Chamada de
Trabalhos Científicos
Notas:
Algumas apresentações sofreram
alterações de horário e sala, fique atento às últimas
versões da programação
Para conhecer o
conteúdo dos TCs clique em seu código localizado
acima do título
Indica o apresentador
Indica representante que fará apresentação
Indica conteúdo da Apresentação
Indica
versão do conteúdo do TC em outra língua
|
28 de setembro
de 2009 -
Segunda-Feira
[11h00 - 11h30]
TC C1B2 - 243
SISTEMA TUTOR INTELIGENTE EM UM AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM PARA
ENSINO
DE GEOMETRIA
Filomena M. G. da Silva Cordeiro Moita - Universidade Estadual da
Paraíba - UEPB
Rodrigo Lins Rodrigues - Universidade Estadual da Paraíba - UEPB
Allisson da Silva - Universidade Estadual da Paraíba - UEPB
Sala Ametista - 2º Pavimento
TC A3C2 - 208
DESAFIOS NA GESTÃO E INOVAÇÃO DE PRODUTOS EM EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: COMO
ASSEGURAR A SUSTENTABILIDADE E MELHORES PRÁTICAS DE GESTÃO NAS
ORGANIZAÇÕES
DE APRENDIZAGEM
Alessandro Marco Rosini - UNIFMU/Facinter
Rita de Cassia Borges de Magalhães Amaral - Faculdades São José
Sala Bronze - Térreo
TC C3A2 - 030
A IMPLANTAÇÃO DO ENSINO SEMIPRESENCIAL COM A METODOLOGIA DA
PROBLEMATIZAÇÃO: ESTUDO DE CASO EM INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR
Gilson Aparecido Castadelli - Faculdades Integradas de Ourinhos - FIO
Sala Cobre - Pavimento Térreo
TC C3A1 - 210
UMA BREVE VISÃO SOBRE FÓRUNS ON-LINE APLICADOS NA EDUCAÇÃO MUSICAL A
DISTÂNCIA
Patrícia Kfouri Grosso - Universidade Federal de São Carlos
Glauber Santiago - Universidade Federal de São Carlos
Arlete Gonçalves - Universidade Federal de São Carlos
Sala Esmeralda - 2º Pavimento
TC C3A1 - 295
AVALIAÇÃO DA EFETIVIDADE DO ENSINO A DISTÂNCIA EM SAÚDE SEXUAL E
REPRODUTIVA
COM ADEQUAÇÃO À REALIDADE CULTURAL E LINGUÍSTICA DE ESCOLARES EM
MOÇAMBIQUE
– ÁFRICA: UMA EXPERIÊNCIA EM DESENVOLVIMENTO
Eugênio Santana Franco Faculdade Integrada da Grande Fortaleza - FGF
Nelson Pacheco da Rocha Escola Superior de Saúde da Universidade de
Aveiro
Paulo Roberto Melo de Castro Nogueira Faculdade Integrada da Grande
Fortaleza - FGF
Cristiana Gomes de Freitas Menezes Martins FaC - Faculdades Cearenses
Rosana Gomes de Freitas Menezes Franco Faculdade Integrada da Grande
Fortaleza - FGF
Lucília Maria Nunes Falcão Faculdade Integrada da Grande Fortaleza - FGF
Sala Ouro 1 - Térreo
TC B3C2 - 028
ELABORAÇÃO DE MATERIAL DIDÁTICO PARA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA:
CONTRIBUINDO PARA
O DEBATE NO CONTEXTO DA PRÁTICA DOCENTE
Maria
Auxiliadora Soares Padilha - Universidade Federal de Pernambuco
Maria Vitória Ribas de Oliveira Lima - Universidade de
Pernambuco
Walmir Soares da Silva Júnior - Universidade de Pernambuco
Sala Ouro 2 - Térreo
TC A3C2 - 091
O PROJETO INSTRUCIONAL EM EAD
Roberto Bohlen Seleme - GrupoUninter- FATEC INTERNACIONAL DE CURITIBA
Antonio Siemsen Munhoz - GrupoUninter- FATEC INTERNACIONAL DE CURITIBA
Sala Platina - Térreo
TC A1A2 - 139
A EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA COMO ESTRATÉGIA DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES
Jane Mary de Medeiros Guimarães - Centro Universitário – FIB
Marcele Carneiro Paim - Escola Estadual de Saúde Pública - EESP/SESAB
Rafael da Costa Veloso - Escola Estadual de Saúde Pública - EESP/SESAB
Shirlei da Silva Xavier - Escola Estadual de Saúde Pública - EESP/SESAB
Vânia Sampaio Alves - Escola Estadual de Saúde Pública - EESP/SESAB
Sala Ruby - 2º Pavimento
TC C3A1 - 135
ANÁLISE INTERPRETATIVA DA DISCIPLINA “ESTRATÉGIAS DIGITAIS PARA
ENSINO/APRENDIZAGEM” DE PÓS - GRADUAÇÃO STRITO - SENSU SEMI - PRESENCIAL
Rui Seabra Ferreira Júnior - Universidade Estadual Paulista UNESP/CEVAP
Ana Silvia Sartori Barraviera Seabra Ferreira - Universidade Estadual
Paulista UNESP/IBB
Wilma De Grava Kempinas - Universidade Estadual Paulista UNESP/IBB
Benedito Barraviera - Universidade Estadual Paulista UNESP/CEVAP
Sala Safira - 2º Pavimento
TC C3A1 - 040
PROFESSORES E ESTRATÉGIAS PEDAGÓGICAS: INTERAÇÕES VIRTUAIS E PRESENCIAIS
EM UM
CURSO DE MESTRADO EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA
Gerson Pastre de Oliveira - Pontíficia Universidade Católica São
Paulo (G3 - TecDem) - UNIP (Edutec)
Sala Topázio - 2º Pavimento
[11h30 - 12h00]
TC C2B2 - 041
ELABORAÇÃO DE MATERIAL DIDÁTICO EM EAD: A EXPERIÊNCIA DO CURSO DE
TECNOLOGIA
EM GESTÃO AMBIENTAL NO IFRN/UAB
Artemilson Alves de Lima - IFRN
Ilane Ferreira Cavalcante - IFRN
Sala Ametista - 2º Pavimento
TC A3C2 - 288
O USO DE PROTÓTIPOS PEDAGÓGICOS PARA IMPLANTAÇÃO DAS DISCIPLINAS ONLINE
EM
CURSOS DE GRADUAÇÃO
Ana Lúcia Tinoco Cabral - Universidade Cruzeiro do Sul
Rita Maria Lino Tarcia - Universidade Cruzeiro do Sul/UNIFESP/SP
Ivan Alcântara Oliveira - Universidade Cruzeiro do Sul
Stella Aoki Cerri - Universidade Cruzeiro do Sul
Sala Bronze - Térreo
TC C3A2 - 045
OBJETOS DE APRENDIZAGEM E REALIDADE VIRTUAL NO ENSINO DE GEOMETRIA
DESCRITIVA
Alvaro José Rodrigues de Lima - EBA - GERGAV - UFRJ
Luciana Guimarães Rodrigues de Lima - LATEC - UFRJ
Cristina Jasbinschek Haguenauer - ECO - LATEC - UFRJ
Gerson Gomes Cunha - LAMCE – COPPE – UFRJ
Sala Cobre - Pavimento Térreo
TC B5B2 - 205
DESIGN DE INTERAÇÃO PARA WEB COM ÊNFASE EM PESSOAS COM DEFICIÊNCIA
Paulo Guilherme Bites - CEAD - Universidade de Brasília
Onilia Cristina de Souza de Almeida - CEAD - Universidade de Brasília
Sala Esmeralda - 2º Pavimento
TC C3A1 - 296
AVALIAÇÃO DO ENSINO A DISTÂNCIA E DA TÉCNICA DOS MAPAS CONCEITUAIS NA
FORMAÇÃO EM SAÚDE SEXUAL E REPRODUTIVA: UMA PROPOSTA DE INVESTIGAÇÃO
PARA OS
CURSOS DE GRADUAÇÃO E POLITÉCNICO EM PORTUGAL
Alisson Salatiek Ferreira Freitas
Eugênio Santana Franco Faculdade Integrada da Grande Fortaleza - FGF
Poliana Noronha Barroso Escola Superior de Saúde da Universidade de
Aveiro
Alexandra Isabel Cardador de Queirós Escola Superior de Saúde da
Universidade de Aveiro
Paulo Robert Melo de Castro Nogueira Faculdade Integrada da Grande
Fortaleza - FGF
Rosana Gomes de Freitas Menezes Franco Faculdade Integrada da Grande
Fortaleza - FGF
Lucília Maria Nunes Falcão Faculdade Integrada da Grande Fortaleza - FGF
Sala Ouro 1 - Térreo
TC B5B1 - 221
VEDUCA: UMA PROPOSTA DE OBJETO DE APRENDIZAGEM SOBRE VÍDEOS NA EDUCAÇÃO
Letícia Rocha Machado - Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Sala Ouro 2 - Térreo
TC A4B2 - 169
IMPORTÂNCIA DA FORMAÇÃO DE DOCENTES EM EAD NO PROCESSO DE EDUCAÇÃO
PERMANENTE PARA TRABALHADORES DO SUS NA BAHIA
Marcele Carneiro Paim - Escola Estadual de Saúde Pública, EESP/SESAB
Jane Mary Medeiros Guimarães - Escola Estadual de Saúde Pública, EESP/SESAB
Vânia Sampaio Alves - Escola Estadual de Saúde Pública, EESP/SESAB
Rafael da Costa Veloso - Escola Estadual de Saúde Pública, EESP/SESAB
Shirlei da Silva Xavier - Escola Estadual de Saúde Pública, EESP/SESAB
Sala Platina - Térreo
TC A2B1 - 290
SECONDARY EDUCATIONAL LEADERS AND ICT INTEGRATION: A CASE STUDY OF
AMIENS
ACADEMY IN FRANCE
Cathia Papi - CURAPP - Université de Picardie Jules Verne
Mohamed Sidir - CURAPP - Université de Picardie Jules Verne
Sala Ruby - 2º Pavimento
TC C3A1 - 191
O FEEDBACK COMO RECURSO PARA A MOTIVAÇÃO E AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM NA
EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
Angelita Marçal Flores - Universidade do Sul de Santa Catarina -
UNISUL
Sala Safira - 2º Pavimento
TC C3A1 - 047
A UTILIZAÇÃO DE TECNOLOGIAS COLABORATIVAS NO DESENVOLVIMENTO DE
HABILIDADES
E ATITUDES EM ESTUDANTES DE CURSOS NA ÁREA TECNOLÓGICA.
