[ÍNDICE]

SETOR: 3 - EDUCAÇÃO SUPERIOR
A CONSTRUÇÃO DE UM MODELO DE GESTÃO COM O USO DE FERRAMENTAS DA GESTÃO DO CONHECIMENTO EM PROGRAMAS DE EAD
A CONSTRUÇÃO DO E-PORTFOLIO REFLEXIVO NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES
A CONTRIBUIÇÃO COGNITIVA DA ROBÓTICA EDUCACIONAL COMO FERRAMENTA INTERDISCIPLINAR NO CONTEXTO DO ENSINO SUPERIOR
A CONVERGÊNCIA HIPERMIDIATICA ANCORADA NA METODOLOGIA DO DESIGN INSTRUCIONAL: UMA ABORDAGEM SISTÊMICA
A EAD E A SUA INFLUÊNCIA TECNOLÓGICA NO ENSINO SUPERIOR PRESENCIAL
A EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA COMO MODALIDADE DE FOMENTO À FORMAÇÃO CONTINUADA AOS/AS PROFESSORES/AS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO-UFMA
A EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA E O MERCADO DE TRABALHO
A IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA (EAD) NA FORMAÇÃO DO PROFISSIONAL DE HOJE
A IMPORTÂNCIA DA PARTICIPAÇÃO ESTUDANTIL NA GESTÃO E NA INSTITUCIONALIZAÇÃO DO CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS A DISTÂNCIA DA UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA
A INCLUSÃO DA EAD NOS CURRÍCULOS DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO DE UMA IES, SEGUNDO A PERCEPÇÃO DE SEUS DOCENTES.
A INCLUSÃO DIGITAL E SOCIAL COMO PRESSUPOSTO PARA A EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA: ANÁLISE DO PERFIL DE ALUNOS DE UMA UNIVERSIDADE PARTICULAR DE SÃO LUÍS - MA
A INCLUSÃO NA PERSPECTIVA DAS REDES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM
A INFLUÊNCIA DOS AMBIENTES VIRTUAIS NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM
A INSERÇÃO DAS NOVAS TECNOLOGIAS NO CURRÍCULO DO CURSO DE LETRAS, NAS MODALIDADES EAD E PRESENCIAL, DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE SANTA CRUZ/UESC-BA
A LEGISLAÇÃO BRASILEIRA E A QUALIDADE DO MATERIAL DIDÁTICO IMPRESSO (MDI)
A PARTICIPAÇÃO DAS MULHERES NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
A PERCEPÇÃO DE QUALIDADE DE DISCIPLINA EAD NA VISÃO DISCENTE - CONTRIBUIÇÕES PARA CONSTRUÇÃO DE MODELO DE AVALIAÇÃO
A PRÁTICA DE ESTÁGIO CURRICULAR EM CONTEXTOS NÃO-FORMAIS: DIALOGANDO COM A EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
A PRESENÇA SOCIAL EM UMA DISCIPLINA ONLINE: A PERSPECTIVA DO ALUNO
A REALIZAÇÃO DE PROJETOS EM EAD: RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA NO CURSO DE GASTRONOMIA
A RELAÇÃO ENTRE CARACTERÍSTICAS PESSOAIS, AUTOEFICÁCIA E DESEMPENHO DE ALUNOS DE CURSOS PRESENCIAIS COM DISCIPLINAS CURSADAS EM EAD
A UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL NA BAHIA: EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES
A UNIVERSIDADE NAS ONDAS DO RÁDIO: TOCANDO E CONSTRUINDO CONHECIMENTO DE FORMA COLABORATIVA
A UTILIZAÇÃO DE RECURSOS DE ÁUDIO NA DISCIPLINA DE CRIMINOLOGIA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA DA UNIVERSIDADE DE FORTALEZA
ANÁLISE DA USABILIDADE DO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM UTILIZADO POR UMA UNIVERSIDADE DE SÃO LUÍS – MA
