1º  SEMINÁRIO  
NACIONAL ABED DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

"Habilidades e Talentos em EAD"

 12 a 15 de abril de 2003
Belo Horizonte - MG

 

CURRÍCULO DOS PARTICIPANTES

 

 





Cláudio Moura e Castro


Formado em economia pela UFMG. Mestrado pela Universidade de Yale. Um ano de estudos no programa de doutoramento da Universidade da Califórnia em Berkeley e Ph.D. em Economia pela Universidade de Vanderbilt. Ensinou nos programas de mestrado da PUC/Rio, Fundação Getúlio Vargas, Universidade de Chicago, Universidade de Brasília, Universidade de Genebra e Universidade da Borgonha em Dijon.

Trabalhou no IPEA/INPES e foi Coordenador Técnico do Programa ECIEL, passando em seguida a Diretor Geral da CAPES. Foi também Secretario Executivo do CNRH / IIPEA. No exterior, foi Chefe da Divisão de Políticas de Formação da OIT (Genebra), Economista Senior de Recursos Humanos do Banco Mundial, passando para o BID como Chefe da Divisão de Programas Sociais. Ao aposentar-se do BID em fins do ano 2001, assumiu a posição de Presidente do Conselho Consultivo da Faculdade Pitágoras.

Autor de mais de trinta livros e mais de trezentos artigos científicos. Articulista da revista Veja.

 ClaudioC@pitagoras.com












Fernando França Monteiro de Barros


Formado em Administração de Empresas pelas Faculdades Integradas Newton de Paiva e Mestre em Gestão da Informática na Educação pela UFSC.

Atuou como diretor da LINK Informática Educacional, www.linkeducacional.com.br, e da JP Factoring Fomento Empresarial.
Também atuou como docente no Instituto João Alfredo de Andrade, na Faculdade Metropolitana de Belo Horizonte e em outras instituições.

desenvolveu atividades como ministrar cursos de informática educativa para coordenadores, diretores e professores de estabelecimentos de ensino; elaboração de material de ensino, Análise e coordenação de projetos de Ensino à Distância, para empresas, Consultoria técnica para montagem e configuração de Laboratórios de Informática. Ministrar a disciplina Administração na Publicidade e Propaganda no curso de Comunicação Social - Publicidade e Propaganda; e a disciplina Teoria Geral da Administração I no curso de Administração de Empresas. 
Atualmente presta consultoria pedagógica, oferece treinamento e capacitação de corpo docente, e funcionários administrativos em novas tecnologias na educação.

fernando@linkeducacional.com.br












José Geraldo de Freitas Drumond




 

 

 

presid@fapemig.br

O Professor José Geraldo, ex-Reitor da UNIMONTES e membro do Conselho Curador da FAPEMIG em dois períodos (1996-2000 e 2000-2004) é graduado em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais em 1972 e especialista em Medicina Legal, Citopatologia e Patologia. Vice-Presidente da Sociedade Americana de Direito Médico, com sede em Montevideu (Uruguai) e de Sociedade Brasileira de Medicina Legal. Dedicou quase toda a sua vida profissional ao ensino, iniciando-se como monitor de Histologia. 

Foi professor no Curso Médico da Faculdade de Ciências Médicas 'Dr. José Antônio Garcia Coutinho' em Pouso Alegre até transferir-se para a UNIMONTES, em 1975. Além dos vários cursos ministrados na UNIMONTES, foi professor do Curso Internacional de Direito Médico e de Saúde, em Buenos Aires, em novembro de 2001 e professor convidado do Curso Superior de Medicina Legal da Universidade de Coimbra, nos anos de 1999 e 2001. Dentre suas atividades profissionais destacam-se: membro dos corpos clínicos dos Hospitais Aroldo Tourinho e Santa Casa de Montes Claros, onde é também Chefe do Serviço de Anatomia Patológica, patologista-sênior do Instituto de Patologia do Norte de Minas e Médico Legista do Estado de Minas Gerais. É Membro Efetivo da Academia Internacional de Medicina Legal, com sede em Zurich/Suiça e Membro do Conselho Assessor da Rede Telemática Latino-americana de Medicina Legal, Bioética e Direito Médico - FORENET, coordenada pelo Sindicato Médico do Uruguai e pela Sociedade Ibero-americana de Direito Médico - SIDEME, além de participar de vários conselhos no estado de Minas Gerais, dentre eles o CONECIT - Conselho Estadual de Ciência e Tecnologia do Estado de Minas Gerais. Conselho Estadual de Educação e Presidente da Sociedade Brasileira de Direito Médico. Faz parte também do conselho editorial de três revistas especializadas: 

'Bioética', 'Educação Comunitária' e 'Saúde, Ética & Justiça'. Tem participado das mais importantes conferências e congressos em sua área de especialização e em bancas examinadoras de concursos e teses de doutorado. Além dos inúmeros artigos técnico-científicos publicados em periódicos especializados, é autor de três livros e de cinco capítulos de livros, cujo enfoque predominante é o erro médico. É colaborador, dentre outros, do jornal 'Hoje em Dia'. Pertence a várias sociedades científicas e recebeu quase cem distinções, entre medalhas e diplomas de mérito.














Fredric Michael Litto


 

Nascido em Nova Iorque em 1939, Bacharel em Rádio e Televisão pela UCLA (Universidade de Califórnia, Los Angeles) em 1960, Ph.D. em Comunicações pela Universidade de Indiana em 1969, e Livre Docente pela Universidade de São Paulo em 1977.

Lecionou nas Universidades de Indiana (1960-1964), Bowdoin (1964-1965), e Kansas (1965-1971).

Desde 1971 é Professor Titular da Escola de Comunicações e Artes da USP, atuando no Departamento de Cinema, Rádio e Televisão.

Nos últimos 15 anos tem dedicado seus esforços de ensino e pesquisa ao campo de "Comunicação Mediada por Computadores", e já orientou mais de 30 teses de mestrado e doutorado.

Foi Consultor da CAPES (1974-1980), do CNPq (1980-1985), e da FAPESP (1990-atual). Trabalhou em Rádio Educativa em Los Angeles (Pacifica Foundation KPFK-FM e UCLA Rádio) 1958-1960, e em Televisão Educativa (UCLA TV) 1959-1960. Foi Consultor do Projeto Saci do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (São José dos Campos) em 1972, Consultor da Fundação Padre Anchieta, São Paulo, 1977-78, e membro do Comité Assessor de Informática em Educação do Ministério da Educação (1985-1992).

Em 1987-1988 foi "Visiting Scholar" (Pesquisador Visitante) no Departamento de Comunicações da Universidade de Stanford.

Desde 1989 é Fundador-Coordenador Científico da Escola do Futuro, laboratório interdisciplinar de pesquisa da Universidade de São Paulo que investiga as aplicações educativas das novas tecnologias comunicação.

Em 1995 foi eleito Presidente da Associação Brasileira de Educação a Distância (ABED), e re-eleito em 1999, para um segundo mandato.

Desde 1999 ele é Membro do Conselho Editorial da nova revista científica publicada pela editora Routledge da Inglaterra, Education, Communication & Information, junto a Howard Gardner da Universidade Harvard e Mitchel Resnik do Media Lab do MIT.

Participou em anos recentes de reuniões internacionais de educação a distância em Moscow (1994), Saratoga Springs (1995), Lisboa (1996), Toronto (1997), University Park, Pennsylvania (1998), Vancouver (1998), Tel Aviv (1998), Viena (1999), Caracas (1999), Montreal (1999) e Berlin (1999), além de outros conclaves relacionados às novas tecnologias de comunicação e a educação, em Santa Clara, California (anualmente desde 1989), Londres (1994), Barranquilla, Colombia (1995), Cartagena, Colombia (1996), e Aguascalientes, México (1999).











Ivan Moura Campos




 


Sócio fundador da Akwan S.A., empresa especializada em ferramentas de busca e gestão da informação na WEB, e consultor em Tecnologias da Informação. Na academia, foi Professor
Titular de Ciência da Computação na UFMG, onde foi também Chefe de Departamento e Pró-Reitor de Pós-Graduação. No governo, foi Diretor de Programas Especiais do CNPq, Secretário de Política de Informática no MTC, e Secretário de Ciência e Tecnologia do Estado de Minas Gerais. No mundo ONG, foi Coordenador do Comitê Gestor da Internet no Brasil, e é atualmente Diretor da Internet Corporation for Assigned and Numbers - ICANN. Ivan é Ph.D. em Ciência da Computação pela Universidade da Califórnia, Los Angeles.

 








Márcia Lúcia Andrade dos Anjos Naves



Formação

MBA em Ebusiness – FGV

Pós-Graduação em Informática Aplicada à Educação – IEC- PUC/MG

Graduação em Ciências Econômicas.

