MINI-CURSOS

O 8º SENAED irá proporcionar o encontro com especialistas de diversas áreas na Educação a Distância no primeiro dia do evento.

Serão intensas discussões e trocas de idéias que certamente agradarão aos seus participantes, conheça os Mini-Cursos e seu conteúdo.

Sala 5

MC1:  Competência em Educação a Distância: Integrando saberes
 
Lea Depresbiteris - SP

 

Temas
O que são competências? Que relações existem entre competências, capacidades e habilidades? Quais os recursos cognitivos que mobilizam as competências? Como se estruturam as competências na educação a distância? Como integrar os recursos cognitivos para mobilizar competências? Que estratégias de ensino e recursos podem tornar mais significativa a aprendizagem na educação a distância? Como lidar com atitudes e valores como dimensão das competências? Estas são algumas questões que serão tratadas no mini-curso.

 

Estratégias
O princípio orientador do mini - curso será o de aulas mediadas, pelo qual se estimulará os participantes a expressarem suas vivências, conhecimentos e representações mentais sobre competências. Visando á participação ativa dos participantes, será feita uma aplicação prática dos passos para estruturar competências para um curso na educação a distância.

 

 

Lea Depresbiteris
Pedagoga, mestre em Tecnologia Educacional pelo Instituto de Pesquisas Espaciais de São José dos Campos, doutora em Ciências da Educação pela Universidade de São Paulo e formadora de mediadores do Programa de Enriquecimento Instrumental – PEI - pelo Instituto Hassah Wizo Canada Research Institut em Jerusalém. Consultora de programas educacionais e da área de Saúde e formadora de formadores no PEI no SENAC/SP. Autora de vários livros e artigos na área de educação.

 

 

 

 

 

 

Sala 6

MC2: Teorias pedagógicas e a prática em Design Instrucional
 
Vani Moreira Kenski - Site Educacional - SP

 

Designers Instrucionais que tenham formação e competência para o desenvolvimento de cursos online precisam possuir conhecimentos em várias áreas: tecnológicas, pedagógicas, comunicacionais, gerenciais etc. Neste minicurso iremos apresentar e refletir sobre um dos aspectos mais importantes de uma dessas áreas: a pedagógica. O foco será para o conhecimento de teorias de ensino-aprendizagem e a importância que possuem na prática em Design Instrucional. Existem inúmeras teorias e abordagens de ensino-aprendizagem válidas. Definir qual a melhor para cada tipo diferenciado de curso é uma das funções do DI.


Tópicos:
Entre teorias, modelos, estratégias e abordagens pedagógicas;
Caracterização das teorias pedagógicas: positivistas, interpretativas e críticas;
A urgência de novos horizontes teóricos em Educação;
A importância das teorias e abordagens na prática em DI.

 

Vani Moreira Kenski é Mestre e Doutora em Educação. Licenciada em Pedagogia e Geografia. Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de São Paulo (USP). Diretora da Associação Brasileira de Educação a Distância (ABED). Coordenadora do Curso de Pós-Graduação em Design Instrucional do SENAC/SP. Pesquisadora do CNPq na área de Tecnologia Educacional. Consultora do SEBRAE Nacional. Diretora da SITE Educacional. Foi Coordenadora do curso de pós-graduação (lato sensu) em "Design Instrucional para Educação online" da UFJF. Ex-professora da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e da Universidade de Brasília (UnB). Membro do Conselho Editorial das revistas Educação e Sociedade (CEDES) , Linhas Críticas (UnB), Educação e Linguagem (UMESP) e Kairos (PUCSP). Foi Diretora da ANPAE e Coordenadora do GT Educação e Comunicação da ANPED. Pesquisa as relações entre educação, comunicação e tecnologias inovadoras. Atua na produção e desenvolvimento de cursos e projetos pedagógicos realizados a distância, online, para os mais diferenciados níveis e modalidades educacionais em escolas, empresas, instituições públicas, privadas e do terceiro setor. Autora dos livros: Tecnologias e Ensino Presencial e a Distância e Educação e Tecnologias o novo ritmo da informação, ambos publicados pela Editora Papirus, além de outras publicações em que trata de suas pesquisas e experiências profissionais

