31 de agosto
de 2010
[1º Dia -
Terça-Feira] |
7h30 -
Abertura da Secretaria
8h00 -
Início do
credenciamento
9h00 - 13h30
e das 13h30 - 16h30 com intervalo para almoço das 12h00 - 13h30
Mini- Cursos
Pré Congresso (com carga horária de 6horas)
- Indica Tradução Simultânea
-
Indica
Ementa sobre o tema
- Indica conteúdo da Apresentação
[Sala Pacífico]
MC1 - Parte 1: Enfatizando a flexibilidade na educação flexível. 9h00 – 12h00 (03
horas)
John Ebersole - Excelsior College - EUA
O mini-curso abordará
a avaliação da aprendizagem formal e não-formal, tendo como modelo o
sistema utilizado pelo Excelsior College - USA. Guiada pela crença de
que "é o que você sabe, não onde ou como você aprendeu" o que importa, a
instituição utiliza uma variedade de instrumentos de avaliação que serão
debatidos neste mini curso de 3 horas.
Parte 2: -
EAD na América Latina Hoje: Uma série de Estudo de Caso
13h30
– 16h30 (03 horas)
François
Marchessou - Université de Poitiers - França
Será baseado em uma
série de estudos de casos, ocorridos no cenário da educação a distância
na América Latina, e numa tentativa de detectar algumas dificuldades que
educadores a distância irão encontrar e formatos instrucionais que
levariam em conta as culturas tradicionais de aprendizado e tecnologia
[Sala Atlântico]
MC2: "¿Cómo evaluar la calidad en los programas de formación
universitaria online?"
Josep
Maria Duart – UOC Univerdidad Oberta de Catalunya - Espanha
Ramón González Cambray - UOC Univerdidad Oberta de Catalunya - Espanha
Ementa:Controle de qualidade
na formação é fundamental. Embora existam muitos modelos de análise e
validação de controle de qualidade na formação em sala de aula é a mesma
no caso da formação ministrada através do uso intensivo de tecnologia,
especialmente através da Internet. Este curso pretende dotar os
participantes e para análise de recursos específicos para o controle da
garantia da qualidade em programas universitários de educação on-line.
Foi analisar vários modelos e dar exemplos concretos dos sistemas de
controle de qualidade.
[Sala Assunção]
MC3: Princípios
educacionais de EAD no desenvolvimento de cursos online
José Dutra De Oliveira Neto – USP - Brasil
Princípios educacionais de EAD no
desenvolvimento de cursos online. Fundamentos dos 8 princípios
instrucionais online para elaboração de cursos na modalidade
online.Justificativa: Apesar de um crescimento exponencial do uso da
tecnologia nos cursos online, existe muita discussão acerca de sua
eficácia. Muitos estudos comparativos entre o ensino presencial e EAD
usando tecnologias não identificaram diferenças significativas em
variáveis críticas como o aprendizado e a satisfação do aluno. Outros
fatores instrucionais como a pedagogia e o design instrucional do curso
são considerados essenciais no desenvolvimento de um curso online.
Objetivo Geral: O objetivo deste curso é compreender e planejar um curso
na modalidade de EAD Utilizando os princípios instrucionais online.
[Sala Montevideo]
MC4: Formação de
professores de ciências e matemática no ensino médio: aprendizagem
significativa e telecolaborativa.
Júlio Wilson Ribeiro - Brasil
Daniel Gadelha Martins - Brasil
Luciana de Lima - Brasil
Helton
Udenes Nascimento Pontes - Brasil
Conteúdo: A integração das
TICs ao currículo, aprendizagem significativa, telecolaborativa e uso
pedagógico de mapas conceituais: o software Cmaptoools. favorecendo e
motivando a construção colaborativa de conhecimentos científicos e
matemáticos. Socialização e reflexão colaborativas sobre o
desenvolvimento da prática pedagógica.
[Sala Santiago]
MC5: Aspectos gerenciais e
legais dos programas de EAD
João Roberto Moreira Alves - Brasil
Eellen Desiderati Alves - Brasil
EAD Como empreendimento vs a
EAD como projeto social: Os objetivos Sociais, Sociai$ ou $ociai$; a
gestão dos programas de EAD; mecanismos para viabilização econômica de
cursos e instituições; a legislação aplicável à EAD; a visão da
Secretaria de Educação a Distância e do Conselho Nacional de Educação
sobre os projetos de credenciamento institucional, recredenciamento,
autorização de cursos, reconhecimentos e renovações de reconhecimento;
os consórcios de EAD; aspectos legais das relações de trabalho na EAD.
