Mantenedores ABED

Mini-Cursos Ministrados no dia 17 de abril - domingo
Horário: 9:30 às 12:30 e das 14:00 às 17:00

Carga horária: 6 horas

MC01 - "Introdução de e-Learning na Empresa - Planejamento para o Sucesso"

Lúcio Telles
 

Frequentemente a introdução de e-learning na empresa  é visto como um processo puramente técnico de seleção e implementação de tecnologia. Entretanto, como vários casos documentam, esta visão pode levar a dificuldades crescentes no processo de implementação. A nosso ver, o processo de implementação de  e-learning deve contar com uma estratégia que inclua uma clara análise das necessidades do público alvo, seguida da integração ativa dos stakeholders, e do conteúdo a ser disponibilizado on-line. Só depois destes passos iniciais é que selecionaremos a tecnologia.  Neste workshop os participantes irão rever os passos necessários à implementação exitosa de e-learning na empresa. O workshop será interativo, baseando-se na ativa participação dos presentes que formarão grupos de trabalho para discutir os passos necessários à implementação de e-learning em suas próprias companhias.
 

Biografia

Com doutorado em Aplicações de Computadores em Educação pelo Instituto de Estudos em Educação de Ontário, Universidade de Toronto, Canadá, o Dr. Lucio Teles trabalha   na área do design de programas e-learning para  escolas, universidades e corporações. Ele é também professor adjunto na Faculdade de Educação da Universidade de Simon Fraser em Vancouver, com especialização em redes informáticas colaborativas para capacitação, pesquisador do SHHRC – The Social Sciences and Humanities Research Council of Canada  no projeto “Simulações e jogos avançados para aprendizagem”, e diretor do programa Certificado em Educação Virtual (www.sfu.ca/lidc/telestraining), oferecido no Brasil em parceria com o SENAC SP.

Atualmente é presidente da TELEStraining Brasil (www.telestraining.com.br) e da TELEStraininglobal Inc (www.telestraininglobal.com), empresa canadense que oferece soluções em e-learning. Para informações mais detalhadas ver  www.telestraining.com.br.

MC02 - Educação a Distância no Ensino Superior: A formação de professores para o uso desta tecnologia.
Ricardo Rodrigues
 

Este curso pretende discutir a construção de um projeto de formação de professores do ensino superior para a utilização de Educação a Distância - EAD. A definição do ponto de equilíbrio entre a formação técnica e pedagógica na formação de professores do ensino superior deve considerar a formação na ação de forma continuada e refletida, buscando uma revisão das propostas pedagógicas do ensino superior.

Biografia

Doutorando pela PUC-SP no programa Educação: currículo. Assessor de Planejamento Educacional da Faculdade Sumaré, professor da pós-graduação especialização da Universidade Mackenzie e da graduação das Faculdades Teresa Martin. Pesquisador do uso de Novas Tecnologias na Educação e Educação a Distância.

MC03 - "Comunidades de Pratica no Ensino Fundamental e Médio"
Alfredo Matta
 

Orientação geral sobre como, e o que, deve um educador/professor ou gestor educacional fazer para que consiga construir e manter uma comunidade de prática voltada para a aprendizagem de disciplinas ou temáticas diversas pertencentes ao ensino fundamental e médio, incluindo a escolha do ambiente EAD, o projeto elementar do ambiente físico digital e as orientações didático-pedagógicas pertinentes.


Biografia

Professor de Educação a Distância do Mestrado em Educação e Contemporaneidades da Universidade do Estado da Bahia – UNEB, Professor de Educação a Distância do Mestrado em Modelagem Computacional da Fundação Visconde de Cairu – FVC, Doutor em Educação pela Universidade Federal da Bahia-UFBA/Université Laval-Canadá, Mestre em História pela Universidade Federal da Bahia-UFBA, Coordenador do Pólo/Bahia da ABED. Membro do Comitê Científico da ABED, Consultor AdHoc da CAPES, CNPQ e FAPESB em Educação a Distância. Assessor do Colégio Instituto Social da Bahia para Informática Educacional e Educação a Distância. Consultor sobre Educação a Distância e Informática Educacional para ensino fundamental e médio na Bahia

 

MC04 - “Meios de Comunicação na Educação a Distância”

Ivete Palange e Consuelo Tereza Fernandes

 

O curso contará com a apresentação de alguns temas para serem discutidos e de alguns exemplos para ilustrarem a apresentação.

 

Temas

1.  Ou isto ou aquilo: as perdas e os ganhos. Este tema abordará a relação entre o público,  definição das competências e seleção de meios.

2. Do livro ao computador - As diferentes linguagens dos meios exigem a organização diferenciada dos conteúdos e das atividades
3.   A palavra e o silêncio nas relações a distância. Num curso a distância o tempo, a distância leva a construção de diferentes relações à partir da comunicação individual e coletiva.


Biografias

Ivete Palange

Formação : Psicologia na USP com especialização em Comunicação Social.

Experiência Profissional: Educadora com experiência docente e em elaboração de material didático para cursos presenciais e a distância em entidades de formação profissional há mais de 20 anos
(SENAI, CENAFOR)

 

Consuelo Teresa Fernandez

Pedagoga, Mestre em Tecnologia da Educação, especialista em avaliação educacional e em educação a distância, atua desde 1987 no Senai/SP e como docente em programas de Pós–graduação
latu-senso, em Instituições de Ensino Superior em São Paulo.
 