 

 

 

 

 

Sala 4

MC3: Implantando uma Universidade Virtual de Sucesso
 
Marcos Resende Vieira - WebAula - MG

• Contexto do e-learning no Mundo e no Brasil;
• Pilares necessários para implantação de uma Universidade Virtual (LMS, datacenter, fábrica de conteúdos, cursos de catálogo, equipe de gestão, tutores, monitores, relatórios, estatísticas, estudo do SOI (saving of investment);
• O e-learning como ferramenta estratégica para as empresas (retenção do Capital Intelectual);
• Integração do e-learning com sistemas da empresa;
• O papel do Gestor e-learning;
• Planos de divulgação do Projeto e-learning (apresentação de cases);
• Modelos de Contratação (Saas x In Loco);
• Modelos Comerciais que o mercado pratica;
• Fornecedores atuantes no mercado e-learning;
• Dicas para acompanhamento e atualização constante da Universidade Corporativa;
• Exercícios e Debate final

 

Marcos Resende Vieira - Cientista da Computação, Vice Presidente de e-learning da SUCESU-MG, Diretor Executivo da webAula S/A e Diretor da ABED. Idealizou e coordenou o I, II e III Encontro SUCESU de Convergência Educacional, Coordenador do Grupo Nacional dos Fornecedores de Produtos e Serviços para Educação a Distância. Atua em diversos projetos de inclusão Digital levando conhecimento a mais de 300.000 alunos das classes “C” e “D”.

 

 

 

 

 

 

Sala 3

MC4:  Texto Impresso, Tablet, Hipermídia : uma Metamorfose Ambulante
  Ivete Palange - SP

Na educação a distância o material didático é o mediador da comunicação entre os atores do processo. O sabor ou saber do material didático pode ser o de um fast food ou de uma refeição especialmente preparada. As narrativas, personagens, navegação propiciam o tipo de digestão e as relações de prazer em conhecer ou indisposição geral. O aprimoramento do paladar para preparar ou selecionar ingredientes para os materiais didáticos nesta viagem gastronômica terá como escalas: planejar (materiais impressos), roteirizar ( hipermídias),selecionar e avaliar (materiais didáticos).

Exige-se para o embarque a apresentação de passaporte com vistos aprovados de interesse no tema e disposição para o diálogo.

 

Ivete Palange
Educadora, com formação em Psicologia e especialização em Comunicação Social pela USP. Tem experiência em projetos educacionais a distância, por correspondência e online, para diversos públicos. Produziu materiais didáticos impressos, elaborou roteiros e acompanhou a produção de programas de vídeo, portais e multimídias para dezenas de cursos a distância. Trabalhou na área de educação a distância e de materiais didáticos em instituições de formação profissional como CENAFOR, FDE e SENAI e foi docente em diversas faculdades em São Paulo. Atualmente desenvolve projetos educacionais para a ABED.

 

 

Avaliação da Aprendizagem: Vivências em EAD
  Consuelo Fernandes - SP

O princípio orientador do mini curso é aprender a fazer fazendo, ou seja, uma alternativa educacional que acontece dentro da dinâmica ação-reflexão-ação. Nessa dinâmica, uma situação-problema que se refira à avaliação da aprendizagem em EAD será apresentada ao participante que deverá: (a) analisá-la tendo como base o repertório pessoal de experiências avaliativas, (b) propor uma solução que possa contribuir para sua solução, (c) analisar a solução com base em critérios técnicos que serão disponibilizados, (d) discutir com a docente e os demais participantes, os resultados da análise feita e (f) contribuir para a composição de um marco teórico que oriente futuras decisões no âmbito da avaliação da aprendizagem em EAD.

 

Consuelo Fernandes
Especialista em Educação a distância e em avaliação educacional, mestre em Tecnologia da Educação pelo INPE (1977), com foco em Pesquisa e Avaliação Educacional, graduada em Pedagogia pela Universidade Católica de Petrópolis (1971). Atua há mais de 30 anos em Educação a distância (tradicional e e-learning), tendo coordenado e desenvolvido projetos de curso no âmbito da Educação Profissional, elaborado recursos didáticos impressos, multimídia e para ambientes virtuais e atuado como docente em programas de pós-graduação lato sensu e como consultora na área de EAD em instituições nacionais e internacionais.

 

 

 

 

 

Sala 2

MC5: M-Learning: Um Workshop Curso Prático
 
Martin Restrepo - Editacuja - SP

Aprender sem distância ou fronteiras; aprender in loco e na “palma da mão”, aprender conectando pessoas, idéias, recursos transmidiais. Aprender sem limites de tempo e espaço. Isto é o mobile learning, que está revolucionando a educação. Este curso apresentará na prática as suas especificidades, convidando os participantes a desenvolverem objetos e experiências de aprendizagem móvel. Tecnologia: WILDKNOWLEDGE Wildknowledge é uma comunidade para o m-Learning interativo e in loco formada por 4 aplicativos (Wildkey, WildForm, WildMap e WildImage) que permitem a qualquer usuário desenvolver seus próprios conteúdos transmidiáticos, para acesso em celulares, laptops e smartphones.

 

Observação: os participantes deverão levar seu próprio notebook para as atividades práticas. É desejável, também, possuir um smartphone/ tablet, do tipo iPad, iPhone, iPod Touch, Android ou similares para testes.

 

Martín Restrepo é Sócio-fundador e Diretor de Tecnologia Educacional da Editacuja. É Diretor Geral e Co-fundador do MobileMonday São Paulo. Foi Diretor de Operações e Assessor de Projetos Produtivos do TecnoParque Colômbia – SENA.

 

 

 

 

 

 

Sala 1

MC6: Gestão em EAD: Planejamento, Estudo de Viabilidade e Implementação

  Marta de Campos Maia - FGV - SP

Detalhar todas as etapas de planejamento de um Programa de Educação a Distancia. Discutir os aspectos envolvidos na escolha de um sistema de gerenciamento de aprendizagem, assim como as tecnologias e infra-estrutura necessárias. Analisar e discutir novas abordagens e aplicações de metodologia, estratégias instrucionais e motivacionais, na elaboração de conteúdos e na implementação da EAD. Analisar os fatores de críticos de sucesso relacionados à gestão e manutenção, tais como: estudo de viabilidade do projeto, custo de manutenção, atualização, evasão e equipe multidisciplinar.

 

Marta de Campos Maia
Possui graduação em Administração de Empresas pela Fundação Armando Álvares Penteado e doutorado em Administração de Empresas pela Fundação Getulio Vargas (FGV-EAESP). É Professora da FGV-EAESP de disciplinas da área de Tecnologia de Informação na graduação e na pós-graduação. Leciona também disciplinas da área de Tecnologia de Informação no INSPER, em cursos de MBA das Faculdades Integradas Antonio Eufrásio de Toledo (Presidente Prudente - SP), Fundação de Ensino Eurípedes Soares da Rocha (Marília SP), e no GVPEC da FGV-EAESP. É conselheira da Associação Brasileira de Educação a Distância. Atuou como Professora em cursos de MBA na área de Negócios na Instituição Toledo de Ensino - ITE (Bauru SP), Faculdade Prudente de Moraes - FPM (Itu-SP), Unitoledo (Araçatuba-SP) e Fundação Paula Souza (São Paulo). Foi Coordenadora Geral e Vice-Coordenadora dos cursos a distância da FGV-EAESP, (entre 2003 e 2008) e Coordenadora de cursos e disciplinas cursos de Extensão e de Pós-Graduação na área de Negócios, (GVnext, GVpme, GVmed) da FGV-EAESP. Criou cursos de pós-graduação (Especialização) a distância na FGV-EAESP, tais como: Programa de Qualificação para Profissionais da Construção Civil, Programa Excelência em Gestão para Profissionais da Justiça, Programa de Qualificação para Auditores Fiscais da Receita Federal e Programa de Qualificação em Administração de Empresas. Além dos cursos de especialização, foi responsável pela criação dos cursos de aperfeiçoamento como o Programa Executivo Júnior, criado para formar o Corpo de Estagiários do Banco Real ABN AMRO proveniente da parceria com a Universidade Zumbi dos Palmares e o curso Educação a Distância: Estratégia e Gestão. Trabalha como Consultora de Empresas e de Instituições de Ensino desde 1998.

