APRESENTAÇÃO
Tema: “O Aprendiz de EAD no Brasil –
Quem é, do que Precisa?”
A EAD continua a crescer no Brasil em
todos os setores educacionais. O número de alunos
aumenta embora saibamos relativamente pouco sobre
eles. Tanto a literatura científica brasileira,
vista através de teses universitárias e periódicos
de cunho acadêmico, bem como o próprio CensoEAD.Br
Relatório Analítico da Aprendizagem a Distância no
Brasil (da própria ABED), revelam uma
surpreendente falta de informação descritivo do
alunado de EAD, particularmente suas características
cognitivas, demográficas e comportamentais. Talvez
esse fato seja uma demonstração de que ainda estamos
presos a uma parte do paradigma educacional antigo,
no qual o professor/instituição determina o quê
será estudado e como será estudado, enquanto
no novo paradigma o aluno tem ampla oportunidade de
escolha o quê e como. Se lembramos que
os “estilos de aprendizagem” de seres humanos são
variados e complexos, e que as novas tecnologias
permitem a aprendizagem “sob medida” para cada
aprendiz, então como podemos oferecer uma educação
moderna sem conhecer, em profundidade, os nossos
alunos? “Analytics” (analítica) é uma nova
abordagem para entender dados e informação,
permitindo uma compreensão mais profunda, mais
sofisticada e mais transferível a outras aplicações,
e, consequentemente, servindo cada vez melhor os
alunos, objeto principal da EAD . A ABED encoraja
toda a comunidade nacional de EAD, tanto
instituições quanto profissionais, a compartilhar
com os participantes dessa Jornada Virtual seus
métodos e resultados de pesquisa na tentativa de
“conhecer ao máximo” seus alunos, suas necessidades,
hábitos de estudo, formas de comunicação e outros
aspectos imprescindíveis para o planejamento de
programas de EAD, apoio aos alunos e aperfeiçoamento
continuado do nosso ensino, seja formal ou informal.
Como sempre, trabalhos sobre os mais variados
assuntos da EAD podem ser apresentados nos conclaves
da ABED. Nesta Jornada Virtual, trabalhos
científicos, relatos de experiências significativas
e propostas de mesas-redondas (multi-institucionais
ou não) elaborados em torno deste tema terão
prioridade na programação.
Fredric M. Litto
pela Comissão Organizadora
Jornada Virtual ABED de EAD
|