28 de setembro
Intervalos
Expo EaD 1º Pavimento
TC A3B2 - 018
EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA DIANTE DOS DESAFIOS DE UMA FORMAÇÃO
INCLUSIVA
Adriana Barroso Azevedo - Universidade Metodista de São Paulo
Luciano Sathler - Universidade Metodista de São Paulo
TC F3A1 - 021
PERFIL DOS ALUNOS DA PRIMEIRA TURMA DE ALUNOS DO CURSO DE
LICENCIATURA EM QUÍMICA EM EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA DA UFRN
Ana Cristina Facundo de Brito - Universidade Federal do Rio
Grande do Norte (UFRN)
Apuena Vieira Gomes - Universidade Federal do Rio Grande do
Norte (UFRN)
Joana Darc Gomes Fernandes - Universidade Federal do Rio Grande
do Norte (UFRN)
TC C3B2 - 043
CENTRAL DE SERVIÇOS IFES – APLICANDO ITIL NO PROCESSO DE
ATENDIMENTO AO USUÁRIO DA EAD
Elton Siqueira Moura - Instituto Federal do Espírito Santo -
IFES
Vanessa Battestin Nunes - Instituto Federal do Espírito Santo -
IFES
Danielli Veiga Carneiro - Instituto Federal do Espírito Santo -
IFES
Gilberto Neves Sudré Filho - Instituto Federal do Espírito Santo
- IFES
Renato Pescinalli Morati - Instituto Federal do Espírito Santo -
IFES
TC B3A1 - 094
EDUCAÇÃO TEOLÓGICA A DISTÂNCIA: PERSPECTIVAS TEÓRICAS PARA
ANÁLISE DA VIABILIDADE DE UMA FORMAÇÃO DE LIDERANÇA RELIGIOSA NA
MODALIDADE A DISTÂNCIA.
Eliseu Roque do Espírito Santo - Escola Superior de Teologia/IEPG
TC E3B2 - 102
IMPLANTAÇÃO DE DISCIPLINAS SEMIPRESENCIAIS: QUALIDADE, CUSTO E
INOVAÇÃO
Evandro Paulo Bolsoni - UENF - Universidade do Norte Fluminense
Darcy Ribe
Denise Simões Dupont Bernini - Centro Universitário São
Camilo – ES
TC C3C2 - 106
REFLEXÕES E APONTAMENTOS SOBRE O PAPEL DA AULA NA EDUCAÇÃO À
DISTÂNCIA
Flávia Dias Ribeiro - Universidade de São Paulo (USP) /
Faculdade Internacional de Curitiba
Inge Renate Suhr - Faculdade Internacional de Curitiba
TC C3B2 - 144
UMA EXPERIÊNCIA DE CONSTRUÇÃO DE PROFESSOR COLETIVO EM EAD
Márcio Silveira Lemgruber - Universidade Federal de Juiz de
Fora
Erica Alves Barbosa - Universidade Federal de Juiz de Fora
TC C5B1 - 195
ELEMENTOS CONSTITUTIVOS DE UMA COMUNIDADE DE PRÁTICA PARA
CONSTRUÇÃO DE CURSO MODULAR ONLINE
Adriana Mércia Bezerra da Silva - Edumatec - Universidade
Federal de Pernambuco
TC F5A1 - 203
TECENDO REDE: UM OLHAR PARA O TRABALHO DO DESIGNER INSTRUCIONAL
Isabel Magda Said Pierre Carneiro - Instituto Federal de
Educação Ciência e Tecnologia
Maria José Costa dos Santos - Universidade Federal do Ceará
TC C4A1 - 225
A INTEROPERABILIDADE SEMÂNTICA EM AMBIENTES CORPORATIVOS
Lígia Coe Girão Rios - Tribunal Regional Eleitoral do Ceará -
TRE-CE
Verônica Lima Pimentel de Souza - CEFET-Ce
Evanda Arruda Araújo - Tribunal Regional Eleitoral do Ceará -
TRE-CE
José Riverson Araújo Cysne Rios - Universidade Federal do Ceará
- UFC
TC C3B1 - 231
A METODOLOGIA DOCENTE DE UM CURSO DE EXTENSÃO A DISTÂNCIA DE
PERCEPÇÃO E LEITURA MUSICAL: UMA PROPOSTA DE IMPLEMENTAÇÃO
Fernando Henrique Andrade Rossit - Universidade Federal de
São Carlos
Glauber Lúcio Alves Santiago - Universidade Federal de São
Carlos
TC F4A1 - 240
A EDUCAÇÃO CORPORATIVA COMO ESTRATÉGIA: PESQUISA NO SUL DO
ESTADO DO ESPÍRITO SANTO
Evandro Paulo Bolsoni - UNIVERSIDADE ESTADUAL DO NORTE
FLUMINENSE - UENF
Carlos Henrique Medeiros de Souza - UNIVERSIDADE ESTADUAL DO
NORTE FLUMINENSE - UENF
TC C3C2 - 241
COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
Chris Alves da Silva - Universidade Católica de Brasília e
UnB
Ana Paula Costa e Silva - Universidade Católica de Brasília -
UCB Virtual
TC C3A2 - 250
TUTORIA NA FORMAÇÃO DOCENTE
Claudia Cristina Fiorio Guilherme - Centro Universitário
Hermínio Ometto - Uniararas
Aneridis Aparecida Monteiro - Centro Universitário Hermínio
Ometto - Uniararas
