MC
09
-
Educação
Virtual
e
Interativa
-
Formação
de
Equipe
Multidisciplinar I- Público alvo: Profissionais iniciantes no uso das TICs em educação e que compõem ou pretendem compor uma Equipe Multidisciplinar para cursos presenciais,semipresenciais ou a distância (diretores ou coordenadores de curso, professores autores ou tutores, monitores, bibliotecários, secretários, coordenadores de pólo, técnicos de TI).
II- Objetivos: Oferecer subsídios teóricos e situações práticas para referências, reflexões, novas conexões e vivências no planejamento e implementação de Tecnologias de Informação e Comunicação na Educação (como suporte aos cursos presencias e aos semipresencias e a distância).
III- Justificativa: No contexto da política de expansão da educação superior no País, implementada pelo MEC, a EaD coloca-se como uma modalidade importante no seu desenvolvimento. Nesse sentido, norteados pelos resultados dos procedimentos avaliativos realizados pelo MEC em múltiplos programas de educação a distância em andamento no País,surge uma atualização dos Referenciais de Qualidade para as instituições que desejam oferecer cursos nessa modalidade.
Dentre os procedimentos avaliativos, para credenciamento de instituições que desejem oferecer cursos na modalidade à distância, destacam-se três dimensões:
- Organização Institucional; - Corpo Social e - Instalações Físicas.
Alguns desses itens, possuem um destaque especial nos processos de avaliação - Programa para formação e capacitação permanente de docentes, tutores e técnico-administrativos; Missão institucional para atuação em EAD; Planejamento de Programas, Projetos de Cursos à distância e material didático; Plano de Gestão para a Modalidade da EAD; Unidade responsável para a gestão de EAD;Planejamento de Avaliação Institucional (Auto-Avaliação); Estudo para implantação dos pólos de apoio presencial; Experiência da IES com a modalidade de educação a distância; Experiência da IES com a utilização de até 20% da carga horária dos cursos superiores presenciais na modalidade de educação a distância; Sistema de controle de produção e distribuição de material didático (logística); Formação, titulação e integração de Equipe Multidisciplinar; Infra-estrutura de serviços; Recursos de TIC (audiovisuais e multimídia); Biblioteca.
A partir dos aspectos apresentados e de sua objetiva importância, a equipe vem desenvolvendo há mais de três anos, programas que atendem às expectativas de órgãos regulamentadores e fiscalizadores, procurando atuar de maneira preventiva e formativa, junto aos interessados nesse segmento.
IV -Programa – competências, habilidades e atitudes a desenvolver:
V- Duração: 6 horas, durante pré-evento. O material on-line, ficará disponível para os inscritos por mais 10 dias além do evento.
VI- Participantes do mini-curso: montagem de 6 equipes de trabalho por eixos temáticos escolhidos no início do curso( máximo de 5 membros por tema), além da participação na apresentação do Estudo de Caso. São eles:
Obs. Deverão ser fornecidos certificados de participação pela ABED
VII -Bases científicas e tecnológicas para o desenvolvimento do curso e conseqüente desenvolvimento das competências, habilidades e atitudes desejadas:
Serão apresentados textos, exercícios práticos e tarefas atribuídas aos participantes, de tal forma que as competências iniciais desejadas sejam desenvolvidas para educadores (equipe multidisciplinar) iniciantes no uso de TICs e AVAs. Os participantes elaborarão individualmente um plano de auto-estudo, e grupalmente discutirão as questões mais conflitantes em relação às práticas essenciais das atividades prévias ao início efetivo de implementação de cursos a distância e semipresenciais(Exemplo: criação de manuais, elaboração de plano de tutoria, elaboração de atividades interativas e processo quantitativo e qualitativo de mediação com participantes, criação de enquete para avaliação on-line a respeito do projeto global de curso).
Principais autores que serão utilizados para referenciais teóricos:
ASSMANN,Hugo. (Org). Redes Digitais e Metamorfose do Aprender.Petrópolis: Vozes,2005.
BRANSFORD, John , BROWN, Ann L. e COCKING Rodney R(org).Como as pessoas aprendem. Cérebro,mente, experiência e escola. Conselho Nacional de Pesquisa dos Estados Unidos(2000). São Paulo:Senac,2007.
DOLZ, Joaquim e OLLAGNIER, Edmée.O Enigma da competência em Educação.Porto Alegre. Editora Artmed,2004.
HADJI, Charles. Avaliação Desmistificada.Porto Alegre. Editora Artmed.2001.