ANÁLISE DO INSTRUMENTO E DO PROCESSO DE AVALIAÇÃO DO MEC NOS POLOS EAD DO CENTRO PAULA SOUZA/UNIVESP
ANÁLISE DOS ESTILOS DE APRENDIZAGEM EM ALUNOS DA PÓS-GRADUAÇÃO A DISTÂNCIA DE UM POLO EAD EM SALVADOR, BAHIA, BRASIL
ANATOMIA HUMANA GERAL APLICADA À EDUCAÇÃO FÍSICA BACHARELADO: ADEQUAÇÃO DE CONTEÚDO PARA DISCIPLINA A DISTÂNCIA
APRENDIZAGEM ON-LINE: A MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA NO NÚCLEO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHAO - UFMA
APROVEITAMENTO ACADÊMICO DOS MOOCS NO BRASIL: O CASO COURSERA
APROXIMANDO OS ALUNOS DA EAD DE ATIVIDADES PRÁTICAS – UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
ARQUITETURAS COGNITIVAS CONSTRUÍDAS NO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO A DISTÂNCIA - PROJETO UAB/BANCO DO BRASIL
AS POSSIBILIDADES E PERSPECTIVAS DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NO ENSINO SUPERIOR: O PERFIL DO DOCENTE DE EAD EM SÃO LUÍS – MA
AS PRESENÇAS DE ENSINO, SOCIAL E COGNITIVA: UM ESTUDO DE CASO EM DISCIPLINA ONLINE
AS REDES SOCIAIS COMO ESPAÇO DE COMUNICAÇÃO E INTERAÇÃO ENTRE PROFESSOR E ALUNOS NA EDUCAÇÃO SUPERIOR
AS RELAÇÕES ENTRE EXPECTATIVAS E SATISFAÇÃO DE EGRESSOS E ESTUDANTES, NO CONTEXTO DO ENSINO SUPERIOR NA MODALIDADE A DISTÂNCIA
ASSOCIAÇÃO DE METODOLOGIAS DE ENSINO E FACEBOOK PARA APOIO AO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM
AUTORIA DO DISCENTE ONLINE: PRINCIPAIS DIFICULDADES
AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM EM AMBIENTE VIRTUAL
AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR NO BRASIL: PRESENCIAL X EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
AVALIAÇÃO FORMATIVA EM CURSOS MEDIADOS POR TECNOLOGIAS DIGITAIS: DA PRESCRIÇÃO ÀS CONTINGÊNCIAS DAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS
CONTEMPORANEIDADE E SERVIÇO SOCIAL: A FORMAÇÃO PROFISSIONAL DO ASSISTENTE SOCIAL NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA EM TEMPOS DE INCLUSÃO
CONVERGÊNCIA: UM ELO ENTRE A EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA E A EDUCAÇÃO PRESENCIAL
CORREÇÃO AUTOMÁTICA DE EXERCÍCIOS DE LÓGICA DE PROGRAMAÇÃO EM SISTEMAS VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM
DEGREE OF ACADEMIC LEADERS FOR TECHNOLOGICAL COMPETENCIES AT THE UNIVERSITY OF TABUK ACCORDING TO THE FACULTY MEMBERS' OPINIONS
DESAFIOS À IMPLEMENTAÇÃO DOS PERSONAL LEARNING ENVIRONMENTS NA EDUCAÇÃO BRASILEIRA ACORDES COM O NHC HORIZON PROJECT
DESENHO UNIVERSAL PARA APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: UMA ANÁLISE SOBRE O AMBIENTE DE APRENDIZAGEM MOODLE
DISCIPLINA ON-LINE: DIFICULDADES E FACILIDADES DO ALUNO DA GRADUAÇÃO
DISCIPLINAS EM REDE DO CURSO DE ENGENHARIA DA ASSOCIAÇÃO EDUCACIONAL DOM BOSCO: UM ESTUDO AVALIATIVO
DOCÊNCIA ONLINE: QUEM EMBALA A UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL?
EAD: COMO ATINGIR AS METAS DO GOVERNO E AS DIRETRIZES DO PNE
EAD: COMO FAZER UM BOM PROJETO?
EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: A ATUAÇÃO DO DOCENTE E ORIENTADOR ACADÊMICO (TUTOR) NA CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO
ESTÁGIO CURRICULAR NA EAD: PROPOSTAS DE PLANEJAMENTO
ESTÁGIO SUPERVIONADO NO CURSO DE PEDAGOGIA DA UNICESUMAR – UMA EXPERIÊNCIA INOVADORA PARA UM CURSO NA MODALIDADE A DISTÂNCIA
ESTRATÉGIAS DE EAD EM MÍDIAS SOCIAIS
ESTRATÉGIAS PSICOPEDAGÓGICAS PARA RETENÇÃO DE ALUNOS NO ENSINO SUPERIOR
ESTUDO DE CASO: A QUALIDADE DOS MATERIAIS DIDÁTICOS IMPRESSOS (MDI) EM CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO NA EAD
ESTUDO SOBRE TRANSIÇÃO DO MODELO DE ENSINO POR CORRESPONDÊNCIA PARA O MODELO ONLINE: A EXPERIÊNCIA DA UNIVERSIDADE ABERTA PORTUGUESA
ÉTICA JURÍDICA: A ARTE COMO INSTRUMENTO DO PROCESSO DE EDUCAÇÃO VIRTUAL SUPERIOR
EVOLUÇÃO DA EAD NO BRASIL – UM COMPARATIVO NO ENSINO SUPERIOR - A DISTÂNCIA X PRESENCIAL
FATORES QUE LEVARAM À PERMANÊNCIA E AO SUCESSO DOS ALUNOS EM UM CURSO A DISTÂNCIA
FORMAÇÃO DOCENTE NO PROJETO EAD DA UNIVERSIDADE DE UBERABA - UNIUBE
FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES: O IMPASSE ENTRE AS MODALIDADES PRESENCIAL E A DISTÂNCIA
GAMEFICAÇÃO DO MOODLE: UMA POTENCIAL FORMA DE APRENDIZAGEM?
GESTÃO E AVALIAÇÃO NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: UM ESTUDO DE CASO NA UNIVERSIDADE DO GRANDE RIO
HISTÓRIA EM REDE: UMA EXPERIÊNCIA DE SÓCIO CONSTRUTIVISMO APLICADO AO ENSINO ONLINE
INCLUSÃO NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: A AUDIODESCRIÇÃO COMO NOVO RECURSO DE ACESSIBILIDADE.
INDICADORES DE QUALIDADE EAD: UMA AVALIAÇÃO DOS ATORES ENVOLVIDOS NOS CURSOS DE GRADUAÇÃO A DISTÂNCIA
INSTRUMENTOS DIDÁTICOS COMO FATOR DE SENSIBILIZAÇÃO NO EAD
LABORATÓRIO MULTIDISCIPLINAR LÚDICO-PEDAGÓGICO COMO ESTRATÉGIA NA FORMAÇÃO DOCENTE EM EAD: RELATO DE EXPERIÊNCIA
LETRAMENTO DIGITAL DOCENTE: UMA PROPOSTA METODOLÓGICA DO CURSO A DISTÂNCIA DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA
MAPEAMENTO DO MATERIAL PRODUZIDO EM CONTEXTOS DISTRIBUÍDOS: UMA ANÁLISE DO GLOGSTER
MEDINDO A PROFICIÊNCIA DIGITAL: UMA ABORDAGEM SIMPLES USANDO UM INSTRUMENTO ON-LINE
MODELAGEM COMPUTACIONAL NO ENSINO DE FÍSICA
MODELO DE CONEXÃO PROGRESSIVA
NOVAS TECNOLOGIAS E TRABALHO DOCENTE: UM OLHAR SOBRE A PRÁTICA DO PROFESSOR EM CONTEXTOS DE ENSINO A DISTÂNCIA.
