MC 10 - Planejamento, Estruturação e Gestão de Disciplinas e Cursos a Distância

  Janae Gonçalves Martins

  Fernando José Spanhol
 
Marilena Estrella Facuri
 

1. JUSTIFICATIVA
Conhecer a EaD implica buscar na historicidade dos atos e fatos a compreensão das possibilidades de transformações, das dificuldades e facilidades. Significa inserir-se e integrar-se num tempo e espaço, num contexto de demandas por formação e suas influências sobre a educação presencial que conhecemos e a não-presencial, na reorganização do trabalho docente e nos processos de aprendizagem.

 

2. OBJETIVOS

2.1 Objetivo Geral: Refletir e planejar acerca dos conceitos de Educação a Distância e as suas implicações na prática docente, considerando os avanços tecnológicos, relevantes nessa análise.

 

2.2 Objetivos Específicos

 

-Relacionar os conceitos norteadores da educação a distância com mediação pedagógica do processo ensino-aprendizagem.
-Conhecer os critérios de qualidade necessários gestão de educação a distância.

-Refletir sobre as possibilidades didático-pedagógicas que são possíveis na em cursos oferta através da modalidade de ensino a distância.
-Planejar a educação a distância.

 

3. EMENTA

Histórico sobre EaD; Conceitos norteadores em educação a distância, concepção de educação a distância; mediação pedagógica em EaD: relação professor x aluno; Mídias utilizadas; Estruturação da Educação a Distância; Princípios didáticos; Avaliação; e Planejamento em EaD.

 

4. METODOLOGIA

Aulas expositivas dialogadas;

Uso de recursos audiovisuais;

Dinâmicas de grupo.
 

Janae Gonçalves Martins

Doutora: Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção área de Mídia e Conhecimento pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC);

Mestre: Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção área de Pesquisa Operacional pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC);

Graduação: Licenciatura Plena em Matemática pela Universidade Estadual de Maringá (UEM).

 

Atualmente, trabalha no Instituto Superior de Tecnologia – IST – SOCIESC, como Coordenadora de cursos de Pós-Graduação Lato Sensu a distância e como professora no curso de Engenharia de Produção Mecânica e Engenhara Mecânica.

Foi Coordenadora do Pólo ABED (Associação Brasileira de Educação a Distância) de Santa Catarina de 2006 a 2008.

Esta envolvida com a área tecnológica e educação desde 1996, mais especificamente com a Educação a Distância (EaD).

Faz parte do Conselho Científico da Associação Brasileira de Educação a Distância.

Avaliadora de Instituições de Educação Superior e de Cursos de Graduação do Banco de Avaliadores do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior – INEP/MEC.

Atuou como pesquisadora no Instituto Virtual de Estudos Avançados – VIAS no ano de 2005. Atuou também como Coordenadora Operacional do Departamento de Educação a Distância da Universidade do Vale do Itajaí – UNIVALI, de 2002 a 2004 e de 1995 a 2000 ministrou disciplinas de estatística e matemática nos cursos de Ciências Contábeis e Administração.

Atuo também como professora colaboradora do Laboratório de Ensino a Distância (LED) da Universidade Federal de Santa Catarina como Tutora de Orientação de 39 Dissertações, participação em 80 bancas de mestrado, qualify e doutorado, 52 trabalhos publicados em anais de eventos e outros.

Áreas de Pesquisa:

Ensino de Cálculo; Educação a Distância; Jogos na Educação; Aprendizagem Baseada em Problemas; Tecnologia e Educação; Tecnologia aplicada na Educação a Distância; Modelos de Educação a Distância.  E-mail: janaegm@gmail.com


Marilena Estrella Facuri
Atualmente é Coordenadora de Educação a Distância do Centro Universitário de Rio Preto- UNIRP. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Planejamento Educacional e Tecnologias da Comunicação e Informação.


Fernando José Spanhol
Graduado em Pedagogia pela Universidade do Oeste de Santa Catarina, Mestrado e Doutorado em Mídia e Conhecimento pela Universidade Federal de Santa Catarina. Atualmente é servidor da Universidade Federal de Santa Catarina, atuando no LED Laboratório de Educação a Distância do PPEGC- Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento. Diretor da Associação Brasileira de Educação a Distância e professor titular no curso de pedagogia da Universidade do Vale do Itajaí. Avaliador Ad-hoc da SESU, INEP/MEC e CEE-SC para Educação a Distância. Áreas de pesquisa: Modelos, Projetos, Legislação de Educação a Distância, Estruturas de Videoconferência para EAD, Tecnologia Educacional, TV digital, Convergência de Mídias, Educação Corporativa, Educação Continuada e Educação de Adultos.