[ÍNDICE]

NATUREZA: A - RELATÓRIO DE PESQUISA
A CONTRIBUIÇÃO COGNITIVA DA ROBÓTICA EDUCACIONAL COMO FERRAMENTA INTERDISCIPLINAR NO CONTEXTO DO ENSINO SUPERIOR
A CORRELAÇÃO ENTRE MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA E EVASÃO EM CURSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES NA MODALIDADE A DISTÂNCIA
A EAD E A SUA INFLUÊNCIA TECNOLÓGICA NO ENSINO SUPERIOR PRESENCIAL
A EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA COMO MODALIDADE DE FOMENTO À FORMAÇÃO CONTINUADA AOS/AS PROFESSORES/AS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO-UFMA
A EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA E O MERCADO DE TRABALHO
A IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA (EAD) NA FORMAÇÃO DO PROFISSIONAL DE HOJE
A IMPORTÂNCIA DA PARTICIPAÇÃO ESTUDANTIL NA GESTÃO E NA INSTITUCIONALIZAÇÃO DO CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS A DISTÂNCIA DA UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA
A INCLUSÃO DA EAD NOS CURRÍCULOS DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO DE UMA IES, SEGUNDO A PERCEPÇÃO DE SEUS DOCENTES.
A INCLUSÃO DIGITAL E SOCIAL COMO PRESSUPOSTO PARA A EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA: ANÁLISE DO PERFIL DE ALUNOS DE UMA UNIVERSIDADE PARTICULAR DE SÃO LUÍS - MA
A INFLUÊNCIA DOS AMBIENTES VIRTUAIS NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM
A INSERÇÃO DAS INTERFACES NO PROCESSO DE INTERAÇÃO COM ALUNO DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA. CONSTRUINDO UMA RELAÇÃO DE AFETIVIDADE
A INSERÇÃO DAS NOVAS TECNOLOGIAS NO CURRÍCULO DO CURSO DE LETRAS, NAS MODALIDADES EAD E PRESENCIAL, DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE SANTA CRUZ/UESC-BA
A INSERÇÃO DAS TIC E OS DESAFIOS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES
A REDE DE VIDOCONFERÊNCIA NO/DO ESTADO DA BAHIA: USABILIDADE NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES
A RE-INVENÇÃO DA EDUCAÇÃO
A UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL NA BAHIA: EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES
A UTILIZAÇÃO DE RECURSOS DE ÁUDIO NA DISCIPLINA DE CRIMINOLOGIA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA DA UNIVERSIDADE DE FORTALEZA
A WEBCONFERENCIA COMO FERRAMENTA MOBILIZADORA NA FORMAÇÃO CONTINUADA DOS PROFISSIONAIS EM EDUCAÇÃO DA SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO DO MS
AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM:DISPOSITIVO DE PRODUÇÃO DE SUBJETIVIDADE
ANÁLISE DA USABILIDADE DO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM UTILIZADO POR UMA UNIVERSIDADE DE SÃO LUÍS – MA
ANÁLISE DOS ESTILOS DE APRENDIZAGEM EM ALUNOS DA PÓS-GRADUAÇÃO A DISTÂNCIA DE UM POLO EAD EM SALVADOR, BAHIA, BRASIL
APRENDIZAGEM ON-LINE: A MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA NO NÚCLEO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHAO - UFMA
APROVEITAMENTO ACADÊMICO DOS MOOCS NO BRASIL: O CASO COURSERA