Atuação

Analista de Recursos Humanos da Telemig Celular S/A, responsável pelo ambiente de aprendizagem virtual da Amazônia Celular e Telemig Celular – Campus Virtual

Em 1998, em parceria com Maristela Fonseca, também profissional da Telemig Celular, desenvolveu o modelo de educação a distância via web da Telemig Celular, implementado em 1999.

Em setembro de 2001 desenvolveu o modelo de replicação do Campus Virtual para a  Amazônia Celular, empresa pertencente ao mesmo grupo acionário da Telemig Celular.

Em 2002 integrou os 2 Campus e expandiu o acesso aos profissionais dos parceiros comerciais das empresas. Também em 2002, ampliou o Campus através do implantação do Campus Comunidade, onde o conceito de Comunidade virtuais de prática está sendo aplicado.

Em 2002 o “Campus Virtual” recebeu o prêmio “Melhores Práticas em Gestão de Pessoas” da ABRH-MG.















Maria Aparecida da Silva



Formação Acadêmica:

Graduação:

Pedagogia - Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Itajubá –MG (1970).

Pós-Graduação“Lato sensu”:

Estrutura e Funcionamento do Ensino - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro - Rio de Janeiro (1975).

Metodologia Científica – Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1976).

Pós-Graduação “Stricto sensu”

Mestrado em Educação - Área de concentração: Planejamento Educacional - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro - Rio de Janeiro (1979).
Doutorado em Educação - Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP- Campinas – SP (1994).









Paulo Roberto Banho Bordoni



Qualificações

Profissional com ampla experiência e atuação na área de Administração escolar, tendo adquirido experiência em escolas de Formação Profissional, Ensino Fundamental e Médio.

Habilidade em coordenação de equipes

Habilitação como professor

Habilidade em elaboração de Projetos Educacionais

Formação Acadêmica

Graduado em Matemática – FAFI – Passos/MG

Graduado em Pedagogia – FAFI – BH

Pós-Graduação em Educação – UNESP – SP

Pós-Graduação em Educação não formal – CET/OEA/MEC

Pós-Graduação em Gestão em Ciências e Tecnologia – UFMG/FB

Experiência Profissional

Atuação como Professor de Eletrotécnica em Furnas e na CEMIG.

Atuação como Professor de Matemática e Física em Colégio e Pré-Vestibular.

Atuação como Professor de Estrutura e Administração Escolar – UTRAMIG e na UFMG (Faculdade de Educação).

Diretor de Ensino UTRAMIG

Diretor Pedagógico do Colégio Prisma.

Coordenador de Cursos e Projetos.

Planejamento, Coordenação e execução de Programas de Treinamento (Capacitação, Desenvolvimento de Pessoal).

Coordenação de Seminários.

Histórico Profissional

UTRAMIG – Fundação de Educação para o Trabalho de Minas Gerais
Professor/Coordenador/ Diretor
Professor de Estrutura e Funcionamento do Ensino
Gerente do Centro de Especialização Profissional
Diretor de Ensino
*atuando desde 1975 até a presente data.

UFMG – Universidade Federal de Minas Gerais
Professor (1992/1996)

CEMIG – Centrais Elétricas de Minas Gerais
Professor/Coordenador – (1973/1975)

FURNAS – Centrais Elétricas
Eletricista/Professor – (1967/1973)

 

 

 

 

 





Wilson Azevedo


E-Mail: wilson.azevedo@aquifolium.com.br

FORMAÇÃO

Pós-Graduação
DOUTORADO EM ANTROPOLOGIA SOCIAL
Universidade Federal do Rio de Janeiro (Museu Nacional)
Rio de Janeiro (RJ)

MESTRADO EM CIÊNCIAS DA RELIGIÃO
Instituto Ecumênico de Pós-Graduação em Ciências da Religião
São Bernardo do Campo (SP)

Graduação
BACHAREL EM FILOSOFIA (com Licenciatura Plena)
Universidade Federal do Rio de Janeiro

BACHAREL EM TEOLOGIA
Seminário Teológico Presbiteriano
São Paulo (SP)

Atividades Empresariais
AQUIFOLIUM EDUCACIONAL
Diretor Técnico-Pedagógico da Aquifolium Educacional, empresa especializada em Educação Online, que presta serviços para instituições como SENAI, SENAC, SEBRAE, UFRJ, UNIFESP entre outras.

Outras Atividades
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA (ABED)
Diretor de Ética e Qualidade

 

 

 

        

 


Manuel Marcos Maciel Formiga



FORMAÇÃO ACADÊMICA – Graduado e pós-graduado (mestrado) em Economia pela Universidade Federal de Pernambuco. Tem diploma em Educação Internacional pela Universidade de Londres. Foi professor adjunto da UFPE até 89. Atualmente é professor da Universidade de Brasília (Assessoria do reitor)

  EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL – Na CAPES-MEC (Coordenador do Aperfeiçoamento do Pessoal do Nível Superior), foi coordenador do Programa Nacional de Capacitação de Docente das Universidades Brasileiras, foi Secretário Geral Adjunto do Ministério de Educação e dirigia o INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais ).

No CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Ciêntifico e Tecnologico) do Ministério da Ciência e Tecnologia, de onde está afastado temporariamente, ocupou as seguintes funções: Coordenador de Ciências Humanas e Sociais, Superintendente de Desenvolvimento Cientifico e Tecnologico, Superintendente de Cooperação Internacional; e. por dois períodos distintos, foi Diretor-Substituto do CNPq. Foi Superintendente de Tele-educação da Fundação Roberto Marinho, Rio de Janeiro, de 1994 a 1997. Foi Superintendente da SUDENE de 1999 2000.

  VISITAS OFICIAIS E DE ESTUDOS – Estados Unidos, Portugal, Espanha, Itália, França, Inglaterra, Alemanha, México, China, Japão, União Soviética, Antártica, Equador e Chile.

  OUTRAS ATIVIDADES ACADÊMICAS -  Secretário Geral Adjunto do Programa Ibero Americano de Ciência e Tecnologia.  Membro da Comissão Julgadora do Prêmio Cientistas de Amanhã. Membro do Grupo de Trabalho da SESSU-MEC para elaboração do Curriculum Mínimo do Curso de Graduação em Economia. Professor “ Honoris Causa” da UFRN. Presidente da Comissão Julgadora do Prêmio José Reis de Divulgação Ciêntifica. Membro do Comitê de Pesquisa de Antártica.

SITUAÇÃO ATUAL – Vice-Presidente da Associação Brasileira de Educação á Distância – ABED. Membro do grupo de Trabalho sobre Sociedade do Conhecimento do Ministério da Ciência e Tecnologia, Secretário Extraordinário para o Desenvolvimento do Centro-Oeste, do Ministério da Integração Nacional. Desde junho de 2000.

 

 

 

 


Elisa Wolynec



Graduada em Física pela USP, tem Mestrado pela Universidade de Sheffield, Doutorado e Livre Docência pela USP.

Foi Pró-Reitora de Administração da USP e tem atuado como consultora nas áreas de gestão acadêmica, e-Learning e sistemas educacionais públicos, no Brasil e em países da América Latina.

Atualmente é diretora de Marketing da Techne

elisaw@techne.com.br

 

 

 

 

 

 


Edésio Fernandes



Edésio Fernandes é Bacharel em Direito (Universidade Federal de Minas Gerais), Especialista em Urbanismo (UFMG); Mestre ( LL.M. in Law in Development,Warwick University, UK) e Doutor em Direito (Ph.D., Warwick University).

Atualmente, é professor do Development Planning Unit/DPU da University
College London (Inglaterra) e da Teaching Faculty do Lincoln Institute of
Land Policy em Cambridge MA (EUA), bem como professor visitante em duas universidades brasileiras.  

É Coordenador do IRGLUS - International Research Group on Law and Urban Space, que e' um dos grupos de trabalho do Research Committee on Sociology of Law da International Sociological Association, bem como um dos parceiros do Programa das Nações Unidas para
os Assentamentos Humanos (UN-Habitat).

Vive em Londres há 14 anos. Seus tópicos de pesquisa têm sido Direito
Urbanístico e Ambiental, Gestão Urbana e Metropolitana, Direitos Humanos e Sociologia do Direito (trabalha com freqüência com o Instituto de Sociologia Jurídica de Onati). 

Atua também como consultor para
organizações governamentais e não-governamentais no Brasil e em diversos paises da América Latina, África do Sul, Albânia, Kosovo, etc.