Dilermando Piva Jr. - FATEC-Indaiatuba // CEUNSP
Ricardo Luis de Freitas - Pontíficia Universidade Católica de Campinas
// CEUNSP
Sala Topázio - 2º Pavimento
[12h00 - 12h30]
TC C3A1 - 023 [Não foi apresentado]
DIDÁTICA PARA MODALIDADE DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
Sala Ametista - 2º Pavimento
TC A5C2 - 180
EDUCAÇÃO CONTINUADA NAS ORGANIZAÇÕES PÚBLICAS – EGEPI: DESAFIOS PARA A
IMPLANTAÇÃO DE CURSOS EM EAD
Ana Célia Furtado Orsano de Sousa - EGEPI
Jacques Douglas - Secretaria de Educação do Estado do Piauí
Teresinha de Jesus Araújo Magalhães Nogueira - UFPI/ NHME
Sala Bronze - Térreo
TC C3A2 - 088
O USO DO GÊNERO NOIR NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
Márcio Henrique Melo de Andrade - Universidade Federal de Pernambuco
Sala Cobre - Pavimento Térreo
TC C1B2 - 049
PORTAL DE EDUCAÇÃO MUSICAL: UMA PROPOSTA (DEMOCRÁTICA) PARA O ENSINO DE
MÚSICA
Vanessa do Carmo Marinho - Colégio Pedro II
Monica Neves Leme - Colégio Pedro II
Monica Repsold - Colégio Pedro II
Sala Esmeralda - 2º Pavimento
TC A5A1 - 297
CULTURA IMAGÉTICA E SUAS IMPLICAÇÕES NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
Cibelle Amorim Martins Instituto UFC Virtual
Maria Iracema Pinho de Sousa Instituto UFC Virtual
Francisco Kelsen de Oliveira Instituto UFC Virtual
Renata Goes Moreira Instituto UFC Virtual
José Rogério Santana - Orientador Instituto UFC Virtual
Sala Ouro 1 - Térreo
TC B5B2 - 037
e - ENGLISH FOR TEACHERS: UM ESTUDO DE CASO
Graeme Hodgson - British Council
Sala Ouro 2 - Térreo
TC A4C2 - 002
UNIVERSIDADE CORPORATIVA: EFETIVAÇÃO DA FORMAÇÃO PERMANENTE E CONTINUADA
NA
SOCIEDADE CONTEMPORÂNEA
Roberto Bohlen Seleme - GrupoUninter- FATEC INTERNACIONAL DE CURITIBA
Antonio Siensem Munhoz - GrupoUninter- FATEC INTERNACIONAL DE CURITIBA
Sala Platina - Térreo
TC A2C2 - 033
A EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NO IF - SC: TRAJETÓRIA E A NECESSIDADE DE UMA
POLÍTICA
INSTITUCIONAL
Julio Cesar da Costa Ribas - Instituto Federal de Educação de Santa
Catarina
Jorge Luiz Silva Hermenegildo - Instituto Federal de Educação de Santa
Catarina
Sala Ruby - 2º Pavimento
TC A5B2 - 073
EaD NO CIEE: DO CONTEÚDO À TUTORIA
Rosa Maria Simone - CENTRO DE INTEGRAÇÃO EMPRESA–ESCOLA
Zélia Ribas Varajão Teixeira Soares - CENTRO DE INTEGRAÇÃO
EMPRESA-ESCOLA
Sala Safira - 2º Pavimento
TC C3A1 - 055
EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA E MOBILIDADE: PRIMEIRAS AÇÕES NA UAB - UFSCAR
Glauber Lúcio Alves Santiago - Universidade Federal de São Carlos
Daniel Mill - Universidade Federal de São Carlos
Sala Topázio - 2º Pavimento
[12h30 - 13h00]
TC C3A1 - 026
GESTÃO DE CURSOS DE CAPACITAÇÃO EM EAD: POTENCIALIDADE DAS FERRAMENTAS
DE
PESQUISA E AVALIAÇÃO
Elena Maria Mallmann - UFSC
Sala Ametista - 2º Pavimento
TC A4B2 - 130
A GESTÃO DO SISTEMA DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NO CONTEXTO DA SECRETARIA DE
SAÚDE DO ESTADO DA BAHIA – SESAB
Vânia Sampaio Alves - Escola Estadual de Saúde Pública - EESP/SESAB
Marcele Carneiro Paim - Escola Estadual de Saúde Pública - EESP/SESAB
Rafael Veloso - Escola Estadual de Saúde Pública - EESP/SESAB
Shirlei da Silva Xavier - Escola Estadual de Saúde Pública - EESP/SESAB
Jane Mary Medeiros Guimarães - Centro Universitário – FIB
Sala Bronze - Térreo
TC C3B1 - 022
SECOND LIFE, O NOVO MUNDO VIRTUAL E SUAS POSSIBILIDADES DE APRENDIZAGEM
E
ENSINO
Alexandre Meneses Chagas - Universidade Tiradentes
Lucas Cerqueira do Vale - Universidade Tiradentes
Sala Cobre - Pavimento Térreo
TC C1B2 - 156
EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA SERIA UMA
ALTERNATIVA?
Guiomar Almerinda Godoi Santos Chiandotti - Prefeitura Municipal de
Santos
Adylles Castello Branco - Prefeitura Municipal de Santos
Sala Esmeralda - 2º Pavimento
TC F3A2 - 298
“DIDÁTICA” NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA:QUAIS OS DESAFIOS?
