13h00
às 14h00
Intervalo - visita à
Expo-EaD e a sessão de pôsteres
Lançamentos de livros
com sessão de autógrafos
5 minutos para cada
livro no espaço “Microfone Aberto”
EAD-EDA
– Educação a distância: o estado da arte
Organizadores: Fredric M. Litto e
Marcos Formiga
Apresentação: Idealizado pela Associação Brasileira de Educação a
Distância (ABED), organizado por especialistas na área e composto por 61 capítulos escritos pelos maiores
profissionais brasileiros em EAD, este livro transmite ao leitor o
mais alto e expressivo grau de desenvolvimento atingido pelas
abordagens da educação a distância no país até o momento,
considerando o contexto dos cenários nacional e internacional de
aprendizagem. Os textos constituem um rico e abrangente apanhado de
idéias, tendências e estatísticas indispensáveis para todo
profissional que se dedica à educação a distância— quer no âmbito
acadêmico, quer no corporativo — e apresentam a visão de
pesquisadores especializados nas mais diversas áreas, incluindo:
aprendizagem por correspondência, aprendizagem por rádio,
aprendizagem por meio de comunidades virtuais, educação corporativa e
muitas outras. Além disso, aborda aspectos pedagógicos e andragógicos da EAD, as tecnologias associadas, o cenário
internacional, a educação pelo trabalho,história,estatísticas da EAD
no Brasil e muitos outros assuntos. Este livro, além de uma poderosa
ferramenta de consulta sobre os mais diversos temas e áreas da EAD,
é uma fonte de informação confiável que certamente será muito útil
para alunos de graduação e pós-graduação,bem como para profissionais
que utilizam a EAD como recurso para a produção de suas atividades.
Com tudo isso "Educação a distância: o estado da arte" é referência e
inspiração para todos aqueles que estão preocupados com os rumos da
educação no país e que vêem a educação a distância como uma maneira
adicional e indispensável de levar o aprendizado às pessoas
Design
instrucional na prática
Autora: Andrea Filatro
Apresentação: Devido ao notável
crescimento dos cursos baseados no ensino a distância nos últimos
anos, estruturar e desenvolver cursos voltados especificamente para
essa forma de ensino têm se tornado assunto de interesse de
diversos profissionais. Com o propósito de ser um verdadeiro
facilitador, este livro aborda, passo a passo, todos os aspectos do
design instrucional relacionados a um curso on-line, como a
construção de roteiros e storyboards, design de conteúdos
multimídia, de interface e interação Dirigido a todos os
profissionais envolvidos com a educação a distância que buscam a
capacitação em desenvolvimento e produção de conteúdo on-line,
"Design Instrucional na prática" apresenta seu conteúdo por meio de
dicas e exemplos baseados na vasta experiência da autora, que fazem
desta, uma obra indispensável.
WebQuest: um desafio para o professor!
Autores: Celina Aparecida Almeida
Pereira Abar e Lisbete Madsen Barbosa
Apresentação: Nestes novos tempos, os
professores precisam simplesmente ser professores. Essa é a
principal mensagem deste livro inovador sobre WebQuest, uma solução
simples e poderosa de uso da rede mundial de computadores em
aventuras de aprendizagem. As autoras sugerem que os professores
utilizem o saber para aproveitar, de modo inteligente, a riqueza de
informações disponíveis na Web. "WebQuest: um desafio para o
professor!" vê o docente como um arquiteto cuja missão principal é
projetar ambientes que possam ajudar os alunos a construir saber
pessoal. Projetos arquitetônicos não são edifícios prontos. São,
muito mais, desenhos de sonhos possíveis que, uma vez aceitos pelos
construtores, transformam-se em obras sólidas e duradouras. A
proposta da obra é mostrar que o professor, com ou sem conhecimentos
de informática, pode ser um autor de WebQuest. Assim, as autoras
mostram para os professores um caminho de autoria, indicando como é
possível usar a Web na criação de ambientes desafiadores de
aprendizagem. A outra virtude é o esclarecimento de que uma WebQuest
não precisa necessariamente ser apresentada por meio de uma página
da Web. Ela pode ser feita com programas comuns, como o Word ou o
PowerPoint, já dominados por muitos professores As autoras passam
para os leitores a mensagem de que produzir WebQuest é uma atividade
de parceiros interessados em fazer uma educação atualizada, de
qualidade e que utiliza bem a riqueza de informações proporcionada
pela rede mundial de computadores.
Formação de educadores a distância e integração de
mídias
Organizadores:
José Armando Valente e Maria Elizabeth Bianconcini de
Almeida
Apresentação:
Este
livro descreve uma experiência de Educação a Distância, realizada no
curso de formação de educadores de escolas, oferecido pela
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP), que procurou
atingir três objetivos. Primeiro, preparar os cursistas para o
desenvolvimento de projetos pedagógicos por intermédio das
Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs). Segundo, criar
estratégias favoráveis à integração entre os diferentes
profissionais que atuam com os diversos meios (como câmera
fotográfica, vídeo, internet) – não só no âmbito da escola como
também das Secretarias de Educação –, de modo que eles pudessem
realizar ações articuladas de uso das TICs na escola. Terceiro,
oferecer as condições para que os educadores desenvolvessem planos
de formação, realizada a distância, de outros profissionais da rede
por meio de tecnologias. Além do alto índice de aproveitamento do
curso, ele permitiu também avanços do ponto de vista metodológico,
criando atividades inovadoras, como as estratégias para a integração
das equipes que trabalham com diferentes tecnologias, a elaboração
do memorial reflexivo e a apropriação dos recursos de Educação a
Distância, de modo que os participantes do curso pudessem realizar
ações de formação dos seus colegas, em serviço e de modo continuado.
