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Apresentação



"METODOLOGIAS ATIVAS E TECNOLOGIAS APLICADAS À EDUCAÇÃO"

A internet em conjunto com as tecnologias de redes socializaram um novo ciberespaço de comunicação que nos une e permite a interação de muitos com muitos, a construção de redes de interesses comum, a disseminação, o compartilhamento e a contribuição coletiva eficaz de informações e conteúdo. Essas tecnologias integram o nosso dia a dia, nosso ambiente de trabalho e cada vez mais intensifica-se o seu uso nos processos de aprendizagem. Assim, acessar praticamente todo conhecimento comum da humanidade é uma realidade hoje, porém aguçar e motivar o aprendiz a buscar seus caminhos de forma proativa, apoiado com aplicações tecnológicas, ainda é um terreno a ser plantado para num futuro próximo colher o que será o novo desenho do ambiente educacional.

Os frutos resultantes deste plantio são um desafio enorme que conjuga a aplicação de métodos ativos de aprendizagem, alguns consagrados e utilizados em ambientes educacionais tradicionais, em todos os níveis, que deverão ser conjugados com as tecnologias de comunicação e integrados pedagogicamente com as aplicações inovadores que vem sendo desenvolvidas nos últimos anos, rompendo os paradigmas da nova realidade que transforma o mundo a cada momento, a virtualidade.

Os métodos ativos colocam em primeiro plano o estudante, mais autodidata, buscando trilhar seu caminho na aprendizagem por meios como, a sala de aula invertida, PBL (aprendizagem baseada em problemas ou projetos, usando-se a mesma sigla), jogos, estudo Blended ou Híbrido, simuladores e tecnologias baseadas em realidade virtual, realidade aumentada, Learning Analytics, entre outras. O impacto desses novos caminhos envolve a ruptura de elementos tradicionais funcionais, como disciplinas e espaços físicos lineares, trazendo uma visão sistêmica e integrada com maior foco em estudo de fenômenos.

Ou seja, na era digital, o estudante define a forma ou a distância de como irá obter o conhecimento e não mais a escola. As formas de transformação do estado de conhecimento do indivíduo terão um papel fundamental para atrai-lo a interagir ou adotar um processo ou instituição para desenvolver a sua aprendizagem, num mundo onde a realidade, a prática e os problemas florescem como demandas associadas ao desenvolvimento de habilidades e competências com impacto efetivo na evolução e qualidade de vida do indivíduo.

Então, estamos abertos às produtivas colaborações para o CIAED 2017: relatórios, análises e discussões em torno desse desafio cujo escopo inclui escolher adequadamente a estratégia pedagógica, temperada por metodologias e tecnologias que respondam às necessidades do público alvo e ao objetivo da aprendizagem, de forma sustentável.

Stavros Panagiotis Xanthopoylos
Diretor de Relações Internacionais ABED
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Sessão Plenária - 18h30