CURRÍCULO
DOS PARTICIPANTES
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Cláudio Moura e Castro
Formado em economia pela UFMG. Mestrado pela Universidade de Yale. Um ano de
estudos no programa de doutoramento da Universidade da Califórnia em Berkeley
e Ph.D. em Economia pela Universidade de Vanderbilt. Ensinou nos programas de
mestrado da PUC/Rio, Fundação Getúlio Vargas, Universidade de Chicago,
Universidade de Brasília, Universidade de Genebra e Universidade da Borgonha
em Dijon.
Trabalhou no IPEA/INPES e foi Coordenador Técnico do Programa ECIEL, passando
em seguida a Diretor Geral da CAPES. Foi também Secretario Executivo do CNRH
/ IIPEA. No exterior, foi Chefe da Divisão de Políticas de Formação da OIT
(Genebra), Economista Senior de Recursos Humanos do Banco Mundial, passando
para o BID como Chefe da Divisão de Programas Sociais. Ao aposentar-se do BID
em fins do ano 2001, assumiu a posição de Presidente do Conselho Consultivo
da Faculdade Pitágoras.
Autor de mais de trinta livros e mais de trezentos artigos científicos.
Articulista da revista Veja.
ClaudioC@pitagoras.com
Fernando França Monteiro de Barros
Formado em Administração de Empresas pelas Faculdades Integradas Newton de Paiva e Mestre em Gestão da Informática na Educação pela UFSC.
Atuou como diretor da LINK Informática Educacional, www.linkeducacional.com.br, e da JP Factoring Fomento Empresarial.
Também atuou como docente no Instituto João Alfredo de Andrade, na Faculdade Metropolitana de Belo Horizonte e em outras instituições.
desenvolveu atividades como ministrar cursos de informática educativa para coordenadores, diretores e professores de estabelecimentos de ensino; elaboração de material de ensino, Análise e coordenação de projetos de Ensino à Distância, para empresas, Consultoria técnica para montagem e configuração de Laboratórios de Informática.
Ministrar a disciplina Administração na Publicidade e Propaganda no curso de Comunicação Social - Publicidade e Propaganda;
e a disciplina Teoria Geral da Administração I no curso de Administração de Empresas.
Atualmente presta consultoria pedagógica, oferece treinamento e capacitação de corpo docente, e
funcionários administrativos em novas tecnologias na educação.
fernando@linkeducacional.com.br
José Geraldo de Freitas Drumond
presid@fapemig.br
O Professor José
Geraldo, ex-Reitor da UNIMONTES e membro do Conselho Curador da
FAPEMIG em dois períodos (1996-2000 e 2000-2004) é graduado em
Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais em 1972
e especialista em Medicina Legal, Citopatologia e Patologia.
Vice-Presidente da Sociedade Americana de Direito Médico, com sede em
Montevideu (Uruguai) e de Sociedade Brasileira de Medicina Legal.
Dedicou quase toda a sua vida profissional ao ensino, iniciando-se
como monitor de Histologia.
Foi professor no Curso Médico da
Faculdade de Ciências Médicas 'Dr. José Antônio Garcia Coutinho'
em Pouso Alegre até transferir-se para a UNIMONTES, em 1975. Além
dos vários cursos ministrados na UNIMONTES, foi professor do Curso
Internacional de Direito Médico e de Saúde, em Buenos Aires, em
novembro de 2001 e professor convidado do Curso Superior de Medicina
Legal da Universidade de Coimbra, nos anos de 1999 e 2001. Dentre suas
atividades profissionais destacam-se: membro dos corpos clínicos dos
Hospitais Aroldo Tourinho e Santa Casa de Montes Claros, onde é
também Chefe do Serviço de Anatomia Patológica, patologista-sênior
do Instituto de Patologia do Norte de Minas e Médico Legista do
Estado de Minas Gerais. É Membro Efetivo da Academia Internacional de
Medicina Legal, com sede em Zurich/Suiça e Membro do Conselho
Assessor da Rede Telemática Latino-americana de Medicina Legal,
Bioética e Direito Médico - FORENET, coordenada pelo Sindicato
Médico do Uruguai e pela Sociedade Ibero-americana de Direito Médico
- SIDEME, além de participar de vários conselhos no estado de Minas
Gerais, dentre eles o CONECIT - Conselho Estadual de Ciência e
Tecnologia do Estado de Minas Gerais. Conselho Estadual de Educação
e Presidente da Sociedade Brasileira de Direito Médico. Faz parte
também do conselho editorial de três revistas especializadas:
'Bioética',
'Educação Comunitária' e 'Saúde, Ética & Justiça'. Tem
participado das mais importantes conferências e congressos em sua
área de especialização e em bancas examinadoras de concursos e
teses de doutorado. Além dos inúmeros artigos técnico-científicos
publicados em periódicos especializados, é autor de três livros e
de cinco capítulos de livros, cujo enfoque predominante é o erro
médico. É colaborador, dentre outros, do jornal 'Hoje em Dia'.
Pertence a várias sociedades científicas e recebeu quase cem
distinções, entre medalhas e diplomas de mérito.
Fredric Michael Litto
Nascido em Nova Iorque em 1939, Bacharel em Rádio e Televisão pela UCLA (Universidade de Califórnia, Los Angeles) em 1960, Ph.D. em Comunicações pela Universidade de Indiana em 1969, e Livre Docente pela Universidade de São Paulo em 1977.
Lecionou nas Universidades de Indiana (1960-1964), Bowdoin (1964-1965), e Kansas (1965-1971).
Desde 1971 é Professor Titular da Escola de Comunicações e Artes da USP, atuando no Departamento de Cinema, Rádio e Televisão.
Nos últimos 15 anos tem dedicado seus esforços de ensino e pesquisa ao campo de "Comunicação Mediada por Computadores", e já orientou mais de 30 teses de mestrado e doutorado.
Foi Consultor da CAPES (1974-1980), do CNPq (1980-1985), e da FAPESP (1990-atual). Trabalhou em Rádio Educativa em Los Angeles (Pacifica Foundation KPFK-FM e UCLA Rádio) 1958-1960, e em Televisão Educativa
(UCLA TV) 1959-1960. Foi Consultor do Projeto Saci do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (São José dos Campos) em 1972, Consultor da Fundação Padre Anchieta, São Paulo, 1977-78, e membro do Comité Assessor de Informática em Educação do Ministério da Educação (1985-1992).
Em 1987-1988 foi "Visiting Scholar" (Pesquisador Visitante) no Departamento de Comunicações da Universidade de Stanford.
Desde 1989 é Fundador-Coordenador Científico da Escola do Futuro, laboratório interdisciplinar de pesquisa da Universidade de São Paulo que investiga as aplicações educativas das novas tecnologias comunicação.
Em 1995 foi eleito Presidente da Associação Brasileira de Educação a Distância (ABED), e re-eleito em 1999, para um segundo mandato.
Desde 1999 ele é Membro do Conselho Editorial da nova revista científica publicada pela editora Routledge da Inglaterra,
Education, Communication & Information, junto a Howard Gardner da Universidade Harvard e Mitchel Resnik do Media Lab do MIT.
Participou em anos recentes de reuniões internacionais de educação a distância em Moscow (1994), Saratoga Springs (1995), Lisboa (1996), Toronto (1997), University
Park, Pennsylvania (1998), Vancouver (1998), Tel Aviv (1998), Viena (1999), Caracas (1999), Montreal (1999) e Berlin (1999), além de outros conclaves relacionados às novas tecnologias de comunicação e a educação, em Santa Clara, California (anualmente desde 1989), Londres (1994),
Barranquilla, Colombia (1995), Cartagena, Colombia (1996), e Aguascalientes, México (1999).
Ivan Moura Campos
Sócio
fundador da Akwan S.A., empresa especializada em ferramentas de busca e gestão
da informação na WEB, e consultor em Tecnologias da Informação. Na academia,
foi Professor
Titular
de Ciência da Computação na UFMG, onde foi também Chefe de Departamento e
Pró-Reitor de Pós-Graduação. No governo, foi Diretor de Programas Especiais
do CNPq, Secretário de Política de Informática no MTC, e Secretário de
Ciência e Tecnologia do Estado de Minas Gerais. No mundo ONG, foi Coordenador
do Comitê Gestor da Internet no Brasil, e é atualmente Diretor da Internet
Corporation for Assigned and Numbers - ICANN. Ivan é Ph.D. em Ciência da
Computação pela Universidade da Califórnia, Los Angeles.
Márcia Lúcia Andrade dos Anjos
Naves
Formação
MBA
em Ebusiness – FGV
Pós-Graduação
em Informática Aplicada à Educação – IEC- PUC/MG
Graduação
em Ciências Econômicas.
Atuação
Analista
de Recursos Humanos da Telemig Celular S/A, responsável pelo ambiente
de aprendizagem virtual da Amazônia Celular e Telemig Celular –
Campus Virtual
Em
1998, em parceria com Maristela Fonseca, também profissional da
Telemig Celular, desenvolveu o modelo de educação a distância via
web da Telemig Celular, implementado em 1999.
Em
setembro de 2001 desenvolveu o modelo de replicação do Campus
Virtual para a
Amazônia Celular, empresa pertencente ao mesmo grupo acionário
da Telemig Celular.
Em
2002 integrou os 2 Campus e expandiu o acesso aos profissionais dos
parceiros comerciais das empresas. Também em 2002, ampliou o Campus
através do implantação do Campus Comunidade, onde o conceito de
Comunidade virtuais de prática está sendo aplicado.
Em
2002 o “Campus Virtual” recebeu o prêmio “Melhores Práticas em
Gestão de Pessoas” da ABRH-MG.
Maria Aparecida
da Silva
Formação
Acadêmica:
Graduação:
Pedagogia
- Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Itajubá –MG (1970).
Pós-Graduação“Lato
sensu”:
Estrutura
e Funcionamento do Ensino - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro
- Rio de Janeiro (1975).
Metodologia Científica – Pontifícia Universidade Católica
do Rio de Janeiro (1976).
Pós-Graduação “Stricto
sensu”
Mestrado
em Educação - Área de concentração: Planejamento Educacional - Pontifícia
Universidade Católica do Rio de Janeiro - Rio de Janeiro (1979).
Doutorado
em Educação - Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP- Campinas – SP
(1994).
Paulo Roberto Banho Bordoni
Qualificações
Profissional
com ampla experiência e atuação na área de Administração escolar, tendo
adquirido experiência em escolas de Formação Profissional, Ensino Fundamental
e Médio.
Habilidade
em coordenação de equipes
Habilitação
como professor
Habilidade
em elaboração de Projetos Educacionais
Formação
Acadêmica
Graduado
em Matemática – FAFI – Passos/MG
Graduado
em Pedagogia – FAFI – BH
Pós-Graduação
em Educação – UNESP – SP
Pós-Graduação
em Educação não formal – CET/OEA/MEC
Pós-Graduação
em Gestão em Ciências e Tecnologia – UFMG/FB
Experiência
Profissional
Atuação
como Professor de Eletrotécnica em Furnas e na CEMIG.
Atuação
como Professor de Matemática e Física em Colégio e Pré-Vestibular.
Atuação
como Professor de Estrutura e Administração Escolar – UTRAMIG e na UFMG
(Faculdade de Educação).
Diretor
de Ensino UTRAMIG
Diretor
Pedagógico do Colégio Prisma.
Coordenador
de Cursos e Projetos.
Planejamento,
Coordenação e execução de Programas de Treinamento (Capacitação,
Desenvolvimento de Pessoal).
Coordenação
de Seminários.
Histórico
Profissional
UTRAMIG
– Fundação de Educação para o Trabalho de Minas Gerais
Professor/Coordenador/ Diretor
Professor de Estrutura e Funcionamento do Ensino
Gerente do Centro de Especialização Profissional
Diretor de Ensino
*atuando desde 1975 até a presente data.
UFMG
– Universidade Federal de Minas Gerais
Professor (1992/1996)
CEMIG
– Centrais Elétricas de Minas Gerais
Professor/Coordenador – (1973/1975)
FURNAS
– Centrais Elétricas
Eletricista/Professor – (1967/1973)
Wilson Azevedo
E-Mail: wilson.azevedo@aquifolium.com.br
FORMAÇÃO
Pós-Graduação
DOUTORADO EM ANTROPOLOGIA SOCIAL
Universidade Federal do Rio de Janeiro (Museu Nacional)
Rio de Janeiro (RJ)
MESTRADO EM CIÊNCIAS DA RELIGIÃO
Instituto Ecumênico de Pós-Graduação em Ciências da Religião
São Bernardo do Campo (SP)
Graduação
BACHAREL EM FILOSOFIA (com Licenciatura Plena)
Universidade Federal do Rio de Janeiro
BACHAREL EM TEOLOGIA
Seminário Teológico Presbiteriano
São Paulo (SP)
Atividades Empresariais
AQUIFOLIUM EDUCACIONAL
Diretor Técnico-Pedagógico da Aquifolium Educacional, empresa especializada em Educação Online, que presta serviços para instituições como SENAI, SENAC, SEBRAE, UFRJ, UNIFESP entre outras.
Outras Atividades
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA (ABED)
Diretor de Ética e Qualidade
Manuel Marcos Maciel Formiga
FORMAÇÃO ACADÊMICA – Graduado e pós-graduado (mestrado) em
Economia pela Universidade Federal de Pernambuco. Tem diploma em Educação
Internacional pela Universidade de Londres. Foi professor adjunto da UFPE
até 89. Atualmente é professor da Universidade de Brasília (Assessoria
do reitor)
EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL – Na CAPES-MEC (Coordenador do Aperfeiçoamento
do Pessoal do Nível Superior), foi coordenador do Programa Nacional de
Capacitação de Docente das Universidades Brasileiras, foi Secretário
Geral Adjunto do Ministério de Educação e dirigia o INEP (Instituto
Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais ).
No
CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Ciêntifico e Tecnologico) do
Ministério da Ciência e Tecnologia, de onde está afastado
temporariamente, ocupou as seguintes funções: Coordenador de Ciências
Humanas e Sociais, Superintendente de Desenvolvimento Cientifico e
Tecnologico, Superintendente de Cooperação Internacional; e. por dois
períodos distintos, foi Diretor-Substituto do CNPq. Foi Superintendente
de Tele-educação da Fundação Roberto Marinho, Rio de Janeiro, de 1994
a 1997. Foi Superintendente da SUDENE de 1999 2000.
VISITAS OFICIAIS E DE ESTUDOS – Estados Unidos, Portugal, Espanha,
Itália, França, Inglaterra, Alemanha, México, China, Japão, União
Soviética, Antártica, Equador e Chile.
OUTRAS
ATIVIDADES ACADÊMICAS -
Secretário Geral Adjunto do Programa Ibero Americano de Ciência e
Tecnologia.
Membro da Comissão Julgadora do Prêmio Cientistas de Amanhã.
Membro do Grupo de Trabalho da SESSU-MEC para elaboração do Curriculum Mínimo
do Curso de Graduação em Economia. Professor “ Honoris Causa” da
UFRN. Presidente da Comissão Julgadora do Prêmio José Reis de Divulgação
Ciêntifica. Membro do Comitê de Pesquisa de Antártica.
SITUAÇÃO
ATUAL – Vice-Presidente da Associação Brasileira de Educação á
Distância – ABED. Membro do grupo de Trabalho sobre Sociedade do
Conhecimento do Ministério da Ciência e Tecnologia, Secretário
Extraordinário para o Desenvolvimento do Centro-Oeste, do Ministério da
Integração Nacional. Desde junho de 2000.
Elisa
Wolynec
Graduada
em Física pela USP, tem Mestrado pela Universidade de Sheffield,
Doutorado e Livre Docência pela USP.
Foi
Pró-Reitora de Administração da USP e tem atuado como consultora nas
áreas de gestão acadêmica, e-Learning e sistemas educacionais
públicos, no Brasil e em países da América Latina.
Atualmente
é diretora de Marketing da Techne
elisaw@techne.com.br
Edésio Fernandes
Edésio
Fernandes é Bacharel em Direito (Universidade Federal de Minas Gerais),
Especialista em Urbanismo (UFMG); Mestre ( LL.M. in Law in Development,Warwick
University, UK) e Doutor em Direito (Ph.D., Warwick University).
Atualmente,
é professor do Development Planning Unit/DPU da University
College London (Inglaterra) e da Teaching Faculty do Lincoln Institute of
Land Policy em Cambridge MA (EUA), bem como professor visitante em duas
universidades brasileiras.
É
Coordenador do IRGLUS - International Research Group on Law and Urban Space, que
e' um dos grupos de trabalho do Research Committee on Sociology of Law da
International Sociological Association, bem como um dos parceiros do Programa
das Nações Unidas para
os Assentamentos Humanos (UN-Habitat).
Vive em Londres há 14 anos. Seus tópicos de pesquisa têm sido Direito
Urbanístico e Ambiental, Gestão Urbana e Metropolitana, Direitos Humanos e Sociologia
do Direito (trabalha com freqüência com o Instituto de Sociologia Jurídica de
Onati).
Atua
também como consultor para
organizações governamentais e não-governamentais no Brasil e em diversos
paises da América Latina, África do Sul, Albânia, Kosovo, etc.