O DESIGN THINKING PARA CONCEPÇÃO E PROPOSIÇÃO DE PRÁTICAS INOVADORAS EM CURSOS A DISTÂNCIA
O DOMÍNIO DAS TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS E O USO DE AMBIENTES VIRTUAIS POR DOCENTES DE ENFERMAGEM
O ESTUDO DA PESQUISA CIENTÍFICA SOB UMA NOVA VERSÃO: A TECNOLOGIA DAS IMAGENS
O LIVRO DIDÁTICO EM EAD: PROBLEMATIZANDO SEU USO
O PAPEL DO TUTOR NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: COMO TEM SIDO CONCEBIDO PELAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO?
O PAPEL DO TUTOR NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM NO PARADIGMA TRAZIDO PELA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: A EXPERIÊNCIA DA UNICESUMAR
O PERFIL DA TUTORIA UNIVERSITÁRIA EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL E OS SABERES SÓCIO-CULTURAIS, PEDAGÓGICOS, CIENTÍFICOS E TECNOLÓGICOS
O PERFIL DO ALUNO NA ELABORAÇÃO DE PROCESSOS DE APRENDIZAGEM – A CONTRIBUIÇÃO DA ANALISE GEOGRÁFICA A PARTIR DE DADOS DO MUNICÍPIO DE PIRACICABA / SP
O PERFIL DOCENTE PARA O ENSINO A DISTÂNCIA: CARACTERÍSTICAS ESSENCIAIS
O PROCESSO DE ORIENTAÇÃO DE ALUNOS DE CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO NA MODALIDADE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: UM ESTUDO DE CASO
O PROFESSOR TUTOR EM UM CURSO A DISTÂNCIA: AVALIAÇÃO, PROBLEMAS E BUSCA DE SOLUÇÕES
O TRABALHO DOCENTE E TUTORIAL NO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO DA PUC MINAS VIRTUAL
O TUTOR A DISTÂNCIA E A MEDIAÇÃO EFICAZ DE FÓRUNS DE DISCUSSÃO AVALIATIVOS
O USO DA TECNOLOGIA MÓVEL NO ENSINO SUPERIOR: UM OLHAR PARA AS NOVAS GERAÇÕES
OFFERING A MODEL TO EVALUATE RELATION OF USE OF LAPTOPS, TABLETS AND IPADS TO EFFECTIVE LEARNING BASED UPON MEDIATION OF EDUCATIONAL MOTIVATION (THE CASE OF TEACHERS OF SMART HIGH SCHOOLS OF TEHRAN)
ORIENTAÇÃO VIRTUAL: EXPANDINDO O ESPAÇO DE ORIENTAÇÃO COM USO DE SALAS VIRTUAIS NO MOODLE
OS JOGOS COMO FERRAMENTAS DIDÁTICAS NO ENSINO A DISTÂNCIA NA UNIVERSIDADE DE FORTALEZA
PANORAMA DA EAD EM RELAÇÃO A OFERTA E A ORGANIZAÇÃO ACADÊMICA
PEER EVALUATION: ASSEGURANDO A QUALIDADE NA AVALIAÇÃO EM ESCALA
PENSAMENTO PEDAGÓGICO DE DARCY RIBEIRO: DA UNIVERSIDADE NECESSÁRIA À PROPOSTA DE CRIAÇÃO DA UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL
PERCEPÇÃO DISCENTE QUANTO À UTILIZAÇÃO DE RUBRICAS PARA AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM
PERFIL EGRESSO DO ALUNO DE GESTÃO DA PRODUÇÃO INDUSTRIAL NA MODALIDADE EAD
PESQUISA PARA AVALIAÇÃO DE DISCIPLINA ON-LINE: OPORTUNIDADES DE MELHORIA DOCENTE
PIBID/UNISC: EDUCAÇÃO PRESENCIAL E A DISTÂNCIA INTEGRANDO REFLEXÃO, TEORIA E PRÁTICA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES
PLANEJAMENTO EDUCACIONAL BASEADO EM CENÁRIOS PROSPECTIVOS NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
PLANOS DE TUTORIA E EXPECTATIVAS DO TUTOR DA UAB
POR QUE USAR VIDEOCONFERÊNCIAS NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA?