[Sala Buenos Aires]
MC6: Material didático e
direitos autorais
Roger Trimer - Brasil
Sabrina Cairo - Brasil
O
desenvolvimento de conteúdos para educação a distância, em suas formas
impressas, eletrônicas e mistas, e suas relações com a propriedade
intelectual. Mesclando história, conceitos e as melhores práticas para o
desenvolvimento de conteúdo didático no Brasil e no mundo, o curso
convidará os participantes à análise do percurso de aprendizagem, ao
planejamento de diversos tipos de conteúdo e à busca de novas formas de
promover o aprendizado sem a interferência direta do professor.
Conteúdo: O material didático na EAD, uma abordagem histórica; O
conteúdo digital e os caminhos do aprendizado nos AVAs; As
transformações do conteúdo impresso e o desenvolvimento de materiais
didáticos textuais; Da lei ao wiki, a exploração ética do conteúdo; A
prática da educação a distância através de conteúdos.
[Sala Brasília]
MC7:
Implantando uma Universidade Corporativa de Sucesso
Marcos Resende Vieira - Brasil
Conteúdo: Contexto do
e-learning no Mundo e no Brasil; Pilares necessários para implantação de
uma Universidade Corporativa (LMS, datacenter, fábrica de conteúdos,
cursos de catálogo, equipe de gestão, tutores, monitores, relatórios,
estatísticas, estudo do SOI (saving of investment); O e-learning como
ferramenta estratégica para as empresas (retenção do Capital
Intelectual); Integração do e-learning com sistemas da empresa; O papel
do Gestor e-learning; Planos de divulgação do Projeto (apresentação de
cases); Modelos de Contratação (Saas x In Loco); Modelos Comerciais que
o mercado pratica; Fornecedores atuantes no mercado; Dicas para
acompanhamento e atualização constante da Universidade Corporativa;
Exercícios e Debate final
[Sala Iguaçu]
MC8: Melhores Práticas em Educação on-line [TS]
L. Raquel Cubas, M.Sc. - International Academic Trainer & Consultant – eCollege
De forma exploratória e
colaborativa, este mini-curso abordará as melhores práticas na educação
on-line. O workshop irá englobar uma variedade de tópicos relacionados
ao processo de educação em um ambiente virtual, incluindo: Conteúdo e
entrega de um curso on-line; O papel do professor ao ensinar on-line;
Considerações administrativas no lançamento de programas on-line;
Avaliação de alunos e desenvolvimento de cultura de avaliação nas
instituições; Integração de ferramentas Web 2.0 na entrega de cursos
on-line e híbridos; e Maximização do uso das ferramentas de um ambiente
virtual na entrega de cursos on-line. Os participantes aprenderão por
meio de uma variedade de apresentações, atividades e estudos de caso
provenientes do uso de uma solução de educação on-line. Poderão
interagir com os demais e compartilhar experiências relevantes, além de
participar de uma discussão focada sobre os tópicos abordados em cada
módulo do mini-curso. Módulo 1: Introdução Tendências em Educação
on-line Módulo 2: Entrega de cursos on-line & Desenho de programas e
Conteúdo on-line e desenvolvimento de cursos Módulo 3: O papel do
facilitador. Integrando ferramentas Web 2.0, Maximizando o uso do
ambiente virtual de aprendizagem Módulo 4: Tendências em avaliação no
Ensino Superior, Medindo a aprendizagem e Desenvolvendo uma cultura de
avaliação
[laboratório de TI da UDC]
MC9: Horizontes da Inovação
Educacional
Cristiana Mattos Assumpção - Brasil
André Gomes Genesini - Brasil
Conteúdo: Laboratório prático das
próximas inovações tecnológicas educacionais e como estimulam a
colaboração, a curiosidade e a pesquisa. O IPAD vende um milhão por mês,
cem mil telefones Android novos por dia, a TV Digital se espalha, 50
anos de TV cabem em dois meses de You Tube, o Facebook aumenta 10
milhões por mês. os jovens interagem com entusiasmo nessas tecnologias.