Trabalhou como consultora da GV Consult, na área de Tecnologia de Informação e de Educação a e treinamento especializada em programas de educação corporativa, já tendo desenvolvido e implementado projetos e programas a distância de MBA corporativos e de capacitação gerencial para empresas como: Sindicato da Construção Civil, Associação Nacional dos Servidores da Justiça do Trabalho, Sindicato dos Auditores-Fiscais da Receita Federal, Banco ABN, Microsoft, HP Brasil, VCP Papéis e Celulose, Jornal DCI, Jornal Valor Econômico, BI-One Consultoria em Informática, Futurekids, FIAP, Grupo IUNI, além de uma consultoria internacional para a Virginia Economic Development Partnership (VEDP). Para Instituições de Ensino elaborou projetos, implementou e coordenou programas de graduação, pós-graduação e extensão universitária para a FGV-EAESP. Participou dos projetos de Credenciamento a distância da FGV-EAESP e do projeto de Renovação do Reconhecimento do curso de graduação em Administração da FGV-EAESP.

 

 

 

 

 

 

Sala 8

MC7: Espaços de Convivência Digitais Virtuais e a Cultura da “Virtualidade Real”: Quais as Contribuições para a EaD?

  Eliane Schlemmer - Unisinos - RS
  Gaia Moretti (virtualmente)
 
Luciana Backes (virtualmente)

Apresentação
As relações humanas se configuram cada vez mais na convivência digital virtual, tanto dentro, quanto fora das organizações, em diferentes e diversos contextos, como educacional, empresarial, político, social, entre outros. A plasticidade e a permeabilidade das bordas não é mais somente um discurso, ocorre efetivamente. Antigas e aparentes dicotomias passam a ser compreendidas no âmbito da complementariedade: local e o global; individual e social; nacional e internacional; objetivo e subjetivo;... Neste contexto, desenvolvemos pesquisas para que possamos melhor compreender e refletir sobre os processos de ensinar e aprender por meio dos diferentes espaços digitais virtuais que configuram a convivência digital virtual, que neste caso requer uma prática pedagógica que utilize o potencial das tecnologias e que busque superar limitações. O que acontece hoje na cultura contemporânea? Nas organizacões? (entendendo as instituições educacionais também como organizações)? O que muda nos processos de aprendizagem, no compartilhamento de valores, normas, regras, dentro de uma organização? A cultura contemporânea está lentamente mudando na direção de uma cultura “quase – digital”, talvez pudéssemos considerá-la emergente. Para tanto, é preciso entender as necessidades percebidas no viver e conviver contemporâneo, complexo e globalizado, assim como abrir espaços para outros aspectos, ainda não percebidos, que representam elementos importantes para o desenvolvimento de uma economia e sociedade sempre mais envolvidas em processos digitais. Portanto, nesse mini-curso, vamos articular alguns conhecimentos construídos em projetos desenvolvidos no Brasil, Itália e França, para que possamos dialogar sobre as práticas pedagógicas que são desenvolvidas por meio dos espaços digitais virtuais, a fim de que possam, efetivamente, se constituir enquanto "Espaços de Convivência Digitais Virtuais, no âmbito da Cultura da “Virtualidade Real”, bem como sobre as contribuições desse contexto para a EaD" Recursos necessários para ministrar o curso: Computadores com acesso a internet (banda larga) Projetor Metaverso Second Life e Metaverso Eduverse instalados e FUNCIONANDO nos computadores Recurso de audio e vídeo