 

 

 

 

 

 


Waldomiro Pelágio Diniz de Carvalho Loyolla




Natural de Bauru-SP, é Físico graduado pelo Instituto de Física da UNICAMP – Universidade Estadual de Campinas em 1976 e Engenheiro Eletricista graduado pela Faculdade de Engenharia de Bauru da UNESP – Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho em 1980, com Especialização em Engenharia de Segurança do Trabalho pelo Ministério do Trabalho em 1983, Mestre em Engenharia Elétrica pela Escola de Engenharia de São Carlos da USP – Universidade de São Paulo em 1987 e Doutor em Engenharia Elétrica pela Faculdade de Engenharia Elétrica e de Computação da UNICAMP - Universidade Estadual de Campinas em 1992.


Lecionou na Universidade Estadual Paulista, UNESP (1977-1995), foi Coordenador do NAR/PUC-Campinas, Núcleo de Atendimento Remoto ligado ao SINAPAD – Sistema Nacional de Processamento de Alto Desempenho do MCT – Ministério de Ciência e Tecnologia (2001 - 2002).

É Professor Titular da Pontifícia Universidade Católica de Campinas, PUC Campinas desde 1996, atuando como Coordenador dos cursos de Pós-Graduação Lato Sensu do Instituto de Informática (1997 – 2002); desde 1999 atua como Coordenador do Curso de Pós-Graduação Stricto Sensu do Instituto de Informática da PUC-Campinas denominado Mestrado em Informática – Gerenciamento de Sistemas de Informação; 

Desde 1998 é professor convidado na Universidade Católica de Brasília, onde colaborou na elaboração do Projeto de Criação e na Implantação do Mestrado em Informática com Área de Concentração em Gerenciamento de Tecnologias e Sistemas de Informação.

Tem orientado dezenas de Dissertações de Mestrado e Teses de Doutorado tanto junto ao Instituto de Informática da PUC-Campinas como, na qualidade de Professor Credenciado, junto à Faculdade de Engenharia Elétrica e de Computação da UNICAMP. Também tem participado de dezenas de Bancas Examinadoras de Concursos Públicos de Títulos e Provas para Professores e de Bancas Examinadoras de Defesas de Dissertações de Mestrado e Teses de Doutorado

Tem atuado como Assessor Científico da FAPESP - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, da Comissão de Ciência e Tecnologia da Secretaria de Planejamento do Governo do Estado da Bahia, da FAP-DF Fundação de Amparo à Pesquisa do Distrito Federal e do CNPq – Conselho Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento do MCT - Ministério de Ciência e Tecnologia.

Na área de Educação a Distância iniciou seus trabalhos em 1995 com o projeto de suporte à distância para disciplinas do curso de Engenharia Elétrica da UNESP-Campus Bauru. Posteriormente na PUC-Campinas iniciou em 1996 o suporte à distância para disciplinas e orientações de dissertação no Programa de Mestrado em Informática. Em 1997 foi Coordenador Técnico do Projeto de Virtualização Parcial por EDMC – Educação à Distância Mediada por Computador para o Mestrado em Informática, havendo também desenvolvido os projetos de virtualização dos Cursos Seqüenciais e do Programa de Especialização em Informática PUC-Campinas. Como Consultor desenvolveu o projeto e implantação da virtualização do Curso de Mestrado em Informática da Universidade Católica de Brasília, dos Treinamentos de Tutores para Educação a Distância do Instituto de Logística da Aeronáutica, FISP - Faculdades Integradas de São Paulo, da PUC-Campinas, da Extecamp-UNICAMP e da UNESP.

Desenvolvedor, em conjunto com o Prof. Dr. Maurício Prates, da Metodologia EDMC - Educação a Distância Mediada por Computador para oferecimento de cursos on-line, tem implantado esta metodologia em diferentes Universidades e Instituições de Ensino em todo o país, obtendo em todas elas um significativo sucesso, particularmente em relação aos baixos índices de evasão obtidos. Destacam-se os índices de evasão de 5,2% no programa de Mestrado em Informática da PUC-Campinas, de 4,8% no Curso de Especialização em Informática da PUC-Campinas e de 3,2% nos Cursos Profissionais de Extensão das Escolas Digitais da FISP - Faculdades Integradas de São Paulo. Neste último caso, citado em entrevista ao Jornal O Globo em outubro de 2001 pelo Prof.Dr. Fredric Litto, Presidente da Associação Brasileira de Educação a Distância, como recorde mundial em baixo índice de evasão.

Agraciado com o Prêmio de Excelência em Educação a Distância ABED/Embratel. Atualmente é Membro do Conselho Consultivo do Centro de Educação a Distância da FISP - Faculdades Integradas de São Paulo e Membro e Presidente do Conselho Científico da ABED. 

e-mail: wloyolla@uol.com.br.

 

 

 

 

 

 

 

 


Carmem Maia


 


Carmem Maia é jornalista, MBA pela FEA-USP em Conhecimento, Tecnologia e Inovação, doutoranda em comunicação e semiótica pela PUC- SP.

Atua desde 1984 na área de ensino superior, e mais especificamente, no desenvolvimento e aplicação de tecnologias para o ensino.

No início da década de 90, começou a pesquisar o uso da internet e aplicativos no ensino e, como Diretora do Depto. de Desenvolvimento Tecnológico (DDT) da Universidade Anhembi Morumbi desenvolveu junto com uma equipe de pesquisadores, designers e professores um ambiente virtual de aprendizagem, com as mesmas características de um brownser comercial, mas voltado para aplicações educacionais.

Durante esse período veio se aprofundando na pesquisa de ambientes virtuais de aprendizagem, na capacitação de professores e equipes para a utilização de novas metodologias e novas tecnologias de ensino-aprendizagem.

Atualmente preside o NICE - Núcleo de Inteligência Coletiva aplicada a Educação, da Universidade Anhembi Morumbi, voltado para a pesquisa e desenvolvimento do ensino superior, bem como a aplicação e usabilidade de novas metodologias e de tecnologias que otimizem e potencializem o trabalho de professores e alunos.

É coordenadora do Pólo ABED SP, da Associação Brasileira de Educação a Distância e membro do Conselho Executivo do IUVB - Instituto Universidade Virtual Brasileira. Membro da Comissão Assessora da Secretaria de Educação Superior  do MEC e Membro do Semesp - sindicato das Entidades Mantenedoras de Ensino Superior do Estado de SP.

Organizadora do livro "EAD.br: Educação a Distância no Brasil na Era da Internet"(2000) e do Guia Brasileiro de Educação a Distância 2001 e 2002/2003.


 

 

 

 

 

 

 


Eduardo Moreira Costa


 

 


Dr. Eduardo Moreira da Costa é fundador e Diretor-Presidente da i-cubo.

Foi o criador e primeiro coordenador nacional do programa SOFTEX-2000 de incentivo às exportações brasileiras de software, pesquisador no CPqD da TELEBRÁS em Campinas, diretor do CNPq em Brasília e é professor do Departamento de Ciência da Computação da UFMG em Belo Horizonte.

Dr. Eduardo da Costa é Ph.D. em eletrônica pela Universidade de Southampton na Inglaterra.

No ano de 1998, em Boston, Eduardo criou a empresa de consultoria NEST-Boston, precursora da i-cubo e por ela encampada em 2000. É ainda membro do conselho das empresas ItradeMarket.com, nos EUA e SmartPrice, no Brasil.

Como "visiting scholar" da Universidade de Harvard desde 1997 é o autor do livro "Global E-commerce Strategies for Small Businesses", publicado pelo MIT PRESS em junho de 2001. O livro vêm sendo utilizado como livro texto em algumas universidades americanas e explica de que maneira o comércio eletrônico pode abrir novas oportunidades no mercado global para pequenas e médias empresas de todo mundo.

Suas publicações incluem mais de 100 artigos sobre comércio eletrônico, telecomunicações, software, indústria do software e estratégias empresarias para entrada  no e-business. Nos últimos anos vêm proferindo palestras sobre comércio eletrônico e tendências na Internet em países como Irlanda, Suíça, Espanha, Argentina, Itália, Cingapura, China, Brasil e Estados Unidos

 

 

 

 

 

 


Ângela Maria Fleury de Oliveira


 

Professora da Fundação Dom Cabral.

Mestra em Mídia e Conhecimento, pela Universidade Federal de Santa Catarina, 2001; Pós-graduada em Psicologia, pela Universidade da Califórnia/USA; Pedagoga,  pela UFMG; Psicóloga, pela FUMEC.

 Professora nos cursos de pós-graduação – CEPEMG.

Consultora nas áreas de Gestão Estratégica de Pessoas, Gestão de Processos e Mudanças, Desenvolvimento de Equipes e Negociação, atuando em empresas de médio e grande porte.

