[ÍNDICE]

NÍVEL MICRO – ENSINO E APRENDIZAGEM EM EAD: N. INTERAÇÃO E COMUNICAÇÃO EM COMUNIDADES DE APRENDIZAGEM

A CONSTRUÇÃO DE UM MODELO DE GESTÃO COM O USO DE FERRAMENTAS DA GESTÃO DO CONHECIMENTO EM PROGRAMAS DE EAD
A CONSTRUÇÃO DO E-PORTFOLIO REFLEXIVO NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES
A CONTRIBUIÇÃO COGNITIVA DA ROBÓTICA EDUCACIONAL COMO FERRAMENTA INTERDISCIPLINAR NO CONTEXTO DO ENSINO SUPERIOR
A CONVIVÊNCIA COM O SEMIÁRIDO COMO ELEMENTO FORMADOR NO CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DO POLO UAB – JUAZEIRO
A CORRELAÇÃO ENTRE MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA E EVASÃO EM CURSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES NA MODALIDADE A DISTÂNCIA
A DIVERSIDADE NA EAD: UM OLHAR SOBRE A REDE E-TEC BRASIL
A EAD E A SUA INFLUÊNCIA TECNOLÓGICA NO ENSINO SUPERIOR PRESENCIAL
A EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA COMO MODALIDADE DE FOMENTO À FORMAÇÃO CONTINUADA AOS/AS PROFESSORES/AS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO-UFMA
A EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA E O MERCADO DE TRABALHO
A EDUCAÇÃO CORPORATIVA EM PROL DA QUALIDADE AMBIENTAL: TRILHAS DO SABER, A EXPERIÊNCIA DA SEMAD-MG
A FORMAÇÃO DE PROFESSORES E O USO DAS FERRAMENTAS BASE DE DADOS E FÓRUM
A FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO NTE 12: NOSSA EXPERIÊNCIA
A IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA (EAD) NA FORMAÇÃO DO PROFISSIONAL DE HOJE
A INFLUÊNCIA DOS AMBIENTES VIRTUAIS NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM
A INSERÇÃO DAS INTERFACES NO PROCESSO DE INTERAÇÃO COM ALUNO DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA. CONSTRUINDO UMA RELAÇÃO DE AFETIVIDADE
A PRÁTICA DE ESTÁGIO CURRICULAR EM CONTEXTOS NÃO-FORMAIS: DIALOGANDO COM A EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
A PRESENÇA SOCIAL EM UMA DISCIPLINA ONLINE: A PERSPECTIVA DO ALUNO
A REALIZAÇÃO DE PROJETOS EM EAD: RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA NO CURSO DE GASTRONOMIA
A REDE DE VIDOCONFERÊNCIA NO/DO ESTADO DA BAHIA: USABILIDADE NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES
A UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL NA BAHIA: EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES
A WEBCONFERENCIA COMO FERRAMENTA MOBILIZADORA NA FORMAÇÃO CONTINUADA DOS PROFISSIONAIS EM EDUCAÇÃO DA SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO DO MS
ADOLESCENTES E A NOVA ONDA
AESP: GESTÃO ESTRATÉGICA DE CAPACITAÇÃO DOS SERVIDORES DO GOVERNO DO CEARÁ, ÓRGÃOS VINCULADOS À SECRETARIA DE SEGURANÇA
AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM:DISPOSITIVO DE PRODUÇÃO DE SUBJETIVIDADE