Waldomiro Pelágio Diniz de
Carvalho Loyolla
Natural
de Bauru-SP, é Físico graduado pelo Instituto de Física da UNICAMP –
Universidade Estadual de Campinas em 1976 e Engenheiro Eletricista graduado
pela Faculdade de Engenharia de Bauru da UNESP – Universidade Estadual
Paulista Júlio de Mesquita Filho em 1980, com Especialização em Engenharia
de Segurança do Trabalho pelo Ministério do Trabalho em 1983, Mestre em
Engenharia Elétrica pela Escola de Engenharia de São Carlos da USP –
Universidade de São Paulo em 1987 e Doutor em Engenharia Elétrica pela
Faculdade de Engenharia Elétrica e de Computação da UNICAMP - Universidade
Estadual de Campinas em 1992.
Lecionou na Universidade Estadual Paulista, UNESP (1977-1995), foi Coordenador
do NAR/PUC-Campinas, Núcleo de Atendimento Remoto ligado ao SINAPAD –
Sistema Nacional de Processamento de Alto Desempenho do MCT – Ministério de
Ciência e Tecnologia (2001 - 2002).
É
Professor Titular da Pontifícia Universidade Católica de Campinas, PUC
Campinas desde 1996, atuando como Coordenador
dos cursos de Pós-Graduação Lato Sensu do Instituto de Informática (1997
– 2002); desde 1999 atua como Coordenador do Curso de Pós-Graduação
Stricto Sensu do Instituto de Informática da PUC-Campinas denominado Mestrado
em Informática – Gerenciamento de Sistemas de Informação;
Desde
1998 é professor convidado na Universidade Católica de Brasília, onde
colaborou na elaboração do Projeto de Criação e na Implantação do
Mestrado em Informática com Área de Concentração em Gerenciamento de
Tecnologias e Sistemas de Informação.
Tem
orientado dezenas de Dissertações de Mestrado e Teses de Doutorado tanto
junto ao Instituto de Informática da PUC-Campinas como, na qualidade de
Professor Credenciado, junto à Faculdade de Engenharia Elétrica e de Computação
da UNICAMP. Também tem participado de dezenas de Bancas Examinadoras de
Concursos Públicos de Títulos e Provas para Professores e de Bancas
Examinadoras de Defesas de Dissertações de Mestrado e Teses de Doutorado
Tem
atuado como Assessor Científico da FAPESP - Fundação de Amparo à Pesquisa
do Estado de São Paulo, da Comissão de Ciência e Tecnologia da Secretaria
de Planejamento do Governo do Estado da Bahia, da FAP-DF Fundação de Amparo
à Pesquisa do Distrito Federal e do CNPq – Conselho Nacional de Pesquisa e
Desenvolvimento do MCT - Ministério de Ciência e Tecnologia.
Na
área de Educação a Distância iniciou seus trabalhos em 1995 com o projeto
de suporte à distância para disciplinas do curso de Engenharia Elétrica da
UNESP-Campus Bauru. Posteriormente na PUC-Campinas iniciou em 1996 o suporte
à distância para disciplinas e orientações de dissertação no Programa de
Mestrado em Informática. Em 1997 foi Coordenador Técnico do Projeto de
Virtualização Parcial por EDMC – Educação à Distância Mediada por
Computador para o Mestrado em Informática, havendo também desenvolvido os
projetos de virtualização dos Cursos Seqüenciais e do Programa de
Especialização em Informática PUC-Campinas. Como Consultor desenvolveu o
projeto e implantação da virtualização do Curso de Mestrado em Informática
da Universidade Católica de Brasília, dos Treinamentos de Tutores para Educação
a Distância do Instituto de Logística da Aeronáutica, FISP - Faculdades
Integradas de São Paulo, da PUC-Campinas, da Extecamp-UNICAMP e da UNESP.
Desenvolvedor,
em conjunto com o Prof. Dr. Maurício Prates, da Metodologia EDMC - Educação
a Distância Mediada por Computador para oferecimento de cursos on-line, tem
implantado esta metodologia em diferentes Universidades e Instituições de
Ensino em todo o país, obtendo em todas elas um significativo sucesso,
particularmente em relação aos baixos índices de evasão obtidos.
Destacam-se os índices de evasão de 5,2% no programa de Mestrado em Informática
da PUC-Campinas, de 4,8% no Curso de Especialização em Informática da
PUC-Campinas e de 3,2% nos Cursos Profissionais de Extensão das Escolas
Digitais da FISP - Faculdades Integradas de São Paulo. Neste último caso,
citado em entrevista ao Jornal O Globo em outubro de 2001 pelo Prof.Dr.
Fredric Litto, Presidente da Associação Brasileira de Educação a Distância,
como recorde mundial em baixo índice de evasão.
Agraciado
com o Prêmio de Excelência em Educação a Distância ABED/Embratel.
Atualmente é Membro do Conselho Consultivo do Centro de Educação a Distância
da FISP - Faculdades Integradas de São Paulo e Membro e Presidente do
Conselho Científico da ABED.
e-mail:
wloyolla@uol.com.br.
Carmem Maia
Carmem Maia é jornalista, MBA pela FEA-USP em
Conhecimento, Tecnologia e Inovação, doutoranda em comunicação e semiótica
pela PUC- SP.
Atua desde 1984 na área de ensino superior, e
mais especificamente, no desenvolvimento e aplicação de tecnologias para o
ensino.
No início da década de 90, começou a pesquisar
o uso da internet e aplicativos no ensino e, como Diretora do Depto. de
Desenvolvimento Tecnológico (DDT) da Universidade Anhembi Morumbi desenvolveu
junto com uma equipe de pesquisadores, designers e professores um ambiente
virtual de aprendizagem, com as mesmas características de um brownser
comercial, mas voltado para aplicações educacionais.
Durante esse período veio se aprofundando na
pesquisa de ambientes virtuais de aprendizagem, na capacitação de professores
e equipes para a utilização de novas metodologias e novas tecnologias de
ensino-aprendizagem.
Atualmente preside o NICE - Núcleo de Inteligência
Coletiva aplicada a Educação, da Universidade Anhembi Morumbi, voltado para a
pesquisa e desenvolvimento do ensino superior, bem como a aplicação e
usabilidade de novas metodologias e de tecnologias que otimizem e potencializem
o trabalho de professores e alunos.
É coordenadora do Pólo ABED SP, da Associação
Brasileira de Educação a Distância e membro do Conselho Executivo do IUVB -
Instituto Universidade Virtual Brasileira. Membro da Comissão Assessora da
Secretaria de Educação Superior do
MEC e Membro do Semesp - sindicato das Entidades Mantenedoras de Ensino Superior
do Estado de SP.
Organizadora do livro "EAD.br: Educação a Distância no Brasil na Era da
Internet"(2000) e do Guia Brasileiro de Educação a Distância 2001 e
2002/2003.
Eduardo Moreira Costa
Dr.
Eduardo Moreira da Costa é fundador e Diretor-Presidente da i-cubo.
Foi
o criador e primeiro coordenador nacional do programa SOFTEX-2000 de incentivo
às exportações brasileiras de software, pesquisador no CPqD da TELEBRÁS em
Campinas, diretor do CNPq em Brasília e é professor do Departamento de Ciência
da Computação da UFMG em Belo Horizonte.
Dr. Eduardo da Costa
é Ph.D. em eletrônica pela Universidade de Southampton na Inglaterra.
No ano de 1998, em Boston, Eduardo criou a empresa de consultoria NEST-Boston,
precursora da i-cubo e por ela encampada em 2000. É ainda membro do conselho
das empresas ItradeMarket.com, nos EUA e SmartPrice, no Brasil.
Como
"visiting scholar" da Universidade de Harvard desde 1997 é o autor do
livro "Global E-commerce Strategies for Small Businesses", publicado
pelo MIT PRESS em junho de 2001. O livro vêm sendo utilizado como livro texto
em algumas universidades americanas e explica de que maneira o comércio eletrônico
pode abrir novas oportunidades no mercado global para pequenas e médias
empresas de todo mundo.
Suas
publicações incluem mais de 100 artigos sobre comércio eletrônico,
telecomunicações, software, indústria do software e estratégias empresarias
para entrada no e-business. Nos últimos anos vêm proferindo palestras
sobre comércio eletrônico e tendências na Internet em países como Irlanda, Suíça, Espanha, Argentina, Itália, Cingapura, China, Brasil e Estados Unidos
Ângela Maria Fleury de
Oliveira
Professora
da Fundação Dom Cabral.
Mestra
em Mídia e Conhecimento, pela Universidade Federal de Santa Catarina, 2001; Pós-graduada
em Psicologia, pela Universidade da Califórnia/USA; Pedagoga,
pela UFMG; Psicóloga,
pela FUMEC.
Professora
nos cursos de pós-graduação – CEPEMG.
Consultora
nas áreas de Gestão Estratégica de Pessoas, Gestão de Processos e Mudanças,
Desenvolvimento de Equipes e Negociação, atuando em empresas de médio e
grande porte.
Marcos Borato Viana
Vice-Reitor
da Universidade Federal de Minas Gerais (2002-2006)
Ex-Diretor da Faculdade de Medicina da UFMG (1998-2002)
Professor Titular do Departamento de Pediatria da UFMG
Coordenador da Hematologia Pediátrica do Hospital das Clínicas da UFMG
Professor Doutor pela Universidade Federal de São Paulo
Pesquisador 2A do CNPq
Esther
Pillar Grossi
Esther
Pillar Grossi nasceu em 24 de Abril de 1936, em Santa Maria, Rio Grande do
Sul .
Em
1955, foi para Porto Alegre estudar Matemática, em cujo campo mais tarde
fez Mestrado na Sorbonne, em Paris (França).
Com
mais 49 professores de Porto Alegre fundou, em 1970, o GEEMPA (Grupo de
Estudos Sobre Educação, Metodologia de Pesquisa e Ação) e tem sido
dentro dele uma liderança fecunda na busca de soluções aos grandes
problemas da escola pública Brasileira.
Como
responsável pela área de pesquisa do GEEMPA, Esther tem coordenado a
realização de inúmeras pesquisas sobre questões do Ensino e da
Aprendizagem. Tais pesquisas incluem especialmente a construção de
atividades didáticas que produzem efeitos reais de rendimento escolar em
alunos provenientes de famílias de classes populares.
Em
particular, produziu com uma equipe interdisciplinar de pesquisadores, três
Didáticas sobre Alfabetização, que tem apoiado experiências concretas
em muitas redes públicas do ensino e que reverteram de 30% para 90 % os
Índices de aproveitamento escolar.
O
tópico mais valorizado por ela em seu currículo é de ter sido
professora alfabetizadora na vila Santo Operário, na periferia de Porto
Alegre, em sua primeira experiência de aplicação da proposta baseada em
novíssimas idéias sobre o aprender.
Foi
Candidata a Vice-Presidente do Centro de Professores do Estado do Rio
Grande do Sul (CPERS-Sindicato), na eleição de 1983.
É
autora de mais de uma dezena de obras sobre matemática, processo
cognitivo e alfabetização, tendo, em 1994, ingressado em outro gênero,
o de memórias conceituais, com "Águas da Graça da Vida". É
colaboradora assídua de jornais, revistas e publicações especializadas
em educação nacionais e internacionais.
Desde
abril de 2002 Esther coordena, em Porto Alegre, o projeto "O Prazer
de ler e escrever de verdade", realizado pelas ONGs GEEMPA e THEMIS,
com recursos do Ministério da Educação e que objetiva a alfabetização
de 1000 mulheres em três meses. Por sua proposta inovadora, a realização
do projeto está sendo especialmente acompanhada pela UNESCO e pelo
UNICEF.
Embebida
nesta trajetória, deu-se seu ingresso no Parlamento, tornando-se Deputada
Federal pelo PT do Rio Grande do Sul, desde 1995, atuando prioritariamente
na área da sua especialidade - a educação. Ela acompanhou a tramitação
da LDB (Lei de Diretrizes e Bases da Educação) com aprovação por
unanimidade de um DVS (Destaque de Votação em Separado) sobre a organização
curricular do ensino em ciclos com base em sólidos argumentos pedagógicos.
Agora, dentre vários outros projetos que relata ou propõe, salienta-se o
que inclui os alunos de 6 anos no ensino fundamental, com significativas
conseqüências para o encaminhamento dos graves problemas de educação
no Brasil.
Márcio
Luiz Bunte de Carvalho
Diretor
de Tecnologia da Informação da Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG
Assessor de
Tecnologia da Informação na gestão passada. Engenheiro mecânico e professor
do Departamento de Ciência da Computação (DCC). Possui mestrado pela UFMG e
pela Universidade da Califórnia, em Berkeley, onde desenvolve doutorado. Foi
subchefe do DCC por dois mandatos e coordenador da área de Recursos
Computacionais. Participou do processo de implantação da Internet no Brasil.
Marcos
Borato Viana
Vice-Reitor da
Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG
Professor da
Faculdade de Medicina, graduou-se na UFMG e é especialista em Hematologia e
Oncologia Pediátricas, pela Universidade de Northwestern, em Chicago. Doutor em
Pediatria pela Universidade Federal de São Paulo, foi diretor do Faculdade de
Medicina e Presidente do Conselho Administrativo do Hospital das Clínicas (HC),
onde também coordenou o Serviço de Hematologia. Integrou, durante a década de
80, as diretorias do Sindicato dos Médicos de Minas Gerais e do Diretório
Estadual do PC do B. Foi diretor do Departamento de Ações Básicas de Saúde,
da Secretaria de Saúde de Belo Horizonte
João
Carlos Teatini de Souza Clímaco
E-Mail: joaoteatini@mec.gov.br
Formação Acadêmica:
· Engenheiro civil, Universidade Federal de Goiás, 1971
· Doutor em Engenharia Estrutural, Politécnica de Londres, 1990
· Pós-doutorado na Universidade Nacional de Educação a Distância, 2000
Cargos Ocupados:
· Secretário do governo do Distrito Federal
· Decano de extensão da Universidade de Brasília, 1992 - 1993
Atividades Profissionais:
· Trabalhou na implementação do programa da Universidade Aberta do Distrito
Federal (Unab), 1996 e 1998
John
Beaumont
John Beaumont, Diretor Executivo da UK eUniversities Worldwide
Limited . Antes da UkeU, John Beaumont atuava como Diretor Geral da
Energis Squares, empresa provedora de serviços de internet. Durante
nove anos na Energis, John ocupou cargos de Diretor de Marketing e Diretor de
Desenvolvimento de Novos Negócios.
De 1987 a 1992, foi professor nas Universidades de Stirling e Bath.
Ele também atuou como assessor econômico e social do governo britânico e ocupou
cargo não executivo de direção no Departamento Nacional de Estatísticas do
Reino Unido.
Maria
Beatriz Ribeiro de Oliveira Gonçalves
1.
FORMAÇÃO UNIVERSITÁRIA
Graduada
em Serviço Social, pela PUC Minas e especialista em Administração
Universitária – Universidade Federal de Santa
Catarina/OUI/CRUB.
2.
EXPERIÊNCIA
PROFISSIONAL
2.1.
Funções mais relevantes
exercidas
Vice-
Reitora da PUC-MG, de agosto de 1992 a agosto de 1995.
Pró-Reitora
de Execução Administrativa da PUC-Minas, de março de 1988 a julho
de 1990.
Pró-
Reitora de Planejamento e Desenvolvimento Acadêmico da PUC-Minas, de
agosto 1990 a julho de 1992.
Secretária
Geral do Conselho de Reitores das Universidades Brasileiras-CRUB, Brasília,
de março de 1985 a fevereiro de 1987.
Assistente
social atuante em diversos órgãos, como o INSS, Departamento Social
do Menor (depois FEBEM), Instituto Psicopedagógico de Minas Gerais,
até 1982.
Assessora
da Secretaria de Formação Profissional do Ministério do Trabalho e
Emprego, em 1983/84.
Consultora
da Fundação João Pinheiro, em 1995/1996.
Membro
de Comissão Assessora do Ministério da Educação, em 1996/1997
Diretora
da Escola de Serviço Social de Minas Gerais da PUC-MG, de 1969 a 1971
e de 1976 a 1980
Professora
titular da Escola de Serviço Social da PUC Minas de 1964 a 1994
Diretora
Geral da Escola de Governo da Fundação João Pinheiro, de setembro
de 1997 a janeiro de 1999.
Diretora
de Ensino a Distância da PUC-Minas, a partir de setembro de 1999.
Gilberto
Mucilo de Medeiros
Doutor
em Educação, Administração Universitária, PUCRS, 1994.
Mestre em Educação, Planejamento Educacional, UFRGS, 1976.
Engenheiro Agrônomo, UFRGS, 1965.
É
Gerente de Marketing da PUCRS Virtual, desde sua instalação em
2000.
Pró-Reitor de Extensão, PUCRS, de 1994 a 1999.
Como Pró-Reitor não só organizou e imprimiu novo dinamismo às
atividades, como criou grupos de trabalho no sentido de pensar e propor
novas ações, como Educação a Distância e Meio Ambiente.
Assessor
do Reitor, PUCRS, desde 1993, tem colaborado na interlocução com as
agências governamentais, empresas e instituições privadas no
estabelecimento de convênios e parcerias. Ocupou cargos e funções
de gestão e administração no MEC e na CAPES, em Brasília.
Diretor
da Faculdade de Educação, UFRGS, 1976-1980, criou a Central de Produções,
como órgão centralizador dos estudos e ações na área de
tecnologias de audio-visual e multimeios. Além disso foi professor do
Ensino Técnico, público e privado, em várias escolas do Ensino Médio,
RS.