 

Eliane Schlemmer (Violet Ladybird) é doutora em Informática na Educação, pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS, onde desenvolveu a Tese “AVA: Um Ambiente de Convivência Interacionista Sistêmico para Comunidades Virtuais na Cultura da Aprendizagem”. É mestre em Psicologia também pela UFRGS, onde desenvolveu a Dissertação “A Representação do Espaço Cibernético pela Criança, na Utilização de um Ambiente Virtual” é Bacharel em Informática: ênfase em análise de Sistemas pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS. Atualmente é professora-pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Educação e do curso de Graduação em Pedagogia, na UNISINOS. É bolsista produtividade do CNPq, consultora em EaD para a UNISINOS, coordenadora do Grupo de Pesquisa Educação Digital - GP e-du UNISINOS/CNPq (www.unisinos.br/pesquisa/educacao-digital), membro do Comitê Gestor da Rede de Instituições Católicas de Ensino Superior – RICESU (www.ricesu.com.br). É Business Partner da companhia italiana IANUS Consulting and Development (Roma – Itália). É conceptora e desenvolvedora de softwares e ambientes educacionais, incluindo o Ambiente Virtual de Aprendizagem – AVA-UNISINOS (http://ava.unisinos.br), o Mundo Virtual AWSINOS (Active Worlds), a Ilha UNISINOS e Ilha RICESU (Second Life), a Agente Comunicativo MARIÁ – (http://www.inf.unisinos.br/~cromoslab/maria/ - desenvolvido em parceria com o Programa de Pós-Graduação em Computação Aplicada), o Espaço de Convivência Digital Virtual – ECODI UNISINOS (um ambiente híbrido que integra a tecnologia de AVAs, Mundos Virtuais e Agente Comunicativo), e do Ambiente Virtual de Aprendizagem para dispositívos móveis - COMTEXT (Competências em Contexto - desenvolvido em parceria com o Programa de Pós-Graduação em Administração e com o Programa de Pós-Graduação em Comptação Aplicada). Principais áreas de atuação - pesquisa, desenvolvimento, docência, assessoria e consultoria nas áreas da: Educação: Informática na Educação, Educação Digital (ED), Novas modalidades em Educação (Educação online e suas derivações: e-learning, b-learning, m-learning, p-learning, u-learning), Ambientes Virtuais de Aprendizagem, Metaversos (Mundos Digitais Virtuais em 3 dimensões – Immersive Learning – i-learning), Comunidades Virtuais de Aprendizagem e de Prática e Metodologia de Projetos. Atua desde 1989 nessa área, principalmente com a aprendizagem com o uso de tecnologias digitais e formação de professores para o uso de tecnologias digitais, com experiência em Educação Infantil, Ensino Fundamental, Ensino Médio, Ensino Superior incluindo Pós-Graduação – em nível de especialização, mestrado e doutorado e em assessoria, consultoria e capacitação. Administração: Tecnologias de Informação, Gestão da Informação e da Interação, e-Learning, Comunidades Virtuais de Prática e Metodologia de Projetos. Atua desde 1997, com experiência no Ensino Superior, em assessoria, consultoria e capacitação. Ciência da Computação: concepção e desenvolvimento de tecnologias (Ambiente Virtual de Aprendizagem - AVAs, Mundos Digitais Virtuais em 3D - MDV3D e Agentes Comunicativos). Atuou como docente em cursos de graduação em Administração de Empresas, em Ciências Contábeis, em Informática – Análise de Sistemas e em Pedagogia. Em cursos de Pós-Graduação, em nível de especialização, mestrado e doutorado. O Currículo lattes completo encontra-se disponível no endereço Curriculum Lattes - http://lattes.cnpq.br/5391034042353187

elianes@unisinos.br/elianeschlemmer@gmail.com Blog GP e-du UNISINOS/CNPq – WWW.unisinos.br/pesquisa/educacao-digital Wiki GP e-du - http://gpedu.wikispaces.com/Inicio Twitter GP e-du – http://twitter.com/gpedu Moodle GP e-du – http://www.moodle.unisinos.br/course/view.php?id=296 Programa de Pós-Graduação em Educação na Ilha UNISINOS, no Second Life - http://tinyurl.com/slurl-ilha-unisinos