LÈVY, Pierre. As tecnologias da inteligência - o futuro do pensamento na era da informática. Rio de Janeiro: Ed. 34, 1993.
______. A inteligência colectiva - Para uma antropologia do ciberespaço. Lisboa: Ed. Instituto Piaget, 1994.
______. Cibercultura. Rio de Janeiro: Ed. 34, 1999.
LITWIN, Edith (org). Educação a Distância: Temas para Debate de uma Nova Agenda educativa. Porto Alegre, Artmed, 2001.
MAIA, Carmem e Mattar, João. ABC da EaD . A educação a distância hoje. São Paulo: Pearson, 2007.
MATURANA, Humberto R. e VARELA, Francisco J. A Árvore do Conhecimento. As bases biológicas da compreensão humana.São Paulo: Palas Athena,5ª.ed.2005.
MOORE, Michael. e KEARSLEY, Greg. Educação a Distância.Uma visão integrada.São Paulo: Thomson Learning, Ed especial.2007.
MOREIRA, Marco A. e MASINI, Elcie F. Salzano.A Aprendizagem Significativa. A Teoria de David Ausubel. São Paulo. Editora Moraes,1982.
MORAN,J.M.;Masetto,Marcos T. e Behrens, Marilda A.Novas Tecnologias e mediação pedagógica.Campinas, SP:Papirus,7ª.ed.2003.
MORAN,José M. A Educação que Desejamos. SãoPaulo: Papirus: 2007.
NÓVOA, Antonio. Prefácio. In: JOSSO, Marie Christine. Experiências de Vida e Formação. São Paulo: Cortez Editora, 2004. p.11-34.
PASSARELLI, Brasilina.Interfaces digitais na Educação: @lucin[ações] Consentidas.São Paulo:Escola do Futuro da USP , 2007.
PENA,
Antonio O.
Mapas
conceituais
- uma
técnica
para
aprender.
São Paulo:
Loyola,
2006.
VALENTE,José Armand;PRADO, ALMEIDA, Maria E. (Org.). Educação à Distância via Internet. 1 ed. São Paulo: Avercamp, 2003.
ZABALA,Antoni.(Org). Como Trabalhar os conteúdos procedimentais em Aula. Porto Alegre: Artmed,2ª. Ed. 1999.
A Prática Educativa.Como Ensinar.Porto Alegre:Artmed,1998.
Edgar Amorim
Edgar Amorim, Engenheiro Eletrônico (especializado em redes de computadores). MBA em Administração de Negócios, Professor Universitário e pós-graduando em Sócio - Psicologia. Atualmente trabalha na área de redes de computadores e computadores de alta performance.
Desenvolve
trabalhos
com a
plataforma
de
Educação a
Distância
Moodle,
tanto nos
aspectos
técnicos
como nos
pedagógicos
da EAD.
Atualmente
oferece
treinamento
e serviço
de
hospedagem
Moodle,
nos sites
www.intereduca.com.br
e
www.eamorim.net Marcia Augusta Marinho Petrone
Graduada em Pedagogia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e pós-graduada em Psicopedagogia. É especialista em Gestão Empresarial e Marketing. Iniciou carreira profissional na área educacional em 1970, tendo ocupado cargos de coordenação, direção e vice- presidência em instituições de ensino. Atualmente desenvolve projetos educacionais em várias instituições por meio de empresas próprias: Asserção Assessoria e Consultoria Educacional e Triunfus e Triunfus Virtual – Educação e Tecnologia. É Profa. Assistente na ECA – USP e Profa. Conferencista e consultora do Núcleo de estudos e pesquisa Celacc – USP e implementa Novas Tecnologias de Informação e Comunicação na Educação. Capacita autores, tutores e equipe multidisciplinar para atividades de e-learning desde 2003. Ministra Cursos, palestras e oficinas : Funadesp, IBC, USP e em outras Instituições.
Lucilene CuryPossui graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1972) , mestrado em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo (1982) , doutorado em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo (1992) e pós-doutorado pela Université Rene Descartes, Paris V, Sorbonne (2007) .
Atualmente
é Docente
da
Universidade
de São
Paulo. Tem
experiência
na área de
Comunicação
, com
ênfase em
Interdisciplinaridade
nas
Diversas
Áreas da
Pesquisa
da
Comunicação.
Atuando
principalmente
nos
seguintes
temas:
Rádio,
Literatura,
América
Latina,
Cultura,
Comunicação.
Última
atualização
do
currículo
em
26/05/2008
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