ABED
APRESENTAÇÃO
AVALIAÇÃO
FALE CONOSCO
FAQ
IMAGENS
INSCRIÇÃO
O EVENTO
PARCEIROS

PARTICIPANTES
PROGRAMAÇÃO

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 


Atenção! Os certificados de participação estão disponíveis desde o dia 15 de setembro após o preenchimento de uma pesquisa no link AVALIAÇÃO!
 

APRESENTAÇÃO                                                                                                                                                      

Tema:  “O Aprendiz de EAD no Brasil – Quem é, do que Precisa?”

            A EAD continua a crescer no Brasil em todos os setores educacionais. O número de alunos aumenta embora saibamos relativamente pouco sobre eles.  Tanto a literatura científica brasileira, vista através de teses universitárias e periódicos de cunho acadêmico, bem como o próprio CensoEAD.Br  Relatório Analítico da Aprendizagem a Distância no Brasil (da própria ABED), revelam uma surpreendente falta de informação descritivo do alunado de EAD, particularmente suas características cognitivas, demográficas e comportamentais. Talvez esse fato seja uma demonstração de que ainda estamos presos a uma parte do paradigma educacional antigo, no qual o professor/instituição determina o quê será estudado e como será estudado, enquanto no novo paradigma o aluno tem ampla oportunidade de escolha o quê e como. Se lembramos que os “estilos de aprendizagem” de seres humanos são variados e complexos, e que as novas tecnologias permitem a aprendizagem “sob medida” para cada aprendiz, então como podemos oferecer uma educação moderna sem conhecer, em profundidade, os nossos alunos?  “Analytics” (analítica) é uma nova abordagem para entender dados e informação, permitindo uma compreensão mais profunda, mais sofisticada e mais transferível a outras aplicações, e,  consequentemente, servindo cada vez melhor os alunos, objeto principal da EAD . A ABED encoraja toda a comunidade nacional de EAD, tanto instituições quanto profissionais, a compartilhar com os participantes dessa Jornada Virtual seus métodos e resultados de pesquisa na tentativa de “conhecer ao máximo” seus alunos, suas necessidades, hábitos de estudo, formas de comunicação e outros aspectos imprescindíveis para o planejamento de programas de EAD, apoio aos alunos e aperfeiçoamento continuado do nosso ensino, seja formal ou informal.

Como sempre, trabalhos sobre os mais variados assuntos da EAD podem ser apresentados nos conclaves da ABED. Nesta Jornada Virtual, trabalhos científicos, relatos de experiências significativas e propostas de mesas-redondas (multi-institucionais ou não) elaborados em torno deste tema terão prioridade na programação.

 

Fredric M. Litto
pela Comissão Organizadora
Jornada Virtual ABED de EAD