MC05 - ”A Construção de Cursos Para Educação a Distância”

Adylles Castello Branco

 

Educação a Distância é um nicho muito interessante para  cursos e treinamento tanto em escolas, universidades como em empresas. O modo como profissionais oriundos de uma educação presencial poderão construir essa nova forma de fazer, é que é o problema. Neste Mini-curso será discutido, sobre o ponto de vista da pedagogia, as questões que embasam o trabalho de planejamento de curso a distância: Pressupostos metodológico, recursos disponíveis e avaliação do processo.


 

Biografia

Adylles Castello Branco, professora, formada em Pedagogia e mestre em Psicologia da Aprendizagem pela PUC/SP, com especialização em Educação a Distância, pela UERJ. Trabalhou no SENAC-SP como pedagoga, vice-diretora da Faculdade de Hotelaria, responsável pelo início de trabalhos com EAD e coordenadora dos Núcleos de Comunicação e Informação. É colaboradora em projetos da Escola do Futuro, da USP; da Estudo, Estratégia e Informação; e da ABED. Coordena a parte pedagógica dos cursos do Portal MiniWeb Educação e é sócia Diretora da empresa Al Farabi Tecnologia, Informação e Conhecimento.

MC06 - ”Gerenciamento de conteúdo de e-Learning com SCORM 1.2”
José Valdivia León

 

A efetivação de um programa de treinamento via internet envolve um grande gama de processos que se inicia a definição do plano de treinamento, passando pela formatação do conteúdo, estruturação do ambiente de estudo, até chegar na aplicação e avaliação do curso. Nesta oficina vamos abordar 2 processos chaves: Gestão da produção de Objetos de Aprendizagem; e a aplicação de treinamento utilizando recursos de Monitoria e Tutoria. Na primeira parte, este programa vai abordar as vantagens que este modelo de referência SCORM oferece no gerenciamento da produção de e-Learning, e na otimização e re-utilização dos conteúdos, levando assim a uma redução de custos totais dos projetos de e-Learning.

Na segunda parte, vamos abordar como a atuação da tutoria e monitoria, resgata a importância das interações humanas e em grupo nos processos de aprendizagem e construção do conhecimento. O tema será tratado através da apresentação de uma experiência prática aplicada em um programa de desenvolvimento de competências que foi oferecido para um conjunto de cerca 850 líderes internos, distribuídos 25 turmas de estudo ao longo do ano de 2004. A experiência obteve o reconhecimento da Corporação Accor, como um dos melhores resultados em projetos de RH a nível global em 2004.

 

Público Alvo:
Este programa está orientado a informar e capacitar as pessoas responsáveis pelas tarefas de desenvolvimento de programas de treinamento via internet, gerenciamento de conteúdo, projetos de desenvolvimento de conteúdos, análise pedagógica e implantação tecnológicas de cursos online.

 

GERENCIAMENTO DE CONTEÚDO DE E-LEARNING COM SCORM 1.2 (PARTE I)

 

A discussão a ser apresentada, aborda o uso do modelo de referência SCORM, versão 1.2, nas atividades de definição de Objetos de Aprendizagem, organização de estruturas de conteúdos por Objetos, recursos disponíveis para implementação de avaliações, registros e acompanhamento de usuários.
Tópicos a serem apresentados:
Histórico de padrões e Modelos de Referência
Generalidades da ADL e o modelo SCORM
Produção de conteúdo de e-Learning em escala corporativa
Características de a estruturação modular de conteúdos (Objetos de Aprendizagem)
Os componentes do modelo de referência SCORM, e a sua utilização.
Modelo de Agregação de Conteúdo SCORM
Identificação e especificação da Metadata dos Objetos de Aprendizagem
Empacotamentos SCORM
Os Sherable Content Objects (SCO’s) da ADL
A Application Programming Interface (API) de Runtime
Estratégias de re-utilização de conteúdos

 

EXPERIÊNCIAS E MELHORES PRÁTICAS DE TUTORIA E MONITORIA EM AMBIENTES DE
APRENDIZAGEM VIA INTERNET (PARTE II)
 

Tópicos a serem apresentados:
Modelo de aprendizagem e aquisição de conhecimento;
Visão histórica das tecnologias de aprendizagem;
Atores do processo de aprendizagem on-line
Estratégia de atuação da tutoria e da monitoria;
Etapas presentes no processo de aprendizagem digital.
Em anexo são apresentados, de forma um pouco mais aprofundada, os pontos a serem discutidos na oficina.

Duração programada:
Este programa tem uma duração de 6 horas sendo dividido em 2 sessões de 3 horas, dedicadas a cada parte.

 

 

Biografia
José Valdivia León
, sócio diretor da Livronline.com, é responsável pelo posicionamento estratégico da empresa, atuando também como consultor nas definições e orientações estratégicas, tecnológicas e de processo que a empresa oferece aos seus clientes. Formado em Física no Peru, e mestre em Ciências pela UNICAMP; com MBA de Ciência, Tecnologia e Inovação na Fundação Instituto de Administração (FIA), instituição associada à FEA da Universidade de São Paulo. Atualmente é aluno do Mestrado na área de Educação Corporativa, na Faculdade de Economia e Administração, da Universidade de São Paulo. Teve envolvimento com tecnologias internet em 1994, tendo acompanhado as transformações que a Internet gerou no mundo empresarial. Trabalhou como especialista e consultor de tecnologia em diversas empresas, prestando serviços em corporações como Telesp Celular, Telefônica, Bosch, Cosesp Seguros, Promon*IP, Portal Bidare, entre outros.