Esta na hora de trazer esse entusiasmo para o currículo. O tema deste
curso é : quais vão ser as tecnologias mais utilizadas no meio
educacional nos próximos cinco anos. A resposta é baseada no Horizons
Report. Cristiana de Mattos Assumpção é a única brasileira selecionada
para participar da elaboração deste relatório. André Genesini, da
Educamos Online, é especialista em novas tecnologias na educação. Juntos
vão mostrar as novas tecnologias usadas pelos colégios e universidades e
qual o tempo para a adoção em massa. Também é um laboratório prático que
demonstra as tecnologias com a participação da classe.
[laboratório de TI da UDC]
MC10: -
Planejamento e Gestão dos 20% EAD com as NTICs
Rita de Cássia Borges de Magalhães Amaral - Brasil
Márcia Aparecida Figueiredo - Brasil
Kelly Fernandes Pereira - Brasil
1. Justificativa:
Novas demandas educacionais
surgem a todo o momento, decorrentes das modificações culturais, que são
influenciadas pelo comportamento das pessoas, da sociedade em geral e do
novo ambiente comunicacional que permite a conexão instantânea de
pessoas, seja para trabalho, negócios, estudo, lazer, compras, jogos,
relacionamentos diversos, acesso às mais variadas informações.
Essas mudanças sinalizam as
transformações que vem ocorrendo na sociedade e as novas necessidades
criadas pelas pessoas e pelos alunos. Com o uso do computador conectado
à internet e com a legislação favorável, a Educação a Distância (EAD)
está vivendo um período de significativa expansão.
A portaria do Ministério da
Educação (MEC) n. 2.253 de 18 de outubro de 2001, conhecida como
“Portaria dos 20%” (reformulada pela a de nº 4.509/04, de 10 de dezembro
de 2004), permite às Instituições de Ensino Superior (IES) oferecer até
20% da carga horária de cada disciplina ou 20% do total das disciplinas
regulares na modalidade a distância.
Esta expansão da EAD tem
provocado reflexões entre os estudiosos da área. Desta forma, o presente
mini-curso tem por objetivo apresentar ao público (educadores e
gestores) o planejamento e a gestão das disciplinas na modalidade em EAD
nos cursos de graduação presencial, com o auxílio de ambientes virtuais
de aprendizagem para desenvolver atividades complementares na nova
modalidade educacional.
2. Objetivos Específicos:
-
Planejar o modelo pedagógico das disciplinas na modalidade de EAD em
consonância com os Referenciais de Qualidade do MEC;
-
Analisar a Portaria 4059/04 que dispõe sobre oferecer até 20% da carga
horária de cada disciplina ou 20% do total do curso na modalidade
semi-presencial;
-
Conhecer as Novas Tecnologias didático-pedagógicas em cursos na
modalidade de Educação a Distância em ambientes virtuais de aprendizagem
com o uso Biblioteca Virtual
-
Delinear e Construir Guias de Estudo e Material Didático para EAD.
3. Público-Alvo: Acadêmico e Corporativo.
4. Ementa:
Planejamento do desenho pedagógico das disciplinas em EAD em consonância
com os Referenciais de Qualidade do MEC; Novas Tecnologias
Didático-Pedagógicas em cursos na modalidade a Distância em Ambientes
Virtuais de Aprendizagem; Biblioteca Virtual Universitária – Aula Aberta
(Pearson); Delineamento e Construção de Guias de Estudo e Material
Didático para EaD.
5. Conteúdo:
1- Legislação: a Portaria nº 4.059, de 10 de dezembro de 2004; Resolução
nº 2, de 18 de junho de 2007; a Resolução nº 3, de 2 de julho de 2007;
Planejamento dos 20% das disciplinas na modalidade de EAD dos cursos de
graduação presencial;
2- DotProject: Sistema de Gerenciar Projetos e Conteúdos;
3- Construção do Guia do Estudo;
4- Novas Tecnologias (Biblioteca Virtual Universitária – Aula Aberta,
Google Docs, Blog, Twitter, Youtube, Webconferência);
5- Explorar o Ambiente Virtual de Aprendizagem Moodle como professor;
8- Sistema de Tutoria.
6.
Carga Horária: 6 (seis) horas
7. Atividades de grupo
Apresentar soluções de Exercícios e estudos de caso e Apresentações de
proposta de soluções (estudos em grupo)
|