[ÍNDICE]

NÍVEL MICRO – ENSINO E APRENDIZAGEM EM EAD: N. INTERAÇÃO E COMUNICAÇÃO EM COMUNIDADES DE APRENDIZAGEM

A IMPLANTAÇÃO DO PORTAL DO PREPARO NO COMANDO DE OPERAÇÕES TERRESTRES, UTILIZANDO O AVA MOODLE E A GESTÃO DE PROJETOS EM SUA CONCEPÇÃO: ESTUDO DE CASO  
A IMPORTÂNCIA DA UTILIZAÇÃO DO EAD NA CAPACITAÇÃO DE PREGOEIROS  
A MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA EM AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM NA FORMAÇÃO CONTINUADA DO PROFESSOR: UMA EXPERIÊNCIA NA REDE MUNICIPAL DE CURITIBA  [VERSÃO INGLÊS]
A PERSPECTVA DA UBIQUIDADE NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA  [VERSÃO INGLÊS]
A TEORIA DA APROXIMAÇÃO DA ATIVIDADE COMO POSSIBILIDADE METODOLOGICA DE APLICAÇÃO NA APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA A DISTÂNCIA  [VERSÃO INGLÊS]
A UTILIZAÇÃO DA ROBÓTICA EM MATEMÁTICA E FÍSICA: METODOLOGIA DE ENSINO E APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA NA MODALIDADE DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS A DISTÂNCIA (EJA EAD)  [VERSÃO INGLÊS]
A UTILIZAÇÃO DE UMA REDE SOCIAL COMO PROPOSTA DE APRENDIZAGEM E PARTICIPAÇÃO PARA ALUNOS DE CURSO TÉCNICO  
ANÁLISE DE PERFIL E NECESSIDADES DOS ALUNOS: FATORES DETERMINANTES PARA A MEDIAÇÃO DA APRENDIZAGEM NA TUTORIA DA EAD SEBRAE  
ANDRAGOGIA E PEDAGOGIA: UMA EAD MAIS ACOLHEDORA  
APRENDIZAGEM POR DESCOBERTA AUTÔNOMA DOS FENÔMENOS ÓPTICOS NO ENSINO FUNDAMENTAL  
AVALIAÇÃO COMO INSTRUMENTO DE GESTÃO EM PROGRAMAS DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA  [VERSÃO INGLÊS]
AVALIAÇÃO DO CONHECIMENTO SOBRE A QUÍMICA DE MATERIAIS PARA ALUNOS DE ESCOLA DE ENSINO MÉDIO  [VERSÃO INGLÊS]
BLENDED LEARNING: VIRTUALIDADE NA EDUCAÇÃO SUPERIOR  
COMUNIDADE DE PRÁTICA NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: UM ESTUDO NO PROJETO E-NOVA  
COMUNIDADES DE PRÁTICA: UMA FERRAMENTA ESTRATÉGICA DE APOIO À CAPACITAÇÃO E DESENVOLVIMENTO DE TUTORES  [VERSÃO INGLÊS]
CONSTRUÇÃO DO CONCEITO DE FUNÇÃO MATEMÁTICA: UM ESTUDO COLABORATIVO SOBRE A CONCEPÇÃO E USO DO APLICATIVO MÓVEL FUNCIONALIDADE  [VERSÃO INGLÊS]
CONTEÚDO ONLINE - BANCO DE CONTEÚDOS E OBJETOS DE APRENDIZAGEM COMO SUPORTE AO ENSINO-APRENDIZAGEM  
CRIANDO REDES DE SIGNIFICAÇÕES E SABERES NO CURSO DE PEDAGOGIA: A CONSTRUÇÃO DE UM MODELO DE ENSINO QUE PROPICIE O PROTAGONISMO DOS PARTICIPANTES.  
DESAFIOS E EXPERIÊNCIAS DOCENTES NO CURSO DE FORMAÇÃO PEDAGÓGICA A DISTÂNCIA  [VERSÃO INGLÊS]
DESIGN DE INTERAÇÃO: UM ESTUDO DE CASO  
DESIGN-BASED RESEARCH OU PESQUISA DE DESENVOLVIMENTO: PESQUISA APLICADA PARA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA  
DIMENSÃO COMUNICACIONAL NA EAD: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA  
EAD COMO RECURSO FUNDAMENTAL PARA O ACESSO DE EDUCAÇÃO POR GRUPOS INDÍGENAS  [VERSÃO INGLÊS]
EAD PARALAPRACÁ: EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA, SEM DISTÂNCIA  
ECATHS COMO FERRAMENTA PARA A DISSEMINAÇÃO DO CONHECIMENTO  
EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA - UMA DISCUSSÃO SOBRE A GOVERNANCA DAS NOVAS REGULAMENTAÇÕES DE 2014.  
EDUCAÇÃO NO BRASIL: ANÁLISE CONSTITUCIONAL DO DIREITO À EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NA LIVRE INICIATIVA  
EDUCAÇÃO TÉCNICA E O TRABALHO NO BRASIL: UMA ANÁLISE RETROSPECTIVA E HISTÓRICA DA EVOLUÇÃO DESSE SETOR EDUCACIONAL  [VERSÃO INGLÊS]
ENCONTROS INTERCULTURAIS NA EAD. NARRATIVAS DE VIDA DOS DIFERENTES BRASIS  
ENSINO ON-LINE ATRAVÉS DO DISCURSO DIGITAL NO TWITTER  
ESTRATÉGIAS DE ENSINO-APRENDIZAGEM COLABORATIVAS EM AMBIENTES VIRTUAIS: O CURSO RAÍZES BRASILEIRAS ONLINE  
ESTRATÉGIAS PEDAGÓGICAS PARA PREVENIR EVASÃO  
EVASÃO DISCENTE DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO UAB/UFSC  
FERRAMENTAS DE ESCRITA COLABORATIVA: UMA PROPOSTA DE CURSO DE EXTENSÃO  
FERRAMENTAS E APLICATIVOS PARA CAPACITAÇÃO DE DOCENTES - UM RELATO DE EXPERIÊNCIA DO PLANO INOVADOR DE CAPACITAÇÃO - PIC - NUTEAD/UEPG  [VERSÃO INGLÊS]
FORMAÇÃO DE ALUNAS DO CURSO DE PEDAGOGIA NO USO DO MOODLE PARA MEDIAÇÃO NA PRÁTICA DOCENTE NO ENSINO FUNDAMENTAL.  
FÓRUM DE DISCUSSÃO ON-LINE PARA A REDUÇÃO DA DISTÂNCIA TRANSACIONAL  
GESTÃO DO CONHECIMENTO NA PREPARAÇÃO E PRODUÇÃO DE MATERIAIS PARA CURSOS ONLINE  
GESTÃO INOVADORA NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA - A IMPORTÂNCIA DE REUNIÕES DE ACOMPANHAMENTO EM UM CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO NA ÓTICA DA EQUIPE MULTIDISCIPLINAR  [VERSÃO INGLÊS]
INSTITUCIONALIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NO INSTITUTO FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO  [VERSÃO INGLÊS]
MODELO PEDAGÓGICO E OPERACIONAL DAS TELEAULAS DE CURSOS SEMIPRESENCIAIS  
MONITORIA EAD - PROJETO PILOTO UNIVERSIDADE ANHEMBI MORUMBI  
MOOCS: UMA ANÁLISE DAS EXPERIÊNCIAS PIONEIRAS NO BRASIL E PORTUGAL - CONSTATAÇÕES E LIMITAÇÕES  
O DESAFIO DA APLICAÇÃO DA DIALOGICIDADE EM QUESTÕES AVALIATIVAS PARA CURSOS SUPERIORES NA MODALIDADE EAD  
O ENSINO À DISTÂNCIA COMO POSSIBILIDADE DE DESENVOLVIMENTO DA CONSCIÊNCIA FILOSÓFICA NA FORMAÇÃO DOCENTE  
O PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO (PNE) E A ASCENSÃO DAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TIC) NOS PROCESSOS DE ENSINO E APRENDIZAGEM  [VERSÃO INGLÊS]
O PROCESSO AVALIATIVO NA EAD, NO ENSINO SUPERIOR: UM ESTUDO DE CASO  [VERSÃO INGLÊS]
O TUTOR NO CONTEXTO DA EAD: REFLEXÃO TENSÃO ENTRE SUA COMPETÊNCIA EDUCATIVA E SEU VÍNCULO DE TRABALHO  [VERSÃO INGLÊS]
O USO DO FACEBOOK COMO INSTRUMENTO DE APRENDIZAGEM E PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO NO CURSO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES  
PERCEPÇÃO DOS ALUNOS DE CURSOS A DISTÂNCIA DA UNIVERSIDADE DE TAUBATÉ EM RELAÇÃO À DISCIPLINA DE ATIVIDADES COMPLEMENTARES  [VERSÃO INGLÊS]
PESQUISA NARRATIVA E PESQUISA-AÇÃO EM COMUNIDADES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM  
PROPOSTA DE USO DA WEBCONFERÊNCIA NO CURSO DE LICENCIATURA EM COMPUTAÇÃO À DISTÂNCIA  
RELATO DE UM ESTUDO DE CASO: ANALISANDO AS INTERAÇÕES DOS ALUNOS POR MEIO DE SOCIOGRAMAS  
SE EU FOSSE MINISTRO DA EDUCAÇÃO, EU FARIA O SEGUINTE A PROPÓSITO DA EAD: ESTABELECERIA CRITÉRIOS PARA O FINANCIAMENTO PÚBLICO DA EDUCAÇÃO DA POPULAÇÃO CARCERÁRIA VIA FIES.  
SISTEMA TUTORIAL UM DESAFIO A QUALIDADE NOS CURSOS DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA  
TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NOVOS PARADIGMAS EDUCACIONAIS  
TERCEIRA IDADE NA EAD: UMA PROPOSTA PARA AS INSTITUIÇÕES  
UMA EXPERIÊNCIA DE AVALIAÇÃO DOCENTE NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA  [VERSÃO INGLÊS]
USO DE VIDEOAULAS PARA ORIENTAÇÃO DE AULAS-PRÁTICAS NA DISCIPLINA DE ANATOMIA HUMANA NO CICLO BÁSICO DE CURSOS DE GRADUAÇÃO DA ÁREA DA SAÚDE.  
UTILIZAÇÃO DE AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM COMO RECURSO PEDAGÓGICO NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM NO ENSINO SUPERIOR  [VERSÃO INGLÊS]
WEB INVERTIDA: EXPERIÊNCIAS INOVADORAS DE METODOLOGIAS DE ENSINO ATIVAS NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA.