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Tema

PROMOVENDO QUALIDADE EM EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA, EDUCAÇÃO FLEXÍVEL E EDUCAÇÃO BASEADA EM TIC - Tecnologia da Informação e da Comunicação



Estrutura do Tema:


1.Valor da Educação a Distância, da Educação Flexível e da Educação baseada em TIC em relação a:

1.1. Requisitos para o Desenvolvimento Nacional
1.2. Educação para “Construir Capacidade”
1.3. Educação Continuada e Educação no Local de Trabalho
1.4. Colaboração Internacional

2.Promoção da Qualidade na Educação com vistas a:

2.1. Professores (recrutamento, credenciamento, treinamento e avaliação)
2.2. Pedagogia (métodos de “entrega” e comunicação, papel de estudantes e professores etc.)
2.3. Avaliação dos Resultados da Aprendizagem
2.4. Tecnologia e “Entrega”
2.5. Diversidade Cultural e Lingüística

3.Questões de Qualidade Institucional Referentes a:

3.1. Desenvolvimento de Padrões de Qualidade
3.2. Desenvolvimento de Métodos para a Promoção da Qualidade (avaliação, benchmarking, sistemas de incentivo, envolvimento do usuário, colaboração internacional etc.)
3.3. Questões Relativas a Credenciamento e a Regulamentação através de Fronteiras
3.4. Os Custos da Qualidade: Questões de Economia
3.5. Enfrentando o Desafio da Falta de Qualidade (universidades-fantasma, títulos on-line falsos etc.)

4.Pesquisa e Novos Caminhos Relativos a:

4.1. Métodos de Avaliação e Qualidade Assegurada
4.2. Pedagogia
4.3. Tecnologia e Comunicação
4.4. Serviço



Comentários



Valor da Educação a Distância, da Educação Flexível e da Educação baseada em TIC


Este sub-tema considerará a Educação a Distância, a Educação Flexível e a Educação baseada em TIC (EDEFET) desde uma perspectiva nacional/internacional, focando aspectos políticos e filosóficos: PORQUE e ONDE faz sentido usar EDEFET como parte integral (e eficiente, eficaz e agregadora de valor) de um sistema nacional de educação e treinamento?

Promoção da Qualidade na Educação


Aqui, a EDEFET será focalizada segundo uma visão de planejamento centrada em aspectos pedagógicos, tecnológicos e organizacionais: O QUE deve ser feito e COMO deve ser feito para incorporar qualidade ao sistema? Este sub-tema comporta tanto a consideração de questões de nível macro, como o planejamento de cursos e programas, quanto a consideração de temas micro, como o planejamento das atividades de ensino e aprendizagem.


Questões de Qualidade Institucional 


Este item será dedicado à perspectiva gerencial da EDEFET, compreendendo a preparação do ambiente (administração da mudança), a realização (administração do projeto) e sua sustentação a longo-prazo (administração do processo) : O QUE deve ser feito e COMO deve ser feito para que uma ”boa idéia” inicial venha a produzir os resultados esperados, com os padrões de qualidade desejados e permaneça, assim, no tempo?


Pesquisa e Novos Caminhos


Este é um sub-tema amplo, que comporta inúmeros assuntos originais e de apoio e que, em vários aspectos, permeia os outros 3 sub-temas. De fato, os keynote speakers, nas sessões plenárias, inevitavelmente citarão pesquisas e práticas recentes para apoiar seus argumentos e muitas apresentações, nas sessões paralelas, farão a mesma coisa. Por outro lado, a existência de um sub-tema dessa natureza permite a apresentações de tópicos interessantes e importantes que, mesmo sem ter uma ligação forte e direta com o tema principal da promoção de qualidade, mereçam sua inclusão no programa.

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