ARQUITETURAS COGNITIVAS CONSTRUÍDAS NO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO A DISTÂNCIA - PROJETO UAB/BANCO DO BRASIL
AS POSSIBILIDADES E PERSPECTIVAS DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NO ENSINO SUPERIOR: O PERFIL DO DOCENTE DE EAD EM SÃO LUÍS – MA
AS PRESENÇAS DE ENSINO, SOCIAL E COGNITIVA: UM ESTUDO DE CASO EM DISCIPLINA ONLINE
AS REDES SOCIAIS COMO ESPAÇO DE COMUNICAÇÃO E INTERAÇÃO ENTRE PROFESSOR E ALUNOS NA EDUCAÇÃO SUPERIOR
AS RELAÇÕES ENTRE EXPECTATIVAS E SATISFAÇÃO DE EGRESSOS E ESTUDANTES, NO CONTEXTO DO ENSINO SUPERIOR NA MODALIDADE A DISTÂNCIA
ASSOCIAÇÃO DE METODOLOGIAS DE ENSINO E FACEBOOK PARA APOIO AO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM
AUTORIA DO DISCENTE ONLINE: PRINCIPAIS DIFICULDADES
AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM EM GRUPO NA VISÃO OPERATIVA: UMA POSSIBILIDADE PARA O PROCESSO DE AVALIAÇÃO EM EAD
AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR NO BRASIL: PRESENCIAL X EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
AVALIAÇÃO DA TUTORIA DE CURSOS A DISTÂNCIA EM EDUCAÇÃO PARA O TRÂNSITO POR MEIO DA ANÁLISE DOS FÓRUNS DE DISCUSSÃO
AVALIAÇÃO DE UM CURSO DA REDE DIVERSIDADE NA MODALIDADE EAD DA UFMA
AVALIAÇÃO DO USO DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA FORMAÇÃO CONTINUADA POR FISIOTERAPEUTAS
CAPACITAÇÃO DE PROFESSORES PARA METODOLOGIA SESIEDUCA: A EXPERIÊNCIA DO SESI SANTA CATARINA
CAPACITAÇAO DOS MULTIPLICADORES DO NÚCLEO DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL: UMA AVALIAÇAO DAS METAS ALCANÇADAS NO ANO DE 2011
CAPACITAÇÃO ONLINE: ASPECTOS POSITIVOS REVELADOS PELOS SERVIDORES DO INSS
CAPACITAÇÃO ONLINE: AVALIAÇÃO DO MATERIAL DIDÁTICO
CONTEMPORANEIDADE E SERVIÇO SOCIAL: A FORMAÇÃO PROFISSIONAL DO ASSISTENTE SOCIAL NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA EM TEMPOS DE INCLUSÃO
CONTEXTUALIZAÇÃO E EAD: UMA EXPERIÊNCIA NAS AULAS DE QUÍMICA E BIOLOGIA DO EMITEC/BA
DINÂMICA DA DISCIPLINA METODOLOGIA DE ESTUDO A DISTÂNCIA E O SISTEMA DE TUTORIA NA EAD
DISCIPLINA ON-LINE: DIFICULDADES E FACILIDADES DO ALUNO DA GRADUAÇÃO
DOCÊNCIA ONLINE: QUEM EMBALA A UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL?
EAD NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES: O CASO DO CURSO MÍDIAS NA EDUCAÇÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE
EAD: COMO ATINGIR AS METAS DO GOVERNO E AS DIRETRIZES DO PNE
EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA - CONHECIMENTO E TRANSFORMAÇÃO SOCIOCULTURAL
EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA COMO INSTRUMENTO DE COOPERAÇÃO TÉCNICA INTERNACIONAL: O CASO DO TCTP HORTALIÇAS – RECURSOS DIDÁTICOS, MEDIAÇÃO E AVALIAÇÃO
EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA COMO INSTRUMENTO DE COOPERAÇÃO TÉCNICA INTERNACIONAL: O CASO DO THIRD COUNTRY TRAINING PROGRAMME (TCTP HORTALIÇAS)
EDUCAÇÃO A DISTANCIA NA UAB DE MARABÁ: ANÁLISE DE EXPERIÊNCIAS DOS CURSOS
EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: A ATUAÇÃO DO DOCENTE E ORIENTADOR ACADÊMICO (TUTOR) NA CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO
EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: ESTUDO DE TRABALHOS APRESENTADOS NA ABPMC – ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE PSICOTERAPIA E MEDICINA COMPORTAMENTAL
EDUCAÇÃO A DISTANCIA: UM OLHAR SOBRE O USO DOS FRACTAIS NAS AULAS DE MATEMÁTICA
ELABORANDO MATERIAL DIDÁTICO EM EAD: UMA ABORDAGEM CENTRADA NA EQUIPE MULTIDISCIPLINAR
ENTRE AS NOVAS TEORIAS E AS PRÁTICAS ATUAIS DA EAD: UM PANORAMA DE POSSIBILIDADES
ESTRATÉGIAS DE EAD EM MÍDIAS SOCIAIS
ESTUDO DE CASO: A QUALIDADE DOS MATERIAIS DIDÁTICOS IMPRESSOS (MDI) EM CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO NA EAD
ESTUDO SOBRE TRANSIÇÃO DO MODELO DE ENSINO POR CORRESPONDÊNCIA PARA O MODELO ONLINE: A EXPERIÊNCIA DA UNIVERSIDADE ABERTA PORTUGUESA
EVOLUÇÃO DA EAD NO BRASIL – UM COMPARATIVO NO ENSINO SUPERIOR - A DISTÂNCIA X PRESENCIAL
FACILITANDO A TUTORIA EAD UTILIZANDO O SISACAD
FATORES QUE LEVARAM À PERMANÊNCIA E AO SUCESSO DOS ALUNOS EM UM CURSO A DISTÂNCIA
FORMAÇÃO DE PROFESSORES-TUTORES SOB A PERSPECTIVA DA COLABORAÇÃO, INTERAÇÃO E APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
FORMAÇÃO DO PROFESSOR: UMA ANÁLISE DA EFICIÊNCIA DO CURSO TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO – ENSINANDO E APRENDENDO COM AS TICS
FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES: O IMPASSE ENTRE AS MODALIDADES PRESENCIAL E A DISTÂNCIA
GRUPO DE TRABALHO COLABORATIVO: OBJETOS DE APRENDIZAGEM
HISTÓRIA EM REDE: UMA EXPERIÊNCIA DE SÓCIO CONSTRUTIVISMO APLICADO AO ENSINO ONLINE
IMPLANTAÇÃO DE PROJETOS EAD: LIÇÕES DO MODELO JAPONÊS DE CRIAÇÃO DO CONHECIMENTO
IMPLEMENTAÇÃO E AVALIAÇÃO DE UM CURSO A DISTANCIA DE PÓS GRADUAÇÃO LATO SENSU EM GESTÃO EM ENFERMAGEM
INCLUSÃO NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: A AUDIODESCRIÇÃO COMO NOVO RECURSO DE ACESSIBILIDADE.
INSTRUMENTOS DIDÁTICOS COMO FATOR DE SENSIBILIZAÇÃO NO EAD
MAPEAMENTO DO MATERIAL PRODUZIDO EM CONTEXTOS DISTRIBUÍDOS: UMA ANÁLISE DO GLOGSTER
MEDINDO A PROFICIÊNCIA DIGITAL: UMA ABORDAGEM SIMPLES USANDO UM INSTRUMENTO ON-LINE
MODELAGEM COMPUTACIONAL NO ENSINO DE FÍSICA
MOOCS E A DEMOCRATIZAÇÃO DO CONHECIMENTO: A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO COLETIVO AUXILIADO PELA ORGANIZAÇÃO TÓPICA
NOVAS TECNOLOGIAS E TRABALHO DOCENTE: UM OLHAR SOBRE A PRÁTICA DO PROFESSOR EM CONTEXTOS DE ENSINO A DISTÂNCIA.
O BLOG NA CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO NO ENSINO DE LÍNGUA ESTRANGEIRA
O DOMÍNIO DAS TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS E O USO DE AMBIENTES VIRTUAIS POR DOCENTES DE ENFERMAGEM
O ENSINO HODIERNO DE LÍNGUA PORTUGUESA NO PROGRAMA A DISTÂNCIA
O E-PROINFO 3.0 SOB O PONTO DE VISTA ACESSÍVEL
O LIVRO DIDÁTICO EM EAD: PROBLEMATIZANDO SEU USO
O PAPEL DO TUTOR NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: COMO TEM SIDO CONCEBIDO PELAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO?
O PERFIL DA TUTORIA UNIVERSITÁRIA EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL E OS SABERES SÓCIO-CULTURAIS, PEDAGÓGICOS, CIENTÍFICOS E TECNOLÓGICOS
O PERFIL DOCENTE PARA O ENSINO A DISTÂNCIA: CARACTERÍSTICAS ESSENCIAIS
O PROFESSOR TUTOR EM UM CURSO A DISTÂNCIA: AVALIAÇÃO, PROBLEMAS E BUSCA DE SOLUÇÕES
ORGANIZANDO CURSOS DE EXTENSÃO A DISTÂNCIA UTILIZANDO TRAJETÓRIAS PERSONALIZÁVEIS
ORIENTAÇÃO VIRTUAL: EXPANDINDO O ESPAÇO DE ORIENTAÇÃO COM USO DE SALAS VIRTUAIS NO MOODLE
OS JOGOS COMO FERRAMENTAS DIDÁTICAS NO ENSINO A DISTÂNCIA NA UNIVERSIDADE DE FORTALEZA
PANORAMA DA EAD EM RELAÇÃO A OFERTA E A ORGANIZAÇÃO ACADÊMICA
PARÓDIAS COMO ESTRATÉGIA NO ENSINO DE BIOLOGIA COM INTERMEDIAÇÃO TECNOLÓGICA
PENSAMENTO PEDAGÓGICO DE DARCY RIBEIRO: DA UNIVERSIDADE NECESSÁRIA À PROPOSTA DE CRIAÇÃO DA UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL
PERCEPÇÃO DISCENTE QUANTO À UTILIZAÇÃO DE RUBRICAS PARA AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM
PERCEPÇÃO DOS ALUNOS SOBRE SUA ATUAÇÃO NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
PERFIL EGRESSO DO ALUNO DE GESTÃO DA PRODUÇÃO INDUSTRIAL NA MODALIDADE EAD
PERFIL SÓCIO-DEMOGRÁFICO DOS ALUNOS EVADIDOS DO CURSO TÉCNICO A DISTÂNCIA EM SEGURANÇA DO TRABALHO DO POLO CABO FRIO – INSTITUTO FEDERAL FLUMINENSE: UM ESTUDO DE CASO
PESQUISA PARA AVALIAÇÃO DE DISCIPLINA ON-LINE: OPORTUNIDADES DE MELHORIA DOCENTE
PLANOS DE TUTORIA E EXPECTATIVAS DO TUTOR DA UAB
PRÁTICAS DE LEITURA E ESCRITA NA CONTEMPORANEIDADE: DESTACAM-SE OS PROFESSORES DE LÍNGUA PORTUGUESA?
PRODUÇÃO AUDIOVISUAL EM EAD: AUTORIA ENQUANTO SUBSÍDIO PARA A FORMAÇÃO E ATUAÇÃO DOCENTE
PROJETO DE APRENDIZAGEM DE UM CURSO DE ENGENHARIA DE SOFTWARE EXPERIMENTAL
PROPOSTA EDUCACIONAL DE MUSEU DIGITAL DO TEATRO SÃO JOÃO DA BAHIA (SÉCULO XIX E XX)
RELAÇÃO MÍDIAS E EDUCAÇÃO NO PROCESSO DE FORMAÇÃO-ATUAÇÃO PROFISSIONAL: PERCEPÇÃO DE PROFESSORES BAIANOS
REVISÃO INTEGRATIVA SOBRE DESIGN INSTRUCIONAL, ONTOLOGIA, MODELOS SEMÂNTICOS E REPRESENTAÇÃO DO CONHECIMENTO
SUPORTE PEDAGÓGICO ONLINE: POTENCIALIZANDO OS PROCESSOS DE ENSINO-APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
TENDÊNCIAS E INOVAÇÕES ATÉ QUE PONTO O PROFESSOR AS PERCEBE EM SUA PRÁTICA? UMA ANÁLISE DAS PRÁTICAS DE INTEGRAÇÃO DAS TICS AO CURRÍCULO A PARTIR DO BLOG WEBCURRICULO
TUTORIA – UMA ANÁLISE DE DESEMPENHO DE TUTORES EM EAD NO INSTITUTO FEDERAL FLUMINENSE
UM OLHAR SOBRE OS FRUTOS DA INTERFACE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA E EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO ENSINO SUPERIOR
UMA NOVA PERSPECTIVA DE EAD
USO DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO PARA EDUCAÇÃO À VÍTIMA DE ACIDENTE VASCULAR ENCEFÁLICO
USO DAS FERRAMENTAS SOCIAIS NA ESCOLA
USO DE COMBINAÇÃO SOCIAL PARA ALOCAÇÃO DE TUTORES NA EAD
USO DE FERRAMENTAS COMPUTACIONAIS EM PROCESSOS AVALIATIVOS DA QUALIDADE DA EDUCAÇÃO SUPERIOR
USO DE REDE SOCIAL COMO ESPAÇO DE APRENDIZAGEM
USO PEDAGÓGICO DE JOGOS DIGITAIS EM AMBIENTES EDUCATIVOS_UM ESTUDO DE CASO COM O JOGO CALANGOS NO ENSINO DE BIOLOGIA
UTILIZAÇÃO DE JOGOS DE COMPUTADOR NO ENSINO SUPERIOR A DISTÂNCIA
UTILIZAÇÃO DE REALIDADE MISTURADA NO DESENVOLVIMENTO DE OBJETOS DE APRENDIZAGEM
UTILIZAÇÃO DE SOFTWARE DE COMUNICAÇÃO NA ORIENTAÇÃO DE TCC
WIZIQ COMO FERRAMENTA AUDIOVISUAL EM CURSOS ON-LINE
YOUTUBE – PRODUÇÃO DE VÍDEOS PARA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA