Trabalhos
1ª lista de Trabalhos Científicos aprovados para apresentação no 20º CIAED2ª lista de Trabalhos Científicos aprovados para apresentação no 20º CIAED
3ª lista de Trabalhos Científicos aprovados para apresentação no 20º CIAED
4ª lista de Trabalhos Científicos aprovados para apresentação no 20º CIAED
5ª lista de Trabalhos Científicos aprovados para apresentação no 20º CIAED
20° CIAED - Congresso Internacional ABED de Educação a Distância
"EAD e a Internacionalização da Aprendizagem no Brasil"
6 a 9 de outubro de 2014 - Curitiba – PR
O 20° CIAED é 100% presencial - Qualis (Capes) B N - ISSN 2175-4098
CHAMADA DE TRABALHOS
O Congresso
1.1. O 20° CIAED - Congresso Internacional ABED de Educação a Distância, com o tema "EAD e a Internacionalização da Aprendizagem no Brasil", será realizado de 6 a 9 de outubro de 2014 em Curitiba - PR, abrindo espaço para que pesquisadores, educadores e dirigentes organizacionais possam apresentar seus Trabalhos Científicos baseados em investigação científica; apresentar relatos de Experiências Inovadoras; participar de mesas-redondas com especialistas do Brasil e de outros países; realizar palestras; inserir-se em grupos de trabalho de diferentes linhas de atuação; e estabelecer contatos profissionais.
Os trabalhos
Os trabalhos submetidos para apresentação no Congresso podem pertencer a duas classes: Investigação Científica (IC) e Experiência Inovadora (EI).
2.2 Cada Trabalho submetido deverá ser identificado de acordo com os itens: Classe, Setor Educacional, Classificação das Áreas de Pesquisa em EAD e Natureza do Trabalho.
2.2.1 Classe
1 - Investigação Científica
2 - Experiência Inovadora
2.2.2. - Setor Educacional - escolher apenas um dos seguintes:
1 - Educação Infantil e Fundamental
2 - Educação Média e Tecnológica
3 - Educação Superior
4 - Educação Corporativa
5 - Educação Continuada em Geral
2.2.3. -Classificação das Áreas de Pesquisa em EAD (Zawacki-Richter 2009) – escolher apenas um item da seguinte classificação que mais caracteriza o trabalho submetido:
Nível Macro – Sistemas e Teorias de EAD
A. Acesso, Equidade e Ética
B. Globalização da Educação e Aspectos Culturais Transfronteiros
C. Sistemas e Instituições de EAD
D. Teorias e Modelos
E. Métodos de Pesquisa em EAD e Transferência de Conhecimento
Nível Meso – Gerenciamento, Organização e Tecnologia
F. Gerenciamento e Organização
G. Custos e Benefícios
H. Tecnologia Educacional
I. Inovação e Mudança
J. Desenvolvimento Profissional e Apoio ao Corpo Docente
K. Serviços de Apoio ao Estudante
L. Formas de Assegurar a Qualidade
Nível Micro - Ensino e Aprendizagem em EAD
M. Design Instrucional
N. Interação e Comunicação em Comunidades de Aprendizagem
O. Características de Aprendizes
2.2.4 Natureza do Trabalho
A - Relatório de Estudo Concluído
B - Descrição de Projeto em Andamento
2.3 No final do processo de julgamento, o Conselho poderá tomar as seguintes decisões sobre o trabalho:
2.3.1. Significância suficiente para merecer apresentação em Sessão Paralela;
2.3.2. Direcionamento para apresentação de Pôster;
2.3.3. Devolvido ao autor para modificações após as quais poderia ser apresentado em Sessão Paralela;
2.3.4. Recusado por não adequar-se ao evento.
Tanto os trabalhos de Investigação Científica (ICs) como os trabalhos de Experiência Inovadora (EIs) submetidos para serem apresentados em Sessões Paralelas no 20º CIAED passam por um rigoroso processo de julgamento, do tipo blind peer review (julgamento cego por pares), no qual a identidade e a afiliação institucional do autor são elementos não fornecidos àqueles que o avaliam. A avaliação será realizada por uma Comissão Técnica composta pelos membros do Conselho Científico da ABED e de outros doutores com reconhecida atuação na área. Cada trabalho será avaliado por ao menos três revisores, membros da Comissão Técnica do Congresso. O resultado final da avaliação de cada submissão, que corresponde à média das avaliações dos revisores, será o indicador decisório para a aceitação de trabalhos científicos para apresentação nas sessões paralelas do Congresso. Em função do resultado final da avaliação, alguns trabalhos poderão ser direcionados para apresentação em Sessão de Pôsteres.
Submissão dos Trabalhos
3.1. A submissão de Trabalhos para análise da Comissão Técnica é exclusiva para os associados da ABED, e está ligada à condição de que todos os seus autores sejam Associados Individuais, em dia com o pagamento das suas anuidades na data da submissão do artigo. Nota importante: o nome do orientador de teses e dissertações não deve aparecer como co-autor de Investigação Científica, podendo receber o devido reconhecimento em nota de rodapé.
3.2. A submissão dos Trabalhos será feita única e exclusivamente através de ferramenta:
http://www.abed.org.br/congresso2014/enviartrabalhos.asp
3.3. Ao submeter os Trabalhos os autores ficam cientes que para apresentação no Congresso será necessária à presença de pelo menos um dos autores ou representante para apresentar o trabalho, que deverá estar devidamente inscrito no Congresso.
3.4. Parte do processo de envio do trabalho na ferramenta é a obrigatoriedade de assinalar a concordância ou não com o termo de compromisso de apresentação previamente descrito abaixo:
"Comprometo-me, caso meu trabalho seja aprovado pela Comissão Técnica do 20º Congresso Internacional ABED de Educação a Distância, a comparecer ou nomear um representante para sua apresentação, no dia e hora previamente comunicados e autorizo sua publicação no site da Associação. Estou ciente da condição de que os autores do trabalho devem ser associados, com os pagamentos das anuidades em dia."
3.5. Logo após a submissão do trabalho, um número de recibo será exibido na tela como confirmação do recebimento de seu trabalho.
3.6. Simultaneamente, o título do trabalho e a data de submissão serão publicados no site do evento.
Nota importante: O recebimento da mensagem automática (item 3.3) e a publicação no site do título do Trabalho submetido não significam, de forma alguma, a aprovação do mesmo para apresentação no evento.
Publicação dos Trabalhos
4.1. Os Trabalhos aprovados serão publicados eletronicamente nos Anais do Congresso no site da ABED.
Trabalhos aprovados que não forem apresentados por seus responsáveis ou representantes no dia e horário definido na programação do Congresso serão retirados dos anais e em seu lugar será publicada uma nota explicativa a respeito, com a respectiva identificação dos responsáveis, ficando seus autores impossibilitados de submeter Trabalhos para os eventos da ABED pelo período de 2 (dois) anos.
4.2. Os Trabalhos serão publicados eletronicamente em dois idiomas: Português e Inglês. Caberá ao autor ou autores do trabalho aprovado, produzir a versão em inglês do trabalho para a publicação no site do evento. A versão em inglês do trabalho deverá ser enviado para papers@abed.org.br até o dia 6 de setembro de 2014.
4.3. Dúvidas pelo endereço papers@abed.org.br ou pelo telefone 55 11 3275.3561
4.4. Estarão disponíveis para a apresentação dos Trabalhos durante o evento, um computador com sistema operacional básico: Windows XP 2003 com Power Point, Datashow e acesso à Internet.
Normas de Padronização
5.1. Os Trabalhos não devem exceder a dez laudas e devem obedecer as novas normas ortográficas da língua portuguesa.
5.2. A página deverá ser configurada em papel A4, utilizando os seguintes parâmetros: margem superior 3,0 cm; inferior 2,0 cm; lateral esquerda 3,0 cm; lateral direita 3,0 cm.
5.3. Devem ser redigidos em Word, extensão .doc (97 - 2003), Acrobat (extensão .pdf sem bloqueio), RichText/ Write (extensão .rtf) ou Writer (extensão .odt), com texto na fonte Arial, corpo 12, usando apenas uma das faces do papel, com entrelinhas de 1,5 alinhado à esquerda, recuo para parágrafo de 1,5 e com inserção do número da página no lado direito superior.
5.4. A estrutura da primeira página é a seguinte:
5.4.1. - Título centralizado, usando letra maiúscula com corpo 16 e em negrito. Palavras estrangeiras deverão ser grafadas em itálico.
5.4.2. - Após o espaço de duas linhas, identificar: o local e a data de envio do Trabalho (mm/aaaa).
5.4.3. - Após o espaço de três linhas, colocar o nome do primeiro autor em corpo 12 centralizado.
5.4.4. - Em seguida (ao lado no nome do autor e separado por um hífen), colocar o nome da instituição a que estiver ligado e o endereço eletrônico (e-mail), usando letra corpo 10.
5.4.5. - Fazer o mesmo para os demais autores, deixando uma linha em branco entre cada um deles.
5.4.6. - Após o espaço de uma linha, identificar o Trabalho de acordo com a sua Classe, indicada no item 2.2.1.
5.4.7. - Após o espaço de uma linha, identificar o Trabalho em um dos Setores Educacionais descritos no item 2.2.2.
5.4.8. - Após o espaço de uma linha, identificar o Trabalho em cada um dos itens da Classificação das Áreas de Pesquisa em EaD indicados no item 2.2.3.
5.4.9. - Após o espaço de uma linha, identificar o Trabalho de acordo com a sua Natureza, indicada no item 2.2.4.
5.5. Após o espaço de cinco linhas, colocar o título "RESUMO" em português com fonte Arial, corpo 12 centralizado em negrito e abaixo o texto do resumo em português, Arial 12 itálico justificado, espaço simples com no máximo 200 palavras. Após o espaço de uma linha, as palavras-chave em Arial 12 negrito separadas por ponto e vírgula.
5.6. Após o resumo, deixar espaço de três linhas e iniciar o texto do trabalho, preferencialmente insira uma quebra de página.
5.6.1 - O texto deve seguir as orientações do item 5.3: fonte Arial, corpo 12, usando apenas uma das faces do papel, com entrelinhas de 1,5 alinhado à esquerda, recuo para parágrafo de 1,5 e com inserção do número da página no lado direito superior.
5.6.2 – A formatação do trabalho deve compreender os elementos pré-textuais (resumo, palavras-chaves), textuais (introdução, objetivos; referencial teórico; procedimentos metodológicos; apresentação e discussão dos resultados; conclusões e recomendações) e pós-textuais (referências bibliográficas; apêndices e anexos).
5.7. Citações e referências bibliográficas: as citações deverão ser inseridas no corpo do texto, incluindo o sobrenome do autor da fonte, a data de publicação e o número de página (se for o caso), conforme normas da APA ou da ABNT. As referências bibliográficas completas do(s) autor(es) citado(s) deverão ser apresentadas em ordem alfabética, no final do texto, de acordo com as normas da APA ou da ABNT.
5.8. As notas de rodapé, sendo indispensáveis, devem ser colocadas no final do Trabalho, antes das referências bibliográficas.
5.8.1. Os títulos das seções internas devem estar em negrito e alinhados à esquerda.
5.9. Os subtítulos devem ter recuo para parágrafo de 1,5 em relação aos títulos.
5.10. As figuras e tabelas devem ter legendas.
5.11. Veja modelo de TC no link:
http://www.abed.org.br/congresso2014/pdf/exemplotc.pdf
Nota importante: Trabalhos sem e-mail e telefone de todos os autores inseridos na ferramenta de submissão não serão aceitos.
Idiomas do Congresso
Português
6.1. Outras línguas, em Sessões Plenárias ou Minicursos, normalmente recebem tradução simultânea para o português.
Cronograma
- Lançamento da Chamada de Trabalho: 27 de novembro de 2013;
- Período para encaminhamento dos trabalhos: 1 de fevereiro a 18 de Maio 2014 (prazo prorrogado);
- Período de avaliação dos trabalhos: 1° de maio a 30 de junho de 2014;
- Divulgação dos resultados no site e comunicação - 06 de julho de 2014;
- Envio da versão para o inglês do trabalho aprovado - 06 de setembro de 2014;
- Notificações de aceitação serão enviadas pelo sistema automaticamente;
- Apresentação no 20° CIAED em de outubro de 2014.
Informações Complementares
Sede da ABED:
Rua Vergueiro, 875 12° andar
CEP 01504-001 - São Paulo - SP
Telefone: 11 3275.3561 - Fax: 11 3275.3724
E-mails
Trabalhos Científicos: papers@abed.org.br
Informações sobre o evento: congresso@abed.org.br
Página da ABED: www.abed.org.br
Página do evento: www.abed.org.br/congresso2014
Acesse o Guia ABED para Submissão de Trabalhos Científicos clicando aqui!
Acesse o o Modelo de Apresentação PÔSTER em PDF neste LINK
Download do template do 20º CIAED (para apresentação em Power Point) neste LINK
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