Tecnologias na formação e na gestão escolar
Organizadores: Maria Elizabeth Bianconcini de Almeida
e Myrtes Alonso
Apresentação:
Este livro se destina a educadores interessados no tema: integração
de tecnologias na escola e na gestão escolar. Tem, como proposta,
auxiliar os gestores no processo de utilização das Tecnologias de
Informação e Comunicação (TICs) no cotidiano, valendo-se da
experiência realizada no projeto Gestão Escolar e Tecnologias, cujo
objetivo consistiu na formação de equipes gestoras das escolas com o
intuito de proporcionar a incorporação das TICs na rotina da escola
e na gestão escolar. A intenção é trazer ao leitor muito mais do que
o conhecimento teórico compilado sobre o assunto ou o simples relato
de experiências cujos resultados se mostraram bastante
satisfatórios. Queremos ir além, oferecendo o produto da reflexão e
a análise dos resultados obtidos, de modo a extrair idéias e
sugestões que poderão enriquecer o conhecimento existente e
subsidiar ações de formação correlatas, voltadas à integração de
tecnologias nas atividades escolares e à articulação entre a
dimensão pedagógica e técnico-administrativa. Trata-se, portanto, de
uma obra que vem trazer novas luzes sobre a questão da apropriação,
pelos educadores, das tecnologias, ao mesmo tempo que dá um destaque
especial a aspectos da gestão escolar relacionados com as
contribuições das tecnologias a esse trabalho.
Cartografia cognitiva
Organizadora: Alexandra Okada
Apresentação: Cartografia Cognitiva
representa o estado da arte de mapas do conhecimento para pesquisa,
aprendizagem e formação docente. Trinta autores especialistas de
diversas Instituições Acadêmicas das cinco regiões do Brasil; e
também, do exterior: Portugal, Espanha e Reino Unido, debatem sobre
o tema trazendo resultados de suas pesquisas. Os vinte e um
capítulos estão agrupados em cinco partes: Fundamentos: Princípios
de mapeamento, autoria, arte de mapear, etnopesquisa crítica,
pensamento ecossistêmico. Pesquisa: Projetos acadêmicos que discutem
mapeamento para planejamento, leitura crítica, escrita científica,
revisão bibliográfica e análise conceitual. Aprendizagem: Estudos de
casos sobre mapeamento do conhecimento para organização do estudo,
aprendizagem on-line de Línguas, aprendizagem colaborativa de
Matemática, Educomunicação e Comunidades de Prática. Formação
Docente: Práticas de formação com uso de mapeamento para análise e
implementação de estratégias em iniciação científica de educadores,
saberes docentes, fenômenos didáticos, práticas pedagógicas,
formação de professores. Ética e Mapeamento: Trata-se de um ensaio
que finaliza a obra com a discussão do sentido do mapa como ética
para reabrir uma nova percepção epistemológica da rede. O livro
aborda cinco softwares de mapeamento com download gratuito: Nestor
Web
Cartographer:
http://www.gate.cnrs.fr/~zeiliger/nestor.htm
Freemind:http://freemind.sourceforge.net/wiki/index.php/Download
Cmap Tools:
http://cmap.ihmc.us/download/,
Compendium:
http://compendium.open.ac.uk/software.html,
CHIC (Versão demo):
http://www.pucsp.br/pos/edmat/
Tecnologias emergentes: organizações e educação
Organizadores: Arnoldo Jose de Hoyos Guevara e Alessandro Marcos
Rosini
Autora convidada
-
Mônica Cairrão Rodrigues
Apresentação :
Muito se discute sobre a necessidade de
mudanças, tanto das corporações quanto das pessoas que precisam se
adaptar a diferentes questões relacionadas ao trabalho, que
influenciam diretamente nossas vidas. Nesse contexto, por mais que
se desenvolvam e evoluam mecanismos de gestão nos modelos de
administração de recursos organizacionais e de tecnologia, os
indivíduos necessitam ter princípios éticos e resgatar valores
construtivos para a evolução sustentável da sociedade humana. Assim,
é necessário um equilíbrio entre as forças que permeiam a vida dos
indivíduos na sociedade e no mundo moderno em que estamos inseridos.
Este livro busca discutir o contexto do conhecimento nas
organizações e as suas implicações práticas, tais como a discussão
de conceitos e utilização de ferramentas gerenciais, destacando, por
exemplo, a abordagem das tecnologias da informação. A obra aborda
ainda a discussão inédita do uso de algumas tecnologias emergentes
na educação, focando a contextualização da educação a distância como
premissa de construção da aprendizagem por parte dos indivíduos.