 

 

 

 


Marcos Borato Viana 


 

Vice-Reitor da Universidade Federal de Minas Gerais (2002-2006)

  Ex-Diretor da Faculdade de Medicina da UFMG (1998-2002)

  Professor Titular do Departamento de Pediatria da UFMG

  Coordenador da Hematologia Pediátrica do Hospital das Clínicas da UFMG

  Professor Doutor pela Universidade Federal de São Paulo

  Pesquisador 2A do CNPq

 

 

 

 

 

 

  

 


Esther Pillar Grossi 


Esther Pillar Grossi nasceu em 24 de Abril de 1936, em Santa Maria, Rio Grande do Sul .

Em 1955, foi para Porto Alegre estudar Matemática, em cujo campo mais tarde fez Mestrado na Sorbonne, em Paris (França).

Com mais 49 professores de Porto Alegre fundou, em 1970, o GEEMPA (Grupo de Estudos Sobre Educação, Metodologia de Pesquisa e Ação) e tem sido dentro dele uma liderança fecunda na busca de soluções aos grandes problemas da escola pública Brasileira.

Como responsável pela área de pesquisa do GEEMPA, Esther tem coordenado a realização de inúmeras pesquisas sobre questões do Ensino e da Aprendizagem. Tais pesquisas incluem especialmente a construção de atividades didáticas que produzem efeitos reais de rendimento escolar em alunos provenientes de famílias de classes populares. 

Em particular, produziu com uma equipe interdisciplinar de pesquisadores, três Didáticas sobre Alfabetização, que tem apoiado experiências concretas em muitas redes públicas do ensino e que reverteram de 30% para 90 % os Índices de aproveitamento escolar. 

O tópico mais valorizado por ela em seu currículo é de ter sido professora alfabetizadora na vila Santo Operário, na periferia de Porto Alegre, em sua primeira experiência de aplicação da proposta baseada em novíssimas idéias sobre o aprender.
Foi Candidata a Vice-Presidente do Centro de Professores do Estado do Rio Grande do Sul (CPERS-Sindicato), na eleição de 1983.

É autora de mais de uma dezena de obras sobre matemática, processo cognitivo e alfabetização, tendo, em 1994, ingressado em outro gênero, o de memórias conceituais, com "Águas da Graça da Vida". É colaboradora assídua de jornais, revistas e publicações especializadas em educação nacionais e internacionais.

Desde abril de 2002 Esther coordena, em Porto Alegre, o projeto "O Prazer de ler e escrever de verdade", realizado pelas ONGs GEEMPA e THEMIS, com recursos do Ministério da Educação e que objetiva a alfabetização de 1000 mulheres em três meses. Por sua proposta inovadora, a realização do projeto está sendo especialmente acompanhada pela UNESCO e pelo UNICEF.

Embebida nesta trajetória, deu-se seu ingresso no Parlamento, tornando-se Deputada Federal pelo PT do Rio Grande do Sul, desde 1995, atuando prioritariamente na área da sua especialidade - a educação. Ela acompanhou a tramitação da LDB (Lei de Diretrizes e Bases da Educação) com aprovação por unanimidade de um DVS (Destaque de Votação em Separado) sobre a organização curricular do ensino em ciclos com base em sólidos argumentos pedagógicos. Agora, dentre vários outros projetos que relata ou propõe, salienta-se o que inclui os alunos de 6 anos no ensino fundamental, com significativas conseqüências para o encaminhamento dos graves problemas de educação no Brasil.

  

 

 

 

 


Márcio Luiz Bunte de Carvalho 


Diretor de Tecnologia da Informação da Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG

Assessor de Tecnologia da Informação na gestão passada. Engenheiro mecânico e professor do Departamento de Ciência da Computação (DCC). Possui mestrado pela UFMG e pela Universidade da Califórnia, em Berkeley, onde desenvolve doutorado. Foi subchefe do DCC por dois mandatos e coordenador da área de Recursos Computacionais. Participou do processo de implantação da Internet no Brasil.

 

 

 



Marcos Borato Viana



Vice-Reitor da Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG

Professor da Faculdade de Medicina, graduou-se na UFMG e é especialista em Hematologia e Oncologia Pediátricas, pela Universidade de Northwestern, em Chicago. Doutor em Pediatria pela Universidade Federal de São Paulo, foi diretor do Faculdade de Medicina e Presidente do Conselho Administrativo do Hospital das Clínicas (HC), onde também coordenou o Serviço de Hematologia. Integrou, durante a década de 80, as diretorias do Sindicato dos Médicos de Minas Gerais e do Diretório Estadual do PC do B. Foi diretor do Departamento de Ações Básicas de Saúde, da Secretaria de Saúde de Belo Horizonte

 

 

 

 

 

 


João Carlos Teatini de Souza Clímaco


 


E-Mail: joaoteatini@mec.gov.br

Formação Acadêmica:
· Engenheiro civil, Universidade Federal de Goiás, 1971
· Doutor em Engenharia Estrutural, Politécnica de Londres, 1990
· Pós-doutorado na Universidade Nacional de Educação a Distância, 2000
Cargos Ocupados:
· Secretário do governo do Distrito Federal
· Decano de extensão da Universidade de Brasília, 1992 - 1993
Atividades Profissionais:
· Trabalhou na implementação do programa da Universidade Aberta do Distrito Federal (Unab), 1996 e 1998

 

 

 


John Beaumont 


 


John Beaumont, Diretor Executivo da UK eUniversities Worldwide Limited .  Antes da UkeU, John Beaumont atuava como Diretor Geral da Energis Squares, empresa provedora de serviços de internet.  Durante nove anos na Energis, John ocupou cargos de Diretor de Marketing e Diretor de Desenvolvimento de Novos Negócios.

 De 1987 a 1992, foi professor nas Universidades de Stirling e Bath.  Ele também atuou como assessor econômico e social do governo britânico e ocupou cargo não executivo de direção no Departamento Nacional de Estatísticas do Reino Unido.

 

 

 


Maria Beatriz Ribeiro de Oliveira Gonçalves 


1.      FORMAÇÃO UNIVERSITÁRIA

 Graduada em Serviço Social, pela PUC Minas e especialista em Administração Universitária – Universidade Federal de Santa
Catarina/OUI/CRUB.

 

2.       EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL

 2.1.  Funções mais relevantes  exercidas

Vice- Reitora da PUC-MG, de agosto de 1992 a agosto de 1995.

  Pró-Reitora de Execução Administrativa da PUC-Minas, de março de 1988 a julho de 1990.

 Pró- Reitora de Planejamento e Desenvolvimento Acadêmico da PUC-Minas, de agosto 1990 a julho de 1992.

 Secretária Geral do Conselho de Reitores das Universidades Brasileiras-CRUB, Brasília, de março de  1985 a fevereiro de 1987.

 Assistente social atuante em diversos órgãos, como o INSS, Departamento Social do Menor (depois FEBEM), Instituto Psicopedagógico de Minas Gerais, até 1982.

Assessora da Secretaria de Formação Profissional do Ministério do Trabalho e Emprego, em 1983/84.

 Consultora da Fundação João Pinheiro, em 1995/1996.

Membro de Comissão Assessora do Ministério da Educação, em 1996/1997

 Diretora da Escola de Serviço Social de Minas Gerais da PUC-MG, de 1969 a 1971 e de 1976 a 1980

 Professora titular da Escola de Serviço Social da PUC Minas de 1964 a 1994

 Diretora Geral da Escola de Governo da Fundação João Pinheiro, de setembro de 1997 a janeiro de 1999.

 Diretora de Ensino a Distância da PUC-Minas, a partir de setembro de 1999.

 

 

 

 

 


Gilberto Mucilo de Medeiros 


Doutor em Educação, Administração Universitária, PUCRS, 1994. 
Mestre em Educação, Planejamento Educacional, UFRGS, 1976. 
Engenheiro Agrônomo, UFRGS, 1965. 

É Gerente de Marketing da PUCRS Virtual, desde sua instalação em 2000. 
Pró-Reitor de Extensão, PUCRS, de 1994 a 1999. 
Como Pró-Reitor não só organizou e imprimiu novo dinamismo às atividades, como criou grupos de trabalho no sentido de pensar e propor novas ações, como Educação a Distância e Meio Ambiente. 

Assessor do Reitor, PUCRS, desde 1993, tem colaborado na interlocução com as agências governamentais, empresas e instituições privadas no estabelecimento de convênios e parcerias. Ocupou cargos e funções de gestão e administração no MEC e na CAPES, em Brasília. 