POSSIBILIDADES DE UTILIZAÇÃO DO JOGO RPG BY MOODLE NA MEDIAÇÃO DA APRENDIZAGEM EM REDE
PRODUÇÃO E ADAPTAÇÃO DE MATERIAL DIDÁTICO PARA APOIAR ALUNO DEFICIENTE VISUAL NO ENSINO DA COMPUTAÇÃO EM CURSO DE GRADUAÇÃO NA MODALIDADE EAD
PROGRAMA DE FORMAÇÃO CONTÍNUA EM MATEMÁTICA, LÓGICA E LÍNGUA PORTUGUESA PARA ESTUDANTES DE GRADUAÇÃO A DISTÂNCIA
PROJETO DE APRENDIZAGEM DE UM CURSO DE ENGENHARIA DE SOFTWARE EXPERIMENTAL
PROPOSTA EDUCACIONAL DE MUSEU DIGITAL DO TEATRO SÃO JOÃO DA BAHIA (SÉCULO XIX E XX)
PROPOSTA DE AMBIENTE INTERCULTURAL SIMULADOR DE EMPRESAS PARA CURSO ONLINE DE POLÍTICA DE NEGÓCIOS
PROPOSTA DE METODOLOGIA DE AVALIAÇÃO DO PENSAMENTO CRÍTICO E DA PRESENÇA COGNITIVA EM FÓRUM DE DISCUSSÃO ONLINE
REFLETINDO SOBRE A OFERTA DE CURSOS DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA NA MODALIDADE A DISTÂNCIA
RESULTADOS DA PARTICIPAÇÃO DE DOCENTES EM UMA CAMPANHA DE COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL
REVISÃO INTEGRATIVA SOBRE DESIGN INSTRUCIONAL, ONTOLOGIA, MODELOS SEMÂNTICOS E REPRESENTAÇÃO DO CONHECIMENTO
SECRETARIA ACADÊMICA VIRTUAL: UMA EXPERIÊNCIA DE INTEGRAÇÃO E ASSISTÊNCIA AO ALUNO DA EAD
SUPORTE PEDAGÓGICO ONLINE: POTENCIALIZANDO OS PROCESSOS DE ENSINO-APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
TÃO LONGE, TÃO PERTO: A PRESENÇA DA AFETIVIDADE NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA – POSSIBILIDADE OU REALIDADE?
TENDÊNCIAS E INOVAÇÕES ATÉ QUE PONTO O PROFESSOR AS PERCEBE EM SUA PRÁTICA? UMA ANÁLISE DAS PRÁTICAS DE INTEGRAÇÃO DAS TICS AO CURRÍCULO A PARTIR DO BLOG WEBCURRICULO
TRANSMEDIAÇÃO EM EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA: PERSPECTIVAS PARA PRÁTICAS PEDAGÓGICAS PARTICIPATIVAS
TUTORIA EM EAD: EM BUSCA DE UMA PRÁTICA AFETIVA E EFETIVA DO APRENDIZADO
UM MODELO DE GESTÃO PARTICIPATIVA – PROCESSOS DE INTERAÇÃO E COMUNICAÇÃO DA EQUIPE MULTIDISCIPLINAR COM FOCO NA MELHORIA DO ENSINO-APRENDIZADO
UM OLHAR SOBRE OS FRUTOS DA INTERFACE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA E EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO ENSINO SUPERIOR
USO DE COMBINAÇÃO SOCIAL PARA ALOCAÇÃO DE TUTORES NA EAD
USO DE FERRAMENTAS COMPUTACIONAIS EM PROCESSOS AVALIATIVOS DA QUALIDADE DA EDUCAÇÃO SUPERIOR
UTILIZAÇÃO DE JOGOS DE COMPUTADOR NO ENSINO SUPERIOR A DISTÂNCIA
UTILIZAÇÃO DE REALIDADE MISTURADA NO DESENVOLVIMENTO DE OBJETOS DE APRENDIZAGEM
UTILIZAÇÃO DE SOFTWARE DE COMUNICAÇÃO NA ORIENTAÇÃO DE TCC