ANÁLISE DA USABILIDADE DO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM UTILIZADO POR UMA UNIVERSIDADE DE SÃO LUÍS – MA
ANÁLISE DO INSTRUMENTO E DO PROCESSO DE AVALIAÇÃO DO MEC NOS POLOS EAD DO CENTRO PAULA SOUZA/UNIVESP
ANATOMIA HUMANA GERAL APLICADA À EDUCAÇÃO FÍSICA BACHARELADO: ADEQUAÇÃO DE CONTEÚDO PARA DISCIPLINA A DISTÂNCIA
APRENDIZAGEM COM MOBILIDADE: EXPERIÊNCIAS COM O USO DE TECNOLOGIAS MÓVEIS ENVOLVENDO CRIANÇAS E ADOLESCENTES EM TRATAMENTO ONCOLÓGICO
APRENDIZAGEM ON-LINE: A MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA NO NÚCLEO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHAO - UFMA
AS POSSIBILIDADES E PERSPECTIVAS DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NO ENSINO SUPERIOR: O PERFIL DO DOCENTE DE EAD EM SÃO LUÍS – MA
AS PRESENÇAS DE ENSINO, SOCIAL E COGNITIVA: UM ESTUDO DE CASO EM DISCIPLINA ONLINE
AS REDES SOCIAIS COMO ESPAÇO DE COMUNICAÇÃO E INTERAÇÃO ENTRE PROFESSOR E ALUNOS NA EDUCAÇÃO SUPERIOR
ASSOCIAÇÃO DE METODOLOGIAS DE ENSINO E FACEBOOK PARA APOIO AO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM
AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM EM AMBIENTE VIRTUAL
AVALIAÇÃO DA TUTORIA DE CURSOS A DISTÂNCIA EM EDUCAÇÃO PARA O TRÂNSITO POR MEIO DA ANÁLISE DOS FÓRUNS DE DISCUSSÃO
AVALIAÇÃO DE UM CURSO DA REDE DIVERSIDADE NA MODALIDADE EAD DA UFMA
AVALIAÇÃO FORMATIVA EM CURSOS MEDIADOS POR TECNOLOGIAS DIGITAIS: DA PRESCRIÇÃO ÀS CONTINGÊNCIAS DAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS
CAPACITAÇÃO DE PROFESSORES PARA METODOLOGIA SESIEDUCA: A EXPERIÊNCIA DO SESI SANTA CATARINA
CAPACITAÇÃO ONLINE: ASPECTOS POSITIVOS REVELADOS PELOS SERVIDORES DO INSS
CIA DO EGRESSO DO NEAD DO IFRJ DE PINHEIRAL
CONEXÃO CIDADÃ, PAPEL DESENPENHADO PELAS REDES SOCIAIS NA CONSTRUÇÃO DA CIDADANIA
CONTEXTUALIZAÇÃO E EAD: UMA EXPERIÊNCIA NAS AULAS DE QUÍMICA E BIOLOGIA DO EMITEC/BA
DEGREE OF ACADEMIC LEADERS FOR TECHNOLOGICAL COMPETENCIES AT THE UNIVERSITY OF TABUK ACCORDING TO THE FACULTY MEMBERS' OPINIONS
DESAFIOS E POSSIBILIDADES DE ACOMPANHAMENTO DO ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO COM AUXILIO DE AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM
DINÂMICA DA DISCIPLINA METODOLOGIA DE ESTUDO A DISTÂNCIA E O SISTEMA DE TUTORIA NA EAD
DISCIPLINAS EM REDE DO CURSO DE ENGENHARIA DA ASSOCIAÇÃO EDUCACIONAL DOM BOSCO: UM ESTUDO AVALIATIVO
EAD ON-LINE, FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES E AUTODESENVOLVIMENTO
EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: ESTUDO DE TRABALHOS APRESENTADOS NA ABPMC – ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE PSICOTERAPIA E MEDICINA COMPORTAMENTAL