Diretor da Faculdade de Educação, UFRGS, 1976-1980, criou a Central de Produções, como órgão centralizador dos estudos e ações na área de tecnologias de audio-visual e multimeios. Além disso foi professor do Ensino Técnico, público e privado, em várias escolas do Ensino Médio, RS. 

Em todas as funções exercidas revelou-se não só um competente administrador, mas um empreendedor capaz de desvelar ângulos de realização profissional, liderando mudanças e abrindo espaços para novos empreendimentos. 

Suas preferências quanto a áreas de conhecimento recaem nas áreas de administração, planejamento e políticas educacionais do ensino superior, tendo especial interesse por inovação e tecnologia.

 

 

 


Hermelina Pastor Romiszowski



ttslinrom@uol.com.br

Hermelina das Graças Pastor Romiszowski é Doutora (PhD) em Educação pela Syracuse University/Estados Unidos, com área de concentração em “Instructional Design, Development and Evaluation”. Mestra em Tecnologia Educacional pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro(UERJ). Pedagoga (Docência e Supervisão Educacional), pela Universidade Federal da Bahia (UFBA).

Diretora Técnico-Pedagógica da TTS (Tecnologia, Treinamento e Desenvolvimento de Sistemas) e Professora em Cursos de Pós-Graduação em Tecnologia Educacional e Educação a Distância.

Consultora em Educação e Treinamento com experiência em design e desenvolvimento instrucional, avaliação de aprendizagem e de inovações educacionais, educação a distância (planejamento e implementação de cursos e materiais).

Atua em planejamento e desenvolvimento de sistemas e materiais instrucionais, em especial para a Educação a Distância há vários anos, tendo desenvolvido habilidades de elaboração de recursos didáticos, implementação de tecnologia, docência e gestão de recursos humanos para a EAD no IRDEB (Bahia), SISTECH (Rio de Janeiro), Syracuse University (Estados Unidos), TTS (Rio de Janeiro).

2000/2003 - Coordenadora do Pólo ABED Rio de Janeiro
2002/2003 - Membro do Conselho Consultivo da ABE (Ass. Brasileira de Educação)
1976/1977 - Vice-presidente da ABT/Seção Bahia
1978/1980 - Presidente da ABT/Seção Bahia.

 É autora de Vários materiais didáticos, a maioria em forma de livro, elaborados em equipe para diversos cursos a distância (via rádio, correspondência, radiovisão) do IRDEB. Exemplos: 1) LIVROS DIDÁTICOS da Série “Aprendo no Campo”, para professores e alunos da zona rural do Estado da Bahia, sendo 08 volumes para cada clientela (1977/1981), 2) MÓDULOS DE TREINAMENTO para Curso de Formação à Distância para técnicos da área de treinamento, SISTECH, Rio de Janeiro (1982-1984); 3) TÉCNICAS DE LEITURA E APRESENTAÇÃO ORAL, para a Secretaria de Educação do Estado da Bahia/Fundação Eduardo Magalhães  (2000-2001).

Vários artigos em revistas e anais de congressos/seminários, na sua maioria sobre design e desenvolvimento instrucional, mídia e cultura,  e implementação de tecnologia. 

Vários CD-ROM’s educativos desenvolvidos, em equipe, para clientes como por exemplo: 1) KIDLINK no Contexto da Informática Educacional para a PUC-Rio; 2) Reservas de passagens Aéreas: o sistema Galileo e Front Desk- Como Atender ao Hóspede na Recepção do Hotel, para o Instituto de Hospitalidade da Fundação Odebretch. Entre 1997 e 2000.

 

 

 

 

 

 


Marcos Resende Vieira


 

 

Marcos Resende Vieira é cientista da computação, Vice-Presidente de e-Learning
da SUCESU-MG e Presidente do Grupo Zargon.

Atua há 20 anos no segmento de informática, atualmente
seus esforços estão voltados para o Projeto WebAula
que visa democratizar o conhecimento levando aprendizado
de qualidade a qualquer lugar do Brasil, via internet.

Como casos corporativos de sucesso, podemos citar
Atacadista Martins, Grupo Algar, Americam Express,
BASF, Brasil Telecom, Ministério do Planejamento,
CONFEA, CEMIG, entre outros.

Como casos acadêmicos de sucesso, podemos cita:
ULBRA, Universidade Newton Paiva, ENAP e FUMEC.

Como caso de inclusão digital de sucesso, podemos citar:
o site www.webaula.com.br, que oferece 28 cursos grátis,
com atendimento on-line para mais de 340.000 alunos do Brasil e exterior.

 

 

 

 

 

 

 

 

 


Silvia Helena Zavaglia Pereira Coelho


 

 

Silvia Helena é Engenheira Civil, com especialização em Administração de Sistemas de Informação, pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas e mestranda em Multimeios - Mídia Digital, pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP.

Trabalha no Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia do Estado de São Paulo - CREA-SP, atuando em diferentes funções, entre elas, Coordenadora do Projeto de Criação de Cursos de Educação à Distância, em São Paulo, para a capacitação profissional em larga escala.

Realiza contatos, pelo Crea-SP, com o setor produtivo para implantação de projetos de parcerias, envolvendo o macro setor da construção civil. Na FIESP, como membro da Comissão da Indústria da Construção, coordena o projeto "Sala de Aula Virtual - Comunidade Construbusiness - 2001", para aproximadamente 6.000 municípios brasileiros.

É Diretora de Relações com o Sistema Produtivo, da ABED.

 

 

 

 

 

 

 


Helena Lúcia Elias Riboli


 Formação Acadêmica: Helena Lucia é Pedagoga, com habilitação em Psicologia, Sociologia, Introdução à Educação e Didática Teórica e Prática. Complementação Pedagógica, com habilitação em Orientação Educacional e Administração Escolar; Supervisão Escolar; Inspeção. Pós-Graduação em Metodologia do Ensino Superior e Supervisão Escolar.

Experiência Profissional: Ensino Fundamental e Médio: Professora, Supervisora e Diretora; Ensino Superior: Assessora Pedagógica e Vice-Diretora (Escola Superior de Educação Física); Vice-Diretora do Instituto de Ciências Biológicas, Secretária Geral, Assessora Técnica Educacional da UNIFENAS; Atualmente é Assessora de Educação a Distância; Coordenadora do Pólo ABED Minas, Diretora de Relações Nacionais da ABED.

 

 

 

 

 


Alexandre Motta de Souza


 

 Nasceu na cidade de São Paulo, em 1961. 

É graduado em Análise de Sistemas e em Pedagogia pelo Unicentro Newton Paiva, e especializado em Marketing pela ESPM/RJ. 

Responsável pela Coordenação Pedagógica e elaboração da Estrutura Curricular do Primeiro Curso de graduação no Brasil, de Gestão de Negócios Automotivos do Unicentro Newton Paiva. 

Idealizou e iniciou a implantação do projeto FIAT EAD a partir de 2000, sendo o responsável pela criação, implementação e direção da TV Corporativa (TV FIAT) em abril de 2001 até a presente data. tendo realizado palestras de apresentação do projeto na Fiat Auto em Turim - Itália e no IX Congresso Internacional de Educação à Distância - São Paulo/SP, evento este promovido pela ABED


Marise Louvison


 

Secretária Executiva da Universidade Correios. Tem formação em Matemática e é oriunda da primeira turma da Escola Superior de Administração Postal. 

É especialista em correios internacionais com formação nas escolas da França e dos Estados Unidos. Nos Correios do Brasil implantou o marketing  esportivo, o sistema de franchising, o conceito de varejo, a área de negócios internacionais com o lançamento dos produtos Sur postal e Exporta Fácil. 

Foi membro da equipe do projeto de construção e implantação da Universidade Correios.

 

 


Enilton Ferreira Rocha


 

Graduado em Administração de Empresas, com Pós-Graduação em Administração Financeira, Docência para o Ensino Superior e Análise de Sistemas de Informação. Mestrando em Tecnologias Educacionais para EAD.

Desenvolveu na COPASA, durante cinco anos, atividades na área de Recursos Humanos. Na Açominas passou pelas áreas de Recursos Humanos, Financeira e, finalmente sete anos no Centro de Processamento de Dados como Analista de Sistemas. Atualmente, coordena projetos no Estado de Minas Gerais, ligados a Educação a Distância desenvolvidos pela PRODEMGE. Desenvolveu a Metodologia e coordenou durante dois anos o PROJETO JANELAS PARA A CIDADANIA, educação a distância para o terceiro segmento (comunidade penitenciária de MG), desenvolveu e coordenou atividades do Sistema de Gestão do PROJETO VEREDAS, do curso a distância - formação superior, para os 14.080 professores da rede municipal e estadual de MG. Coordeno atividades do NÚCLEO DE EDUCAÇÃO CORPORATIVA A DISTÂNCIA do Unicentro Newton Paiva. Professor (tutor) e autor das disciplinas Banco de Dados e Análise de Sistemas do Unicentro Newton Paiva na modalidade a distância. 