Renilze de B. A. dos S. Ferreira Faculdade Anchieta do Recife - FAR
Ivanda Maria Martins Silva Universidade Federal Rural de Pernambuco -
UFRPE
Sala Ouro 1 - Térreo
TC F3A1 - 061
FATORES DE USABILIDADE EM AMBIENTES DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA:
CONTRIBUIÇÕES AO
DESENHO DIDÁTICO DE CURSOS ONLINE
Márcia Pereira Sebastião - Agência A1.Brasil
Lucila Pesce - Pontificia Universidade Católica de São Paulo - PUC SP
Sala Ouro 2 - Térreo
TC A5A2 - 010
OTIMIZANDO RECURSOS ATRAVÉS DO USO CVTS COMO PÓLOS DE ENSINO A DISTÂNCIA
Giovany Frossard Teixeira - Instituto Federal do Espírito Santo -
IFES
Sala Platina - Térreo
TC A2C2 - 174
ESTRATÉGIAS INOVADORAS EM MDI PARA EAD
Maximira Carlota da Silva André - SENAI
Maria de Fátima Rodrigues de Lemos - SENAI
Fernando Ricardo Gambetta Schirmbeck - SENAI
Sala Ruby - 2º Pavimento
TC A5B2 - 138
OS DESAFIOS DO ENSINO A DISTÂNCIA NA CONSTRUÇÃO DE UMA SOCIEDADE MAIS
INCLUSIVA
José Alexandre Barbosa - Fundação Joaquim Nabuco
Sandra Helena Pereira Rodrigues - Fundação Joaquim Nabuco
Verônica Araújo - Fundação Joaquim Nabuco
Sala Safira - 2º Pavimento
TC C3A1 - 063
A OPINIÃO DOS DISCENTES EM RELAÇÃO AOS AMBIENTES VIRTUAIS DE
APRENDIZAGEM
COMO APOIO AO ENSINO SUPERIOR PRESENCIAL
Silvio Carvalho Neto - USP / Uni-FACEF Centro Universitário de Franca
Hiroo Takaoka - Universidade de São Paulo
Sala Topázio - 2º Pavimento
[14h30 - 15h00]
TC C3A1 - 299
O USO DE CORPORA ELETRÔNICO E DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA COMO APOIO A AULAS
PRESENCIAIS DE LÍNGUA INGLESA
Cristiana Gomes de Freitas Menezes Martins FaC - Faculdades Cearenses
Eugênio Santana Franco Faculdade Integrada da Grande Fortaleza – FGF
Nelson Pacheco da Rocha Escola Superior de Saúde da Universidade de
Aveiro
Paulo Roberto Melo de Castro Nogueira Faculdade Integrada da Grande
Fortaleza – FGF
Rosana Gomes de Freitas Menezes Franco Faculdade Integrada da Grande
Fortaleza – FGF
Lucília Maria Nunes Falcão Faculdade Integrada da Grande Fortaleza – FGF
Sala Ouro 1 - Térreo
[15h00 - 15h30]
TC B5B2 - 300
ESCOLA DE GESTORES - CEARÁ
Karla Colares Vasconcelos Universidade Federal do Ceará
Marcos Dionísio Ribeiro do Nascimento Universidade Federal do Ceará
Mixilene Sales Santos Universidade Federal do Ceará
Cleyton Carvalho Cândido Universidade Federal do Ceará
José Rogério Santana Universidade Federal do Ceará
Sala Ouro 1 - Térreo
[15h30 - 16h00]
TC F3A2 - 301
SEMI-PRESENCIALIDADE NO ENSINO SUPERIOR: ALGUNS RESULTADOS DESSA
MODALIDADE
NA FGF
Karla Angélica Silva do Nascimento Faculdade Integrada da Grande
Fortaleza
José Rogério Viana Faculdade Integrada da Grande Fortaleza
Marília Alves Ferreira Faculdade Integrada da Grande Fortaleza
Sala Ouro 1 - Térreo
[16h00 - 16h30]
TC B2B2 - 302
UMA EXPERIÊNCIA INTERATIVA DE AUTORES E PROFESSORES NA UTILIZAÇÃO DE
RECURSOS
DIGITAIS EM VÍDEO PARA O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA
Andréia Turolo da Silva Faculdade Integrada da Grande Fortaleza
Sala Ouro 1 - Térreo
[17h00 - 17h30]
TC B3A1 - 196
A LINGUAGEM TELEJORNALÍSTICA NO ENSINO A DISTÂNCIA: UM ESTUDO DE MÍDIA -
EDUCAÇÃO
Renata Lopes Jaguaribe Pontes - Universidade de Fortaleza
Andrea Pinheiro Paiva Cavalcante - Universidade Federal do Ceará
Saulo Rêgo - Universidade de Fortaleza
Sala Ouro 1 - Térreo
[17h30 - 18h00]
TC C3A1 - 207
REFLEXÕES SOBRE A OBSERVAÇÃO DA PRÁTICA DA AVALIAÇÃO E SUA RELAÇÃO COM A
TECNOLOGIA NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
Lane Primo - Senac - Ceará
Sala Ouro 1 - Térreo
[18h00 - 18h30]
TC B2B2 - 265
OBJETOS DE APRENDIZAGEM PARA ENSINO DE LEITURA: UMA PROPOSTA DE TRABALHO
COM
LÍNGUA PORTUGUESA
Nukácia Meyre Silva Araújo - UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ/ ÁGORA
Valdinar Custódio Filho - ÁGORA- COPERATIVA DE PROFISSIONAIS EM EDUCAÇÃO
Sala Ouro 1 - Térreo
[18h30 - 19h00]
TC A5B1 - 284
POLÍTICAS DE INCLUSÃO DIGITAL E SUAS REPERCUSSÕES NO ESTADO DO CEARÁ
Karine Pinheiro de Souza - Núcleo de Educação a Distância - NUEAD/SEDUC
Sala Ouro 1 - Térreo
|
|
29 de
setembro de 2009 -
Terça-Feira
[11h00 - 11h30]
TC C3A1 - 294
ADOÇÃO E DISSEMINAÇÃO DE TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS EM CURSOS PRESENCIAIS
Marta de Campos Maia Fundação Armando Alvares Penteado – FAAP
Sala Ametista - 2º Pavimento
TC A5A2 - 206
ESTRATÉGIA TRIBUNAL: UMA TENTATIVA DE AÇÃO PEDAGÓGICA INOVADORA EM CURSO
ONLINE
Cassandra Amidani - Saber EaD - Cursos e Comunicação
Sala Bronze - Térreo
TC C5B2 - 193
FORMAÇÃO CONTINUADA EM EAD
Roseane Almeida da Silva - Grupo Educacional UNINTER
Sala Cobre - Pavimento Térreo
TC E3A1 - 062
GESTÃO DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: ORIGENS E DESAFIOS
Daniel Mill - UFSCar
Nara Brito - UFSCar
Sala Esmeralda - 2º Pavimento
TC C5A1 - 105
O INFOGRÁFICO NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: UMA CONTRIBUIÇÃO PARA A
APRENDIZAGEM
Carla Sousa Braga - Universidade de Fortaleza - UNIFOR
Sala Ouro 1 - Térreo
TC C3B1 - 287
O ESTUDANTE DA EAD EM BUSCA DE LAÇOS: “TEM ALGUÉM AÍ?”
Eliana Sampaio Romão - UFS
Sala Ouro 2 - Térreo
TC C5B2 - 013
A ORGANIZAÇÃO DA PRÁTICA PEDAGÓGICA NO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM
METODOLOGIA DO ENSINO FUNDAMENTAL, MODALIDADE A DISTÂNCIA.
Merces Pietsch Cunha de Mendonça - UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS
Mara Analu Freitas Bueno - SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE GOIÁS
Iris Oliveira de Carvalho - UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS
Maria Izabel Barnez Pignata - UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS
Sala Platina - Térreo
TC C5B2 - 237
A EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA CONTRIBUINDO PARA A UMA EDUCAÇÃO INCLUSIVA
Solange Cristina da Silva - Universidade do Estado de Santa Catarina
- UDESC
Sala Prata 1 - 1º Pavimento
TC F3B2 - 234
E - LEARNING PARA AVALIAÇÃO DA DOR AGUDA EM ADULTOS: UMA TECNOLOGIA
INTERATIVA
Ana Graziela Alvarez - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
Grace T Marcon Dal Sasso - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
Sala Ruby - 2º Pavimento
TC F3A1 - 059
O TRABALHO COLETIVO, COOPERATIVO E SOLIDÁRIO EM EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: UM
PRINCÍPIO PEDAGÓGICO E UM FATOR DESENCADEADOR DO BEM - ESTAR DOS
PROFESSORES.
Sueli Wolff Weber - UDESC
Sala Safira - 2º Pavimento
TC E5B2 - 126
INOVAÇÕES NOS PROCESSOS DE GERENCIAMENTO DE EAD: QUALIDADE, MODELAGEM DE
PROCESSOS E MELHORIA CONTÍNUA
Joni de Almeida Amorim - GGPE/GR e DSIF/FEEC - UNICAMP
Edilene Aparecida Ropoli - EAD/CCUEC e LEPED/FE - UNICAMP
Rosana Giaretta Sguerra Miskulin - DM/IGCE - UNESP/RC
Sala Topázio - 2º Pavimento
[11h30 - 12h00]
TC F2A2 - 147
OS REPOSITÓRIOS DE INFORMAÇÕES E OS DIFERENTES PÚBLICOS: DO ACESSO À
INCLUSÃO
Ana Paula Leite de Camargo - Escola do Futuro / USP
Isabel Pereira dos Santos - Escola do Futuro / USP
Maria Claudia Alves de Santana Regis - Escola do Futuro / USP
Sala Ametista - 2º Pavimento
TC B2B2 - 054
EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: O MATERIAL IMPRESSO NÃO MORREU
Ivete Palange - SENAI-SP
Maria de Fátima Rodrigues de Lemos - SENAI-RS
Deleni Mesquita - SENAI-SP
Sala Bronze - Térreo
TC A3A1 - 035
A PARTICIPAÇÃO DO CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO (CNE) NA ELABORAÇÃO DA
POLÍTICA NORMATIVA DO ENSINO A DISTÂNCIA.
Marcio Mugnol - FACINTER
Sala Cobre - Pavimento Térreo
TC E3B2 - 177
PROCESSO SELETIVO ACADÊMICO COMO INSTRUMENTO DE GESTÃO EM EAD
Fabrício Ricardo Lazilha - CESUMAR - CENTRO UNIVERSITÁRIO DE MARINGÁ
Luciana Falcão Marinho - CESUMAR - CENTRO UNIVERSITÁRIO DE MARINGÁ
Viviane Marques Goi - CESUMAR - CENTRO UNIVERSITÁRIO DE MARINGÁ
Carla Mendes Teixeira - CESUMAR - CENTRO UNIVERSITÁRIO DE MARINGÁ
Juliano Mário da Silva - CESUMAR - CENTRO UNIVERSITÁRIO DE MARINGÁ
Sala Esmeralda - 2º Pavimento
TC C5B2 - 082
CONTRIBUIÇÕES DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA E TELECOLABORATIVA NO ENSINO
DE
CIÊNCIAS
Júlio Wilson Ribeiro - Universidade Federal do Ceará
Daniel Gadelha Martins - Universidade Federal do Ceará
Luciana de Lima - Universidade Federal do Ceará
Ivoneide Pinheiro de Lima - Universidade Estadual do Ceará
Maria José Costa dos Santos - Universidade Federal do Ceará
Edgar Marçal de Barros Filho - Universidade Federal do Ceará - UFC
Sala Ouro 1 - Térreo
TC C3B2 - 078
COMUNIDADES VIRTUAIS INTERNACIONAIS DA UNIVERSIDADE ANHEMBI MORUMBI:
EXPERIÊNCIAS DE APRENDIZAGEM RECENTES
Cristiane Alperstedt - Universidade Anhembi Morumbi
Fernanda Furuno - Universidade Anhembi Morumbi
Luiz Gustavo Zaize - Universidade Anhembi Morumbi
Sala Ouro 2 - Térreo
TC C5B2 - 118
PROJETO TELESSAÚDE: UMA REDE COLABORATIVA PARA PROMOVER A INCLUSÃO
DIGITAL E
A EDUCAÇÃO PERMANENTE NO TRABALHO
Alexandra Monteiro - Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Marcia Taborda - Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Carla Cristina Dias - Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sala Platina - Térreo
TC C5B2 - 249
METODOLOGIAS ATIVAS DE APRENDIZAGEM E EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: NOVAS
PERSPECTIVAS PARA A EDUCAÇÃO CONTINUADA
Edilene Aparecida Ropoli - Unicamp
Sala Prata 1 - 1º Pavimento
TC C3B1 - 075
AVALIAÇÕES METACOGNITIVAS ONLINE PARA NIVELAMENTO DE ALUNOS
Márcia Gonçalves Oliveira - Universidade Federal do Espírito Santo
Elias Oliveira - Universidade Federal do Espírito Santo
Sala Ruby - 2º Pavimento
TC F3A1 - 057
DESENVOLVENDO HABILIDADES COGNITIVAS DE ALTO NIVEL EM EDUCAÇÃO A
DISTÂNCIA
Walter Iriondo Otero - Universidade Federal de Santa Catarina
James Petch - The University of Manchester
Araci Hack Catapan - Universidade Federal de Santa Catarina
Sala Safira - 2º Pavimento
TC E5B2 - 212
EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA POTENCIALIZANDO A EDUCAÇÃO EM REDE: A PROPOSTA DO
PROGRAMA LOYOLA
Ederson Luiz Locatelli - Universidade do Vale do Rio dos Sinos
Sala Topázio - 2º Pavimento
[12h00 - 12h30]
TC F2B1 - 006
A ESCOLA ITINERANTE DE INFORMÁTICA DA PREFEITURA DO RECIFE COMO
INSTRUMENTO
DE INCLUSÃO DIGITAL - LIMITES E POSSIBILIDADES
Flávia Barbosa Ferreira de Santana - UNIVERSIDADE FEDERAL DE
PERNAMBUCO
Sala Ametista - 2º Pavimento
TC B2B2 - 155
EAD IMPRESSO, AINDA SE USA?
Maria de Fátima Rodrigues de Lemos - SENAI/RS
Fernando Ricardo Gambetta Schirmbeck - SENAI/RS
Maximira Carlota da Silva André - SENAI/RS
Dione Danesi Gallo de Araújo - SENAI/RS
Sala Bronze - Térreo
TC A3A1 - 036
A TEORIA DE ROGERS INSTRUMENTALIZANDO A PRÁTICA DA DIFUSÃO DE INOVAÇÕES
NO
ENSINO SUPERIOR
Eveline Katia de Souza Pontual Cavalcante - Universidade Santa
Cecília
Sala Cobre - Pavimento Térreo
TC E3C2 - 136
APLICAÇÃO DA VISÃO DE GOVERNANÇA NA EAD: ANÁLISE EXPLORATÓRIA E
PERSPECTIVAS
PARA A PRÁTICA
Alejandro Martins Rodrigues - Instituto Superior Tupy / Sociesc
Janae Gonçalves Martins - Universidade Federal Rural Da Amazônia –
UFRA
Marilena Estrella Facuri - Centro Universitário de Rio Preto – UNIRP
Sala Esmeralda - 2º Pavimento
TC C3B1 - 211
INTERAÇÕES DISCURSIVAS EM UM FÓRUM ON-LINE
Zulmira Medeiros - UFMG - Universidade Federal de MInas Gerais
Silvania Sousa do Nascimento - UFMG - Universidade Federal de MInas
Gerais
Sala Ouro 1 - Térreo
TC C3B2 - 071
AVALIAÇÃO DE PESSOAS NA EAD ATRAVÉS DE UM PROCESSO E UM SISTEMA DE
GESTÃO DE
COMPETÊNCIAS – RELATO DE EXPERIÊNCIA NA AVALIAÇÃO DE TUTORES A DISTÂNCIA
NO
IFES
Vanessa Battestin Nunes - Instituto Federal do Espírito Santo
José Mário Costa Junior - Instituto Federal do Espírito Santo
Isaura Alcina Martins Nobre - Instituto Federal do Espírito Santo
Sala Ouro 2 - Térreo
TC C5B2 - 133
CONCEPÇÃO, DESENVOLVIMENTO E IMPLANTAÇÃO DE EDUCAÇÃO NÃO PRESENCIAL NA
ÁREA
DA SAÚDE: GRADUAÇÃO, PÓS - GRADUAÇÃO, ESPECIALIZAÇÃO E EXTENSÃO
UNIVERSITÁRIA
Ana Silvia Sartori Barraviera Seabra Ferreira - UNESP
Rui Seabra Ferreira Júnior - UNESP
Wilma De Grava Kempinas - UNESP
Benedito Barraviera - UNESP
Sala Platina - Térreo
TC C5C1 - 215
PLANEJAMENTO E ESTRUTURAÇÃO DE CURSOS NO MOODLE: MATERIAL DIDÁTICO
MULTIMÍDIA, ATIVIDADES E AVALIAÇÃO.