 

Gaia Moretti (Meenow Agrawal) é doutora em Ciências da Comunicação e Organizações Complexas pela Libera Università Maria Ss. Assunta – LUMSA, Roma, Itália, onde desenvolveu a Tese “A simulação como instrumento de produção de conhecimento. Comunidades de aprendizagem e de prática nos mundos virtuais”, em colaboração com a Universidade do Vale do Rio dos Sinos – UNISINOS. É mestre em Filosofia (Teorias e Técnicas do Conhecimento) pela Universidade Sapienza de Roma, onde desenvolveu uma dissertação com o título “Filosofia dos sistemas e gestão dos recursos humanos”. É membro do Grupo de Pesquisa Educação Digital - GP e-du UNISINOS/CNPq (www.unisinos.br/pesquisa/educacao-digital), e do Laboratório de Educação, Comunicação e Sociabilidades – LABECOS da UniFor (Fortaleza); colabora com as pesquisas do Centro de Pesquisa em Responsabilidade social, Eventos e Comunicação – CRESEC da LUMSA de Roma. É Gerente da área de Planeamento Europeu e Relações Internacionais na companhia italiana IANUS Consulting and Development. Actualmente é professora no Instituto Superior de Comunicação Empresarial – ISCEM de Lisboa, Portugal, onde é também Gerente das Relações Internacionais. Como docente atua nos cursos de Licenciatura em Gestão de Marketing, com a disciplina “Inovação e Desenvolvimento de Novos Produtos”, e nos cursos de mestrado em Comunicação Empresarial e de Marketing Estratégico, com as disciplinas de “Webmarketing” e “Comunicação Empresarial e Novas Tecnologias”. Principais áreas de atuação - pesquisa, desenvolvimento, docência, assessoria e consultoria nas áreas da: Educação e Formação: e-learning, blended learning, Comunidades Virtuais de Aprendizagem e de Prática, Planeamento Europeu de projectos de educação e formação (docente e estudante). Management Consulting: Gestão dos Recursos Humanos, Metodologia de Projectos, Networking Management, Networking Animation. Ciências da Organização: Organizações Complexas, Comunicação Interna, Externa e Internacional; Processos Organizacionais, Economia do Conhecimento, Team Building, Cultura Organizacional. Ciências da Comunicação: Sociologia da Comunicação, Processos Culturais, Media e Comunicação, Cultura Digital. Atuou como docente em cursos de formação empresarial (team building, animação e feedback de treinamento), e em cursos de Graduação em Filosofia, Sociologia e Ciências da Comunicação. moretti.gaia@gmail.com /g.moretti@lumsa.it www.ianusnet.it www.lumsa.it www.iscem.pt

 

Luciana Backes (Luci Bebb)é Doutoranda em Educação (UNISINOS) e Sciences de l'éducation (Université Lumière Lyon 2), Bolsista do Programa Colégio Doutoral Franco-Brasileiro CAPES, Mestre em Educação (UNISINOS), Especialista em Informática na Educação (UFRGS) e Pedagoga (UNISINOS). Membro do Grupo de Pesquisa GP e-du UNISINOS/CNPq e Membro do Grupo de Pesquisa ADATIC Université Lumière Lyon 2.

Observação: Gaia Moretti (Itália e Portugal) e Luciana Backes (França) estarão presentes de forma virtual por meio de seus respectivos avatares.