MC
10
-
Planejamento,
Estruturação
e
Gestão
de
Disciplinas
e
Cursos
a
Distância
Fernando
José
Spanhol
1.
JUSTIFICATIVA
2. OBJETIVOS 2.1 Objetivo Geral: Refletir e planejar acerca dos conceitos de Educação a Distância e as suas implicações na prática docente, considerando os avanços tecnológicos, relevantes nessa análise.
2.2 Objetivos Específicos
-Relacionar os
conceitos norteadores da educação a distância com mediação pedagógica do
processo ensino-aprendizagem.
-Refletir
sobre as possibilidades didático-pedagógicas que são possíveis na em cursos
oferta através da modalidade de ensino a distância.
3. EMENTA Histórico sobre EaD; Conceitos norteadores em educação a distância, concepção de educação a distância; mediação pedagógica em EaD: relação professor x aluno; Mídias utilizadas; Estruturação da Educação a Distância; Princípios didáticos; Avaliação; e Planejamento em EaD.
4. METODOLOGIA Aulas expositivas dialogadas; Uso de recursos audiovisuais;
Dinâmicas de
grupo. Janae Gonçalves Martins Doutora: Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção área de Mídia e Conhecimento pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC); Mestre: Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção área de Pesquisa Operacional pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC); Graduação: Licenciatura Plena em Matemática pela Universidade Estadual de Maringá (UEM).
Atualmente, trabalha no Instituto Superior de Tecnologia – IST – SOCIESC, como Coordenadora de cursos de Pós-Graduação Lato Sensu a distância e como professora no curso de Engenharia de Produção Mecânica e Engenhara Mecânica. Foi Coordenadora do Pólo ABED (Associação Brasileira de Educação a Distância) de Santa Catarina de 2006 a 2008. Esta envolvida com a área tecnológica e educação desde 1996, mais especificamente com a Educação a Distância (EaD). Faz parte do Conselho Científico da Associação Brasileira de Educação a Distância. Atuou como pesquisadora no Instituto Virtual de Estudos Avançados – VIAS no ano de 2005. Atuou também como Coordenadora Operacional do Departamento de Educação a Distância da Universidade do Vale do Itajaí – UNIVALI, de 2002 a 2004 e de 1995 a 2000 ministrou disciplinas de estatística e matemática nos cursos de Ciências Contábeis e Administração. Atuo também como professora colaboradora do Laboratório de Ensino a Distância (LED) da Universidade Federal de Santa Catarina como Tutora de Orientação de 39 Dissertações, participação em 80 bancas de mestrado, qualify e doutorado, 52 trabalhos publicados em anais de eventos e outros. Áreas de Pesquisa: Ensino de Cálculo; Educação a Distância; Jogos na Educação; Aprendizagem Baseada em Problemas; Tecnologia e Educação; Tecnologia aplicada na Educação a Distância; Modelos de Educação a Distância. E-mail: janaegm@gmail.com
|