Sandramara Scandelari Kusano de Paula Soares - Universidade Federal
do Paraná
Silvia Teresa Sparano Reich - Universidade Federal do Paraná
Sala Prata 1 - 1º Pavimento
TC C3B1 - 137
A SEMIÓTICA NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: RELATO DE EXPERIÊNCIA
DE
UTILIZAÇÃO DE SIGNOS MIDIÁTICOS NO ESPAÇO UNISULVIRTUAL DE APRENDIZAGEM
Patrícia da Silva Meneghel - Universidade do Sul de Santa Catarina
Sala Ruby - 2º Pavimento
TC F3A1 - 222
PERCEPÇÕES SOBRE O EMPREENDEDORISMO DE ALUNOS DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA DE
UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR DO NOROESTE DO PARANÁ
Juliano Mario da Silva - Centro Universitário de Maringá – CESUMAR
Fabricio Lazilha - Centro Universitário de Maringá – CESUMAR
Willian Kendrick Matos Silva - Centro Universitário de Maringá –
CESUMAR
Luciana Falcão Marinho - Centro Universitário de Maringá – CESUMAR
Cláudia Herrero Martins Menegassi - Centro Universitário de Maringá –
CESUMAR
Sala Safira - 2º Pavimento
TC F1A1 - 158
AVALIAÇÃO DOS PROGRAMAS E PRODUTOS EDUCATIVOS DISPONÍVEIS NA WEB
UTILIZADOS
PELO MEC
Kelly Cristina Benetti Tonani Tosta - Universidade Federal de Santa
Catarina
Andressa Sasaki Vasques Pacheco - Universidade Federal de Santa Catarina
Fernando José Spanhol - Universidade Federal de Santa Catarina
Greicy Kelli Spanhol - Universidade Federal de Santa Catarina
Sala Topázio - 2º Pavimento
[12h30 - 13h00]
TC F2B1 - 162
EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA COMO POLÍTICA PÚBLICA NO BRASIL
Gislaine Martins - UNIVALI - SC e IF-SC
Márcio Vieira de Souza - UNIVALI - SC
Sala Ametista - 2º Pavimento
TC B2B2 - 190
CONTEÚDOS DIGITAIS MULTIMIDIAS: CONSTRUINDO NOVAS PRÁTICAS DOCENTES
Gianna Oliveira Bogossian Roque - CCEAD / Pontíficia Universidade
Católica do Rio de Janeiro
Stella Maria Peixoto de Azevedo Pedrosa - CCEAD / Pontíficia
Universidade Católica do Rio de Janeiro
Gilda Helena Bernardino de Campos - CCEAD / Pontíficia Universidade
Católica do Rio de Janeiro
Sala Bronze - Térreo
TC A3A2 - 246
APRENDIZAGEM TECNOLÓGICA E PERFORMANCE DA INOVAÇÃO EM EAD NO UEMANET
João Augusto Ramos e Silva - Universidade Estadual do Maranhão
Sala Cobre - Pavimento Térreo
TC E3C2 - 262
UMA ANÁLISE DO FORMATO DO ESTÁGIO NAS LICENCIATURAS A DISTÂNCIA DA UFRN
Auta Stella de Medeiros Germano - UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE
DO NORTE
Sala Esmeralda - 2º Pavimento
TC C3B1 - 216
MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA EM CURSO SUPERIORES DE COMPUTAÇÃO E INFORMÁTICA A
DISTÂNCIA: AS ESTRATÉGIAS DE ENSINO UTILIZADAS POR DOCENTES ONLINE
Kátia Cilene da Silva - Edumatec - UFPE
Patrícia Smith Cavalcante - Edumatec - UFPE
Sala Ouro 1 - Térreo
TC C3B2 - 104
PROINICIAR VIRTUAL: UM ESPAÇO DE INTERAÇÃO DESTINADO AOS ALUNOS QUE
INGRESSAM ATRAVÉS DO SISTEMA DE RESERVA DE VAGAS NA UERJ
Marcia Taborda - Universidade do Estado do Rio de Janeiro – UERJ
Vera Regina P. das Neves - Universidade do Estado do Rio de Janeiro –
UERJ
Carla Dias - Universidade do Estado do Rio de Janeiro – UERJ
Sala Ouro 2 - Térreo
TC C5B2 - 170
BLOG: APRENDIZAGEM INTERATIVA NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES
Cilene Maria Valente da Silva - Secretaria Municipal de Educação
Lorena Bischoff Trescastro - Secretaria Municipal de Educação
Sala Platina - Térreo
TC D5B2 - 103
A IMPLANTAÇÃO DE UMA BIBLIOTECA DIGITAL: UMA SOLUÇÃO PARA ACESSO
DISTRIBUÍDO
Luciene Ferreira Iahn - Fundação de Estudos Sociais do Paraná – FESP
Roberto De Fino Bentes - Sistema Federação das Indústrias do Estado
do Paraná
Vera Schiewaldt Da Costa - Sistema Federação das Indústrias do Estado do
Paraná
Sala Prata 1 - 1º Pavimento
TC F3A2 - 280
ESPAÇO DE CONVIVÊNCIA DIGITAL VIRTUAL (ECODI) RICESU: UMA EXPERIÊNCIA EM
REDE
COM A TECNOLOGIA DE METAVERSO SECOND LIFE
Eliane Schlemmer - UNISINOS
Daiana Trein - UNISINOS
Helena Cristina Martelete Soares - UNISINOS
Sala Ruby - 2º Pavimento
TC F3A1 - 268
O LABORATÓRIO DE ENSINO DE MATEMÁTICA NA FORMAÇÃO DOCENTE E A EDUCAÇÂO A
DISTÂNCIA
Lialda Bezerra Cavalcanti - Universidade Estadual de Campinas
Sala Safira - 2º Pavimento
TC F2A1 - 124
UM MODELO DE DESIGN INSTRUCIONAL PARA OS CURSOS TÉCNICOS DE NÍVEL MÉDIO
A
DISTÂNCIA NO BRASIL
Nádia Cristina de A. Melli - Universidade de São Paulo - USP
José Dutra de Oliveira Neto - Universidade de São Paulo - USP
Sala Topázio - 2º Pavimento
|
|
30 de setembro
de 2009 -
Quarta-Feira
[08h00 - 08h30]
TC F3A1 - 248
AS REDES SOCIAIS E A COMUNICAÇÃO NA EDUCAÇÃO ON-LINE
Jucimara Roesler - Universidade do Sul de Santa Catarina
Sala Ametista - 2º Pavimento
TC F3A1 - 079
A EXPERIÊNCIA CONTEXTUALIZADA E DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA - EAD NO
MUNICÍPIO DE
PALMITAL/PR
Jamile Santinello - Universidade Estadual do Centro-Oeste-UNICENTRO/PR
Deocleciano Pires de Souza - Universidade Estadual do
Centro-Oeste-UNICENTRO/PR
Sala Bronze - Térreo
TC C3B2 - 131
RELATO DE EXPERIÊNCIA DE NOVA METODOLOGIA DE ENSINO NO FÓRUM DE
DISCUSSÃO
Adalci Righi Viggiano - Centro Universitário Newton Paiva
Adriana Silva Netto - Instituto Hartmanm Regueira
Thulana Quednau - Centro Universitário Newton Paiva
Sala Cobre - Pavimento Térreo
TC F3A1 - 095
TUTORIA: AVALIAÇÃO DO PAPEL DO PROFESSOR NO AMBIENTE VIRTUAL
Michelle Jordão Machado - Universidade Católica de Brasília
Vânia Aquino - Universidade Católica de Brasília
Francisco Ulhoa Botelho - Universidade Católica de Brasília
Sala Esmeralda - 2º Pavimento
TC C3C2 - 070
LINGUAGEM DIALÓGICA INSTRUCIONAL: A (RE)CONSTRUÇÃO DA LINGUAGEM PARA
CURSOS
ONLINE
Dilermando Piva Jr. - Centro Paula Souza - FATEC-ID
Ricardo Luis de Freitas - Pontíficia Universidade Católica de Campinas -
CEATEC
Rosana Giaretta Sguerra Miskulin - UNESP - Rio Claro - IGCE/Depto.
Matemática
Sala Ouro 1 - Térreo
TC C3B1 - 198
O PERFIL PROFISSIONAL DO PROFESSOR DE ENSINO SUPERIOR NA EAD E SUAS
PERSPECTIVAS, A PARTIR DA ANÁLISE DOS PROFISSIONAIS QUE ATUAM EM UMA
INSTITUIÇÃO DE IPATINGA: uma pesquisa em construção
Náuplia Maria Lopes - Centro Universitário de Caratinga
Sala Ouro 2 - Térreo
TC F3A1 - 125
DIDÁTICA E COMPETÊNCIAS DOCENTES: UM ESTUDO SOBRE TUTORIA NO CURSO DE
ADMINISTRAÇÃO A DISTÂNCIA DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO DO
PROJETO
PILOTO DA UAB.
