Apresentação
A Educação a Distância – ou Educação flexível – está em processo de consolidação. Caminho sem volta, a EAD é sinal da evolução esperada há muito, e vem conquistando um espaço de relevância para a formação de milhares de brasileiros.Há quem ainda resista, mas provavelmente é por desconhecimento ou ingenuidade sobre a qualidade de formação que se consegue garantir nessa modalidade. A caminhada continua, e o objetivo do 10º SENAED é promover diálogos, reflexões e ações acerca da legislação, das metodologias e tecnologias pertinentes à consolidação da EAD no Brasil.
Sabemos que a legislação não pode ser um obstáculo para os avanços da EAD. Afinal, cabe a ela legitimar os processos, definir regras claras, estabelecer referências para os fazeres e assim, garantir uma Educação flexível, democrática e responsável. Deste modo, as pessoas e instituições devem ser estimuladas a contemplarem as oportunidades concretas de um mundo que evolui, sem serem reféns dos resquícios de convenções arbitrárias.
Com uma legislação clara e bem definida, há que se ter uma convergência para a institucionalização da EAD no sentido de promover uma assemelhação cultural desta modalidade com a modalidade presencial. De tal forma que não se precise distinguir como modalidade A ou B, mas que se tenha por identidade o grau de flexibilidade metodológica e tecnológica definida por cada equipe e instituição em sua proposta pedagógica. Há que se refletir, ainda, sobre a cultura das instituições e os valores que imprimem sobre as modalidades de ensino, de forma que reconheçam na EAD uma oportunidade de evolução da sua proposta de educação, superando a visão míope de oportunidades comerciais.
Finalmente, seguimos nossa caminhada para a consolidação da EAD compreendendo que tecnologia e metodologia não são caminhos bifurcados, mas sim caminhos convergentes que nos permitem trilhar novas oportunidades e otimizar a criatividade pedagógica dos processos educativos, pois conhecer e refletir sobre novas tecnologias nos permite redimensionar nossas metodologias a caminho da inovação na educação.
Neste contexto, convidamos os caminhantes da educação a se juntarem nessa maratona rumo à consolidação da EAD.
JANES FIDELIS TOMELIN