MC
08
-
Revisitando
os
Fundamentos
da
Educação
Online
Wilson
Azevedo
Sinopse
Que
os
fundamentos
de
um
campo
teórico
são
importantes
isto
poucos
questionam.
O
problema
é
o
grau
de
importância
dado
aos
conceitos,
teorias
e
princípios
que
embasam
as
práticas
e
a
reflexão.
Especialmente
numa
época
como
esta,
em
que
a
Educação
Online
ainda
é
uma
descoberta
para
muitos,
as
questões
relacionadas
ao
"como
fazer"
acabam
no
centro
das
preocupações.
E
assim
os
fundamentos
da
Educação
Online
vão
ficando
em
segundo
plano,
relegados
para
um
"depois
que
nunca
chega.
A
falta
desta
base
mais
segura
fornecida
por
décadas
de
pesquisa
e
reflexão
explica
em
parte
os
insucessos
e
as
dificuldades
para
superar
problemas
que
já
foram
enfrentados
em
outros
lugares
e
épocas
por
outros
educadores.
A
Educação
Online
tem
uma
história,
já
existe
uma
significativa
produção
científica
e
teórica
em
nível
mundial
que
não
deve
ser
ignorada.
Se
os
problemas
se
acumulam
e
demoramos
para
encontrar
solução,
isto
é
um
sintoma
de
que
está
na
hora
de
voltar
aos
fundamentos.
A
proposta
deste
mini-curso
semipresencial é
apresentar
e
discutir
brevemente
os
mais importantes
conceitos,
princípios
e
teorias
que
servem
de
base
para
o
desenvolvimento
de
um
dos
mais
promissores
campos
da
Educação
a
Distância.
Entre
outros,
estes
conceitos/princípios/teorias
serão
abordados:
-
O
que
é
"Distância"?
Moore
e
a
Distância
Transacional
-
O
que
é
"Presença"?
Anderson
e
as
Presenças
Social,
Cognitiva
e
Docente
-
Pedagogia?
Andragogia?
Heutagogia!
A
contribuição
de
Hase
e
Kenyon
-
Da
EaD
industrial
à
EaD
pós-industrial:
Peters
e
a
transição
na
EaD.
-
Pierre
Levy
e
a
Inteligência
Coletiva
-
Keneth
Bruffee
e
a
Aprendizagem
Colaborativa
-
Neil
Postman
e
o
risco
do
"Tecnopólio"
-
O
Minimalismo
Tecnológico
em
EaD,
de
Berge
e
Collins
-
O
Princípio
da
Parcimônia
em
Design
Instrucional,
de
Tiffin
e
Rajasingham
-
Dillon
&
Greene
e
os
Estilos
de
Aprendizagem
"Este
mini-curso terá as atividades presenciais no domingo (14/09). De segunda
até o domingo seguinte (15 a 21/09) terá atividades não-presenciais
online assíncronas via Internet.
Haverá um blog do curso (com acesso restrito por senha) onde colocarei o
material em PowerPoint (com narração de áudio) que usarei na parte
presencial do curso, e também onde alunos que tiverem estado presentes
no curso postarão pequeninas sínteses de cada tópico abordado no
domingo. Assim, aqueles que não puderem estar em Santos para a parte
presencial poderão se matricular no curso (neste caso, pagando por ele)
e receber a senha para acesso ao blog. E também teremos um grupo de
discussão, fechado apenas para os alunos do curso, tanto os presenciais
quanto os não presenciais, que prosseguirá discutindo ao longo da semana
até o domingo seguinte alguns pontos de maior interesse dos alunos.
Ou seja, podem se matricular e fazer este curso tanto aqueles que
estarão em Santos para o evento quanto aqueles que não poderão estar em
Santos. E mais: até quem estiver em Santos poderá se matricular deste
curso e em mais um outro que acontece no mesmo horário, pois pode
assistir o outro curso e depois participar da parte não-presencial dele.
Wilson
Azevedo
foi
diretor
de
Ética
e
Qualidade
da
ABED
e
atualmente
é
diretor
da
Aquifolium
Educacional,
empresa
especializada
em
Educação
Online.
Cursou
o
mestrado
em
Ciências
da
Religião
e
o
doutorado
em
Antropologia
Social.
É
autor
de
"Muito
Além
do
Jardim
de
Infância",
"Como
se
Tornar
um
e-Aluno"
e
"Fundamentos
da
Educação
Online".
Currículo
completo
em
http://www.aquifolium.com.br/wilson.azevedo/cvitae.html
|