Carolline de Souza Botelho - UemaNet - Universidade Estadual do Maranhão
Fernando Rodrigues Maffra - UemaNet - Universidade Estadual do Maranhão
Sala Platina - Térreo
TC F5A1 - 121
DELINEANDO RUBRICAS PARA UMA AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM EM EDUCAÇÃO
ONLINE
Nelly Kazan Sancho Cruz - UNESA - Universidade Estácio de Sá
Lina Cardoso Nunes - UNESA- Universidade Estácio de Sá
Sala Ruby - 2º Pavimento
TC F3C1 - 266
DESIGN INSTRUCIONAL: UM ESTUDO BASEADO NO MODELO – ILDF - INTEGRATIVE
LEARNING DESIGN FRAMEWORK NA APRENDIZAGEM ONLINE
Elenise Maria de Araujo - USP-EESC-Departamento Engenharia de Produção
Jose Dutra de Oliveira Neto - USP-EESC-Departamento Engenharia de
Produção
Elaine Maria dos Santos - USP-EESC-Departamento Engenharia de Produção
Sala Safira - 2º Pavimento
TC F3B1 - 029
AVALIAÇÃO DA PRODUÇÃO ESCRITA EM DISCIPLINAS DE CIÊNCIAS EXATAS NO NÍVEL
SUPERIOR
Ana Lúcia de Braga e Silva Santos - Universidade Metropolitana de Santos
(UNIMES)
José de França Bueno - Universidade Metropolitana de Santos (UNIMES)
Sala Topázio - 2º Pavimento
[08h30 - 9h00]
TC F3A1 - 253
INDICADORES E REFERENCIAIS DE QUALIDADE DE CURSOS DE GRADUAÇAO EM EAD:
COMPARATIVO E INFORMAÇOES DO MEC E DO IHEP
Jamile Santinello - UNICENTRO/PR
Andrea Versuti - COC/SP
Sala Ametista - 2º Pavimento
TC F5A1 - 038
EDUCAÇÃO ONLINE: ENSINO E APRENDIZAGEM NA VIRTUALIDADE
Alzino Furtado de Mendonça - IF Goiás
Sala Bronze - Térreo
TC C3B2 - 140
CULTURA DA PARTICIPAÇÃO: UMA EXPERIENCIA BEM SUCEDIDA EM DISCIPLINA
OFERECIDA
A DISTANCIA NA PÓS - GRADUAÇÃO DA USP
Vani Moreira Kenski - USP/UNOPAR/SITE EDUCACIONAL
Marcelo
Pupim Gozzi - USP/UNINOVE
Teresa Cristina Jordão - Universidade de São Paulo - USP
Rodrigo Gabriel da Silva - Universidade de São Paulo - USP
Sala Cobre - Pavimento Térreo
TC F3A1 - 101
EDUCAÇÃO ONLINE NO CURSO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO: CASO DE UMA
UNIVERSIDADE PRIVADA
Denise Simões Dupont Bernini - Centro Universitário São Camilo - ES
Sala Esmeralda - 2º Pavimento
TC C3C2 - 127
XISOA - UM PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO DE SOFTWARE BASEADO EM EXTREME
PROGRAMMING COMO ALTERNATIVA PARA A CONSTRUÇÃO DE OBJETOS DE
APRENDIZAGEM
Edilson Luiz do Nascimento - Instituto Federal do Espírito Santo
Isaura Alcina Martins Nobre - Instituto Federal do Espírito Santo
Sala Ouro 1 - Térreo
TC C5A1 - 146
TRABALHOS EM GRUPO NO ENSINO ONLINE
Ana Cristina Lima Santos Barbosa - Universidade Federal de Juiz de
Fora
Adriana Clementino - Universidade Norte do Paraná / SENAC-SP
Sala Ouro 2 - Térreo
TC F3A1 - 024
A CORRELAÇÃO ENTRE FALTA DE INTERATIVIDADE E EVASÃO EM CURSOS A
DISTÂNCIA
Lauren Fontes Jensen - Universidade de Brasilia - CEAD
Onilia Cristina de Souza de Almeida - Universidade de Brasilia - CEAD
Sala Platina - Térreo
TC F5A1 - 213
EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA E FORMAÇÃO CONTINUADA EM CIÊNCIAS: INDICATIVOS PARA
CONFIGURAÇÃO DE CURSOS VIA INTERNET
Ana Cristina Cristo Vizeu Lima - UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ
Sala Ruby - 2º Pavimento
TC F3C2 - 282
A TECNOLOGIA MAPA CONCEITUAL PARA FORMAÇÃO DE TUTORES DO CURSO A
DISTÂNCIA
DE ADMINISTRAÇÃO DA UFU
Elise Mendes - Faculdade de Educação UFU
Victor Gargiulo - Faculdade de Gestão e Negócios - UFU
Claudinê Jordão de Carvalho - Faculdade de Gestão e Negócios - UFU
Edirles Mattje Backes - Faculdade de Gestão e Negócios - UFU
Sala Safira - 2º Pavimento
TC F3B1 - 044
COMUNICAÇÃO E INTERAÇÃO EM UM CURSO SEMIPRESENCIAL NA ESCOLA DE BELAS
ARTES
DA UFRJ
Luciana Guimarães Rodrigues de Lima - LATEC / UFRJ
Cristina Jasbinschek Haguenauer - LATEC / UFRJ
Alvaro José Rodrigues de Lima - LATEC / UFRJ
Gerson Gomes Cunha - LAMCE - COPPE - UFRJ
Sala Topázio - 2º Pavimento
[9h00 - 9h30]
TC F3A1 - 276
REVISÃO DE LITERATURA - A PARTICIPAÇÃO DE PROFESSORES DE ENSINO SUPERIOR
NA
EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: INCENTIVOS E BARREIRAS
Silvana Júlia da Silveira Diniz - CEFET-MG
José Wilson da Costa - CEFET-MG
Sala Ametista - 2º Pavimento
TC F5A1 - 117
USANDO A LÓGICA PARACONSISTENTE COMO FERRAMENTA AUXILIAR AO PROCESSO DE
AVALIAÇÃO DE CURSOS EM EAD
Pedro Paulo da Silva Ayrosa - Universidade Estadual de Londrina
Sala Bronze - Térreo
TC C3B2 - 148
PROJETO SOL - ESTRATÉGIA DE UTILIZAÇÃO DE FERRAMENTAS DE SUPORTE ON LINE
PARA
OTIMIZAÇÃO E INTEGRAÇÃO DOS PROCESSOS DE APRENDIZAGEM E ENSINO EM
MÓDULOS
SEMIPRESENCIAIS NA GRADUAÇÃO
Antonio Dégas Mendes Neto Storelli - Universidade Metodista de São
Paulo
Sala Cobre - Pavimento Térreo
TC F3A1 - 115
IDENTIFICAÇÃO E ANÁLISE DOS FATORES QUE DIFICULTAM A ATUAÇÃO DO DOCENTE
NA
MODALIDADE EAD NO ENSINO SUPERIOR
Edilson Carlos Caritá - Universidade de Ribeirão Preto
Aline Cazarini Felicio - Universidade de Ribeirão Preto
Sala Esmeralda - 2º Pavimento
TC C3C2 - 179
AVALIAÇÃO FORMATIVA NA EAD E O CONTRATO DE APRENDIZAGEM
Adriana Torres Guedes - Faculdades Integradas de Taquara-FACCAT
Querte Mehlecke - Faculdades Integradas de Taquara-FACCAT
Margarete Fátima Lucca - Faculdades Integradas de Taquara - FACCAT
Sala Ouro 1 - Térreo
TC C5A1 - 244
POR UMA APRENDIZAGEM ADAPTATIVA BASEADA NA PLATAFORMA MOODLE
João José Bignetti Bechara - LATEC/UFRJ e TEACHWARE
Cristina Jasbinschek Haguenauer - LATEC/UFRJ e Escola de
Comunicação/UFRJ
Sala Ouro 2 - Térreo
TC F3A1 - 031
DISCIPLINA DE HISTOLOGIA NA MODALIDADE A DISTÂNCIA MINISTRADA PARA
ALUNOS
DEPENDENTES DE CURSOS DE GRADUAÇÃO DA ÁREA DA SAÚDE.
Marcelo Augusto Marretto Esquisatto - Centro Universitário Hermínio
Ometto (UNIARARAS)
Olavo Raymundo Junior - Centro Universitário Hermínio Ometto (UNIARARAS)
Antonio Carlos Magagnini Jr. - Centro Universitário Hermínio Ometto (UNIARARAS)
Sala Platina - Térreo
TC F5A2 - 123
A FORMAÇÃO DE TUTORES NA EAD DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE ITAJUBÁ/MG:
PESQUISANDO E APERFEIÇOANDO.
Luciana Mendonça Rodrigues - Universidade Federal de Itajubá
Sala Ruby - 2º Pavimento
TC F4B1 - 199
SISTEMA DE APOIO À DECISÃO PARA A REALIZAÇÃO DO EXAME FÍSICO DA
GESTANTE: UM
PROCEDIMENTO ELETRÔNICO DE APRENDIZAGEM EM ENFERMAGEM
Maura Fortes Braibante Kader - Universidade Federal de Santa Catarina
- UFSC
Grace Dall Sasso - Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC
Sayonara de Fatima Faria Barbosa - Universidade Federal de Santa
Catarina – UFSC
Sala Safira - 2º Pavimento
TC F3B1 - 107
NARRATIVAS DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA EM FORMAÇÃO À DISTÂNCIA
Diva Souza Silva - UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais
Sala Topázio - 2º Pavimento
[9h30 - 10h00]
TC F2A1 - 270
EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: PROCESSOS AVALIATIVOS DA APRENDIZAGEM – PARTE 1
Juliana Danielle dos Reis Pereira - Mestrado em Educação Tecnológica
CEFETMG
José Wilson da Costa - Mestrado em Educação Tecnológica CEFETMG
Sala Ametista - 2º Pavimento
TC F5A1 - 119
FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DO ENSINO MÉDIO: ANÁLISE DE
PERCEPÇÃO.