TC C3B2 - 256
NOVO PARADIGMA TECNOLÓGICO APLICADO AO ENSINO À DISTÂNCIA: CURSO
DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA UM ESTUDO DE CASO
André Luis Andrejew Ferreira - UFPEL
Maurício Braga de Paula - UFPEL
Jairo da Silva Campelo - UFPEL
TC C3B1 - 258
VENCENDO RESISTÊNCIAS NA EAD:UMA EXPERIÊNCIA FORMATIVA NO ENSINO
SUPERIOR
Claudia Aparecida Bueno Rosin - Anhanguera/FAENAC
TC C5A2 - 260
PROPOSTA DE UMA METODOLOGIA PARA ELABORAR PROJETO DE ENSINO
INTEGRANDO RECURSOS TECNOLÓGICOS
Liádina Camargo Lima - Universidade de Fortaleza - UNIFOR
TC A3A2 - 286
ANÁLISE DA NOMENCLATURA EM EAD: PROFESSOR X TUTOR
Maria Eugenia Silva Vargas - Inst. UFC Virtual, Universidade
Federal do Ceará
TC A4A1 - 003
AMBIENTES VIRTUAIS: UM DESAFIO PARA GESTÃO EDUCACIONAL NAS
ESCOLAS PARTICULARES
Roberto Bohlen Seleme - GrupoUninter - FATEC INTERNACIONAL DE
CURITIBA
Antonio Siemsen Munhoz - GrupoUninter - FATEC INTERNACIONAL DE
CURITIBA
TC C3A2 - 015
RÁDIO WEB: UMA INOVAÇÃO PARA A TUTORIA NO PROCESSO ENSINO -
APRENDIZAGEM EM EAD
Alessandra de Paula - Pontifícia Universidade Católica do Paraná
Denise Queirolo da Silva - Faculdades Santa Cruz
Nelson Pereira Castanheira - Faculdade de Tecnologia
Internacional
Robson Seleme - Faculdade de Tecnologia Internacional
TC F3A1 - 027
O USO DE ARTIGOS CIENTÍFICOS E A VISÃO DOS ALUNOS DA
LICENCIATURA EM QUÍMICA A RESPEITO DE EaD: UMA ATIVIDADE NO
MOODLE
Renata C. Nunes - Instituto Federal Fluminense - Campus Cabo
Frio
TC F3A1 - 032
GENÉTICA HUMANA NA MODALIDADE A DISTÂNCIA MINISTRADA PARA ALUNOS
DEPENDENTES DE CURSOS REGULARES DE GRADUAÇÃO. RELATO DE
EXPERIÊNCIA.
Antonio Carlos Magagnini Jr. - Centro Universitário Hermínio
Ometto (UNIARARAS)
Olavo Raymundo Junior - Centro Universitário Hermínio Ometto
(UNIARARAS)
Marcelo Augusto Marretto Esquisatto - Centro Universitário
Hermínio Ometto (UNIARARAS)
TC C5A1 - 096
AFETIVIDADE, APRENDIZAGEM E AVALIAÇÃO: COMPLEMENTOS DA
TECNOLOGIA NA EaD VIRTUAL
Miguel Carlos Damasco dos Santos - Associação Educacional Dom
Bosco
TC C2B2 - 100
EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA E CURSO SUPERIOR EM TECNOLOGIA: UMA
EXPERIÊNCIA BEM SUCEDIDA NA CIDADE DE GUARULHOS
Monica Martins Maria de Souza - Faculdade Anchieta - SBC
José Antonio Siqueira Ribeiro - Universidade Paulista - UNIP
Ruy Guérios - Universidade Paulista - UNIP
TC C4B2 - 110
PROGRAMA DE DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS DO SESI E O E -
LEARNING
Vilma Francisco de Oliveira - Serviço Social da Indústria -
SESI/DN
Sylvia Regina Trindade Yano - Serviço Social da Indústria -
SESI/DN
TC A3A1 - 192
REFLEXÕES SOBRE A EXPANSÃO UNIVERSITÁRIA ATRAVÉS DOS PROGRAMAS
UAB E REUNI, NO USO DA MODALIDADE EDUCACIONAL A DISTÂNCIA
Maria de Lourdes Coelho - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM
EDUCAÇÃO / UFMG
TC F3B1 - 227
TUTOR PRESENCIAL DE CURSOS SUPERIORES A DISTÂNCIA: EXIGÊNCIAS DE
FORMAÇÃO PARA UM NOVO PERFIL DE PROFESSOR
Roberta de Moraes Jesus de Souza - UCG (Universidade Católica
de Goiás)
TC F3B1 - 232
UMA ANÁLISE SOBRE POLÍTICAS PÚBLICAS EM EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NO
BRASIL (2002 - 2008)
Willian Victor Kendrick Matos Silva - CESUMAR – Centro
Universitário de Maringá
Márcio Vieira de Souza - UNIVALI - Universidade do Vale do
Itajaí
Viviane Marques Goi - CESUMAR – Centro Universitário de Maringá
Wilson Matos Filho - CESUMAR – Centro Universitário de Maringá
Márcia Previato de Souza - CESUMAR – Centro Universitário de
Maringá
TC C5B2 - 235
ACESSIBILIDADE NA WEB CONTRIBUINDO COM O FAZER PEDAGÓGICO NA
EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
Solange Cristina da Silva - Universidade do Estado de Santa
Catarina - UDESC
|