pesquisa ADATIC Université Lumière Lyon 2.
Observação: Gaia Moretti (Itália e Portugal) e
Luciana Backes (França) estarão presentes de forma virtual por meio de seus respectivos
avatares.
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