Simone Braz Ferreira Gontijo - Faculdade JK/Anhanguera Educacional
Cristina Mosquetta de Morais - Faculdade JK/Anhanguera Educacional
Karine Xavier Soares Freire - Secretaria de Estado de Educação do DF
Sala Bronze - Térreo
TC C3B2 - 149
UM RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE O USO DO SOFTWARE DE GESTÃO DE PROJETOS
DOTPROJECT NA PRODUÇÃO DE MATERIAIS MULTIMÍDIA PARA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
–
EAD
Saymon Castro de Souza - Instituto Federal do Espírito Santo - IFES
Danielli Veiga Carneiro - Instituto Federal do Espírito Santo - IFES
Sala Cobre - Pavimento Térreo
TC F3A1 - 120
IMPLEMENTAÇÕES REALIZADAS NOS CURSOS DE GRADUAÇÃO NA MODALIDADE A
DISTÂNCIA
A PARTIR DA AUTOAVALIAÇÃO
Suzi Samá Pinto - Universidade Federal de Rio Grande (FURG)
Tanise Paula Novello - Universidade Federal de Rio Grande (FURG)
Débora Pereira Laurino - Universidade Federal de Rio Grande (FURG)
Sala Esmeralda - 2º Pavimento
TC C3C2 - 182
O APRENDER E O ENSINAR EM EAD POR MEIO DE ROTAS DE APRENDIZAGEM
Elton Ivan Schneider - Facinter
Luciano Frontino de Medeiros - Facinter
Sandra Terezinha Urbanetz - Facinter
Sala Ouro 1 - Térreo
TC C5A2 - 093
ORIENTAÇÃO ONLINE PARA ELABORAÇÃO DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO
Karine Xavier Freire - SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO DO DF
Lucicleide Araújo - UNIVERSIDADE CATÓLICA DE BRASÍLIA
Sala Ouro 2 - Térreo
TC F3A1 - 042
DOCÊNCIA ONLINE E INTERAÇÃO TUTOR - ALUNO
Luis Roberto de Camargo Ribeiro - Universidade Federal de São Carlos
Marcia Rozenfeld Gomes de Oliveira - Universidade Federal de São Carlos
Daniel Mill - Universidade Federal de São Carlos
Sala Platina - Térreo
TC F5B1 - 228
POLÍTICAS PÚBLICAS DE FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES EM INFORMÁTICA
NA
EDUCAÇÃO: ANÁLISE HISTÓRICA DESTES PROCESSOS FORMATIVOS NO BRASIL
Patrícia Kayser Vargas Mangan - UNILASALLE
Miguel Alfredo Orth - UNILASALLE
Sala Ruby - 2º Pavimento
TC F4B1 - 275
INOVAÇÃO E QUALIDADE DO DESIGN NA EDUCAÇÃO ONLINE: UMA CONTRIBUIÇÃO À
USABILIDADE PEDAGÓGICA
Luiz Agner - UniverCidade e ENCE
Andrea Filatro
Maria da Conceição Maggioni Poppe
Sala Safira - 2º Pavimento
TC F3B1 - 157
PRÁTICAS E PROCESSOS DE MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA EM EAD
Suzana Cini Freitas Nicolodi - Universidade do Vale do Rio dos Sinos
Eliane Schlemmer - Universidade do Vale do Rio dos Sinos
Sala Topázio - 2º Pavimento
[10h00
- 10h30]
Intervalo
- Sessão de Pôsteres, Visita à Expo EaD.
Coordenação: Janae Gonçalves Martins - UFRA
Área de Exposição - 1º Pavimento
[10h30 - 11h00]
TC F3A2 - 072
A VOZ DO TUTOR SOBRE SUA PRÁTICA PEDAGÓGICA: UMA ANÁLISE A PARTIR DO
CONTEXTO
DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO A DISTÂNCIA DA UFU.
Edirles Mattje Backes - Universidade Federal de Uberlândia/MG
Juliene Madureira Ferreira - Universidade Federal de Uberlândia/MG
Claudia Dechichi - Universidade Federal de Uberlândia/MG
Claudinê Jordão de Carvalho - Universidade Federal de
Uberlândia/MG
Sala Ametista - 2º Pavimento
TC C3B2 - 151
OS ESPAÇOS DE REFLEXÃO E FORMAÇÃO DOCENTE EM EAD NO ENSINO SUPERIOR
Patricia Jantsch Fiuza - Universidade do Extremo Sul Catarinense
UNESC
Elisa Netto Zanette - Universidade do Extremo Sul Catarinense UNESC
Graziela Fatima Giacomazzo - Universidade do Extremo Sul Catarinense
UNESC
Cleusa Ribeiro dos Santos - Universidade do Extremo Sul Catarinense
UNESC
Sala Cobre - Pavimento Térreo
TC F3A2 - 141
A APRENDIZAGEM ONLINE APOIADA EM AVALIAÇÃO FORMATIVA E SUPORTADA PELA
TECNOLOGIA.
Dilermando Piva Jr. - Centro Paula Souza - FATEC
Sala Esmeralda - 2º Pavimento
TC C3C2 - 242
AVALIAÇÃO NA EAD E O CONTRATO DE APRENDIZAGEM
Querte Mehlecke - Faculdades Integradas de Taquara - FACCAT
Adriana Torres Guedes - Faculdades Integradas de Taquara - FACCAT
Margarete Fátima Lucca - Faculdades Integradas de Taquara - FACCAT
Sala Ouro 1 - Térreo
TC C5A2 - 194
ESTRUTURAS PEDAGÓGICAS PARA CURSOS A DISTÂNCIA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
Gianna Oliveira Bogossian Roque - CCEAD / Pontíficia Universidade
Católica do Rio de Janeiro
Gilda Helena Bernardino de Campos - CCEAD / Pontíficia Universidade
Católica do Rio de Janeiro
Sala Ouro 2 - Térreo
TC F3A1 - 046
APOIO E AVALIAÇÃO DE DISPOSITIVOS DE FORMAÇÃO MEDIADOS POR AMBIENTES
VIRTUAIS
DE APRENDIZAGEM
Joana Peixoto - Universidade Católica de Goiás
Sala Platina - Térreo
TC C3A2 - 293
YOUTUBE NA EDUCAÇÃO: O USO DE VÍDEOS EM EAD
João Mattar - Universidade Anhembi Morumbi
Sala Ruby - 2º Pavimento
TC C3C2 - 303
DESENHO PEDAGÓGICO DE CURSOS: ATRIBUIÇÃO DE VALOR PEDAGÓGICO ÀS
FERRAMENTAS E FUNCIONALIDADES
Rita Maria Lino Tarcia - Universidade Cruzeiro do Sul/UNIFESP/SP
Sílvia Maria Coelho Costa - Universidade Federal de São
Paulo – UNIFESP/SP
Sala Safira - 2º Pavimento
TC F3B1 - 201
ESTRATÉGIAS DE APRENDIZAGEM PARA A EaD: UTILIZANDO O FÓRUM DE DISCUSSÃO
SOB A
PERSPECTIVA DOS ESTILOS COGNITIVOS
Elaine Maria dos Santos - UNICENTRO/EESC-USP
José Dutra de Oliveira Neto - FEARP/USP
Elenise Maria de Araújo - EESC-USP
Nilvânia Aparecida Spressola Ziviani - USP-EESC-Departamento Engenharia
de Produção/Claretiano
Sala Topázio - 2º Pavimento
[11h00 - 11h30]
TC F3A2 - 163
PROCESSO ON LINE DE AVALIAÇÃO DE DISCIPLINAS E CURSOS PARA APOIO À
GESTÃO NA
UFSC/UAB
Renato Cislaghi - UFSC
Sílvia Modesto Nassar - UFSC
Masanao Ohira - UFSC
Araci Hack Catapan - UFSC
Sala Ametista - 2º Pavimento
TC C3B2 - 166
UMA ABORDAGEM DIFERENCIADA NAS AULAS DE GEOMETRIA DO CURSO DE
LICENCIATURA
EM MATEMÁTICA À DISTÂNCIA DA UFPEL
Rozane da Silveira Alves - Universidade Federal de Pelotas
Mauricio Braga de Paula - Universidade Federal de Pelotas
João Carlos Roedel Hirdes - Universidade Federal de Pelotas
Luciane Goveia - Universidade Federal de Pelotas
Sala Cobre - Pavimento Térreo
TC F3A1 - 160
CARACTERÍSTICAS DO GESTOR DO SISTEMA DE APRENDIZAGEM ABERTA E MEDIADA:
Ymiracy N. de Souza Polak - UNOPAR
Eliane Cordeiro de V. G. Duarte - UFPR
Elisa Maria de Assis - UNOPAR
Silvana Martinski - SENAI FEPPR
Sala Esmeralda - 2º Pavimento
TC C4A1 - 175
AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM: POSSIBILIDADES E LIMITES PARA SUA
UTILIZAÇÃO EM UNIVERSIDADES CORPORATIVAS
Vanessa Itacaramby Pardim - Universidade Nove de Julho - UNINOVE
Emerson Antonio Maccari - Universidade Nove de Julho - UNINOVE
Sala Ouro 1 - Térreo
TC C5B1 - 143
TECNOLOGIAS E SUAS IMPLICAÇÕES NA PRÁTICA PEDAGÓGICA DO SUPERVISOR
ESCOLAR
Gisele Morilha Alves - Universidade Católica Dom Bosco
Sala Ouro 2 - Térreo
TC F3A1 - 051
A TUTORIA COMO FORMAÇÃO DOCENTE NA MODALIDADE DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
Marcia Rozenfeld Gomes de Oliveira - Universidade Federal de São
Carlos_UFSCar
Daniel Mill - UFSCar
Luis Roberto de Camargo Ribeiro - UFSCar
Sala Platina - Térreo
TC C3B1 - 165
OS DESAFIOS DAS FORMAS DE “ACESSO” NA EAD: UM ESTUDO DE CASO DA CIDADE
DE
TAPAUÁ - AM
Carly Machado - Instituto A Vez do Mestre - UCAM
Fábio Maia de Souza - Instituto A Vez do Mestre - UCAM
Sala Ruby - 2º Pavimento
TC F3B2 - 214
OBJETOS EDUCACIONAIS COMO RECURSOS DIDÁTICOS COMPLEMENTARES
Ana Paula Credendio Costa - Universidade Federal de Uberlândia
Claudinê Jordão de Carvalho - Universidade Federal de Uberlândia
Edirles Mattje Backes - Universidade Federal de Uberlândia
Marcelo Tavares - Universidade Federal de Uberlândia
Sala Topázio - 2º Pavimento
[11h30 - 12h00]
TC F3A1 - 122
O ENSINO DE ESTATÍSTICA NO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO OFERECIDO NA
MODALIDADE À
DISTÂNCIA: AVALIAÇÃO DE UMA EXPERIÊNCIA
Suzi Samá Pinto - Universidade Federal de Rio Grande (FURG)
Débora Pereira Laurino - Universidade Federal de Rio Grande (FURG)
Sala Ametista - 2º Pavimento
TC C3B2 - 230
A ELABORAÇÃO E USO DE MULTIMÍDIA PELO PROFESSOR: DINAMIZANDO A SALA
VIRTUAL
NA EAD
Angelita Marçal Flores - Universidade do Sul de Santa Catarina
Caroline Batista Nunes Silva - Universidade do Sul de Santa Catarina
Claudia Behr Valente da Silva - Universidade do Sul de Santa Catarina
Elaine Cristiane Surian - Universidade do Sul de Santa Catarina
Patrícia da Silva Meneghel - Universidade do Sul de Santa Catarina
Sala Cobre - Pavimento Térreo
TC F3A1 - 202
OBSTÁCULOS NA CONDUÇÃO DE ENSINO ONLINE NA ÁREA DE TECNOLOGIA
Dilermando Piva Jr. - Centro Paula Souza - FATEC // CEUNSP
João Ricardo Silveira Pupo - CEUNSP
Sala Esmeralda - 2º Pavimento
TC C4B1 - 261
EDUCAÇÃO CORPORATIVA MEDIADA PELO USO DE TECNOLOGIAS E SOFTWARES: UM
LEVANTAMENTO SOBRE SUAS APLICAÇÕES E EFICIÊNCIA NO PROCESSO DE ENSINO -
APRENDIZAGEM.
Juliana Schiavetto Dauricio - UNICAMP
Sala Ouro 1 - Térreo
TC C5B2 - 159
TELEAMAMENTAÇÃO PARA ATENÇÃO PRIMÁRIA:UM ENFOQUE MULTIPROFISSIONAL
Maria José Guardia Mattar - Banco de Leite do HMLMB – Centro de
Referência Est
Cristina G. Zardetto - Faculdade de Odontologia da USP
Sonia Tucunduva Philippi - Faculdade de Saúde Pública da USP
Patrícia Camacho Roulet - Faculdade de Odontologia da USP
Sérgio Daré - Faculdade de Medicina da USP
Cláudia Prado - Escola de Enfermagem da USP
Chao Lung Wen - Faculdade de Medicina da USP
Giédre Berretin-Félix - Faculdade de Odontologia de Bauru - USP
Déborah Ferrari - Faculdade de Odontologia de Bauru - USP
Érika Toassa - Faculdade de Saúde Pública da USP
Luciana Butini Oliveira - Faculdade de Odontologia da USP
Camila Brolezzi Padula - Escola de Enfermagem da USP
Isília Aparecida Silva - Escola de Enfermagem da USP
Alda Valéria Neves Soares - Hospital Universitário da USP
Vera Lúcia Jornada Krebs - Berçário da Maternidade do HCFMUSP
Sala Ouro 2 - Térreo
TC F3A1 - 053
PANORAMA DA EDUCAÇÃO SUPERIOR A DISTÂNCIA NO BRASIL: UM ESTUDO
EXPLORATÓRIO
Múcio Alexandre da Silva - Universidade Estadual da Paraíba
Sídia Fonseca Almeida - Universidade Federal de Campina Grande
Sala Platina - Térreo
TC B3C1 - 069
EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA E SUAS RELAÇÕES COM A DISCIPLINA DE DIDÁTICA NA
FORMAÇÃO
DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA
Cleide Oliveira Rodrigues - CEFETPE
Sala Ruby - 2º Pavimento
TC F3B2 - 134
CURSO SUPERIOR DE ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS: RELATO DE UMA
EXPERIÊNCIA PIONEIRA DE EAD NO IFES NA PERCEPÇÃO DO ALUNO
Isaura Alcina Martins Nobre - Instituto Federal do Espírito Santo - IFES
Sônia Marta Bortolotti Ribeiro - Instituto Federal do Espírito Santo -
IFES
Vanessa Battestin Nunes - Instituto Federal do Espírito Santo - IFES
Sala Topázio - 2º Pavimento
[12h00 - 12h30]
TC F3B1 - 020
FORMAÇÃO DOS ORIENTADORES ACADÊMICOS/TUTORES E SUAS FORMAS DE ATUAÇÃO
NOS
CURSOS OFERECIDOS PELA UFG
Gilda Aquino de Araújo Mendonça - Instituto Federal de Goiás
Sala Ametista - 2º Pavimento
TC C3B2 - 259
DIALOGICIDADE E UNIDADE TEMÁTICA DE APRENDIZAGEM: ELEMENTOS INOVADORES
NA
EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
Iolanda Bueno de Camargo Cortelazzo - Universidade Tuiuti do Paraná
Sala Cobre - Pavimento Térreo
TC F3A1 - 236
CONTRIBUIÇÕES DOS RECURSOS DISPONÍVEIS EM AMBIENTES VIRTUAIS DE ENSINO
PARA A
PRÁTICA AVALIATIVA
Sandra da Silva Santos - Universidade Federal de Pernambuco
Sala Esmeralda - 2º Pavimento
TC C4B2 - 080
ENSINO A DISTÂNCIA DE LINGUAGENS DE PROGRAMAÇÃO DE COMPUTADORES
Carlos Murilo da Silva Valadares - SERPRO - SERVIÇO FEDERAL DE
PROCESSAMENTO DE DADOS
Sala Ouro 1 - Térreo
TC F5C2 - 229
A BIOLOGIA DO AMOR PARA UMA EDUCAÇÃO SEM DISTÂNCIAS
Daiana Trein - Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS
Luciana Backes - Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS
Sala Ouro 2 - Térreo
TC F3A1 - 087
EFEITO DA MODALIDADE DE ENSINO SOBRE O DESEMPENHO ACADÊMICO: INEXISTEM
DIFERENÇAS.
Ronei Ximenes Martins - Universidade São Francisco
Maria Cristina R. Azevedo Joly - Universidade São Francisco
Sala Platina - Térreo
TC B3A1 - 173
COMPETÊNCIAS DOCENTES PARA EAD: ANÁLISE DA REALIDADE DE UM CURSO DE
GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO A DISTÂNCIA PELO OLHAR DOS ALUNOS
Kelly Cristina Benetti Tonani Tosta - Universidade Federal de Santa
Catarina
Fernando José Spanhol - Universidade Federal de Santa Catarina
Pedro Antônio de Melo - Universidade Federal de Santa Catarina
Marcos Baptista Lopez Dalmau - Universidade Federal de Santa Catarina
Andressa Sasaki Vasques Pacheco - Universidade Federal de Santa Catarina
Sala Ruby - 2º Pavimento
TC C3B1 - 291
T-LEARNING FOR SOCIAL INCLUSION: MAIN EVIDENCES FROM BEACON
Helena Bijnens - EuroPACE ivzw
Tatiana Tavares - Universidade Federal da Paraíba
Vittorio dell’Aiuto - Didagroup
Chiara Sancin - Didagroup
Valentina Castello - Didagroup
Isabella Maria Palombini - Ministero dello Sviluppo Economico -
Comunicazioni
Sala Topázio - 2º Pavimento |
|
|
|
|