 

 

 


Paulo José Leite Farias


 

Doutorando em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco, UFPE/UPIS, é Mestre em Direito (1998) pela UNB, e Graduado em Direito pelo CEUB e em Engenharia Civil pela UNB. Tem Pós-Graduação em Análise de Sistemas pela FCB, Faculdade Católica de Brasília.

Atuação Profissional

Ministério Público do Distrito Federal e Territórios – MPDFT desde 1997 (promotor de Justiça); Instituto Nacional do Seguro Social – INSS – DF (1994-1997)

Ministério da Previdência e Assistência Social – MPAS

(Assessor Jurídico)
Tribunal Superior do Trabalho – TST

Tribunal de Contas da União – TCU

Companhia de Desenvolvimento do Planalto Central (Empresa Pública de Processamento de Dados e Planejamento do Distrito Federal) – CODEPLAN/DF

Atuação Acadêmica:
Fundação Escola Superior do Ministério Público do Distrito Federal -  FESMPDFT – Diretor de Ensino

Universidade Católica de Brasília - UCB-DF (Professor Titular, Coordenador de Pesquisa, Professor de Pós-Graduação)

Instituto de Educação Superior de Brasília - IESB –DF (professor)

Fundação Universidade de Brasília – UNB (professor contratado, Colaborador)

Associação de Ensino Unificado do Distrito Federal – AEUDF (professor)

 

 

 

 


Ronaldo Tavano Palaia


 

Engenheiro Eletricista - Escola Politécnica USP 1972; Especialista em Administração - CEAG EAESP-FGV 1977; Doutorado em Administração de Empresas - EAESP- FGV 2001. Profissional de Informática como Analista de Sistemas, Gerente de Sistemas, Diretor de Treinamento & Consultoria em Tecnologia da Informação (1970-1990). Acadêmico como Professor Universitário, Chefe de Departamento, Coordenador de Curso e Diretor de Faculdade (UNIP, FAAP, Trevisan) (1983-2000).
Consultor
em Tecnologia Educacional, Projetos e Gestão Universitária, Universidades Corporativas e Gestão do Conhecimento.(2001-2003). 
www.educonsite.com.br
    

 

 


Roberto do Valle


 

Gerente Universidade Tigre desde 2001. É graduado em Publicidade e Propaganda pela Fundação Cásper Líbero e MBA em Marketing pela Fundação Getúlio Vargas.
Atuou como Diretor de Criação em diversas empresas de comunicação desde 1989, incluindo agências de publicidade, marketing de relacionamento, promoção e merchandising de mercados como São Paulo e Buenos Aires.
Como Diretor de Criação obteve diversos prêmios, como Unpublished Best Advertising em 1999, em Berlim, e o Marketing Best em 2000.
Pela Universidade Tigre, recebeu os prêmios Gestão Empresarial - ABRH e E-Learning Brasil.

 

 

 


Arlette Azevedo de Paula Guibert


 

Diretora Administrativa e Financeira da ABED. 

Paulista, licenciada em Pedagogia pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras "Sedes Sapientiae" da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Pós graduada em "Comunicação Audiovisual" e Mestre em Educação pela Universidade de Indiana, EUA. 
Lecionou Didática Geral na PUC-SP e em Escolas de Formação de Professores.
 
Integrou a equipe da Divisão Audiovisual do Instituto Nacional de Estudos Pedagógicos - INEP em São Paulo, como responsável por Cursos de Especialistas em Recursos Audiovisuais para o Brasil e América Latina e outros programas de treinamento, no período de 1960 a 1970.
Responsável pela área de material didático da Fundação Centro Nacional de Aperfeiçoamento de Pessoal para a Formação Profissional - CENAFOR, de 1970 até 1975. A partir dessa data, a convite do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial - SENAI/SP, organizou e coordenou o Serviço de Tecnologia Educacional e, posteriormente, as Divisões de Tecnologia Educacional e de Material Didático.

 
Iniciou as atividades de educação a distância no SENAI/SP em 1979, em projeto de teleducação com a Fundação Padre Anchieta de Rádio e Televisão Educativas. Membro do Conselho Editorial do Telecurso 2000, coordenou a elaboração do material impresso e a assessoria prestada à produção dos programas de televisão do Telecurso Profissionalizante.

 Desde 2001 dirige Guibert Assessoria em Educação S/C Ltda.

 

 


Rijane de Mont'Alverne Neto


 

Consultora da área de Gestão de Pessoas da FDG - Fundação de Desenvolvimento Gerencial

Vic-Presidente da ABRH - Associação Brasileira de Recursos Humanos

Administradora de Empresas, com Especialização em Administração de Recursos Humanos e MBA em Gestão de Negócios pela USP.

Mais de 20 anos de atuação em áreas técnicas e gerenciais de grandes empresas, tais como MBR - Minerações Brasileiras Reunidas S/A e Construtora Andrade Gutierrez.

 

 


Carlos Valente


 

Atualmente atuando como Consultor Autônomo de T.I. em diversas empresas, prestando serviços tanto em Redes, como desenvolvimento de Software.

Mestre em Engenharia da Computação, pelo IPT, Instituto de Pesquisas Tecnológicas; Pós-Graduado em Reengenharia pela Fundação Getúlio Vargas; Pós-Graduado em Administração pelo Instituto Educacional Luzwell; Pós-Graduado em Análise de Sistemas pela Universidade Mackenzie; Formado em Administração/Análise de Sistemas pelas FASP, Faculdade de Administração de São Paulo; Graduado em Matemática pela FAMO, Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras, e Técnico de Eletrônica pela Escola Técnica Federal de São Paulo.

Professor e Consultor de Tecnologia de Informação. Professor Universitário, capacitado em Ensino à Distância (WebCT, BlackBoard e AulaNet), ministrando disciplinas tais como Engenharia de Software, Sistemas de Informação / OSM, Arquitetura/Organização de Computadores, Rede de Computadores - I e II, Microprocessadores/Microcontroladores, Sistemas Operacionais, Lógica em Computação e Algoritmos e Estrutura de Dados

Mestrando, já com Qualificação realizada, em Engenharia de Computação pelo IPT – Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo.
Ampla atuação em Informática com empresas nacionais e multinacionais em cargos de Gerência, Consultoria e Superintendência, coordenando até 100 pessoas. Vivência em upsizing/downsizing e visão sistêmica empresarial.
Conhecimentos técnicos de linguagens orientadas a objeto (DELPHI, VB, JAVA), Banco de Dados Relacionais (ORACLE, SQL-Server), redes (Windows NT, Unix), Telecomunicações, Microsoft Office, Internet, Intranet e Extranet, etc

 

 


Wendy Passman


 

Joined Blackboard in June 1999.  As Director of International Channel Development, Ms. Passman is responsible for Blackboard’s marketing and sales strategy via channels for emerging markets in Europe, the Middle East, Asia and Latin America.

With 15-years of business experience, Ms. Passman  came to Blackboard from U.S. ERP vendors, PeopleSoft and Datatel where she was responsible for domestic U.S. sales into higher education and commercial markets.  Prior to moving into the international division at Blackboard Ms. Passman was responsible for all Blackboard sales in the Western United States.

Ms Passman holds a Bachelor’s Degree in European Studies as well as advanced degrees in Finance and International Business Studies.

 

 


Denise Aparecida de Oliveira Dumont


 

FORMAÇÃO UNIVERSITÁRIA

.Graduação em Administração de Empresas, Faculdade de Ciências Gerenciais – UNA – Belo Horizonte/MG-1994

.Pós-graduação “Lato Sensu” em Avaliação – CEPEMG – Newton Paiva - 2002

FORMAÇÃO PROFISSIONAL

. Programa de Desenvolvimento Gerencial - 2002

. Avaliação de Impacto da Educação e Formação Profissional – OIT - Turim /Itália - 2000

. Programa de Gestão para Executivos - FIEMG e Fundação Dom Cabral - 1998

. Seminário de Educação Profissional – Educatio - Áustria - 1998

. Curso Metodologia de Desenv. Contínuo para Excelência – SENAI/ RJ 1998

. Curso de Formação Didática de Instrutores - SENAT - 1996;

.Gerenciamento do Processamento Eletrônico de Imagens de Documentos,Sistemas, Tecnologias e Aplicações - CENADEM –1994

EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL NO SENAI/MG

De mar/2002 – atual: Gerente do Núcleo de Educação a Distância

De dez/1997 a mar/2002: Gerente de Acompanhamento e Avaliação

 

 

 

 


Eduardo Martins da Costa Amorim


 

Diretor de Tecnologia da Informação do Grupo Zargon e WebAula CORPORATE

É Bacharel em Ciência da Computação pela PUC-MG

Experiência

* 14 anos de experiência de participação em Projeto de implementação e implantação de sistemas

* Principais clientes atendidos: Usiminas, Açominas, Grupo Martins, Grupo Algar, CEMIG, Mannesmann, American Express, BRASIL Telecom, BASF, entre outros ...