Em
todas as funções exercidas revelou-se não só um competente
administrador, mas um empreendedor capaz de desvelar ângulos de
realização profissional, liderando mudanças e abrindo espaços para
novos empreendimentos.
Suas
preferências quanto a áreas de conhecimento recaem nas áreas de
administração, planejamento e políticas educacionais do ensino
superior, tendo especial interesse por inovação e tecnologia.
Hermelina
Pastor Romiszowski
ttslinrom@uol.com.br Hermelina
das Graças Pastor Romiszowski é Doutora
(PhD) em Educação pela Syracuse University/Estados Unidos, com área de
concentração em “Instructional Design, Development and Evaluation”. Mestra
em Tecnologia Educacional pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro(UERJ).
Pedagoga (Docência e Supervisão Educacional), pela Universidade Federal da
Bahia (UFBA).
Diretora
Técnico-Pedagógica da TTS (Tecnologia, Treinamento e Desenvolvimento de
Sistemas) e Professora em Cursos de Pós-Graduação em Tecnologia Educacional e
Educação a Distância.
Consultora
em Educação e Treinamento com experiência em design e desenvolvimento
instrucional, avaliação de aprendizagem e de inovações educacionais, educação
a distância (planejamento e implementação de cursos e materiais).
Atua
em planejamento e desenvolvimento de sistemas e materiais instrucionais, em
especial para a Educação a Distância há vários anos, tendo desenvolvido
habilidades de elaboração de recursos didáticos, implementação de
tecnologia, docência e gestão de recursos humanos para a EAD no IRDEB (Bahia),
SISTECH (Rio de Janeiro), Syracuse University (Estados Unidos), TTS (Rio de
Janeiro).
2000/2003
- Coordenadora do Pólo ABED Rio de Janeiro
2002/2003 - Membro do Conselho Consultivo
da ABE (Ass. Brasileira de Educação)
1976/1977 - Vice-presidente da ABT/Seção
Bahia
1978/1980 - Presidente da ABT/Seção
Bahia.
É
autora de Vários materiais didáticos, a maioria em forma de livro,
elaborados em equipe para diversos cursos a distância (via rádio, correspondência,
radiovisão) do IRDEB. Exemplos: 1) LIVROS DIDÁTICOS da Série “Aprendo no
Campo”, para professores e alunos da zona rural do Estado da Bahia, sendo 08
volumes para cada clientela (1977/1981), 2) MÓDULOS DE TREINAMENTO para Curso
de Formação à Distância para técnicos da área de treinamento, SISTECH, Rio
de Janeiro (1982-1984); 3) TÉCNICAS DE LEITURA E APRESENTAÇÃO ORAL, para a
Secretaria de Educação do Estado da Bahia/Fundação Eduardo Magalhães
(2000-2001).
Vários
artigos em revistas e anais de congressos/seminários, na sua maioria sobre
design e desenvolvimento instrucional, mídia e cultura,
e implementação de tecnologia.
Vários
CD-ROM’s educativos desenvolvidos, em equipe, para clientes como por exemplo:
1) KIDLINK no Contexto da Informática Educacional para a PUC-Rio; 2) Reservas
de passagens Aéreas: o sistema Galileo e Front Desk- Como Atender ao Hóspede
na Recepção do Hotel, para o Instituto de Hospitalidade da Fundação
Odebretch. Entre 1997 e 2000.
Marcos
Resende Vieira
Marcos
Resende Vieira é cientista da computação, Vice-Presidente de e-Learning
da SUCESU-MG e Presidente do Grupo Zargon. Atua
há 20 anos no segmento de informática, atualmente
seus esforços estão voltados para o Projeto WebAula
que visa democratizar o conhecimento levando aprendizado
de qualidade a qualquer lugar do Brasil, via internet. Como
casos corporativos de sucesso, podemos citar
Atacadista Martins, Grupo Algar, Americam Express,
BASF, Brasil Telecom, Ministério do Planejamento,
CONFEA, CEMIG, entre outros. Como
casos acadêmicos de sucesso, podemos cita:
ULBRA, Universidade Newton Paiva, ENAP e FUMEC. Como
caso de inclusão digital de sucesso, podemos citar:
o site www.webaula.com.br, que oferece
28 cursos grátis,
com atendimento on-line para mais de 340.000 alunos do Brasil e exterior.
Silvia
Helena Zavaglia Pereira Coelho
Silvia Helena é Engenheira Civil, com especialização em Administração de
Sistemas de Informação, pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas e
mestranda em Multimeios - Mídia Digital, pela Universidade Estadual de Campinas
- UNICAMP. Trabalha
no Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia do Estado de São
Paulo - CREA-SP, atuando em diferentes funções, entre elas, Coordenadora do
Projeto de Criação de Cursos de Educação à Distância, em São Paulo, para
a capacitação profissional em larga escala. Realiza
contatos, pelo Crea-SP, com o setor produtivo para implantação de projetos de
parcerias, envolvendo o macro setor da construção civil. Na FIESP, como membro
da Comissão da Indústria da Construção, coordena o projeto "Sala de
Aula Virtual - Comunidade Construbusiness - 2001", para aproximadamente
6.000 municípios brasileiros. É
Diretora de Relações com o Sistema Produtivo, da ABED.
Helena Lúcia Elias Riboli
Formação
Acadêmica: Helena
Lucia é Pedagoga, com habilitação em Psicologia, Sociologia, Introdução à
Educação e Didática Teórica e Prática. Complementação Pedagógica, com
habilitação em Orientação Educacional e Administração Escolar; Supervisão
Escolar; Inspeção. Pós-Graduação em Metodologia do Ensino Superior e
Supervisão Escolar.
Experiência
Profissional: Ensino Fundamental e Médio: Professora, Supervisora e
Diretora; Ensino Superior: Assessora Pedagógica e Vice-Diretora (Escola
Superior de Educação Física); Vice-Diretora do Instituto de Ciências
Biológicas, Secretária Geral, Assessora Técnica Educacional da UNIFENAS;
Atualmente é Assessora de Educação a Distância; Coordenadora do Pólo ABED
Minas, Diretora de Relações Nacionais da ABED.
Alexandre
Motta de Souza
Nasceu
na cidade de São Paulo, em 1961.
É
graduado em Análise de Sistemas e em Pedagogia pelo Unicentro Newton Paiva, e
especializado em Marketing pela ESPM/RJ.
Responsável
pela Coordenação Pedagógica e elaboração da Estrutura Curricular do
Primeiro Curso de graduação no Brasil, de Gestão de Negócios Automotivos do
Unicentro Newton Paiva.
Idealizou
e iniciou a implantação do projeto FIAT EAD a partir de 2000, sendo o responsável
pela criação, implementação e direção da TV Corporativa (TV FIAT) em abril
de 2001 até a presente data. tendo realizado
palestras de apresentação do projeto na Fiat Auto em Turim - Itália e no IX
Congresso Internacional de Educação à Distância - São Paulo/SP, evento este
promovido pela ABED
Marise
Louvison
Secretária
Executiva da Universidade Correios. Tem formação em Matemática e é oriunda
da primeira turma da Escola Superior de Administração Postal.
É
especialista em correios internacionais com formação nas escolas da França e
dos Estados Unidos. Nos Correios do Brasil implantou o marketing
esportivo, o sistema de franchising, o conceito de varejo, a área de negócios
internacionais com o lançamento dos produtos Sur postal e Exporta Fácil.
Foi
membro da equipe do projeto de construção e implantação da Universidade
Correios.
Enilton
Ferreira Rocha
Graduado
em Administração de Empresas, com Pós-Graduação em Administração
Financeira, Docência para o Ensino Superior e Análise de Sistemas de Informação.
Mestrando em Tecnologias Educacionais para EAD.
Desenvolveu
na COPASA, durante cinco anos, atividades na área de Recursos Humanos. Na Açominas
passou pelas áreas de Recursos Humanos, Financeira e, finalmente sete anos no
Centro de Processamento de Dados como Analista de Sistemas. Atualmente, coordena
projetos no Estado de Minas Gerais, ligados a Educação a Distância
desenvolvidos pela PRODEMGE. Desenvolveu a Metodologia e coordenou durante dois
anos o PROJETO JANELAS PARA A CIDADANIA, educação a distância para o terceiro
segmento (comunidade penitenciária de MG), desenvolveu e coordenou atividades
do Sistema de Gestão do PROJETO VEREDAS, do curso a distância - formação
superior, para os 14.080 professores da rede municipal e estadual de MG.
Coordeno atividades do NÚCLEO DE EDUCAÇÃO CORPORATIVA A DISTÂNCIA do
Unicentro Newton Paiva. Professor (tutor) e autor das disciplinas Banco de Dados
e Análise de Sistemas do Unicentro Newton Paiva na modalidade a distância.
Paulo
José Leite Farias
Doutorando
em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco, UFPE/UPIS, é Mestre em
Direito (1998) pela UNB, e Graduado em Direito pelo CEUB e em Engenharia
Civil pela UNB. Tem Pós-Graduação em Análise de Sistemas pela FCB,
Faculdade Católica de Brasília.
Atuação
Profissional
Ministério
Público do Distrito Federal e Territórios – MPDFT desde 1997 (promotor
de Justiça); Instituto Nacional do Seguro Social – INSS – DF
(1994-1997)
Ministério
da Previdência e Assistência Social – MPAS
(Assessor
Jurídico)
Tribunal Superior do Trabalho – TST
Tribunal
de Contas da União – TCU
Companhia
de Desenvolvimento do Planalto Central (Empresa Pública de Processamento de
Dados e Planejamento do Distrito Federal) – CODEPLAN/DF
Atuação
Acadêmica:
Fundação
Escola Superior do Ministério Público do Distrito Federal -
FESMPDFT – Diretor de Ensino
Universidade
Católica de Brasília - UCB-DF (Professor Titular, Coordenador de Pesquisa,
Professor de Pós-Graduação)
Instituto
de Educação Superior de Brasília - IESB –DF (professor)
Fundação
Universidade de Brasília – UNB (professor contratado, Colaborador)
Associação
de Ensino Unificado do Distrito Federal – AEUDF (professor)
Ronaldo
Tavano Palaia
Engenheiro
Eletricista - Escola Politécnica USP 1972; Especialista em Administração
- CEAG EAESP-FGV 1977; Doutorado em Administração de Empresas - EAESP- FGV
2001. Profissional
de Informática como Analista de Sistemas, Gerente de Sistemas, Diretor de
Treinamento & Consultoria em Tecnologia da Informação (1970-1990).
Acadêmico como Professor Universitário, Chefe de Departamento, Coordenador
de Curso e Diretor de Faculdade (UNIP, FAAP, Trevisan) (1983-2000).
Consultor
em
Tecnologia Educacional, Projetos e Gestão Universitária, Universidades
Corporativas e Gestão do Conhecimento.(2001-2003).
www.educonsite.com.br
Roberto
do Valle
Gerente
Universidade Tigre desde 2001. É graduado em Publicidade e Propaganda
pela Fundação Cásper Líbero e MBA em Marketing pela Fundação Getúlio
Vargas.
Atuou como Diretor de Criação em diversas empresas de comunicação
desde 1989, incluindo agências de publicidade, marketing de
relacionamento, promoção e merchandising de mercados como São Paulo
e Buenos Aires.
Como Diretor de Criação obteve diversos prêmios, como Unpublished
Best Advertising em 1999, em Berlim, e o Marketing Best em 2000.
Pela Universidade Tigre, recebeu os prêmios Gestão Empresarial -
ABRH e E-Learning Brasil.
Arlette
Azevedo de Paula Guibert
Diretora
Administrativa e Financeira da ABED.
Paulista,
licenciada em Pedagogia pela Faculdade de Filosofia, Ciências e
Letras "Sedes Sapientiae" da Pontifícia Universidade Católica
de São Paulo. Pós graduada em "Comunicação Audiovisual"
e Mestre em Educação pela Universidade de Indiana, EUA.
Lecionou Didática Geral na PUC-SP e em Escolas de Formação de
Professores.
Integrou a equipe da Divisão Audiovisual do Instituto Nacional de
Estudos Pedagógicos - INEP em São Paulo, como responsável por
Cursos de Especialistas em Recursos Audiovisuais para o Brasil e América
Latina e outros programas de treinamento, no período de 1960 a
1970.
Responsável pela área de material didático da Fundação Centro
Nacional de Aperfeiçoamento de Pessoal para a Formação Profissional
- CENAFOR, de 1970 até 1975. A partir dessa data, a convite do Serviço
Nacional de Aprendizagem Industrial - SENAI/SP, organizou e coordenou
o Serviço de Tecnologia Educacional e, posteriormente, as Divisões
de Tecnologia Educacional e de Material Didático.
Iniciou
as atividades de educação a distância no SENAI/SP em 1979, em
projeto de teleducação com a Fundação Padre Anchieta de Rádio e
Televisão Educativas. Membro do Conselho Editorial do Telecurso 2000,
coordenou a elaboração do material impresso e a assessoria prestada à
produção dos programas de televisão do Telecurso
Profissionalizante.
Desde
2001 dirige Guibert Assessoria em Educação S/C Ltda.
Rijane
de Mont'Alverne Neto
|
Consultora
da área de Gestão de Pessoas da FDG - Fundação de Desenvolvimento Gerencial
Vic-Presidente
da ABRH - Associação Brasileira de Recursos Humanos
Administradora
de Empresas, com Especialização em Administração de Recursos Humanos e MBA
em Gestão de Negócios pela USP.
Mais
de 20 anos de atuação em áreas técnicas e gerenciais de grandes empresas,
tais como MBR - Minerações Brasileiras Reunidas S/A e Construtora Andrade
Gutierrez.
Carlos
Valente
Atualmente
atuando como Consultor Autônomo de T.I. em diversas empresas, prestando serviços
tanto em Redes, como desenvolvimento de Software.
Mestre
em Engenharia da Computação, pelo IPT, Instituto de Pesquisas Tecnológicas; Pós-Graduado
em Reengenharia pela Fundação Getúlio Vargas; Pós-Graduado em Administração
pelo Instituto Educacional Luzwell; Pós-Graduado em Análise de Sistemas pela
Universidade Mackenzie; Formado em Administração/Análise de Sistemas pelas
FASP, Faculdade de Administração de São Paulo; Graduado em Matemática pela
FAMO, Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras, e Técnico de Eletrônica pela
Escola Técnica Federal de São Paulo.
Professor
e Consultor de Tecnologia de Informação. Professor Universitário, capacitado
em Ensino à Distância (WebCT, BlackBoard e AulaNet), ministrando disciplinas
tais como Engenharia de Software, Sistemas de Informação / OSM,
Arquitetura/Organização de Computadores, Rede de Computadores - I e II,
Microprocessadores/Microcontroladores, Sistemas Operacionais, Lógica em Computação
e Algoritmos e Estrutura de Dados
Mestrando,
já com Qualificação realizada, em Engenharia de Computação pelo IPT
– Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo.
Ampla atuação em Informática com empresas nacionais e multinacionais em
cargos de Gerência, Consultoria e Superintendência, coordenando até 100
pessoas. Vivência em upsizing/downsizing e visão sistêmica empresarial.
Conhecimentos técnicos de linguagens orientadas a objeto (DELPHI, VB, JAVA),
Banco de Dados Relacionais (ORACLE, SQL-Server), redes (Windows NT, Unix),
Telecomunicações, Microsoft Office, Internet, Intranet e Extranet, etc
Wendy
Passman
Joined
Blackboard in June 1999. As Director of International Channel Development,
Ms. Passman is responsible for Blackboard’s marketing and sales strategy via
channels for emerging markets in Europe, the Middle East, Asia and Latin America.
With
15-years of business experience, Ms. Passman came to Blackboard from U.S.
ERP vendors, PeopleSoft and Datatel where she was responsible for domestic U.S.
sales into higher education and commercial markets. Prior to moving into
the international division at Blackboard Ms. Passman was responsible for all
Blackboard sales in the Western United States.
Ms
Passman holds a Bachelor’s Degree in European Studies as well as advanced
degrees in Finance and International Business Studies.
Denise
Aparecida de Oliveira Dumont
FORMAÇÃO
UNIVERSITÁRIA
.Graduação
em Administração de Empresas, Faculdade de Ciências Gerenciais – UNA –
Belo Horizonte/MG-1994
.Pós-graduação
“Lato Sensu” em Avaliação – CEPEMG – Newton Paiva - 2002
FORMAÇÃO
PROFISSIONAL
.
Programa de Desenvolvimento Gerencial - 2002
.
Avaliação de Impacto da Educação e Formação Profissional – OIT - Turim
/Itália - 2000
.
Programa de Gestão para Executivos - FIEMG e Fundação Dom Cabral - 1998
.
Seminário de Educação Profissional – Educatio - Áustria - 1998
.
Curso Metodologia de Desenv. Contínuo para Excelência – SENAI/ RJ 1998
.
Curso de Formação Didática de Instrutores - SENAT - 1996;
.Gerenciamento
do Processamento Eletrônico de Imagens de Documentos,Sistemas, Tecnologias e
Aplicações - CENADEM –1994
EXPERIÊNCIA
PROFISSIONAL NO SENAI/MG
De
mar/2002 – atual: Gerente do Núcleo de Educação a Distância
De
dez/1997 a mar/2002: Gerente de Acompanhamento e Avaliação
Eduardo
Martins da Costa Amorim
Diretor
de Tecnologia da Informação do Grupo Zargon e WebAula CORPORATE
É
Bacharel em Ciência da Computação pela PUC-MG
Experiência
*
14 anos de experiência de participação em Projeto de implementação e
implantação de sistemas
*
Principais clientes atendidos: Usiminas, Açominas, Grupo Martins, Grupo Algar,
CEMIG, Mannesmann, American Express, BRASIL Telecom, BASF, entre outros ...
Pedro
Luiz Pinto da Cunha
Coordenação
de Estratégia Tecnológica
Experiência
Profissional
Sócio
Diretor da Ceprom Ltda., responsável pelas atividades técnicas no âmbito de
desenvolvimento de sistemas e de suporte a ambientes operacionais.
Trabalhos de consultorias para ambientes educacionais e empresariais.
Diversos
sistemas de informação desenvolvidos nas áreas de:
Administração
de entidades educacionais
Sistemas
de controle acadêmico e controle de receita
Sistema
integrado de administração comercial (
ERP)
Sistema
Integrado de gestão fabril
Sistema
de gestão de mineradoras
Sistema
de controle de cartórios de registro civil
Experiência
de 20 anos como responsável técnico e coordenador de
equipes de desenvolvimento de sistemas nos mais diversos ambientes e
tecnologias.
Atuação
como professor de tecnologia e comunicação no Centro Universitário Newton
Paiva a partir de 1996 . Coordenador de área da Instituição com função de
gerenciar o programa excelência.
Este programa
que busca aprofundar a qualificação
docente no uso de tecnologias e a ampliação
do uso de recursos de comunicação e informação
aplicados a educação presencial e não presencial.
Representante
do Centro Universitário junto a Universidade Virtual Brasileira.
É
Bacharel em Comunicação Social , com habilitação em Publicidade e Propaganda
pela PUC Minas, Pós-Graduado em Administração de Empresas – Marketing e
Sistemas de Informação, pela CEPEDRH – UMA, Mestre em Engenharia de Produção
com ênfase em Gestão de Informática na Educação pela UFSC
Vera
Lucia Menezes de Oliveira e Paiva
Formação
Acadêmica
-
Professora Titular da Faculdade de Letras da UFMG - Defesa do memorial
“Caleidoscópio: fractais de uma oficina de ensino aprendizagem de língua
inglesa” em 26 de setembro de 2002.
-
Doutorado em Letras, área de Lingüística e Filologia - Faculdade de Letras da
Universidade Federal do Rio de Janeiro. Tese "A Língua Inglesa enquanto
Signo na Cultura Brasileira", defendida em 16 de dezembro de 1991
-
Mestrado em Inglês - Faculdade de Letras da Universidade Federal de Minas
Gerais. Dissertação "Readng Ads with Critical Eyes",defendida em 26
de fevereiro de 1987.
Experiência
Profissional
Professora
titular do Departamento de Letras Anglo-Germânicas da FALE-UFMG, com atuação
na Graduação em Letras e na pós-graduação em Estudos Lingüísticos
(Mestrado e Doutorado). Leciona Língua Inglesa na Graduação e disciplinas nas
linhas de Pesquisa em Análise do Discurso e Lingüística Aplicada ao Ensino de
Língua Estrangeiras.
Ingresso
na UFMG em 26 de fevereiro de 1985. Aprovada em primeiro lugar em concurso público
para professor auxiliar de ensino em dezembro de 1884 e aprovada em primeiro
lugar em concurso público para professora titular em 27 de agosto de 2002..
Experiência
com disciplina online na graduação desde 1997 e na pós-graduação desde o
primeiro semestre de 1999.
Outras
atividades:
Coordenadora
do Grupo de Pesquisa Aprendizagem de Línguas Estrangeiras, registrado no CNPq
desde 1992 sob o número 219189.
Coordenadora
do Projeto Ingrede.O projeto Ingrede, um consórcio entre 8 Universidades
Federais (FUNREI, UFG, UFMG, UFMT, UFPel, UFRJ, UFSM, UFU), tem por objetivo o
desenvolvimento de um curso de leitura instrumental em inglês online.
Conceição
Aparecida Pereira Barbosa
Formação
Acadêmica
Master
em Tecnologia Educacional – FAAP – Projeto da Monografia: O blog como
ferramenta para construção do conhecimento e aprendizagem colaborativa -
conclusão do curso em maio 2003
Pós-graduação
em Marketing – ESPM – 1995
Graduação
em Publicidade e Propaganda – FAAP – 1983
FACULDADE ANGLO LATINO - Professora
de Graduação nas disciplinas Agência de Propaganda 2, Atendimento e
Planejamento Publicitário 1 e 2 e Marketing
FUNDAÇÃO
ARMANDO ÁLVARES PENTEADO - Professora
de Pós-Graduação nas disciplinas Administração Estratégica, Marketing
Digital e Marketing Pessoal
MMCON
Consultoria Empresarial S/C Ltda. - Empresa
de consultoria e treinamento em gestão estratégica de negócios e formação
gerencial
Serviços
prestados à Caixa Federal, Sekron Serviços Ltda, Laffriolée Sobremesas, Baú
da Felicidade, RPS Informática, Teledata Inf. Tec. S/A, Dilote Distribuidora de
Produtos para Lotéricas Ltda, Caixa Capitalização, Sindicato dos Operadores
de Telemarketing e Rádio Chamada, Fazendas Integradas Ouro Branco Ltda.
Finalista
do 1o. Prêmio Abed/Blackboard de Educação a Distância - 2003
Membro
do Conselho de Coordenação dos Cursos da Faculdade Anglo Latino – a partir
de 2002
Membro
da comissão de estudo para EAD da FAAP
Responsável
pelas áreas de Atendimento e Planejamento Publicitário da Agência
Experimental da Faculdade Anglo Latino – a partir de 2002
Membro
da Banca Examinadora do Prêmio Nacional da Qualidade em 1995 e 1996
Marisa
Ribeiro Teixeira Duarte
Doutora em
Educação pela UFF – Universidade Federal Fluminense;
Mestre em Educação
pela Universidade Federal de Minas Gerais - MG;
Bacharel em Ciências Sociais
pela Universidade Federal de Minas Gerais - MG
É
professora na UFMG desde 1995.
Ana
Tereza Ralston
Graduada
em Pedagogia com especialização em Coordenação e Administração Escolar
pela Universidade Mackenzie. Cursos de extensão e especialização nas áreas
de Cognição e Aprendizagem em UCR (University of Califórnia Riverside). Atua
na área educacional há 17 anos e há 9 anos dedica-se ao Estudo de Aplicações
de Tecnologias à Educação, Capacitação de Docentes e Aprendizagem Mediada
pela Internet. Realizou e ministrou diversos cursos de extensão na
Escola do Futuro - Universidade de São Paulo. Foi responsável por laboratórios
de informática para fins de pesquisa e aperfeiçoamento no estudo de língua
estrangeira... Consultora em implantação de ambientes educacionais usando o
computador e complementos tecnológicos e Professora convidada na Pós Graduação
de Tecnologia Educacional da Universidade Mackenzie.
Diretora de Tecnologia Educacional da Klicknet desde Junho de
2000.Mestranda pela PUC-SP em Novas Tecnologias Educacionais.
Ângelo
de Moura Guimarães
Professor do Departamento de Ciência da Computação
da UFMG. Mestre em Ciência da Computação pela UFMG. Bacharel e Licenciado em
Matemática pela UFMG. Participou do Centro Piloto de Informática na Educação
do Projeto Educom. Foi consultor junto a SEE do Governo do Estado de Minas
Gerais na implantação da Informática Educativa nas Escolas Estaduais
(Proinfo/MEC). Foi professor em
cursos de especialização na área de tecnologia educacional na UFMG, PUC/Minas
e UNI-BH. Atualmente é associado
ao Laboratório de Sistemas de Informação do DCC onde desenvolve pesquisas em
dispositivos e metodologias de EAD.
Eliane
Marina Palhares Guimarães
Título
Acadêmico
Doutora
em enfermagem pela Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto – EERP; Mestre em
Ciência da Informação pela Universidade Federal de Minas Gerais; Especialização
em Administração Hospitalar pelo Instituto de Administração em Saúde,
FIASAH; Especialização em Metodologia de Pesquisa pela Universidade de Mogi
das Cruzes, UMC; Especialização em Saúde Pública pela Escola de Saúde de
Minas Gerais, ESMIG; Graduação em Enfermagem e Obstetrícia pela Pontifícia
Universidade Católica de Minas Gerais, PUC-MG; Enfermagem Médico-Cirúrgica
pela Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG; Licenciatura Plena pela
Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, PUC-MG;
Atuação
Profissional
Docente
do Departamento de Enfermagem Aplicada da Universidade Federal de Minas Gerais
desde 1984;
Enfermeira
Vice-Coordenadora da Maternidade Octaviano Neves AS – MONSA, entre 1981-1984;
João
Antonio Filocre Saraiva
Secretário
Adjunto da Secretaria de Estado da Educação de Minas Gerais -
Representante do Governo do Estado de Minas Gerais
Formação
Acadêmica/Titulação
Doutor
em Educação pela USP; Mestre em Ensino de Ciências
- Modalidade Física e Química pela USP; Bachar4el licenciado em Física
pela UFMG.
