MC
07
-
Material
Instrucional
Digitalizado
e
Aprendizagem
Significativa
na
Educação
Científica
Daniel Barros Freitas Ivoneide Pinheiro Lima
Sinopse Mini-curso que aborda a utilização do computador como ferramenta de auxílio pedagógico em apoio ao desenvolvimento da aprendizagem significativa de conteúdos de ciências. Uma estratégia adotada constitui se trabalhar a formação de professores de ciências, para promover uma mudança de visão pedagógica, desenvolver habilidades visando o uso de ambientes virtuais de aprendizagem em sessões didáticas e facilitar a aprendizagem significativa. A produção de material instrucional digitalizado constitui uma estratégia que cada vez mais contribui para enriquecer as características de interatividade, no processo de aprendizagem do aluno, em função dos avanços tecnológicos e metodológicos que são disponibilizados pelas Tecnologias da Informação e Comunicação, TIC: recursos de texto, imagem e animação podem ser combinados para a representação de situações de aprendizagem, onde o aluno pode trabalhar a construção de conhecimentos de forma mais dinâmica e motivadora. Nos aspectos metodológicos, enfatiza-se a importância da teoria da aprendizagem significativa de Ausubel e mapas conceituais de Novak, para se poder planejar e estruturar conteúdos de ciências, de forma a permitir ao aluno personalizar caminhos interativos facilitadores do desenvolvimento do ciclo de aprendizagem, promovendo: ação-reflexão-maturação. Assim é apresentada uma fundamentação teórica, mostrando as principais características da aprendizagem significativa e são analisadas aplicações da mesma, abordando trabalhos publicados na literatura da educação científica. Para contextualizar a proposta na realidade da sala de aula semi-presencial, serão apresentados os resultados de uma pesquisa, caracterizada por uma intervenção pedagógica, atuando na formação semipresencial de professores de ciências do ensino médio, onde os materiais instrucionais foram disponibilizados no AVA TELEDUC e trabalhados telecolaborativamente pelos alunos, nas ferramentas pedagógicas do AVA. Serão apresentados resultados das ações-reflexões-maturações desenvolvidas pelos alunos, na forma de relatos dos mesmos, tabelas de enquetes, caracterizando alguns aspectos, como: aprendizagem significativa, dentre outros. Aponta-se que houve mudança de visão pedagógica nos aspectos do uso do computador como ferramenta de auxílio pedagógico e promoção da aprendizagem significativa. Carga horária: 6h
Júlio
Wilson
Ribeiro
(ABED-Fortaleza
e
UFC)
|