 

 

 


Pedro Luiz Pinto da Cunha


 

Coordenação de Estratégia Tecnológica

 Experiência Profissional

Sócio Diretor da Ceprom Ltda., responsável pelas atividades técnicas no âmbito de    desenvolvimento de sistemas e de suporte a ambientes operacionais. Trabalhos de consultorias para ambientes educacionais e empresariais.

Diversos sistemas de informação desenvolvidos nas áreas de:

Administração de entidades educacionais

Sistemas de controle acadêmico e controle de receita

Sistema integrado de administração comercial  ( ERP)

Sistema Integrado de gestão fabril

Sistema de gestão de mineradoras 

Sistema de controle de cartórios de registro civil

Experiência de 20 anos como responsável técnico e coordenador de  equipes de desenvolvimento de sistemas nos mais diversos ambientes e tecnologias.

Atuação como professor de tecnologia e comunicação no Centro Universitário Newton Paiva a partir de 1996 . Coordenador de área da Instituição com função de gerenciar o  programa excelência. Este programa  que busca aprofundar a qualificação  docente no uso de tecnologias e a  ampliação do uso de recursos de comunicação e informação  aplicados a educação presencial e não presencial.

Representante do Centro Universitário junto a Universidade Virtual Brasileira.

É Bacharel em Comunicação Social , com habilitação em Publicidade e Propaganda pela PUC Minas, Pós-Graduado em Administração de Empresas – Marketing e Sistemas de Informação, pela CEPEDRH – UMA, Mestre em Engenharia de Produção com ênfase em Gestão de Informática na Educação pela UFSC

 

 

 

 

 


Vera Lucia Menezes de Oliveira e Paiva


 

Formação Acadêmica

-     Professora Titular da Faculdade de Letras da UFMG - Defesa do memorial “Caleidoscópio: fractais de uma oficina de ensino aprendizagem de língua   inglesa” em 26 de setembro de 2002.

-  Doutorado em Letras, área de Lingüística e Filologia - Faculdade de Letras da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Tese "A Língua Inglesa enquanto Signo na Cultura Brasileira", defendida em 16 de dezembro de 1991

- Mestrado em Inglês - Faculdade de Letras da Universidade Federal de Minas Gerais. Dissertação "Readng Ads with Critical Eyes",defendida em 26 de fevereiro de 1987.

Experiência Profissional

Professora titular do Departamento de Letras Anglo-Germânicas da FALE-UFMG, com atuação na Graduação em Letras e na pós-graduação em Estudos Lingüísticos (Mestrado e Doutorado). Leciona Língua Inglesa na Graduação e disciplinas nas linhas de Pesquisa em Análise do Discurso e Lingüística Aplicada ao Ensino de Língua Estrangeiras.

Ingresso na UFMG em 26 de fevereiro de 1985. Aprovada em primeiro lugar em concurso público para professor auxiliar de ensino em dezembro de 1884 e aprovada em primeiro lugar em concurso público para professora titular em 27 de agosto de 2002..

Experiência com disciplina online na graduação desde 1997 e na pós-graduação desde o primeiro semestre de 1999.

Outras atividades: 

Coordenadora do Grupo de Pesquisa Aprendizagem de Línguas Estrangeiras, registrado no CNPq desde 1992 sob o número 219189.

Coordenadora do Projeto Ingrede.O projeto Ingrede, um consórcio entre 8 Universidades Federais (FUNREI, UFG, UFMG, UFMT, UFPel, UFRJ, UFSM, UFU), tem por objetivo o desenvolvimento de um curso de leitura instrumental em inglês online.

 

 

 


Conceição Aparecida Pereira Barbosa


 Formação Acadêmica

Master em Tecnologia Educacional – FAAP – Projeto da Monografia: O blog como ferramenta para construção do conhecimento e aprendizagem colaborativa - conclusão do curso em maio 2003

Pós-graduação em Marketing – ESPM – 1995

Graduação em Publicidade e Propaganda – FAAP – 1983

  FACULDADE ANGLO LATINO - Professora de Graduação nas disciplinas Agência de Propaganda 2, Atendimento e Planejamento Publicitário 1 e 2 e Marketing

 FUNDAÇÃO ARMANDO ÁLVARES PENTEADO - Professora de Pós-Graduação nas disciplinas Administração Estratégica, Marketing Digital e Marketing Pessoal

MMCON Consultoria Empresarial S/C Ltda. - Empresa de consultoria e treinamento em gestão estratégica de negócios e formação gerencial

Serviços prestados à Caixa Federal, Sekron Serviços Ltda, Laffriolée Sobremesas, Baú da Felicidade, RPS Informática, Teledata Inf. Tec. S/A, Dilote Distribuidora de Produtos para Lotéricas Ltda, Caixa Capitalização, Sindicato dos Operadores de Telemarketing e Rádio Chamada, Fazendas Integradas Ouro Branco Ltda.

Finalista do 1o. Prêmio Abed/Blackboard de Educação a Distância - 2003

Membro do Conselho de Coordenação dos Cursos da Faculdade Anglo Latino – a partir de 2002

Membro da comissão de estudo para EAD da FAAP

Responsável pelas áreas de Atendimento e Planejamento Publicitário da Agência Experimental da Faculdade Anglo Latino – a partir de 2002

Membro da Banca Examinadora do Prêmio Nacional da Qualidade em 1995 e 1996

 

 

 


Marisa Ribeiro Teixeira Duarte


 

Doutora em Educação pela UFF – Universidade Federal Fluminense; 
Mestre em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais - MG; 
Bacharel em Ciências Sociais pela Universidade Federal  de Minas Gerais - MG

 É professora na UFMG desde 1995.

 

 

 

 

 

 

 


Ana Tereza Ralston


Graduada em Pedagogia com especialização em Coordenação e Administração Escolar pela  Universidade Mackenzie. Cursos de extensão e especialização nas áreas de Cognição e Aprendizagem em UCR (University of Califórnia Riverside). Atua na área educacional há 17 anos e há 9 anos dedica-se ao Estudo de Aplicações de Tecnologias à Educação, Capacitação de Docentes e Aprendizagem Mediada  pela Internet. Realizou e ministrou diversos cursos de extensão na Escola do Futuro - Universidade de São Paulo. Foi responsável por laboratórios de informática para fins de pesquisa e aperfeiçoamento no estudo de língua estrangeira... Consultora em implantação de ambientes educacionais usando o computador e complementos tecnológicos e Professora convidada na Pós Graduação de Tecnologia Educacional da Universidade Mackenzie.  Diretora de Tecnologia Educacional da Klicknet desde Junho de 2000.Mestranda pela PUC-SP em Novas Tecnologias Educacionais. 

 

 

 

 


Ângelo de Moura Guimarães 


Professor do Departamento de Ciência da Computação da UFMG. Mestre em Ciência da Computação pela UFMG. Bacharel e Licenciado em Matemática pela UFMG. Participou do Centro Piloto de Informática na Educação do Projeto Educom. Foi consultor junto a SEE do Governo do Estado de Minas Gerais na implantação da Informática Educativa nas Escolas Estaduais (Proinfo/MEC).  Foi professor em cursos de especialização na área de tecnologia educacional na UFMG, PUC/Minas e UNI-BH.  Atualmente é associado ao Laboratório de Sistemas de Informação do DCC onde desenvolve pesquisas em dispositivos e metodologias de EAD.

 

 

 

 

 

 


Eliane Marina Palhares Guimarães 


Título Acadêmico

Doutora em enfermagem pela Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto – EERP; Mestre em Ciência da Informação pela Universidade Federal de Minas Gerais; Especialização em Administração Hospitalar pelo Instituto de Administração em Saúde, FIASAH; Especialização em Metodologia de Pesquisa pela Universidade de Mogi das Cruzes, UMC; Especialização em Saúde Pública pela Escola de Saúde de Minas Gerais, ESMIG; Graduação em Enfermagem e Obstetrícia pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, PUC-MG; Enfermagem Médico-Cirúrgica pela Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG; Licenciatura Plena pela
Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, PUC-MG;

 Atuação Profissional

Docente do Departamento de Enfermagem Aplicada da Universidade Federal de Minas Gerais desde 1984;

Enfermeira Vice-Coordenadora da Maternidade Octaviano Neves AS – MONSA, entre 1981-1984;

 

 

 

 


João Antonio Filocre Saraiva


Secretário Adjunto da Secretaria de Estado da Educação de Minas Gerais - Representante do Governo do Estado de Minas Gerais

Formação Acadêmica/Titulação

Doutor em Educação pela USP; Mestre em Ensino de Ciências  - Modalidade Física e Química pela USP; Bachar4el licenciado em Física pela UFMG.

Atuação Profissional

Diretor Executivo do Instituto de Pesquisas e Inovações Educacionais – EDUCATIVA ; professor da Universidade Federal de Minas Gerais

Prêmios e Títulos

Medalha de Honra da Inconfidência, Governo do Estado de Minas Gerais - 1998

Ordem do Mérito Legislativo, Assembléia Legislativa de Minas Gerais – 1998

   

 

 


Leandro César Ribeiro


Graduado em Química pela USP.

Desenvolve treinamento sobre as ferramentas para desenvolvimento de conteúdos e cursos no ambiente virtual de aprendizagem, oferecer treinamento para o pessoal específico de atendimento ao aluno e usuário dos cursos e disciplinas on-line, entre outreas coisas para a Universidade de Ribeirão Preto - UNAERP

 

 


Beatriz Leonel Scavazza


Beatriz Leonel Scavazza, é professora universitária titular da PUC SP, doutora em Psicologia da Educação (1987).
Foi diretora da DEAC - Diretoria de Extensão e Assuntos Comunitários da UMC - Universidade de Mogi das Cruzes, de janeiro 1997 a setembro de 1999.
Foi responsável pelo processo de reestruturação interna e expansão da COGEAE - Coordenadoria Geral de Especialização, Aperfeiçoamento e Extensão da PUCSP, no período de 1990 a 1996.
Desde fevereiro de 2000, assumiu a Coordenação Executiva do Laboratório de Tecnologias em Educação da Fundação Carlos Alberto Vanzolini, entidade co-ligada ao Departamento de Engenharia de Produção da POLI/USP.
Responde pela gestão da área, tendo sob sua responsabilidade a concepção, desenvolvimento e operação de vários projetos e-learning.

 

 

 


Maria de Lourdes Coelho


 

Mestre em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais; Especialista em Educação Continuada e a Distância pela Cátedra da Unesco de Educação a Distância e Faculdade de Educação/UnB/Brasília; Especialista em Arte Terapia pelo Ciclo CEAP – Centro de Estudos Avançados em Psicologia/Belo Horizonte; Graduada em Pedagogia, com habilitação em Orientação Educacional e Magistério das Disciplinas Pedagógicas de II Grau pela Faculdade de Educação da UFMG; Técnica em Química pelo CEFET - Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais.

Atividades Profissionais

Coordenadora do Curso de Especialização Profissionalizante em Multimídia Aplicada à Educação UTRAMIG – Fundação Educacional para o Trabalho

Pedagoga/Orientadora Educacional na Secretaria da Educação em Revista da Faculdade de Educação - UFMG

Pedagoga – Orientadora Educacional na Cátedra da UNESCO de Formação de Professores na Modalidade de Educação a Distância da Faculdade de Educação  UFMG

Pedagoga – Orientadora Educacional na NAE – Campus I – CEFET/MG – Belo Horizonte - MG

Técnico em Química no Departamento de Química / ICEX / UFMG – Belo Horizonte - MG

ATIVIDADES DOCENTES

 Disciplina: Didática, Metodologia do Ensino Médio e Gestão Escolar - Curso de Formação de Professores para disciplinas especializadas do ensino médio, UTRAMIG – Fundação Educacional para o Trabalho

Disciplina: Sociologia da Educação I e II - Curso Normal Superior do ISE - Instituto de Ensino Superior da Fundação Helena Antipoff

Disciplina: Didática II e Psicologia da Educação I (Adolescência) - Curso Emergencial de formação de Professores – PUC/MG

Disciplina: Sociologia I - Curso Emergencial de Formação de Professores – PUC/MG

Licenciatura em Ciências

 

 

 

 


Estevam de Toledo


 

Graduado em Educação pela Faculdade de 
Educação da UFMG. Obteve seu Post-Graduate Diploma 
in Adult Education, junto a Universidade de Manchester, Inglaterra. 

Conclui, neste momento, o Master en Nuevas Tecnologias 
de la Información y de la Comunicación (Uned/Madrid).  

Sua experiência profissional inclui Magistério (Educação de Adultos/Educação Comparada/Planejamento e Desenvolvimento de RH), 
Consultoria de
Organizações (Senac, Belgo Mineira). 

É autor de vários trabalhos sobre Educação e Desenvolvimento 
de RH/Organizacional. Implantou e dirigiu a Diretoria de 
Educação a Distância, da SEE/MG, no período de 1999 a 2002. 

É membro da Associação Brasileira de Educação a Distância.

 

 


Ruth Schmitz de Castro


 

Licenciada e Bacharel em Física pela Universidade Federal de Minas Gerais, Especialista em Assessoria Técnico-Legislativa Avançada, pela Faculdade de Direito da UFMG e Escola do Legislativo da Assembléia Legislativa do Estado de Minas Gerais; Mestre em Ensino de Ciências, na modalidade Física, pelo Instituto de Física e Faculdade de Educação da USP.

 Atividades Profissionais, Pedagógicas, Científicas e Técnicas:
Experiência como docente no Ensino Fundamental e no Ensino Médio

Professora da disciplina História das Ciências, no Curso Normal Superior da  Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais

 Formação de Professores a distância - Consultora de Ciências para 1ª a 4ª série do CAP - Curso de Aperfeiçoamento de Professores - da Rede Marista  - Província do Rio de Janeiro

 Coordenou o trabalho de elaboração de argumentos para o Curso: O cidadão e o Estado, para a Fundação Roberto Marinho, usados para a produção do Telecurso 2000 - A hora do Brasileiro, além de participar da redação dos mesmos

Coordenou e trabalhou na criação e execução da Cartilha eletrônica do programa de educação para a Cidadania da Escola do Legislativo do Estado de Minas Gerais disponibilizada na rede Internet - http://www.almg.gov.br/cedis

Coordenação do Núcleo de Estudos e Pesquisas da Escola do Legislativo - NEPEL e membro do Conselho Pedagógico da Escola do Legislativo

 

Coordenação Pedagógica da Escola do Legislativo da ALMG desde setembro de 2002.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 


Gustavo Henrique Roque


 

Graduado em Administração de Empresas com ênfase em gestão de negócios.

Desde 2001 acompanha a evolução e implantação do e-learning  em diversas universidades corporativas, como Telemar, BNDES, Lojas Renner, Caixa Econômica Federal, CPFL Energia, Texaco, Ultragaz, entre outras. 

Atualmente coordena a área de desenvolvimento de negócios da MindQuest Educação Empresarial, empresa que administra parcerias com Harvard Business School Publishing, FT Knowledge, Pearson Education e BBC for Business. 

 

 

 

 


Maria Teresa Marques Amaral


amaralk@terra.com.br

Graduada e Licenciada em Filosofia pela UFMG; Especializada em Administração Escolar e Legislação de Ensino pela PUC Minas – PREPES; Mestre em Educação pela FAE/UFMG; Doutora em Programme Phd. Fondements en l’éducation  pela Faculté des Études Supérieures Université de Montréal, Québec, Canadá.

Atua na Chefia do Departamento de Métodos e Técnicas de Ensino; é Coordenadora do Colegiado das disciplinas pedagógicas da Licenciatura e Coordenadora da Cátedra da Unesco de Formação de professores na modalidade  de Educação à Distância.

 

 


Adriana Silveira Teperino


amaralk@terra.com.br

Graduada em Processamento de Dados pela PUC - Brasília. Trabalhou na CEB - Companhia Energética de Brasília até 2000, sempre na área de tecnologia, com especialização em bancos de dados SQL Server e Oracle. É analista de sistemas dos Correios desde setembro de 2000. Implantou, ainda na área de tecnologia, a Metodologia de Desenvolvimento de Sistemas, com o Método de Extração do Conhecimento, técnica utilizada para levantamento de necessidades sistêmicas da empresa. A partir de janeiro de 2002, foi para a Universidade Correios, responder pela Universidade Virtual. Esse Centro é o responsável pelo apoio tecnológico à Universidade, tendo criado, no final de 2002, o site da UNICO. Participa da elaboração de projetos em EAD de toda a Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos.

 

 

 

 

 

 

Campus da UFMG: Av. Antonio Carlos, 6627, Pampulha - Belo Horizonte, MG