Atuação
Profissional
Diretor
Executivo do Instituto de Pesquisas e Inovações Educacionais – EDUCATIVA ;
professor da Universidade Federal de Minas Gerais
Prêmios e Títulos
Medalha
de Honra da Inconfidência, Governo do Estado de Minas Gerais - 1998
Ordem
do Mérito Legislativo, Assembléia Legislativa de Minas Gerais – 1998
Leandro
César Ribeiro
Graduado
em Química pela USP.
Desenvolve
treinamento sobre as ferramentas para desenvolvimento de conteúdos e cursos no
ambiente virtual de aprendizagem, oferecer treinamento para o pessoal específico
de atendimento ao aluno e usuário dos cursos e disciplinas on-line, entre
outreas coisas para a Universidade de Ribeirão Preto - UNAERP
Beatriz
Leonel Scavazza
Beatriz
Leonel Scavazza, é professora universitária titular da PUC SP, doutora em
Psicologia da Educação (1987).
Foi diretora da DEAC - Diretoria de Extensão e Assuntos Comunitários da UMC -
Universidade de Mogi das Cruzes, de janeiro 1997 a setembro de 1999.
Foi responsável pelo processo de reestruturação interna e expansão da COGEAE
- Coordenadoria Geral de Especialização, Aperfeiçoamento e Extensão da PUCSP,
no período de 1990 a 1996.
Desde
fevereiro de 2000, assumiu a Coordenação Executiva do Laboratório de
Tecnologias em Educação da Fundação Carlos Alberto Vanzolini, entidade
co-ligada ao Departamento de Engenharia de Produção da POLI/USP.
Responde pela gestão da área, tendo sob sua responsabilidade a concepção,
desenvolvimento e operação de vários projetos e-learning.
Maria
de Lourdes Coelho
Mestre
em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas
Gerais; Especialista em Educação Continuada e a Distância pela Cátedra
da Unesco de Educação a Distância e Faculdade de Educação/UnB/Brasília;
Especialista em Arte Terapia pelo Ciclo
CEAP – Centro de Estudos Avançados em Psicologia/Belo Horizonte;
Graduada em Pedagogia, com habilitação em Orientação Educacional e
Magistério das Disciplinas Pedagógicas de II Grau pela Faculdade de Educação
da UFMG; Técnica em Química pelo CEFET - Centro Federal de Educação
Tecnológica de Minas Gerais.
Atividades
Profissionais
Coordenadora
do Curso de Especialização
Profissionalizante em Multimídia Aplicada à Educação UTRAMIG
– Fundação Educacional para o Trabalho
Pedagoga/Orientadora
Educacional na Secretaria da Educação em Revista da Faculdade de Educação -
UFMG
Pedagoga
– Orientadora Educacional na Cátedra da UNESCO de Formação de Professores na Modalidade de Educação
a Distância da Faculdade de Educação –
UFMG
Pedagoga
– Orientadora Educacional na NAE
– Campus I – CEFET/MG – Belo Horizonte - MG
Técnico
em Química no Departamento de Química
/ ICEX / UFMG – Belo Horizonte - MG
ATIVIDADES
DOCENTES
Disciplina:
Didática, Metodologia do Ensino Médio e Gestão Escolar - Curso
de Formação de Professores para disciplinas especializadas do ensino médio, UTRAMIG
– Fundação Educacional para o Trabalho
Disciplina:
Sociologia da Educação I e II - Curso Normal Superior do ISE - Instituto de
Ensino Superior da Fundação Helena Antipoff
Disciplina:
Didática II e Psicologia da Educação I (Adolescência) - Curso Emergencial de
formação de Professores – PUC/MG
Disciplina:
Sociologia I
- Curso Emergencial de Formação de Professores – PUC/MG
Licenciatura
em Ciências
Estevam
de Toledo
Graduado
em Educação pela Faculdade de
Educação da UFMG. Obteve seu Post-Graduate Diploma
in Adult Education, junto a Universidade de Manchester, Inglaterra.
Conclui,
neste momento, o Master en Nuevas Tecnologias
de la Información y de la Comunicación (Uned/Madrid).
Sua
experiência profissional inclui Magistério
(Educação de Adultos/Educação Comparada/Planejamento e Desenvolvimento
de RH),
Consultoria de Organizações (Senac,
Belgo Mineira).
É
autor de vários trabalhos sobre Educação e Desenvolvimento
de RH/Organizacional. Implantou e dirigiu a Diretoria de
Educação a Distância, da SEE/MG, no período de 1999 a 2002.
É
membro da Associação Brasileira de Educação a Distância.
Ruth
Schmitz de Castro
Licenciada
e Bacharel em Física pela Universidade Federal de Minas Gerais, Especialista em
Assessoria Técnico-Legislativa Avançada, pela Faculdade de Direito da UFMG e
Escola do Legislativo da Assembléia Legislativa do Estado de Minas Gerais;
Mestre em Ensino de Ciências, na modalidade Física, pelo Instituto de Física
e Faculdade de Educação da USP.
Atividades
Profissionais, Pedagógicas, Científicas e Técnicas:
Experiência como docente no Ensino Fundamental e no Ensino Médio
Professora
da disciplina História
das Ciências, no Curso Normal Superior da
Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais
Formação
de Professores a distância - Consultora de Ciências para 1ª a 4ª série do
CAP - Curso de Aperfeiçoamento de Professores - da Rede Marista - Província do Rio de Janeiro
Coordenou
o trabalho de elaboração de argumentos para o Curso: O cidadão e o Estado,
para a Fundação Roberto Marinho, usados para a produção do Telecurso 2000 -
A hora do Brasileiro, além de participar da redação dos mesmos
Coordenou
e trabalhou na criação e execução da Cartilha eletrônica do programa de
educação para a Cidadania da Escola do Legislativo do Estado de Minas Gerais
disponibilizada na rede Internet - http://www.almg.gov.br/cedis
Coordenação
do Núcleo de Estudos e Pesquisas da Escola do Legislativo - NEPEL e membro do
Conselho Pedagógico da Escola do Legislativo
Coordenação
Pedagógica da Escola do Legislativo da ALMG desde setembro de 2002.
Gustavo
Henrique Roque
Graduado
em Administração de Empresas com
ênfase em gestão de negócios.
Desde
2001 acompanha a evolução e a implantação
do e-learning em diversas
universidades corporativas, como Telemar, BNDES, Lojas Renner, Caixa
Econômica Federal, CPFL Energia, Texaco, Ultragaz,
entre outras.
Atualmente
coordena a área de desenvolvimento de negócios da MindQuest Educação
Empresarial, empresa que administra parcerias com Harvard Business School
Publishing, FT Knowledge, Pearson Education e BBC for Business.
Maria
Teresa Marques Amaral
amaralk@terra.com.br
Graduada
e Licenciada em Filosofia pela UFMG; Especializada em Administração Escolar
e Legislação de Ensino pela PUC Minas – PREPES; Mestre em Educação pela
FAE/UFMG; Doutora em Programme Phd. Fondements en l’éducation
pela Faculté des Études Supérieures Université de Montréal, Québec,
Canadá.
Atua
na Chefia do Departamento de Métodos e Técnicas de Ensino; é Coordenadora
do Colegiado das disciplinas pedagógicas da Licenciatura e Coordenadora da Cátedra
da Unesco de Formação de professores na modalidade
de Educação à Distância.
Adriana
Silveira Teperino
amaralk@terra.com.br
Graduada
em Processamento de Dados pela PUC - Brasília. Trabalhou na CEB - Companhia
Energética de Brasília até 2000, sempre na área de tecnologia, com
especialização em bancos de dados SQL Server e Oracle. É analista de
sistemas dos Correios desde setembro de 2000. Implantou, ainda na área de
tecnologia, a Metodologia de Desenvolvimento de Sistemas, com o Método de
Extração do Conhecimento, técnica utilizada para levantamento de
necessidades sistêmicas da empresa. A partir de janeiro de 2002, foi para a
Universidade Correios, responder pela Universidade Virtual. Esse Centro é o
responsável pelo apoio tecnológico à Universidade, tendo criado, no final
de 2002, o site da UNICO. Participa da elaboração de projetos em EAD de toda
a Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos.
Campus da UFMG: Av. Antonio Carlos, 6627, Pampulha -
Belo Horizonte, MG |
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