MC
06
-
Revelações
da
Neurociência
e
seu
Impacto
na
Compreensão
do
Aprendizado
a
Distância.
A
Avaliação
Participativa
como
Processo
em
Cursos
a
Distância
do
tipo
Active
Learning
e
Work
Based
Learning
André
Genesini
Luciano
Gamez
" Eu
ouço
e
esqueço
Eu
vejo
e
lembro
Eu
faço
e
compreendo."
Confúcio
A
citação
de
Confúcio
sintetiza
uma
das
principais
recomendações
de
um
importante
relatório
sobre
os
últimos
avanços
da
neurociência
e
suas
relações
com
o
aprendizado:
aprendizado
significativo
vem
da
experiência.
Esse
detalhado
relatório
é
publicado
na
forma
de
livro
pela
OECD
com
o
título
"Compreendendo
o
cérebro:
o
nascimento
de
uma
ciência
do
aprendizado".
O
relatório
apresenta
as
mais
importantes
descobertas
da
neurociência
nos
últimos
20
anos
e
quais
as
suas
conseqüências
para
a
concepção
de
como
se
estrutura
o
aprendizado
humano.
Este
mini-curso
se
insere
no
tema
do
XIV
Congresso
Internacional
de
Educação
a
Distância
que
é
a
medição
do
impacto
da
EaD.
Em
termos
mais
específicos,
como
comprovar
que
os
alunos
estão
aprendendo
e
como
garantir
que
este
aprendizado
tenha
relevância
prática
quando
utilizado
em
situações
e
ambientes
reais
de
aplicação.
Este
mini-curso
é
composto
em
duas
partes.
A
primeira
pretende
abordar
a
questão
da
eficácia
do
aprendizado
por
meio
da
análise
de
recentes
pesquisas
sobre
o
cérebro,
o
sistema
neurofisiológico
humano
e
suas
recomendações
para
o
aprendizado.
A
importância
destas
pesquisas
é
que
elas
reafirmam
os
pressupostos
e
recomendações
do
sócio-interacionismo,
em
especial
a
concepção
de
Vygotsky.
Em
termos
metodológicos
o
relatório
da
OCDE
também
incentiva
o
uso
de
avaliação
participativa
no
processo
educativo,
onde
o
aluno
negocia
parte
dos
critérios
e
execução
da
avaliação.
A
segunda
parte
do
curso
apresenta
os
principais
fundamentos
e
etapas
envolvidos
na
elaboração
e
aplicação
de
avaliações
participativas,
que
elevam
o
envolvimento
do
aluno
no
processo
de
ensino-aprendizagem
e
também
aproximam
o
aprendizado
da
realidade
e
contexto
do
aluno,
sendo
especialmente
utilizadas
em
cursos
a
distância
do
tipo
Active
Learning
e
Work
based
Learning,
que
têm
como
objetivo
aproximar
o
resultado
do
aprendizado
à
prática
necessária
ao
ambiente
de
trabalho.
Metodologia
Aulas
expositivas
dialogadas
Dinâmicas
de
grupo
Uso
de
recursos
audiovisuais
Trabalho
prático
em
grupo
Programa
Manhã
-
3
horas
1.
Apresentação
docente
e
da
classe,
entrega
de
materiais
-
30
minutos.
2.
Apresentação
do
material
sobre
as
evidências
cientificas
e
suas
recomendações
para
a
aprendizagem
-1
hora
e
meia
Metodologia
-
aprender
por
exemplos
(pequenos
estudos
de
caso).
3.
Dinâmica
de
grupo
para
sedimentar
os
conceitos
apresentados
sobre
funcionamento
do
cérebro
e
as
recomendações
para
o
ensino-aprendizagem.
Tarde
-
3
horas
1.
Conceitos
importantes
em
avaliação
participativa
-
1
hora
2.
Estudos
de
caso
de
avaliação
negociada
com
o
aluno
e
avaliação
participativa
-
1
hora
3.
Dinâmica
de
grupo
-
Atividade
em
grupo
que
tem
o
objetivo
de
ensinar
sobre
os
fundamentos
da
avaliação
participativa
para
docentes.
|