ENTRE AS NOVAS TEORIAS E AS PRÁTICAS ATUAIS DA EAD: UM PANORAMA DE POSSIBILIDADES
ESTÁGIO SUPERVIONADO NO CURSO DE PEDAGOGIA DA UNICESUMAR – UMA EXPERIÊNCIA INOVADORA PARA UM CURSO NA MODALIDADE A DISTÂNCIA
ESTUDO SOBRE TRANSIÇÃO DO MODELO DE ENSINO POR CORRESPONDÊNCIA PARA O MODELO ONLINE: A EXPERIÊNCIA DA UNIVERSIDADE ABERTA PORTUGUESA
ÉTICA JURÍDICA: A ARTE COMO INSTRUMENTO DO PROCESSO DE EDUCAÇÃO VIRTUAL SUPERIOR
FACILITANDO A TUTORIA EAD UTILIZANDO O SISACAD
FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA APOIADA POR TECNOLOGIA DIGITAL NO DISTRITO FEDERAL
FORMAÇÃO DE DOCENTES ONLINE: A EXPERIÊNCIA DO PLANO DE CAPACITAÇÃO CONTINUADA DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA
FORMAÇÃO DE TUTORES: DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS NO PROGRAMA DE FORMAÇÃO DO FGV ONLINE
FORMAÇÃO DO PROFESSOR: UMA ANÁLISE DA EFICIÊNCIA DO CURSO TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO – ENSINANDO E APRENDENDO COM AS TICS
FORMAÇÃO DOCENTE NO PROJETO EAD DA UNIVERSIDADE DE UBERABA - UNIUBE
FORTALECENDO O ACESSO AO CONHECIMENTO COM A EXPERIÊNCIA E AS FERRAMENTAS DO ENSINO À DISTÂNCIA: A CENTRAL VIRTUAL DE COLABORAÇÃO
GESTÃO DA QUALIDADE NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: A MULTIDISCIPLINARIDADE NA CONSTRUÇÃO DO MATERIAL DIDÁTICO
GESTÃO DAS MÍDIAS NO PROCESSO EDUCACIONAL: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
GRUPO DE TRABALHO COLABORATIVO: OBJETOS DE APRENDIZAGEM
HISTÓRIA EM REDE: UMA EXPERIÊNCIA DE SÓCIO CONSTRUTIVISMO APLICADO AO ENSINO ONLINE
IMPLEMENTAÇÃO E AVALIAÇÃO DE UM CURSO A DISTANCIA DE PÓS GRADUAÇÃO LATO SENSU EM GESTÃO EM ENFERMAGEM
INCLUSÃO NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: A AUDIODESCRIÇÃO COMO NOVO RECURSO DE ACESSIBILIDADE.
INSTRUMENTOS DIDÁTICOS COMO FATOR DE SENSIBILIZAÇÃO NO EAD
INTERAÇÃO E COMUNICAÇÃO EM EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA - REFLETINDO SOBRE O PROCESSO EDUCATIVO EM CHATS
INTERAÇÃO E COMUNICAÇÃO EM EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA - REFLETINDO SOBRE O PROCESSO EDUCATIVO EM CHATS
LABORATÓRIO MULTIDISCIPLINAR LÚDICO-PEDAGÓGICO COMO ESTRATÉGIA NA FORMAÇÃO DOCENTE EM EAD: RELATO DE EXPERIÊNCIA
LETRAMENTO DIGITAL DOCENTE: UMA PROPOSTA METODOLÓGICA DO CURSO A DISTÂNCIA DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA
MAPEAMENTO DO MATERIAL PRODUZIDO EM CONTEXTOS DISTRIBUÍDOS: UMA ANÁLISE DO GLOGSTER
MELHORANDO A COMUNICAÇÃO ENTRE PROFESSOR E ALUNO ATRAVÉS DA ANÁLISE DA EXPERIÊNCIA DO USUÁRIO NO EDULIFY.COM
MODELO DE CONEXÃO PROGRESSIVA
MOOCS E A DEMOCRATIZAÇÃO DO CONHECIMENTO: A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO COLETIVO AUXILIADO PELA ORGANIZAÇÃO TÓPICA
O BLOG NA CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO NO ENSINO DE LÍNGUA ESTRANGEIRA
O DEPARTAMENTO DE RECURSOS HUMANOS E OS PROFISSIONAIS DE EAD
O DOMÍNIO DAS TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS E O USO DE AMBIENTES VIRTUAIS POR DOCENTES DE ENFERMAGEM
O ENSINO HODIERNO DE LÍNGUA PORTUGUESA NO PROGRAMA A DISTÂNCIA
O E-PROINFO 3.0 SOB O PONTO DE VISTA ACESSÍVEL
O ESTUDO DA PESQUISA CIENTÍFICA SOB UMA NOVA VERSÃO: A TECNOLOGIA DAS IMAGENS
O PAPEL DO TUTOR NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM NO PARADIGMA TRAZIDO PELA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: A EXPERIÊNCIA DA UNICESUMAR
O PERFIL DA TUTORIA UNIVERSITÁRIA EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL E OS SABERES SÓCIO-CULTURAIS, PEDAGÓGICOS, CIENTÍFICOS E TECNOLÓGICOS
O PROFESSOR TUTOR EM UM CURSO A DISTÂNCIA: AVALIAÇÃO, PROBLEMAS E BUSCA DE SOLUÇÕES
O TRABALHO DOCENTE E TUTORIAL NO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO DA PUC MINAS VIRTUAL
O TUTOR A DISTÂNCIA E A MEDIAÇÃO EFICAZ DE FÓRUNS DE DISCUSSÃO AVALIATIVOS
OFFERING A MODEL TO EVALUATE RELATION OF USE OF LAPTOPS, TABLETS AND IPADS TO EFFECTIVE LEARNING BASED UPON MEDIATION OF EDUCATIONAL MOTIVATION (THE CASE OF TEACHERS OF SMART HIGH SCHOOLS OF TEHRAN)
ORIENTAÇÃO VIRTUAL: EXPANDINDO O ESPAÇO DE ORIENTAÇÃO COM USO DE SALAS VIRTUAIS NO MOODLE
OS DESAFIOS DE GESTÃO DA CENTRAL DE TUTORIA DO SEBRAE
PARÓDIAS COMO ESTRATÉGIA NO ENSINO DE BIOLOGIA COM INTERMEDIAÇÃO TECNOLÓGICA
PEER EVALUATION: ASSEGURANDO A QUALIDADE NA AVALIAÇÃO EM ESCALA
PENSAMENTO PEDAGÓGICO DE DARCY RIBEIRO: DA UNIVERSIDADE NECESSÁRIA À PROPOSTA DE CRIAÇÃO DA UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL
PESQUISA PARA AVALIAÇÃO DE DISCIPLINA ON-LINE: OPORTUNIDADES DE MELHORIA DOCENTE
PIBID/UNISC: EDUCAÇÃO PRESENCIAL E A DISTÂNCIA INTEGRANDO REFLEXÃO, TEORIA E PRÁTICA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES
PLANEJAMENTO EDUCACIONAL BASEADO EM CENÁRIOS PROSPECTIVOS NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
PLANEJAMENTO ONLINE NA REDE ESTADUAL DE ENSINO DO MS: UNINDO CRIATIVIDADE E TECNOLOGIA
PLANOS DE TUTORIA E EXPECTATIVAS DO TUTOR DA UAB
POLO UAB JUAZEIRO-BA:REDE DE CONSTRUÇÃO DE SABERES
PONLINE: CONTRIBUIÇÃO PARA A INCLUSÃO DIGITAL, APRENDIZAGEM E PARTICIPAÇÃO EM POLÍTICAS PÚBLICAS
POR QUE USAR VIDEOCONFERÊNCIAS NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA?
POSSIBILIDADES DE UTILIZAÇÃO DO JOGO RPG BY MOODLE NA MEDIAÇÃO DA APRENDIZAGEM EM REDE
PRÁTICAS DE LEITURA E ESCRITA NA CONTEMPORANEIDADE: DESTACAM-SE OS PROFESSORES DE LÍNGUA PORTUGUESA?
PRODUÇÃO AUDIOVISUAL EM EAD: AUTORIA ENQUANTO SUBSÍDIO PARA A FORMAÇÃO E ATUAÇÃO DOCENTE
PROGRAMA INTEL APRENDER – TECNOLOGIA E COMUNIDADE - EDUCAÇÃO COMUNITÁRIA A DISTÂNCIA NO ESTADO DE MINAS GERAIS
REDES SOCIAIS COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA: O CASO DO PROJETO E-JOVEM
REDES SOCIAIS E AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM: APONTAMENTOS PARA UMA EDUCAÇÃO EM REDE
REDES SOCIAIS E TICS UTILIZADAS PARA O ESTUDO DE ELETROMAGNETISMO E EFICIÊNCIA ENERGÉTICA DA TERCEIRA SÉRIES DOS CURSOS TÉCNICOS EM ELETROTÉCNICA E TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO DO IFBA – CAMPUS CAMAÇARI
RESULTADOS DA PARTICIPAÇÃO DE DOCENTES EM UMA CAMPANHA DE COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL
SECRETARIA ACADÊMICA VIRTUAL: UMA EXPERIÊNCIA DE INTEGRAÇÃO E ASSISTÊNCIA AO ALUNO DA EAD
SOCIABILIDADE PRESENTE NA EAD: A ESCRITA COLETIVA E COLABORATIVA EM UM CURSO DE FORMAÇÃO DOCENTE
SUPORTE PEDAGÓGICO ONLINE: POTENCIALIZANDO OS PROCESSOS DE ENSINO-APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
TÃO LONGE, TÃO PERTO: A PRESENÇA DA AFETIVIDADE NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA – POSSIBILIDADE OU REALIDADE?
TECNOLOGIAS E RECURSOS ON-LINE: NOVAS PERSCPECTIVAS PARA A EDUCAÇÃO
TENDÊNCIAS E INOVAÇÕES ATÉ QUE PONTO O PROFESSOR AS PERCEBE EM SUA PRÁTICA? UMA ANÁLISE DAS PRÁTICAS DE INTEGRAÇÃO DAS TICS AO CURRÍCULO A PARTIR DO BLOG WEBCURRICULO
TRANSMEDIAÇÃO EM EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA: PERSPECTIVAS PARA PRÁTICAS PEDAGÓGICAS PARTICIPATIVAS
TUTORIA – UMA ANÁLISE DE DESEMPENHO DE TUTORES EM EAD NO INSTITUTO FEDERAL FLUMINENSE
TUTORIA EM EAD: EM BUSCA DE UMA PRÁTICA AFETIVA E EFETIVA DO APRENDIZADO
UM MODELO DE GESTÃO PARTICIPATIVA – PROCESSOS DE INTERAÇÃO E COMUNICAÇÃO DA EQUIPE MULTIDISCIPLINAR COM FOCO NA MELHORIA DO ENSINO-APRENDIZADO
UMA EXPERIENCIA EM CURSOS A DISTÂNCIA DE CAPACITAÇÃO DE GESTÃO DE RECURSOS HÍDRICOS
UMA NOVA PERSPECTIVA DE EAD
USO DAS FERRAMENTAS SOCIAIS NA ESCOLA
USO DE COMBINAÇÃO SOCIAL PARA ALOCAÇÃO DE TUTORES NA EAD
USO DE REDE SOCIAL COMO ESPAÇO DE APRENDIZAGEM
USO DO SOFTWARE WINPLOT: UMA PROPOSTA DE ENSINO-APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA NO PROGRAMA EMITEC
USO PEDAGÓGICO DE JOGOS DIGITAIS EM AMBIENTES EDUCATIVOS_UM ESTUDO DE CASO COM O JOGO CALANGOS NO ENSINO DE BIOLOGIA
UTILIZAÇÃO DE JOGOS DE COMPUTADOR NO ENSINO SUPERIOR A DISTÂNCIA
UTILIZAÇÃO DE REALIDADE MISTURADA NO DESENVOLVIMENTO DE OBJETOS DE APRENDIZAGEM
UTILIZAÇÃO DE SOFTWARE DE COMUNICAÇÃO NA ORIENTAÇÃO DE TCC
WIZIQ COMO FERRAMENTA AUDIOVISUAL EM CURSOS ON-LINE