Handbook of Research
on E-Learning Methodologies for Language Acquisition
Organizadoras:Rita
de Cássia Veiga Marriott, University of
Birmingham, UK;
Patricia Lupion Torres, Pontifícia Universidade
Católica do Paraná, BR.
Esta publicação
apresenta mais de 50 pesquisas, sobre e-learning.
Discute questões teóricas, bem como questões de
planejamento, de metodologias e de ferramentas
pedagógicas. Relata práticas desenvolvidas e
implementadas em mais de 34 países por 60
professores de renome internacional.
SENAI 24 horas
Autoria: SENAI
Apresentação: 24 horas é uma marca de tempo. O que
ela desperta? O que ela mobiliza? O que faz
refletir? A partir desta inquietude, a publicação
SENAI 24 horas apresenta: Num primeiro momento, um
convite para entrar em uma máquina do tempo e viajar
na velocidade das letras pelo passado, refletindo
sobre o conceito de tempo, as referências sobre as
primeiras marcas, a construção do calendário e o
registro da escrita para a entrada na história. Em
seguida, um ajuste na máquina para o leitor conhecer
mais de perto os guardadores do tempo, ouvir os
sinos das igrejas e o tic-tac dos relógios. Há
algumas paradas nas paisagens em que o tempo é
diferente para cada um e permite observar bem de
perto os jovens, que explicitam mais intensamente o
dilema do tempo nas culturas. Passando pelo
trabalho, é possível “curtir” o tempo livre ou
liberado, bem rápido ou bem devagar. Ao analisar a
atualidade, há um periscópio que permite imaginar o
futuro do tempo, da educação e da educação a
distância para ocupar 24 horas da vida. Num segundo
momento, a viagem acompanha, no tempo, a trajetória
da educação a distância no SENAI. Como será que as
experiências vividas, ontem e hoje, permitirão
enfrentar o desafio da inovação proposta pelo SENAI
24 Horas?
Num terceiro momento,
com a bagagem desta viagem, surge um convite à
reflexão sobre o SENAI 24 Horas: o conceito, as
dimensões quantitativas e qualitativas, o tempo dos
educadores envolvidos. Há sugestões, experiências
vividas, presencialmente ou a distância, e um
destaque sobre a importância da solidariedade e da
generosidade num tempo em que o efêmero e a urgência
fazem perder de vista o tempo de ser humano.
As tecnologias da informação e a comunicação e a
formação profissional: refletindo sobre aprendizagem
e desafios
Autoria:
CINTERFOR - Centro Interamericano para o
Desenvolvimento do Conhecimento na Formação
Profissional / OIT - Organização Internacional do
Trabalho, com parceria do SENAI para a edição em
português
Apresentação:O presente documento de trabalho foi concebido como
um insumo para a tarefa de retroalimentação e de
construção coletiva de conhecimento e alternativas
sobre os impactos da inclusão das TIC (Tecnologias
de Informação e Comunicação) nas políticas de
formação para o trabalho. Enseja visualizar o atual
estado da arte por meio de pesquisas, descobertas,
aprendizagens e desafios. É o resultado de
intercâmbios com grande número de instituições de
formação profissional da América Latina e Caribe, e
seu propósito é sistematizar interrogações,
dificuldades, avanços e experiências desenvolvidas
nos últimos anos. Esta troca de informações tem sido
reunidas por diversos meios: workshops, enquetes,
foros, descrição e autoavaliação das próprias
experiências e de outras entidades, conversas por “Skype”,
etc. Insere-se numa reflexão maior das políticas
sociais e, principalmente, do sistema de formação
profissional da região, em torno da necessidade de
obter uma relação harmônica e interdependente da
qualidade, a pertinência e a eqüidade das
intervenções analisadas.
Este é um material em processamento, que convoca a
ser revisado e enriquecido por cada aplicação e
pelas contribuições de todos aqueles interessados e
comprometidos com essas questões.
Os dois primeiros capítulos estão dedicados ao
âmbito conceptual e de referência da incorporação
das TIC na formação e, em especial, a refletir sobre
seus impactos desde um enfoque integrado da
qualidade, a pertinência e a eqüidade. No terceiro,
foram sistematizadas as principais mudanças e a
evolução conceptual do uso das TIC e do e-learning,
desde a contextualização na formação da região. No
seguinte, diferentes instituições membro de OIT/Cinterfor
e o próprio Centro apresentam seus projetos e
experiências precisas em e-learning. Como resultado
desta retroalimentação de conteúdos, o final do
documento encerra a identificação dos principais
desafios que, dessa forma, se constituem em assuntos
a enfrentar coletivamente.
O desejo é que auxilie para demonstrar os avanços
das Instituições de Formação, integrar os esforços e
aprendizagens nas diversas etapas da evolução,
contribuir para os desenvolvimentos conceptuais e
para a resolução de problemas, etc. Em definitiva,
que seja uma ferramenta a mais para continuar
construindo e melhorando as inter-relações entre as
TIC e a formação para o trabalho.
Coordenação: