Mesa-Redonda: A Mediação Pedagógica a Distância no Programa Educadores pra Valer: Relatos sobre uma Experiência de Tutoria com Multiplicadores de Conhecimento da Área Técnico-Operacional
A apresentação se baseia no case de mediação pedagógica a distância com seis turmas, distribuídas em diferentes localidades do país, do Programa Educadores pra Valer. A Valer é a Universidade Corporativa da Companhia Vale do Rio Doce. O Programa Educadores pra Valer se destinou à formação de multiplicadores do conhecimento, chamados anteriormente “instrutores internos”, cuja experiência piloto aconteceu com o público técnico-operacional proveniente da Operação Ferroviária. O Programa teve uma metodologia híbrida, com Workshops presenciais, curso on-line com ênfase em auto-estudo e em dinâmicas interativas como chats, por exemplo, material didático impresso para fixação de conteúdos e com questões para reflexão. A mediação pedagógica a distância, via chats e compartilhamento de mensagens assíncronas, costurou as diferentes etapas do Programa, com as seguintes funções: despertar a curiosidade intelectual pelos Workshops, socializar feedbacks sobre Workshops, atividades, materiais e chats, incentivar e acompanhar o acesso ao curso on-line, experiência nova para os participantes, aproximar participantes, favorecendo uma visão global e encadeada das etapas do Programa, oferecendo um “continente” e situando os conhecimentos teóricos na realidade concreta dos grupos. A função de “continência” da mediação pedagógica a distância, sobretudo com o público envolvido, o qual não possuía familiaridade com a metodologia e com as interfaces digitais de edu-comunicação, merece atenção especial: como o desconhecido poderia ter sido enfrentado como um perigo, ocasionando reações de hostilidade ou indiferença em relação às tecnologias de informação e comunicação, o papel da mediação pedagógica a distância assumiu, paralelamente, essa “função-continente”. Para ilustrar, é válido recorrer à imagem do mar, com seus mistérios e incertezas. A mediação seria alguma consistência em terreno instável, sugerindo caminhos, despertando interesses, reunindo o grupo e trabalhando expectativas, não só relativas ao espaço on-line, mas ao Programa como um todo e ao próprio papel do multiplicador de conhecimento na empresa, cheio de desafios. A mediação pedagógica a distância mantinha o grupo com o foco em seus objetivos, de forma amistosa e leve, somando-se, ainda, às referências de mediações presenciais oportunizadas nos Workshops. Com isso, os resultados alcançados referem-se ao sentido de unidade das diversas etapas do Programa percebido pelos participantes, os quais tiveram um espaço para esclarecer dúvidas e compartilhar dilemas e conquistas com o acompanhamento dotado de intencionalidade pedagógica e alinhado com as estratégias do Programa e da Companhia como um todo. A partir desse escopo, pretende-se ampliar a análise e a discussão situando o case na explicitação do contexto e do Programa Educadores pra Valer, e ilustrando o papel e os resultados da mediação pedagógica a distância por meio da identificação das estratégias educacionais adotadas e do recorte de situações específicas colhidas na interlocução com os participantes.
Máira Pereira Mestre em Administração Pública e Empresarial pela EBAPE – FGV, com pesquisa em gestão de competências; Psicóloga pela UFRJ; Gerente de projetos e consultora educacional na empresa ID Projetos Educacionais; professora-tutora de cursos de formação inicial de docentes on-line e também de cursos on-line na área de Gestão de Pessoas e Coaching; pesquisadora na área de docência on-line e mediação pedagógica em ambientes virtuais de aprendizagem, com artigos publicados sobre o tema; autora de material didático para a Fundação Getulio Vargas (EBAPE, Escola de Direito e FGV Online) e Fundação Roberto Marinho; psicóloga clínica com experiência em orientação profissional
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